[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Funciona o 5G SA na Vivo com eSIM sim no plano Vivo Easy.

Acontecia o mesmo comigo. Tenho o iPhone 15 Pro Max modelo americano, ativei minha linha de backup no Vivo Easy e veio com eSIM que me enviaram por e-mail.

Não veio ativado nem VoLTE, nem o 5G SA. O VoWIFI veio ativado.

Abri reclamação na ouvidoria umas 3x e troquei o eSIM a pedido da própria ouvidoria. Mandei mensagem no whatsapp da Loja Vivo do Shopping Interlagos e geraram novos eSIMs pra mim, sem custo.

Mas foi uma novela pra ter o SA na Vivo funcionando corretamente. O meu acontecia algo parecido com o seu. Ativava o SA, e não navegava , só que ele voltava sempre pro NSA.

Agora funciona normalmente, só que acho a estrutura Standalone da Vivo bem limitada em relação à TIM. Na TIM eu fico o tempo todo em SA, até em movimento e agora até em ambientes internos. Na Vivo, não.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Funciona com eSIM o 5G SA na Vivo. Mas no meu caso eu tive que abrir algumas reclamações na ouvidoria. Meu aparelho não suporta chip físico e falta informação da própria operadora pra funcionar.

Acho um absurdo isso. A Vivo diz que funciona pra todos os planos, mas na verdade não é bem assim. A pessoa ter que ligar e reclamar pra ativar VoLTE, VoWifi, 5G SA é o fim da picada.
Apenas as trocas de e-sim resolveram ou eles fizeram algum tipo de alteração na sua linha? Ou alguma ativação.

Agora funciona normalmente, só que acho a estrutura Standalone da Vivo bem limitada em relação à TIM. Na TIM eu fico o tempo todo em SA, até em movimento e agora até em ambientes internos. Na Vivo, não.
Isso provavelmente se dá porque na maioria das ERBs da Vivo as únicas frequências conectadas no core 5G é a N78 e N40 (adquiridas no leilão), enquanto só em pouquíssimas ela colocou a B28/N28 ou outras frequências 4G conectadas no SA para complementar o sinal.

No caso da TIM você vê mais ERBs que tem frequências 4G conectadas no core SA auxiliando na cobertura. Por isso consegue manter a conexão na rede Standalone.

Um dos grandes "calcanhares de Aquiles" da N78 é justamente o alcance do sinal. Por isso as operadoras estão usando geralmente 200W de potência de transmissão (no 4G, o máximo que eu vi foi 80W), para não ficar restrito somente "encostado na antena".

Posso eu estar enganado, mas o 5G SA nos iPhones só está disponível para chips físicos. E-sim só suporta NSA. E-sim SA acho que só nos Androids. Deve ser que a Apple obriga o uso das novas criptografias que contém nos novos SIM cards 4FF 5G (por isso que as operadoras falam que precisam de um chip específico para o uso do Standalone).
Tenho eSim da vivo e o SA funciona normalmente. IPhone 15 pro Max. Inclusive resgatado pelo próprio app meu vivo.

Apenas as trocas de e-sim resolveram ou eles fizeram algum tipo de alteração na sua linha? Ou alguma ativação.
Eu liguei e eles tentaram realizar vários testes e procedimentos na minha linha, fiquei uns 40 minutos no telefone e me informaram que haviam subido a correção, mas me orientaram a trocar o eSIM. Pq o QR CODE que veio dizia que era incompatível o 5G SA.

Fiz isso , mandei mensagem no whats da loja e me mandaram um novo QR Code.

Veio com o VoLTE ativado e o 5G SA teve a opção liberada pelos ajustes.

Mas a linha não entrava em SA. Ficava igual você relatou, conectava, não fluía a conexão e voltava pra NSA.

Abri outra reclamação na ouvidoria, informaram que haviam ajustado, troquei de eSIM e nada.

Abri nova reclamação e por fim, funcionou. Mas na ultima vez não troquei de eSIM.

Isso provavelmente se dá porque na maioria das ERBs da Vivo as únicas frequências conectadas no core 5G é a N78 e N40 (adquiridas no leilão), enquanto só em pouquíssimas ela colocou a B28/N28 ou outras frequências 4G conectadas no SA para complementar o sinal.

No caso da TIM você vê mais ERBs que tem frequências 4G conectadas no core SA auxiliando na cobertura. Por isso consegue manter a conexão na rede Standalone.

Um dos grandes "calcanhares de Aquiles" da N78 é justamente o alcance do sinal. Por isso as operadoras estão usando geralmente 200W de potência de transmissão (no 4G, o máximo que eu vi foi 80W), para não ficar restrito somente "encostado na antena".
Como será que isso deve ser contornado no futuro? Porque ficaria inviável instalar muitas antenas pra ter uma rede Standalone em todos os locais.

A Tim como “transformou” o 5G SA em serviço pago e elegível em alguns planos, está pelo menos investindo na experiência do usuário. É mais que obrigação, estou gostando que estou ficando cada vez mais conectado ao SA .

Foi instalado uma nova ERB em uma praia que costumo frequentar e me chamou a atençao que a unica fibra que entra nessa torre pertence a V.tal. Como saber para qual das 3 operadoras pertence essa ERB. A torre ainda não consta no site erbs.tech

Foi instalado uma nova ERB em uma praia que costumo frequentar e me chamou a atençao que a unica fibra que entra nessa torre pertence a V.tal. Como saber para qual das 3 operadoras pertence essa ERB. A torre ainda não consta no site erbs.tech
Verifique na fonte oficial para ver se não foi cadastrado recentemente (https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/outorga-e-licenciamento/estacoes-do-smp). É só aplicar os filtros como o município.

Caso ainda não apareça por lá, são grandes as chances de ser da Vivo, pois ela tem o hábito de instalar a ERB e os equipamentos primeiro para só depois cadastrar no sistema Mosaico.

Sugiro
Me ajudem aí! Sou cliente Vivo Easy e estou com o 5G SA ativado, tanto na Vivo quando nas configurações do iPhone, mas é impossível manter ativado. A conexão parece que fica travada, engasgando e não consigo navegar. Se vou lá e desativo, a conexão flui que é uma beleza. Alguém sabe se isso pode ser algum erro sistémico da Vivo ou se tem relação com chip ou plano?
Digo isso porque no chat da Vivo (aquele que já indicaram aqui) o atendente disse que o 5G SA não compatível com E-sim e nem com o plano Vivo Easy. Alguém já passou ou passa por isso?
Sugiro você mudar seu eSim. Uso o Easy em um eSim com SA ativo e funciona normalmente, inclusive VoLTE e VoWiFi.

Uma boa é pedir pelo chat do Linkedin: https://livechat.vivo.com.br/livechat_linkedin/

Verifique na fonte oficial para ver se não foi cadastrado recentemente (https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/outorga-e-licenciamento/estacoes-do-smp). É só aplicar os filtros como o município.

Caso ainda não apareça por lá, são grandes as chances de ser da Vivo, pois ela tem o hábito de instalar a ERB e os equipamentos primeiro para só depois cadastrar no sistema Mosaico.

olhei no link que vc postou, e ela ainda nao aparece no mosaico da Anatel. Mas olhando os equipamentos da antena, me pareceu ser da TIM. Sem contar que a Vivo ja tem outra ERB na mesma rua, porem uns 200 metros a frente dessa ERB nova.

Pesquisando aqui achei essa noticia de uma parceria entre a V.tal e TIM: https://telesintese.com.br/tim-anuncia-parceria-estrategica-nacional-com-v-tal/

Esta com todo o jeito de ser uma torre da TIM mesmo.

olhei no link que vc postou, e ela ainda nao aparece no mosaico da Anatel. Mas olhando os equipamentos da antena, me pareceu ser da TIM. Sem contar que a Vivo ja tem outra ERB na mesma rua, porem uns 100 metros a frente dessa ERB nova.

Pesquisando aqui achei essa noticia de uma parceria entre a V.tal e TIM: https://telesintese.com.br/tim-anuncia-parceria-estrategica-nacional-com-v-tal/

Estive na minha cidade natal há duas semanas, Rio das Flores - RJ.

E foi construída uma ERB nova lá também e creio que tem todo jeito de ser da TIM. Ainda não consta em nenhum site.

Na sede do município a Vivo tem duas antenas, a Claro duas e a TIM uma. Por isso creio que seja TIM também. Fica em um ponto bem estratégico, que terá boa cobertura na estrada sentido Minas Gerais, onde ela já vem implantando ERBs em outros distritos de municípios vizinhos.

Estou curioso pra saber se é dela mesmo ou da Claro/Vivo.

De tempos em tempos recebo ligações de pessoas dizendo que meu número ligou para elas. Trata-se de uma linha da Claro que eu quase não uso e recarrego periodicamente apenas para não perdê-la.

Lendo relatos parecidos na internet, creio que estão utilizando o meu número para a prática de spoofing. O que devo fazer?

Registrar um Boletim de Ocorrência? Duvido que a Claro vá fazer algo mesmo reclamando na Anatel e no Consumidor.gov.

De tempos em tempos recebo ligações de pessoas dizendo que meu número ligou para elas. Trata-se de uma linha da Claro que eu quase não uso e recarrego periodicamente apenas para não perdê-la.

Lendo relatos parecidos na internet, creio que estão utilizando o meu número para a prática de spoofing. O que devo fazer?

Registrar um Boletim de Ocorrência? Duvido que a Claro vá fazer algo mesmo reclamando na Anatel e no Consumidor.gov.
Se o número não é crucial pra você, sugiro você ligar na Claro e pedir pra trocar seu número. Eu já tive problemas com uma linha Claro que recebia cobranças de outra pessoa (número reciclado) e só tive paz quando troquei de número.

Última edição:
olhei no link que vc postou, e ela ainda nao aparece no mosaico da Anatel. Mas olhando os equipamentos da antena, me pareceu ser da TIM. Sem contar que a Vivo ja tem outra ERB na mesma rua, porem uns 200 metros a frente dessa ERB nova.

Outra opção é por meio desse site: https://sei.anatel.gov.br/sei/modul...protocolo_pesquisar&id_orgao_acesso_externo=0

Normalmente coloco na pesquisa geral o município ou o código IBGE do município e procuro por "Outorga: Licenciamento de Estação". Aqui consegue localizar o processo de outorga e licenciamento.
Aqui quando a Tim mudou a torre dela de local, foi dias após de ela abrir um processo de licenciamento, e só constou no mosaico 1 mês depois da torre já funcionando.

Outro exemplo foi aqui perto, a Claro assim que liberou o licenciamento do processo, ela já levantou a torre, 1 mês depois aparecia no mosaico mas ela ainda não tinha instalado os equipamentos, mas já por meio das pesquisas de processos da Anatel já dá pra saber onde que estão licenciando novas torres antes de aparecer no mosaico

Olá, pessoal!

Há 1 ano contratei o plano Claro Pós+ 200GB com 3 dependentes. Achei que, por ser o "melhor" plano na época, teria direito ao 5G SA. No entanto, mesmo após diversos protocolos na Claro, na Anatel, idas a lojas físicas, etc., não consegui habilitar o 5G SA.

Na época, também me informaram que por ter dependentes, eu não conseguiria utilizar o 5G SA e compartilhar com eles.

Estou um pouco desatualizado sobre essas questões atualmente, e o site da Claro não é nada esclarecedor. Então, minha dúvida é:
algo mudou? Agora consigo usar o 5G SA e compartilhar com meus dependentes?
Como faço para usar o 5G SA no meu celular (iPhone 14 Pro Max), já que a opção do 5G standalone não está habilitada?

Fiquei quinze dias na Claro. Plano excelente, com 50GB de bônus, mas é entrar em um local fechado e o 3G aparece. Fora VoLTE muito instável. Tive que voltar pra Vivo, pagando mais e com menos dados, mas com o serviço mais consistente. Ainda deram 10GB de bônus automático por ter fibra.

Pessoal, uma dúvida. No iPhone, quanto aparece SA+NSA, significa que o SA está habilitado? Ou precisa aparecer somente "SA"?

bLAQ506.jpeg

Pessoal, uma dúvida. No iPhone, quanto aparece SA+NSA, significa que o SA está habilitado? Ou precisa aparecer somente "SA"?

bLAQ506.jpeg
Precisa aparecer apenas SA e aí embaixo, aparece apenas o 5G .

No seu caso está em NSA, conectado no 5G e 4G simultaneamente.

O meu aparece apenas TIM e SA ali em Capabilities

Precisa aparecer apenas SA e aí embaixo, aparece apenas o 5G .

No seu caso está em NSA, conectado no 5G e 4G simultaneamente.

O meu aparece apenas TIM e SA ali em Capabilities

Olá, pessoal!

Há 1 ano contratei o plano Claro Pós+ 200GB com 3 dependentes. Achei que, por ser o "melhor" plano na época, teria direito ao 5G SA. No entanto, mesmo após diversos protocolos na Claro, na Anatel, idas a lojas físicas, etc., não consegui habilitar o 5G SA.

Na época, também me informaram que por ter dependentes, eu não conseguiria utilizar o 5G SA e compartilhar com eles.

Estou um pouco desatualizado sobre essas questões atualmente, e o site da Claro não é nada esclarecedor. Então, minha dúvida é:
Como faço para usar o 5G SA no meu celular (iPhone 14 Pro Max), já que a opção do 5G standalone não está habilitada?
Como de costume, certas tecnologias, quando disponibilizadas pela Claro, possuem inúmeras restrições. Inclusive, até um tempo atrás, nem mesmo o Passaporte era disponível para linha com SA ativo, mas não achei mais essa limitação no sumário (https://www.claro.com.br/files/104379/x/ed2202f19b/plano168_claropos_sumario_20231107-2.pdf) do Claro Pós. O 5G SA da Claro é como “Caviar” do Zeca Pagodinho. As pessoas só ouvem falar e os relatos são sempre sobre a dificuldade de ativar. Até o presente momento, essas são as “restrições oficiais” da operadora:

1.3.2 Apenas as franquias de 100GB e 200GB são elegíveis na data de vigência deste documento para ativação na tecnologia 5G SA. A opção pelo uso desta tecnologia poderá resultar em limitações para ativação de pacotes adicionais, adição de dependentes e outras restrições e obrigações nos termos do presente documento.

1.3.3 Os valores aplicáveis ao Plano 100GB e 200GB na tecnologia 5G SA serão os mesmos aplicados para ativação normal do Plano sem esta tecnologia, com ou sem promoções, havendo apenas as alterações nas características na forma das restrições apontadas neste documento.

1.7.1 Se o USUÁRIO optar pela ativação do Plano na franquia elegível ao uso da tecnologia 5G SA, somente terá acesso ao pacote adicional de 5GB.

1.10.4 Não é possível o compartilhamento de franquia de dados quando da utilização da rede 5G SA, portanto não é possível adicionar dependentes na modalidade INTERNET COMPARTILHADA, quando do uso desta tecnologia.

2.5 Os USUÁRIOS dos Planos Pós pago previstos no presente documento, exceto na opção de franquia disponível com acesso a tecnologia 5G SA, terão disponível ainda, promocionalmente sem custo, a funcionalidade GESTOR ONLINE que consiste na possibilidade de distribuição da franquia do Plano e franquia da Oferta Extra Play entre a linha titular e dependentes.

3.1 O Plano CLARO PÓS Nº 168 está sendo comercializado desde o dia 16 de AGOSTO de 2022 e os valores, condições, disposições sobre a tecnologia 5G SA e ofertas promocionais para o Plano CLARO PÓS Nº 168 na forma do presente documento são válidas para as contratações realizadas a partir de 07 de NOVEMBRO de 2023.

6.2.1 A velocidade 5G será acessível aos USUÁRIOS na modalidade DSS/NSA e SA, entretanto para acesso à tecnologia 5G SA, o USUÁRIO deverá efetivar contratação específica para acesso a esta tecnologia.

6.3.3 As características de acesso das redes 5G DSS/NSA e SA são distintas e o USUÁRIO declara estar ciente destas características quando da opção pela contratação de uma ou outra tecnologia.

9.1.1 Para a tecnologia 5G SA em implantação, as franquias elegíveis estão disponíveis para contratação de pessoas físicas novas ou da base, maiores de idade nos termos da legislação civil em vigor, na data de início da vigência deste documento. A cobertura 5G SA poderá ser aplicada e a oferta correspondente ser ampliada, cabendo ao USUÁRIO consultar o mapa de cobertura e as ofertas disponíveis em sua localidade.

Última edição:
Olá, pessoal!

Esquece SA na Claro, pois nem sequer funciona direito (ex: ficar sem conseguir fazer ligações).

Quer SA? É Vivo ou Tim.

Outra opção é por meio desse site: https://sei.anatel.gov.br/sei/modul...protocolo_pesquisar&id_orgao_acesso_externo=0 aqui

Normalmente coloco na pesquisa geral o município ou o código IBGE do município e procuro por "Outorga: Licenciamento de Estação". Aqui consegue localizar o processo de outorga e licenciamento.
Aqui quando a Tim mudou a torre dela de local, foi dias após de ela abrir um processo de licenciamento, e só constou no mosaico 1 mês depois da torre já funcionando.

Outro exemplo foi aqui perto, a Claro assim que liberou o licenciamento do processo, ela já levantou a torre, 1 mês depois aparecia no mosaico mas ela ainda não tinha instalado os equipamentos, mas já por meio das pesquisas de processos da Anatel já dá pra saber onde que estão licenciando novas torres antes de aparecer no mosaico
Porque é que as torres demoram tanto tempo a aparecer no mosaico? É devido a actualizações do mapa ou a atrasos no licenciamento?

Indo pra mais de 30 dias sem que o 4G da Tim funcione aqui na minha cidade :( Mal passa 1Mega de velocidade, o 3g funciona melhor que o 4G. Problema ocorrendo tanto em chips da propria tim, quanto mvnos. Complicado demais depender de terceiros pra resolver um problema viu.

Deixa eu perguntar uma coisa a vocês, pq o VoLTE/VoWiFi da claro é tão abafado nas chamadas? O VoWiFi/VoLTE da vivo tem uma qualidade bem melhot ligando até pra outra operadora

Eu liguei e eles tentaram realizar vários testes e procedimentos na minha linha, fiquei uns 40 minutos no telefone e me informaram que haviam subido a correção, mas me orientaram a trocar o eSIM. Pq o QR CODE que veio dizia que era incompatível o 5G SA.

Fiz isso , mandei mensagem no whats da loja e me mandaram um novo QR Code.

Veio com o VoLTE ativado e o 5G SA teve a opção liberada pelos ajustes.

Mas a linha não entrava em SA. Ficava igual você relatou, conectava, não fluía a conexão e voltava pra NSA.

Abri outra reclamação na ouvidoria, informaram que haviam ajustado, troquei de eSIM e nada.

Abri nova reclamação e por fim, funcionou. Mas na ultima vez não troquei de eSIM.

Como será que isso deve ser contornado no futuro? Porque ficaria inviável instalar muitas antenas pra ter uma rede Standalone em todos os locais.

A Tim como “transformou” o 5G SA em serviço pago e elegível em alguns planos, está pelo menos investindo na experiência do usuário. É mais que obrigação, estou gostando que estou ficando cada vez mais conectado ao SA .
Nos atendimentos que fiz por esses dias a resposta é a mesma: No sistema está tudo ativado, seu plano é compatível e o e-sim também. Não sei mais pra quem recorrer rsrsrs.. Que difícil né?

O autor do erbs.tech divulgou alguns dados interessantes sobre o avanço das ERBs LTE Only no Brasil e o número já é mais expressivo do que eu pensei.

A maior parte das ERBs que são apenas 4G, cujo VoLTE é obrigatório, estão no Sul, com aproximadamente 14,65%, seguido por Centro-Oeste, com 14,65%, depois Norte, com 13,49%, Nordeste, com 12,51% e, por fim, Sudeste, com 10,97%.

A imensa maioria, claramente, é da TIM, mas a Vivo também não está longe. Confesso que não esperava números tão grandes pra algo que muitos consideram irrelevante.
Vivo e Tim instalando antenas com apenas 4 e 5g, a claro licenciou uma aqui na cidade e ainda tem 3g, não entendo essa birra de já não ter liberado e instalado o voLTE em toda rede já que aqui em SC acho que todas suas antenas já tem 4g

Users who are viewing this thread

Voltar