[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Claro - HFC/FIBRA ÓPTICA

Bom dia pessoal,

atualizando a situação...

Após a troca dos cabos e retirada do TAP, o sinal no arris tg3442 tinha baixado e aparentemente normalizado, porém no mesmo dia a noite o sinal do TX já tinha pulado pra acima de 54, ficando vermelho novamente, conversei com o técnico e fiquei acompanhando se continuaria caindo, no domingo ocorreram novas quedas e na segunda Tb, aí na terça o msm técnico veio aqui pra trocar o modem d nvo e pedi pra ele ver se conseguia outro sagemcom, tinha só um em estoque na loja e o supervisor liberou pra ele, se n seria outro arris, ele alterou o modem e disse q fez a troca da rede Tb, aí o pessoal da Claro Tb iria verificar a rede pq ele tinha mandado q tva perdendo sinal. Por incrível que pareça, com o sagemcom o sinal TX caiu pra 39 e está exatamente igual ao níveis, desde a troca na terça não houveram mais quedas, só algumas variações de velocidade. Ainda hj verifiquei e o sinal no modem continua em 39 e está batendo exatamente igual ao níveis, então n sei se foi alguma mexida da claro na rede ou alguma incompatibilidade do arris e a caixa de distribuição.
Vou continuar acompanhando e espero que agora finalmente volte a normalidade.

Aproveitando, ontem por volta das 19hrs liguei na Claro só pra saber por quanto eles conseguiriam mudar meu plano de 500mb para 1gb, fiquei surpreso com o bom atendimento e o atendente me ofereceu o upgrade no plano já com o telefone 10 reais mais barato do que pago atualmente no de 500mb, então mandei efetivar a alteração. Até o momento no meu contrato consta o plano de 500mb e a velocidade não alterou, quem já solicitou alteração na velocidade demorou em média quanto tempo? Lembro que quando pedi a mudança de 250mb pra 500mb foi efetivado no msm dia.
eu sofro esse exato mesmo problema que você aqui em campo grande rj, acontecem umas quedas muito rápidas na internet porém o modem nunca apaga as luzes, e geralmente a conexão volta quando desligo e ligo novamente o wifi dos meus dispositivos, o ruim é que tem dias que chega a me tirar a paciência, do tanto que eu tenho q ficar reiniciando o wifi do modem ou o do dispositivo, também já troquei modem, cabo coaxial e o cabo preto externo, nos últimos dias tinha dado uma normalizada, porém hoje já começou a me encher o saco novamente

Aqui é fibra então, para o meu cep consta 1gbps/500 e tb escrito Tecnologia: 100% Fibra.

Vou buscar mais feedback quanto ao ping e estabilidade em jogos pc e quem sabe assino. Comparando com provedores de fibra local, a Claro ganha deles na performance?
Jogo de tudo, fps, moba, mmorpg e faço streaming.
assina por 7 dias sem compromisso
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

eu sofro esse exato mesmo problema que você aqui em campo grande rj, acontecem umas quedas muito rápidas na internet porém o modem nunca apaga as luzes, e geralmente a conexão volta quando desligo e ligo novamente o wifi dos meus dispositivos, o ruim é que tem dias que chega a me tirar a paciência, do tanto que eu tenho q ficar reiniciando o wifi do modem ou o do dispositivo, também já troquei modem, cabo coaxial e o cabo preto externo, nos últimos dias tinha dado uma normalizada, porém hoje já começou a me encher o saco novamente
consumidor.gov.br e anatel e bora la.;;; encha o saco deles para arrumarem

Dia 19/12/22 eu contratei a NET novamente depois de 4 anos fora, peguei para ter um link redundante ficando Vivo Fibra e Claro NET HFC. Fiz a contratação de 1GB assim como você e recebia 946/50, mas no site informava que o UP era 100, porém, depois de alguns dias e ninguém de vários níveis de atendimento resolver o problema eu mudei para 500MB. Em qualquer horário que eu fizer teste de velocidade chega 780/70, ou seja, estou pagando a metade do valor de 1GB e recebendo quase a mesma velocidade.
Vou acompanhar nos próximos dias como vai ficar, mas realmente, o de 500mb tva dando download e upload maior. Como o valor q eles fizeram pra mim ficou 10 reais mais barato do q o de 500mb, n vou me preocupar com isso agora, vou me preocupar primeiro com a instabilidade q tá rolando, depois eu vjo isso, se n melhorar, volto pro de 500mb.

Eu vou só aguardar até próxima semana pq eu falei com o técnico hj q tá acompanhando e fez o serviço aqui, ele disse q deu baixa na rede justamente pra eles verificaram td, como ele fez na terça a tarde, ele acha q ainda N deu tempo deles verificarem, se eu ver alguém da claro pelos postes aqui perto por esses dias devem ser eles verificando. Então se a até a próxima semana n normalizar, vou mandar pra Anatel resolver e ainda vou pedir um desconto na fatura pela má qualidade do serviço e transtorno.

