[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Tanto o seu Smartphone la em Configurações > sobre o telefone > Informações de Status > Status do Chip como em aplicativos por exemplo NetMonster, vai conseguir visualizar essa informação, eles diferenciam o SA do NSA.
Aqui aparece NSA. Obrigada.

O TIM Controle (todos os planos) apenas têm acesso ao 5G NSA.

Para ter acesso à rede Standalone, na TIM precisa ter um plano Black elegível e contratar o Plugin 5G Plus.
Tem que ter um plano Pós Pago e contratar um plugin adicional para acesso ao 5G SA? Nem pensar.

Meu consumo de internet móvel fica sempre na casa de 8GB a 10GB no mês. Plano Controle dá e sobra pra mim. Prefiro gastar com outra coisa.

Aqui aparece NSA. Obrigada.

Tem que ter um plano Pós Pago e contratar um plugin adicional para acesso ao 5G SA? Nem pensar.

Meu consumo de internet móvel fica sempre na casa de 8GB a 10GB no mês. Plano Controle dá e sobra pra mim. Prefiro gastar com outra coisa.
A vantagem do 5G SA é a economia no consumo de bateria, não estar numa rede congestionada junto com o 4G em eventos grandes por exemplo.

A desvantagem é a limitação pra acesso por parte das operadoras, TIM e Claro apenas com planos pós e a Vivo libera para todos, até pré, porém na maioria das vezes precisa pedir pra eles ativarem.

Na TIM, eu consegui um bom desconto no plano Black com 5G SA através do Plugin e teve outros relatos aqui no fórum também que conseguiu dessa forma.

Se seu aparelho for Samsung, é fácil descobrir o codec (software que determina e dá pra saber qual a qualidade da ligação): basta digitar *#0011# no discador durante a chamada.
O meu é um motorola, edge40 (não é o neo), e suspeito que tenha o codec EVS. Certa ocasião recebi uma ligação Tim-Tim e o audio estava perfeito, o agudo cristalino a ponto de "doer" o ouvido, de eu precisar abaixar o volume. Coisa que normalmente não acontecia antes, mesmo no voLTE. Não sei se foi o local onde eu estava que o sinal era bom e a outra pessoa também, mas parecia som de CD, bem limpo.
Aliás, eu me recordo de no tempo em que só existiam celulares 2g as chamadas não era tão ruins como nos "2g" de hoje, pode ser impressão, mas parecia que o áudio era melhor. Não chegava a ser o voLTE de hoje, mas era muito melhor que uma chamada realizada via rede 2g atual.

Sei que a postagem é antiga, mas a tempos procuro por essa explicação também! Basta mudar pra 2g que o sinal se mostra bem mais intenso. Uma coisa que notei é que o limite de funcionamento do sinal em 2g é menor que o 4g, no network cell info lite. O sinal mínimo do 4g é -140db e o do 2g -115db. Mas ainda assim o sinal é mais forte, mesmo com as operadoras operando com uma potência menor no 2g.
Vocês saberiam explicar porque o 4G 1800 tem sinal inferior ao GSM 1800?
Inclusive o LTE 700 é pior que o GSM 1800 e quase igual ao LTE 1800 em questão de intensidade de sinal.

O mesmo se aplica ao WCDMA 2100 com o LTE 2100, se tu comparar a intensidade de sinais com tecnologias diferentes usando a mesma frequência tu nota que o sinal é mais fraco, até relatei isso em alguns posts atrás, teria alguma explicação para isso ou apenas as operadoras que habilitaram essas frequências no 4G com potência mais baixa?

Quem pôde testar o 4G, 3G e 2G nos EUA e países da Europa, podem dizer se lá também rola essa questão do sinal 4G ter um sinal mais fraco que o 3G ou 2G usando as mesmas frequências? (vai que seja uma limitação que a ANATEL impõe nas operadoras brasileiras)

O meu é um motorola, edge40 (não é o neo), e suspeito que tenha o codec EVS. Certa ocasião recebi uma ligação Tim-Tim e o audio estava perfeito, o agudo cristalino a ponto de "doer" o ouvido, de eu precisar abaixar o volume. Coisa que normalmente não acontecia antes, mesmo no voLTE. Não sei se foi o local onde eu estava que o sinal era bom e a outra pessoa também, mas parecia som de CD, bem limpo.
Aliás, eu me recordo de no tempo em que só existiam celulares 2g as chamadas não era tão ruins como nos "2g" de hoje, pode ser impressão, mas parecia que o áudio era melhor. Não chegava a ser o voLTE de hoje, mas era muito melhor que uma chamada realizada via rede 2g atual.
A TIM adota o codec AMR-WB. A única que se tem relato de usar o EVS é a Vivo. Você deve ter percebido uma qualidade melhor justamente pois as duas pontas usam o mesmo servidor IMS, utilizando o melhor codec.

Em relação ao EVS, o som fica ainda melhor, pois capta menos ruídos ao redor e é mais eficiente em relação a perda de pacotes.

Por fim, a qualidade das chamadas 2G pode ser resultado do redirecionamento das frequências para as gerações posteriores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sei que a postagem é antiga, mas a tempos procuro por essa explicação também! Basta mudar pra 2g que o sinal se mostra bem mais intenso. Uma coisa que notei é que o limite de funcionamento do sinal em 2g é menor que o 4g, no network cell info lite. O sinal mínimo do 4g é -140db e o do 2g -115db. Mas ainda assim o sinal é mais forte, mesmo com as operadoras operando com uma potência menor no 2g.
Se pegar um Certificado de Conformidade Técnica de um smartphone, verá que geralmente as frequências 2G tem as maiores potências máxima de saída (watts). Só para ter noção, gira em torno de 2W ~ 3W. No 3G ou 4G, não passa de 0,5W. A potência de saída que auxilia no estabelecimento da conexão com a Estação Rádio Base.

Última edição:
Eu comprei um modem 4g da ZTE homologado da Claro e ele acusa "Sim não registrado" no meu chip, mesmo assim eu consigo acessar internet e fazer ligações, tem algum problema em deixar assim ou não ? Caso tenha como eu faço para resolver isso, só ligando na CLaro ?

Eu comprei um modem 4g da ZTE homologado da Claro e ele acusa "Sim não registrado" no meu chip, mesmo assim eu consigo acessar internet e fazer ligações, tem algum problema em deixar assim ou não ? Caso tenha como eu faço para resolver isso, só ligando na CLaro ?
Já testou usar num celular e ver se aparece a mesma mensagem?

A multiplexação OFDMA, do 4G, é bem mais complexa e robusta do que o CDMA, do 3G, por exemplo, só que a medida que a capacidade de transmissão aumenta (como por exemplo o 64-qam), sobe também a suscetibilidade a interferência. Vale perguntar a alguma IA sobre isso..

Última edição:
A TIM adota o codec AMR-WB. A única que se tem relato de usar o EVS é a Vivo. Você deve ter percebido uma qualidade melhor justamente pois as duas pontas usam o mesmo servidor IMS, utilizando o melhor codec.

Em relação ao EVS, o som fica ainda melhor, pois capta menos ruídos ao redor e é mais eficiente em relação a perda de pacotes.

Por fim, a qualidade das chamadas 2G pode ser resultado do redirecionamento das frequências para as gerações posteriores.

Se pegar um Certificado de Conformidade Técnica de um smartphone, verá que geralmente as frequências 2G tem as maiores potências máxima de saída (watts). Só para ter noção, gira em torno de 2W ~ 3W. No 3G ou 4G, não passa de 0,5W. A potência de saída que auxilia no estabelecimento da conexão com a Estação Rádio Base.
Mas seria no caso a recepção do sinal que vem da ERB para o celular. Olhando o site da anatel, a tim costuma usar 20W na ERB para o 2G e 40W para o 4G. E o 4g chega "mais fraco" que o 2g.

Mas seria no caso a recepção do sinal que vem da ERB para o celular. Olhando o site da anatel, a tim costuma usar 20W na ERB para o 2G e 40W para o 4G. E o 4g chega "mais fraco" que o 2g.
A potência de saída refere-se à força do sinal que o dispositivo transmite para a rede móvel, ou seja, quanto de energia que ela despende para estabelecer e permanecer a conexão com a ERB.

Quanto maior for a potência de saída, mais se esforçará para manter-se conectado. Caso a potência for baixa, o modem do celular escaneará qual frequência que tenha qualidade de sinal melhor que substituirá a anterior.

Claro que a potência de transmissão da ERB também influencia no alcance deste sinal. Como exemplo, a B28 com 80W terá uma área de cobertura maior do que a de 40W.

Só lembrando que pra quem é Tim e não mora em SP ou RJ, o SA é uma completa bosta com o ping lá na pqp, pois os 'jênios' da Tim estão tunelando todo pro core que fica lá.
exatamente isso que relatei pouco tempo atrás.
quando realizo um teste no speedtest com o servidor da TIM de Salvador o ping fica entre 90 e 130ms, já se realizo com o servidor da TIM de São Paulo ou Rio fica entre 70 e 90ms.

imaginava que o servidor do core 5G da TIM não estava próximo daqui da cidade, assim os pacotes precisam fazer uma rota enorme até o destino.

edit: impressionante que, mesmo após dois anos, isso não tenha mudado

Última edição:
exatamente isso que relatei pouco tempo atrás.
quando realizo um teste no speedtest com o servidor da TIM de Salvador o ping fica entre 90 e 130ms, já se realizo com o servidor da TIM de São Paulo ou Rio fica entre 70 e 90ms.

imaginava que o servidor do core 5G da TIM não estava próximo daqui da cidade, assim os pacotes precisam fazer uma rota enorme até o destino.

edit: impressionante que, mesmo após dois anos, isso não tenha mudado
O ping no 5G SA da TIM na minha cidade ( São José dos Campos-SP)

O ping no 5G SA da TIM na minha cidade ( São José dos Campos-SP)

a velocidade ai na tua cidade é muito boa.
aqui se passar de 400MB/s é lucro.

mas, claro.... ai voltamos naquela conversa de que essa velocidade toda não muda muita coisa nas tarefas diárias.
porém ainda assim é muita diferença entre regiões.

edit: e sobre o upload: se passar de 30MB/s é muito lucro.

claro.com.br ou java.claro.com.br

O pior é que eu tento falar com a ouvidoria da Claro mas nunca bate o protocolo que eles me passam no 1052, tentei abrir uma reclamação na Anatel para ver
No Minha Claro não registra os protocolos de atendimento? Para falar com a Ouvidoria pode ser qualquer um não aberto (que não esteja em processo de resolução), mas eu acredito que eles não conseguirão resolver.

Para linhas pré, controle, Flex e pós geralmente vem configurado o java.claro.com.br. Agora quando se trata dos chips que só funciona internet móvel, eles colocam o bandalarga.claro.com.br. Como você usa outros serviços além da internet, configure da seguinte forma

Claro Dados
APN: java.claro.com.br
Nome de usuário: claro
Senha: claro
MCC: 724
MNC: 05
Tipo de autenticação: PAP
Tipo de APN: default
Protocolo de APN: IPv4/IPv6
Protocolo de roaming da APN: IPv4

Caso não tenha algum destes itens para preencher no modem, não tem problema. Eu puxei esta APN de um celular. Pode ser que no roteador não precisa de tudo isto.

Se ainda não resolver sobre o status de SIM não registrado, não vejo problema de deixar como está, afinal isto não está te impedindo de utilizar a rede da operadora, podendo cair na questão de ser um bug da firmware que está mostrando a informação incorretamente.

Na vdd, a TIM tbm implementou o EVS. Creio q adição foi no início desse ano, mas ainda leva tempo até q todas fabricantes atualizem os celulares liberando o EVS no profile da TIM.

Ao q tudo indica, o EVS vai ser obrigatório para o VoNR funcionar, portanto a TIM já deve estar trabalhando para implementar o VoNR no futuro próximo.

Na vdd, a TIM tbm implementou o EVS. Creio q adição foi no início desse ano, mas ainda leva tempo até q todas fabricantes atualizem os celulares liberando o EVS no profile da TIM.

Ao q tudo indica, o EVS vai ser obrigatório para o VoNR funcionar, portanto a TIM já deve estar trabalhando para implementar o VoNR no futuro próximo.

Aproveitando para postar o meme de sempre:

aaa.jpg

Eu amo a dinâmica do Vivo Easy, a Vivo tem uma cobertura melhor para viagens (exceto em algumas regiões do nordeste onde a TIM domina no interior), ela permite ativar o 5G SA em qualquer plano, VoLTE, VoWIFI, mas ainda assim tem seus defeitos. Ao adquirir uma nova linha pré-paga a história se repete: você precisa ligar para a operadora para ativar o VoLTE/VoWiFI, a troca de chip para eSIM no aplicativo Meu Vivo ou via sistema iOS (troca nativa pelo iPhone) é problemática, o atendimento deles é horroroso, você precisa ouvir músicas de 20 min até mais de 1h dependendo do dia… É sofrível lidar com as operadoras no Brasil. Já tive problemas com todas! Por isso acabo ficando na que oferece sempre mais por menos. Por exemplo, agora uso a TIM como meu número principal pela sua cobertura excepcional no 5G no centro de São Paulo, mas se eu for pra zona leste, pegando a linha 12 da CPTM é perceptível a cobertura horrorosa da operadora italiana nessa região. A Claro, nem se fala… Pode até oferecer velocidades altas, mas todas as minhas tentativas de estar na Claro foram frustrantes. Sejam por faturas incorretas, ou o sinal sempre caindo para 3G em ambientes indoor, inexistência de VoLTE e VoWiFi nos planos pré, controle ou flex, enfim. É difícil lidar com todas. No momento prefiro usar meu TIM Black por um precinho camarada, pago em torno de 45 reais com muitos gigas e um Vivo Easy como backup para usar em viagens com o VoWiFi. Eu queria muito ter apenas um chip e viver em paz, mas no Brasil é muito difícil ser feliz em uma única operadora. Confesso que boa parte dos meus problemas seriam resolvidos se a TIM oferecesse VoWiFi, como a Vivo faz, mas como a Vivo não me exige pagamento mensal, permaneço com as duas. Claro eu não quero nem de graça.

