[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Sobre o debate dos testes da Claro, eu apresentarei alguns pontos. Ao consultar a rede de transporte das operadoras, a que tem menos municípios com backhaul é a TIM (3.210), seguido da Vivo (3.533) e por fim a Claro (3.601). Quando é analisado em quais municípios tem backhaul de fibra e quanto isto representaria do seu total, aí fica nesta ordem crescente: TIM (944 - 29,41%), Claro (1.778 - 49,38%) e Vivo (1.866 - 52,81%).

Agora partindo de quantos municípios cada operadora atende com pelo menos uma ERB, a proporção de quantas elas possuem infraestrutura própria fica: TIM (5.559 - 57,74 %), Vivo (5.057 - 69,86%) e Claro (4.962 - 72,57%).

Sobre o VoLTE, mesmo a TIM sendo pioneira e cobrir todos os municípios com 4G, ela não disponibiliza o recurso a todos eles. Consultei a lista oficial que a operadora disponibiliza dos municípios compatíveis, e existem diversas cidades no Amazonas, Acre, Rondônia que não tem.

Ter mais frequências te permite maior capacidade em lugares de grande concentração, mas não significa que ela deva usar todas. Vai da estratégia de cada região.

A TIM, mesmo com o VoLTE, geralmente tem um percentual de quedas de chamadas maior que as concorrentes. A Claro geralmente tem o menor, mesmo com a baixa qualidade.

Sobre a rede vazia, é difícil sustentar o argumento já que ela está em segundo lugar no market share.

Sobre o 5G SA, está mais para despreparo técnico, já que em diversos momentos eles nem sabem do que se trata ou como resolver.
Market share é uma coisa, consistência de rede é outra. Ter quantidade de usuários no 5G, não significa que eles permanecem a maior parte do tempo conectados ao 5G. A Claro é malandra, eles são os reis do marketing.

Market share é uma coisa, consistência de rede é outra. Ter quantidade de usuários no 5G, não significa que eles permanecem a maior parte do tempo conectados ao 5G. A Claro é malandra, eles são os reis do marketing.
Mas e na TIM ou na Vivo, você acha que o ícone 5G indica que você está usando a N78 (3.500 MHz)? Elas usam o ENDC, fazendo com que o sinal 4G complemente o sinal onde as frequências próprias não alcançam. Você pode até ter o 5G sinalizado, mas ao fazer o teste de velocidade, verá que a velocidade é do famigerado 5G DSS (o que muitos usuários criticaram por ser uma "propaganda enganosa"). A Claro resolveu por não adotar o ENDC com o NR NSA.

Mas e na TIM ou na Vivo, você acha que o ícone 5G indica que você está usando a N78 (3.500 MHz)? Elas usam o ENDC, fazendo com que o sinal 4G complemente o sinal onde as frequências próprias não alcançam. Você pode até ter o 5G sinalizado, mas ao fazer o teste de velocidade, verá que a velocidade é do famigerado 5G DSS (o que muitos usuários criticaram por ser uma "propaganda enganosa"). A Claro resolveu por não adotar o ENDC com o NR NSA.
Relatório da Opensignal sobre a liderança da TIM em consistência de rede 5G: https://www.opensignal.com/2024/09/03/consistent-quality-is-increasing-across-brazil

Eu não sei onde você utiliza a TIM, mas aqui está conectado no n78, inclusive atingindo velocidades de 800Mbps à 1.2Gbps. No 4G, a velocidade já cai pra uns 310Mbps, o que é bem satisfatório pra tecnologia. Um 5G pode até ser um 4G disfarçado, mas um 3G sempre será um 3G. É muito raro ver 3G no visor da Vivo e TIM. Nem lembro quando foi a última vez que fiz uma chamada no 3G por essas operadoras, exceto em metrô, hospitais e locais específicos. Na Claro basta entrar em um restaurante ou shopping que a internet fica no 3G.

Relatório da Opensignal sobre a liderança da TIM em consistência de rede 5G: https://www.opensignal.com/2024/09/03/consistent-quality-is-increasing-across-brazil

Eu não sei onde você utiliza a TIM, mas aqui está conectado no n78, inclusive atingindo velocidades de 800Mbps à 1.2Gbps. No 4G, a velocidade já cai pra uns 310Mbps, o que é bem satisfatório pra tecnologia. Um 5G pode até ser um 4G disfarçado, mas um 3G sempre será um 3G. É muito raro ver 3G no visor da Vivo e TIM. Nem lembro quando foi a última vez que fiz uma chamada no 3G por essas operadoras, exceto em metrô, hospitais e locais específicos. Na Claro basta entrar em um restaurante ou shopping que a internet fica no 3G.
Eu tenho que concordar com você. Percebo que a Claro geralmente garante sinal 4G em outdoor, e deve ser porque nestes lugares ela usa frequências acima de 1.000 MHz (que tem baixa penetração). Como querem que ao menos seus clientes consigam fazer chamadas, aí utilizam 850 MHz no 2G/3G. Elas usam relativamente pouco a B28 (700 MHz). Mas parece que ela está melhorando neste quesito, ainda que a passos largos.

Na TIM eu já vi em diversos lugares zonas de sombra, e em muitos deles percebo que é pela altura onde estão os transmissores (que poderiam ser mais altas), frequências usadas e pela potência de transmissão. Na zona sul de São Paulo acontece isto e em cidades no estado de SP onde a Vivo e a Claro tem os maiores market shares, a TIM usa 1.800 MHz e 2.100 MHz (refarming do 2G e 3G).

Existe um outro ponto: a diferença de performance da rede 3G entre a Claro e a TIM/Vivo. Com a adoção massiva do VoLTE pelas duas, é perceptível a diminuição da capacidade dos cores 2G/3G e a adoção de unificação das redes legadas em lugares estratégicos para diminuir custos. Isto é bom porque aloca os investimentos nas novas redes, mas onde essas gerações ainda se fazem presentes, o uso delas são mais voltadas para os serviços básicos, como ligações e SMS. Para usar a internet é praticamente impossível. Enquanto na Claro o 3G ainda quebra um galho para uso de mensageiros, aplicativos financeiros, só não dando conta de alta demanda de dados, como VoIP, streaming que estão otimizados para velocidades na casa dos Mbps.

De onde voce tirou isso?

Eu tenho que concordar com você. Percebo que a Claro geralmente garante sinal 4G em outdoor, e deve ser porque nestes lugares ela usa frequências acima de 1.000 MHz (que tem baixa penetração). Como querem que ao menos seus clientes consigam fazer chamadas, aí utilizam 850 MHz no 2G/3G. Elas usam relativamente pouco a B28 (700 MHz). Mas parece que ela está melhorando neste quesito, ainda que a passos largos.

Na TIM eu já vi em diversos lugares zonas de sombra, e em muitos deles percebo que é pela altura onde estão os transmissores (que poderiam ser mais altas), frequências usadas e pela potência de transmissão. Na zona sul de São Paulo acontece isto e em cidades no estado de SP onde a Vivo e a Claro tem os maiores market shares, a TIM usa 1.800 MHz e 2.100 MHz (refarming do 2G e 3G).

Existe um outro ponto: a diferença de performance da rede 3G entre a Claro e a TIM/Vivo. Com a adoção massiva do VoLTE pelas duas, é perceptível a diminuição da capacidade dos cores 2G/3G e a adoção de unificação das redes legadas em lugares estratégicos para diminuir custos. Isto é bom porque aloca os investimentos nas novas redes, mas onde essas gerações ainda se fazem presentes, o uso delas são mais voltadas para os serviços básicos, como ligações e SMS. Para usar a internet é praticamente impossível. Enquanto na Claro o 3G ainda quebra um galho para uso de mensageiros, aplicativos financeiros, só não dando conta de alta demanda de dados, como VoIP, streaming que estão otimizados para velocidades na casa dos Mbps.
Verdade! O 3G da Claro ainda consegue entregar uma navegação básica em alguns locais, principalmente outdoor. Às vezes entrega até mais que o 4G da Vivo e TIM em certos locais. Queria muito que as operadoras brasileiras começassem um refarming do 700MHz pro 5G. Utilizei o 5G da T-Mobile, atingindo velocidades impressionantes, mas a jogada de mestre deles (nos EUA) foi usar essa tecnologia nos 600MHz. A cobertura em ambientes indoor é bem satisfatória. Testei a Verizon, mas oscila muito entre LTE e 5G UW, diferente da T-Mobile que fica o tempo todo no 5G UC, tendo uma melhor fluidez pra coisas pesadas. Só que a Verizon lá é tipo uma Vivo, que “pega” até no meio do nada, só que como estava a maior parte do tempo em regiões metropolitanas, fiquei bem satisfeito com a T-Mobile. Deixei meu TIM Black conectado na Verizon (podia escolher entre ela, T-Mobile e AT&T), caso a T-Mobile falhasse, o que raramente aconteceu. Obs: lá as redes 3G foram desativadas e a T-Mobile é percursora do 5G SA em larga escala.

Última edição:
Verdade! O 3G da Claro ainda consegue entregar uma navegação básica em alguns locais, principalmente outdoor. Às vezes entrega até mais que o 4G da Vivo e TIM em certos locais. Queria muito que as operadoras brasileiras começassem um refarming do 700MHz pro 5G. Utilizei o 5G da T-Mobile, atingindo velocidades impressionantes, mas a jogada de mestre deles (nos EUA) foi usar essa tecnologia nos 600MHz. A cobertura em ambientes indoor é bem satisfatória. Testei a Verizon, mas oscila muito entre LTE e 5G UW, diferente da T-Mobile que fica o tempo todo no 5G UC, tendo uma melhor fluidez pra coisas pesadas. Só que a Verizon lá é tipo uma Vivo, que “pega” até no meio do nada, só que como estava a maior parte do tempo em regiões metropolitanas, fiquei bem satisfeito com a T-Mobile. Deixei meu TIM Black conectado na Verizon (podia escolher entre ela, T-Mobile e AT&T), caso a T-Mobile falhasse, o que raramente aconteceu. Obs: lá as redes 3G foram desativadas e a T-Mobile é percursora do 5G SA em larga escala.
Você utilizou o tempo todo em roaming ou comprou e-sim local?
Qual a média da velocidade dos 5g?

Usando o código USSD *#*#4636#*#* > Informações do telefone, um dos itens que tem é ENDC disponível. Ele indica se a operadora adotou o ENDC na rede.
Acabei de verificar aqui no meu G34 o que voce disse acima e no ENDC está em false mas conectado apenas rede 3500(N78) da vivo, amanhã vou verificar no meu Edge 50 neo como fica na rede NSA da Claro visto que tenho linha da operadora.

Aqui em Fortaleza, de uns meses pra cá, a Claro começou a usar a frequência de 700 MHz.
A estabilidade do sinal de internet melhorou bastante.

ABRANGÊNCIA: DDDs 11, 19, 21, 27, 31, 41, 47, 48, 51, 61, 62, 63, 65,67, 68, 69, 71, 79, 81, 82, 83 84, 85, 86, 91, 92, 95, 96 e 98.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dito isso, alguém aqui já conseguiu ativar o Plugin 5G Plus nas linhas que foram migradas da Oi para a Tim nos planos Tim Mais Controle Express A, B ou C?

Cheguei a ligar essa semana, mas em diversos atendentes que eu tive contato, eles nem sabiam que houve essa expansão para planos controle, muitos insistiram que só existe possibilidade de ativação para os planos black e outros nem sabiam do que se trata esse Plugin 5G Plus e quando ficam sem resposta já metem a história de que estão sem sistema.

Abri um processo na ouvidoria para ver se conseguem fazer, mas até o momento sem resposta.

Você utilizou o tempo todo em roaming ou comprou e-sim local?
Qual a média da velocidade dos 5g?
[Contém textão 😌]

Eu testei 2 operadoras na rede T-Mobile e 2 na rede Verizon, além do meu TIM Black que atingia velocidades inferiores, já que estava em roaming nas redes da AT&T, Verizon e T-Mobile. Para usuários de uso moderado, o roaming do TIM Viagem quebra muito o galho. Meu plano dispõe de 10GB/mês, mas como eu costumo usar bem mais isso, busquei por planos locais ilimitados mais baratos:

Visible by Verizon (MVNO da Verizon)

Número: você escolhe o DDD e o número de acordo com uma lista e tem possibilidade de mudar 4 vezes de número.

