Olá, pessoal!
Há 1 ano contratei o plano Claro Pós+ 200GB com 3 dependentes. Achei que, por ser o "melhor" plano na época, teria direito ao 5G SA. No entanto, mesmo após diversos protocolos na Claro, na Anatel, idas a lojas físicas, etc., não consegui habilitar o 5G SA.
Na época, também me informaram que por ter dependentes, eu não conseguiria utilizar o 5G SA e compartilhar com eles.
Estou um pouco desatualizado sobre essas questões atualmente, e o site da Claro não é nada esclarecedor. Então, minha dúvida é:
algo mudou? Agora consigo usar o 5G SA e compartilhar com meus dependentes?
Como faço para usar o 5G SA no meu celular (iPhone 14 Pro Max), já que a opção do 5G standalone não está habilitada?
Como de costume, certas tecnologias, quando disponibilizadas pela Claro, possuem inúmeras restrições. Inclusive, até um tempo atrás, nem mesmo o Passaporte era disponível para linha com SA ativo, mas não achei mais essa limitação no sumário (
https://www.claro.com.br/files/104379/x/ed2202f19b/plano168_claropos_sumario_20231107-2.pdf) do Claro Pós. O 5G SA da Claro é como “Caviar” do Zeca Pagodinho. As pessoas só ouvem falar e os relatos são sempre sobre a dificuldade de ativar. Até o presente momento, essas são as “restrições oficiais” da operadora:
1.3.2 Apenas as franquias de 100GB e 200GB são elegíveis na data de vigência deste documento para ativação na tecnologia 5G SA. A opção pelo uso desta tecnologia poderá resultar em limitações para ativação de pacotes adicionais, adição de dependentes e outras restrições e obrigações nos termos do presente documento.
1.3.3 Os valores aplicáveis ao Plano 100GB e 200GB na tecnologia 5G SA serão os mesmos aplicados para ativação normal do Plano sem esta tecnologia, com ou sem promoções, havendo apenas as alterações nas características na forma das restrições apontadas neste documento.
1.7.1 Se o USUÁRIO optar pela ativação do Plano na franquia elegível ao uso da tecnologia 5G SA, somente terá acesso ao pacote adicional de 5GB.
1.10.4 Não é possível o compartilhamento de franquia de dados quando da utilização da rede 5G SA, portanto não é possível adicionar dependentes na modalidade INTERNET COMPARTILHADA, quando do uso desta tecnologia.
2.5 Os USUÁRIOS dos Planos Pós pago previstos no presente documento, exceto na opção de franquia disponível com acesso a tecnologia 5G SA, terão disponível ainda, promocionalmente sem custo, a funcionalidade GESTOR ONLINE que consiste na possibilidade de distribuição da franquia do Plano e franquia da Oferta Extra Play entre a linha titular e dependentes.
3.1 O Plano CLARO PÓS Nº 168 está sendo comercializado desde o dia 16 de AGOSTO de 2022 e os valores, condições, disposições sobre a tecnologia 5G SA e ofertas promocionais para o Plano CLARO PÓS Nº 168 na forma do presente documento são válidas para as contratações realizadas a partir de 07 de NOVEMBRO de 2023.
6.2.1 A velocidade 5G será acessível aos USUÁRIOS na modalidade DSS/NSA e SA, entretanto para acesso à tecnologia 5G SA, o USUÁRIO deverá efetivar contratação específica para acesso a esta tecnologia.
6.3.3 As características de acesso das redes 5G DSS/NSA e SA são distintas e o USUÁRIO declara estar ciente destas características quando da opção pela contratação de uma ou outra tecnologia.
9.1.1 Para a tecnologia 5G SA em implantação, as franquias elegíveis estão disponíveis para contratação de pessoas físicas novas ou da base, maiores de idade nos termos da legislação civil em vigor, na data de início da vigência deste documento. A cobertura 5G SA poderá ser aplicada e a oferta correspondente ser ampliada, cabendo ao USUÁRIO consultar o mapa de cobertura e as ofertas disponíveis em sua localidade.