• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Faz retaliação SIM, eu acredito nisso. Ficam magoados comigo e com quem reclama com eles e tentam dar uma lição na pessoa. Eu por exemplo estou na lista negra deles, nem OUVIDORIA e ANATEL deram jeito.
Poxa sério ? Chega a ser ridículo a empresa ter uma atitude dessa. Como vc percebeu que estava na lista negra deles? Se quiser responder de forma privada tudo bem.

Eu achei que era algo com sinal mas parece realmente uma diminuída do overhead o Speedtest começa a parar nos 800. O NPerf é o pior deles fica 690.

Eu vou observar e se notar que foi realmente uma punição vou diminuir o plano.
 
Posso falar aqui mesmo @vipanonymous , os colegas aqui se lembram quando me mudei em MAIO/23 para um condomínio aqui na Vila da Penha/Vicente de Carvalho, Rio de Janeiro, RJ. Era um sonho tem um pacote barato, aquele Essencial (se escrevi errado me corrijam) que só tinha canais da TV aberta e que todo ano tinha uma promoção com Premiere. Só que o tempo passou e quando me mudei, só tinha um pacote, o 4K Claro TV+ mas eu não conseguia contratar. Demorou tanto da ficha cair que rapidamente acabou com meu pacote de dados e da minha esposa vendo Streaming pelo celular espelhando na TV.
Um dia, no elevador, vi o anúncio da PREDIALNET e não demorei mais, liguei e contratei 500/500 e recebo hoje 800/800 na média. Estou super feliz pois, além da entrega com bônus, eles me passaram login e senha pra eu configurar no meu Load Balance, evitando assim o DUPLO NAT.
Voltando pra LISTA NEGRA, eu só cheguei a conclusão quando na OUVIDORIA da Claro a atendente me disse que eu não tinha nenhum impedimento mas era mentira, a reclamação finalizou quando ela disse que eu poderia ligar novamente e fazer o pedido que foi negado. Por que na OUVIDORIA ela (Bárbara) não montou o meu pacote e realizou o contrato? Porque tinha alguma coisa que ela não podia dizer abertamente.
Fui na ANATEL e a mesma coisa aconteceu, o atendente dizia que eu não tinha nenhum impedimento mas eu notava que nunca chegava a hora de fechar um pacote com eles. Ai um dia eu chamei ele no WhatsApp e mandei a real. Perguntei se ele poderia montar o meu pacote no CPF da minha esposa. Ele rapidamente disse que sim, e assim aconteceu.
Estou ou não estou na LISTA NEGRA da Claro? Desculpem pelo desabafo.
 
Poxa sério ? Chega a ser ridículo a empresa ter uma atitude dessa. Como vc percebeu que estava na lista negra deles? Se quiser responder de forma privada tudo bem.

Eu achei que era algo com sinal mas parece realmente uma diminuída do overhead o Speedtest começa a parar nos 800. O NPerf é o pior deles fica 690.

Eu vou observar e se notar que foi realmente uma punição vou diminuir o plano.
tem que ver numero de portadoras sincronizadas pro teu modem diminuiu
 
Por que na OUVIDORIA ela (Bárbara) não montou o meu pacote e realizou o contrato?
Será que por talvez na ouvidoria só tratem de contratos já firmados, não sendo possível ali neste setor vender um plano?

Eu lembro mais ou menos, mas me refresque a memória: você em algum momento teve alguma rusga com a Claro em algum produto? Ou teve débito em aberto? Isso tudo é muito estranho sim, e geralmente quem fica "guardando mágoa" é serviço financeiro que te aponta casca de milho no papel higiênico de não sei quanto tempo atrás, restringindo ou mesmo negando crédito / serviço.

Ou isso é coisa da Quadrilha Acrobática ou a Equipe das 3 Rodas te acaneando :coolface:.
 
A Claro tem muitos problemas "sistemáticos" como eles chamam. Vai que é um caso desses, você não tem nenhum impedimento aparentemente mas o sistema pode estar bugado.

Já me aconteceu quando canceleram minha linha indevidamente que já estava no último nível de atendimento e ninguém conseguia reativar a linha. Sempre falavam que era erro "sistemático". Depois de diversas reclamações e protocolos a ouvidoria passou meu caso pra "área técnica".

Passou alguns dias tentei de novo no Chat e lá conseguiram religar a linha e a ouvidoria me ligou dizendo que a linha já estava ativa e que a área técnica havia resolvido(porque eu fui atrás, lógico kk).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Última edição:
É comum eles tirarem ou diminuir o overhead?

Aqui eu raramente consigo chegar cravado a 900 na maioria das vezes fica 800/850. Antes das reclamações ficava 930 com certa facilidade, mas acho improvável uma empresa fazer retaliação com o cliente.
tá com todos os canais funcionando certinho? pode ser, pra variar, algum problema na rede

Faz retaliação SIM, eu acredito nisso. Ficam magoados - ficaram comigo e com quem reclama com eles e tentam dar uma lição na pessoa. Eu por exemplo estou na lista negra deles, nem OUVIDORIA e ANATEL deram jeito.
a única lista que eu já ""vi"" da claro (faz muitos anos), é um print interno que contém um sistema de classificação do cliente, nesse exemplo, marcado como um cliente """prioritário""" por ter muitas reclamações de alto nível se não me engano.
 
Não aparece ali em todos os planos, tem que clicar em "Ver todos os benefícios"
Screenshot-172.png


O que importa é se em cima do preço aparece "Claro Fibra" ao invés de "Claro Net Virtua".
EDIT: Agora que eu vi que eles mudaram o site HFC de Net Virtua pra Fibra+, é muita vontade de fazer propaganda enganosa mesmo
Eu Cliquei em "Ver todos os benefícios " mas aparece como Fibra+ mesmo. Mas sei que aqui não é HFC, acho que eles nem estão implementando isso mais e a CTO que colocaram é de FTTH, igual essa daqui:
IMG-1357.jpg


AHAAAANNNN queria assinar claro+globoplay completo pra ver BIG BOSTA BRASIL NEEEEEEEEEEEEEEEEE
Creeeeedo, não suporto BBB, pior que essa coisa fica enchendo o saco por meses kkkk. Eu gosto do Globoplay + Canais Ao Vivo por conta dos festivais que são transmitidos pela Multishow e BIS, tipo, Lollapalooza, Rock in Rio, The Town e Primavera Sound, entre outros. Assisto muito os SporTV Viva e Canal Brasil. Só que eu já assino o Globoplay desde 2018 acho, em 2020 vieram os canais ao vivo e tenho desde então. Mas a Claro só dá o Globoplay básico.

Rapaz tô quase buscando imovel no capão. Região aqui em números eh melhor mas cada todas internets atendendo a praça? Kkk
Só espero que Capão não continue como era antes de assaltos a imóveis sem ser condomínio e o caramba todo.
Tmj Jaciel
Se por um lado aqui tem cobertura de todas as principais internets, por outro lado tem sim que ficar atento, não ficar moscando na rua com celular na mão, não ficar de portão aberto, mulher tem que ter mais cuidado ainda, etc, sempre vejo as páginas de notícias de bairro e tem muito relato de coisas acontecendo. Em toda a grande região dos principais distritos próximos.
Mas é um lugar legal pra se morar, ótimas casas, prédios, o comércio tem evoluído muito, grandes lojas se instalaram, tem o metrô, infra de segurança também tem melhorado, mas devagar.

Posso falar aqui mesmo @vipanonymous , os colegas aqui se lembram quando me mudei em MAIO/23 para um condomínio aqui na Vila da Penha/Vicente de Carvalho, Rio de Janeiro, RJ. Era um sonho tem um pacote barato, aquele Essencial (se escrevi errado me corrijam) que só tinha canais da TV aberta e que todo ano tinha uma promoção com Premiere. Só que o tempo passou e quando me mudei, só tinha um pacote, o 4K Claro TV+ mas eu não conseguia contratar. Demorou tanto da ficha cair que rapidamente acabou com meu pacote de dados e da minha esposa vendo Streaming pelo celular espelhando na TV.
Um dia, no elevador, vi o anúncio da PREDIALNET e não demorei mais, liguei e contratei 500/500 e recebo hoje 800/800 na média. Estou super feliz pois, além da entrega com bônus, eles me passaram login e senha pra eu configurar no meu Load Balance, evitando assim o DUPLO NAT.
Voltando pra LISTA NEGRA, eu só cheguei a conclusão quando na OUVIDORIA da Claro a atendente me disse que eu não tinha nenhum impedimento mas era mentira, a reclamação finalizou quando ela disse que eu poderia ligar novamente e fazer o pedido que foi negado. Por que na OUVIDORIA ela (Bárbara) não montou o meu pacote e realizou o contrato? Porque tinha alguma coisa que ela não podia dizer abertamente.
Fui na ANATEL e a mesma coisa aconteceu, o atendente dizia que eu não tinha nenhum impedimento mas eu notava que nunca chegava a hora de fechar um pacote com eles. Ai um dia eu chamei ele no WhatsApp e mandei a real. Perguntei se ele poderia montar o meu pacote no CPF da minha esposa. Ele rapidamente disse que sim, e assim aconteceu.
Estou ou não estou na LISTA NEGRA da Claro? Desculpem pelo desabafo.
A blacklist existe sim, tem alguns itens que pode colocar a pessoa lá:

*Reclamações na Anatel, Consumidor, Procon e Reclame Aqui;
*Sempre pagar as faturas atrasadas;
*Ficar forçando a empresa a te dar desconto em planos através de Anatel, Consumidor e Ouvidoria;
*Ter produtos cancelados por inadimplência;
*Comprar planos Controle ou Pós Pago com desconto de aparelho e não pagar nenhuma fatura só pra ficar com o aparelho (esse aqui praticamente destrói o relacionamento) e muita gente faz;
*Ter banda larga fixa cancelada por inadimplência, gera bloqueio do CPF para compra em qualquer endereço, mesmo que a pessoa quite as contas e mesmo que se mude, o novo morador não conseguirá comprar por 1 ano porque o endereço vai pra lista de bloqueio (acho injusto esse aqui);
*Pagar multa de quebra de contrato pra sair.

Eu não sei se tô na Claro porque peguei banda larga ano passado e tive um plano Controle na pandemia, mas eu tive dificuldade com o Claro TV+ que não conseguia usar meu cadastro de jeito nenhum, nem a Ouvidoria resolveu, então tive que pedir no nome da minha mãe que aprovou na hora o cadastro. Tipo, eu contratei no meu nome, mas não acessava o serviço, dizia que meu cadastro tinha um erro. Então eu não conseguia usar.
Vou ver como vai ser agora pra pedir o Claro Fibra, por isso vou fazer direto na loja com um amigo. Tem o Oi Fibra que eu passei pra uma amiga ainda no meu nome, com contas em dia, tem o Vivo Fibra aqui pagando quase 300 juntando Fibra, Móvel, Fixo, TV e Netflix, então se a Claro não me aprovar aí tem coisa.

Eu sei que eu tô naquela operadora azul que adora cortar um cliente, eles não me querem lá, tive umas tretas com eles no passado, lá eu só consigo ter pré. Só na Anatel eu tinha uma página inteira de tretas com eles. Na época da banda larga fixa deles era muita treta por conta que eles não vinham fazer manutenção quando chamados, erravam na fatura, mudavam plano sem pedir, era uma doideira. Inclusive não entrei pra trabalhar direto pra eles por conta que não podia fazer linha kkkk. Passei tudo no processo.
Mas trabalhei na L1ve T pra uma parceira de infra e PAP.
 
Aqui na minha página de planos da Claro também aparece o bannerzinho "Fibra+" mas permanece como HFC aqui e os planos mostram os upload típicos de HFC. Esse bannerzinho do site então não significa muito coisa, né? Meio que induz ao erro, se parar pra pensar no lado leigo de possíveis novos assinantes...
 
Será que por talvez na ouvidoria só tratem de contratos já firmados, não sendo possível ali neste setor vender um plano?

Eu lembro mais ou menos, mas me refresque a memória: você em algum momento teve alguma rusga com a Claro em algum produto? Ou teve débito em aberto? Isso tudo é muito estranho sim, e geralmente quem fica "guardando mágoa" é serviço financeiro que te aponta casca de milho no papel higiênico de não sei quanto tempo atrás, restringindo ou mesmo negando crédito / serviço.

Ou isso é coisa da Quadrilha Acrobática ou a Equipe das 3 Rodas te acaneando :coolface:.
A minha linha móvel era da Claro e como a VIVO me fez uma boa proposta, saí da CLARO pagando a multa porque estava fidelizado. Isso explica?
 
Em qual confiar?



O do navegador pegou 4 conexões sendo uma delas na Claro de SP.
O do console pegou apenas 01 conexão contra a Claro de SP.
Se o server da Claro em SP beneficia os usuários da própria rede no Speedtest, explica porque deu maior taxa mesmo com menos conexões.
 
Em qual confiar?



O cli é sempre mais preciso,ele não tem as limitações de hardware ou alguma limitação ou bug do navegador, já testou em outro servidor no web? Já testou em outro navegador ou em outro pc?
 
O do navegador pegou 4 conexões sendo uma delas na Claro de SP.
O do console pegou apenas 01 conexão contra a Claro de SP.
Se o server da Claro em SP beneficia os usuários da própria rede no Speedtest, explica porque deu maior taxa mesmo com menos conexões.
Obrigado por explicar.
Tava olhando meu histórico de testes pelo site e antes pegava 920/930 com 4 servidores, geralmente um ou dois da própria Claro (SP e Osasco).
Hoje só consigo pegar mais de 900 se escolher somente o servidor próprio da Claro.

Talvez seja algo de fato na rede do lado da claro que tenha mudado. Achei muito estranho, tem teste que dá 650, e o plano é 750, eu entendo que está dentro da margem dos 80% da Anatel, mas parece algo intermitente.

Vou tentar desencanar disso e ver como fica.

Obrigado galera pela ajuda e paciência cmg. tmj
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

tá baixando esse aqui a 89-95 com picos 100

 
Última edição:
Aqui na minha página de planos da Claro também aparece o bannerzinho "Fibra+" mas permanece como HFC aqui e os planos mostram os upload típicos de HFC. Esse bannerzinho do site então não significa muito coisa, né? Meio que induz ao erro, se parar pra pensar no lado leigo de possíveis novos assinantes...
Então, como onde moro é área nova da Claro e é Fibra, pode ser que o site só ativou o endereço pra consultas, mas ainda não tá mostrando os planos certos. Aconteceu com a Vivo ano passado, chegou aqui em Nov/2022, contratei pela loja própria em Maio/2023 e o site mostrava "sem cobertura" ainda meses depois. Hoje já mostra cobertura.
Em breve a Claro deve atualizar.

A minha linha móvel era da Claro e como a VIVO me fez uma boa proposta, saí da CLARO pagando a multa porque estava fidelizado. Isso explica?
Pode ser por isso sim, como citei acima.
Em 2020 eu tinha feito um Claro Controle em Janeiro, em Março eu cancelei por conta da pandemia já que eu não ia ficar saindo de casa e eu tinha feito o Controle pra usar indo e voltando da faculdade. Tinha contrato e paguei a multa de 200 reais pra sair. Isso pode ter criado a dificuldade com meu cadastro do Claro TV.
 
Então, como onde moro é área nova da Claro e é Fibra, pode ser que o site só ativou o endereço pra consultas, mas ainda não tá mostrando os planos certos. Aconteceu com a Vivo ano passado, chegou aqui em Nov/2022, contratei pela loja própria em Maio/2023 e o site mostrava "sem cobertura" ainda meses depois. Hoje já mostra cobertura.
Em breve a Claro deve atualizar.


Pode ser por isso sim, como citei acima.
Em 2020 eu tinha feito um Claro Controle em Janeiro, em Março eu cancelei por conta da pandemia já que eu não ia ficar saindo de casa e eu tinha feito o Controle pra usar indo e voltando da faculdade. Tinha contrato e paguei a multa de 200 reais pra sair. Isso pode ter criado a dificuldade com meu cadastro do Claro TV.
Pô, a Claro poderia mesmo atualizar aqui para Fibra. Por hora, só tem o banner '+Fibra' mesmo. Não aguento mais esse HFC meia boca entregando abaixo do contratado.
 
Pô, a Claro poderia mesmo atualizar aqui para Fibra. Por hora, só tem o banner '+Fibra' mesmo. Não aguento mais esse HFC meia boca entregando abaixo do contratado.
Em algum momento a sobreposição vai chegar pra todo mundo. Pelo que meu amigo que trabalha na Claro disse, eles querem trocar tudo pra fibra, mas não querem perder os clientes que eles tem no HFC enquanto substituem a rede. Mas tem muita gente saindo do HFC para Vivo, Oi e outras operadoras menores que chegam nas regiões da Claro. Então eles deram uma acelerada. Por exemplo, a Claro não trabalhava dia de domingo com infra, hoje ainda eles estavam aqui na rua de baixo trabalhando. Estão correndo atrás, liderança deles está em jogo. Chegaram com fibra até no interior do meu Piauí, porque a Vivo tinha chegado lá com tudo.
 
Em algum momento a sobreposição vai chegar pra todo mundo. Pelo que meu amigo que trabalha na Claro disse, eles querem trocar tudo pra fibra, mas não querem perder os clientes que eles tem no HFC enquanto substituem a rede. Mas tem muita gente saindo do HFC para Vivo, Oi e outras operadoras menores que chegam nas regiões da Claro. Então eles deram uma acelerada. Por exemplo, a Claro não trabalhava dia de domingo com infra, hoje ainda eles estavam aqui na rua de baixo trabalhando. Estão correndo atrás, liderança deles está em jogo. Chegaram com fibra até no interior do meu Piauí, porque a Vivo tinha chegado lá com tudo.
Mas é estranho aqui no condomínio por exemplo, porque só consegui trocar a tecnologia depois que um técnico ao sair aqui do AP, se interessou em tirar fotos da instalação pq ligando pra central, o atendente dizia que não havia viabilidade técnica. E depois disso, eu olho lá no meu andar e por enquanto só eu estou com FIBRA. Restaria ir nos outros andares designados pela CLARO, que estariam recebendo a fibra.
 
Mas é estranho aqui no condomínio por exemplo, porque só consegui trocar a tecnologia depois que um técnico ao sair aqui do AP, se interessou em tirar fotos da instalação pq ligando pra central, o atendente dizia que não havia viabilidade técnica. E depois disso, eu olho lá no meu andar e por enquanto só eu estou com FIBRA. Restaria ir nos outros andares designados pela CLARO, que estariam recebendo a fibra.
Condomínio é complicado, primeiro tem que convencer o síndico de ajudar e facilitar o acesso, depois tem que ter contato com equipe de PAP interessada em adequar e fazer o cadastro do condomínio pra passar para o supervisor passar para a área de infra.
As vezes rola desinteresse ou simplesmente esquecimento de alguma dessas partes.
Claro que qualquer operadora tem interesse em entrar em um condomínio porque é venda garantida.
Onde meu irmão mora é prédio novo, fez 1 ano agora, já tem Claro e Vivo Fibra lá.
Quando eu era PAP da NET ficava correndo atrás de condomínio em construção porque era venda garantida.
 
Pô, a Claro poderia mesmo atualizar aqui para Fibra. Por hora, só tem o banner '+Fibra' mesmo. Não aguento mais esse HFC meia boca entregando abaixo do contratado.
É uma possibilidade.
Se a rede aí já estiver no limite de clientes e/ou de banda, eles geralmente fazem a sobreposição.
Numa situação normal como essa de algum limite na rede coaxial, a Claro faz a quebra de node, que é a divisão do node que te atende em outros 2.
Mas como não constroem e nem expandem mais a rede coaxial, nesses locais como o seu eles preferem sobrepor com rede FTTH.
Há a possibilidade de aumentarem a quantidade de canais de download em situações de problemas de banda como a sua. Mas isso só ocorre quando há essa possibilidade.
Isso depende de vários fatores técnicos, como presença ou não de interferência na rede ou largura de banda da rede construída (500, 750 MHz ou 1 GHz de largura).
Juiz de Fora teve a rede coaxial construída mais ou menos na mesma época que Fortaleza, se não me engano. A rede aí deve ser de 1 GHz de largura.
Aí cabem tranquilamente 32 a 48 canais de download QAM no cabo, caso não hajam interferências na região.
 
Última edição:
Condomínio é complicado, primeiro tem que convencer o síndico de ajudar e facilitar o acesso, depois tem que ter contato com equipe de PAP interessada em adequar e fazer o cadastro do condomínio pra passar para o supervisor passar para a área de infra.
As vezes rola desinteresse ou simplesmente esquecimento de alguma dessas partes.
Claro que qualquer operadora tem interesse em entrar em um condomínio porque é venda garantida.
Onde meu irmão mora é prédio novo, fez 1 ano agora, já tem Claro e Vivo Fibra lá.
Quando eu era PAP da NET ficava correndo atrás de condomínio em construção porque era venda garantida.
Eu acho que você não captou o que eu disse... onde moro a FIBRA já tinha sido instalada mas no CALLCENTER dava como sem viabilidade. Foi preciso o técnico que esteve no meu apartamento incluindo um TAP no meu modem HFC tirar fotos da instalação e mandar pro seu supervisor para depois me ligarem e realizarem a troca de HFC pra FIBRA. Estou pasmo com a sua memória (risos).
 
Eu acho que você não captou o que eu disse... onde moro a FIBRA já tinha sido instalada mas no CALLCENTER dava como sem viabilidade. Foi preciso o técnico que esteve no meu apartamento incluindo um TAP no meu modem HFC tirar fotos da instalação e mandar pro seu supervisor para depois me ligarem e realizarem a troca de HFC pra FIBRA. Estou pasmo com a sua memória (risos).
Esse na verdade é o mal de empresa muito grande.
As informações ou são muito desencontradas ou se perdem dentro da burocracia da empresa.
O pior que você acabou ajudando eles, pois construir uma rede dessas seja onde for e não ter cliente conectado é prejuízo.
Eu passei por algo parecido quando construíram a rede coaxial aqui na cidade, ainda em 2013.
Lembro que já faziam 6 meses que tinham finalizado a rede e no call center também dava como sem cobertura.
Tive que descobrir um CEP de onde tinha viabilidade para digitar no site de vendas da NET, escolher o plano, e na hora da finalização por o endereço correto.
No outro dia recebi um e-mail de um vendedor do setor comercial da NET, dizendo que viu que a rede aqui já tava finalizada há meses e não tinham iniciado ainda as vendas. Disse que ia entrar em contato com o setor técnico e pedir liberação.
Acabou que no dia seguinte ao contato dele já recebi um e-mail com o comprovante de compra e com a data de instalação.
Fui o primeiro cliente aqui da região.
 
A minha linha móvel era da Claro e como a VIVO me fez uma boa proposta, saí da CLARO pagando a multa porque estava fidelizado. Isso explica?
Não vejo muita lógica nisso, você arcou com uma quebra de contrato e ressarciu o prejuízo. Masss... tudo é possível nesse meio em que um passa o outro para trás. É meio temerário você "punir" um cliente que potencialmente pode voltar para a base, caso quebre a cara na outra operadora... birrinha é o cúmulo!! Parece que todo aquele malabarismo da retenção se resume ao mesmo teatro da Mulher infiel que é pega no flagra implorando para voltar para o Guampudo.

O Especialista tem trânsito livre nas principais operadoras e toma cafézinho com CEO's, tá por dentro de tudo, já elucidou (segundo o que diz). :jornal:
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo