[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Sim, inicialmente tentei realizar a conversão através do WhatsApp das lojas próprias. Tentei em três lojas, mas em todas eu teria que comparecer presencialmente para fazer a coleta da Biometria Facial. Então, dei uma fuçada pouco mais e encontrei o Chat Vivo no LinkedIn. Por lá, o processo foi mais simples: fiz a coleta da Biometria Facial e de Voz, além do envio dos documentos. Tudo foi analisado e aprovado, e o Código QR foi gerado e ativado no dispositivo. Já estava me preparando para recorrer à força bruta da Anatel, mas no final deu tudo certo pelo LinkedIn.
Mas você precisa ver se a loja é da Vivo mesmo ou franqueada (parceira com outra). Quando você seleciona o agendamento pelo aplicativo, aparece se é franqueado ou não. Eles enviam o link para fazer a autenticação facial e, logo após isto, enviam a foto do QR Code.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz uma ligação de Vivo - TIM e o codec HD foi ativado. Antes funcionava só com a mesma operadora, agora está com operadoras diferentes, mais alguém?
Deve ser por causa da proximidade delas em unir suas infraestruturas em diversas cidades.

Mas você precisa ver se a loja é da Vivo mesmo ou franqueada (parceira com outra). Quando você seleciona o agendamento pelo aplicativo, aparece se é franqueado ou não. Eles enviam o link para fazer a autenticação facial e, logo após isto, enviam a foto do QR Code.
São lojas próprias. Tentei nessas três porque já conheço bem essas lojas.

Q maravilha, hein. Enquanto isso, na TIM, tenho q aguardar 20 dias úteis pra me mandarem um chip novo, desde q minha linha foi pro limbo após usar aquele site trocadechip.com.br.
Eita. Eu gerei um eSIM por lá e foi tão de boa

Aconteceu erro durante o processo na sua linha?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

São lojas próprias. Tentei nessas três porque já conheço bem essas lojas.
Realizei a troca de eSIM do meu Vivo Easy duas vezes através do WhatsApp da Loja do Shopping Interlagos. Foram bem solícitos.

O eSIM que veio inicial estava com problema no VoLTE, abri reclamação na ouvidoria e me orientaram que realizaram um procedimento interno e eu precisava trocar de chip. Aí eles fizeram o procedimento numa boa através do whats.

Depois, precisei novamente trocar o eSIM pois o 5G SA não funcionava e novamente eles geraram numa boa.

Número deles (11) 94255-4205

Última edição:
Tem como mudar a data de vencimento do prezão da Claro sem precisar ligar para o atendimento deles ? Toda hora que eu tento ligar para eles eu fico mais de 20 minutos na fila de espera e ninguem me atende

Tem como mudar a data de vencimento do prezão da Claro sem precisar ligar para o atendimento deles ? Toda hora que eu tento ligar para eles eu fico mais de 20 minutos na fila de espera e ninguem me atende
Você se refere a renovação do prezão? Mas no caso você quer antecipar ou adiar? O pré-pago não tem data de vencimento, já que ele só funciona através de recargas, e não faturas/boletos.

Você se refere a renovação do prezão? Mas no caso você quer antecipar ou adiar? O pré-pago não tem data de vencimento, já que ele só funciona através de recargas, e não faturas/boletos.
Acho que ele quis dizer que está no cartão automático, ele deseja mudar a data de pagamento da recarga do prezão no cartão.

Novidades sobre o VoLTE e Voz wifi no claro controle?
Essas funções só estão disponíveis no Claro Pós.

Vivo Controle - VoWiFi e VoLTE.
TIM Controle - VoLTE, não existe VoWiFi (abandonaram o projeto).
Claro Pós - VoLTE e VoWiFi.

Novidades sobre o VoLTE e Voz wifi no claro controle?
Eu tive que desativar. O VoLTE na Claro ainda não está pronto para os planos controle e eu experimentei isso: o que tive de VoLTE foi só o ícone na barra de status mesmo. Todas as chamadas continuaram sendo canalizadas para o 3G.

Enquanto isso, a Anatel bateu o martelo para o lançamento do stir shaken/Origem Verificada para este dia 5. Com o sistema dependente da rede 4G/VoLTE, a massa de clientes da Claro vão ficar de fora dessa não sabemos até quando...

Eu tive que desativar. O VoLTE na Claro ainda não está pronto para os planos controle e eu experimentei isso: o que tive de VoLTE foi só o ícone na barra de status mesmo. Todas as chamadas continuaram sendo canalizadas para o 3G.

Enquanto isso, a Anatel bateu o martelo para o lançamento do stir shaken/Origem Verificada para este dia 5. Com o sistema dependente da rede 4G/VoLTE, a massa de clientes da Claro vão ficar de fora dessa não sabemos até quando...
Mas neste primeiro momento uma quantidade enorme de clientes ficarão de fora, mesmo TIM ou Vivo, pois dependem das fabricantes liberarem uma atualização para que o discador reconheça a identidade de quem está ligando e apareça na tela.

Estava lendo alguns fóruns de tecnologia e também postagens no Twitter/X, sobre como o 5G SA está engatinhando na Europa.

Operadoras como EE (UK) , Free (França) e Telekom (GER) lançaram por agora o 5G SA. Porém em pouquíssimas cidades.

Esta última lançou neste mês de outubro o serviço, mas parecido com a TIM, através apenas de um "Plugin 5G+ Gaming" . Só que lá liberam também o VoNR , como mostra nessa postagem:

Aqui no Brasil, vejo que estamos bem à frente da Europa em relação à expansão do Standalone mas se não fosse a exigência da Anatel, creio que teríamos apenas o NSA. kkk

Estava lendo alguns fóruns de tecnologia e também postagens no Twitter/X, sobre como o 5G SA está engatinhando na Europa.

Operadoras como EE (UK) , Free (França) e Telekom (GER) lançaram por agora o 5G SA. Porém em pouquíssimas cidades.

Esta última lançou neste mês de outubro o serviço, mas parecido com a TIM, através apenas de um "Plugin 5G+ Gaming" . Só que lá liberam também o VoNR , como mostra nessa postagem:

Aqui no Brasil, vejo que estamos bem à frente da Europa em relação à expansão do Standalone mas se não fosse a exigência da Anatel, creio que teríamos apenas o NSA. kkk

Pode ter certeza disto. O custo do core 5G com certeza seria a primeira coisa que as operadoras evitariam para manterem a lucratividade alta. No máximo adicionariam as frequências para diminuir o congestionamento das outras.

Pode ter certeza disto. O custo do core 5G com certeza seria a primeira coisa que as operadoras evitariam para manterem a lucratividade alta. No máximo adicionariam as frequências para diminuir o congestionamento das outras.
Acho uma boa a Anatel ter feito isso.

Ainda estamos na contramão do mundo em muita coisa, mas pelo menos no 5G estamos avançando.

E tomara que tenhamos mais aparelhos homologados e uma transição rápida para o desligamento das redes 2G e 3G.

Acho uma boa a Anatel ter feito isso.

Ainda estamos na contramão do mundo em muita coisa, mas pelo menos no 5G estamos avançando.

E tomara que tenhamos mais aparelhos homologados e uma transição rápida para o desligamento das redes 2G e 3G.
Com relação ao desligamento das redes legadas, eu acredito que vá demorar um pouco, já que as empresas que ainda utilizam elas tem uma resistência enorme de atualizar seus equipamentos.

Mas neste primeiro momento uma quantidade enorme de clientes ficarão de fora, mesmo TIM ou Vivo, pois dependem das fabricantes liberarem uma atualização para que o discador reconheça a identidade de quem está ligando e apareça na tela.
Segundo essa fonte, já no lançamento, todos os Android 11 ou superior terão "compatibilidade parcial" (Nome da empresa + checkmark de número validado). A Samsung deu a entender que já liberou. (Android 14 com compatibilidade total já no lançamento). A atualização para o iOS é esperada para dezembro. Talvez a coisa chegue mais rápido que a gente pensa.. mas vai que a Claro libera o VoLTE até o final do ano para não ficar pra trás 😅

Por falar em VoLTE na Claro, já sabem dizer que a NuCell (mvno da Nubank na Claro) tem suporte ao VoLTE? 😅

Última edição:

Acho que ele quis dizer que está no cartão automático, ele deseja mudar a data de pagamento da recarga do prezão no cartão.

Eu tenho dois numeros com o prezão mensal só que um vence dia 15 e outro dia 22, eu queria colocar os dois para vence por exemplo dia 10, eu deixei para recarregar no dia ja que me aconteceu esses tempos de fazer uma recarga antes e chegar no dia a claro não descontar no plano

Até o momento, não tem nada confirmado, mas como a Claro não disponibilizou para todos os seus clientes, acredito 100% que não irá disponibilizar para a Nucel. Quem sabe num futuro próximo, onde ela desligue massivamente as redes legadas, aí é certeza que ela migrará as linhas para o servidor IMS (responsável pelas chamadas VoLTE + VoWIFI).

Por falar nisto, uma coisa que eu achei interessante ao olhar o guia de aparelho do Motorola Edge 40 Neo (https://configuraraparelhos.claro.c...la-android-14/como-ativar-e-desativar-o-volte), aparece a seguinte mensagem "a função VoLTE está disponível somente para clientes pós-pago [...] Para os clientes pré-pago e controle, a função VoLTE AINDA não está disponível". Sei que isto determina que o recurso continua sendo exclusivo dos pós-pagos, mas o uso do do termo "ainda", para mim, reforça os planos dela expandir para os demais clientes.

e eu que ontem liguei pra TIM para resolver um valor (menos de R$5) que veio errado na minha fatura e saí com 30GB a mais no meu plano..... estou achando ela uma querida.
o valor do meu plano sendo R$60 (sendo R$20 do plugin) com tudo isso de internet que nem uso = melhor pra ela.

imagem do meu tim (site)

e eu que ontem liguei pra TIM para resolver um valor (menos de R$5) que veio errado na minha fatura e saí com 30GB a mais no meu plano..... estou achando ela uma querida.
o valor do meu plano sendo R$60 (sendo R$20 do plugin) com tudo isso de internet que nem uso = melhor pra ela.

imagem do meu tim (site)
O atendimento da TIM realmente é generoso. Eu acho que a operadora possui um dos melhores SACs comparado suas concorrentes. Pena que alguns lugares a qualidade do sinal e velocidade não acompanham ele.

Users who are viewing this thread

Voltar