Preço: 20 dólares na promoção com preço garantido por 24 meses com pagamento autopay (pagamento recorrente no cartão) ou 25 dólares valor fixo do plano, sem autopay.

Características: Sem acesso ao 5G Ultra Wideband (MmWave) da Verizon, internet ilimitada limitada a 149Mbps no 5G e 4G geralmente na casa dos 340Mbps. Streaming ilimitado limitado a 4Mbps (qualidade SD) e hotspot ilimitado limitado a 5Mbps.

T-Mobile Free Trial

Número: aleatório

Preço: grátis por 3 meses, sem exigir cartão para verificação (assim como faz a TIM com o seu Test Drive de 30 dias/30GB)

Características: exclusivo para eSim (igual ao Test Drive TIM), acesso ao 5G com Ultra Capacity (UC), sem limite de velocidade (exceto pra streaming) e chamadas ilimitadas dentro do EUA. Usei hotspot sem notar qualquer limitação. Nesse plano consegui as maiores velocidades, com picos de 1743.96Mbps. Mesmo recebendo um SMS após atingir 50GB “ameaçando” notar velocidades reduzidas em locais congestionados, continuei navegando em altíssima velocidade.

Total Wireless (MVNO que tem como foco usuários latinos e que foi adquirida pela Verizon)

Número: você pode escolher o número em uma lista

Preço: 25 dólares na promoção com preço garantido por 5 anos usando o autopay, sem autopay 85 dólares (recentemente atualizado pra 47,50)

Características: 6 meses grátis de Disney+ com anúncios, acesso ao 5G Ultra Wideband com dados realmente ilimitados, exceto pra streaming, inclui roaming com dados internacionais de 10GB/mês em países como México, Canadá + 15 países da América Latina (incluindo o Brasil) e chamadas internacionais (estando nos EUA) para países incluindo o Brasil, porém limitado a 21 números diferentes por mês e 15GB de hotspot com dados de alta velocidade (após o uso, a internet é bloqueada). Atingi velocidades satisfatórias com a Ultra Wideband. Média de 700 à 800Mbps.

Metro by T-Mobile (antes conhecida como MetroPCS, é uma MVNO adquirida pela T-Mobile)

Número: portei (rapidamente) da Total Wireless

Preço: 25 dólares com autopay ou 30 sem autopay, onde aparentemente não há aumento de preço após determinado período

Características: sem hotspot, chamadas ilimitadas nos EUA (com possibilidade de adicionar chamadas ilimitadas pra outros países, incluindo o Brasil por 10 dólares), internet ilimitada sem redução (exceto para streaming) e com acesso ao 5G Ultra Capacity (UC) da T-Mobile. É considerado o MVNO pré-pago mais rápido dos EUA (https://www.t-mobile.com/news/network/metro-fastest-prepaid-provider) e foi minha operadora favorita pelo custo/benefício. Li relatos de heavy user (usuários pesados de dados) que chegavam a usar 450GB/mês sem qualquer redução. Médias de 600 à 1Gbps.

Curiosidades
  • Geralmente os planos ilimitados começam a partir de 20 dólares.
  • É possível ter planos com franquia com valores mais baixos. Algumas operadoras praticam redução de velocidade (reduções que costumam partir de 128kbps) e outros cortam a internet após atingir a franquia.
  • A portabilidade numérica é bem segura e é feita usando dois dados: “número da conta” e um código PIN, informações que geralmente são obtidas direto no app da operadora e quando você quer portar, basta informar esses dados pra operadora de destino. O melhor: a portabilidade é realizada em questão de minutos!
  • Qualquer pessoa poder ter um plano pré-pago sem exigência de SSN (similar ao CPF) ou ITIN.
  • As pessoas ficam condicionadas a pagar seus planos com autopay via cartão de crédito, débito ou Apple Cash, já que as operadoras oferecem descontos generosos para pagamentos recorrentes. Nem todas aceitam cartão internacional.
  • Todas possuem VoLTE (alô dona Claro!) e VoWiFi (voz e SMS)
  • Há relatos de que é possível burlar restrições de velocidade (como as limitações do streaming) usando VPN

No Brasil, onde o Marco Civil da Internet instaurou a neutralidade de rede, que tem gerado temas polêmicos como a taxação de big techs (que eu acho um absurdo) devido ao uso elevado das suas redes para trafegar esses serviços, já que a lei brasileira proíbe a prática de traffic shaping (praticadas de forma tímida e oculta pela Claro/NET e TIM Live) ou outros mecanismos para prover diferentes velocidades para determinados serviços, aplicações, sites e até mesmo planos. Algo que a FCC (a ANATEL americana) permite lá, fazendo com que as empresas de telecom tenham liberdade pra praticar um equilíbrio no uso de suas redes, tornando-as mais saudáveis, dentro de suas estratégias comerciais e políticas de uso justo. Praticamente todos os planos limitam a velocidades dos streamings como Netflix e Youtube (algo em torno de 4Mbps à 6Mbps, eles chamam de velocidades SD e HD, respectivamente), exceto em planos antigos/legados que não previam essa redução ou planos bem específicos (e mais caros) na faixa dos 85 dólares. Já alguns planos limitam a velocidade geral do plano, sem que isso se torne um problema judicial digno de multa (alô PROCON rs). Tais limites são explicados nos anúncios/sites, às vezes em letras miúdas, como acontece nos planos de dados “ilimitados limitados” (que no Brasil eu poderia usar como exemplo o WhatsApp que é vendido quase sempre como “ilimitado” dentro do plano, mas que, em alguns casos, não inclui chamadas de voz e/ou vídeo). Geralmente os planos mais baratos tendem a entregar velocidades mais baixas, enquanto que os planos mais caros geralmente não possuem restrição de velocidade ou “despriorização” da rede, como eles costumam falar. Eles usam uma frase lá que é algo como “você recebe o que você paga”, para justificar tais disparidades. E isso não é só no âmbito de telecom, mas em tudo! Outros planos incluem franquias para dados em alta velocidade (inclusive em FWA e/ou internet fixa) e, após estourar a franquia, praticam redução de velocidade. É comum ver planos ditos ilimitados com franquia de 35GB à 50GB de dados em alta velocidade e, após o consumo da franquia, reduzem pra 128Kbps (alguns planos T-Mobile, por exemplo), e tem operadora como a US Mobile que reduz a velocidade pra 1Mbps (velocidade similar ao que a Claro faz/fazia com o Claro Internet Móvel). Outras preveem redução no regulamento, mas na prática não o fazem.

Matéria interessante sobre neutralidade de rede no Brasil e suas limitações: https://teletime.com.br/22/03/2024/...-rede-deve-ser-aprimorado-diz-marcos-ferrari/

Última edição:
Sobre a rede vazia, é difícil sustentar o argumento já que ela está em segundo lugar no market share.
De fato a rede da Claro não é vazia, mas em certos locais ela consegue obter a vantagem da rede folgada por causa do péssimo sinal 4G, vou dar um exemplo prático do que acontece em alguns locais, imagina um local que tem uma ERB da TIM, Claro e VIVO na mesma torre, sendo as 3 operadoras usando somente a B7+B28, imagina que a TIM e VIVO conseguem um sinal equivalente a -77dBm em ambientes abertos e -101dBm em ambientes fechados

A CLARO nessas mesmas condições em ambientes abertos tem um sinal de -95dBm e ambientes fechados -120dBm, ou seja, o sinal é RUIM, logo sua quantidade usuários conectados será menor e nessas condições sua rede estará "folgada" pois só terá carga na rede com usuários que estão em ambientes abertos, já a TIM e VIVO sofrem com a carga de usuários em ambiente aberto e fechado pois seu sinal outdoor É MELHOR.

E esse problema da Claro é simplesmente inexplicável, pois a altura e angulo de algumas antenas estão "OK", no licenciamento da anatel a potência de sinal é igual ou até melhor que as outras operadoras em 40W e 60W, aí eu imagino que a CLARO lança na anatel que está usando 40W ou 60W de potência, mas na prática está usando 25 ou 30W, é como se fosse algo de maneira proposital mesmo deixar poucos usuários pendurados no 4G, principalmente na B7.

Aliás, se você conseguir encontrar um local que o sinal 4G da Claro é bom em intensidade de sinal tão quanto as outras operadoras, verá que a média de velocidade não é tão boa quanto.

Última edição:
Tirando a velocidade, qual o ping médio da Vivo e da Claro no 5G?

Aqui de casa a Tim tem um ping bem ruinzinho de vez em quando, fora o upload baixo no 5G NSA.

Screenshot-20241113-115144-Speedtest.jpg

Tirando a velocidade, qual o ping médio da Vivo e da Claro no 5G?

Aqui de casa a Tim tem um ping bem ruinzinho de vez em quando, fora o upload baixo no 5G NSA.

Screenshot-20241113-115144-Speedtest.jpg
Aqui em casa , o ping no 5G (SA) da TIM varia entre 10 e 20 ms

Download entre 600 MB a até pouco mais de 1GB

Upload na média de 80 a até pouco mais de 100 MB

Consegui alterar o plano para o tim black com o plugin , ja deixei nr only (utilizo android) e ele nao liga para outro tim so para numeros 103 (15,31 etc) , mas a internet funciona no SA, estou em sp, vamos ver quando o plugin acabar se vai continuar na rede SA, abaixo o que achei no regulamento , entao aparentemente ele consome toda a internet restante

O Plugin 5G Plus dá ao cliente possibilidade de navegação na Rede 5G Standalone proporcionando a experiência completa do 5G com maior velocidade e menor
latência. O pacote de internet do Plugin 5G Full convive com o pacote de dados core da oferta de plano contratada, plugins ou bônus Promo internet Especial, e
bônus promo de internet 12M do Pós-Pago. O pacote de 50GB é válido para navegação na rede 3G, 4G e 5G. o pacote será consumido de acordo com a
disponibilidade e cobertura de rede conforme o local em que o cliente estiver

mais uma informaçao

O Plugin 5G Plus dá ao cliente possibilidade de navegação na Rede 5G Standalone proporcionando a experiência completa do 5Gcom maior
velocidade e menor latência.
Rede 5G Non Standalone: velocidade de Download 10Mbps, velocidade de Upload 500 Kbps, Latência ~12ms
Rede 5G Standalone (experiência completa do 5G): velocidade de Download 10Mbps, velocidade de Upload 500 Kbps, Latência menor que 12ms.
Será necessário consultar a compatibilidade do seu aparelho para acesso a rede 5G Standalone. Clientes com dispositivos Apple específicos, além
de atualização do software terão que fazer a troca do Chip para o uso da rede, após disponibilidade da atualização do iOS pela fabricante,
conforme atualização em tim.com.br/5g

ate hoje nao testei com menor que 12, vamos ver durante esse periodo

Última edição:
É mais fácil eles já fazerem o refarming de 850 MHz, pois foram só em poucos lugares que tem no 4G. A B28 ainda continua sendo uma frequência estratégica para aumentar o alcance do 4G, e a quantidade de clientes que usam esta geração é muito maior que a do 5G. Creio que levará um bom tempo para os clientes dessas duas gerações ficarem próximos.

De fato a rede da Claro não é vazia, mas em certos locais ela consegue obter a vantagem da rede folgada por causa do péssimo sinal 4G, vou dar um exemplo prático do que acontece em alguns locais, imagina um local que tem uma ERB da TIM, Claro e VIVO na mesma torre, sendo as 3 operadoras usando somente a B7+B28, imagina que a TIM e VIVO conseguem um sinal equivalente a -77dBm em ambientes abertos e -101dBm em ambientes fechados

A CLARO nessas mesmas condições em ambientes abertos tem um sinal de -95dBm e ambientes fechados -120dBm, ou seja, o sinal é RUIM, logo sua quantidade usuários conectados será menor e nessas condições sua rede estará "folgada" pois só terá carga na rede com usuários que estão em ambientes abertos, já a TIM e VIVO sofrem com a carga de usuários em ambiente aberto e fechado pois seu sinal outdoor É MELHOR.

E esse problema da Claro é simplesmente inexplicável, pois a altura e angulo de algumas antenas estão "OK", no licenciamento da anatel a potência de sinal é igual ou até melhor que as outras operadoras em 40W e 60W, aí eu imagino que a CLARO lança na anatel que está usando 40W ou 60W de potência, mas na prática está usando 25 ou 30W, é como se fosse algo de maneira proposital mesmo deixar poucos usuários pendurados no 4G, principalmente na B7.

Aliás, se você conseguir encontrar um local que o sinal 4G da Claro é bom em intensidade de sinal tão quanto as outras operadoras, verá que a média de velocidade não é tão boa quanto.
Estar licenciado na Anatel não quer dizer que já está ativo. A Claro costuma cadastrar uma ERB ou frequência e pode levar até anos para ativá-la.

Potência mais alta é bom para quem está mais longe da antena (na casa de mais de 1 km). Quem está mais perto o sinal fica cheio quando usa 20W ou 40W. A TIM costuma usar mais essas potências, enquanto a Vivo usa a 80W mais na 700 MHz.

Outro ponto é que qualquer diferença de altura pode influenciar no sinal, principalmente em regiões com uma variação de relevo topográfico. Percebo que em diversos lugares onde a Claro compartilha a ERB, ela coloca seus transmissores bem abaixo delas.

Última edição:
Potência maior não significa algo necessariamente melhor do que outras mais baixas. Vai que eles estão reduzindo a potência porque sabem que aumentando vai subir o sinr nos dispositivos conectados nas células vizinhas (hipótese apenas)

É mais fácil eles já fazerem o refarming de 850 MHz, pois foram só em poucos lugares que tem no 4G. A B28 ainda continua sendo uma frequência estratégica para aumentar o alcance do 4G, e a quantidade de clientes que usam esta geração é muito maior que a do 5G. Creio que levará um bom tempo para os clientes dessas duas gerações ficarem próximos.

Estar licenciado na Anatel não quer dizer que já está ativo. A Claro costuma cadastrar uma ERB ou frequência e pode levar até anos para ativá-la.

Potência mais alta é bom para quem está mais longe da antena (na casa de mais de 1 km). Quem está mais perto o sinal fica cheio quando usa 20W ou 40W. A TIM costuma usar mais essas potências, enquanto a Vivo usa a 80W mais na 700 MHz.

Outro ponto é que qualquer diferença de altura pode influenciar no sinal, principalmente em regiões com uma variação de relevo topográfico. Percebo que em diversos lugares onde a Claro compartilha a ERB, ela coloca seus transmissores bem abaixo delas.
Olhando no erbs.tech ficou evidente que a Tim diminuiu o alcance de sinal, era a maioria 60, 80w no 3g 4g, agora está em 40w, eu tinha sinal 4g em 700mhz num lugar onde trabalho agora só chega 3g em 850 com sinal bem baixo. A claro está melhorando bastante o sinal aqui em SC com novas antenas e ativando 700mhz em potência mais alta

Olhando no erbs.tech ficou evidente que a Tim diminuiu o alcance de sinal, era a maioria 60, 80w no 3g 4g, agora está em 40w, eu tinha sinal 4g em 700mhz num lugar onde trabalho agora só chega 3g em 850 com sinal bem baixo. A claro está melhorando bastante o sinal aqui em SC com novas antenas e ativando 700mhz em potência mais alta
Aqui mesma coisa interior do PR, mais precisamente DDD45, a Tim diminuindo a potência das suas torres e a Claro licenciando várias novas com B28 com 60, 80w. Hoje já descobri que solicitaram licenciamento para a oitava torre em uma cidade vizinha da onde moro, a sexta na sede só com a B28 reforçando o 4G. Tim tem 4 erbs e a vivo só 2.
Já Onde moro, a Claro conta com 4,5G e 2 erbs, num market share de quase 700 linhas. 4G indor dentro de casa enquanto a Tim sofre para manter a frequência B28, normalmente caindo para o 3G inavegavel.
Vejo o povo metendo pau na Claro, mas felizmente pra mim e na região que resido a Claro está investindo forte, quase todo dia no erbs.tech tem torre nova da claro na região oeste do PR e é o melhor sinal e melhor qualidade. Até às ligações não sinto falta do VoLTE

Bom pelo menos em dois casos que conheço e acompanhei pois são aqui perto, logo que saiu o licenciamento já subiram a torre. Demorou foi a instalação dos equipamentos que foi +- 2 meses.

Tenho reparado uma redução na qualidade do 5G da TIM. Mesmo em locais onde eu já tive uma navegabilidade excelente. Eu achei que pudesse ser pelo maior uso da rede, mas pode ter havido essa redução aqui também 🫤

Tenho reparado uma redução na qualidade do 5G da TIM. Mesmo em locais onde eu já tive uma navegabilidade excelente. Eu achei que pudesse ser pelo maior uso da rede, mas pode ter havido essa redução aqui também 🫤
Onde isso? Em São Paulo?

Pelo menos aqui em São José dos Campos, tenho percebido uma melhora no 5G da TIM, principalmente no SA.

Mesmo em movimento, hoje fui na Telhanorte que fica no final da Zona Oeste aqui, e eu moro no início da mesma região. Mesmo em movimento e dentro da loja, o sinal manteve-se em Standalone o tempo todo.

Aqui na minha casa o sinal está bem forte, mesmo no andar de baixo, que antes caía pro NSA.

Teve uma semana aqui que o sinal ficou horrível e com uma manutenção que fizeram ficou bem melhor.

Voltei de viagem de Juiz de Fora pra cá no início da semana e gostei da cobertura 5G lá em JF também. Está melhor do que da outra vez que estive lá, em agosto.

Onde isso? Em São Paulo?

Pelo menos aqui em São José dos Campos, tenho percebido uma melhora no 5G da TIM, principalmente no SA.

Mesmo em movimento, hoje fui na Telhanorte que fica no final da Zona Oeste aqui, e eu moro no início da mesma região. Mesmo em movimento e dentro da loja, o sinal manteve-se em Standalone o tempo todo.

Aqui na minha casa o sinal está bem forte, mesmo no andar de baixo, que antes caía pro NSA.

Teve uma semana aqui que o sinal ficou horrível e com uma manutenção que fizeram ficou bem melhor.

Voltei de viagem de Juiz de Fora pra cá no início da semana e gostei da cobertura 5G lá em JF também. Está melhor do que da outra vez que estive lá, em agosto.
Região central de São Paulo, nas proximidades do metrô Anhangabaú. Não é nem a questão de velocidade, mas de ficar fazendo buffer em vídeos e lentidão para carregar algumas coisas. Além do sinal mesmo cheio, tá caindo do nada e ficando sem serviço, mesmo sem mobilidade (dentro de casa) e depois volta, quando volta. Triste!

Obs: não tenho SA ativado no TIM

Última edição:
Região central de São Paulo, nas proximidades do metrô Anhangabaú. Não é nem a questão de velocidade, mas de ficar fazendo buffer em vídeos e lentidão para carregar algumas coisas. Além do sinal mesmo cheio, tá caindo do nada e ficando sem serviço, mesmo sem mobilidade (dentro de casa) e depois volta, quando volta. Triste!
Amanhã vou pra São Paulo, vou dar uns passeios em vários locais e vou ficar de olho em como se comporta o sinal 5G da TIM e também da Vivo no meu eSim secundário.

Em relação a metrô, pra mim a pior região de SP é entre o Shopping Metrô Santa Cruz e estação Eucaliptos da Linha 5 Lilás. O escritório da empresa que trabalho fica na região do shopping Ibirapuera. E não pega sinal de celular algum na integração da linha 1 com a Linha 5 .

Acho um absurdo isso.

Users who are viewing this thread

Voltar