Sim, coaxial/HFC, ou carinhosamente cabo de parabólica
Node saturado em tese seria gente demais ligada em rede de menos. A Claro vendeu "a mais" do que a rede suporta. Bizarro que... Isso geralmente acontece em horário de pico, quando vários usuários estão usando ao mesmo tempo, por isso é mais comum reclamar tipo depois das 18:00 até umas 23:00hs, se tá direto isso a dona Claro tá de "parabéns". Da sua parte você fez o que precisa, que era reclamar pra ouvidoria deles. Como o restante não tem resolvido (outras operadoras parecem fazer menos questão ainda de atender), última tentativa seria abrir reclamação na Anatel ou consumidor.gov com esse protocolo da ouvidoria, relatar o que foi feito e o que o técnico relatou, node saturado. Salvo engano a obrigação da Claro era entregar pelo menos 80% do contratado, o que tá abaixo do que eles deveriam entregar.
O CBN... Não tenho experiência com ele, o
@alexandren salvo engano teve experiência com ele, não é um modem ruim, acho que ele só disse que se a rede estiver ruim ele já "denuncia", talvez por ser mais sensível a essas oscilações no sinal.
Suporte das operadoras infelizmente é nível regional, então varia muito de cidade pra cidade. Mas o 0800 ou 10621 da Claro pelo menos ano passado quando usei pela última vez realmente era bem sofrível a coisa... A ouvidoria pelo menos parecia mais bem treinada.
Essa oferta tá bizarra de todos os lados... Plano que não existe na fibra (só vejo 250, 500 e 1GB como opção) e ainda cobrando taxa de instalação mesmo com fidelidade?