[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

No meu, o ícone continua 5G mas no FTM do meu iPhone ele muda de SA para SA + NSA aparecendo também a rede LTE . Ou seja, a ligação está em VoLTE e não em VoNR

Você tem razão! Acredito que as operadoras brasileiras precisam ativar o “Voz em 5G Standalone” como a T-Mobile faz no EUA. Usei lá a T-Mobile e a internet deles é perfeita!

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu amo a dinâmica do Vivo Easy, a Vivo tem uma cobertura melhor para viagens (exceto em algumas regiões do nordeste onde a TIM domina no interior), ela permite ativar o 5G SA em qualquer plano, VoLTE, VoWIFI, mas ainda assim tem seus defeitos. Ao adquirir uma nova linha pré-paga a história se repete: você precisa ligar para a operadora para ativar o VoLTE/VoWiFI, a troca de chip para eSIM no aplicativo Meu Vivo ou via sistema iOS (troca nativa pelo iPhone) é problemática, o atendimento deles é horroroso, você precisa ouvir músicas de 20 min até mais de 1h dependendo do dia… É sofrível lidar com as operadoras no Brasil. Já tive problemas com todas! Por isso acabo ficando na que oferece sempre mais por menos. Por exemplo, agora uso a TIM como meu número principal pela sua cobertura excepcional no 5G no centro de São Paulo, mas se eu for pra zona leste, pegando a linha 12 da CPTM é perceptível a cobertura horrorosa da operadora italiana nessa região. A Claro, nem se fala… Pode até oferecer velocidades altas, mas todas as minhas tentativas de estar na Claro foram frustrantes. Sejam por faturas incorretas, ou o sinal sempre caindo para 3G em ambientes indoor, inexistência de VoLTE e VoWiFi nos planos pré, controle ou flex, enfim. É difícil lidar com todas. No momento prefiro usar meu TIM Black por um precinho camarada, pago em torno de 45 reais com muitos gigas e um Vivo Easy como backup para usar em viagens com o VoWiFi. Eu queria muito ter apenas um chip e viver em paz, mas no Brasil é muito difícil ser feliz em uma única operadora. Confesso que boa parte dos meus problemas seriam resolvidos se a TIM oferecesse VoWiFi, como a Vivo faz, mas como a Vivo não me exige pagamento mensal, permaneço com as duas. Claro eu não quero nem de graça.

Tenho o mesmo pensamento que você.

Nesse momento por exemplo, estou num lugar onde meu TIM não funciona, na divisa da região Sul do RJ com a Zona da Mata Mineira, na casa de familiares.

Tenho um eSIM de Backup do Vivo Easy para usar quando precisar, por mais que eu fique aqui a maior parte do tempo no Wifi. Mas pega a Vivo , por conta de uma ERB que tem no lado de MG, cidade de Belmiro Braga. Porém daqui no caminho até Juiz de Fora- MG , a TIM instalou torres até chegar na BR-040, região onde todas funcionam.

Pra mim, a TIM só falta implementar o Voz WiFi , pois aí sim eu manteria apenas ela .

Não gosto muito da Vivo, acho os planos caros, prefiro a TIM, onde tenho mais por menos, Tim Black pagando pouco, uma ótima cobertura 5G e com o 5G SA deles em expansão.

A Claro é a única que eu não quero nem de graça. Adquiri um eSIM no final de 2023 no Teste Drive deles do Claro Flex, e nem renovei, acabei apagando o eSIM. Detesto o serviço deles , cobertura horrível. Em SP capital eu fiquei mais tempo conectado no 4G que 5G, não tem VoLTE, cobertura deles no interior é sofrível.

Espero que um dia a TIM implemente o Voz WiFi.

Você tem razão! Acredito que as operadoras brasileiras precisam ativar o “Voz em 5G Standalone” como a T-Mobile faz no EUA. Usei lá a T-Mobile e a internet deles é perfeita!

Exatamente ou até mesmo esconder essa opção e deixar apenas o Standalone, mas utilizando por padrão o VoNR onde ele for disponível .

Há operadoras mundo afora que têm o VoNR , mas desabilitaram esse botão de ativação ou desativação do "Voz em 5G Standalone" .

No VoLTE algumas escondem também, caso da Vivo.

No meu, o ícone continua 5G mas no FTM do meu iPhone ele muda de SA para SA + NSA aparecendo também a rede LTE . Ou seja, a ligação está em VoLTE e não em VoNR
aqui eu consegui realizar uma ligação pelo 5G SA forçando nas configurações o NR only.
quando eu realizo uma ligação com a rede automática, o 5G desce do SA para o NSA.

realizei uns testes agora..

a ligação por VoNR não completa para outras operadoras, somente funciona ligando para outro TIM (mesmo que a outra linha não tenha VoNR e nem VoLTE).

o VoLTE não consegue completar a chamada no 5G SA, apenas no NSA.

agora, quanto ao motivo pelo qual o VoNR já estando em funcionamento, mas, na seleção automática de rede, a TIM preferir mudar para o modo NSA para completar a ligação via VoLTE, em vez de concluir a chamada pelo próprio VoNR....

Última edição:
Tenho o mesmo pensamento que você.

Nesse momento por exemplo, estou num lugar onde meu TIM não funciona, na divisa da região Sul do RJ com a Zona da Mata Mineira, na casa de familiares.

Tenho um eSIM de Backup do Vivo Easy para usar quando precisar, por mais que eu fique aqui a maior parte do tempo no Wifi. Mas pega a Vivo , por conta de uma ERB que tem no lado de MG, cidade de Belmiro Braga. Porém daqui no caminho até Juiz de Fora- MG , a TIM instalou torres até chegar na BR-040, região onde todas funcionam.

Pra mim, a TIM só falta implementar o Voz WiFi , pois aí sim eu manteria apenas ela .

Não gosto muito da Vivo, acho os planos caros, prefiro a TIM, onde tenho mais por menos, Tim Black pagando pouco, uma ótima cobertura 5G e com o 5G SA deles em expansão.

A Claro é a única que eu não quero nem de graça. Adquiri um eSIM no final de 2023 no Teste Drive deles do Claro Flex, e nem renovei, acabei apagando o eSIM. Detesto o serviço deles , cobertura horrível. Em SP capital eu fiquei mais tempo conectado no 4G que 5G, não tem VoLTE, cobertura deles no interior é sofrível.

Espero que um dia a TIM implemente o Voz WiFi.

Exatamente ou até mesmo esconder essa opção e deixar apenas o Standalone, mas utilizando por padrão o VoNR onde ele for disponível .

Há operadoras mundo afora que têm o VoNR , mas desabilitaram esse botão de ativação ou desativação do "Voz em 5G Standalone" .

No VoLTE algumas escondem também, caso da Vivo.
Sim! Percebi que por padrão a Vivo esconde o botão de ativar o VoLTE. Acho um erro, pois leva a crer que o serviço está ativado por padrão. Todas as linhas Vivo que ativei (nas minhas idas e vindas pra operadora) tive que solicitar o VoLTE/VoWiFi via ouvidoria ou ANATEL. Ultimamente tenho utilizado o chat deles (https://livechat.vivo.com.br/livechat_linkedin/) no Linkedin pra solicitar esse tipo de coisa, pois odei0 passar 1h ouvindo aquela musiquinha deles.

aqui a ligação da TIM por 5G SA já está funcionando.

no celular aparece o ícone de VoLTE, então o 5G SA consegue usar do VoLTE ou é apenas um erro visual e na verdade é o VoNR?
Tenho quase certeza que muda para o 5G NSA quando recebe ligações. A TIM só anunciou que está fazendo os testes, não que já está liberado comercialmente.

Sim! Percebi que por padrão a Vivo esconde o botão de ativar o VoLTE. Acho um erro, pois leva a crer que o serviço está ativado por padrão. Todas as linhas Vivo que ativei (nas minhas idas e vindas pra operadora) tive que solicitar o VoLTE/VoWiFi via ouvidoria ou ANATEL. Ultimamente tenho utilizado o chat deles (https://livechat.vivo.com.br/livechat_linkedin/) no Linkedin pra solicitar esse tipo de coisa, pois odei0 passar 1h ouvindo aquela musiquinha deles.
O atendimento da Vivo é um lixo. Sou cliente Vivo Fibra também e quando preciso , perco tempo em ligação.

Na TIM , o atendimento é muito rápido.

E sim, acho um erro esconderem a opção. Tive que solicitar também ativação pro meu Vivo Easy, do VoLTE e do 5G SA. O VoWifi veio funcionando.

Tenho quase certeza que muda para o 5G NSA quando recebe ligações. A TIM só anunciou que está fazendo os testes, não que já está liberado comercialmente.
confere meu último post.
forcei o 5G SA e consegui realizar ligações sob o VoNR, porém somente para outro TIM.
no normal a rede realmente cai para o NSA e completa por VoLTE.

Verifique se durante a chamada o visor continua com o 5G ativado. Consigo fazer chamadas no 5G pel
Detesto o serviço deles , cobertura horrível. Em SP capital eu fiquei mais tempo conectado no 4G que 5G, não tem VoLTE, cobertura deles no interior é sofrível.
O motivo da rede da Claro não ficar com o 5G conectado direto é porque ela não implementou o ENDC em sua rede. Ele permite com que o 5G DSS (frequências do 4G) e o 5G NSA trabalhem juntos. Você pode ver o ícone 5G, mas existem as chances de só estar conectado nas frequências 4G que trabalham com o mesmo tempo de atualização do NR.

confere meu último post.
forcei o 5G SA e consegui realizar ligações sob o VoNR, porém somente para outro TIM.
Muito bom isso.

Bom dos Androids é poder forçar o NR Only. No iPhone não dá, mesmo usando a opção 5G Ativado, onde ele prefere a rede SA em detrimento ao NSA, em ligações , ele muda. O ícone permanece no 5G mas a ligação é feita em LTE.

Creio que num futuro próximo tenhamos o VoNR

confere meu último post.
Sim, mas só nessas condições. Provavelmente porque estão acessando o mesmo servidor. Agora imagina estar numa ligação e em movimento e se afastar da N78, que tem o alcance curto? As chances da ligação cair é grande.

Sim, mas só nessas condições. Provavelmente porque estão acessando o mesmo servidor. Agora imagina estar numa ligação e em movimento e se afastar da N78, que tem o alcance curto? As chances da ligação cair é grande.
realmente tem essa questão da cobertura ser mais limitada. então eles colocaram a preferência para o VoLTE pelo NSA.

mas já é interessante o VoNR funcionar (pelo menos entre clientes da própria operadora).

O atendimento da Vivo é um lixo. Sou cliente Vivo Fibra também e quando preciso , perco tempo em ligação.

Na TIM , o atendimento é muito rápido.

E sim, acho um erro esconderem a opção. Tive que solicitar também ativação pro meu Vivo Easy, do VoLTE e do 5G SA. O VoWifi veio funcionando.
Agora eles liberaram o atendimento via chat pelo aplicativo (disponível para clientes da categoria Platinum para frente) mas tenho que falar, pensa em algo que dá desgosto de usar. Já usei o chat da TIM e da Claro, e de longe atendem melhor que na Vivo, mesmo que a Claro tem essa fama de amadora para entender o que estamos solicitando.

Acredita que pedi a ativação do 5G SA por lá e a atendente falou que isto seria como um novo plano, e geraria uma nova fidelidade?

Agora eles liberaram o atendimento via chat pelo aplicativo (disponível para clientes da categoria Platinum para frente) mas tenho que falar, pensa em algo que dá desgosto de usar. Já usei o chat da TIM e da Claro, e de longe atendem melhor que na Vivo, mesmo que a Claro tem essa fama de amadora para entender o que estamos solicitando.

Acredita que pedi a ativação do 5G SA por lá e a atendente falou que isto seria como um novo plano, e geraria uma nova fidelidade?
Nossa!

Acho que falta treinamento adequado em primeiro lugar sobre a diferenciação do 5G , muitos deles nem sabem o que é, ou como nesse caso, pensam que está disponível apenas num plano apartado. Chega a ser absurdo!

O Plugin 5G Plus é compatível com as ofertas TIM Controle, TIM Controle Plus, TIM Controle Premium, TIM Black, TIM Black Plus, TIM Black Premium, TIM Black A, B e C Hero 3.0, TIM Black C Ultra, TIM Black Light e TIM Black Multi 3.0. O pacote de internet convive com outros plugins ou bônus Promo internet Especial, e bônus Promo de internet 12M Pós-Pago.

O Plugin 5G Plus é compatível com as ofertas TIM Controle, TIM Controle Plus, TIM Controle Premium, TIM Black, TIM Black Plus, TIM Black Premium, TIM Black A, B e C Hero 3.0, TIM Black C Ultra, TIM Black Light e TIM Black Multi 3.0. O pacote de internet convive com outros plugins ou bônus Promo internet Especial, e bônus Promo de internet 12M Pós-Pago.
Vi que eles atualizaram o regulamento do plugin. Que bacana eles expandirem para os planos controle (ainda sabendo que são só para os principais, provavelmente os alternativos com preços agressivos que eles oferecem para reter clientes estejam de fora).

A Claro deve ter investido tão pouco no core Standalone que por isto limitam os planos compatíveis, igual no VoLTE. 🤣

Que legal que expandiram a cobertura do Plugin

Sabe se teve expansão nos DDD's também?

Vi que eles atualizaram o regulamento do plugin. Que bacana eles expandirem para os planos controle (ainda sabendo que são só para os principais, provavelmente os alternativos com preços agressivos que eles oferecem para reter clientes estejam de fora).

A Claro deve ter investido tão pouco no core Standalone que por isto limitam os planos compatíveis, igual no VoLTE. 🤣
Talvez não, viu. Os que oferecem de retenção, no caso do TIM Black são compatíveis, no Controle deve ser também.

ABRANGÊNCIA: DDDs 11, 19, 21, 27, 31, 41, 47, 48, 51, 61, 62, 63, 65,67, 68, 69, 71, 79, 81, 82, 83 84, 85, 86, 91, 92, 95, 96 e 98.

ABRANGÊNCIA: DDDs 11, 19, 21, 27, 31, 41, 47, 48, 51, 61, 62, 63, 65,67, 68, 69, 71, 79, 81, 82, 83 84, 85, 86, 91, 92, 95, 96 e 98.

As pessoas falam que a chamada da Vivo é melhor que a da TIM no VoLTE, mas eu sempre achei que a italiana oferece mais estabilidade no VoLTE que a Vivo. Inclusive já aconteceu comigo várias vezes da chamada cair durante o atendimento Vivo (*8486 ou ouvidoria). Parece que eles usam VoIP usando internet discada. Tinha uma época que eu tava recebendo uma resposta de uma reclamação que eu fiz na ANATEL e a chamada da atendente (ela que me ligou) ficava caindo de 1 em 1 minuto. Cronometrado! Mesmo com todos os defeitos que possam existir, a TIM fez um trabalho bem feito na implementação do VoLTE na sua rede. Além de escala (cobertura) eles tem bastante estabilidade na chamada. Eu consigo fazer chamadas usando o 5G também.
Você mora numa cidade onde a TIM e a Vivo compartilham frequências?

São Paulo capital.
Eu perguntei isto porque a Vivo inventou de ficar autenticando se o usuário não teve sua conexão interceptada através do CHAP (Challenge-Handshake Authentication Protocol), um método de verificação em três etapas, onde não é compartilhado um usuário e senha como o PAP, mas feito um desafio que só as partes sabem a resposta.

Se você nunca atualizou a APN dela, provavelmente deve estar configurada com o PAP ainda, mas como ela já utiliza do CHAP, qualquer mudança na rede como o MNC, conexão com o Wi-Fi que muda o números IPs do aparelho ou a troca entre o 4G/5G faz com que a rede precise validar o acesso. Se o seu aparelho não estiver configurado corretamente, gera uma falha temporária e o acesso ao VoLTE cai.

Cada aparelho pode gerar um comportamento. Geralmente aparelhos que utilizam somente os drivers que o processador disponibiliza (como a Motorola e outras fabricantes que utilizam da ROM stock do Android), qualquer indisponibilidade de acesso por parte da rede (se a autenticação não for aceita pelas partes) faz com que a chamada seja encerrada. No caso das ROMs personalizadas que desenvolvem aplicativo próprio para acesso ao servidor IMS (como a Samsung e a falecida LG), elas configuram para que haja tentativas de acesso, só derrubando o VoLTE em caso de todas essas tentativas de estabelecimento de conexão com a rede forem sem sucesso. Além do mais, eles priorizam o VoLTE, não deixando que inicie a chamada se houver uma falha.

Alguém conseguiu ativar o plugin no Controle TIM A ou B express?
Não aparece aqui no Meu Tim (site ou app). Meu plano é o Tim Controle L express.

De acordo com o regulamento, só alguns planos do Controle fatura foram contemplados.

A potência de saída refere-se à força do sinal que o dispositivo transmite para a rede móvel, ou seja, quanto de energia que ela despende para estabelecer e permanecer a conexão com a ERB.

Quanto maior for a potência de saída, mais se esforçará para manter-se conectado. Caso a potência for baixa, o modem do celular escaneará qual frequência que tenha qualidade de sinal melhor que substituirá a anterior.

Claro que a potência de transmissão da ERB também influencia no alcance deste sinal. Como exemplo, a B28 com 80W terá uma área de cobertura maior do que a de 40W.

Pq as operadoras nao liberam logo 80W de potencia de transmissao em suas ERBs? Existe alguma norma da anatel que proibam elas de liberar a potencia maxima nas ERBs?

Users who are viewing this thread

Voltar