Última edição:

Eu amo a dinâmica do Vivo Easy, a Vivo tem uma cobertura melhor para viagens (exceto em algumas regiões do nordeste onde a TIM domina no interior), ela permite ativar o 5G SA em qualquer plano, VoLTE, VoWIFI, mas ainda assim tem seus defeitos. Ao adquirir uma nova linha pré-paga a história se repete: você precisa ligar para a operadora para ativar o VoLTE/VoWiFI, a troca de chip para eSIM no aplicativo Meu Vivo ou via sistema iOS (troca nativa pelo iPhone) é problemática, o atendimento deles é horroroso, você precisa ouvir músicas de 20 min até mais de 1h dependendo do dia… É sofrível lidar com as operadoras no Brasil. Já tive problemas com todas! Por isso acabo ficando na que oferece sempre mais por menos. Por exemplo, agora uso a TIM como meu número principal pela sua cobertura excepcional no 5G no centro de São Paulo, mas se eu for pra zona leste, pegando a linha 12 da CPTM é perceptível a cobertura horrorosa da operadora italiana nessa região. A Claro, nem se fala… Pode até oferecer velocidades altas, mas todas as minhas tentativas de estar na Claro foram frustrantes. Sejam por faturas incorretas, ou o sinal sempre caindo para 3G em ambientes indoor, inexistência de VoLTE e VoWiFi nos planos pré, controle ou flex, enfim. É difícil lidar com todas. No momento prefiro usar meu TIM Black por um precinho camarada, pago em torno de 45 reais com muitos gigas e um Vivo Easy como backup para usar em viagens com o VoWiFi. Eu queria muito ter apenas um chip e viver em paz, mas no Brasil é muito difícil ser feliz em uma única operadora. Confesso que boa parte dos meus problemas seriam resolvidos se a TIM oferecesse VoWiFi, como a Vivo faz, mas como a Vivo não me exige pagamento mensal, permaneço com as duas. Claro eu não quero nem de graça.

Eu estou com um ódio imenso da Vivo. Parece que o link IMS dela é sensível demais ou que sua rede é mal estruturada. O VoLTE fica caindo quando eu conecto no Wi-Fi ou nos dados móveis e isto acontece com uma frequência.

Só para ter uma noção, estava numa ligação na Ouvidoria com o VoLTE funcionando, ao ligar os dados móveis, a ligação foi derrubada para o 3G. Por incrível que pareça, a chamada não caiu.

O engraçado é que testei o chip da TIM e não acontece isto nas mesmas ações que executei na Vivo.

Eu estou com um ódio imenso da Vivo. Parece que o link IMS dela é sensível demais ou que sua rede é mal estruturada. O VoLTE fica caindo quando eu conecto no Wi-Fi ou nos dados móveis e isto acontece com uma frequência.

Só para ter uma noção, estava numa ligação na Ouvidoria com o VoLTE funcionando, ao ligar os dados móveis, a ligação foi derrubada para o 3G. Por incrível que pareça, a chamada não caiu.

O engraçado é que testei o chip da TIM e não acontece isto nas mesmas ações que executei na Vivo.
As pessoas falam que a chamada da Vivo é melhor que a da TIM no VoLTE, mas eu sempre achei que a italiana oferece mais estabilidade no VoLTE que a Vivo. Inclusive já aconteceu comigo várias vezes da chamada cair durante o atendimento Vivo (*8486 ou ouvidoria). Parece que eles usam VoIP usando internet discada. Tinha uma época que eu tava recebendo uma resposta de uma reclamação que eu fiz na ANATEL e a chamada da atendente (ela que me ligou) ficava caindo de 1 em 1 minuto. Cronometrado! Mesmo com todos os defeitos que possam existir, a TIM fez um trabalho bem feito na implementação do VoLTE na sua rede. Além de escala (cobertura) eles tem bastante estabilidade na chamada. Eu consigo fazer chamadas usando o 5G também.

aqui a ligação da TIM por 5G SA já está funcionando.

no celular aparece o ícone de VoLTE, então o 5G SA consegue usar do VoLTE ou é apenas um erro visual e na verdade é o VoNR?

aqui a ligação da TIM por 5G SA já está funcionando.

no celular aparece o ícone de VoLTE, então o 5G SA consegue usar do VoLTE ou é apenas um erro visual e na verdade é o VoNR?
Verifique se durante a chamada o visor continua com o 5G ativado. Consigo fazer chamadas no 5G pela TIM e Vivo.

Users who are viewing this thread

Voltar