Qual modem atual?

Vou acompanhar nos próximos dias como vai ficar, mas realmente, o de 500mb tva dando download e upload maior. Como o valor q eles fizeram pra mim ficou 10 reais mais barato do q o de 500mb, n vou me preocupar com isso agora, vou me preocupar primeiro com a instabilidade q tá rolando, depois eu vjo isso, se n melhorar, volto pro de 500mb.

Eu vou só aguardar até próxima semana pq eu falei com o técnico hj q tá acompanhando e fez o serviço aqui, ele disse q deu baixa na rede justamente pra eles verificaram td, como ele fez na terça a tarde, ele acha q ainda N deu tempo deles verificarem, se eu ver alguém da claro pelos postes aqui perto por esses dias devem ser eles verificando. Então se a até a próxima semana n normalizar, vou mandar pra Anatel resolver e ainda vou pedir um desconto na fatura pela má qualidade do serviço e transtorno.
reinicia de novo modem. Veja se nova sincronizaçao resulta melhora

f@st 3895 da sagemcom
melhor modem, to com ele aqui, é muito sensível pra rede com ruidos (assim fica mais facil os tecnicos verem as portadoras mostrada por ele)

Última edição:

melhor modem, to com ele aqui, é muito sensível pra rede com ruidos (assim fica mais facil os tecnicos verem as portadoras mostrada por ele)
gostei muito dele, ele cobre minha casa inteira, uma pena que estou tendo essas intermitências, espero que em breve isso melhore

Claro fibrou meu bairro em dezembro e desde então estão oferecendo planos FTTH.

Se quiserem adicionar a cidade no mapa de cobertura: Farroupilha - RS

Aqui na cidade tem rede HFC em alguns bairros, mas no meu não tinha.

Adquiri o plano de 125 megas porque é o que dá para o momento, trocando provedor regional por eles, espero não me arrepender haha
FTMj4U5.png

Foi instalado uma ONT da Humax HP610 e como visto acima, está chegando ~50% a mais de velocidade.
Incrivelmente, recebendo IP Válido (189) sem CGNAT.

Reiniciei aqui, download piorou, desceu pra 467mb, reiniciei de nvo deu 567mb e depois a Internet travou! Reiniciei pela terceira vez, download foi pra 701, porém em tds os casos o upload tá capado em 51mb, n passa disso.

O técnico até tinha me falado q achava melhor deixar como tva nos 500mb, pq se eu subisse pra 1gb, qualquer ruído ou interferência na rede, lascava logo a minha conexão.

Mas enquanto essa rede n estabilizar aqui, n tenho muito o que fazer, semana q vem é o deadline pra claro resolver, se n, Anatel.

Chegou o transceiver, vou testar amanhã.
Pelo que entendi tem que configurar o serial da ONU e a vlan.

Qual nível tolerável da fibra?
Tipo no começo do tópico tem do HFC, que o TX deve ficar entre 40 a 52, RX -12 a +12.
Da fibra qual o range?

Reiniciei aqui, download piorou, desceu pra 467mb, reiniciei de nvo deu 567mb e depois a Internet travou! Reiniciei pela terceira vez, download foi pra 701, porém em tds os casos o upload tá capado em 51mb, n passa disso.

O técnico até tinha me falado q achava melhor deixar como tva nos 500mb, pq se eu subisse pra 1gb, qualquer ruído ou interferência na rede, lascava logo a minha conexão.

Mas enquanto essa rede n estabilizar aqui, n tenho muito o que fazer, semana q vem é o deadline pra claro resolver, se n, Anatel.
tenta voltar pra 500 mega, como @Arris fez quando ele teve problema parecido.
Entra em contato com a claro alegando que tem problemas de velocidade e intermitência. Com este protocolo fale com a ouvidoria. Alegando todos os problemas que teve e os atuais.

Chegou o transceiver, vou testar amanhã.
Pelo que entendi tem que configurar o serial da ONU e a vlan.

Qual nível tolerável da fibra?
Tipo no começo do tópico tem do HFC, que o TX deve ficar entre 40 a 52, RX -12 a +12.
Da fibra qual o range?

-27 até -8

Ontem fui na casa dos véio e levei meu Dell G15 7657 com ethernet. Lembrando que eles contrataram 500/35 e testei entre 17h30 e +ou- 20h00, Sampa no Tatuapé.

-Speedtest deu sempre 750/95 no servidor da Claro. Escolhi a esmo um servidor na costa oeste dos EUA e deu ~600/50.

-testmy.net combined no servidor da Florida DL ficou na média de 600 tb, mas UP variou demais, tipo de 5 até 70.

-qBittorrent puxando um distro de Linux com um zilhão de seeders travou em 700 e pouco pelo gerenciador de tarefas. Migrei há pouco tempo do uT 2.2.1 e ainda não acostumei com KiB.

-Steam deu pico de 82MB/s com a CPU e as ventoinhas se esgoelando. Deu gargalo.

Wifi do roteador é bem decente. Em certos cômodos, 5ghz tava melhor que o RT-AC68U com FW stock que dei pra eles. Com um dd-wrt, merlin, etc, não ia dar nem pro cheiro.

Para quem não tá acompanhando o tópico de troca de ONT, aqui eu consegui aposentar meu Huawei HG8245Q2 utilizando uma ONT SFP e um conversor de mídia:

OjNSXUq.png

Agora não preciso fazer LOAD BALANCE em duas portas para conseguir aproveitar a conexão de 1 Gbps.
Eu tenho um plano de 1GB da BLINK (operadora regional aqui de BH) e eles entregam só um roteador Gigabit, entao sempre fica travado por volta de ~930Mbps. Será que eu fazendo isso passaria de 930Mbps? Claro que tem a questão de autenticar na rede deles, etc, será que você conseguiria contar mais de como fez pra configurar tudo e o modelo dos equipamentos que você tá usando?

Vlw!

Eu tenho um plano de 1GB da BLINK (operadora regional aqui de BH) e eles entregam só um roteador Gigabit, entao sempre fica travado por volta de ~930Mbps. Será que eu fazendo isso passaria de 930Mbps? Claro que tem a questão de autenticar na rede deles, etc, será que você conseguiria contar mais de como fez pra configurar tudo e o modelo dos equipamentos que você tá usando?

Vlw!

A discussão sobre isso está sendo feita aqui ó: https://forum.adrenaline.com.br/thr...ocar-onu-ont-hgu-da-operadora-provedor.699243

Conversor de midia se vc não tiver um switch com sfp: https://www.aliexpress.com/item/1005004340369253.html
ONU SFP: https://www.aliexpress.com/item/1005003515662920.html (selecionar o modelo XPON)

----

Se o provedor usar APC (conector verde) tem que converter ele para o UPC (azul), tem um kit baratinho no ML: https://produto.mercadolivre.com.br...-com-roseta-cordo-optico-adaptador-sc-apc-_JM

---

Sobre as configurações cada provedor usa uma, no caso da Claro só precisei colocar o número de série do modem e VLAN da Internet. Essa ONU é bridge, logo vc precisa de um roteador com porta 2.5 para conseguir ultrapassar os 940 Mbps.

A discussão sobre isso está sendo feita aqui ó: https://forum.adrenaline.com.br/thr...ocar-onu-ont-hgu-da-operadora-provedor.699243

Conversor de midia se vc não tiver um switch com sfp: https://www.aliexpress.com/item/1005004340369253.html
ONU SFP: https://www.aliexpress.com/item/1005003515662920.html (selecionar o modelo XPON)

----

Se o provedor usar APC (conector verde) tem que converter ele para o UPC (azul), tem um kit baratinho no ML: https://produto.mercadolivre.com.br...-com-roseta-cordo-optico-adaptador-sc-apc-_JM

---

Sobre as configurações cada provedor usa uma, no caso da Claro só precisei colocar o número de série do modem e VLAN da Internet. Essa ONU é bridge, logo vc precisa de um roteador com porta 2.5 para conseguir ultrapassar os 940 Mbps.
Vou dar uma lida lá no tópico, muito obrigado pelos links!

Vlw!

Pessoal como reseta o modem CBN CH8568?
Pelo que vi é só apertar por 30 segundos um botão lateral... a questão é que não tem nenhum botão, o único é aquele na frente do WPS.
Estou ficando cego ou louco :sefu:

Pessoal como reseta o modem CBN CH8568?
Pelo que vi é só apertar por 30 segundos um botão lateral... a questão é que não tem nenhum botão, o único é aquele na frente do WPS.
Estou ficando cego ou louco :sefu:
oxe, pelas fotos que vi na internet o botão de reset está logo abaixo das 4 portas de rede e pra cima da porta USB, quase no meio da traseira do modem

É print de vídeo então ficou no padrão de qualidade .... Claro.
qXb4nk6.jpg

Estou utilizando a claro e deixaram um roteador aqui, tudo funcionando perfeitamente.
Porém quando eu desligo o PC, a entrada RJ do roteador fica com uma luz vermelha/laranja piscando a cada 1-2s.

Tem como desativar essa luz?

Não sei se já foi comentado aqui no Fórum, mas para informar que o município de Rio Claro-SP (região de Campinas/Piracicaba) tem três bairros já c FTTH. A rede HFC já existia nesses bairros. Infelizmente estou de mudança, era cliente Vivo e no meu novo endereço não há cobertura da Claro Fibra.

Até a total instalação da rede, desde os primeiros técnicos passando os cabos, deve ter levado aproximadamente três meses. A Claro priorizou os bairros mais nobres da cidade e também o bairro onde há uma universidade pública, muito provavelmente pelo número de kitnets na região...

Users who are viewing this thread

Voltar