[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

No caso da ATC, se não me engano, só usam a estrutura física da rede.
O sinal usado na ATC vem da rede da Claro.
Incluindo o intervalo de IPs.
Isso na verdade depende do tipo de contrato com a rede neutra, a ATC tem contrato semelhante com a VIVO em MG e usa backbone VIVO.
A rede neutra e do cliente até a saída da OLT nesse tipo de contrato.
 
Aqui eu assino Claro PME 1000/500.
Não tem como saber se eu recebo overhead pq nenhuma ONT Claro Fibra possui porta 2.5gbe pelo menos em POA.
Bom, tudo indica que eu nao tenho overhead pq no upload nao ultrapassa muito dos 500gbps.
Por outro lado uma galera disse q o overhead é bem maior no download que no upload.
Bom assim que a Claro lançar uma ONT com 2.5gbe eu irei migrar.

Fiz um speedtest aqui e no video aparece o medido do dumeter.
Speedtest ligado no cabo ethernet usando um Adaptador Lenovo Usb-c Para Ethernet 4x90s91831.
ONT Huawei HG8245Q2 em bridge.
Roteador Xiaomi ax3000.


Ai na sua cidade é rede própria da Claro ou é rede neutra? o @KILLME se não estou enganado também não tinha overhead no upload, somente no download e isso só mudou depois de um bom tempo.
 
A ONT com porta de 2,5Gbps existe e já tem faz uns meses, só ler uns posts atrás...o problema é fazer a Claro trocar a sua numa boa, digo isso pq eu tenho e uso ela e foi na base da ANATEL.

Quanto ao overhead, assinar o plano de 1000/500 pra ficar com essas velocidades não faz sentido algum, vc está "deixando de receber" fácil de 450 a 500Mbps no download.
Eu pago 149,99 pra ter esse plano.
E a velocidade ta sendo entregue, se eu colocar uma ONT de 2.5gbe com certeza ira bater a velocidade contratada (nao sei se tera overhead).
E voce saberia dizer qual é a ONT de porta 2.5?
Ai na sua cidade é rede própria da Claro ou é rede neutra? o @KILLME se não estou enganado também não tinha overhead no upload, somente no download e isso só mudou depois de um bom tempo.
Nao saberia dizer se é rede neutra. Como eu posso descobrir?
 
Pessoal estou querendo alterar meu provedor para Claro. Moro no Paraná e na minha cidade ainda é somente HFC. Vale a pena? Tenho uma operadora local que está dando umas quedas e atualmente trabalho em home office..
sinceramente, eu procuraria outra operadora local, eu tava em uma operadora local, funcionava tudo perfeitamente, porém devido a Oi não querer consertar meu telefone fixo, e eu não queria perder pois paguei mais de 2000 na época por ele, acabei cancelando minha operadora local e migrando tudo pra claro, mas eu fiz um combo, entao se você não tem interesse em telefone fixo ou TV a cabo e a tua operadora local está com problema, procura outra operadora local que te vende fibra, trocar FTTH por HFC, é como jogar na loteria, pode dar certo como pode dar errado.
 
Boa obrigado.
Vou vasculhar o tópico mas vc saberia dizer se é de boa colocá-lo em bridge ou fica tudo bugado?
Segundo já reportaram aqui no fórum esta ONT tem problema em ser configurada em modo bridge.
 
Boa obrigado.
Vou vasculhar o tópico mas vc saberia dizer se é de boa colocá-lo em bridge ou fica tudo bugado?
É um pouco problemática pra pegar ipv4 em bridge, mas dá pra fazer, o resultado é este:
15914947358.png
 
Ai na sua cidade é rede própria da Claro ou é rede neutra? o @KILLME se não estou enganado também não tinha overhead no upload, somente no download e isso só mudou depois de um bom tempo.
Eu pago 149,99 pra ter esse plano.
E a velocidade ta sendo entregue, se eu colocar uma ONT de 2.5gbe com certeza ira bater a velocidade contratada (nao sei se tera overhead).
E voce saberia dizer qual é a ONT de porta 2.5?

Nao saberia dizer se é rede neutra. Como eu posso descobrir?
Em Porto Alegre a rede é inteiramente própria. Tanto no HFC como na fibra.
Em nenhuma cidade onde a Claro já possui rede HFC, é utilizada rede neutra.
E mesmo onde a Claro opera já com rede neutra, até agora vem usando backbone próprio, como nas regiões onde há contrato com a American Tower.
 
Eu pago 149,99 pra ter esse plano.
E a velocidade ta sendo entregue, se eu colocar uma ONT de 2.5gbe com certeza ira bater a velocidade contratada (nao sei se tera overhead).
E voce saberia dizer qual é a ONT de porta 2.5?

Uma alternativa, caso vc eventualmente não consiga que a Claro coloque a ONT com porta de 2,5gb, seria vc comprar uma ONT com porta de 2,5gb (como a Vsol V2802RH) para colocar no lugar da ONT da claro ( https://forum.adrenaline.com.br/threads/eliminar-ou-trocar-onu-ont-hgu-da-operadora-provedor.699243/ )
 
Pessoal, amanhã a Claro vem aqui fazer a instalação do plano de 1Gb. Moro na capital do RJ em apartamento, minha dúvida é se eles vem com a fibra ou vem com aquele cabo branco coaxial ainda?
 
Depois de uns 7 anos, estou desistindo da Claro. Tenho um plano de 300 Mega por HFC que chega +- 450 Mega de download e 60 Mega de upload, a velocidade sempre bate certinho, porém direto tenho "travamentos", jogar então é impossível, sempre desconectado do servidor e com lag.
 
Pessoal, amanhã a Claro vem aqui fazer a instalação do plano de 1Gb. Moro na capital do RJ em apartamento, minha dúvida é se eles vem com a fibra ou vem com aquele cabo branco coaxial ainda?
Se você não mora em área nobre pode ter certeza que é 80% de chances de ser coaxial.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depois de uns 7 anos, estou desistindo da Claro. Tenho um plano de 300 Mega por HFC que chega +- 450 Mega de download e 60 Mega de upload, a velocidade sempre bate certinho, porém direto tenho "travamentos", jogar então é impossível, sempre desconectado do servidor e com lag.
É eu te entendo bem como é jogar no coaxial, o ping é muito alto, é aconselhavel você procurar uma internet que tenha 100% fibra, Internet de Bairro, Oi ou Vivo.
 
Se você não mora em área nobre pode ter certeza que é 80% de chances de ser coaxial.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


É eu te entendo bem como é jogar no coaxial, o ping é muito alto, é aconselhavel você procurar uma internet que tenha 100% fibra, Internet de Bairro, Oi ou Vivo.
O problema não é nem a latência e sim que a internet para de funcionar e volta. Isso várias vezes ao dia. Vou testar a Oi/V.tal que é a única disponível aqui.
 
É só ver o upload que aparece ao consultar no site, SE for até 100 mb, é HFC, se for 50% do down, vai ser fibra.
Pow, no momento que solicitei frisei que queria fibra e confirmaram. No site diz fibra. Mas ao clicar na (!) aparece upload de 100mb 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

Vou continuar na Tim, que está me sacaneando (8 dias sem internet e ninguém sabe resolver o problema).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se você não mora em área nobre pode ter certeza que é 80% de chances de ser coaxial.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Próximo ao Maracanã.
 
Pow, no momento que solicitei frisei que queria fibra e confirmaram. No site diz fibra. Mas ao clicar na (!) aparece upload de 100mb 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

Vou continuar na Tim, que está me sacaneando (8 dias sem internet e ninguém sabe resolver o problema).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Próximo ao Maracanã.
Moro aqui perto do projac e no meu prédio tem Fibra, mas o que morava antes na frente não tinha.

Acho que é meio loteria.
 
Amigos, vocês já enfrentaram algum problema de bufferbloat? Conseguiram solucionar (ou pelo menos minimizar)?
Tenho uma internet claro 500/50 (atualmente chegando a 700/100 em alguns momentos do dia), com o modem Kaon CG3000 em bridge conectado a um sistema roteador mesh TPLINK/DECO.
Embora tenha habilitado o QoS no roteador, ao fazer o teste no site https://www.waveform.com/tools/bufferbloat sempre recebo valores altos de latência (unloaded 25 ms; download active +50 ms e upload active +400 - valores aproximados). Teria como melhorar isso, ou só abandonando o cabo coaxial e migrando para fibra?
 
Última edição:
É só ver o upload que aparece ao consultar no site, SE for até 100 mb, é HFC, se for 50% do down, vai ser fibra.
Correto.
Pow, no momento que solicitei frisei que queria fibra e confirmaram. No site diz fibra. Mas ao clicar na (!) aparece upload de 100mb 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

Vou continuar na Tim, que está me sacaneando (8 dias sem internet e ninguém sabe resolver o problema).
Para o plano de 500 MEGA o UP é de 250. Conforme o @Robert Pereira comentou.
 
Pessoal, amanhã a Claro vem aqui fazer a instalação do plano de 1Gb. Moro na capital do RJ em apartamento, minha dúvida é se eles vem com a fibra ou vem com aquele cabo branco coaxial ainda?
consulta no site , cep ...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pow, no momento que solicitei frisei que queria fibra e confirmaram. No site diz fibra. Mas ao clicar na (!) aparece upload de 100mb 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

Vou continuar na Tim, que está me sacaneando (8 dias sem internet e ninguém sabe resolver o problema).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Próximo ao Maracanã.
liga pra tim e espera aquela burrice artificial acabar tecle 5 ( reclamação ) e deixa rolar ate vim mensagem que está ocorrendo com sua tim ultracorte ( vai dizer que ta rolando na manutençao externa ), se nao quiser esperar essa manutençao pega esse protocolo entre em contato com a ouvidoria
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Amigos, vocês já enfrentaram algum problema de bufferbloat? Conseguiram solucionar (ou pelo menos minimizar)?
Tenho uma internet claro 500/50 (atualmente chegando a 700/100 em alguns momentos do dia), com o modem Kaon CG3000 em bridge conectado a um sistema roteador mesh TPLINK/DECO.
Embora tenha habilitado o QoS no roteador, ao fazer o teste no site https://www.waveform.com/tools/bufferbloat sempre recebo valores altos de latência (unloaded 25 ms; download active +50 ms e upload active +400 - valores aproximados). Teria como melhorar isso, ou só abandonando o cabo coaxial e migrando para fibra?
so passando longe do coaxial indo pra fibra
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo