• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Não, no momento que você colocar em bridge o MAC da WAN vai ser o da porta do seu "roteador".
Eu tinha entendido que você tinha substituído a sua ONT por outra alternativa.
 
Cara estranho o QoS não funcionar, tá configurado certo? com OpenWrt deve funcionar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ainda não comprei o roteador, o modem da Claro nem tem opção de QoS.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu preciso de pelo menos 2 portas ethernet pro PC e pro Xbox, dá pra colocar em bridge por wifi?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Caramba, inveja desse ping no Nordeste. Aqui em Recife não tem Brisanet ainda. Onde vc mora? Ping fica baixo assim em jogos?
Como os servidores ficam em São Paulo / Rio de Janeiro então o ping fica entre 50 e 65, mais ou menos.
 
Tenho o mesmo modelo de modem e roteador que você, mas aqui o "problema" é outro.

Semana passada testei novamente o OpenWrt em um PC e reparei um comportamento estranho quando ativado o SQM ou o QOS no Archer, a velocidade de download caiu pra +-10%, já havia testado antes e não aconteceu, caia só uns 10%.

Imagino que o equipamento que colocaram do lado deles no meio do mês passado deva tá causando isso.

(...)

Mais alguém percebeu isso?

Obs: Hoje o latência amanheceu muito boa, não precisamos do QOS por aqui e o Archer está com a última versão do firmware da tp-link 1.0.14 Build 20211118 rel.43110(5553).

Algumas observações:

O QoS (pelo menos no OpenWRT) é todo processado pela CPU. Enquanto a CPU do Archer C6 v3.2 é muito mais rápida (dual core, 4 threads) que um C7 (single core, single thread), por exemplo, ainda assim a mesma vai em algum momento limitar a velocidade da WAN (internet) quando o QoS estiver ativo. Sugiro instalar no OpenWRT o htop e monitorar o uso da CPU durante o teste com e sem QoS. Sem com QoS ativo a CPU chegar em 100%, significa que a velocidade da WAN vai passar a ser limitada pela CPU.

Por isso muitos usuários de OpenWRT com conexões de 500Mbps ou mais que queiram usar QoS geralmente utilizam um dispositivo dedicado como roteador (e sem wifi) mais potente, como por exemplo o NanoPI R4S ou até mesmo um x86.

Sobre o bufferbloat da Claro, percebi que meu upload varia muito. Aparentemente tem algum ruído na rede na minha região (não é minha conexão), e dependendo do horário do dia o SNR UP cai assim como a velocidade de upload. Nessa situação, se um celular em casa começar a fazer o backup do rolo da câmera, o mesmo satura o uplink e o bufferbloat vai para o espaço. Porém, se a banda de upload estiver boa ( ~35Mbps no meu caso), aparentemente o bufferbloat mesmo nessa situação é bem baixo.

EDITADO: adicionando abaixo para referênca tópico no fórum oficial do OpenWRT sobre desempenho do SoC mt7621 (usado no Archer c6 v3.2) com QoS.

 
Última edição:
Ontem o técnico instalou o fixo na casa da minha avó e disse que se eu quiser usar a mesma linha em um segundo aparelho de telefone fixo, terei que solicitar esse serviço pago a Claro. Poxa, pensei que isso fosse gratuito. No caso eu pretendo fazer isso sozinho, pelo que ele explicou é so usar um spliter
 
Última edição:
Ontem o técnico instalou o fixo na casa da minha avó e disse que se eu quiser usar a mesma linha em um segundo aparelho de telefone fixo, terei que solicitar esse serviço pago a Claro. Poxa, pensei que isso fosse gratuito. No caso eu pretendo fazer isso sozinho, pelo que ele explicou é so usar um spliter
Só usar um telefone sem fio com ramal.
 
Ontem o técnico instalou o fixo na casa da minha avó e disse que se eu quiser usar a mesma linha em um segundo aparelho de telefone fixo, terei que solicitar esse serviço pago a Claro. Poxa, pensei que isso fosse gratuito. No caso eu pretendo fazer isso sozinho, pelo que ele explicou é so usar um spliter
Isso eu acho que é padrão de todas as operadoras.

A Vivo quando instalou aqui em 2020 foi a mesma coisa. O técnico disse que eles só ativam um ponto de telefone fixo. Extensão é por conta do cliente.
 
Ontem o técnico instalou o fixo na casa da minha avó e disse que se eu quiser usar a mesma linha em um segundo aparelho de telefone fixo, terei que solicitar esse serviço pago a Claro. Poxa, pensei que isso fosse gratuito. No caso eu pretendo fazer isso sozinho, pelo que ele explicou é so usar um spliter
Até onde eu saiba eles cobra R$ 20,00 por ponto de extensão do FIXO.
 
O QoS (pelo menos no OpenWRT) é todo processado pela CPU. Enquanto a CPU do Archer C6 v3.2 é muito mais rápida (dual core, 4 threads) que um C7 (single core, single thread), por exemplo, ainda assim a mesma vai em algum momento limitar a velocidade da WAN (internet) quando o QoS estiver ativo. Sugiro instalar no OpenWRT o htop e monitorar o uso da CPU durante o teste com e sem QoS. Sem com QoS ativo a CPU chegar em 100%, significa que a velocidade da WAN vai passar a ser limitada pela CPU.
Deixa ele completar 1 ano que crio coragem de colocar o OpenWRT, por enquanto testando só no x86. :)

Por isso muitos usuários de OpenWRT com conexões de 500Mbps ou mais que queiram usar QoS geralmente utilizam um dispositivo dedicado como roteador (e sem wifi) mais potente, como por exemplo o NanoPI R4S ou até mesmo um x86.
Esse é o meu pensamento, colocar um roteador dedicado assim que a Claro resolver dobrar a conexão novamente.

Sobre o bufferbloat da Claro, percebi que meu upload varia muito. Aparentemente tem algum ruído na rede na minha região (não é minha conexão), e dependendo do horário do dia o SNR UP cai assim como a velocidade de upload. Nessa situação, se um celular em casa começar a fazer o backup do rolo da câmera, o mesmo satura o uplink e o bufferbloat vai para o espaço. Porém, se a banda de upload estiver boa ( ~35Mbps no meu caso), aparentemente o bufferbloat mesmo nessa situação é bem baixo.
Aqui também, principalmente após as 11, os streaming deixaram de dá problema com o C6 mesmo com QoS desligado.

Lembro de ter lido algo sobre alguém falando que os modem da Claro (parece que) tem QoS nativo, então imaginei que talvez tenham colocado um dispositivo que tem QoS no lado de lá mas não conseguir achar se QoS duplo causaria esse problema, download descer pra menos de 10% e upload continuar igual.
 
Boa tarde galera, Uma dúvida: eu estou no CGNAT?

is4lruD8WVF8.png
 
Última edição:
Boa tarde galera, Uma dúvida: eu estou no CGNAT?

PdqMuWbgsVoh.png
Não, mas esta informação não é algo que se deva fornecer por completo. Sugiro editar esta imagem e deixar aparecer apenas as duas primeiras sequências do endereço IP, tipo 186.218.xxx.xxx
 
Não, mas esta informação não é algo que se deva fornecer por completo. Sugiro editar esta imagem e deixar aparecer apenas as duas primeiras sequências do endereço IP, tipo 186.218.xxx.xxx
Obrigado pela info. Editei a imagem! =)
 
Boa tarde pessoal. E normal numa call no teams com varias pessoas com a camera ativa, travar audio da conversa e congelar a webcan do pessoal ?? A seguir o a velocidade que consigo pegar no ambiente onde eu trabalho.



 
Boa tarde pessoal. E normal numa call no teams com varias pessoas com a camera ativa, travar audio da conversa e congelar a webcan do pessoal ?? A seguir o a velocidade que consigo pegar no ambiente onde eu trabalho.



Se a internet ficar alternando sim, parece que ai voce tem dois link, tecnet e claro.
 
a2e47933-c059-43f9-adfe-6a3f11e47b9a.png


Claro precisa colocar imediatamente um cable modem com porta 2.5G para ontem.
 
Pessoal minha internet de 500mb tá estranha... do nada clico em algo fica carregando e dá erro e mesmo sem dar F5 resolve carregar sozinho depois de uns segundos "travado"... outras vezes ele para de responder assim e dá uns segundos e o modem cai o sincronismo. Devo chamar técnico? Tentei filmar o problema mas é difícil. O modem é kaon cg3000 em bridge e meus sinais estão no limite, mas ok todos verdes (só o TX que tá em 50 quase fora).
 
a2e47933-c059-43f9-adfe-6a3f11e47b9a.png


Claro precisa colocar imediatamente um cable modem com porta 2.5G para ontem.
Conhece quantas pessoas com porta 2.5Gb/s ( ou melhor ) no micro ?
A maioria das placas mãe normais continuam no 1Gb/s.
As placas PCIe X1 de 2.5Gb/s estão bem caras no Brasil.
 
Última edição:
Mais alguém enfrentando problemas com a claro no RJ nos últimos dias? pra mim está uma bosta, há 5 dias os sites estão demorando uma eternidade para abrir e muitos sites quando abrem, não abrem fotos, ou abrem incompletos e tome F5 até abrir, video no youtube as vezes demora a iniciar e para no meio, depois continua e o ciclo se repete varias vezes, minha mulher vê globoplay e está o tempo todo dizendo a mesma coisa...

Pra piorar tudo meu provedor local está com a fibra rompida pela segunda vez esse mes, me emputeci com os caras e mandei tirar td pois está pior que a claro no ultimo mes

O que devo fazer com a claro para solucionar ? teoricamente a conexão está funcionando embora não esteja...
 
Conhece quantas pessoas com porta 2.5Gb/s ( ou melhor ) no micro ?
A maioria das placas mãe normais continuam no 1Gb/s.
As placas PCIe X1 de 2.5Gb/s estão bem caras no Brasil.
Então, independentemente do público ter placas giga ou não, seria importante a operadora ter um cable modem que tivesse porta 2.5G. Até porque Cable Modem em geral só é cedido pela Claro, não se acha pra comprar e já existem opções há algum tempo nos EUA.
 
Mais alguém enfrentando problemas com a claro no RJ nos últimos dias? pra mim está uma bosta, há 5 dias os sites estão demorando uma eternidade para abrir e muitos sites quando abrem, não abrem fotos, ou abrem incompletos e tome F5 até abrir, video no youtube as vezes demora a iniciar e para no meio, depois continua e o ciclo se repete varias vezes, minha mulher vê globoplay e está o tempo todo dizendo a mesma coisa...

Pra piorar tudo meu provedor local está com a fibra rompida pela segunda vez esse mes, me emputeci com os caras e mandei tirar td pois está pior que a claro no ultimo mes

O que devo fazer com a claro para solucionar ? teoricamente a conexão está funcionando embora não esteja...

Mesma coisa aqui, tem uns 3 ou 4 dias tbm que alguns sites estão demorando, as vezes da problema de DNS, etc. Até o tracert na hora de converter o ip para host tá demorando no segundo e terceiro salto.
 
A Claro brincando com os ostentadores...

500/35 > 700/120 > 500/100

e hoje 500/50

91e1f63d-98f6-4a30-b377-79b51c8fa2c6.png


05c6eb6c-64b7-40fd-9b2f-c0d5b43ba14b.png


acc9e1a7-f14c-4d8b-a3f1-222e945e794c.png


loading....500/35

:nooo:
Se ficar 500/100 está ótimo. ( minha opinião já que tenho o plano de 500/35 também )
Nos últimos 3 dias o meu 500/35 está dando 620/50 .
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo