[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Região central de São Paulo, nas proximidades do metrô Anhangabaú. Não é nem a questão de velocidade, mas de ficar fazendo buffer em vídeos e lentidão para carregar algumas coisas. Além do sinal mesmo cheio, tá caindo do nada e ficando sem serviço, mesmo sem mobilidade (dentro de casa) e depois volta, quando volta. Triste!

Obs: não tenho SA ativado no TIM
A Tim sempre foi assim aqui. Moro em Niterói e trabalho no centro do Rio de Janeiro.

Quando era só 4G e agora no 5G NSA, a história se repete. O ping é alto (postei aqui um print do Speedtest da situação na minha casa), tem velocidade boa mas engasga muito se for para fazer algo que exija conexão constante como ver vídeos ou streaming, ligação de voz pelo Whatsapp pode dar engasgos também.

Fora que tem locais que não tem conexão mesmo dizendo no ícone que estou conectada na rede da Tim: um deles fica no mesmo quarteirão onde a antena da Tim está localizada, de acordo com esse site da erbs.tech; e quando pego a barca (a falta de conexão vai de dentro da estação da praça XV até logo depois do aeroporto Santos Dumont).

Tenho Vivo controle e há alguns dias estou verificando que a mudança do VozLTE pro VozWIFI só está ocorrendo quando ativo e desativo o modo avião, tenho o SA ativado, mais alguém está ocorrendo esse problema?

Tenho Vivo controle e há alguns dias estou verificando que a mudança do VozLTE pro VozWIFI só está ocorrendo quando ativo e desativo o modo avião, tenho o SA ativado, mais alguém está ocorrendo esse problema?
No meu S23+ to tendo que por no modo avião, desligar o wifi e ligar novamente pra o VozWIFI subir.

Aqui nas minhas duas linhas Vivo (vindas da Oi e uma Vivo Easy), percebia uma certa demora pra subir o VozWIFI. Tinha que ativar e desativar o modo avião. Mas de uns dias pra cá tá funcionando normal, ao acessar o WIFI já sobe o VozWIFI.

Meus aparelhos são: S24 Ultra, S10+ (linha Vivo Easy) e Tab S9.

Última edição:
No meu S23+ to tendo que por no modo avião, desligar o wifi e ligar novamente pra o VozWIFI subir.
Aqui nas minhas duas linhas Vivo (vindas da Oi e uma Vivo Easy), percebia uma certa demora pra subir o VozWIFI. Tinha que ativar e desativar o modo avião. Mas de uns dias pra cá tá funcionando normal, ao acessar o WIFI já sobe o VozWIFI.

Meus aparelhos são: S24 Ultra, S10+ (linha Vivo Easy) e Tab S9.
Aqui é A55, imaginava ser algo específico mas como está ocorrendo com o @Thominex então deve ser algo na rede da Vivo.

O autor do erbs.tech divulgou alguns dados interessantes sobre o avanço das ERBs LTE Only no Brasil e o número já é mais expressivo do que eu pensei.

A maior parte das ERBs que são apenas 4G, cujo VoLTE é obrigatório, estão no Sul, com aproximadamente 14,65%, seguido por Centro-Oeste, com 14,65%, depois Norte, com 13,49%, Nordeste, com 12,51% e, por fim, Sudeste, com 10,97%.

A imensa maioria, claramente, é da TIM, mas a Vivo também não está longe. Confesso que não esperava números tão grandes pra algo que muitos consideram irrelevante.

Minhas linhas Vivo estão com o mesmo problema. Só sobe quando quer! Já fiz de tudo e não resolve. Tem uns 3 dias que tá assim 🫤

Aqui o VozWifi só sobe quando está em modo avião tbm e quando quer...

E isso já tem bem 1 mês, que percebi qu o VozWifi não anda ficando sempre mais

Acho que eles ligam só quando não tem nenhum sinal ou modo avião por conta da má qualidade de alguns Wi-Fi, aí pra evitar problema só sobem quando não há sinal.

[Contém textão 😌]

Eu testei 2 operadoras na rede T-Mobile e 2 na rede Verizon, além do meu TIM Black que atingia velocidades inferiores, já que estava em roaming nas redes da AT&T, Verizon e T-Mobile. Para usuários de uso moderado, o roaming do TIM Viagem quebra muito o galho. Meu plano dispõe de 10GB/mês, mas como eu costumo usar bem mais isso, busquei por planos locais ilimitados mais baratos:

Visible by Verizon (MVNO da Verizon)

Número: você escolhe o DDD e o número de acordo com uma lista e tem possibilidade de mudar 4 vezes de número.

Preço: 20 dólares na promoção com preço garantido por 24 meses com pagamento autopay (pagamento recorrente no cartão) ou 25 dólares valor fixo do plano, sem autopay.

Características: Sem acesso ao 5G Ultra Wideband (MmWave) da Verizon, internet ilimitada limitada a 149Mbps no 5G e 4G geralmente na casa dos 340Mbps. Streaming ilimitado limitado a velocidades de 4Mbps (qualidade SD) e hotspot ilimitado limitado a 5Mbps.

T-Mobile Free Trial

Número: aleatório

Preço: grátis por 3 meses, sem exigir cartão para verificação (assim como faz a TIM com o seu Test Drive de 30 dias/30GB)

Características: exclusivo para eSim (igual ao Test Drive TIM), acesso ao 5G com Ultra Capacity (UC), sem limite de velocidade (exceto pra streaming) e chamadas ilimitadas dentro do EUA. Usei hotspot sem notar qualquer limitação. Nesse plano consegui as maiores velocidades, com picos de 1743.96Mbps.

Total Wireless (MVNO que tem como foco em usuários latinos e que foi adquirida pela Verizon)

Número: você pode escolher o número em uma lista

Preço: 25 dólares na promoção com preço garantido por 5 anos usando o autopay, sem autopay 85 dólares (recentemente atualizado pra 47,50)

Características: 6 meses grátis de Disney+ com anúncios, acesso ao 5G Ultra Wideband com dados realmente ilimitados, exceto pra streaming, inclui roaming com dados internacionais de 10GB/mês em países como México, Canadá + 15 países da América Latina (incluindo o Brasil) e chamadas internacionais (estando nos EUA) para países incluindo o Brasil, porém limitado a 21 números diferentes por mês e 15GB de hotspot com dados de alta velocidade (após o uso, a internet é bloqueada). Atingi velocidades satisfatórias com a Ultra Wideband. Média de 700 à 800Mbps.

Metro by T-Mobile (antes conhecida como MetroPCS, é uma MVNO adquirida pela T-Mobile)

Número: portei (rapidamente) da Total Wireless

Preço: 25 dólares com autopay ou 30 sem autopay, onde aparentemente não há aumento de preço após determinado período

Características: sem hotspot, chamadas ilimitadas nos EUA (com possibilidade de adicionar chamadas ilimitadas pra outros países, incluindo o Brasil por 10 dólares), internet ilimitada sem redução (exceto para streaming) e com acesso ao 5G Ultra Capacity (UC) da T-Mobile. É considerado o MVNO pré-pago mais rápido dos EUA (https://www.t-mobile.com/news/network/metro-fastest-prepaid-provider) e foi minha operadora favorita pelo custo/benefício. Li relatos de heavy user (usuários pesados de dados) que chegavam a usar 450GB/mês sem qualquer redução. Médias de 600 à 1Gbps.

Curiosidades
  • Geralmente os planos ilimitados começam a partir de 20 dólares.
  • É possível ter planos com franquia com valores mais baixos. Algumas operadoras praticam redução de velocidade (reduções que costumam partir de 128kbps) e outros cortam a internet após atingir a franquia.
  • A portabilidade numérica é bem segura e é feita usando dois dados: “número da conta” e um código PIN, informações que geralmente são obtidas direto no app da operadora e quando você quer portar, basta informar esses dados pra operadora de destino. O melhor: a portabilidade é realizada em questão de minutos!
  • Qualquer pessoa poder ter um plano pré-pago sem exigência de SSN (similar ao CPF) ou ITIN.
  • As pessoas ficam condicionadas a pagar seus planos com autopay via cartão de crédito, débito ou Apple Cash, já que as operadoras oferecem descontos generosos para pagamentos recorrentes. Nem todas aceitam cartão internacional.
  • Todas possuem VoLTE (alô dona Claro!) e VoWiFi (voz e SMS)
  • Há relatos de que é possível burlar restrições de velocidade (como as limitações do streaming) usando VPN

No Brasil, onde o Marco Civil da Internet instaurou a neutralidade de rede, que tem gerado temas polêmicos como a taxação de big techs (que eu acho um absurdo) devido ao uso elevado das suas redes para trafegar esses serviços, já que a lei brasileira proíbe a prática de traffic shaping (praticadas de forma tímida e oculta pela Claro/NET e TIM Live) ou outros mecanismos para prover diferentes velocidades para determinados serviços, aplicações, sites e até mesmo planos. Algo que a FCC (a ANATEL americana) permite lá, fazendo com que as empresas de telecom tenham liberdade pra praticar um equilíbrio no uso de suas redes, tornando-as mais saudáveis, dentro de suas estratégias comerciais e políticas de uso justo. Praticamente todos os planos limitam a velocidades dos streamings como Netflix e Youtube (algo em torno de 4Mbps à 6Mbps, eles chamam de velocidades SD e HD, respectivamente), exceto em planos antigos/legados que não previam essa redução ou planos bem específicos (e mais caros) na faixa dos 85 dólares. Já alguns planos limitam a velocidade geral do plano, sem que isso se torne um problema judicial digno de multa (alô PROCON rs). Tais limites são explicados nos anúncios/sites, às vezes em letras miúdas, como acontece nos planos de dados “ilimitados limitados” (que no Brasil eu poderia usar como exemplo o WhatsApp que é vendido quase sempre como “ilimitado” dentro do plano, mas que, em alguns casos, não inclui chamadas de voz e/ou vídeo). Geralmente os planos mais baratos tendem a entregar velocidades mais baixas, enquanto que os planos mais caros geralmente não possuem restrição de velocidade ou “despriorização” da rede, como eles costumam falar. Eles usam uma frase lá que é algo como “você recebe o que você paga”, para justificar tais disparidades. E isso não é só no âmbito de telecom, mas em tudo! Outros planos incluem franquias para dados em alta velocidade (inclusive em FWA e/ou internet fixa) e, após estourar a franquia, praticam redução de velocidade. É comum ver planos ditos ilimitados com franquia de 35GB à 50GB de dados em alta velocidade e, após o consumo da franquia, reduzem pra 128Kbps (alguns planos T-Mobile, por exemplo), e tem operadora como a US Mobile que reduz a velocidade pra 1Mbps (velocidade similar ao que a Claro faz/fazia com o Claro Internet Móvel). Outras preveem redução no regulamento, mas na prática não o fazem.

Matéria interessante sobre neutralidade de rede no Brasil e suas limitações: https://teletime.com.br/22/03/2024/...-rede-deve-ser-aprimorado-diz-marcos-ferrari/
Olha, são textos assim que valem a pena ainda estar no Fórum. Nada de achismo, nada de teorias, nada de eu penso, ou nada de mas esta escrito na página 2 da especificação 10.

Cara, esse tipo de teste é de primeira qualidade. Trazendo pra nós a experiencia real do usuário. Obrigado mesmo!

Acho que eles ligam só quando não tem nenhum sinal ou modo avião por conta da má qualidade de alguns Wi-Fi, aí pra evitar problema só sobem quando não há sinal.
Na verdade não, isso que está acontecendo é recente, anteriormente funcionava normal.

Olha, são textos assim que valem a pena ainda estar no Fórum. Nada de achismo, nada de teorias, nada de eu penso, ou nada de mas esta escrito na página 2 da especificação 10.

Cara, esse tipo de teste é de primeira qualidade. Trazendo pra nós a experiencia real do usuário. Obrigado mesmo!
Muito obrigado! Quis trazer um pouco da experiência que tive lá fora e apenas postar testes de velocidade não traria a real dimensão do cenário diverso americano. Também busco aqui aprender e buscar esse tipo de conteúdo específico sobre tecnologia móvel. Gratidão pelo reconhecimento!

Muito obrigado! Quis trazer um pouco da experiência que tive lá fora e apenas postar testes de velocidade não traria a real dimensão do cenário diverso americano. Também busco aqui aprender e buscar esse tipo de conteúdo específico sobre tecnologia móvel. Gratidão pelo reconhecimento!
Exatamente, você mostrou com texto a realidade!! Cara, isso esta faltando hoje. Por isso que achei sensacional o post. Parabéns!

Por aqui notei que o VoWiFi da Vivo sobe quando o sinal fica fraco dentro de casa ou como os colegas mencionaram: coloca e tira do modo avião.

Minhas linhas Vivo estão com o mesmo problema. Só sobe quando quer! Já fiz de tudo e não resolve. Tem uns 3 dias que tá assim 🫤

Por aqui notei que o VoWiFi da Vivo sobe quando o sinal fica fraco dentro de casa ou como os colegas mencionaram: coloca e tira do modo avião.
Eu tenho visto muitas reclamações com o mesmo problema referente ao vozwifi da vivo. Eu não sei se vcs tem o 5G SA ativo, mas eu não tinha nenhum problema até o dia que consegui ativar o este serviço. Posso estar falando besteira mas acredito que tenha alguma relação com o isso. Inclusive tenho outra linha vivo sem o SA ativo e está funcionando perfeitamente. Reforçando minha desconfiança, quando eu mudo pro 4G e reinicio o celular, o vozwifi volta a funcionar perfeitamente, assim que conecta no Wi-Fi. Se mudo para 5G, dá o mesmo problema relatado pelos senhores.

Eu tenho visto muitas reclamações com o mesmo problema referente ao vozwifi da vivo. Eu não sei se vcs tem o 5G SA ativo, mas eu não tinha nenhum problema até o dia que consegui ativar o este serviço. Posso estar falando besteira mas acredito que tenha alguma relação com o isso. Inclusive tenho outra linha vivo sem o SA ativo e está funcionando perfeitamente. Reforçando minha desconfiança, quando eu mudo pro 4G e reinicio o celular, o vozwifi volta a funcionar perfeitamente, assim que conecta no Wi-Fi. Se mudo para 5G, dá o mesmo problema relatado pelos senhores.
Eu vendi meu celular e comprei um Moto G9 Plus por 200 conto, ele nem tem 5G é só 4G kkkkjj então, não acho que tenha mt relação... Não no meu caso

Última edição:
Me ajudem aí! Sou cliente Vivo Easy e estou com o 5G SA ativado, tanto na Vivo quando nas configurações do iPhone, mas é impossível manter ativado. A conexão parece que fica travada, engasgando e não consigo navegar. Se vou lá e desativo, a conexão flui que é uma beleza. Alguém sabe se isso pode ser algum erro sistémico da Vivo ou se tem relação com chip ou plano?
Digo isso porque no chat da Vivo (aquele que já indicaram aqui) o atendente disse que o 5G SA não compatível com E-sim e nem com o plano Vivo Easy. Alguém já passou ou passa por isso?

Me ajudem aí! Sou cliente Vivo Easy e estou com o 5G SA ativado, tanto na Vivo quando nas configurações do iPhone, mas é impossível manter ativado. A conexão parece que fica travada, engasgando e não consigo navegar. Se vou lá e desativo, a conexão flui que é uma beleza. Alguém sabe se isso pode ser algum erro sistémico da Vivo ou se tem relação com chip ou plano?
Digo isso porque no chat da Vivo (aquele que já indicaram aqui) o atendente disse que o 5G SA não compatível com E-sim e nem com o plano Vivo Easy. Alguém já passou ou passa por isso?
Posso eu estar enganado, mas o 5G SA nos iPhones só está disponível para chips físicos. E-sim só suporta NSA. E-sim SA acho que só nos Androids. Deve ser que a Apple obriga o uso das novas criptografias que contém nos novos SIM cards 4FF 5G (por isso que as operadoras falam que precisam de um chip específico para o uso do Standalone).

Posso eu estar enganado, mas o 5G SA nos iPhones só está disponível para chips físicos. E-sim só suporta NSA. E-sim SA acho que só nos Androids. Deve ser que a Apple obriga o uso das novas criptografias que contém nos novos SIM cards 4FF 5G (por isso que as operadoras falam que precisam de um chip específico para o uso do Standalone).
Então, eu consigo visualizar nas configurações (*3001#12345#) que está conectado no 5G SA. Você acha possível conectar com o e-sim, mas a falha se dar devido ao e-sim?

Então, eu consigo visualizar nas configurações (*3001#12345#) que está conectado no 5G SA. Você acha possível conectar com o e-sim, mas a falha se dar devido ao e-sim?
Se o eSIM não atende os requisitos de segurança para estabelecer a comunicação da linha com a rede, com certeza haverá falha. Ou pode ser daqueles problemas que nem a Vivo sabe como resolver e acha que está tudo normal, igual o que estou enfrentando com o VoLTE e dados móveis que "caem" sozinhos numa linha eSIM no meu Moto G84 5G.

Como na Vivo as informações sobre o Standalone são praticamente inexistentes, tomemos como base a Claro (que também exige um chip especial para usar o SA). Ao consultar a lista de aparelhos compatíveis (https://www.claro.com.br/files/104379/x/7b73d0eac1/20240606-planilha-aparelhos-5g.pdf), aparece a mensagem do que eu falei. A Apple deve fazer mais exigências que o Android para conectar no core 5G.

Funciona o 5G SA na Vivo com eSIM sim no plano Vivo Easy.

Acontecia o mesmo comigo. Tenho o iPhone 15 Pro Max modelo americano, ativei minha linha de backup no Vivo Easy e veio com eSIM que me enviaram por e-mail.

Não veio ativado nem VoLTE, nem o 5G SA. O VoWIFI veio ativado.

Abri reclamação na ouvidoria umas 3x e troquei o eSIM a pedido da própria ouvidoria. Mandei mensagem no whatsapp da Loja Vivo do Shopping Interlagos e geraram novos eSIMs pra mim, sem custo.

Mas foi uma novela pra ter o SA na Vivo funcionando corretamente. O meu acontecia algo parecido com o seu. Ativava o SA, e não navegava , só que ele voltava sempre pro NSA.

Agora funciona normalmente, só que acho a estrutura Standalone da Vivo bem limitada em relação à TIM. Na TIM eu fico o tempo todo em SA, até em movimento e agora até em ambientes internos. Na Vivo, não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se o eSIM não atende os requisitos de segurança para estabelecer a comunicação da linha com a rede, com certeza haverá falha. Ou pode ser daqueles problemas que nem a Vivo sabe como resolver e acha que está tudo normal, igual o que estou enfrentando com o VoLTE e dados móveis que "caem" sozinhos numa linha eSIM no meu Moto G84 5G.

Como na Vivo as informações sobre o Standalone são praticamente inexistentes, tomemos como base a Claro (que também exige um chip especial para usar o SA). Ao consultar a lista de aparelhos compatíveis (https://www.claro.com.br/files/104379/x/7b73d0eac1/20240606-planilha-aparelhos-5g.pdf), aparece a mensagem do que eu falei. A Apple deve fazer mais exigências que o Android para conectar no core 5G.
Funciona com eSIM o 5G SA na Vivo. Mas no meu caso eu tive que abrir algumas reclamações na ouvidoria. Meu aparelho não suporta chip físico e falta informação da própria operadora pra funcionar.

Acho um absurdo isso. A Vivo diz que funciona pra todos os planos, mas na verdade não é bem assim. A pessoa ter que ligar e reclamar pra ativar VoLTE, VoWifi, 5G SA é o fim da picada.

Users who are viewing this thread

Voltar