[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Pega um protocolo e já abre uma reclamação na Anatel ou Consumidor.
Twitter pode até dar certo, mas corre o risco de pegar um atendente que vai mandar algum absurdo, como se o cliente fosse uma anta e não soubesse ativar o serviço no próprio celular.
Quando abri responderam uns dois dias depois e via zap fizeram contato pra ir acompanhando a resolução com o meu feedback.
Na loja a atendente disse que o problema era do meu aparelho.
Eu falei no meu e no da minha esposa e só na vivo?? A atendente disse sim senhor.
Fiquei p da vida e fui embora.

Infelizmente eles são muito despreparado.
 
Na loja a atendente disse que o problema era do meu aparelho.
Eu falei no meu e no da minha esposa e só na vivo?? A atendente disse sim senhor.
Fiquei p da vida e fui embora.

Infelizmente eles são muito despreparado.
Essa matéria ilustra bem a bagunça e como esse serviço é tratado pelas operadoras no Brasil: https://tecnoblog.net/especiais/a-bagunca-das-chamadas-por-4g-no-brasil-e-os-desafios-do-volte/

Vai pelo caminho da Anatel ou Consumidor. Comigo em três dias responderam, não demoraram tanto como o colega disse na página anterior.
Eu já nem passo mais raiva com atendente, vendedor de loja, que eles só querem saber de ver a fila andar, então quando alguém que entende um pouco mais entra na loja os vendedores até saem correndo.
 
Essa matéria ilustra bem a bagunça e como esse serviço é tratado pelas operadoras no Brasil: https://tecnoblog.net/especiais/a-bagunca-das-chamadas-por-4g-no-brasil-e-os-desafios-do-volte/

Vai pelo caminho da Anatel ou Consumidor. Comigo em três dias responderam, não demoraram tanto como o colega disse na página anterior.
Eu já nem passo mais raiva com atendente, vendedor de loja, que eles só querem saber de ver a fila andar, então quando alguém que entende um pouco mais entra na loja os vendedores até saem correndo.
Vou esperar até amanhã e se não resolver vou abrir um chamado na Anatel.

Como vc disse é uma bagunça, uma mistura de pessoas despreparadas com má vontade.

Eles tratam todo muito como leigo e idiota. Pior que todas operadoras estão assim. Mas é aquela política, vamos contratar a pessoa mas incompetente possível para pagarmos uma miséria. E nessa história o cliente que se lasca.
 
Vou esperar até amanhã e se não resolver vou abrir um chamado na Anatel.

Como vc disse é uma bagunça, uma mistura de pessoas despreparadas com má vontade.

Eles tratam todo muito como leigo e idiota. Pior que todas operadoras estão assim. Mas é aquela política, vamos contratar a pessoa mas incompetente possível para pagarmos uma miséria. E nessa história o cliente que se lasca.

Isso daí acontece pq não há investimento em suporte.
Eu que já trabalhei em loja sei bem o que estou falando.
Nas reuniões internas é dito em alto e bom som, VOCÊS ESTÃO AQUI PARA VENDER, e NÃO ATENDER.

Quando contratam alguém com conhecimento e que presta suporte, como eu, somos visto como otários por ajudar os clientes. Ficamos até mal vistos, de certa forma, pq vendemos menos devido gastar mais tempo ajudando.

Capitalismo selvagem gera isso.
 
Ia postar isso no tópico do PIX, mas vai aqui pra quem puder dar uma luz:

*********
Hoje descobri mais uma palhaçada....

Lembram que eu sugeri celular pra só chegar SMS, segundo número/chip nele, recarga a cada 3 meses pra não perder a linha... ?

Aparelho eu peguei um na faixa de 100-200 $ pra evitar ficar abrindo a gavetinha

Esse:


E melhor que gastar com segundo smartphone, que mesmo o mais simples seria caro (tipo, 500 a 1000 $).

Optei pelo Red Mobile, modelo FIT Music, M011F, que apesar de ser dual chip, não pega nem internet.

Esse sempre deixo desligado + PIN habilitado pra ele.

Porém tem coisa de 15-30 dias que só dá erro de rede: impossível conectar. Não chamava nem recebia. Nem o * 144 ligava.

Aleatoriamente voltava a funcionar. Por duas vezes a TIM após eu reclamar me deu até crédito, a última na recarga foi acima de R$ 40.

Mas ontem e hoje: mesmo erro. Falando com o chat diziam que é manutenção, e...

Até eu reclamar pela terceira vez na Anatel e ligar um técnico hoje pra mim. Sugerindo eu tirar o chip desse aparelho e ligar em outro.

Como assim??????? Esse aparelho NUNCA deu problema e muito menos a linha. Menos provável ainda, já que sequer era usado... :megusta:

Achei que era coisa do 5G sendo implementado, ou porque essa minha linha tinha passado por portabilidade.

Ocorre que após eu botar o chip num XIAOMI MI 9 SE (Android), pegou na mesmíssima hora. Liga, recebe... só não exporta os SMS (antigos) do RED MOBILE, mas todos os novos chegam lá.

Demorei a descobrir o defeito porque o SMS sempre chegava normal mesmo no RED MOBILE sem ligar.

Segundo esse técnico, provavelmente isso já é um problema (deles: OPERADORA) com o 2G (O RED MOBILE usa essa tecnologia), imagino que algo relativo a retrocompatibilidade, de manutenção nessa parte.

Não entendi como um fabricante/aparelho pode começar a ficar ruim pra uma operadora, ainda mais esse que não é tipo de 10 anos atrás, mas vendido nos dias atuais. Ou quem o fabrica precisa lançar algum tipo de atualização, ou é a TIM que tem de ajeitar isso.

Enquanto isso não se resolve já vou ser forçado a deixar esse chip #2 no meu celular principal.

Mas esse XIAOMI eu também não levo pra fora de casa.

Igualmente deixo em casa um iPAD Pro 10.5. Mas hoje descobri outra coisa: apesar dele ser wifi + celular, parece que TABLET funciona pra tudo de dados móveis: exceto pra fazer e receber ligações. :bwahaha:

Elas precisariam de um iPhone.

De novo tive de recolocar no ANDROID/Xiaomi...
*********
 
Segundo esse técnico, provavelmente isso já é um problema (deles: OPERADORA) com o 2G (O RED MOBILE usa essa tecnologia), imagino que algo relativo a retrocompatibilidade, de manutenção nessa parte.
A Vivo já vai começar os testes do desligamento da rede 2G em em algumas cidades do PE mês q vem, se não me engano.

Enquanto o 2G não é completamente desativado, as operadoras seguem reduzindo ao máximo possível as bandas para o 2G e 3G, inclusive fazendo refarming de algumas frequências, tais como os 2100 ou 1800MHz, q eram usadas no 2G/3G, mas agora já fazem parte do 4G.

Como a TIM tem VoLTE a rodo, todo investimento atualmente é feito apenas no 4G, logo isso deve dar uma falsa impressão que esse celular funcione na sua região, mas na verdade o que funciona é somente a rede 4G.

Creio que o problema possa ser o 2G já meia boca ai na sua casa, ainda mais se tratando de TIM.
 
A Vivo já vai começar os testes do desligamento da rede 2G em em algumas cidades do PE mês q vem, se não me engano.

Enquanto o 2G não é completamente desativado, as operadoras seguem reduzindo ao máximo possível as bandas para o 2G e 3G, inclusive fazendo refarming de algumas frequências, tais como os 2100 ou 1800MHz, q eram usadas no 2G/3G, mas agora já fazem parte do 4G.

Como a TIM tem VoLTE a rodo, todo investimento atualmente é feito apenas no 4G, logo isso deve dar uma falsa impressão que esse celular funcione na sua região, mas na verdade o que funciona é somente a rede 4G.

Creio que o problema possa ser o 2G já meia boca ai na sua casa, ainda mais se tratando de TIM.
Pera lá, eu achei que isso só faria diferença pra acessos a internet. Dados móveis sendo consumidos. E não ligar e receber ligações.

Esse RED MOBILE não acessa internet.

Isso significa que esse aparelho, apesar de vendido em 2022, usa tecnologia véia (2G????) e a TIM desligará a mesma (ou ela está sofrendo manutenções com a chegada do 5G? outra boa hipótese)? E ao desligar tudo de 2G nesse aparelho vai começar a dar xabu? *

* O erro de impossível conectar só não afeta que os SMS cheguem, mas ao ligar pra ele do meu fixo dá "grave seu recado", e ele sequer liga mesmo pro * 144.

Pelo papo que tive com o técnico, aparentemente o fabricante desse aparelho precisaria lançar uma atualização. Mas como assim? Recall?
 
Ia postar isso no tópico do PIX, mas vai aqui pra quem puder dar uma luz:

*********
Hoje descobri mais uma palhaçada....

Lembram que eu sugeri celular pra só chegar SMS, segundo número/chip nele, recarga a cada 3 meses pra não perder a linha... ?

Aparelho eu peguei um na faixa de 100-200 $ pra evitar ficar abrindo a gavetinha

Esse:


E melhor que gastar com segundo smartphone, que mesmo o mais simples seria caro (tipo, 500 a 1000 $).

Optei pelo Red Mobile, modelo FIT Music, M011F, que apesar de ser dual chip, não pega nem internet.

Esse sempre deixo desligado + PIN habilitado pra ele.

Porém tem coisa de 15-30 dias que só dá erro de rede: impossível conectar. Não chamava nem recebia. Nem o * 144 ligava.

Aleatoriamente voltava a funcionar. Por duas vezes a TIM após eu reclamar me deu até crédito, a última na recarga foi acima de R$ 40.

Mas ontem e hoje: mesmo erro. Falando com o chat diziam que é manutenção, e...

Até eu reclamar pela terceira vez na Anatel e ligar um técnico hoje pra mim. Sugerindo eu tirar o chip desse aparelho e ligar em outro.

Como assim??????? Esse aparelho NUNCA deu problema e muito menos a linha. Menos provável ainda, já que sequer era usado... :megusta:

Achei que era coisa do 5G sendo implementado, ou porque essa minha linha tinha passado por portabilidade.

Ocorre que após eu botar o chip num XIAOMI MI 9 SE (Android), pegou na mesmíssima hora. Liga, recebe... só não exporta os SMS (antigos) do RED MOBILE, mas todos os novos chegam lá.

Demorei a descobrir o defeito porque o SMS sempre chegava normal mesmo no RED MOBILE sem ligar.

Segundo esse técnico, provavelmente isso já é um problema (deles: OPERADORA) com o 2G (O RED MOBILE usa essa tecnologia), imagino que algo relativo a retrocompatibilidade, de manutenção nessa parte.

Não entendi como um fabricante/aparelho pode começar a ficar ruim pra uma operadora, ainda mais esse que não é tipo de 10 anos atrás, mas vendido nos dias atuais. Ou quem o fabrica precisa lançar algum tipo de atualização, ou é a TIM que tem de ajeitar isso.

Enquanto isso não se resolve já vou ser forçado a deixar esse chip #2 no meu celular principal.

Mas esse XIAOMI eu também não levo pra fora de casa.

Igualmente deixo em casa um iPAD Pro 10.5. Mas hoje descobri outra coisa: apesar dele ser wifi + celular, parece que TABLET funciona pra tudo de dados móveis: exceto pra fazer e receber ligações. :bwahaha:

Elas precisariam de um iPhone.

De novo tive de recolocar no ANDROID/Xiaomi...
*********

Pode parecer uma bobagem, mas já experimentou levar esse celular para um local distante do seu bairro?

O problema pode ser inclusive a torre que atende ao seu local.

Sofri com algo semelhante na TIM há uns anos no 4G e o problema era a torre.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pera lá, eu achei que isso só faria diferença pra acessos a internet. Dados móveis sendo consumidos. E não ligar e receber ligações.

Esse RED MOBILE não acessa internet.

Isso significa que esse aparelho, apesar de vendido em 2022, usa tecnologia véia (2G????) e a TIM desligará a mesma (ou ela está sofrendo manutenções com a chegada do 5G? outra boa hipótese)? E ao desligar tudo de 2G nesse aparelho vai começar a dar xabu? *

* O erro de impossível conectar só não afeta que os SMS cheguem, mas ao ligar pra ele do meu fixo dá "grave seu recado", e ele sequer liga mesmo pro * 144.

Pelo papo que tive com o técnico, aparentemente o fabricante desse aparelho precisaria lançar uma atualização. Mas como assim? Recall?

Li as especs deste aparelho e ele funciona com 4 bandas no 2G, então deve se conectar numa boa a qualquer rede 2G no BR.

Experimenta usar um chip de outra operadora nele e veja como se comporta.

O problema no 2G é que não está disponível em todas as torres.
Em alguns locais a Tim está ativando apenas 4G, inclusive.
 
A Vivo já vai começar os testes do desligamento da rede 2G em em algumas cidades do PE mês q vem, se não me engano.

Enquanto o 2G não é completamente desativado, as operadoras seguem reduzindo ao máximo possível as bandas para o 2G e 3G, inclusive fazendo refarming de algumas frequências, tais como os 2100 ou 1800MHz, q eram usadas no 2G/3G, mas agora já fazem parte do 4G.

Como a TIM tem VoLTE a rodo, todo investimento atualmente é feito apenas no 4G, logo isso deve dar uma falsa impressão que esse celular funcione na sua região, mas na verdade o que funciona é somente a rede 4G.

Creio que o problema possa ser o 2G já meia boca ai na sua casa, ainda mais se tratando de TIM.
Sabe dizer porque PE foi escolhido especificamente para esses testes?
Conheço alguns locais em que a VIVO possuía somente o sinal 3G e o quase ninguem lá usava VIVO, a CLARO que tinha somente o 2G tinha um marketshare maior que o da VIVO.

Sabe dizer se há algum projeto para aumentar potência do sinal 4G nos locais em que o 2G for desligado?

Por falar nisso, desde que os clientes da OI passaram a se conectar na rede da VIVO aqui em PE, principalmente em Jaboatão dos Guararapes e Recife, a rede 4G ficou terrível, a média de down não passa de 10Mb e os aparelhos não estão mais se conectando na B7 ou B28, é sempre na B3, é como se tivessem desativado temporariamente as outras frequencias.
 
Sabe dizer porque PE foi escolhido especificamente para esses testes?
Conheço alguns locais em que a VIVO possuía somente o sinal 3G e o quase ninguem lá usava VIVO, a CLARO que tinha somente o 2G tinha um marketshare maior que o da VIVO.

Sabe dizer se há algum projeto para aumentar potência do sinal 4G nos locais em que o 2G for desligado?

Por falar nisso, desde que os clientes da OI passaram a se conectar na rede da VIVO aqui em PE, principalmente em Jaboatão dos Guararapes e Recife, a rede 4G ficou terrível, a média de down não passa de 10Mb e os aparelhos não estão mais se conectando na B7 ou B28, é sempre na B3, é como se tivessem desativado temporariamente as outras frequencias.
Não sei. Foi um funcionário da Vivo que enviou no grupo do Telegram um comunicado para avisar aos clientes que nas cidades a rede 2G da Vivo iria deixar de funcionar. Caso alguém ainda precisasse, precisaria conectar manualmente na rede da TIM.

O motivo é exatamente usar as frequências no 4G.
 
Não sei. Foi um funcionário da Vivo que enviou no grupo do Telegram um comunicado para avisar aos clientes que nas cidades a rede 2G da Vivo iria deixar de funcionar. Caso alguém ainda precisasse, precisaria conectar manualmente na rede da TIM.

O motivo é exatamente usar as frequências no 4G.
Esse grupo do telegram é para os interessados em telecomunicações ou é restrito para pessoas específicas?
 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pior é a VIVO que expulsa os clientes do SA.
Outra bosta que desativou no Brasil todinho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Já na Tim, o core do SA é lá no RJ. É outra bosta.
 
A Vivo já vai começar os testes do desligamento da rede 2G em em algumas cidades do PE mês q vem, se não me engano.

Enquanto o 2G não é completamente desativado, as operadoras seguem reduzindo ao máximo possível as bandas para o 2G e 3G, inclusive fazendo refarming de algumas frequências, tais como os 2100 ou 1800MHz, q eram usadas no 2G/3G, mas agora já fazem parte do 4G.

Como a TIM tem VoLTE a rodo, todo investimento atualmente é feito apenas no 4G, logo isso deve dar uma falsa impressão que esse celular funcione na sua região, mas na verdade o que funciona é somente a rede 4G.

Creio que o problema possa ser o 2G já meia boca ai na sua casa, ainda mais se tratando de TIM.

É em SC que vai rolar um piloto de desligamento do 2G no mês que vem e creio que no próximo ano a vivo deve começar a desligar essa velharia em mais localidades junto com o 3G.
 
É em SC que vai rolar um piloto de desligamento do 2G no mês que vem e creio que no próximo ano a vivo deve começar a desligar essa velharia em mais localidades junto com o 3G.
De fato, é em SC, mas é só a rede 2G e vai ser em novembro, mas a rede 3G continuará a funcionar normalmente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pode desligar não. Como vai ficar Fixo GSM?
No comunicado fala que, quem precisar, pode foçar o celular a conectar na rede 2G da TIM via Roaming.
 
Uma dúvida: O número provisório , no meu caso da claro, que ainda está em portabilidade, ele era pra pegar o VolTE e VoWIFI? Plano claro pos. OU somente quando a portabilidade estiver completa?
 
Se nem a TIM dá suporte a essa joça no Fixo GSM, quem dirá as outras... VoLTE tá engatinhando no Brasil pra ser considerado solução definitiva a curto prazo.
VOLTE existe no Brasil desde 2016/17 logo não está engatinhando coisa nenhuma a TIM e a vivo tem em 100% da rede 4G(B1,B3,B7,B28 e B40) a única que fica de frescura com isso é a claro que tem FETICHE pelo 3G ao invés de comprar mais licenças IMS e popularizar o serviço e na TIM falta o Voz Wifi para complementar o serviço de VoLTE
 
VOLTE existe no Brasil desde 2016/17 logo não está engatinhando coisa nenhuma a TIM e a vivo tem em 100% da rede 4G(B1,B3,B7,B28 e B40) a única que fica de frescura com isso é a claro que tem FETICHE pelo 3G ao invés de comprar mais licenças IMS e popularizar o serviço e na TIM falta o Voz Wifi para complementar o serviço de VoLTE
Tenta usar um chip fixo da TIM com VoLTE então... Nem na rede 4G conecta!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo