Pessoal, me dêem uma luz aqui. Seguinte:
Meu amigo tá com a internet zoada tem umas semanas já, plano dele era 10mb que uparam pra 35 e depois 50mb. Até aí tranquilo... umas semanas atrás a internet dele começou a cair, ele tinha aquele humax antigão que não me lembro o nome e era famoso por ser uma bomba. Trocaram pra um Sagemcom F@st dualband e o problema persistiu (ele relata que são quedas com intervalo de aproximadamente 10min e em horarios específicos).
Depois de muito encher o saco do técnico, o mesmo retornou e verificou o cabeamento, constatando, segundo ele, que o tap estava cheio de água e que essa seria a causa do problema e dos sinais zoados. Ele então disse que ia abrir chamado pra reparo na rede externa e que o prazo era de 10 dias.
Os técnicos da claro foram lá, fizeram alguma mágica e os sinais foram tudo pro verdão, e a internet parou de cair.
Uma semana depois, por algum motivo o problema volta.
Hoje resolvi fazer um teste e fui até a casa dele com o meu modem. Ligamos o meu modem no mesmo cabo onde o dele estava ligado e, pra nossa surpresa, internet estável. Testamos por 2h e zero quedas. Então decidimos colocar o sagemcom de volta e o problema retorna. Vale lembrar que o modem não perde sincronia, apenas para de enviar e receber os pacotes, e continua com os 16 canais de downstream e 5 de upstream sincados.
Amanhã supostamente o técnico vai aparecer pra trocar o cabeamento da rede dele, mas eu acho que esse não é o problema visto que com o meu modem ele não acontece. Alguém aí teria alguma ideia de qual seria o problema? Como explicar pro técnico e resolver logo de uma vez?