[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Tenho o mesmo pensamento que você.

Nesse momento por exemplo, estou num lugar onde meu TIM não funciona, na divisa da região Sul do RJ com a Zona da Mata Mineira, na casa de familiares.

Tenho um eSIM de Backup do Vivo Easy para usar quando precisar, por mais que eu fique aqui a maior parte do tempo no Wifi. Mas pega a Vivo , por conta de uma ERB que tem no lado de MG, cidade de Belmiro Braga. Porém daqui no caminho até Juiz de Fora- MG , a TIM instalou torres até chegar na BR-040, região onde todas funcionam.

Pra mim, a TIM só falta implementar o Voz WiFi , pois aí sim eu manteria apenas ela .

Não gosto muito da Vivo, acho os planos caros, prefiro a TIM, onde tenho mais por menos, Tim Black pagando pouco, uma ótima cobertura 5G e com o 5G SA deles em expansão.

A Claro é a única que eu não quero nem de graça. Adquiri um eSIM no final de 2023 no Teste Drive deles do Claro Flex, e nem renovei, acabei apagando o eSIM. Detesto o serviço deles , cobertura horrível. Em SP capital eu fiquei mais tempo conectado no 4G que 5G, não tem VoLTE, cobertura deles no interior é sofrível.

Espero que um dia a TIM implemente o Voz WiFi.

Exatamente ou até mesmo esconder essa opção e deixar apenas o Standalone, mas utilizando por padrão o VoNR onde ele for disponível .

Há operadoras mundo afora que têm o VoNR , mas desabilitaram esse botão de ativação ou desativação do "Voz em 5G Standalone" .

No VoLTE algumas escondem também, caso da Vivo.
vowifi e tim já virou comédia a muitos anos atrás.

foi a primeira a anunciar que ia ter esse serviço, a primeira a implementar um vowifi quebrado foi a claro com um sistema não padronizado que só funcionava em iphone, depois a vivo matou o vivo tugo(um vowifi não padronizado tb) e converteu pra utilizar o vowifi padronizado pelo 3gpp e liberou geral junto com volte.

detalhe, o anuncio da tim do vowifi ainda foi na era da copa de 2014, já se vão 10 anos e ta na cara que abandonaram a ativação do serviço :haha:

vowifi na tim é igual o volte na claro, dois serviços míticos que tu não consegue utilizar :limo: :limo: :limo:

a claro vai ser obrigada a colocar o volte pra funcionar pra geral, mas vowifi na tim esquece.

hj quem necessita de volte e vowifi praticamente é obrigado a utilizar vivo, a unica operadora que colocou os dois pra funcionar junto e liberou pra geral da base de clientes fazer uso.

--------------

sobre a questão de esconder o botão de ativação do volte/vonr, na boa, tem que esconder msm.
operadora tem que mandar o profile de config da rede OBRIGANDO a utilização desses dois.

a vivo msm tem ate um motivo por eles estarem mandando a config assim, aqui em MG no inteior(e ate msm na RMBH), aonde não a densidade de população só estão ativando erbs com 4G na B28 e nada mais.

se o aparelho não suporta 4g e a frequência B28, ele simplesmente não faz chamada e nem recebe sms.
e sim, a vivo implementou sms via rede LTE tb, coisa que a claro e tim(o que mais espanta é a tim não ter isso funcionando, sendo que ela foi a primeira a liberar volte pra geral, deve ta junto do vowifi engavetado) não tem esse recurso na rede delas.

Última edição:
Pq as operadoras nao liberam logo 80W de potencia de transmissao em suas ERBs? Existe alguma norma da anatel que proibam elas de liberar a potencia maxima nas ERBs?
Depende muito das ERBs delas que estão em volta e onde elas querem que o sinal chegue. No caso de uma cidade com um número considerável de clientes, não é recomendável você trabalhar com uma ERB cobrindo uma área muito grande, pois pode saturar o link, gerando baixa velocidade de navegabilidade e congestionamento da rede. Aí nesta situação o recomendável é trabalhar com uma potência de transmissão padrão (em torno de 20W a 40W) e instalar mais ERBs na região. Tem outro aspecto técnico que é a interferência que uma antena pode causar na outra se não for bem configurada e posicionada.

Agora se a operadora quer que o sinal chegue longe sem ter que dividir em mais sites e atender cidades pequenas ou médias, aí sim o uso do 80W pode ser o ideal.

Outra coisa é que potência de transmissão tem relação direta com o consumo de energia, então quanto maior é a potência, mais energia aquela frequência consumirá.

Tem frequências que o uso desta potência acaba sendo um desperdício, principalmente as altas como a B7 (2.600 MHz), pois elas já tem o alcance curto e não se dão bem com obstáculos físicos. Isto geraria um consumo de energia desnecessário. O certo é em frequências mais baixas, como a B28 (700MHz).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não aparece aqui no Meu Tim (site ou app). Meu plano é o Tim Controle L express.

De acordo com o regulamento, só alguns planos do Controle fatura foram contemplados.
Tente solicitar via telefone ou chat.

Última edição:
Pessoal, vi falando sobre VoWIFI. Tenho uma linha Vivo, que está ativo e funcionando normalmente ambos.

Estou com viagem para Europa, queria saber se alguém já testou em viagens internacionais, o VoWIFI. Se dá para fazer ligações localmente como se estivesse no Brasil.

vowifi e tim já virou comédia a muitos anos atrás.

foi a primeira a anunciar que ia ter esse serviço, a primeira a implementar um vowifi quebrado foi a claro com um sistema não padronizado que só funcionava em iphone, depois a vivo matou o vivo tugo(um vowifi não padronizado tb) e converteu pra utilizar o vowifi padronizado pelo 3gpp e liberou geral junto com volte.

detalhe, o anuncio da tim do vowifi ainda foi na era da copa de 2014, já se vão 10 anos e ta na cara que abandonaram a ativação do serviço :haha:

vowifi na tim é igual o volte na claro, dois serviços míticos que tu não consegue utilizar :limo: :limo: :limo:

a claro vai ser obrigada a colocar o volte pra funcionar pra geral, mas vowifi na tim esquece.

hj quem necessita de volte e vowifi praticamente é obrigado a utilizar vivo, a unica operadora que colocou os dois pra funcionar junto e liberou pra geral da base de clientes fazer uso.

--------------

sobre a questão de esconder o botão de ativação do volte/vonr, na boa, tem que esconder msm.
operadora tem que mandar o profile de config da rede OBRIGANDO a utilização desses dois.

a vivo msm tem ate um motivo por eles estarem mandando a config assim, aqui em MG no inteior(e ate msm na RMBH), aonde não a densidade de população só estão ativando erbs com 4G na B28 e nada mais.

se o aparelho não suporta 4g e a frequência B28, ele simplesmente não faz chamada e nem recebe sms.
e sim, a vivo implementou sms via rede LTE tb, coisa que a claro e tim(o que mais espanta é a tim não ter isso funcionando, sendo que ela foi a primeira a liberar volte pra geral, deve ta junto do vowifi engavetado) não tem esse recurso na rede delas.
Sobre a questão do SMS eu não sabia. Me impressiona e muito a TIM, pioneira no VoLTE não ter implementado o SMS por LTE.

Sobre o VoWiFi eu já desisti de tê-lo na TIM. Na região a qual me encontro agora seria uma boa , pois não tem serviço da TIM nesse distrito.

Em contrapartida, em vários outros distritos e municípios, tanto aqui no lado do RJ, quanto do outro lado da ponte, em MG , a TIM implantou ERBs.

Espero que aumente ainda mais a cobertura, pra compensar a falta desse serviço tão importante, que é o VoWiFi.

E sobre habilitar ou não o VoLTE e VoNR , realmente é uma boa opção não mostrar mais esse ícone. Tem gente que mexe demais , e quem estiver numa região dessas que você citou apenas com torre 4G e desabilitar, ficaria sem falar kkkk

Pessoal, vi falando sobre VoWIFI. Tenho uma linha Vivo, que está ativo e funcionando normalmente ambos.

Estou com viagem para Europa, queria saber se alguém já testou em viagens internacionais, o VoWIFI. Se dá para fazer ligações localmente como se estivesse no Brasil.
Sim! A grande vantagem do VoWiFi é fazer e receber chamadas como se estivesse no Brasil. No caso do Claro Pós, o VoWiFi também funciona para receber e enviar SMS. A Vivo também tinha essa função pra SMS no VoWiFi mas, por algum motivo, eles desativaram o IMS para SMS em novos modelos de iPhone. Eu não sei como o SMS se comporta em celulares Android para o VoWiFi. Para o VoWiFi da Vivo funcionar adequadamente com o chip de outra operadora (um chip/eSim local, por exemplo), a linha Vivo precisa ficar sem serviço, pois automaticamente ele ativa o “Vivo WiFi usando dados celulares”. A melhor forma da linha Vivo ficar sem serviço é não ativando o roaming internacional. Mas caso você necessite receber SMS no exterior (mensagens de bancos, autenticação em dois fatores, etc), você pode ativar o roaming internacional, onde o recebimento de SMS é gratuito. Mas, com o roaming internacional ativo, a linha Vivo fica com sinal de uma operadora local e o VoWiFi não funciona. Nesse caso é preciso fazer uma “gambiarra”: nas configurações de rede, selecione manualmente uma operadora que a Vivo não tenha acordo de roaming para que a linha fique “sem serviço”, assim automaticamente ativa o “Vivo WiFi usando dados celulares” e você recebe e efetua chamadas normalmente. Se estiver em uma conexão WiFi (em um hotel, por exemplo) o processo é mais fácil. É só colocar o telefone no modo avião para “forçar” a ativação do “Vivo WiFi”. Essa foi a melhor forma que encontrei pra utilizar meu Vivo Easy no exterior. Mas isso serve para qualquer plano da Vivo com o VoWiFi ativado. Para os clientes pós da Vivo com o Vivo Travel, tudo fica mais fácil, já que eles usam dados, SMS e voz com a rede local da operadora parceira. Só tome cuidado que existe uma franquia de 60 minutos para chamadas. Além do mais, nos planos pós pagos da Vivo e Claro, os pacotes Vivo Travel e Passaporte, respectivamente, possuem limite de 30 dias de uso no exterior, ou seja, após esse período, o serviço de roaming é bloqueado e você precisa retornar ao Brasil para “renovar” o seu pacote de roaming internacional. Quem precisa/deseja passar mais de 30 dias em viagem internacional, o pós-pago da TIM sai na frente, pois não tem esse limite. Já passei mais de 2 meses em roaming internacional com o Tim Viagem no meu Tim Black e não tive dor de cabeça.

Última edição:
Sim! A grande vantagem do VoWiFi é fazer e receber chamadas como se estivesse no Brasil, sem custos. No caso do Claro Pós, o VoWiFi também funciona para receber e enviar SMS. A Vivo também tinha essa função pra SMS no VoWiFi mas, por algum motivo eles desativaram o IMS para SMS nos novos iPhones. Não sei como seria essa funcionalidade em celulares Android. Para o VoWiFi da Vivo funcionar adequadamente com o chip de outra operadora (um chip/eSim local, por exemplo), a linha Vivo precisa ficar sem serviço, pois automaticamente ele ativa o “Vivo WiFi usando dados celulares”. A melhor forma da linha Vivo ficar sem serviço é não ativando o roaming internacional. Mas caso você necessite receber SMS no exterior (mensagens de bancos, autenticação em dois fatores, etc), você pode ativar o roaming internacional, onde o recebimento de SMS é gratuito. Mas, nesses casos de roaming internacional ativo, pra funcionar o VoWiFi é preciso fazer uma “gambiarra”. Você precisa ir nas configurações de rede e selecionar manualmente uma operadora que a Vivo não tenha parceria e assim a linha fic “sem serviço” e aí automaticamente sobe o “Vivo WiFi usando dados celulares”, desde que você tenha uma outra linha com dados móveis disponível. Se tiver em um local WiFi disponível (um hotel, por exemplo) o processo é mais fácil. É só colocar o telefone no modo avião e ativar o WiFi que o “Vivo WiFi” sobe automaticamente. Essa foi a melhor forma que encontrei pra utilizar meu Vivo Easy no exterior. Isso serve para qualquer plano da Vivo. Clientes pós com Vivo Travel ativado podem usar dados, SMS e voz (cuidado! se eu não me engano são só 60 minutos de franquia) usando a operadora parceira. Eu, particularmente, prefiro fazer essa gambiarra do que contratar um plano pós da Vivo ou Claro, pois consta no regulamento dessas operadoras, que o pacote de roaming internacional só funciona por 30 dias e, após esse período, o serviço de roaming é bloqueado, obrigando você a voltar pro BR para poder utilizar novamente o pacote no exterior. Desse modo, os pacotes de roaming da TIM (TIM Viagem) são bem melhores que os da Vivo e Claro, pois não possuem essa limitação de 30 dias. Já passei quase 3 meses em roaming internacional com meu Tim Black e não tive nenhum problema. Além disso, o TIM Viagens, diferente do Vivo Travel, permite chamadas e SMS ilimitados para o país visitado e para o Brasil.
Valeu pelas informações, meu plano era aquela da falecida Oi, de R$ 49,99, que dá 115GB.

No inicio esse plano era tido como controle, agora quando acesso o app da Vivo, diz que é um "pré-turbo". Atualmente minha linha funciona o VoLTE (voz) e VoWIFI (Voz e SMS, envia e recebe mesmo no modo avião, já na linha Vivo Easy não envia/recebe SMS no VoWIFI).

Nunca vi essa função “Vivo WiFi usando dados celulares”. Tenho outra linha no mesmo aparelho da Tim, e geralmente uso os dados moveis da Tim, e nunca vi essa função “Vivo WiFi usando dados celulares”, creio que seja como vc disse, a linha Vivo precisa ficar sem sinal.

Não quero ativar roaming internacional ou Vivo Travel, se minha linha funcionar as ligações via VoWIFI (e se rolar o SMS via VoWIFI melhor ainda!), pra mim tá perfeito!

Valeu pelas informações, meu plano era aquela da falecida Oi, de R$ 49,99, que dá 115GB.

No inicio esse plano era tido como controle, agora quando acesso o app da Vivo, diz que é um "pré-turbo". Atualmente minha linha funciona o VoLTE (voz) e VoWIFI (Voz e SMS, envia e recebe mesmo no modo avião, já na linha Vivo Easy não envia/recebe SMS no VoWIFI).

Nunca vi essa função “Vivo WiFi usando dados celulares”. Tenho outra linha no mesmo aparelho da Tim, e geralmente uso os dados moveis da Tim, e nunca vi essa função “Vivo WiFi usando dados celulares”, creio que seja como vc disse, a linha Vivo precisa ficar sem sinal.

Não quero ativar roaming internacional ou Vivo Travel, se minha linha funcionar as ligações via VoWIFI (e se rolar o SMS via VoWIFI melhor ainda!), pra mim tá perfeito!
Você usa iPhone com eSim? Uma forma de testar a função “Vivo WiFi usando dados celular” é fazer uma chamada com a outra linha, automaticamente a linha Vivo fica sem serviço e passa a usar os dados do outro chip para fazer/receber chamadas.

Uma dúvida: essa linha que era da Oi e virou Vivo, você usa ela em um iPhone? Se sim, qual o modelo? Em minhas pesquisas, cheguei a conclusão que o SMS no VoWiFi da Vivo só tem funcionado em modelos antigos de iPhone, pois nos modelos mais novos, todos os relatos que eu tenho, é que só funciona pra chamadas. Há relatos de que em aparelhos Android o SMS funciona normalmente no VoWiFi.

Última edição:
Você usa iPhone com eSim?

Uma dúvida: essa linha que era da Oi e virou Vivo, você usa ela em um iPhone? Se sim, qual o modelo?
Uso um S24 com E-SIM Vivo e um chip físico Tim.

Há relatos de que em aparelhos Android o SMS funciona normalmente no VoWiFi.
É o meu caso com o Samsung. Mas só nessa linha que era da Oi, na linha Vivo Easy não funciona os envio recebimento de SMS quando estou no VoWIFI.

Uso um S24 com E-SIM Vivo e um chip físico Tim.

É o meu caso com o Samsung. Mas só nessa linha, na linha Vivo Easy não funciona os envio recebimento de SMS quando estou no VoWIFI.
Ah, entendi porque o SMS funciona então! Os exemplos que dei do VoWiFi nos casos de roaming e “VoWiFi usando dados celular” foram testados no meu iPhone. Fiquei curioso pra saber se isso existe e funciona em seu Android, a título de curiosidade.

Curiosamente, um tempo atrás o iPhone estava registrando para Voz e SMS. Depois voltou apenas para Voz. Não entendi o motivo...
Pra mim, é a única vantagem que vejo no pós da Claro e que faltam nas outras (ao menos para usuários de iPhone mais novos): a possibilidade de enviar e receber SMS via WiFi. Ainda assim não consigo usar a Claro pois, quando coloco na balança, eles pecam em outros aspectos.

Última edição:
Fiquei curioso pra saber se isso existe e funciona em seu Android, a título de curiosidade.
Dei uma pesquisada na Internet e pelo que parece, nos Samsung tem um menu "alternância de dados".

Em paginas de Internet de fora do Brasil, encontrei um print de tela que mostra esse menu, e a descrição em inglês dessa tela fala sobre a alternância de dados entre dois SIMs, e mais abaixo diz que se o VoWifi estiver ativo também ocorrerá alternância de dados seja WIFI ou dados móveis.

Já aqui no meu Samsung S24, nessa tela de alternância de dados não tem a descrição que tem no print que encontrei na Internet, não vem dizendo nada, aliás.

Última edição:
Dei uma pesquisada na Internet e pelo que parece, nos Samsung tem um menu "alternância de dados".

Em paginas de Internet de fora do Brasil, encontrei um print de tela que mostra esse menu, e a descrição em inglês dessa tela fala sobre a alternância de dados entre dois SIMs, e mais abaixo diz que se o VoWifi estiver ativo também ocorrerá alternância de dados seja WIFI ou dados móveis.

Já aqui no meu Samsung S24, nessa tela de alternância de dados não tem a descrição que tem no print que encontrei na Internet, não vem dizendo nada, aliás.
Já usei está opção em meu S23. Minha linha principal é Claro e em uma viagem pelo interior notei que o aparelho alternou a conexão de dados para a linha secundária da Vivo automaticamente em uma área sem cobertura da primeira.

Já usei está opção em meu S23. Minha linha principal é Claro e em uma viagem pelo interior notei que o aparelho alternou a conexão de dados para a linha secundária da Vivo automaticamente em uma área sem cobertura da primeira.
Eu uso muito essa opção no iPhone, nele se chama “Permitir Alteração de Dados Celulares”. É uma mão na roda para viagens por regiões onde geralmente a Vivo oferece maior cobertura que a TIM.

Essa função que vc se referiu é a alternância de dados padrão, onde se vc está na claro e fica sem conectividade, o aparelho alterna para a sua outra linha.

No caso em questão que estamos falando é sobre o VoWIFI funcionar com dados moveis do segundo chip.

Para o VoWiFi da Vivo funcionar adequadamente com o chip de outra operadora (um chip/eSim local, por exemplo), a linha Vivo precisa ficar sem serviço, pois automaticamente ele ativa o “Vivo WiFi usando dados celulares”.
O que o @Nello falou acima, foi que os Iphones tem essa função, que como ele citou aparece no Iphone "Vivo WiFi usando dados celular".

Creio que os androids da Samsung não tenham essa função. Mas daqui a uns dias saberei e posto o resultado.

Eu uso muito essa opção no iPhone, nele se chama “Permitir Alteração de Dados Celulares”. É uma mão na roda para viagens por regiões onde geralmente a Vivo oferece maior cobertura que a TIM.
Eu também uso bastante.
Quando estou num local lotado, o iPhone muda sozinho pra rede menos congestionada.

Os colegas do fórum que possuem o 5G SA funcionando em seus aparelhos estão, ou já estiveram, com demora para receber SMS?
Aqui demora demais para chegar.

Se eu alterno de

"5G/LTE/3G/2G (conexão automática)" para
"LTE/3G/2G (conexão automática)"

O SMS chega imediatamente.

----------------------------------------------------------------
Aparelho: Samsung Galaxy S23 Ultra
Seleção de banda: 5G/LTE/3G/2G (conexão automática)
Operadora: Vivo

Informações do "Network Signal Guru":
NR-SA
PLMN: 724/23
Band: TDD 3700

Observação: o código *#0011# não funciona mais...

Os colegas do fórum que possuem o 5G SA funcionando em seus aparelhos estão, ou já estiveram, com demora para receber SMS?
Aqui demora demais para chegar.

Se eu alterno de

"5G/LTE/3G/2G (conexão automática)" para
"LTE/3G/2G (conexão automática)"

O SMS chega imediatamente.

----------------------------------------------------------------
Aparelho: Samsung Galaxy S23 Ultra
Seleção de banda: 5G/LTE/3G/2G (conexão automática)
Operadora: Vivo

Informações do "Network Signal Guru":
NR-SA
PLMN: 724/23
Band: TDD 3700

Observação: o código *#0011# não funciona mais...
Já vi relatos de pessoas que tiveram problemas quando ativaram o Standalone da Vivo. Até a Brisanet, que trabalha só com SA, tem problemas com o envio ou recebimento de SMS.

No Minha Claro não registra os protocolos de atendimento? Para falar com a Ouvidoria pode ser qualquer um não aberto (que não esteja em processo de resolução), mas eu acredito que eles não conseguirão resolver.

Para linhas pré, controle, Flex e pós geralmente vem configurado o java.claro.com.br. Agora quando se trata dos chips que só funciona internet móvel, eles colocam o bandalarga.claro.com.br. Como você usa outros serviços além da internet, configure da seguinte forma

Claro Dados
APN: java.claro.com.br
Nome de usuário: claro
Senha: claro
MCC: 724
MNC: 05
Tipo de autenticação: PAP
Tipo de APN: default
Protocolo de APN: IPv4/IPv6
Protocolo de roaming da APN: IPv4

Caso não tenha algum destes itens para preencher no modem, não tem problema. Eu puxei esta APN de um celular. Pode ser que no roteador não precisa de tudo isto.

Se ainda não resolver sobre o status de SIM não registrado, não vejo problema de deixar como está, afinal isto não está te impedindo de utilizar a rede da operadora, podendo cair na questão de ser um bug da firmware que está mostrando a informação incorretamente.

Eu testei esses mas continua com o mesmo problema, eu tambem fiquei sabendo por outras pessoas que algumas tentavam me ligar e não completava a ligação então acabei fazendo a devolução do modem, vou ver se pego outro modelo que não tenha o sistema customizado por nenhuma operadora

Eu testei esses mas continua com o mesmo problema, eu tambem fiquei sabendo por outras pessoas que algumas tentavam me ligar e não completava a ligação então acabei fazendo a devolução do modem, vou ver se pego outro modelo que não tenha o sistema customizado por nenhuma operadora
Você deixava travado no 4G?

Pessoal, não sei se algum cliente Claro aqui já passou pelo mesmo que eu, mas alguém sabe pq raios a Claro ativa essa m**da de serviço chamado "Siga-me" (ou "Encaminhamento de Chamadas") pra planos pós pago sem a devida autorização do cliente? Eu tenho toque com esse icone maldito que aparece o tempo todo ao lado do icone do WiFi e não consigo desabilitar de vez isso de maneira alguma!

Se pesquisarem na internet, é um problema geral que acontece há anos e tem clientes que já levaram isso em Reclame Aqui, e até no Reddit.

Com reclamação na Anatel eu já consegui 1x resolver isso, e foi alguns anos atrás, mas agora ta impossível e toda atendente que pego só diz a mesma coisa sempre.

Já abri reclamação tanto em Ouvidoria quanto Anatel dessa vez e eles insistem em dizer que do lado deles está desativado e não tem o que fazer. Se alguém aqui já conseguiu fazer isso sumir de uma vez por todas sem depender da Claro, poderia me dar uma luz? Obrigado!

aqui a ligação da TIM por 5G SA já está funcionando.

no celular aparece o ícone de VoLTE, então o 5G SA consegue usar do VoLTE ou é apenas um erro visual e na verdade é o VoNR?
Mesmo no SA a ligação vai por 4G, e voce tem o pacote ativo para ter o SA?

Pessoal, não sei se algum cliente Claro aqui já passou pelo mesmo que eu, mas alguém sabe pq raios a Claro ativa essa m**da de serviço chamado "Siga-me" (ou "Encaminhamento de Chamadas") pra planos pós pago sem a devida autorização do cliente? Eu tenho toque com esse icone maldito que aparece o tempo todo ao lado do icone do WiFi e não consigo desabilitar de vez isso de maneira alguma!

Se pesquisarem na internet, é um problema geral que acontece há anos e tem clientes que já levaram isso em Reclame Aqui, e até no Reddit.

Com reclamação na Anatel eu já consegui 1x resolver isso, e foi alguns anos atrás, mas agora ta impossível e toda atendente que pego só diz a mesma coisa sempre.

Já abri reclamação tanto em Ouvidoria quanto Anatel dessa vez e eles insistem em dizer que do lado deles está desativado e não tem o que fazer. Se alguém aqui já conseguiu fazer isso sumir de uma vez por todas sem depender da Claro, poderia me dar uma luz? Obrigado!

Já tentou realizar esses comandos USSD? Precisa ser com a rede da operadora. Se não me engano, o IMS (VoLTE/VoWIFI) não suporta este protocolo (https://www.claro.com.br/faq/ligacoes-e-sms/como-programar-o-servico-siga-me-no-meu-claro-net-fone).

Sofro com isso tbm. Pra limpar é complicado e não adianta muito, já em poucas semanas o ícone volta.

1. Desligue o VoLTE (IMS da Claro é tão ruim que essa parte ainda não funciona);
2. Vai nas configurações de Encaminhamento do próprio celular (o código USSD não funciona);
3. O encaminhamento mostrará ativo, mas sem número. Insira um número e salve;
4. Agora, finalmente, desative o Encaminhamento de chamadas;
5. Reative o VoLTE.

Isso costuma funcionar pra mim, mas já cansei de tentar desativar e me acostumei com o ícone.

Sofro com isso tbm. Pra limpar é complicado e não adianta muito, já em poucas semanas o ícone volta.

1. Desligue o VoLTE (IMS da Claro é tão ruim que essa parte ainda não funciona);
2. Vai nas configurações de Encaminhamento do próprio celular (o código USSD não funciona);
3. O encaminhamento mostrará ativo, mas sem número. Insira um número e salve;
4. Agora, finalmente, desative o Encaminhamento de chamadas;
5. Reative o VoLTE.

Isso costuma funcionar pra mim, mas já cansei de tentar desativar e me acostumei com o ícone.
Exato! Existem vários códigos USSD possíveis pra desativação e nenhum deles funcionam! Mas executei esses passos e deu certo! Obrigado!

Mas mesmo assim então em algum momento ele volta novamente? 😅

Já tentou realizar esses comandos USSD? Precisa ser com a rede da operadora. Se não me engano, o IMS (VoLTE/VoWIFI) não suporta este protocolo (https://www.claro.com.br/faq/ligacoes-e-sms/como-programar-o-servico-siga-me-no-meu-claro-net-fone).
Tentei mas eles não funcionam, sempre dão falha.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar