[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Hoje as 13:30 voltou novamente o problema que estamos enfrentando na região no FTTH a 3 dias: Ping alto e instabilidade nas taxas de transferência.

Por estarmos em um anel óptico temos duas saídas: Pelo RJ e por SP. Ambas estão com problemas.

RJ
B0xBHPO.png


SP
ym73EJ2.png
Vc tá abrindo protocolos a cada episódio desses?

Pelo valor da mensalidade um desconto por indisponibilidade (mesmo que não seja uma queda) é muito bem vindo, já que aparentemente o cliente é beta tester do serviço.
 
Vc tá abrindo protocolos a cada episódio desses?

Pelo valor da mensalidade um desconto por indisponibilidade (mesmo que não seja uma queda) é muito bem vindo, já que aparentemente o cliente é beta tester do serviço.
Falando em indisponibilidade, consegui isenção na fatura que venceria hoje, devido ter ocorrido 5 quedas sendo 4 em horário útil, com a última sendo uma queda de 8 horas.
 
Vc tá abrindo protocolos a cada episódio desses?

Pelo valor da mensalidade um desconto por indisponibilidade (mesmo que não seja uma queda) é muito bem vindo, já que aparentemente o cliente é beta tester do serviço.

Eu ligo e cai na mensagem que está com problema na região, é gerado um protocolo. Qualquer coisa é só entrar com uma reclamação no pré Anatel.


Falando em indisponibilidade, consegui isenção na fatura que venceria hoje, devido ter ocorrido 5 quedas sendo 4 em horário útil, com a última sendo uma queda de 8 horas.

Vou tentar fazer isso.
 
alguém sabe dizer o modelo de roteador que a net tá mandando?

contratei o plano de 240mb por 100 pratas

vou comprar o roteador gigabit posteriormente só
 
alguém sabe dizer o modelo de roteador que a net tá mandando?

contratei o plano de 240mb por 100 pratas

vou comprar o roteador gigabit posteriormente só
Cable Modem é loteria, instalam o que tiver disponível na sua região.
 
Citando... Esse upload...
Fora a qualidade. A rede HFC da NET é melhor. Chega a dar vergonha as reclamações dos usuários dela. Dê uma googlada para ver.
 
Tenho banda larga de 15 mega e estou usando Mi Route da Xiaomi. Gostaria de saber do pessoal se tem algum canal melhor para deixar o 5Ghz, aqui o sinal está instavel demais, as vezes até some do celular a conexão.
 
Tenho banda larga de 15 mega e estou usando Mi Route da Xiaomi. Gostaria de saber do pessoal se tem algum canal melhor para deixar o 5Ghz, aqui o sinal está instavel demais, as vezes até some do celular a conexão.
Eu tenho o Mi Router 4 e ele é a excelência. Pode ser seu celular, ou então seu roteador tá abrindo o bico.
 
@dudu1505 , vc tem plano empresarial correto? Acha que vale a pena? A conexão é mais estável? Os downloads/uploads oscilam menos?
mesma coisa em questão de qualidade de serviço e suporte, só muda o seguinte:
todas as portas na internet são liberadas(as portas 80, 443, 25 e outras baixas são bloqueadas por padrão no contrato residencial).
tem uma mixaria a mais de download e upload comparado com o plano residencial.
o contrato do tel fixo que não tem clausula informando que eles podem suspender a linha caso seja identificado como uso comercial.
 
É ai que está outro problema, com a degustação de 12 (doze) meses eu pago um preço relativamente baixo (R$ 88,00 - decorrente reajuste do contrato - plano de 120 mb). Se eu aderir ao plano de 240 mb, eles oferecem por R$ 149,00, o que não compensa. Vou tentar mediante central de atendimento e ouvidoria para solicitar a troca do modem para fins atender a qualidade do serviço.

Vou dando notícias do desfecho.
Desfecho: Técnico da NET e não da terceirizada apareceu, expliquei a situação e de imediato ele ja trocou o modem pelo humax e já colocou em bridge, desabilitou o wifi e o wps. Agora sim, 250mb no 5Ghz e 190mb no 2.4Ghz a partir de onde a cpu do notebook deu gargalo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Única questão agora é que não consigo acessar ele pelo ip 192.168.100.1, o que era possível com o cisco dpc 3925.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho banda larga de 15 mega e estou usando Mi Route da Xiaomi. Gostaria de saber do pessoal se tem algum canal melhor para deixar o 5Ghz, aqui o sinal está instavel demais, as vezes até some do celular a conexão.
Observei aqui em casa que o canal 36 parece ter menor alcance, apesar de não tee o Mi route
 
Desfecho: Técnico da NET e não da terceirizada apareceu, expliquei a situação e de imediato ele ja trocou o modem pelo humax e já colocou em bridge, desabilitou o wifi e o wps. Agora sim, 250mb no 5Ghz e 190mb no 2.4Ghz a partir de onde a cpu do notebook deu gargalo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Única questão agora é que não consigo acessar ele pelo ip 192.168.100.1, o que era possível com o cisco dpc 3925.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Observei aqui em casa que o canal 36 parece ter menor alcance, apesar de não tee o Mi route
192.168.0.1 aqui mesmo em bridge ele responde com o 0.1 também
 
192.168.0.1 aqui mesmo em bridge ele responde com o 0.1 também

Confirmo o mesmo aqui, inclusive fiz o inverso, o meu roteador fica no gateway .100.1 já que o humax continua no .0.1 em bridge
 
Para quem tem um conhecimento mais aprofundado, o que acham dessa transição do HFC para FTTx? Achei um esquema no site da Arris mostrando uma das opções de transição de tecnologia utilizando a mesma estrutura atual. Seria possível a Claro fazer isso na rede atual?

CaDCbU6.png
 
Para quem tem um conhecimento mais aprofundado, o que acham dessa transição do HFC para FTTx? Achei um esquema no site da Arris mostrando uma das opções de transição de tecnologia utilizando a mesma estrutura atual. Seria possível a Claro fazer isso na rede atual?

CaDCbU6.png

vai saber, não tem como a gente conhecer qual tipo e topologia a net esta utilizando pra alimentar os nodes, se é fibra com dwdm pra downstream, upstream na mesma fibra ou duas fibras cada uma com 1 feixe de luz pra cada sentido, se é fibra compartilhada ou dedicada por node.

na teoria pra passar a rede de fibras atual pra gpon, caso não tenha problema de sobrepor as wavelength da pra usar multiplex passivo no headend com uma ponta indo pro cmts e a outra pra olt, e na rua ia ser a splitagem PON que a gente conhece.
no caso as wavelength da rede gpon e xgspon:
imgDownload


na teoria tu aplica o mesmo pensamento de canais dentro do coaxial na fibra, des de que as wavelength não se interfiram tu pode usar a mesma fibra pra N aplicações simultaneamente, e que eu me lembra dentro da fibra vai de 800nm a 1700nm, que é o espectro luz infravermelha.
 
  • Curtir
Reações: HFS
Para quem tem um conhecimento mais aprofundado, o que acham dessa transição do HFC para FTTx? Achei um esquema no site da Arris mostrando uma das opções de transição de tecnologia utilizando a mesma estrutura atual. Seria possível a Claro fazer isso na rede atual?

CaDCbU6.png

RFoG é um conceito antigo (alias, eu ja comentava sobre isso zilhoes de anos atras, ninguém conhecia o conceito)... Explicando a grosso modo, o RFoG simula o sinal RF dentro da fibra (sim, isso é possível) levando a fibra até mais perto do usurário, mas mantendo o HFC/DOCSIS como interface.... Alem do RFoG, há também o DPoE (DOCSIS Provisioning of EPON, ja citado por mim também), mas como eu disse, são conceitos antigos.... mais recentemente vem surgindo soluções de DOCSIS em cima do DWDM... ou seja, opções é que nao faltam.
 
  • Curtir
Reações: HFS
RFoG é um conceito antigo (alias, eu ja comentava sobre isso zilhoes de anos atras, ninguém conhecia o conceito)... Explicando a grosso modo, o RFoG simula o sinal RF dentro da fibra (sim, isso é possível) levando a fibra até mais perto do usurário, mas mantendo o HFC/DOCSIS como interface.... Alem do RFoG, há também o DPoE (DOCSIS Provisioning of EPON, ja citado por mim também), mas como eu disse, são conceitos antigos.... mais recentemente vem surgindo soluções de DOCSIS em cima do DWDM... ou seja, opções é que nao faltam.
só imagina, tu vai instalar uma internet de fibra, e recebe uma instalação de rfog com as mesmas limitações do coaxial :haha: é muito desanimador.
DPoE ainda passa batido, mesmo com overhead em cima do epon/gepon por ter mais capacidade.

e que soluções DWDM tão rolando em cima do docsis? que eu conheça é DWDM nessa parte é mais pra fazer a ramificação de nodes usado a mesma fibra pra instalar os novos conceitos de node para o docsis 3.1 do que uma solução que leva a fibra ate dentro da casa do cliente.
 
RFoG é um conceito antigo (alias, eu ja comentava sobre isso zilhoes de anos atras, ninguém conhecia o conceito)... Explicando a grosso modo, o RFoG simula o sinal RF dentro da fibra (sim, isso é possível) levando a fibra até mais perto do usurário, mas mantendo o HFC/DOCSIS como interface.... Alem do RFoG, há também o DPoE (DOCSIS Provisioning of EPON, ja citado por mim também), mas como eu disse, são conceitos antigos.... mais recentemente vem surgindo soluções de DOCSIS em cima do DWDM... ou seja, opções é que nao faltam.
Eu dei uma filtrada aqui, vi seus comentários há 10 anos atrás no tópico da Vivo falando sobre RFoG hahaha
 
só imagina, tu vai instalar uma internet de fibra, e recebe uma instalação de rfog com as mesmas limitações do coaxial :haha: é muito desanimador.
DPoE ainda passa batido, mesmo com overhead em cima do epon/gepon por ter mais capacidade.

Acredito que seja a mesma sensaçao da pessoa que assina "fibra", mas recebe um PACPON =))

Na pratica não haverá diferenças (se bem implementado), mas como o pessoal compra tecnologia e não velocidades a frustração de receber um condutor elétrico deve ser grande. =))
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

e que soluções DWDM tão rolando em cima do docsis? que eu conheça é DWDM nessa parte é mais pra fazer a ramificação de nodes usado a mesma fibra pra instalar os novos conceitos de node para o docsis 3.1 do que uma solução que leva a fibra ate dentro da casa do cliente.

Mas no caso seria DWDM pra redes de acesso (DOCSIS).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu dei uma filtrada aqui, vi seus comentários há 10 anos atrás no tópico da Vivo falando sobre RFoG hahaha

Nesse época eu tinha paciência pra explicar essas coisas, hoje, morro de preguiça... é a idade chegando. =))
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo