[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

@C9H13NO3 Acabei abrindo uma solicitação no Site da VIVO (Fale Conosco), melhor que perder tempo em telefone e perder o Bônus de 5GB heheh, acredito que o bônus da fatura digital seja disponibilizado após a geração da fatura, o da portabilidade deveria ser disponibilizado após alguns dias da portabilidade da linha, ja que até o momento não entrou, acabei abrindo o chamado mesmo. Valeu por me lembrar :joia:
 
Provavelmente é por isso.
Aqui no DDD 85 eu tinha quando era plano pós pago.
Mas é bom esperar mais alguém aqui do fórum que tenha seu DDD se manifestar.
na verdade ddd 43, heranca pos oi, claro desativou 2G(e), e deixou apenas um 4G, estranho, 3G,H+,H ele entra, mas nao abre nada, nao faz ligacao, pessimo, nao sei ao certo que fizera, 4G+ tambem quando pega, mais lento que 4G, bem estranho minha regiao. Dentro casa MAE so pega G kkkkk
 
Alguém já conseguiu ativar o plugin 5G da Tim sem o DDD estar na lista do site?

Aqui em São José do Rio Preto-SP já tem 5G em quase todas as ERBs dela mas nada deles liberarem o plugin para o DDD 17

Como aqui tem o RAN Sharing Vivo-Tim na B7 do 4G, o celular prefere conectar nessa frequência em vez da torre própria da TIM q já tem o 5G, irrita demais isso..
 
Alguém já conseguiu ativar o plugin 5G da Tim sem o DDD estar na lista do site?

Aqui em São José do Rio Preto-SP já tem 5G em quase todas as ERBs dela mas nada deles liberarem o plugin para o DDD 17

Como aqui tem o RAN Sharing Vivo-Tim na B7 do 4G, o celular prefere conectar nessa frequência em vez da torre própria da TIM q já tem o 5G, irrita demais isso..
Até aonde eu tenho conhecimento, isto não é possivel.
Infelizmente, tem que esperar a tim liberar para o seu DDD...
 
Alguém já conseguiu ativar o plugin 5G da Tim sem o DDD estar na lista do site?

Aqui em São José do Rio Preto-SP já tem 5G em quase todas as ERBs dela mas nada deles liberarem o plugin para o DDD 17

Como aqui tem o RAN Sharing Vivo-Tim na B7 do 4G, o celular prefere conectar nessa frequência em vez da torre própria da TIM q já tem o 5G, irrita demais isso..
aqui o meu m52 tbm prefere ficar no ran do que no 5g, eu resolvo isso desconectando/conectando ou ligando/desligando modo avião. O 5g já sobe na hora.
 
meu claro pos nao tem VoWifi e VoLTE, sera porque no ddd 43, claro nao ativou ?
Ligue no atendimento de roaming internacional da Claro e solicite:

1. Liberação do roaming sem a ativação de Passaporte.

2. Ativação do VoLTE para uso nos EUA.

Fala que vai viajar em 1 mês, ativam normalmente.

Pode ser que seu DDD não tenha VoLTE, mas este procedimento já ativa VoWIFI.
 
Ligue no atendimento de roaming internacional da Claro e solicite:

1. Liberação do roaming sem a ativação de Passaporte.

2. Ativação do VoLTE para uso nos EUA.

Fala que vai viajar em 1 mês, ativam normalmente.

Pode ser que seu DDD não tenha VoLTE, mas este procedimento já ativa VoWIFI.
Olha, se você é pós nem precisa falar que vai viajar, não.
É só entrar no reclameaqui.claro e pedir pra ativar o serviço que funciona.
 
N77(3700MHz) não é frequência homologada para 5G no Brasil, somente 2300 e 3500MHz(N40 e N78 respetivamente)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A única que usa 2300MHz(B/N40) é a Brisanet em alguns estados do Nordeste mas Claro,Tim e Vivo são apenas N78(3500MHz) que são concessões NACIONAIS.
e o erbs.tech é mais preciso que muita fake news que postam aqui no tópico.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ele tem linha vivo claro só tem o serviço(quando funciona) para o pós pago.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A principal frequência do 5G no Brasil é 3500MHz(N78) que é NACIONAL tendo essa frequência 5G o seu celular é 100% compatível o serviço ofertado nas principais operadoras do País.
No Brasil, o 5G é pra ser usado nas frequências de 2.3 GHz, 3.5 GHz e 26 GHz. Por enquanto as operadoras estão usando apenas os 3.5 GHz, e em algumas regiões o 2.3 GHz, pois essa última frequência é regionalizada. Esse site explica melhor as frequências do 5G no Brasil: https://www.teleco.com.br/5g_freq.asp
 
No Brasil, o 5G é pra ser usado nas frequências de 2.3 GHz, 3.5 GHz e 26 GHz. Por enquanto as operadoras estão usando apenas os 3.5 GHz, e em algumas regiões o 2.3 GHz, pois essa última frequência é regionalizada. Esse site explica melhor as frequências do 5G no Brasil: https://www.teleco.com.br/5g_freq.asp
Mais isso não impede o Refarming de frequências legadas (n1,n3, n5, n7, n28).
 
No Brasil, o 5G é pra ser usado nas frequências de 2.3 GHz, 3.5 GHz e 26 GHz. Por enquanto as operadoras estão usando apenas os 3.5 GHz, e em algumas regiões o 2.3 GHz, pois essa última frequência é regionalizada. Esse site explica melhor as frequências do 5G no Brasil: https://www.teleco.com.br/5g_freq.asp
Você escreveu o que eu escrevi usando outras palavras e 26GHz não existe de forma comercial e sim eu sei que a claro tem N258 cadastrada em SP,RS e SC inclusive, aqui em SP, tem 2: Uma na sede dela em Sto amaro e outra no expo imigrantes.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mais isso não impede o Refarming de frequências legadas (n1,n3, n5, n7, n28).
Sim não impede mas nesse caso ai seria para NR CA apenas pois são blocos pequenos.
 
@C9H13NO3 Acabei abrindo uma solicitação no Site da VIVO (Fale Conosco), melhor que perder tempo em telefone e perder o Bônus de 5GB heheh, acredito que o bônus da fatura digital seja disponibilizado após a geração da fatura, o da portabilidade deveria ser disponibilizado após alguns dias da portabilidade da linha, ja que até o momento não entrou, acabei abrindo o chamado mesmo. Valeu por me lembrar :joia:
Depois avisa se der certo.
 
Ligue no atendimento de roaming internacional da Claro e solicite:

1. Liberação do roaming sem a ativação de Passaporte.

2. Ativação do VoLTE para uso nos EUA.

Fala que vai viajar em 1 mês, ativam normalmente.

Pode ser que seu DDD não tenha VoLTE, mas este procedimento já ativa VoWIFI.
Só para pós pago. Foi o que me passaram na central.
 
engraçado agora o problema que antes eu tava tendo de imagens de sites de rede social como twitter não carregarem que estava contecendo com a antiga vivo fibra que eu usava agora acontece no meu 5g tim.
mais alguem com o problema similar?
 


5G NSA em Rio Grande RS

Recentemente adquiri um celular em 5g, e notei uma nova APN (Vivo Emergency), pelo que dá para entender o serviço de 190 agora vai trabalhar via VoLTE?



Alguém aí já notou essa nova APN... Enquanto isso a Claro ainda não sai da ligação por circuito (2g/3g) nos seus controle e pré
 


5G NSA em Rio Grande RS

Recentemente adquiri um celular em 5g, e notei uma nova APN (Vivo Emergency), pelo que dá para entender o serviço de 190 agora vai trabalhar via VoLTE?



Alguém aí já notou essa nova APN... Enquanto isso a Claro ainda não sai da ligação por circuito (2g/3g) nos seus controle e pré
Acho que é por conta do novo sistema de alertas de catástrofes que a Anatel está implementando.
 
Acho que é por conta do novo sistema de alertas de catástrofes que a Anatel está implementando.
Interessante, a defesa Civil já mandava alertas via SMS, mas já tá na hora de ter um canal dedicado para esse tipo de coisa, aqui aonde moro todo ano tem ciclone que as árvores caem, poste tomba e alaga a casa de todo mundo, seria bom usar um sistema desse que nem o primeiro mundo faz
 
Recentemente adquiri um celular em 5g, e notei uma nova APN (Vivo Emergency), pelo que dá para entender o serviço de 190 agora vai trabalhar via VoLTE?
Exatamente isso.

Isso ocorre porque, assim como a Tim, a Vivo já tá trabalhando com algumas cidades LTE only, então certas pessoas poderiam não conseguir fazer ligações para números de emergência.

O VoLTE para chamadas de emergência funciona similar, mas com muito mais prioridade na rede e no celular. É quase q um VoLTE exclusivo pra isso haha.

A Tim tbm já tinha tal função, embora n mostre a APN.
 
Olá, fiz portabilidade para a Vivo ontem, dia 08/02. Internet funciona normalmente, mas estou com problemas com as ligações. Os ícones de Voz Wi-fi e VoLTE aparecem normalmente, mas quando efetuo uma ligação a rede cai para 3G, sendo que quando tinha Vivo há alguns meses atrás sempre funcionou normal e outra linha da Vivo que tenho funciona normalmente. Liguei para o *8486 e pelo X (Twitter) e não conseguiram resolver o problema. Será que só reclamando na Anatel? O pior é que estou com dificuldades também para receber ligações, só deixando o celular em 3G. Os atendentes não sabem o que fazer🤔

Obs: Celular está configurado corretamente. Atualizei a linha também. Nada adiantou.
Desde o dia 08/02, quando foi feita a portabilidade, o VoLTE e VozWifi continuam sem funcionar... Abriram um chamado técnico, vamos ver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depois avisa se der certo.
Na Vivo me disseram que o bônus de 5gb da portabilidade é concedido após 15 dias úteis da data que a portabilidade foi concluída.
 
Bom o lucro foi bom, mas não passando panos para as Teles...

Nessa conta do lucro vai incidir os impostos, além do claro como sabemos que eles (anatel) e um c a r t e l tem que dar parte do lucro para manter eles ativos... fora que o custo absoluto de implementação das ERBs no Brasil são maiores comparados a países desenvolvidos... fonte? Eu mesmo kkkk bom mas é só levar em consideração a carga tributária, e geralmente podem olhar, as estações de rádio mais usadas no Brasil são as de baixo custo ... como 5g é algo novo ainda, tem menos foco em transmissores de baixo custo, afinal tem 4g a anos no mercado para isso.

Fora também as leis orgânicas das cidades que por muitas vezes impõem burocracias na construções de novas estações, sendo algumas mesmo proibitivas a tecnologia, tem cidade aí com lei orgânica da era do TDMA dizendo sobre onde, como, e quantas antenas tem de ter na cidade, o 5g precisa de muito mais antenas e de antenas muito mais potentes em W que as do 4g...

Por fim mesmo a questão do dinheiro, a tele não vai mesmo colocar um transmissor em um bairro de classe baixa, cujo as pessoas sequer pagam planos de celular... tenha certeza que bairros de classe alta, centros e zonas de turismo vão ser as primeiras, esse pessoal aí vai ser deixado por último apenas para cumprir os requisitos do arremate da frequência
 
O que será que aconteceu que o erbs tá mostrando um volume atípico de atualizações para o dia 21/02/2024?
Entendo que ele replica os dados do sistema da Anatel, mas nesse caso as EBRs que aparecem lá estão com data de licenciamento bem antigas.
 
O que será que aconteceu que o erbs tá mostrando um volume atípico de atualizações para o dia 21/02/2024?
Entendo que ele replica os dados do sistema da Anatel, mas nesse caso as EBRs que aparecem lá estão com data de licenciamento bem antigas.
Já aconteceu algumas outras vezes. Parece comum com a Vivo. Acho q eles aguardam até uma data e jogam tudo de uma única vez no sistema.
 
O que será que aconteceu que o erbs tá mostrando um volume atípico de atualizações para o dia 21/02/2024?
Entendo que ele replica os dados do sistema da Anatel, mas nesse caso as EBRs que aparecem lá estão com data de licenciamento bem antigas.
Aparentemente todas, ou a maioria das licenças, são do centro-oeste, Goiás e Mato Grosso.
 
Queria ouvir experiências de quem tá usando.



Agora o que acho estranho e burocrático é para conseguir um chip deles. Tipo onde moro já está tudo ok, mas não liberam para vendas. E só pode vender se tiver naquela cidade o sinal e liberado para vender na tal cidade? Fico a me perguntar então que não consigo ir em Fortaleza comprar um chip se não tiver endereço de lá?
Eu hem, mal começou e já botando boneco.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo