[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

tá ai galera o 5g da oktoberfest, anatel liberou a TIM e a Unifique com a frequência de 2,3 GHz. Passando de carro foi o que eu consegui, talvez lá parado melhore um pouco.
woRiOHt.jpg
7ci9Qv5.jpg
aKVOWUR.jpg
QthYxL4.jpg
nessa frequencia nao da pra esperar muita coisa, vou ver se vou la fazer uns testes também
 
Acho que a TIM vende esses planos fixo GSM em todo Brasil.
Nope. Vendem só em algumas cidades mesmo. Não sei se eles não pediram licença de STFC local em todas elas ou se simplesmente não querem atrair a ira da Anatel ativando em cidades que eles não tem condição de restringir a mobilidade do troço (é fixo, você não pode levar ele muito longe de casa que barram o uso).
Claro também tem, Vivo lembro que vendia lá por 2011 (até casavam com internet 3/4G nos Vivo Box), mas a única menção na internet disso é esse site caquético aqui http://vivofixo.clientes.ananke.com.br/casa-planos.php
 
De fato, é em SC, mas é só a rede 2G e vai ser em novembro, mas a rede 3G continuará a funcionar normalmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


No comunicado fala que, quem precisar, pode foçar o celular a conectar na rede 2G da TIM via Roaming.
Oh boy isso vai ser divertido.
Se os WLL da Oi já dão treta agora conectando na TIM aqui, imagina os de outras operadoras funcionando em roaming. Aposto que alguém vai esquecer de liberar os MNC dos fixos no roaming e causar caos. (eu penei com um WLL da Oi de um parente meu esses tempos)

Dito isso, o Fixo GSM da Vivo, AFAIK, nem é GSM, é WCDMA. Todos os aparelhos que a Vivo vendia eram 3G (sim, até aqueles celulares com jeitão de telefone sem fio).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

nessa frequencia nao da pra esperar muita coisa, vou ver se vou la fazer uns testes também
Os blocos de n40 são de 40 ou 50MHz, dá pra fazer um estrago com isso. O bloco de 50MHz na teoria tem metade da capacidade teórica da n78, por ser metade da banda dos blocos de 100MHz. Mas operando em LTE tem menos graça.

Agora, como ficou o 5G Sul/Unifique/Copel(Ligga)/Sercomtel eu não sei. AFAIK, podem usar 2300 nacionalmente desde que assinaram as autorizações (isso vale pra todas), não tem limpeza de faixa a ser feita.
 
Ligaram o VoLTE e VoWIFI aqui no S20FE 5G na Vivo, porém durante a ligação o 5G cai pra 3G e o VoWIFI some o icone.
:que:
 
Mais uma vítima do VoLTE fake da Vivo
mas a vivo não tem volte fake, o dela realmente funciona :haha:
se não funcionasse, inclusive o vowifi, estaria ferrado nos locais aonde tenho que fazer ligações :limo:


detalhe, uso s20 fe 4g snapdragon.
 
Ligaram o VoLTE e VoWIFI aqui no S20FE 5G na Vivo, porém durante a ligação o 5G cai pra 3G e o VoWIFI some o icone.
:que:
Ativaram os 2, consegui usar o VoWIFI no modo avião + wi-fi. No 5g não caiu mais pra 3g ao fazer a ligação.
 

Vivo é obrigada pela Anatel a expandir cobertura 4G em localidades sem sinal​

Operadora recebe sanção de obrigação de fazer para investir R$ 45 milhões na expansão de 4G; Anatel permite que Vivo escolha localidades a serem cobertas

 
Mais de 1 mês sem funcionar o 5G SA da Vivo no Rio de Janeiro, e nada do atendimento resolver, estou começando a acreditar que o pessoal do atendimento deles vivem em outra dimensão só pode.
 
É isso que eu penso sobre essa ideia VoLTE only que se prolifera nesse tópico.

Esse problema do VoLTE no BRASIL a ANATEL conseguiria resolver rapidinho, basta uma canetada obrigando as operadoras a liberar o recurso para todos os aparelhos homologados pela mesma. já nos outros países isso é problema deles, mas aqui é possível resolver sim.
 
Esse problema do VoLTE no BRASIL a ANATEL conseguiria resolver rapidinho, basta uma canetada obrigando as operadoras a liberar o recurso para todos os aparelhos homologados pela mesma. já nos outros países isso é problema deles, mas aqui é possível resolver sim.
Mas o VoLTE já é liberado para todos. A Vivo era a única que tinha a whitelist, mas isso já foi derrubado (aparentemente).

As únicas limitações atualmente são do lado das fabricantes q n dão suporte, tipo a Xiaomi.

É isso que eu penso sobre essa ideia VoLTE only que se prolifera nesse tópico.
Se prolifera porque é uma realidade cada vez mais presente. A TIM e Vivo tem cidades q é só LTE.

Ah, e isso n faz o menor sentido. A Vivo n tem mais a whitelist de IMEI (tudo indica). A única limitação é por conta de fabricantes incompetentes mesmo.
 
Mas o VoLTE já é liberado para todos. A Vivo era a única que tinha a whitelist, mas isso já foi derrubado (aparentemente).

As únicas limitações atualmente são do lado das fabricantes q n dão suporte, tipo a Xiaomi.


Se prolifera porque é uma realidade cada vez mais presente. A TIM e Vivo tem cidades q é só LTE.

Ah, e isso n faz o menor sentido. A Vivo n tem mais a whitelist de IMEI (tudo indica). A única limitação é por conta de fabricantes incompetentes mesmo.
O fato de uma whitelist já ter existido (mesmo que tenha caído recentemente) me diz que a operadora tem o poder para no futuro dizer que um aparelho não é compativel com a rede, mesmo que o aparelho seja compativel, baseado em achismos dos atendentes de call center/lojas com os quais a maioria dos consumidores precisa lidar para forçar a venda de aparelhos novos.
Na loja a atendente disse que o problema era do meu aparelho.
Eu falei no meu e no da minha esposa e só na vivo?? A atendente disse sim senhor.
Fiquei p da vida e fui embora.

Infelizmente eles são muito despreparado.
Foi exatamente o que aconteceu aqui até onde entendi... Imagina se o Brasil todo fosse VoLTE only, a quantidade de pessoas que seriam coagidas a comprar 'celulares compativeis' por esses '''atendentes''' que não fazem ideia do que estão fazendo. A maioria das pessoas não acompanha fórum de entusiasta e vai cair nisso!

Fora os aparelhos que são 4G e simplesmente serão inutilizados para usar os dados móveis se não forem compatíveis com VoLTE. Isso sim não faz o menor sentido!

Se fosse só desligar por desligar o 2G/3G e encher o 4G e 5G de bandas eu estaria cagando. Eu mal ligo pela rede móvel anyway, continuaria usando meu celular no 4G normalmente, mas os caras querem banir qualquer celular sem VoLTE de sequer usar os dados móveis, e pior que muitos aqui acham isso ok. Vai entender...

Acho que como entusiastas de tecnologia, deveriamos apoiar ideias que descompliquem, não algo que dá mais poder arbitrario para telecoms controlarem o que podemos ou não usar.

Podem criticar, mas o 2G/3G, tecnologias de mais de 10 anos atrás, são mais plug-and-play que toda essa bagunça do VoLTE!

Só vou tankar esse troço quando tiver disponível para todos os clientes de todas as operadoras do Brasil, sem gambiarra, sem ouvidoria, sem consumidor.gov, sem ''apenas para pós dos DDDs vips do Brasil'', de preferência com apps softphone para retrocompatibilidade com celulares 4G lançados antes do VoLTE que ainda estão funcionando por ai.
 
Última edição:
Mais de 1 mês sem funcionar o 5G SA da Vivo no Rio de Janeiro, e nada do atendimento resolver, estou começando a acreditar que o pessoal do atendimento deles vivem em outra dimensão só pode.
Vão resolver quando o aifoni 14 começar a ser vendido.
 
Aqui no S20FE 5G o VoLTE para de funcionar as vezes quando vou pra outro endereço. Só volta reiniciando.
 
O fato de uma whitelist já ter existido (mesmo que tenha caído recentemente) me diz que a operadora tem o poder para no futuro dizer que um aparelho não é compativel com a rede, mesmo que o aparelho seja compativel, baseado em achismos dos atendentes de call center/lojas com os quais a maioria dos consumidores precisa lidar para forçar a venda de aparelhos novos.

Foi exatamente o que aconteceu aqui até onde entendi... Imagina se o Brasil todo fosse VoLTE only, a quantidade de pessoas que seriam coagidas a comprar 'celulares compativeis' por esses '''atendentes''' que não fazem ideia do que estão fazendo. A maioria das pessoas não acompanha fórum de entusiasta e vai cair nisso!

Fora os aparelhos que são 4G e simplesmente serão inutilizados para usar os dados móveis se não forem compatíveis com VoLTE. Isso sim não faz o menor sentido!

Se fosse só desligar por desligar o 2G/3G e encher o 4G e 5G de bandas eu estaria cagando. Eu mal ligo pela rede móvel anyway, continuaria usando meu celular no 4G normalmente, mas os caras querem banir qualquer celular sem VoLTE de sequer usar os dados móveis, e pior que muitos aqui acham isso ok. Vai entender...

Acho que como entusiastas de tecnologia, deveriamos apoiar ideias que descompliquem, não algo que dá mais poder arbitrario para telecoms controlarem o que podemos ou não usar.

Podem criticar, mas o 2G/3G, tecnologias de mais de 10 anos atrás, são mais plug-and-play que toda essa bagunça do VoLTE!

Só vou tankar esse troço quando tiver disponível para todos os clientes de todas as operadoras do Brasil, sem gambiarra, sem ouvidoria, sem consumidor.gov, sem ''apenas para pós dos DDDs vips do Brasil'', de preferência com apps softphone para retrocompatibilidade com celulares 4G lançados antes do VoLTE que ainda estão funcionando por ai.

No EUA, a AT&T que recentemente desligou as redes 2G e 3G barra celulares(SIC) que não possuem VoLTE e quem tem Claro pós é obrigado usar a TMobile em 2G inclusive, dia desses, estava vendo no site da vivo que aparentemente a mesma já possui acordo com operadoras para se utilizar o VoLTE(e possivelmente o Voz Wifi) em Roaming internacional.

A propósito, eu prefiro fazer ligação pelo Whatsapp ou telegram pois é mais rápido que ficar discando e sim meu celular tem VoLTE e é 100% compatível com o VoNR
 
Última edição:
Eu vi em algum lugar, falando que no caso de São Paulo, ela esta retirando os orelhões das ruas
(herdados pela concessão) e em troca estaria investindo no 4G.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo