[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Tentei agora de manhã cedo e confirmo a volta. NORMALIZADO!
 
vc fez via telefone?
Sim, foi via atendimento por telefone pois diretamente pelo site não estava indo. E durante o atendimento perguntaram se eu queria o pacote de TV e eu afirmei que não queria TV, somente a alteração do plano de Internet.
Abri uma reclamação na Ouvidoria. Se não resolverem vou abrir reclamação no Cosumidor.gov e exigir a devolução em dobro do valor cobrado pelo plano de TV.
 
Eu faço exatamente isso, só não uso mais o OpenVPN e passei a usar o Wireguard (questões de preferência pessoal).

Você vai precisar configurar o servidor do OpenVPN no teu roteador, e configurar um serviço de DDNS (Dynamic DNS, serve exatamente para IPs dinâmicos) para registrar e atualizar o nome (ex: renataaa.duckdns.org) caso o IP mude (o DDNS precisa de um serviço gratuito tipo o https://www.duckdns.org/ e vc precisa configurar teu roteador para atualizar o nome caso o IP mude.
Muito obrigada! Vou tentar aqui :)
Quero tentar por o openvnp no raspberry pi e configurar no tp-link ax50 (não sei se da certo). rs
 
Última edição:
Muito obrigada! Vou tentar aqui :)
Quero tentar por o openvnp no raspberry pi e configurar no tp-link ax50 (não sei se da certo). rs
O TP Link é o teu roteador? Se sim sugiro configurar o servidor OpenVPN nele direto, é mais simples (verifiquei no site da TP Link e o AX50 tem servidor de OpenVPN, é só configurar).
 
Fala pessoal blza
Bom eu to ciente que a Claro pratica overhead de velocidade.
Mas pq a Claro e algumas outras telecons fazem isso ?

Outra duvida. o speedtest bateu 852 Mbps isso equivale a 106,5 Mb/s não é? Ou seja, essa velocidade significa que a minha conexão chegou a fazer download de 106,5 megabytes de dados por segundo?

oGsCl2.png

 
Fala pessoal blza
Bom eu to ciente que a Claro pratica overhead de velocidade.
Mas pq a Claro e algumas outras telecons fazem isso ?

Outra duvida. o speedtest bateu 852 Mbps isso equivale a 106,5 Mb/s não é? Ou seja, essa velocidade significa que a minha conexão chegou a fazer download de 106,5 megabytes de dados por segundo?

oGsCl2.png

Acho que primeiro seria pra evitar multa/notificação da Anatel. Na media seria os 80% do contratado, se tem overhead já elimina por completo essa possibilidade. Seria similar a indústria, quando você anuncia 900 mL, pode ter mais, mas nunca menos que isso na embalagem. Agora o quanto a "mais" que você vai entregar depende de muita coisa, por exemplo: tem folga nessa rede, e quanto? Quero fazer uma media com meus clientes ou estou com pressão da concorrência? Consigo regular com "precisão" os 600MB/s que esse cliente assina? Não? Então melhor entregar sempre um pouco a mais e não gerar reclamações, gastar tempo da área técnica/atendentes e por aí vai.

Considero similar ao que a Vivo fazia concedendo degustação, a pessoa assina e paga por um plano inferior mas negocia e recebe outro acima. A operadora pode retirar isso quando quiser, ou reduzir esse overhead também, porque o contrato estipula o valor mínimo. É um "agrado" pra manter os clientes satisfeitos e também segurar eles
 
Fala pessoal blza
Bom eu to ciente que a Claro pratica overhead de velocidade.
Mas pq a Claro e algumas outras telecons fazem isso ?
Depende do que você define como overhead. Se for os ~40% a mais de velocidade que a Claro está dando já faz uns 2 anos, não é exatamente um overhead e sim um bonus. Porque ela faz isso? Não sei. Acredito que seja puramente para conseguir mais clientes (marketing e fidelização). Ela tenta meter esse bonus pro cliente ficar feliz, mas se na região ela não aguentar manter a velocidade com bonus, mas ainda dentro do contratado, o cliente não pode reclamar. Agora se ela vender o plano com velocidade contratual incluso o bonus, aí pode dar BO caso a velocidade não se mantenha.

Agora se for o overhead de verdade, aquele "tiquinho" a mais de banda que voce recebe (por exemplo, meu plano é 500MB, recebo bonus pra 700MB, mas no speedtest de madrugada sempre bate 710MB, esses 10MB podem ser um overhead).
Ele antigamente servia pra compensar as percas de velocidade causadas pelo protocolo de comunicação. A maioria dos protocolos de comunicação tem alguma perca de velocidade, isso porque as informações são envidas de um computador para outro em "pacotes" e cada pacote tem um conjunto de pedacinhos de cada arquivo. Quando chega no destino, essas informações precisam ser "juntadas" em forma ordenada para dar o arquivo final. Pra saber a ordem exata de cada pacote e se ele chegou intacto, eles incluem um cabeçalho em cada pacote, com algumas informações básicas sobre o pacote. Esse cabeçalho ocupa espaço na conexão, como se o arquivo a ser transferido fosse maior do que realmente é. Nos planos de internet, era comum algumas operadoras compensarem um pouco essa perca mandando um pouco mais de banda, geralmente coisa de 2%~4%.
E isso provavelmente pra evitar os cliente chatos, que não entendem que o speedtest está dando 99MB em vez de 100MB não por culpa da operadora e sim por causa do protocolo que tem percas.

Já deve ser um inferno explicar para um leigo teimoso o porque do plano de 1Giga dele "só" atingir 940MB, sendo que placa dele ta escrito que é "gigabit", agora imagina explicar overhead e paylod pra um cidadão comum. Acho que as operadoras preferem evitar a fadiga.


Outra duvida. o speedtest bateu 852 Mbps isso equivale a 106,5 Mb/s não é? Ou seja, essa velocidade significa que a minha conexão chegou a fazer download de 106,5 megabytes de dados por segundo?

oGsCl2.png

Sim.
 
Outra duvida. o speedtest bateu 852 Mbps isso equivale a 106,5 Mb/s não é? Ou seja, essa velocidade significa que a minha conexão chegou a fazer download de 106,5 megabytes de dados por segundo?
Sim.

Eu que usei internet discada ainda fico encantado com essas velocidades. Infelizmente nesse sentido saí perdendo ao cancelar a Claro, sempre que eu baixava algum jogo ficava vendo o progresso, ainda fico com sorriso no rosto ao ver download chegando a quase 90MB/s na internet de 500Mb.
 
Qual valor vc está pagando por mês, aqui já vem a algum tempo as faturas com valores bem abaixo do que deveria ter sido cobrado aqui 600 | 300 pagando Julho/23 (R$ 24,90) | Agosto/23 (R$ 44,89) | Setembro/23 (R$ 44,89) | Outubro/23 (R$ 44,89)

Eu pago preço cheio pelo 1 Gbps, R$199.
 
Eu pago preço cheio pelo 1 Gbps, R$199.
Aqui o preço cheio de 1Gbps tá R$ 299,00, não vale a pena, ainda mais considerando que (por enquanto) o plano de 500 entrega 700. O plano de 750 é só HFC. Já fibra não tem 750 mas tem 350 (poderiam colocar o plano de 750 na fibra, já comentaram aqui no tópico antes, concordo).

Aliás, tá bem confuso o site da Claro, na tentativa de esconder a tecnologia (fibra/HFC), acaba ficando uma bagunça, são ofertados os planos HFC no início e ao colocar o endereço se tiver fibra aparecem outros planos (desaparece a opção de 750 e aparece o plano de 350)

Planos HFC (aparecem por default):



Planos Fibra (aparecem quando tem fibra no endereço):

 
Última edição:
Estou numa saga pela fibra da NET/Claro.. senta lá que vem textão, a quem interessar.

Família é cliente há mais de 20 anos, com diferentes contratos, titulares e endereços. Começou com a TV por assinatura depois foi pro combo com telefone e Virtua de 300K.. 600K.. 1M.. 3M.. 6M.. 10M.. 15M.. 20M.. 40M (promo com o Multi).. 120M.. 240M.. e 600M, tudo pelo mesmo coaxial. Docsis 1, 2 e 3(.1?). Uns 8 ou 9 modens diferentes, eu acho. Depois dos 120M, nunca solicitamos upgrade nenhum, a Claro foi simplesmente aumentando a velocidade mantendo o mesmo valor na fatura sem avisar e assim ficamos satisfeitos. Se reclamasse do serviço estaria mentindo, se elogiasse seria meio estranho ou suspeito na multidão. Fato é que vivi um serviço prestado com excelência até então, raríssimas indisponibilidades e visita técnicas de equipe própria (não tercerizada) até mesmo em feriado/domingos, nunca paguei porque sempre resolveram tudo sem cobrar. Uns tempos atrás me incomodei um pouco com as faturas no valor errado, mas resolveram prontamente.

Esse coaxial é velho, mas aposto que atende 95% do usuário médio apesar de legado. Porém eis que a fibra se populariza e começa a ser adotada em massa pela concorrência na minha região. E a Claro? Bora, Claro! Acorda pro jogo... Se não reagir a tempo, vai ficar pra trás. E ficou..

Passaram a fibra no meu prédio só depois da chegada da Oi (pela V.tal) e da Vivo há poucos meses. Perderam vizinhos para a concorrência, interessados na novidade. Eu mesmo contratei a Vivo como segundo link, mas estou usando como primário desde então.

A Claro passou fibra aqui e dei a "sorte" de receber o Technicolor. Como muitos relatos aqui, o painel de controle dele é bugado e não pega IPv4 em bridge nem clonando o Mac pra WAN do Mikrotik. Reclamei e trocaram pelo ZTE. É o maior modem que eu já tive na minha vida, e é um desperdício usá-lo em bridge, mas a minha rede é gerenciada através do Mikrotik e não tenho como fazer diferente (meus sentimentos aos demais clientes que fariam melhor proveito deste console, digo, modem). No primeiro dia funcionou, agora não mais. Não pega IPv4 no DHCP client do Mikrotik (trava em "renewing..."). Já clonei o MAC da ONT e do MTA, sem sucesso. Não consigo nem mais acessar o painel pelo 192.168.100.1 nem pelo 192.168.0.1 após resetar (ou devo estar resetando errado, sei lá). Talvez eu tenha que resetar novamente, colocar outro Mac, rezar um pai nosso. Estou sem ânimo pra continuar investigando neste momento, é mais fácil deixar o link da Vivo lá que não tá me dando dor de cabeça no momento. Eu era feliz com o coaxial e não sabia! KKKKKKKKK Funcionava tão bem, pra que fui mexer? Por 5ms a menos de ping? Dá tempo de voltar atrás, é só pedir pra trazerem de volta o cable modem pois o cabo continua aqui. Vai ficar ainda melhor quando todo o resto migrar pra fibra, node limpo e CMTS vazio KKKKKKK

Enfim, relatos de um cliente inconformado/sem ânimo pra investigar. Boa noite!

Em alguns locais novos tem esse problema de IPv4 que conserta com o tempo, tenta utilizar o minhaclaro e falar que está sem internet, deixa ele fazer os teste e veja se o ipv4 volta:

No site minhaclaro: Atendimento > Suporte > seleciona a internet e colocar que está sem sinal e deixa fazer o diagnóstico, quando terminar veja se o Ipv4 apareceu.
 
Se reclamasse do serviço estaria mentindo, se elogiasse seria meio estranho ou suspeito na multidão.
Na verdade nao seria estranho. Tem locais que a rede HFC é boa, com manutencao adequada, e nao esta saturado. Tudo depende do local. Tem gente que tem HFC, e o serviço funciona perfeitamente, tem gente que teve HFC e não quer nem de graça.
Uns tempos atrás me incomodei um pouco com as faturas no valor errado, mas resolveram prontamente.
Na claro/NET, isso é algo que é relativamente comum. Aqui mesmo era comum, um mês vinha a mais, e os dois seguintes vinham a menos hehehehe
Esse coaxial é velho, mas aposto que atende 95% do usuário médio apesar de legado.
De fato. O consumidor comum em geral costuma ver preço e velocidade de download. Upload e ping sao coisas em geral secundarias para o usuario comum (lembrando que o usuario do adrenaline nao é o usuário comum).

Se o HFC for mais barato, o usuário comum não vai pensar duas vezes em optar pelo HFC, e a Claro consegue se sair bem nos precos, pois tem combo com tv a cabo (em geral sai mais barato que um combo da vivo ou da oi com tv), e com telefonia móvel (planos familiares, preços aprazíveis, enquanto a vivo não é tão barato, e a Oi não tem mais serviço celular), então mesmo sendo um serviço antigo, a Claro segura os clientes no preço...
Porém eis que a fibra se populariza e começa a ser adotada em massa pela concorrência na minha região. E a Claro? Bora, Claro! Acorda pro jogo... Se não reagir a tempo, vai ficar pra trás. E ficou..
A sobreposicao tem custos, leva tempo. Considerando o consumidor comum, teoricamente o coaxial ainda teria "lenha para queimar", entao faria mais sentido direcionar o investimento para novas areas, ou para locais aonde a rede estivesse mais capenga, até pq o coaxial ainda entrega downloads similares a fibra.

Se em uma área o serviço funciona bem, a rede HFC é nova ou com poucos problemas, o churn é baixo, e os clientes estao satisfeitos, não faz tanto sentido substituir... as vezes, do ponto de vista financeiro, perder clientes para a concorrência pode ser menos pior do que fazer a sobreposição, as vezes ficar para trás pode garantir que lá na frente se tome a liderança de forma mais barata.

De toda forma, no longo prazo, caso as coisas se mantenham, a tendência do HFC é entrar em desuso...
Estou sem ânimo pra continuar investigando neste momento, é mais fácil deixar o link da Vivo lá que não tá me dando dor de cabeça no momento. Eu era feliz com o coaxial e não sabia! KKKKKKKKK Funcionava tão bem, pra que fui mexer? Por 5ms a menos de ping? Dá tempo de voltar atrás, é só pedir pra trazerem de volta o cable modem pois o cabo continua aqui. Vai ficar ainda melhor quando todo o resto migrar pra fibra, node limpo e CMTS vazio KKKKKKK
Olha, quanto a voltar atrás, receio que não seja possível, em geral param de vender internet HFC em locais com sobreposicao. De toda forma, não é apenas o ping. A fibra proporciona uma velocidade de Upload mais elevada, tem um risco menor de interferência externa e risco reduzido de saturação.

Mesmo que seja possível retornar para HFC, há de se ponderar que ainda que o node se torne mais vazio, a tendência é que ao longo do tempo a rede HFC passe a ter menos manutencao, e aí os problemas podem aparecer, e a fibra tem o detalhe da quantidade de portas: pode ser que no futuro, as portas disponíveis acabem, e sinceramente, não sei se a net demora pra fazer expansão.
Enfim, relatos de um cliente inconformado/sem ânimo pra investigar. Boa noite!
Sobre seu problema, aconselho vc a seguir o que o user acima sugeriu. Da falta de ânimo pra investigar, entendo seu lado, mas pense no lado positivo da troca que talvez auxilie no seu ânimo para a busca pela solução. Fico na torcida para que vc consiga encontrar solução
 
Na verdade nao seria estranho. Tem locais que a rede HFC é boa, com manutencao adequada, e nao esta saturado. Tudo depende do local. Tem gente que tem HFC, e o serviço funciona perfeitamente, tem gente que teve HFC e não quer nem de graça.

Na claro/NET, isso é algo que é relativamente comum. Aqui mesmo era comum, um mês vinha a mais, e os dois seguintes vinham a menos hehehehe

De fato. O consumidor comum em geral costuma ver preço e velocidade de download. Upload e ping sao coisas em geral secundarias para o usuario comum (lembrando que o usuario do adrenaline nao é o usuário comum).

Se o HFC for mais barato, o usuário comum não vai pensar duas vezes em optar pelo HFC, e a Claro consegue se sair bem nos precos, pois tem combo com tv a cabo (em geral sai mais barato que um combo da vivo ou da oi com tv), e com telefonia móvel (planos familiares, preços aprazíveis, enquanto a vivo não é tão barato, e a Oi não tem mais serviço celular), então mesmo sendo um serviço antigo, a Claro segura os clientes no preço...

A sobreposicao tem custos, leva tempo. Considerando o consumidor comum, teoricamente o coaxial ainda teria "lenha para queimar", entao faria mais sentido direcionar o investimento para novas areas, ou para locais aonde a rede estivesse mais capenga, até pq o coaxial ainda entrega downloads similares a fibra.

Se em uma área o serviço funciona bem, a rede HFC é nova ou com poucos problemas, o churn é baixo, e os clientes estao satisfeitos, não faz tanto sentido substituir... as vezes, do ponto de vista financeiro, perder clientes para a concorrência pode ser menos pior do que fazer a sobreposição, as vezes ficar para trás pode garantir que lá na frente se tome a liderança de forma mais barata.

De toda forma, no longo prazo, caso as coisas se mantenham, a tendência do HFC é entrar em desuso...

Olha, quanto a voltar atrás, receio que não seja possível, em geral param de vender internet HFC em locais com sobreposicao. De toda forma, não é apenas o ping. A fibra proporciona uma velocidade de Upload mais elevada, tem um risco menor de interferência externa e risco reduzido de saturação.

Mesmo que seja possível retornar para HFC, há de se ponderar que ainda que o node se torne mais vazio, a tendência é que ao longo do tempo a rede HFC passe a ter menos manutencao, e aí os problemas podem aparecer, e a fibra tem o detalhe da quantidade de portas: pode ser que no futuro, as portas disponíveis acabem, e sinceramente, não sei se a net demora pra fazer expansão.

Sobre seu problema, aconselho vc a seguir o que o user acima sugeriu. Da falta de ânimo pra investigar, entendo seu lado, mas pense no lado positivo da troca que talvez auxilie no seu ânimo para a busca pela solução. Fico na torcida para que vc consiga encontrar solução

Eu so saio do coaxial quando realmente for necessário, recebo 700/100 no plano de 500, sem oscilações e só cai quando tem falha massiva. Zero reclamações
 
Alguém aí de Campinas /sp e região está enfrentando problemas de rota com a Claro?

Cara.. Metade dos sites não carregam, vídeos demoram pra iniciar, metades dos pings pra Google dão loss packet, tá foda.

Alguma dica do que fazer? Pelo tracert o problema não parece ser aqui em casa, e sim em algum equipamento deles no meio do caminho...
 
É galera depois de uns 15 anos com Net/Claro fiz o cancelamento e troquei para a Vivo.

Aqui na empresa de uns 4 meses para cá foi só problemas com a internet da claro, aqui ainda é coaxial, acontece que vieram até os técnicos que fazem aquelas instalações em prédios com aqueles aparelhos de medição portáteis e não conseguiram resolver, um inclusive deixou escapar que toda a região aqui comercial estava com problemas, pois a rede era muito velha e muita gente pendurada, o sinal sempre totalmente degradado, uma porcaria.

Da última vez que subiram a velocidade foi para 600mb, não chegava a 80 kkkkk. Fora que durante o dia de trabalho caia coisa de 4x por dia.

Ontem instalaram a vivo fibra aqui, agora é testar.
 
É galera depois de uns 15 anos com Net/Claro fiz o cancelamento e troquei para a Vivo.

Aqui na empresa de uns 4 meses para cá foi só problemas com a internet da claro, aqui ainda é coaxial, acontece que vieram até os técnicos que fazem aquelas instalações em prédios com aqueles aparelhos de medição portáteis e não conseguiram resolver, um inclusive deixou escapar que toda a região aqui comercial estava com problemas, pois a rede era muito velha e muita gente pendurada, o sinal sempre totalmente degradado, uma porcaria.

Da última vez que subiram a velocidade foi para 600mb, não chegava a 80 kkkkk. Fora que durante o dia de trabalho caia coisa de 4x por dia.

Ontem instalaram a vivo fibra aqui, agora é testar.
O problema não são as limitações do coaxial, é a Claro saber que tá uma porcaria e continuar parada... Pelo menos tem outras opções, é migrar pra concorrência e vida que segue
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo