[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

B7 da Vivo vs B7 da Claro.

PW0BHao.jpg
Obs: Estava conectado no sinal da mesma antena, no qual as duas emitem de lá, mas como sempre a dona Claro adora reduzir a potência.

Apesar da distância, tem visada para antena porque é uma rodovia e a mesma está em local alto.
Qual é o nome desse aplicativo?
 
Hoje tive a certeza que o efeito Oi detonou a rede da VIVO aqui em Recife.

Primeiro que na maioria dos locais que passei o aparelho só se conectava na B3, mesmo eu tentando fazer com que ele se conectasse em outra frequência só queria conectar na B3, é como se a B7 e B28 estivessem desativadas, em todos os testes de velocidades seja durante ou fora do horário de pico a velocidade não passava de 20Mb.

Esses testes foram feitos em um local que sempre estava funcionando a agregação da B7+B3+B28 e a velocidade sempre passava de 100Mb, mas também testei em vários outros lugares.

Vamos ver até quando isso vai rolar, espero que isso seja apenas ajustes a ser feito, porque se for a sobrecarga de usuários a VIVO não será uma boa opção de operadora aqui em Recife.

Os colegas de Maceió, João Pessoa e Fortaleza passaram por esse problema com a VIVO?
levando em consideração que a VIVO iniciou a migração primeiro por essas cidades.
 
Última edição:
Hoje tive a certeza que o efeito Oi detonou a rede da VIVO aqui em Recife.

Primeiro que na maioria dos locais que passei o aparelho só se conectava na B3, mesmo eu tentando fazer com que ele se conectasse em outra frequência só queria conectar na B3, é como se a B7 e B28 estivessem desativadas, em todos os testes de velocidades seja durante ou fora do horário de pico a velocidade não passava de 20Mb.

Esses testes foram feitos em um local que sempre estava funcionando a agregação da B7+B3+B28 e a velocidade sempre passava de 100Mb, mas também testei em vários outros lugares.

Vamos ver até quando isso vai rolar, espero que isso seja apenas ajustes a ser feito, porque se for a sobrecarga de usuários a VIVO não será uma boa opção de operadora aqui em Recife.

Os colegas de Maceió, João Pessoa e Fortaleza passaram por esse problema com a VIVO?
levando em consideração que a VIVO iniciou a migração primeiro por essas cidades.

Depende do local, onde a infra está desatualizada a experiência está péssima. Mas a vivo está se mexendo rápido, já ligou 4G e 5G nas frequências da Oi e está subindo equipamentos novos nas torres da Oi que ela não colocou a venda.

A torre da Oi que ficava aqui do lado de casa já recebeu novos equipamentos huawei da vivo, só estou esperando a ativação pra fazer os testes, atualmente a torre que me atende da vivo é bem mais distante e é b7 only, então a melhora vai ser drástica.
 
Alguém sabe se a Claro tem o recurso Wi-fi Calling (Ligações via Wi-fi)? E se funciona no flex?
 
Claro e Vivo .... Porém sem navegação, tu é obrigado a jogar o celular pro 4G nestas regiões
entendi, apesar da cidade ai ser pequena acho que já é alguma coisa.. deve faltar mesmo a autorização pra liberar o sinal e começar a operar. Estranho pq pelo q ando lendo ai, as operadoras iriam dar prioridade pra cidades com um número maior de habitantes, se já está aparecendo a rede ai já é bom sinal, é questão de tempo pra ativarem.
 
entendi, apesar da cidade ai ser pequena acho que já é alguma coisa.. deve faltar mesmo a autorização pra liberar o sinal e começar a operar. Estranho pq pelo q ando lendo ai, as operadoras iriam dar prioridade pra cidades com um número maior de habitantes, se já está aparecendo a rede ai já é bom sinal, é questão de tempo pra ativarem.
E eles tem que ativar até dezembro em Joinville e Araquari vai no pacote , já que metade de Araquari e Joinville, e tem mais de 600 mil habitantes
 
Hoje tive a certeza que o efeito Oi detonou a rede da VIVO aqui em Recife.

Primeiro que na maioria dos locais que passei o aparelho só se conectava na B3, mesmo eu tentando fazer com que ele se conectasse em outra frequência só queria conectar na B3, é como se a B7 e B28 estivessem desativadas, em todos os testes de velocidades seja durante ou fora do horário de pico a velocidade não passava de 20Mb.

Esses testes foram feitos em um local que sempre estava funcionando a agregação da B7+B3+B28 e a velocidade sempre passava de 100Mb, mas também testei em vários outros lugares.

Vamos ver até quando isso vai rolar, espero que isso seja apenas ajustes a ser feito, porque se for a sobrecarga de usuários a VIVO não será uma boa opção de operadora aqui em Recife.

Os colegas de Maceió, João Pessoa e Fortaleza passaram por esse problema com a VIVO?
levando em consideração que a VIVO iniciou a migração primeiro por essas cidades.
Sou de Fortaleza.
Nas 2 primeiras semanas de setembro tive problemas de sinal e de velocidade na internet móvel.
Desde o fim da semana passada que estabilizou e não tive mais problemas.
Acredito que se somaram os problemas da ativação do 5G com a abertura da rede da Vivo via roaming pra mais clientes da Oi móvel.
 
Tem algum lugar no site deles que sinaliza que os recursos estão só pra pós?
Até onde sei não existe nenhuma citação a WiFi Calling ou VoLTE no site da Claro nem mesmo para os planos pós. Quem sabe que existe são os entusiastas de telecom basicamente.
 
A Tim tem wi-fi calling?
 
Testei aqui em Vix - ES e vi que a Vivo está em NSA.
Speedtest bateu 600/70 no S20 FE 5G.
Para ter o 5G em SA só com chip novo?
 
Bairro Salgado Filho, Rua Ananias Azevedo próximo ao Jardim Babylândia.

Acho que eu lembro de você da época da implantação da GVT aqui em Aju em 2012.

Valeu.

Falando sobre a GVT, tu lembra isso a uns 10 antes atrás, tô chocado que vc ainda me lembra daqui kkkkkkk.
 
Testei aqui em Vix - ES e vi que a Vivo está em NSA.
Speedtest bateu 600/70 no S20 FE 5G.
Para ter o 5G em SA só com chip novo?

S20 FE 5G não suporta SA, pelo menos não ainda, quem sabe com um update no futuro funcione.

Então mudar pro chip 5G não vai afetar nada no seu uso.
 
Aparentemente a VIVO começou a integração de redes com a Oi aqui em Fortaleza.

Como já comentei antes, sou cliente VIVO e também tenho um Oi para emergência, em um telefone 3G simples de coleção.

Aqui no meu bairro o sinal da VIVO era péssimo em muitos locais, dentro e fora de casa.

A partir desta noite, os sinais 3G e 4G da VIVO melhoraram consideravelmente devido a incorporação das torres da Oi na região.

Agora os celulares de ambas as operadoras se conectam apenas em 1 rede, pois não há mais a rede Oi na busca manual.

Verifiquei parâmetros em um S20FE e está agregando B7 + B28 por enquanto na torre mais próxima. Velocidades bem satisfatórias também.

Obs. O telefone simples ainda mostra "Oi" como rede e símbolo de Roaming ativo.

Acredito que já existe uma unificação de rede sem migração dos clientes, já que não houve nenhum SMS informando.

Próximo passo deve ser nesse caminho.
 
Acredito que já existe uma unificação de rede sem migração dos clientes, já que não houve nenhum SMS informando.
Não digo unificação, mas as linhas da Oi passaram a funcionar nas redes das compradoras (eles chamaram isso de roaming-like), mas ainda usando o core de rede da Oi (repare que seu IP deve ser da Oi/V.tal).

A próxima fase é migrar para os sistemas das compradoras, ter as contas emitidas por elas e acessar as redes nativamente, conectados como clientes normais.
 
Não digo unificação, mas as linhas da Oi passaram a funcionar nas redes das compradoras (eles chamaram isso de roaming-like), mas ainda usando o core de rede da Oi (repare que seu IP deve ser da Oi/V.tal).

A próxima fase é migrar para os sistemas das compradoras, ter as contas emitidas por elas e acessar as redes nativamente, conectados como clientes normais.


Então, o roaming like estava ativo há algumas semanas, porém era roaming Oi >> VIVO, o oposto nem pensar e no modo manual recusava.
Agora meu celular VIVO está conectando na torre que era da Oi, que fica aqui pertinho de casa, como rede "nativa"

Sumiu da busca a rede da Oi e a 72499 que era ransharing TIM-Oi.

Pode ser uma particularidade do meu bairro no momento, já que há pouco mais de 1 mês os técnicos estavam aprimorando a ERB herdada, mas mesmo assim é um bom sinal de que essa situação já está mais perto do fim.

Me sentia neandertal vivendo no 3G em 2022.
 
Obrigado.
Imaginei que no Flex não funcionaria, mas nem no controle. Que vergonha!!
Processei e ganhei deles por causa disso. A Justiça vai obriga-los a desbloquear na minha linha pré. O número é 1002368-93.2022.8.26.0001
Em breve você também poderá ser beneficiado, apenas peço sua paciência jovem padawan
 
Processei e ganhei deles por causa disso. A Justiça vai obriga-los a desbloquear na minha linha pré. O número é 1002368-93.2022.8.26.0001
Em breve você também poderá ser beneficiado, apenas peço sua paciência jovem padawan
Não vai mesmo vai sonhando
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo