[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Quando fiz pela primeira vez na Tim, fui informado que em alguns casos estava ocorrendo erro, se não funcionasse após algumas horas teria que ir na loja física abrir um chamado para ser resolvido, talvez seja o seu caso.
Apenas atualizando....
Foi aberto chamado, uma moça me contatou no "zap" e sumiu depois.
Diz que que está "analisando" não sei o que. 🥲
 
Apenas atualizando....
Foi aberto chamado, uma moça me contatou no "zap" e sumiu depois.
Diz que que está "analisando" não sei o que. 🥲
É incrível a confusão que o e-sim ainda causa nas operadoras, exceção a Claro.
Perdi parte da minha tarde tentando, sem sucesso, pegar o e-sim de uma linha Easy que tenho na Vivo.
Qual não foi a minha surpresa quando a atendente disse que o sistema dela só permitia que fosse gerado e-sim para linhas pós.

Enquanto na Claro você faz tudo sem precisar ir em loja, tanto na Vivo quanto na Tim querem exatamente o contrário.
Na Vivo é pior ainda, pois colocaram até no site que pra adquirir o e-sim é só fazer contato que via Whatsapp algumas lojas conseguem fazer, etc.
Baita confusão!
 
É incrível a confusão que o e-sim ainda causa nas operadoras, exceção a Claro.
Perdi parte da minha tarde tentando, sem sucesso, pegar o e-sim de uma linha Easy que tenho na Vivo.
Qual não foi a minha surpresa quando a atendente disse que o sistema dela só permitia que fosse gerado e-sim para linhas pós.

Enquanto na Claro você faz tudo sem precisar ir em loja, tanto na Vivo quanto na Tim querem exatamente o contrário.
Na Vivo é pior ainda, pois colocaram até no site que pra adquirir o e-sim é só fazer contato que via Whatsapp algumas lojas conseguem fazer, etc.
Baita confusão!
Faça uma reclamação no PROCON por venda casada que o discurso muda rapidinho.

Eu mesmo já estou sabendo que a TIM venderá sim card 5G em breve e se eu for na loja e ouvir que só vende se tiver um iphone vou abrir reclamação no procon por venda casada e exigir que meu numero seja habilitado no sim card 5G.
 
É incrível a confusão que o e-sim ainda causa nas operadoras, exceção a Claro.
Perdi parte da minha tarde tentando, sem sucesso, pegar o e-sim de uma linha Easy que tenho na Vivo.
Qual não foi a minha surpresa quando a atendente disse que o sistema dela só permitia que fosse gerado e-sim para linhas pós.

Enquanto na Claro você faz tudo sem precisar ir em loja, tanto na Vivo quanto na Tim querem exatamente o contrário.
Na Vivo é pior ainda, pois colocaram até no site que pra adquirir o e-sim é só fazer contato que via Whatsapp algumas lojas conseguem fazer, etc.
Baita confusão!
Essa atendente tá desatualizada com força.
Eu tenho vivo easy e já usei E-sim várias vezes em outros aparelhos.
Isso aí é falta de conhecimento e não assume que não conhece.
Enfim....realmente o esim pras operadoras é uma confusão ainda, infelizmente.

A moça me abandonou no zap e disse que amanhã me dá uma resposta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Faça uma reclamação no PROCON por venda casada que o discurso muda rapidinho.

Eu mesmo já estou sabendo que a TIM venderá sim card 5G em breve e se eu for na loja e ouvir que só vende se tiver um iphone vou abrir reclamação no procon por venda casada e exigir que meu numero seja habilitado no sim card 5G.
Eu uso chip da tim, em 5G SA, não troquei de chip, uso o mesmo que já tinha antes do 5G.
Mas segundo o pessoal mais técnico, dizem que é bom colocar um chip atualizado, sei lá. Kkkkkk
 
Qdo estou mapeando a Vivo, as vezes aparece 72499 ao invés de VIVO. Acredito que seja RANSHARING, procede?

E aí qdo vou olhar no site, se eu filtrar Vivo, essas torres não aparecem.

Isso significa que essas torres ficaram mapeadas como TIM?

Sim, mas o 724-99 apesar de estar nomeado como TIMBRASIL não é da TIM, é do Triplo RAN Sharing Oi-TIM-Vivo, que atualmente é só TIM-Vivo.
 
Pessoal, fiz uma nova linha da Claro, pós, pela internet. Disseram que vāo enviar o sim card para o meu endereço.
Consigo pegar o e-sim via internet? E essa questāo do e-sim que eu nāo sabia e nāo conhecia, pegando ele, vai funcionar o 5G SA?

E alguém aqui já usou 5G FWA?
 
Depende. O seu celular estava em uma rede 5G NSA.
Para usar o 5G SA, somente planos pós-pagos oferecem essa possibilidade.

Edit: o seu celular não estava em uma rede 5G. Ele estava conectado a uma rede 4G, a Samsung como sempre fazendo o papel de confundir o usuário.

Tenho Vivo Pós e nunca vi 5G SA (SP Capital).
 
Tenho Vivo Pós e nunca vi 5G SA (SP Capital).

Com exceção do vivo empresas, é necessário solicitar a ativação manual pra funcionar SA na Vivo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, fiz uma nova linha da Claro, pós, pela internet. Disseram que vāo enviar o sim card para o meu endereço.
Consigo pegar o e-sim via internet? E essa questāo do e-sim que eu nāo sabia e nāo conhecia, pegando ele, vai funcionar o 5G SA?

E alguém aqui já usou 5G FWA?

Veja o nome do plano, se for Claro Pós+, então não vai ter SA, se for Claro Pós+ 5G, então terá.
 
Na tim e na Claro é possível resgatar e-sim com planos pré-pagos, na Vivo me informaram um tempo atrás que era somente Controle e pós..
 
Alguma expectativa da Claro lançar a voz em HD (VoLTE) na rede novinha em folha dela? ou podemos esperar deitados..?
 
Alguma expectativa da Claro lançar a voz em HD (VoLTE) na rede novinha em folha dela? ou podemos esperar deitados..?
Tipo... é novinha em folha mesmo ou tem ironia na parada?

Digo isso porque só optei pela Vivo como principal porque a Claro chega a me deixar no 3g dentro de casa, então, sem condições, mas a velocidade deles em qualquer teste quando o 4g tá funcionando é impressionante.

Uma pena que é só uma pomba passar na frente da ERB que o sinal cai pro 3g...
 
Tipo... é novinha em folha mesmo ou tem ironia na parada?

Digo isso porque só optei pela Vivo como principal porque a Claro chega a me deixar no 3g dentro de casa, então, sem condições, mas a velocidade deles em qualquer teste quando o 4g tá funcionando é impressionante.

Uma pena que é só uma pomba passar na frente da ERB que o sinal cai pro 3g...
ironia gritando. mas era isso que dizia nos comerciais dela
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

 
Alguma expectativa da Claro lançar a voz em HD (VoLTE) na rede novinha em folha dela? ou podemos esperar deitados..?

Eles tem VoLTE em toda cidade que tem 5G + as cidades ao redor dessas, só que pra usar precisa ter plano pós e pedir pra ativar.
 
Eu uso chip da tim, em 5G SA, não troquei de chip, uso o mesmo que já tinha antes do 5G.
Mas segundo o pessoal mais técnico, dizem que é bom colocar um chip atualizado, sei lá.
Ventila-se um Boato que a TIM irá lançar o sim card 5G quando a apple liberar a versão final do iOS 16 no qual o SA estará liberado no iPhone 5G.
 
Eu tô doidão ou isso aqui é uma antena 5G?

Essa ERB é em São José do Rio Preto - SP
Nela tem equipamentos da Vivo, Tim e Claro, nenhuma delas ainda com o 5G ativo, então se for uma antena 5G ainda tá desativada

yNPFGcs.png
Aqui começou assim. Inclusive, tem antena que está com esse painel desde novembro de 2022, no spectrum aparece como N78, mas por enquanto ainda não ativaram. Porém, tem outras diversas que ativaram. Logo em breve deve ativar aí também.

Aqui subiram até em rooftop. A Vivo especificamente, colocou eles sempre no topo.

HLNWH22.png
 
Última edição:
Essa atendente tá desatualizada com força.
Eu tenho vivo easy e já usei E-sim várias vezes em outros aparelhos.
Isso aí é falta de conhecimento e não assume que não conhece.
Enfim....realmente o esim pras operadoras é uma confusão ainda, infelizmente.

A moça me abandonou no zap e disse que amanhã me dá uma resposta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu uso chip da tim, em 5G SA, não troquei de chip, uso o mesmo que já tinha antes do 5G.
Mas segundo o pessoal mais técnico, dizem que é bom colocar um chip atualizado, sei lá. Kkkkkk
Olha o último post dessa thread que eu explico, mais ou menos, como a Tim fez isso. Coloquei um link técnico explicando.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---
 
Eles tem VoLTE em toda cidade que tem 5G + as cidades ao redor dessas, só que pra usar precisa ter plano pós e pedir pra ativar.
Aqui no DDD 19, apenas em Campinas, onde já tem 5G em N40 e N78, o VoLTE dela não entra sempre não, é bem fraquinho e só pegas nas áreas centrais... Isso que Campinas é parquinho dela.
Nas outras cidades ao lado praticamente não tem VoLTE.
Na minha cidade, ao lado de Campinas, ela teve a cara de pau, de ligar 5G em N40 em uma única antena que fica na rodovia fora do perímetro da cidade, apenas pra dizer que ligou. E não tem VoLTE.
 
Aqui no DDD 19, apenas em Campinas, onde já tem 5G em N40 e N78, o VoLTE dela não entra sempre não, é bem fraquinho e só pegas nas áreas centrais... Isso que Campinas é parquinho dela.
Nas outras cidades ao lado praticamente não tem VoLTE.
Na minha cidade, ao lado de Campinas, ela teve a cara de pau, de ligar 5G em N40 em uma única antena que fica na rodovia fora do perímetro da cidade, apenas pra dizer que ligou. E não tem VoLTE.

Eu tinha pós da Claro e nunca funcionou em Campinas, muito menos em Sumaré. Reclamei na Anatel e falaram que meu DDD não tinha disponibilidade de VoLTE. Aí juntou que as faturas começaram a vir com valores errados e fui para a Vivo.

A cobertura da Vivo está ótima em Sumaré, ativaram 4G em B1, B3, B7 e B28. Sinal 4G o tempo todo, até em elevadores.

Não sei se tem relação, mas antes tinha B3 e B7 ou B7 e B28 antes do sinal 5G chegar, dps colocaram B1 e em seguida apareceu que tinha cobertura 5G na cidade, assim como em Hortolândia. Já em Nova Odessa, Americana, Monte Mor a maioria tem B7 e B28 ou B3 e B7. Tem alguma relação com 5G essa ativação das 4 bandas?
 
Última edição:
Eu tinha pós da Claro e nunca funcionou em Campinas, muito menos em Sumaré. Reclamei na Anatel e falaram que meu DDD não tinha disponibilidade de VoLTE. Aí juntou que as faturas começaram a vir com valores errados e fui para a Vivo.

A cobertura está ótima em Sumaré, ativaram 4G em B1, B3, B7 e B28. Sinal 4G o tempo todo, até em elevadores.

Não sei se tem relação, mas antes tinha B3 e B7 ou B7 e B28 antes do sinal 5G chegar, dps colocaram B1 e em seguida apareceu que tinha cobertura 5G na cidade, assim como em Hortolândia. Já em Nova Odessa, Americana, Monte Mor a maioria tem B7 e B28 ou B3 e B7. Tem alguma relação com 5G essa ativação das 4 bandas?
O meu Pós, entra VoLTE em Campinas sim, mas só nas áreas centrais mesmo, e nas cidades ao lado nunca teve, nas que fui. Ao contrário de outras regiões metropolitanas que funciona na região toda.
Foram melhorias mesmo, ainda mais com a incorporação das B1 da Nextel.
Aqui na minha cidade aumentou mais também, com as 4 bandas nas antenas.
A única reclamação é a B28 de baixa potência comparada a Vivo.
Mas o 5G só foi ativado nessa antena da rodovia, quero ver quando vão ligar dentro da cidade...
 
Eu tinha pós da Claro e nunca funcionou em Campinas, muito menos em Sumaré. Reclamei na Anatel e falaram que meu DDD não tinha disponibilidade de VoLTE. Aí juntou que as faturas começaram a vir com valores errados e fui para a Vivo.

A cobertura está ótima em Sumaré, ativaram 4G em B1, B3, B7 e B28. Sinal 4G o tempo todo, até em elevadores.

Não sei se tem relação, mas antes tinha B3 e B7 ou B7 e B28 antes do sinal 5G chegar, dps colocaram B1 e em seguida apareceu que tinha cobertura 5G na cidade, assim como em Hortolândia. Já em Nova Odessa, Americana, Monte Mor a maioria tem B7 e B28 ou B3 e B7. Tem alguma relação com 5G essa ativação das 4 bandas?
O que a Claro tem que facilidade em conseguir descontos, e-sim pelo site sem precisar ir em loja, ela acaba tendo em problemas operacionais.
Estou com a Vivo agora de operadora principal e a diferença na qualidade das ligações é gritante. Sem falar na oscilação do sinal, reclamação que é recorrente aqui no fórum.
A Claro caia pro 3g dentro de casa e pior, não funcionava por nada, às vezes só depois de um tempo.
A Claro é um boing com motor de fusca.
 
O que a Claro tem que facilidade em conseguir descontos, e-sim pelo site sem precisar ir em loja, ela acaba tendo em problemas operacionais.
Estou com a Vivo agora de operadora principal e a diferença na qualidade das ligações é gritante. Sem falar na oscilação do sinal, reclamação que é recorrente aqui no fórum.
A Claro caia pro 3g dentro de casa e pior, não funcionava por nada, às vezes só depois de um tempo. A Claro é um boing com motor de fusca.
Pois é... só tô aguentando por causa de um desconto no pós por ter combo e desconto no aparelho que peguei...
Mas quando eu estava na Vivo era bem melhor. 4G o tempo todo com B28 potente e Voz HD com EVS...
No meu trabalho a Claro fica no 3G na B5 já que a B28 dela não entra, por ser um hospital e eu fico no meio dele. Mas a Vivo entrava sinal...
 
É incrível a confusão que o e-sim ainda causa nas operadoras, exceção a Claro.
Perdi parte da minha tarde tentando, sem sucesso, pegar o e-sim de uma linha Easy que tenho na Vivo.
Qual não foi a minha surpresa quando a atendente disse que o sistema dela só permitia que fosse gerado e-sim para linhas pós.

Enquanto na Claro você faz tudo sem precisar ir em loja, tanto na Vivo quanto na Tim querem exatamente o contrário.
Na Vivo é pior ainda, pois colocaram até no site que pra adquirir o e-sim é só fazer contato que via Whatsapp algumas lojas conseguem fazer, etc.
Baita confusão!
Atualização: fiz contato com uma outra loja da minha cidade e qual não foi a minha surpresa ao ter tudo realizado pelo Whatsapp mesmo.
Depois das confirmações de titularidade, a atendente enviou um link e nele fiz a biometria, que nada mais é que tirar uma foto do rosto, gravar minha voz com um texto que aparece na tela do celular e foto do documento.
A atendente recebeu a confirmação da biometria e deu sequência gerando o qrcode.

Tudo certo e pra minha surpresa sem precisar ir na loja.
Não sei se a loja daqui faria isso pra números que não sejam do meu DDD (14), mas se alguém precisar posso indicar o zap.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo