[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Sofro com isso tbm. Pra limpar é complicado e não adianta muito, já em poucas semanas o ícone volta.

1. Desligue o VoLTE (IMS da Claro é tão ruim que essa parte ainda não funciona);
2. Vai nas configurações de Encaminhamento do próprio celular (o código USSD não funciona);
3. O encaminhamento mostrará ativo, mas sem número. Insira um número e salve;
4. Agora, finalmente, desative o Encaminhamento de chamadas;
5. Reative o VoLTE.

Isso costuma funcionar pra mim, mas já cansei de tentar desativar e me acostumei com o ícone.
É bug. Geralmente esse ícone sai quando você desativa ligando para #21#
Isso também acontece com outras operadoras.

A alternância entre o VoLTE e VoWIFI de vocês é muito demorada na Claro?

Exemplo: saio do Wi-Fi e o VoLTE deveria entrar, mas demora demais, e vice-versa.

Na Vivo, se levar 5 segundos, é muito.

Pergunto, pois, pode não ser um problema no meu S23 FE.

Exemplo: saio do Wi-Fi e o VoLTE deveria entrar, mas demora demais, e vice-versa.

É normal demorar na Claro! Diferente da Vivo que em menos de 5 segundos sobe. Já testei o serviço em outras operadoras fora e sempre sobe rápido.

É normal demorar na Claro! Diferente da Vivo que em menos de 5 segundos sobe. Já testei o serviço em outras operadoras fora e sempre sobe rápido.
Pois é. Essa demora é meio chata, porque a qualidade das chamadas no 3G é aquela maravilha que já conhecemos.

Aí, tenho que esperar o milagre de o VoLTE/VoWIFI aparecer. É minha única observação sobre o serviço até então.

Provavelmente não é. Suspeito que esta demora seja porque os servidores IMS que a Claro usa estão relativamente distantes, por isto que até o VoWIFI demora para conectar ou falha em boa parte das vezes, já que a internet fixa que usa deve percorrer um caminho maior para "achar o destino". Fora que após um certo tempo não consegue estabelecer mais a conexão.

Na Vivo eles investiram mais no IMS, por isto essa velocidade.

Provavelmente não é. Suspeito que esta demora seja porque os servidores IMS que a Claro usa estão relativamente distantes, por isto que até o VoWIFI demora para conectar ou falha em boa parte das vezes, já que a internet fixa que usa deve percorrer um caminho maior para "achar o destino". Fora que após um certo tempo não consegue estabelecer mais a conexão.

Na Vivo eles investiram mais no IMS, por isto essa velocidade.
A Claro utiliza de artimanhas para levar vantagem nos testes de velocidade e “ficar bem na fita”. A Claro foi pioneira no uso do 5G DSS e mostrou contrária a obrigatoriedade do 5G Release 16 no leilão 5G, diferente da TIM que defendeu um “5G Ferrari”, como ela mesmo chamou a tecnologia que colocou o Brasil como uma das percursoras do SA no mundo. O que eu mais leio em comentários, não só aqui, como em blogs de tecnologia, é que o 5G da Claro é instável e que muitos sequer ficam conectados na rede de quinta geração da operadora, e se ficam, é só em locais específicos e/ou por pouco tempo (sem mobilidade). A TIM já explicou que para um 5G ter qualidade, é preciso fazer o dever de casa e investir em VoLTE, pois essa tecnologia é a base para um 5G estável e consequentemente de qualidade. A Claro, na teoria, tem vantagem sobre Vivo e TIM, pois é a maior detentora de frequências móveis, pós aquisição da Nextel. Dito isso, é como se ela tivesse a faca e o queijo na mão. Já que na prática isso pode ajuda-la a atingir maiores velocidades. Só que aí começa a pegadinha. A forma como ela administra chamadas em sua rede, jogando a grande maioria da sua base pro 3G ao trafegar chamadas, desafoga o seu 4G e 5G. No dia a dia, quando os clientes estão se movimentando, o que se percebe é uma grande alternância entre 3G, 4G e 5G. Isso causa um maior consumo de bateria e prejudica a experiência. Uma forma de obter maior qualidade de conexão com a rede móvel da Claro é adquirindo um chip/eSim somente de dados (Claro Internet Móvel), pois essas linhas são bloqueadas para chamadas, “obrigando” o telefone a ficar mais tempo conectado ao 4G/5G, já que ele não vai precisar cair pro 3G pra operar ligações. Outra forma de impedir essa queda pra tecnologia 3G é ativar o siga-me para outro aparelho, assim seu celular fica “forçado” a ficar no 4G ou 5G. “Ah, mas no pós da Claro tem VoLTE”… Não é bem assim, já que além de uma cobertura 4G e 5G indoor ruim, sua cobertura do VoLTE é muito inferior ao da TIM e Vivo. Ou seja, você vai acabar usando 3G para chamadas em algum momento, querendo ou não. Por incrível que pareça, tive boas experiências de navegação utilizando o 3G da Claro, enquanto a experiência no 3G da TIM e Vivo quase sempre se mostrou desastrosa, para não falar inoperante. Acredito que isso aconteça devido ao fato da Claro depender mais do 3G do que as demais, tendo que destinar mais capacidade para essa tecnologia obsoleta. Outro fator que pode fazer com que a Claro alcance boas velocidades em testes como os da Ookla (Speedtest) é que praticamente ninguém usa sua rede 5G SA. Entre as 3 operadoras, a Vivo é a única que disponibiliza o Standalone para toda a sua base (permitindo um amplo uso da rede mais moderna), seguida da TIM com seu Plugin 5G, que antes era exclusivo para clientes TIM Black (pós) e agora é oferecido também para alguns planos da categoria controle e aí vem a dona Claro com sua rede praticamente sem uso, já que ela limita a tecnologia aos planos pós mais caros e ainda assim dificulta ao máximo os clientes desses planos à tecnologia. Não é difícil encontrar relatos de que é uma verdadeira dor de cabeça conseguir acesso ao Standalone deles. Muitos até desistem de ativar. A operadora impõe uma inumeras de burocracias, trocas para um chip/eSIM específico, lojas com atendentes desqualificados, 1052 com informações impecisas, e mesmo abrindo reclamação na ANATEL, o cliente não consegue fazer o 5G SA funcionar. Na TIM e Vivo é comum ter uma cobertura contínua do 5G, até pela vasta cobertura VoLTE, isso deve explicar o motivo do VoWiFi demorar a subir na Claro, já que muitas vezes o aparelho está operando no 3G para voz, que não é tratado de forma digital como é no caso do VoLTE. Geralmente quando se ativa o VoLTE na Vivo e na Claro, automaticamente ativa o VoWiFi. É como se essas tecnologias “andassem de mãos dadas” nos sistemas das operadoras. O fato da Claro jogar os seus clientes para o 3G em chamadas, desafoga não só o 5G, que já é raro de funcionar (como explicado acima) como também o 4G, já que grande parte da sua base não tem acesso ao VoLTE, e mesmo os que tem direito, muitas vezes não tem o serviço ativo, já que primeiro eles precisam conhecer a tecnologia e ainda precisam solicitar ativação da mesma junto a operadora, o que dificulta ainda mais a disseminação da tecnologia em sua base. Então tudo isso faz com que o seu 5G e 4G fiquem desafogados para uso quase que exclusivo para dados. Então a real é que a Claro é muito “malandra” e todo esse malabarismo prejudica muito o consumidor. Toda essa alternância entre tecnologias gera um consumo excessivo de bateria e uma péssima experiência ao cliente (só quem já tentou fazer/receber chamadas e navegar ao mesmo tempo sabe o quão sofrível é usar a Claro). Por todos esses motivos, não confio nesses testes de velocidade que apontam sempre a Claro como líder, pois é muito fácil alcançar altas velocidades quando se tem uma rede vazia. É como comparar redes de dados a avenidas para carros. Em uma via congestionada você não consegue atingir grandes velocidades, enquanto que em uma via sem carros você atinge maiores velocidades. Mesmo com todos os defeitos da Vivo e da TIM, ainda confio mais nos serviços deles, pois eles não utilizam de artefatos para maquiar testes e criar um cenário irreal, como a Claro costuma fazer.

Última edição:
Pode parecer implicância minha, mas eu creio que a Claro quer sempre levar vantagem e estar no topo das pesquisas de velocidade, sem investir em estabilidade. Anos que o 5G foi lançado e o que eu mais leio em comentários, não só aqui como em blogs de tecnologia, é que o 5G da Claro é instável e que muitos nunca ficam conectados na rede de última geração da operadora, e se ficam, é só em locais específicos e/ou por pouco tempo. A TIM já explicou que para um bom 5G, é preciso ter um bom core e investir em VoLTE, pois essa tecnologia é a base para um 5G estável. A Claro tem vantagem sobre Vivo e TIM no quesito frequência. É como se ela tivesse a faca e o queijo na mão e isso ajuda muitas vezes a atingir maiores velocidades em determinadas localizações, quando ela administra bem o uso de todas as frequências que detém (jogando sempre que possível seus clientes para tecnologias obsoletas). No dia a dia, quando os clientes estão se movimentando, o que se percebe é que seu telefone usa 3G, 4G e 5G em alternância. As melhores experiências que tive usando a internet da Claro, foi quando ativei uma linha somente de dados no meu iPhone (Claro Internet Móvel), pois como a linha não recebe chamadas, faz com que o aparelho fique mais tempo conectado ao 4G, visto que o sinal não vai precisar cair pro 3G para receber uma chamada (função bloqueada em chip/eSim exclusivo de dados). “Ah, mas no pós deles tem VoLTE”, não é bem assim, já que sua cobertura na tecnologia de voz não chega aos pés das suas concorrentes e a Claro tem um sério problema em cair pro 3G em ambientes internos. Por incrível que pareça, já tive boas experiências de navegação utilizando 3G da Claro, enquanto a experiência com TIM e Vivo na mesma tecnologia quase sempre se mostrou desastrosa, para não falar inoperante. Acredito que isso também se deva ao fato da Claro possuir mais frequência do que as outras, inclusive tendo adquirido a finada Nextel e, consequentemente, suas frequências. Outro fator que pode fazer com que a Claro alcance boas velocidades em testes como os da Ookla (Speedtest) é que o seu 5G SA é disponibilizado a uma base ínfima de clientes. Até quem tem os planos mais caros pós-pagos da operadora (os únicos onde a Claro diz liberar a tecnologia), relata que é uma verdadeira dor de cabeça para conseguir ativar o Standalone no aparelho. Muitos até desistiram de ativar. A operadora impõe uma série de burocracias como troca para um chip/eSIM específico, vai na loja e tem que lidar com atendentes com zero experiência sobre o assunto, no 1052 nem se fala, aí abre reclamação na ANATEL e mesmo assim não consegue fazer o 5G SA funcionar. A Claro tem alguma tecnologia (além dos pontos cegos) que alterna entre 5G e 4G, como se fosse algo pra “economizar banda”, diferente da Vivo e TIM, onde você fica praticamente todo o tempo conectado na 5ª geração (e acho que isso também influencia na demora para “subir” o VoWiFi, visto que o VoLTE trata as chamadas como VoIP, diferente do 3G, por isso quando geralmente se ativa o VoLTE na Vivo e Claro, automaticamente ativa o VoWiFi). O fato da Claro jogar os seus clientes para o 3G em chamadas, desafoga o 5G que já é raro de funcionar (como explicado acima) e também no 4G, já que grande parte da sua base não tem acesso ao VoLTE e mesmo os que na teoria teriam direito (clientes pós) a grande maioria não tem o VoLTE ativado (nem todo mundo conhece a tecnologia e/ou tem conhecimento que precisa ligar pra operadora pra ativar o serviço), então isso deixa o 4G desafogado para uso apenas de dados, já que o tráfego de usuários conectados é sempre desafogado quando o cliente é jogado para o 3G. Então a real é que a Claro é muito “malandra” e faz muito malabarismo para “oferecer mais” (o mínimo) pros seus clientes. Toda essa alternância entre tecnologias gera um consumo excessivo de bateria, causa uma péssima experiência ao cliente (só quem já tentou fazer/receber chamadas e navegar ao mesmo tempo sabe o quão sofrível é usar a Claro). Então eu simplesmente não confio nesses testes de velocidade que apontam sempre a Claro como líder, pois é muito fácil alcançar altas velocidades quando se tem uma rede vazia. É como comparar redes de dados a pistas com carros. Em uma via congestionada você não consegue atingir grandes velocidades, enquanto que em via livre você pode atingir altas velocidades pois a via está livre. Mesmo com todos os defeitos da Vivo e da TIM, ainda confio mais nos serviços deles, pois eles não utilizam de artefatos para maquiar testes e criar um cenário ideal/perfeito, como a Claro costuma fazer.
Meu amigo, MUITO TEXTO para falar algo que podia ser resumido em 5 linhas.

Meu amigo, MUITO TEXTO para falar algo que podia ser resumido em 5 linhas.
Você está em um fórum de tecnologia e não em uma rede social de 120 caracteres. Se você tem preguiça de ler, sugiro ficar no Google Notícias lendo manchete. Aqui não é lugar pra você.

Última edição:
Meu querido, você está em um fórum de tecnologia, não em uma rede social de 120 caracteres. Se você tem preguiça de ler, sugiro ficar no Google Notícias lendo manchete. Aqui não é lugar pra você.
Tudo que você falou aí já foi falado inúmeras vezes neste tópico em várias páginas anteriores, você chegou aqui agora repetindo coisas que todos já leram várias vezes, agora consigo entender o motivo de uma boa massa de users ativos terem migrado para outras redes.

Tudo que você falou aí já foi falado inúmeras vezes neste tópico em várias páginas anteriores, você chegou aqui agora repetindo coisas que todos já leram várias vezes, agora consigo entender o motivo de uma boa massa de users ativos terem migrado para outras redes.
Você podia ir embora junto. Seus comentários não acrescentam em nada aqui. Pelo contrário, tá criando uma discórdia desnecessária. Se não tem o que acrescentar na pauta, apenas ignore meu textão e vida que segue.

Você podia ir embora junto. Seus comentários não acrescentam em nada aqui. Pelo contrário, tá criando uma discórdia desnecessária. Se não tem o que acrescentar na pauta, apenas ignore meu textão e vida que segue.
Chegou em abril desse ano e já ta arrotando de qualquer maneira nesse tópico?
não duvido ser algum ex user banido, mas não me importo.

fique a vontade para repetir coisas que já foram discutidas aqui com seus textões.

Chegou em abril desse ano e já ta arrotando de qualquer maneira nesse tópico?
não duvido ser algum ex user banido, mas não me importo.

fique a vontade para repetir coisas que já foram discutidas aqui com seus textões.
Nossa, sério que você foi ver há quanto tempo estou aqui? Nunca fui banido pois nunca estive aqui antes. Mas é notório que tenho contribuído bem mais aqui do que seus comentários desnecessários, pra não usar outra palavra. Não lembro de ter lido nada sobre a quantidade de linhas que preciso usar para falar sobre determinado assunto. Se você tá tão incomodado, você está no local errado.

Nossa, sério que você foi ver há quanto tempo estou aqui? Nunca fui banido pois nunca estive aqui antes. Mas é notório que tenho contribuído bem mais aqui do que seus comentários desnecessários, pra não usar outra palavra. Não lembro de ter lido nada sobre a quantidade de linhas que preciso usar para falar sobre determinado assunto. Se você tá tão incomodado, você está no local errado.
A informação da quantidade de tempo que cada usuário tem por aqui está logo abaixo da palavra "Registrado", abaixo do seu nick.
Basta clicar na seta vermelha que ela aparece.

A informação da quantidade de tempo que cada usuário tem por aqui está logo abaixo da palavra "Registrado", abaixo do seu nick.
Basta clicar na seta vermelha que ela aparece.
Cara, realmente acho irrelevante essa informação. Do que adianta um usuário estar aqui desde 2016 se ele só fala groselha? Mas se é pra comparar algo, tenho mais pontuação de reação do que mensagens, mostrando que acrescento bem mais no tópico do que ele, que tem mais de mil mensagens e metade de pontuação de reação.

Última edição:
Cara, realmente acho irrelevante essa informação. Do que adianta um usuário estar aqui desde 2016 se ele só fala groselha? Inclusive coloco meu nome no nick, nem uso um codinome pra mascarar minhas atividades neste recinto.
Não é relevante.
Apenas lhe mostrei que é uma informação pública, e qualquer um pode ver.
Pelo que você escreveu, ficou parecendo que ele escrever a data que você entrou no fórum é algum tipo de perseguição, e não acho que ele quis dizer isso.
Sobre o seu texto, na minha visão não há problema algum no tamanho do texto.
Eu mesmo faço posts mais extensos aqui.
O interessante é o post trazer informações novas, e realmente tudo o que você escreveu já foi discutido à exaustão aqui.

Não é relevante.
Apenas lhe mostrei que é uma informação pública, e qualquer um pode ver.
Pelo que você escreveu, ficou parecendo que ele escrever a data que você entrou no fórum é algum tipo de perseguição, e não acho que ele quis dizer isso.
Sobre o seu texto, na minha visão não há problema algum no tamanho do texto.
Eu mesmo faço posts mais extensos aqui.
O interessante é o post trazer informações novas, e realmente tudo o que você escreveu já foi discutido à exaustão aqui.
Discordo de você, pois tudo o que foi dito no meu texto explica bem o que pode justificar a Claro demorar mais para subir o VoWiFi do que outras operadoras mundo afora. Mas aí se lhe incomoda, pouco me importa. Inclusive descobri um botão ignorar, que você pode usá-lo no meu user :)

Sobre o 5G NSA e consumo maior de energia. Posso estar enganada, mas percebi que não tem muita diferença deixando ele ligado ou o 4G no celular. Só a velocidade que cai muito na Tim.

Senti foi uma diferença boa no consumo de bateria ao trocar de navegador de internet. Uso o Edge e gosto muito dele, mas vejo que ele faz a parte traseira do meu celular aquecer (é um Samsung A35 256GB). Se uso outro navegador como o Vivaldi, o consumo de bateria é menor.

Pessoal, boa tarde!

Semana passada comentamos aqui sobre a TIM não enviar SMS via 4G , ontem retornando de Rio das Flores- RJ para Juiz de Fora- MG , passei por um distrito chamado Afonso Arinos, ainda no lado fluminense, onde a TIM instalou uma ERB apenas 4G , sendo ela a única operadora a ter sinal nessa região. Vivo e Claro ficam totalmente sem serviço

A ERB é essa: https://erbs.tech/?zoom=18&lat=-22.011175203030803&lng=-43.32902669906616

Ao acessar os Ajustes do meu iPhone, geral e Sobre, o Estado IMS da TIM estava como Voz e SMS , versão 59.1

Pode se tratar de um movimento da TIM em instalar novas ERBs apenas 4G? Pois nessa região não há nenhuma antenas com sinal próximo sequer com 2G ou 3G.

Outra coisa que reparei é que instalaram no b1, 2100 MHz.

edit: eu enviei SMS de teste e foi . Recebi SMS da TIM e também enviei pra um amigo de outra operadora e que não tem iPhone , pra não ir pelo iMessage

Pode se tratar de um movimento da TIM em instalar novas ERBs apenas 4G? Pois nessa região não há nenhuma antenas com sinal próximo sequer com 2G ou 3G.
Sim. Acho q desde 2021, praticamente todas novas ERBs da TIM são apenas LTE, incluindo cidades também. Há centenas de cidades no erbs.tech q já são LTE only da TIM. A Vivo começou a seguir a ideia e já ando vendo novas cidades apenas com o LTE tbm.

Até a Claro já anda licenciando algumas novas Erbs apenas 4 e 5G, mas somente em regiões com 2/3G próximo.

Ao acessar os Ajustes do meu iPhone, geral e Sobre, o Estado IMS da TIM estava como Voz e SMS
Isso n importa muito, já q existem técnicas q permitem o envio de SMSs sem IP no 4G. A Vivo, Claro e até a TIM utilizam o SMS também usam canal de sinalização. A ausência do VoLTE nessas cidades só vai impactar ligações e chamadas de emergência, mas SMSs continuam chegando.

Sim. Acho q desde 2021, praticamente todas novas ERBs da TIM são apenas LTE, incluindo cidades também. Há centenas de cidades no erbs.tech q já são LTE only da TIM. A Vivo começou a seguir a ideia e já ando vendo novas cidades apenas com o LTE tbm.

Até a Claro já anda licenciando algumas novas Erbs apenas 4 e 5G, mas somente em regiões com 2/3G próximo.

Isso n importa muito, já q existem técnicas q permitem o envio de SMSs sem IP no 4G. A Vivo, Claro e até a TIM utilizam o SMS também usam canal de sinalização. A ausência do VoLTE nessas cidades só vai impactar ligações e chamadas de emergência, mas SMSs continuam chegando.
Entendi, Vitor. Muito boa a explicação acerca do SMS, eu não sabia que haviam essas técnicas para o envio.

E é bom esse movimento de instalar antenas apenas 4G, já é um passo para um desligamento das redes legadas e isso vai forçando a população desses locais a comprar aparelhos compatíveis.

A Claro utiliza de artimanhas para levar vantagem nos testes de velocidade e “ficar bem na fita”. A Claro foi pioneira no uso do 5G DSS e mostrou contrária a obrigatoriedade do 5G Release 16 no leilão 5G, diferente da TIM que defendeu um “5G Ferrari”, como ela mesmo chamou a tecnologia que colocou o Brasil como uma das percursoras do SA no mundo. O que eu mais leio em comentários, não só aqui, como em blogs de tecnologia, é que o 5G da Claro é instável e que muitos sequer ficam conectados na rede de quinta geração da operadora, e se ficam, é só em locais específicos e/ou por pouco tempo (sem mobilidade). A TIM já explicou que para um 5G ter qualidade, é preciso fazer o dever de casa e investir em VoLTE, pois essa tecnologia é a base para um 5G estável e consequentemente de qualidade. A Claro, na teoria, tem vantagem sobre Vivo e TIM, pois é a maior detentora de frequências móveis, pós aquisição da Nextel. Dito isso, é como se ela tivesse a faca e o queijo na mão. Já que na prática isso pode ajuda-la a atingir maiores velocidades. Só que aí começa a pegadinha. A forma como ela administra chamadas em sua rede, jogando a grande maioria da sua base pro 3G ao trafegar chamadas, desafoga o seu 4G e 5G. No dia a dia, quando os clientes estão se movimentando, o que se percebe é uma grande alternância entre 3G, 4G e 5G. Isso causa um maior consumo de bateria e prejudica a experiência. Uma forma de obter maior qualidade de conexão com a rede móvel da Claro é adquirindo um chip/eSim somente de dados (Claro Internet Móvel), pois essas linhas são bloqueadas para chamadas, “obrigando” o telefone a ficar mais tempo conectado ao 4G/5G, já que ele não vai precisar cair pro 3G pra operar ligações. Outra forma de impedir essa queda pra tecnologia 3G é ativar o siga-me para outro aparelho, assim seu celular fica “forçado” a ficar no 4G ou 5G. “Ah, mas no pós da Claro tem VoLTE”… Não é bem assim, já que além de uma cobertura 4G e 5G indoor ruim, sua cobertura do VoLTE é muito inferior ao da TIM e Vivo. Ou seja, você vai acabar usando 3G para chamadas em algum momento, querendo ou não. Por incrível que pareça, tive boas experiências de navegação utilizando o 3G da Claro, enquanto a experiência no 3G da TIM e Vivo quase sempre se mostrou desastrosa, para não falar inoperante. Acredito que isso aconteça devido ao fato da Claro depender mais do 3G do que as demais, tendo que destinar mais capacidade para essa tecnologia obsoleta. Outro fator que pode fazer com que a Claro alcance boas velocidades em testes como os da Ookla (Speedtest) é que praticamente ninguém usa sua rede 5G SA. Entre as 3 operadoras, a Vivo é a única que disponibiliza o Standalone para toda a sua base (permitindo um amplo uso da rede mais moderna), seguida da TIM com seu Plugin 5G, que antes era exclusivo para clientes TIM Black (pós) e agora é oferecido também para alguns planos da categoria controle e aí vem a dona Claro com sua rede praticamente sem uso, já que ela limita a tecnologia aos planos pós mais caros e ainda assim dificulta ao máximo os clientes desses planos à tecnologia. Não é difícil encontrar relatos de que é uma verdadeira dor de cabeça conseguir acesso ao Standalone deles. Muitos até desistem de ativar. A operadora impõe uma inumeras de burocracias, trocas para um chip/eSIM específico, lojas com atendentes desqualificados, 1052 com informações impecisas, e mesmo abrindo reclamação na ANATEL, o cliente não consegue fazer o 5G SA funcionar. Na TIM e Vivo é comum ter uma cobertura contínua do 5G, até pela vasta cobertura VoLTE, isso deve explicar o motivo do VoWiFi demorar a subir na Claro, já que muitas vezes o aparelho está operando no 3G para voz, que não é tratado de forma digital como é no caso do VoLTE. Geralmente quando se ativa o VoLTE na Vivo e na Claro, automaticamente ativa o VoWiFi. É como se essas tecnologias “andassem de mãos dadas” nos sistemas das operadoras. O fato da Claro jogar os seus clientes para o 3G em chamadas, desafoga não só o 5G, que já é raro de funcionar (como explicado acima) como também o 4G, já que grande parte da sua base não tem acesso ao VoLTE, e mesmo os que tem direito, muitas vezes não tem o serviço ativo, já que primeiro eles precisam conhecer a tecnologia e ainda precisam solicitar ativação da mesma junto a operadora, o que dificulta ainda mais a disseminação da tecnologia em sua base. Então tudo isso faz com que o seu 5G e 4G fiquem desafogados para uso quase que exclusivo para dados. Então a real é que a Claro é muito “malandra” e todo esse malabarismo prejudica muito o consumidor. Toda essa alternância entre tecnologias gera um consumo excessivo de bateria e uma péssima experiência ao cliente (só quem já tentou fazer/receber chamadas e navegar ao mesmo tempo sabe o quão sofrível é usar a Claro). Por todos esses motivos, não confio nesses testes de velocidade que apontam sempre a Claro como líder, pois é muito fácil alcançar altas velocidades quando se tem uma rede vazia. É como comparar redes de dados a avenidas para carros. Em uma via congestionada você não consegue atingir grandes velocidades, enquanto que em uma via sem carros você atinge maiores velocidades. Mesmo com todos os defeitos da Vivo e da TIM, ainda confio mais nos serviços deles, pois eles não utilizam de artefatos para maquiar testes e criar um cenário irreal, como a Claro costuma fazer.

Faça um resumo dessa redação do ENEM por favor, eu que não vou ler isso...

Pedi pra ia da samsung resumir e o resultado foi esse

• A Claro usa estratégias para obter vantagem em testes de velocidade, como priorizar dados em vez de chamadas, o que resulta em alternância entre 3G, 4G e 5G, maior consumo de bateria e experiência ruim para o cliente.

• A operadora tem mais frequências móveis, mas administra chamadas de forma que desafoga o 4G e 5G, mas prejudica a experiência do usuário.

• A Claro limita o acesso ao 5G SA aos planos pós mais caros e dificulta a ativação da tecnologia, enquanto a TIM e Vivo oferecem cobertura contínua do 5G e VoLTE mais abrangente.

• A Claro joga os clientes para o 3G em chamadas, o que desafoga o 5G e 4G, mas prejudica a experiência do usuário.

• Os testes de velocidade que apontam a Claro como líder não são confiáveis, pois é fácil alcançar altas velocidades quando se tem uma rede vazia.

Sobre o debate dos testes da Claro, eu apresentarei alguns pontos. Ao consultar a rede de transporte das operadoras, a que tem menos municípios com backhaul é a TIM (3.210), seguido da Vivo (3.533) e por fim a Claro (3.601). Quando é analisado em quais municípios tem backhaul de fibra e quanto isto representaria do seu total, aí fica nesta ordem crescente: TIM (944 - 29,41%), Claro (1.778 - 49,38%) e Vivo (1.866 - 52,81%).

Agora partindo de quantos municípios cada operadora atende com pelo menos uma ERB, a proporção de quantas elas possuem infraestrutura própria fica: TIM (5.559 - 57,74 %), Vivo (5.057 - 69,86%) e Claro (4.962 - 72,57%).

Sobre o VoLTE, mesmo a TIM sendo pioneira e cobrir todos os municípios com 4G, ela não disponibiliza o recurso a todos eles. Consultei a lista oficial que a operadora disponibiliza dos municípios compatíveis, e existem diversas cidades no Amazonas, Acre, Rondônia que não tem.

Ter mais frequências te permite maior capacidade em lugares de grande concentração, mas não significa que ela deva usar todas. Vai da estratégia de cada região.

A TIM, mesmo com o VoLTE, geralmente tem um percentual de quedas de chamadas maior que as concorrentes. A Claro geralmente tem o menor, mesmo com a baixa qualidade.

Sobre a rede vazia, é difícil sustentar o argumento já que ela está em segundo lugar no market share.

Sobre o 5G SA, está mais para despreparo técnico, já que em diversos momentos eles nem sabem do que se trata ou como resolver.

Users who are viewing this thread

Voltar