[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

A realidade é que o modem de operadora, só tem um wi-fi util se a pessoa demandar sinal em área pequena. Se a pessoa quer sinal wifi bom, tem que por a mão no bolso.
Eu estou pensando em por a mão no bolso e comprar um bom.

Roteador HUAWEI AX3 Pro Preto, WS7206, até 3000mbps de velocidade, WiFi 6, função mesh​

 
Acho que era bem isso mesmo, os 2 certamente são usados. Aliás, parece que eles só trabalham com equipamentos usados agora, pelo menos para os planos abaixo de 300 mega, como vc falou... Pela etiqueta já se via que era um equipamento de segunda-ou-até-mais mão, mas não questionei na hora pois sou tímido pra burro e sempre deixaram "funcionando". Mas da próxima vez vou pedir para trazerem um novo, se ele já vier tirando um da caixa de ferramentas. A menos que ele invente que não tem outro e tal.

Uma dúvida é o porquê de o modelo mais novo que o técnico de ontem trouxe não ter pegado sinal. Aquele parecia estar mais zerado - embora também fora da caixa. Seria uma incompatiblidade com a rede do prédio? Pois tal equipamento era dos que suporta > 500 MB
Eu não duvido que estivesse com problema, ainda mais não sendo novo. Esses aparelhos deveriam ser verificados, mas pelos relatos... A resposta curta é que ninguém olhou nada.
Brincadeiras a parte, eu nunca cheguei a usar esse modem (a fama é péssima mas, não posso falar por experiência), só instalaram um Humax que esqueci o modelo, um F@st 3895 e um Kaon CG3000 (que não, ainda não fui devolver na loja da Claro :haha:) mas pelo menos esses sempre vieram na caixa, novos, então 0 problemas relacionados a eles. Acho que o 3895 demorava uma eternidade pra reconectar, mas só isso mesmo. O que pode acontecer, fora o bicho já estar com problema, é se ele é um daqueles mais sensíveis e qualquer problema na rede não deixa ele estabilizar o sinal, não lembro qual mas tinha um que era mais lazarento nesse ponto. Mas de resto, deveria ter funcionado, independente de ser DOCSIS 3.0 ou 3.1, tanto é que a única diferença é a velocidade máxima de down/up que o modem consegue atingir, dependendo da quantidade de canais que ele consegue se conectar.

Quanto a timidez, relaxa, nada que umas semanas passando raiva agendando visita dia sim dia também não resolva :haha:
Mas falando sério, se suspeitar que o problema é esse modem bomba, conversa numa boa e vê se o técnico não te quebra o galho. Ele também não tá a fim de ter que voltar pro mesmo lugar de novo e de novo e de novo...
 
CGNAT resolvido. Nem precisei do técnico aqui em casa. E o plano de 600Mb chega quase no limite da porta de 1Gb da ONT.
76b77adf-66cc-4697-86e7-2f28aa469824.png
Ai sim, qual macete vc fez para conseguir fazer o rollback sem eles mandar o técnico, estou tentando sem oferecerem a visita, dai eu abri um chamado na ouvidoria pediram 3 dias para analisar e me retornar o contato.
 
Ai sim, qual macete vc fez para conseguir fazer o rollback sem eles mandar o técnico, estou tentando sem oferecerem a visita, dai eu abri um chamado na ouvidoria pediram 3 dias para analisar e me retornar o contato.
Tinha agendado visita para hoje de manhã alegando problema na conexão para pedir ao técnico quando viesse em casa solicitar o rollback, porém antes do técnico aparecer aqui me ligaram perguntando se o sinal da internet estava ok ou ainda estava com problema foi ai que contei que haviam migrado meu plano de 500 para 600 e a partir disso entrei no CGNAT e que havia ligado solicitando que fizessem o rollback mas a atendente não entedeu minha solitação e por isso pedi um técnico aqui em casa para resolver este problema. A pessoa que ligou em casa então me disse que ela (era uma mulher) podia fazer isso remotamente e depois de alguns minutos estava fora do CGNAT e a mulher cancelou a visita do técnico.
 
Em algum momento sim. Eu poderia ter resolvido mantendo o contrato novo, mas na época eu queria manter o telefone e não dava pra migrar de um contrato para o outro, então a solução da ouvidoria foi reativar o contrato antigo.
Só que eu tive que aguardar ele ficar ativo pra depois ligar de novo, e o novo atendente já estava passando outro procedimento. Aí eu já tava cansado de ter gasto mais de 5h pendurado no telefone e cancelei tudo.
Acho que o "meu erro" foi ter tentado resolver pelo telefone, talvez seria melhor ter aberto a reclamação na Anatel desde o início.
É rapaz, eu também ainda estou preso ao telefone fixo, fico aqui pensando, porque? quando vou deixar isso pra trás? mas ainda me apego. Eu estou com uma reclamação no CONSUMIDOR que não resolve a tal POLÍTICA INTERNA. Consegui um protocolo válido e liguei para a OUVIDORIA e peguei um protocolo válido para depois ir na ANATEL, pq preciso esperar 10 dias corridos.
 
É rapaz, eu também ainda estou preso ao telefone fixo, fico aqui pensando, porque? quando vou deixar isso pra trás? mas ainda me apego. Eu estou com uma reclamação no CONSUMIDOR que não resolve a tal POLÍTICA INTERNA. Consegui um protocolo válido e liguei para a OUVIDORIA e peguei um protocolo válido para depois ir na ANATEL, pq preciso esperar 10 dias corridos.
Eu nem lembro se tinha algum motivo específico, acho que também era apego mesmo, porque no fim eu cancelei tudo e não senti falta do telefone.
 
Alguém sabe se a Claro está fazendo alguma manutenção na rede HFC em Porto Alegre/Zona Norte (prox Iguatemi)?

Hoje pontualmente a partir das 14hs comecei a ter uma grande perda de pacotes (e o interessante é que ainda assim a latência caiu).

Níveis de sinais (no modem ARRIS TG1692A e no site niveis.virtua.com.br) tudo aparentemente normal...



Upload também tá zoado (normalmente consigo ˜40Mbps, pago 240/120 mas "ganhei" 500/250 mas meu DOCSIS 3.0 bate no máximo em média 450/45):

cc4f30e1-32bb-494a-83f0-36ba5b934a4e.png
 
Última edição:
Quem mais? O estranho é que o plano nem consta no site da Claro.
E como faz mesmo para solicitar o rollback do CGNAT?
Liguei no suporte mas o atendimento automatizado acabou agendando uma visita técnica para amanhã.
Vou ter que tirar a VSOL e voltar a ONT da Claro.
Será que estão querendo acabar com o plano de 500 MEGA?
 
Eu não duvido que estivesse com problema, ainda mais não sendo novo. Esses aparelhos deveriam ser verificados, mas pelos relatos... A resposta curta é que ninguém olhou nada.
Brincadeiras a parte, eu nunca cheguei a usar esse modem (a fama é péssima mas, não posso falar por experiência), só instalaram um Humax que esqueci o modelo, um F@st 3895 e um Kaon CG3000 (que não, ainda não fui devolver na loja da Claro :haha:) mas pelo menos esses sempre vieram na caixa, novos, então 0 problemas relacionados a eles. Acho que o 3895 demorava uma eternidade pra reconectar, mas só isso mesmo. O que pode acontecer, fora o bicho já estar com problema, é se ele é um daqueles mais sensíveis e qualquer problema na rede não deixa ele estabilizar o sinal, não lembro qual mas tinha um que era mais lazarento nesse ponto. Mas de resto, deveria ter funcionado, independente de ser DOCSIS 3.0 ou 3.1, tanto é que a única diferença é a velocidade máxima de down/up que o modem consegue atingir, dependendo da quantidade de canais que ele consegue se conectar.

Quanto a timidez, relaxa, nada que umas semanas passando raiva agendando visita dia sim dia também não resolva :haha:
Mas falando sério, se suspeitar que o problema é esse modem bomba, conversa numa boa e vê se o técnico não te quebra o galho. Ele também não tá a fim de ter que voltar pro mesmo lugar de novo e de novo e de novo...
Os equipamentos retirados geralmente vão para a oficina que a Claro/NET herdou da compra da Vivax. Ela fica em Americana/SP, e realiza reparos tanto em decodificadores de TV a cabo como em modems DOCSIS.
E deve ser o Humax HGB10R-02 que instalaram pra você.
 
Alguém sabe se a Claro está fazendo alguma manutenção na rede HFC em Porto Alegre/Zona Norte (prox Iguatemi)?

Hoje pontualmente a partir das 14hs comecei a ter uma grande perda de pacotes (e o interessante é que ainda assim a latência caiu).

Níveis de sinais (no modem ARRIS TG1692A e no site niveis.virtua.com.br) tudo aparentemente normal...



Upload também tá zoado (normalmente consigo ˜40Mbps, pago 240/120 mas "ganhei" 500/250 mas meu DOCSIS 3.0 bate no máximo em média 450/45):

cc4f30e1-32bb-494a-83f0-36ba5b934a4e.png
Rede hfc cabo coaxial o upload geralmente é de 10%, só na fibra que é 50%
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rede hfc cabo coaxial o upload geralmente é de 10%, só na fibra que é 50%
E novamente depois de quase 2 meses da sobreposição da fibra ótica instalada da claro me vem outra vez vendedor oferecendo plano ainda coaxial.. pqp.. pedi o contato do supervisor deles mas não quiseram dar kk falaram que dependiam da liberação da prefeitura para começar as instalações, não entendi.. mas acho que ainda estão fibrando a região que é grande e devem liberar tudo numa vez só
 
Última edição:
Pesquisei sobre essa HR Telecom, do carro da Claro que estava na rua hoje aqui. É uma empresa de infraestrutura e de cabeamento estruturado. Bom, então o cara era de infra.
 
Essa desgraça de modem é o pior que a Claro instala. E não é por ser usado, pois há vários usados bons, como esse Humax que instalaram pra você e o Arris TG1692a.
Pedi 250 Mb pra outro endereço e não deixei o técnico passar nem da porta com esse modem TC7337. Disse a ele que ou ele trazia outro ou podia cancelar a instalação.
Ele voltou e trouxe um Arris TG1692a, que está funcionando bem e não tem me causado problemas.
Pois é, e ele tinha sido instalado aqui há pouco mais de 2 meses apenas e de uma ora pra outra deu esse pau. Antes deu passar para mais de 100 mega, usei um Thomsom quadradinho por mais de 8 anos, nunca deu pau. Limitado a 100mb, pois o plano era de 10
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu não duvido que estivesse com problema, ainda mais não sendo novo. Esses aparelhos deveriam ser verificados, mas pelos relatos... A resposta curta é que ninguém olhou nada.
Brincadeiras a parte, eu nunca cheguei a usar esse modem (a fama é péssima mas, não posso falar por experiência), só instalaram um Humax que esqueci o modelo, um F@st 3895 e um Kaon CG3000 (que não, ainda não fui devolver na loja da Claro :haha:) mas pelo menos esses sempre vieram na caixa, novos, então 0 problemas relacionados a eles. Acho que o 3895 demorava uma eternidade pra reconectar, mas só isso mesmo. O que pode acontecer, fora o bicho já estar com problema, é se ele é um daqueles mais sensíveis e qualquer problema na rede não deixa ele estabilizar o sinal, não lembro qual mas tinha um que era mais lazarento nesse ponto. Mas de resto, deveria ter funcionado, independente de ser DOCSIS 3.0 ou 3.1, tanto é que a única diferença é a velocidade máxima de down/up que o modem consegue atingir, dependendo da quantidade de canais que ele consegue se conectar.

Quanto a timidez, relaxa, nada que umas semanas passando raiva agendando visita dia sim dia também não resolva :haha:
Mas falando sério, se suspeitar que o problema é esse modem bomba, conversa numa boa e vê se o técnico não te quebra o galho. Ele também não tá a fim de ter que voltar pro mesmo lugar de novo e de novo e de novo...
O bom é que hj tudo é feito pelo app do minha Claro. Não suporto ligar no suporte deles, vou fuçando o passo a passo de solução de problemas até achar a opção de marcar a visita (eles fazem de tudo para falar que está certo e não precisa, fora os paus que ficam dando app).

E duvido que haja verificação se o aparelho está novo, no máximo devem deixar uma nota no sistema deles... igual esse problema de funcionar no wi-fi e não no cabo, 90% das pessoas não perceberiam pois só usam wi-fi
 
Última edição:
Minha vizinha deve estar de sarro com minha cara, todo dia mudo canal do 5ghz e ela muda pro mesmo que o meu. Ou o roteador dela tem algum encosto.
Ela deve olhar o seu canal no Analyzer e coloca no mesmo só pra te zuar kkk.
 
A Claro se deu ao trabalho de me mandar uma correspondência em papel de qualidade pra dizer que meu plano mudou para 600 mega sem aumento.

Vai entender pra que estão gastando dinheiro com isso, nem a fatura eu recebo pelo correio.

Oloco, manda foto disso aí hehehe. É fibra aí?
 
Minha vizinha deve estar de sarro com minha cara, todo dia mudo canal do 5ghz e ela muda pro mesmo que o meu. Ou o roteador dela tem algum encosto.
Deve estar no automático mesmo... Teve um vídeo do Linus que tinha problema com wifi e umas caixas de som da Sony, e era algum rolo imbecil do tipo: a Sony diz que usa uma tecnologia exclusiva ou algo do estilo mas na verdade era wifi 5 GHz mesmo e sem opção de setar um canal, então ele fica lá escolhendo automático, dá interferência na wifi e nas próprias caixas de som que cortam o som de vez em quando.

O roteador da vizinha deve estar carente e quer se comunicar com o seu, por isso quer ficar no mesmo canal :haha:
Mas é tão perto assim pra dar interferência? Não sei se porque as paredes aqui são grossas pra caramba, mas na última vez que eu verifiquei eu só via o sinal dos meus AP's no caso, de tão fraco que tava o sinal dos vizinhos. 2.4 era bem mais zoado, além dos roteadores tem os telefones pra avacalhar mais um pouco
 
A realidade é que o modem de operadora, só tem um wi-fi util se a pessoa demandar sinal em área pequena. Se a pessoa quer sinal wifi bom, tem que por a mão no bolso.
Essa realidade aconteceu no passado, mas atualmente os roteadores das operadoras estao cada vez se equiparando com roteadores bons, com processamento e potencia de Wifi equivalentes a roteadores da Asus, bem maiores que roteadores de entrada vendidos no mercado.

Frequency RangeArcher C6F@st 3895Technicolor CGA4233Kaon CG3000Arris TG3442CBN CH8568Humax HGJ 310
2.412-2.462 GHz216.8 mW995 mW716 mW300 mW313.3 mW605 mW906.3mW
5.18-5.24 GHz193.6 mW971 mW726 mW100 mW545.8 mW404 mW? mW *
5.745-5.825 GHz293.1 mW998 mW889 mW210 mW972.8 mW406 mW? mW *

Eu estou pensando em por a mão no bolso e comprar um bom.

Roteador HUAWEI AX3 Pro Preto, WS7206, até 3000mbps de velocidade, WiFi 6, função mesh​


Como comentei acima, para aumentar o alcance, vc precisa saber qual a potencia do seu roteador e qual a potencia do roteador que vc pretende investir.
Os roteadores da Huawei sao famosos por limitar a potência dos seus roteadores vendidos globalmente a 200mW nos 5GHz (que é a potencia maxima permitida para vender na europa).
Nao sei a diferenca dos antigos WS7200 (que tem essa limitacao) para esse ws7206.
Em alguns anuncios, esse roteador mostra 27dBm em 2.4Ghz (500mW) e 23.5 em 5GHz (233mW).
Resumindo: é preciso saber de onde vc esta saindo pra onde vc quer chegar, e investir de forma certeira..

Mais informacoes vc pode encontrar o topico

 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo