[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Antes:
Código:
PS D:\> tracert github.io

Rastreando a rota para github.io [185.199.111.153]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  OpenWrt.lan [192.168.0.1]
  2    15 ms     9 ms     9 ms  100.86.192.1
  3    19 ms     2 ms     2 ms  bd2298ed.virtua.com.br [189.34.152.237]
  4     7 ms     6 ms     6 ms  bd22986e.virtua.com.br [189.34.152.110]
  5     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  6     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  7     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  9     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 10     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 11     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 12     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 13     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 14     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 15     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 16     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 17     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 18     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 19     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 20     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 21     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 22     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 23     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 24     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 25     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 26     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 27     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 28     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 29     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
 30     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.

Rastreamento concluído.

Depois 189.*:
Código:
PS D:\> tracert github.io

Rastreando a rota para github.io [185.199.109.153]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  OpenWrt.lan [192.168.0.1]
  2    12 ms     7 ms     6 ms  100.86.192.1
  3     2 ms     2 ms     2 ms  bd2298ed.virtua.com.br [189.34.152.237]
  4     6 ms     6 ms     6 ms  bd22986e.virtua.com.br [189.34.152.110]
  5    15 ms    14 ms    14 ms  embratel-T0-2-5-0-4004-tacc02.rjo.embratel.net.br [200.255.9.17]
  6     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  7    12 ms    12 ms    12 ms  ebt-B211-agg03.rjo.embratel.net.br [200.244.18.8]
  8   131 ms   131 ms   131 ms  200.214.93.6
  9    12 ms    12 ms    12 ms  cdn-185-199-109-153.github.com [185.199.109.153]

Rastreamento concluído.

Depois 187.*:
Código:
PS D:\> tracert github.io

Rastreando a rota para github.io [185.199.109.153]
com no máximo 30 saltos:

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  OpenWrt.lan [192.168.0.1]
  2    15 ms     7 ms     7 ms  100.86.192.1
  3     2 ms     3 ms     2 ms  bd2298ed.virtua.com.br [189.34.152.237]
  4     6 ms     6 ms     6 ms  189.34.152.110
  5     6 ms     6 ms     5 ms  embratel-H0-6-0-0-4006-agg01.sts.embratel.net.br [189.16.102.105]
  6     *        *        8 ms  ebt-B113-core01.spo.embratel.net.br [200.230.243.219]
  7     7 ms     7 ms     7 ms  ebt-B112-agg03.spomb.embratel.net.br [200.230.243.72]
  8   130 ms   130 ms   130 ms  189.17.185.30
  9     7 ms     8 ms     8 ms  cdn-185-199-109-153.github.com [185.199.109.153]

Rastreamento concluído.
 
Disparando github.io [185.199.109.153] com 32 bytes de dados:
Resposta de 185.199.109.153: bytes=32 tempo=4ms TTL=57
Resposta de 185.199.109.153: bytes=32 tempo=4ms TTL=57
Resposta de 185.199.109.153: bytes=32 tempo=4ms TTL=57
Resposta de 185.199.109.153: bytes=32 tempo=3ms TTL=57

Estatísticas do Ping para 185.199.109.153:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 3ms, Máximo = 4ms, Média = 3ms

C:\Users\>tracert github.io

Rastreando a rota para github.io [185.199.109.153]
com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms XiaoQiang [192.168.31.1]
2 17 ms 6 ms 6 ms 100.64.216.1
3 2 ms 2 ms 2 ms c8bd57f5.virtua.com.br [200.189.87.245]
4 2 ms 2 ms 2 ms embratel-H0-6-1-1-agg01.sne.embratel.net.br [200.182.228.13]
5 5 ms 3 ms * ebt-B1122-core01.spo.embratel.net.br [200.230.243.101]
6 4 ms 4 ms 4 ms ebt-B112-agg03.spomb.embratel.net.br [200.230.243.72]
7 113 ms 113 ms 113 ms 189.17.185.54
8 4 ms 4 ms 4 ms cdn-185-199-109-153.github.com [185.199.109.153]

Rastreamento concluído.

aqui esta normal o github
 
Só existe chance de redução caso vc consuma mais de 4tb (4000gb), e mesmo assim não é certeza, uma vez que o cap dos 4tb só ocorre caso eles suspeitem de revenda de sinal.
E tem que ter uso recorrente na maioria das vezes.
Até lembro de um caso aqui há alguns anos que o cara alegou que era a primeira vez que usava de forma mais intensa a internet antes do cap.
Mas só lembro desse caso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



"Conclui-se que o usuário que faz mais upload do que download é seeder de torrent"

:vinho:

Existe uma invenção chamada Back up em nuvem, mas ele parece se fazer de leigo pra ignorar essa possibilidade.
Pelo jeito todo mundo que tem conta Premium no Google Drive, OneDrive e similares pode ser pirateiro na visão desse sujeito, pois esses serviços também podem implicar em maior uso do upload que download.
 
Última edição:
De 3 a 4 meses. Já alinhavei com a ADM do condomínio para me mostrarem o DG para eu poder tirar fotos e postar aqui, até pra saber se os serviços já foram finalizados, não faltando mais nada para fazer. Mas repito a pergunta: Não deveria ter um cabo vindo do DG até a CDOI ?
Na verdade tem que vir um cabo da rua pra alimentar a CDOI, essa primeira que saem várias fibras para os outros andares.
E tem que ter uso recorrente na maioria das vezes.
Até lembro de um caso aqui há alguns anos que o cara alegou que era a primeira vez que usava de forma mais intensa a internet antes do cap.
Mas só lembro desse caso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Existe uma invenção chamada Back up em nuvem, mas ele parece se fazer de leigo pra ignorar essa possibilidade.
Pelo jeito todo mundo que tem conta Premium no Google Drive, OneDrive e similares pode ser pirateiro na visão desse sujeito, pois esses serviços também podem implicar em maior uso do upload que download.
OneDrive é meu maior consumo mensal, todos os meses. Como eu filmo muito vídeo em 4K, mando pra ele da câmera, baixo no PC pra editar, depois de editado, faço upload do vídeo finalizado de volta. Assim meu SSD não lota.
Segundo o relatório dele, a maioria das pessoas consomem 150GB mensal. Não desacredito, porque tem gente que tem muito plano básico e não entrou ainda no mundo do streaming, só usa mesmo PC ou celular pra ver redes sociais.
Porque no streaming, só meu Fire TV já consome o dobro dessa quantidade aí.
Mas toda essa questão dele aí se refere a TIM.
No caso da Claro ou da Vivo, essas operadoras sabem que seus clientes podem ter um consumo maior, já que trabalham com venda de TV. A Vivo com o Vivo Play e a Claro com o Claro Box. Mas no caso dessas operadoras, o uso de TV por streaming não consome a banda do cliente, deixando toda a velocidade livre.
A TIM quando se aventurou nisso não conseguiu, o TIM Blue Box consumia a Internet de cliente e foi encerrado.
 
De 3 a 4 meses. Já alinhavei com a ADM do condomínio para me mostrarem o DG para eu poder tirar fotos e postar aqui, até pra saber se os serviços já foram finalizados, não faltando mais nada para fazer. Mas repito a pergunta: Não deveria ter um cabo vindo do DG até a CDOI ?
Creio que no sábado eu consiga chegar até onde fica o DG do condomínio.
Na verdade tem que vir um cabo da rua pra alimentar a CDOI, essa primeira que saem várias fibras para os outros andares.
Até onde estou entendendo e pela lógica, o cabo da rua vem de algum lugar e entra no condomínio, certo? RESPONDER
1-De onde vem esse cabo antes de entrar no condomínio? RESPONDER
2-Entrando no condomínio, ele não vai direto para os blocos de apartamentos, certo? Ele primeiro vai para o DG, certo? RESPONDER
3-Do DG ele vai para cada bloco do condomínio, certo? RESPONDER
4-Levando o cabo até cada bloco, a engenharia designa um andar para instalar a caixa branca/cinza (CDOI), certo? RESPONDER
NOTA
: No meu caso (bloco 1), instalaram no 2º andar e de lá vai para 5 andares e um deles é o meu (3º andar) e o cabo entra na conexão vermelha de um equipamento (nome desconhecido). As saídas na cor verde são para os apartamentos que solicitarem os serviços de banda larga.
 
Creio que no sábado eu consiga chegar até onde fica o DG do condomínio.

Até onde estou entendendo e pela lógica, o cabo da rua vem de algum lugar e entra no condomínio, certo? RESPONDER
1-De onde vem esse cabo antes de entrar no condomínio? RESPONDER
2-Entrando no condomínio, ele não vai direto para os blocos de apartamentos, certo? Ele primeiro vai para o DG, certo? RESPONDER
3-Do DG ele vai para cada bloco do condomínio, certo? RESPONDER
4-Levando o cabo até cada bloco, a engenharia designa um andar para instalar a caixa branca/cinza (CDOI), certo? RESPONDER
NOTA
: No meu caso (bloco 1), instalaram no 2º andar e de lá vai para 5 andares e um deles é o meu (3º andar) e o cabo entra na conexão vermelha de um equipamento (nome desconhecido). As saídas na cor verde são para os apartamentos que solicitarem os serviços de banda larga.
1 - Vem a fibra da rua pelo poste ou poço de visita na calçada e ela é puxada até o DG do seu condomínio para alimentar a CDOI (a caixa fechada da Claro que tem na sua primeira foto)
2 - A fibra da rua primeiro vai pro DG, alimenta sua CDOI, que sai dela as fibras para os blocos, como você mostrou na foto com a fibras marcadas.
3 - Sim, do DG saem as fibras para os blocos.
4 - Vão instalar uma CTO do tipo interna, parecida com essa CDOI, ela é diretamente alimentada pela CDOI, por isso que você colocou uma foto de uma fibra alimentando a porta vermelha da CTO, as portas verdes vão alimentar a casa dos clientes. Se essa CTO da última foto ainda está vazia hoje, é porque ninguém tem e teria que ver com a Claro o porque ainda não tá liberado, demonstrar interesse.
 
Esse sujeito aí só fala m*rda.
Melhor deixar no esquecimento.
Antes de mais nada quero dizer que eu tbm acho que o Ayub nesse tuite foi um pouco infeliz. Eu nao concordo com o que ele falou.
Porem chegar a dizer que ele so fala merda é um exagero. O cara é um grande estudioso do e um dos pioneiros da internet aqui no Brasil.
Mas pensa aqui comigo, talvez o cara resumiu absurdamente a sua opiniao para poder caber ali no twitter.
Eu tenho certeza que o Ayub estaria aberto para discutir o assunto e defender o seu ponto de vista.
Fui tentar marcar "ayub" aqui mas so apareceu @ayubio. És tu ayub?
 
Eu tenho certeza que o Ayub estaria aberto para discutir o assunto e defender o seu ponto de vista.
Aberto ele ta... o problema é ter alguém com algum conteúdo relevante pra debater.... imagino a preguiça do cara lendo aqueles comentários rasos (aff)... é mais fácil se reunir em bando e se fechar numa bolha, do que tentar entrar num debate saudável.
 
Na verdade tem que vir um cabo da rua pra alimentar a CDOI, essa primeira que saem várias fibras para os outros andares.

OneDrive é meu maior consumo mensal, todos os meses. Como eu filmo muito vídeo em 4K, mando pra ele da câmera, baixo no PC pra editar, depois de editado, faço upload do vídeo finalizado de volta. Assim meu SSD não lota.
Segundo o relatório dele, a maioria das pessoas consomem 150GB mensal. Não desacredito, porque tem gente que tem muito plano básico e não entrou ainda no mundo do streaming, só usa mesmo PC ou celular pra ver redes sociais.
Porque no streaming, só meu Fire TV já consome o dobro dessa quantidade aí.
Mas toda essa questão dele aí se refere a TIM.
No caso da Claro ou da Vivo, essas operadoras sabem que seus clientes podem ter um consumo maior, já que trabalham com venda de TV. A Vivo com o Vivo Play e a Claro com o Claro Box. Mas no caso dessas operadoras, o uso de TV por streaming não consome a banda do cliente, deixando toda a velocidade livre.
A TIM quando se aventurou nisso não conseguiu, o TIM Blue Box consumia a Internet de cliente e foi encerrado.
Isso de 150 GB só é válido se a pessoa só utilizar PC e celular pra navegação de internet.
E além disso, for alguém que pouco fica em casa, que viaja muito.
Não acredito que a maioria do público seja assim.
 
Olá, qual o melhor modem claro wifi 6? f@st 3896 ou technicolor e qual eles estão instalando em SP.
 
O Technicolor começou a ser instalado agora no fim de setembro. Ainda há poucos relatos.
Já o 3896 tem o hardware muito bom.
Meu sogro mudou de plano de BL de 350 para 500 e o técnico trocou o modem por um 3896 com WI-FI 6 que antes era apenas para o plano 750 HFC.
 
Sao algumas apenas algumas cidades que estão recebendo equipamentos Wi-Fi 6 abaixo dos 750Mb/s HFC.

Teoricamente poderia pedir então tendo 500 Mb/s, mas acho que vou segurar o F@ST3890 até onde der
 
Isso de 150 GB só é válido se a pessoa só utilizar PC e celular pra navegação de internet.
E além disso, for alguém que pouco fica em casa, que viaja muito.
Não acredito que a maioria do público seja assim.
Esse perfil é a grande maioria das pessoas. Acredite, muita gente fica no PC só em redes sociais e outros sites. Muitos só acessam e-mail ou WhatsApp Web pra responder alguém. YouTube no PC ainda reina, o app YouTube Studio me mostra isso, mesmo hoje ele estando em qualquer TV. Isso indica que a grande maioria das pessoas ainda não estão no mundo do streaming.
O consumo no celular bate o do PC nesse tipo de perfil, porque a pessoa vai acessar muitos vídeos em apps ou assistir os que as pessoas mandam e só isso.

O perfil que mais cresce hoje em dia deve ficar na casa dos 600GB mensais, que é aquela casa que consome muito streaming, a TV da pessoa é baseada só em assistir apps.

Os que estão acima disso somos nós, os fora da curva, que além de muito streaming, faz download, upload no PC, baixa filme em 4K, baixa jogos, atualiza jogos, trabalha em home office, entra em reunião, tem mais de 15 dispositivos conectados, etc. Os heavy user.

E mesmo assim, isso não dá o direito de uma operadora cancelar o contrato do cliente.

É bom que esse debate aconteça porque espero que a Anatel se mexa e proíba em todas novamente. Sei que Claro só reduz e Vivo e Oi não praticam por enquanto.

Como vou me tornar cliente da Claro, olhei o regulamento do plano que pretendo assinar pra ver o tamanho da franquia. É exatamente de 2TB. Tranquilo pra mim porque eu fico um pouco abaixo disso.
 
Sao apenas em algumas cidades que estão liberando equipamentos Wi-Fi 6 abaixo dos 750Mb/s HFC.

Tem 2 marcas aí que nunca tinha ouvido falar: essa Commscope e essa Vantiva.
Fui pesquisar e vi que são 2 empresas que mudaram de nome.
Vantiva é o novo nome da divisão de conectividade e redes da Technicolor, que volta a usar essa marca só para os produtos de audiovisual.
A Commscope é o novo nome da Arris.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse perfil é a grande maioria das pessoas. Acredite, muita gente fica no PC só em redes sociais e outros sites. Muitos só acessam e-mail ou WhatsApp Web pra responder alguém. YouTube no PC ainda reina, o app YouTube Studio me mostra isso, mesmo hoje ele estando em qualquer TV. Isso indica que a grande maioria das pessoas ainda não estão no mundo do streaming.
O consumo no celular bate o do PC nesse tipo de perfil, porque a pessoa vai acessar muitos vídeos em apps ou assistir os que as pessoas mandam e só isso.

O perfil que mais cresce hoje em dia deve ficar na casa dos 600GB mensais, que é aquela casa que consome muito streaming, a TV da pessoa é baseada só em assistir apps.

Os que estão acima disso somos nós, os fora da curva, que além de muito streaming, faz download, upload no PC, baixa filme em 4K, baixa jogos, atualiza jogos, trabalha em home office, entra em reunião, tem mais de 15 dispositivos conectados, etc. Os heavy user.

E mesmo assim, isso não dá o direito de uma operadora cancelar o contrato do cliente.

É bom que esse debate aconteça porque espero que a Anatel se mexa e proíba em todas novamente. Sei que Claro só reduz e Vivo e Oi não praticam por enquanto.

Como vou me tornar cliente da Claro, olhei o regulamento do plano que pretendo assinar pra ver o tamanho da franquia. É exatamente de 2TB. Tranquilo pra mim porque eu fico um pouco abaixo disso.
Isso é simples de ser resolvido: só não lançar planos de 1 Gbps ou 2 Gbps.
É claro que esse tipo de plano vai atrair heavy user.
Um discurso que pra mim não cola é essa choradeira que é difícil investir em rede com a precificação atual do serviço.
Eu te pergunto: o que o cliente tem a ver com isso??? Eu ou você elaboramos o portfólio de planos e precificamos o serviço? Não, né?
As empresas de telecom criaram um problema e querem jogar pro cliente a responsabilidade.
 
Última edição:
Sao apenas em algumas cidades que estão liberando equipamentos Wi-Fi 6 abaixo dos 750Mb/s HFC.

aqui em Cotia, qualquer um atualmente com 500mbps, recebe o Fast 3896, seja em substituição ou como nova instalação

talvez seja explicado devido a base de técnicos da Claro (aqui quem atende é Procisa/Carso/própria Claro) ser em Osasco
 
O cara é um grande estudioso do e um dos pioneiros da internet aqui no Brasil.
Com a devida venia, caro bigode, uma pessoa pode acumular experiência de anos em um assunto, mas continuar sendo medíocre em seus raciocínios, interpretações ou conduta. E por justamente esse tipo de pessoa ser escalada a servir de Norte para as cartas ditadas em determinado assunto, é que certas coisas chegam ao ponto que chegam. Principalmente quando se é mal-intencionado ou tem conflitos de interesse. Não estou dizendo que A ou B é mal-intencionado, mas existe sim envolvimento de A ou B com operadoras... e por aí, qualquer voto de isenção ou credibilidade cai por terra.

Nessa várzea não tem ninguém nos ajudando, e diga-se de passagem, só botando na nossa bunda.

Eu acho ridículo, raso, de uma pobreza mordaz você (o você não é você, por favor) ostentar um selinho de "desde não sei quando" como se nota em certos resumos. Essa auto-afirmação em geral é estandarte logo de quem quer ser alguma coisa, causar logo um impacto, uma figura flamulante que vai repelir ou mesmo impedir de que alguém ou algo se manifeste sob pena de passar vergonha frente a torrente de conhecimentos de tal ser. Conhecimentos esses acumulados ao longo do tempo, que no final se apequenam e resultam no mais simples sumo de inutilidade e falta de senso... você se resume a abrir a boca só para falar merda. Ainda no intuito então de tal pessoa querer resumir tal opinião, ela se resumiria melhor em não dizer nada, calar-se nesse ponto seria uma poesia!

Eu vou te dizer uma coisa: estou nessa brincadeira há tanto tempo quanto, e estou umbilicalmente ligado à ela desde então, convivendo e acompanhando seu crescimento ao longo do mesmíssimo tempo. É totalmente incompatível, partindo de alguém que experimentou o que eu já experimentei através das décadas, você coadunar com certos tipos de propostas ou querer ditar o tipo de uso em que você, como um simples usuário, deve submeter o seu serviço sob pena de punição caso "mije fora da privada". Com o agravante de que para isso não precisa nem de que seja "profissional" da área, mas sim honesto ou isento, principalmente este último, quando é necessário.

Veja, não estou discutindo nem sobre a atitude pusilânime da TIM (e da dona Claro por tabela) e seus meandros. E sim sobre uma "autoridade", "referência" sobre determinado assunto tirar da cartola (para não dizer de um lado baixo da anatomia) de que "acho que isso está bom para você e é mais que o suficiente" e quem é o ponto fora da curva, é que é o contraventor... sem ainda por parte da operadora, provar esse ônus, ou possibilitar ao "contraventor" mecanismos para medir seu consumo ou se adequear a suposta demanda de sua categoria: os tais planos empresariais possuem as mesmas cláusulas dos planos para Pessoa Física!! E agora?? Pode isso, Arnaldo??

Sendo-se então profissional da área, sabe-se que a demanda por dados é algo que cresce de forma exponencial, é um ponto de não retorno. Diversos serviços que ontem não necesitavam ou existiam, HOJE necessitam e se apoiam justamente na demanda por dados... como é que você, profissional desta área, pode então coadunar de que estabeleça-se um limite (pífio) e o que eu julgo ser suficiente deve ser padrão? Ou posicionar-se de forma que a atitude de operadora A ou B não seja no mínimo questionável e indecente, ainda mais quando elaborada de maneira sorrateira como foi? Eu repito: desde que isso começou, eu falei que nada tinha a ver com franquia, e sim uma brecha de "franquia" sob o argumento de uso indevido da rede, fruto de uma sacada brilhante de algum rábula de porta de cadeia. Você está proibido de aplicar franquias, porém, não se encaixa em franquia o que eu considero abuso de minha infra, portanto, questão de foro íntimo de operadora em que nada a ANATEL se manifestará.

Eu falei isso, quem quiser pode vasculhar minhas postagens lá atrás que vai achar. E ainda disse que era questão de tempo até outras operadoras aplicarem: dito e feito - pouco tempo depois a Claro começou a aplicar "capagem" em certos contratos, com a diferença de ser um pouco mais flexível, mas também agindo de formas que considerei ultrajantes, mandando supervisão na casa do cliente numa total violação de privacidade desproporcional ao "delito" cometido. Mas, isso aqui nem é a questão, esta última sobre privacidade sendo meramente opinião minha.

Resumindo, se você é profissional da área formador de opinião, sabendo como esse gigante sistema funciona com a demanda crescente por dados, com toda essa avalanche de eventos e provas de condutas torpes por parte da operadora, você ainda assim acha que "não existe lado certo, mas tem certeza que um está errado", você abre um precedente enorme para interpretações, e infelizmente até de cunho de caráter pessoal. Ou você não é tão informado como pensa ser, ou você é mau-caráter de que sabe que está errado, mas pelo seu conflito de interesses você sempre vai buscar ficar "do lado certo".

E pensar que não muito atrás, 500Mbps era algo inimaginável nas tuas mãos, e ainda via fibra óptica no conforto de teu lar, que dirá 2Gb/s... imagine se lá atrás um mesmo conselho formado pelas mesmas mentes férteis decidissem que isso era "uma estupidez insana", "ninguém vai precisar disso", estabelecendo um padrão do que se é adequado... onde estaríamos hoje? Complicado, não? :hmm:
 
Com a devida venia, caro bigode, uma pessoa pode acumular experiência de anos em um assunto, mas continuar sendo medíocre em seus raciocínios, interpretações ou conduta. E por justamente esse tipo de pessoa ser escalada a servir de Norte para as cartas ditadas em determinado assunto, é que certas coisas chegam ao ponto que chegam. Principalmente quando se é mal-intencionado ou tem conflitos de interesse. Não estou dizendo que A ou B é mal-intencionado, mas existe sim envolvimento de A ou B com operadoras... e por aí, qualquer voto de isenção ou credibilidade cai por terra.

Nessa várzea não tem ninguém nos ajudando, e diga-se de passagem, só botando na nossa bunda.

Eu acho ridículo, raso, de uma pobreza mordaz você (o você não é você, por favor) ostentar um selinho de "desde não sei quando" como se nota em certos resumos. Essa auto-afirmação em geral é estandarte logo de quem quer ser alguma coisa, causar logo um impacto, uma figura flamulante que vai repelir ou mesmo impedir de que alguém ou algo se manifeste sob pena de passar vergonha frente a torrente de conhecimentos de tal ser. Conhecimentos esses acumulados ao longo do tempo, que no final se apequenam e resultam no mais simples sumo de inutilidade e falta de senso... você se resume a abrir a boca só para falar merda. Ainda no intuito então de tal pessoa querer resumir tal opinião, ela se resumiria melhor em não dizer nada, calar-se nesse ponto seria uma poesia!

Eu vou te dizer uma coisa: estou nessa brincadeira há tanto tempo quanto, e estou umbilicalmente ligado à ela desde então, convivendo e acompanhando seu crescimento ao longo do mesmíssimo tempo. É totalmente incompatível, partindo de alguém que experimentou o que eu já experimentei através das décadas, você coadunar com certos tipos de propostas ou querer ditar o tipo de uso em que você, como um simples usuário, deve submeter o seu serviço sob pena de punição caso "mije fora da privada". Com o agravante de que para isso não precisa nem de que seja "profissional" da área, mas sim honesto ou isento, principalmente este último, quando é necessário.

Veja, não estou discutindo nem sobre a atitude pusilânime da TIM (e da dona Claro por tabela) e seus meandros. E sim sobre uma "autoridade", "referência" sobre determinado assunto tirar da cartola (para não dizer de um lado baixo da anatomia) de que "acho que isso está bom para você e é mais que o suficiente" e quem é o ponto fora da curva, é que é o contraventor... sem ainda por parte da operadora, provar esse ônus, ou possibilitar ao "contraventor" mecanismos para medir seu consumo ou se adequear a suposta demanda de sua categoria: os tais planos empresariais possuem as mesmas cláusulas dos planos para Pessoa Física!! E agora?? Pode isso, Arnaldo??

Sendo-se então profissional da área, sabe-se que a demanda por dados é algo que cresce de forma exponencial, é um ponto de não retorno. Diversos serviços que ontem não necesitavam ou existiam, HOJE necessitam e se apoiam justamente na demanda por dados... como é que você, profissional desta área, pode então coadunar de que estabeleça-se um limite (pífio) e o que eu julgo ser suficiente deve ser padrão? Ou posicionar-se de forma que a atitude de operadora A ou B não seja no mínimo questionável e indecente, ainda mais quando elaborada de maneira sorrateira como foi? Eu repito: desde que isso começou, eu falei que nada tinha a ver com franquia, e sim uma brecha de "franquia" sob o argumento de uso indevido da rede, fruto de uma sacada brilhante de algum rábula de porta de cadeia. Você está proibido de aplicar franquias, porém, não se encaixa em franquia o que eu considero abuso de minha infra, portanto, questão de foro íntimo de operadora em que nada a ANATEL se manifestará.

Eu falei isso, quem quiser pode vasculhar minhas postagens lá atrás que vai achar. E ainda disse que era questão de tempo até outras operadoras aplicarem: dito e feito - pouco tempo depois a Claro começou a aplicar "capagem" em certos contratos, com a diferença de ser um pouco mais flexível, mas também agindo de formas que considerei ultrajantes, mandando supervisão na casa do cliente numa total violação de privacidade desproporcional ao "delito" cometido. Mas, isso aqui nem é a questão, esta última sobre privacidade sendo meramente opinião minha.

Resumindo, se você é profissional da área formador de opinião, sabendo como esse gigante sistema funciona com a demanda crescente por dados, com toda essa avalanche de eventos e provas de condutas torpes por parte da operadora, você ainda assim acha que "não existe lado certo, mas tem certeza que um está errado", você abre um precedente enorme para interpretações, e infelizmente até de cunho de caráter pessoal. Ou você não é tão informado como pensa ser, ou você é mau-caráter de que sabe que está errado, mas pelo seu conflito de interesses você sempre vai buscar ficar "do lado certo".

E pensar que não muito atrás, 500Mbps era algo inimaginável nas tuas mãos, e ainda via fibra óptica no conforto de teu lar, que dirá 2Gb/s... imagine se lá atrás um mesmo conselho formado pelas mesmas mentes férteis decidissem que isso era "uma estupidez insana", "ninguém vai precisar disso", estabelecendo um padrão do que se é adequado... onde estaríamos hoje? Complicado, não? :hmm:
👏 👏 👏 👏 👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏
👏






Com esses pensamentos retrógrados das operadoras, vamos colocar velocímetro nos cabos de rede... 😂😂😂😂😂😂

Ontem... 500 mega... hoje 2 gigas.... amanha 1 tera de velocidade....

por que?

O mundo nao é mais o mesmo nas tecnologias, aplicativos, transmissões de dados e sites... EXIGEM MAIOR VELOCIDADE!!!!!!!!!!!

👏 👏
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo