[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

Eu não discordo da existência da tv, como dei exemplo, ela vai existir, assim como o rádio.

No entanto sou contra tirar dinheiros do pagador de impostos para colocar em tecnologia que tá em desuso. Vamos ser bem realistas, quem tem grana para comprar uma TV 4k, vai por netflix em casa.

E por segundo eu sempre fui contrário a prática de "regulamentação da tv", pedir permissão presidencial ter um canal de TV de longe não é algo aceitável em uma democracia. Veja o que ocorreu com a TV Tupi na era dos milicos, ou saindo da área de mídia, a Vasp que foi dizimada por desavenças políticas.

Multi programação nunca foi usada por embrolhos jurídicos e regulatorios, o Mcom tem receio que emissoras sublocassem o espectro para outras emissoras. Visto que é uma concessão. "Ah mas aqui em SP..." , na maioria do país boa parte das emissoras não usa multiprogramação, sendo esse um espectros ocioso, um fluxo ISDB-T pode transmitir 3 fluxos de vídeo, um 1080i e 2 480p, já que multiprogramação é engessada, sugeriria extinguir a mesma, e reparticionar os canais baseados apenas em um canal de fluxo único.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



PoS (point-of-sales) tipo maquininhas tem muitas aí em 2g, e diversos itens de IoT como rastreadores GPS, existem modelos que fazem rastreio através do sistema SMS.

Fora que o GSM usado ainda hoje como fallback do 4g para chamadas de áudio, ou como sistema principal como no caso da Claro.
Máquina de cartão 2G já foram substituídas por modelos 3G que já foram substituídas por modelos 4G e ainda existe(eu tenho uma inclusive) máquina de cartão que usa o celular(como aquelas baratinhas do MP) como "ponto de acesso" e a transação vai por 5G.
 
Máquina de cartão 2G já foram substituídas por modelos 3G que já foram substituídas por modelos 4G e ainda existe(eu tenho uma inclusive) máquina de cartão que usa o celular(como aquelas baratinhas do MP) como "ponto de acesso" e a transação vai pelo 5G.
Realmente como o pessoal fala coisa que não sabe

Eu tenho uma maquina dessas 2g, e ela é bem famosinha, e igual a morderninha mini do pagseguro, nas specs técnicas dela ela é GSM only ( Pax d175)

Esse tipo de coisa não e que nem celular que tu troca de ano em ano, embarcados e esses dispositivos menores a pessoa só troca quando quebra!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

única obrigação seria ter o VONR/LTE os demais seria opcional ainda mais o RCS que é do google.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E qual seria a "utilidade" do GSM atualmente?
Eu citei o RCS pois o 4g e 5g IP only, isso é, ele não tem um protocolo de SMS, para celulares 4g tu sempre vai ter que usar um gateway para o envio.

O mms e um deles, podemos dizer que foi o avô do RCS, ele e um sistema que opera por cima do protocolo de rede, independente do SMS, para celulares modernos tem o RCS para android e o iMerssenger da Apple

Mas tudo indica que vai haver pressões para padronizar o RCS, pois e um padrão aberto endoçado pelo forum GSM, já o iMersenger e fechado e a apple não vai abrir o jogo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Para quem não sabe os sistemas do 1 ao 3 G foram chamados de sistemas de circuito, muito pois tu podia fechar a chamada ou texto via hardware, de uma forma simples, mesmo sendo digital havia um padrão que se implementa a recpção e o envio e a criptografia. o 2 e 3 g eram sistemas hibridos, tinham a especificação de circuito no 2g GSM e o mais famoso, e no 3g o WCDMA

Para a implementção de dados tu tem o GPRS, EDGE para o 2g, HSPA. HSPAP e o UMTS. Que implementam na subceção do spectro de circuito uma camada de dados

O 4 e 5 G são sistemas de dados, são semelhates ao sistema de Wifi, o projeto do sistema e todo baseado o esquema de rede IP.

Resumo da opera, o propio sistema de telecom seguiu os passos do telefone, abandonando a tecnoligia de voz e texto por hardware dedicado para a implementação Voip (via software)... Muito do que a gente fez com os telefones celulares, de deixarem de ser dispositivos de apenas comunicação mas de entreterimento e diversão

Um extra, para pessoas que criticam a Samsung por usar snapdragon nos EUA e Eyxenos aqui, existe 1 unico motivo para mandar o Snapdragon pros EUA, lá existe uma grande rede baseado em EVDO/CDMA2000x e CDMA, então alguns sistemas legado de algumas cidades operavam ou até mesmo operam nessas tecnologias, dai para que aja o ingresso na rede apenas a Qualcomm que e criadora do CDMA2000 produz esse modem! Podem olhar que celulares (top de linha) apple e samsung vendido nos EUA sempre vão ter o modem de CDMA2000x no seui dispositivo. Pontuando que lá existe uma discursão de markting que classifica EVDO/HSPA como tecnologias quase 4g... Por isso em alguns dispositivos tu ve LTE em vez de 4G, para que não ficasse claro que a tecnoligia era ou não era 4g de facto... Muito devido que o HSPAP-DC (carrier agregation) possa alcançar velocidades nivel LTE cat-3 em termos praticos
 
Última edição:
Eu citei o RCS pois o 4g e 5g IP only, isso é, ele não tem um protocolo de SMS, para celulares 4g tu sempre vai ter que usar um gateway para o envio.
Existem várias implementações do SMS no 4G.

Geralmente as operadoras do BR usam o SMS via signaling (SG), mandando msgs no msm canal de sinalização.

Todavia, é completamente possível enviar SMSs via IMS tbm, assim como o VoLTE. A Tim e a Claro já estão enviando SMS via IMS e a Vivo ainda há controvérsias. O SMSoIMS andou depois da chegada do 5G.

No geral o SMS over IMS é completamente ineficiente pra IoT, além da ser limitado a celulares que suportarem o VoLTE, ser problemático pra roaming etc. Porém é compatível tanto com o 4G quanto 5G, além de funcionar no VoWiFi. Mesmo com tudo isso, é a pior implementação.

Nesse artigo falam mais sobre: https://nickvsnetworking.com/sms-transport-supremacy-ip-or-nas/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas tudo indica que vai haver pressões para padronizar o RCS, pois e um padrão aberto endoçado pelo forum GSM, já o iMersenger e fechado e a apple não vai abrir o jogo
O RCS já é padronizado. O GSMA possui o Universal Profile, que está na versão 1.2 ou 2.0, se não me engano. A Apple já disse que vai adotar o RCS da GSMA.

O problema que o RCS, como é proposto, é muito ruim! Nem mesmo suporta criptografia E2E!

Com a baixa adoção das operadoras e fabricantes, o Google tomou frente passou a empurrar um app proprietário q ele diz usar o RCS, mas aquilo tá muito longe de ser o real RCS proposto pela GSMA.

Pra ter ideia, o RCS deveria funcionar nos mesmos moldes do VoLTE, mesmo com a internet, teoricamente, desligada
 
Última edição:
Existem várias implementações do SMS no 4G.

Geralmente as operadoras do BR usam o SMS via signaling (SG), mandando msgs no msm canal de sinalização.

Todavia, é completamente possível enviar SMSs via IMS tbm, assim como o VoLTE. A Tim e a Claro já estão enviando SMS via IMS e a Vivo ainda há controvérsias. O SMSoIMS andou depois da chegada do 5G.

No geral o SMS over IMS é completamente ineficiente pra IoT, além da ser limitado a celulares que suportarem o VoLTE, ser problemático pra roaming etc. Porém é compatível tanto com o 4G quanto 5G, além de funcionar no VoWiFi. Mesmo com tudo isso, é a pior implementação.

Nesse artigo falam mais sobre: https://nickvsnetworking.com/sms-transport-supremacy-ip-or-nas/

SMS em iot e meio desperdício, quando se pode usar sockets de rede, o SMS é cheio de limitações. O protocolo TCP/IP já garante uma alta confiabilidade por nativo
 
Máquina de cartão 2G já foram substituídas por modelos 3G que já foram substituídas por modelos 4G e ainda existe(eu tenho uma inclusive) máquina de cartão que usa o celular(como aquelas baratinhas do MP) como "ponto de acesso" e a transação vai por 5G
Na verdade, existem modelos compatíveis com o 4G, mas dizer que já foram substituídas é exagero. Ainda existem máquinas q são conectadas na linha telefônica, veja lá usando 2G ou 3G.

A própria SumUp vende máquinas 3G, como a SumUp Solo.

Isso sem falar em toda uma variedade de outros dispositivos IoT q usam o 2G, como trackers, sistemas de alarmes/monitoramento, telefonia fixa WLL e, quem sabe, até maquinário pesado de indústrias etc.
 
Essas máquinas que precisam comprar eu não sei, mas as máquinas cedidas em comodato, bancos, cielo, essas coisas, já tem um bom tempo que eles estão forçando apenas o WiFi, precisa bater o pé para conseguir que mandem com chip sem cobrança.
Antigamente era padrão ter no mínimo 2 máquinas em cada local e usando chips de operadoras diferentes, isso se conseguia sem dificuldade, mas hoje em dia é brigando.
 
Na verdade, existem modelos compatíveis com o 4G, mas dizer que já foram substituídas é exagero. Ainda existem máquinas q são conectadas na linha telefônica, veja lá usando 2G ou 3G.

A própria SumUp vende máquinas 3G, como a SumUp Solo.

Isso sem falar em toda uma variedade de outros dispositivos IoT q usam o 2G, como trackers, sistemas de alarmes/monitoramento, telefonia fixa WLL e, quem sabe, até maquinário pesado de indústrias etc.
tem umas N78 em algumas industrias como a BMW e WEG e até mesmo no porto de santos.
 
tem umas N78 (...) até mesmo no porto de santos.
Ressalva:

Neste caso específico, esta n78 é somente no terminal portuario da BTP no saboó, salvo engano a TIM tinha algum tipo de contrato com a BTP. É apenas uma n78 nokia.

Lamentavelmente não há nenhum projeto do tipo em outros terminais.
 
Após tentar cancelar meu plano na Claro, eles me ofertaram um novo plano Combo Multi, com duas linhas dependentes, mais GB e passaporte mundo e um desconto bem generoso.
Além disso, pediram para que eu fosse a uma loja da Claro trocar meu chip atual para um “chip exclusivo 5G”.

Fui na loja para saber do que trata esse chip e o que ele pode me oferecer de diferente… Recebi um Chip físico sem custo algum e percebi que o SA foi habilitado no meu IPhone:

UVTKV48.jpg


eBz8YQQ.jpeg
 
Após tentar cancelar meu plano na Claro, eles me ofertaram um novo plano Combo Multi, com duas linhas dependentes, mais GB e passaporte mundo e um desconto bem generoso.
Além disso, pediram para que eu fosse a uma loja da Claro trocar meu chip atual para um “chip exclusivo 5G”.

Fui na loja para saber do que trata esse chip e o que ele pode me oferecer de diferente… Recebi um Chip físico sem custo algum e percebi que o SA foi habilitado no meu IPhone:

UVTKV48.jpg


eBz8YQQ.jpeg
única coisa que foi habilitado foi o toogle do StandAlone mas voce continua sem o StandAlone já que na claro exige um plano pós pago específico.
 
Galera, plano Controle na Claro eles habilitam VoLTE? Ou só no Pós? Se sim vou tirar um tempo pra ligar lá.
 
Galera, plano Controle na Claro eles habilitam VoLTE? Ou só no Pós? Se sim vou tirar um tempo pra ligar lá.
volte na claro? hj só com plano po$$$$$$, achar atendente que sabe mexer no sistema e ainda morar num dos poucos ddd que tem ativo.
 
volte na claro? hj só com plano po$$$$$$, achar atendente que sabe mexer no sistema e ainda morar num dos poucos ddd que tem ativo.
Vixe, então nem adianta eu querer correr atrás.
 
Muito obrigado, Nello, vou fazer isso

Coisas que jamais entenderemos... Eu evito ir na loja comprar esse chip de teste porque vão tentar me empurrar plano pós, fazer portabilidade, capaz de negarem a venda do chip 5G se não fizer um plano pós... Enfim, só dor de cabeça. Uma loja que em tese deveria trazer facilidades aos clientes acaba gerando mais inconveniências e problemas do que resolvendo as coisas. Prefiro pagar mais caro comprando num site do que passar por isso.
Cara, eu fui numa loja que só tinha gurizada...Eles ficaram zoando que cliente pré só da trabalho kkkkkkkkjj mas eu tô de boa no meu Easy por enquanto...
Inclusive tô querendo ver um controle por 25 reais menos, pra manter 2 operadoras distintas, daqui uns dias...

O chip 5G da loja além de ser 2 reais mais barato, eu tenho ctz que não vai dar problema...

Se alguém tiver um controle por esse valor próximo ou algo assim, se quiser fortalecer mandando um print pra brigar na ouvidoria, ficaria extremamente grato kkk
 
Última edição:
Um extra, para pessoas que criticam a Samsung por usar snapdragon nos EUA e Eyxenos aqui, existe 1 unico motivo para mandar o Snapdragon pros EUA, lá existe uma grande rede baseado em EVDO/CDMA2000x e CDMA, então alguns sistemas legado de algumas cidades operavam ou até mesmo operam nessas tecnologias, dai para que aja o ingresso na rede apenas a Qualcomm que e criadora do CDMA2000 produz esse modem! Podem olhar que celulares (top de linha) apple e samsung vendido nos EUA sempre vão ter o modem de CDMA2000x no seui dispositivo. Pontuando que lá existe uma discursão de markting que classifica EVDO/HSPA como tecnologias quase 4g... Por isso em alguns dispositivos tu ve LTE em vez de 4G, para que não ficasse claro que a tecnoligia era ou não era 4g de facto... Muito devido que o HSPAP-DC (carrier agregation) possa alcançar velocidades nivel LTE cat-3 em termos praticos
Normalmente SND é somente EUA e alguns mercados "parceiros" e Exynos no resto do mundo, a exceção é o S24 Ultra que é Snapdragon em todos os mercados aonde é vendido inclusive na banania.
 
Um extra, para pessoas que criticam a Samsung por usar snapdragon nos EUA e Eyxenos aqui, existe 1 unico motivo para mandar o Snapdragon pros EUA, lá existe uma grande rede baseado em EVDO/CDMA2000x e CDMA, então alguns sistemas legado de algumas cidades operavam ou até mesmo operam nessas tecnologias, dai para que aja o ingresso na rede apenas a Qualcomm que e criadora do CDMA2000 produz esse modem! Podem olhar que celulares (top de linha) apple e samsung vendido nos EUA sempre vão ter o modem de CDMA2000x no seui dispositivo.
Amigo, se fosse há uns 3-4 anos atrás essa informação estaria correta, mas hoje não mais.

As redes legadas em CDMA/EVDO foram praticamente desativadas por lá. Verizon desativou tudo em 2023. A outra empresa que tambem operava CDMA, Sprint, foi comprada pela T-Mobile e o CDMA também foi desativado em 2021 ou 2022. A única que ainda operava CDMA era a US-Celular, cuja cobertura era restrita a poucos estados (e honestamente, eles também estavam pra desativar).
 
Cara, eu fui numa loja que só tinha gurizada...Eles ficaram zoando que cliente pré só da trabalho kkkkkkkkjj mas eu tô de boa no meu Easy por enquanto...
Inclusive tô querendo ver um controle por 25 reais menos, pra manter 2 operadoras distintas, daqui uns dias...

O chip 5G da loja além de ser 2 reais mais barato, eu tenho ctz que não vai dar problema...

Se alguém tiver um controle por esse valor próximo ou algo assim, se quiser fortalecer mandando um print pra brigar na ouvidoria, ficaria extremamente grato kkk
Quem vai trabalhar em loja passa por um processo que as pessoas que trabalham lá vão demonizar totalmente o plano Pré-Pago para que você não queira de jeito nenhum vender ele. As operadoras não, elas dão o treinamento correto, nunca demonizam qualquer produto delas, todos os segmentos tem que ser atendidos bem, mas na prática não é o que se vê e eu vi isso por anos né, sendo lojista. No meu caso, se tem uma coisa que eu não suporto é mentira, então eu adotei uma tática diferente em todos os anos que fiquei em loja, não mentir, não enganar os clientes. Se vinha um querendo um Pré ou já tinha um Pré e queria um atendimento, tipo, recarga ou troca de chip, pro que queria o Pré eu consultava se ele tinha possibilidade de fazer um plano, se desse restrição no CPF, pelo menos uma recarga boa ou um Controle Cartão de Crédito eu tentava convencer. Se dava sinal verde no crivo, eu olhava o histórico de recargas do cliente, as vezes eles gastam mais do que o valor de um plano só em recarga, tinha cliente que gastava de 150 pra cima mensalmente, eu analisava o perfil e oferecia Controle ou Pós e vendi muito assim. Pior coisa é ir em loja precisando de um chip e ouvir um "tá sem sistema pra Pré", mas se tiver um cliente do lado querendo um Pós, milagrosamente o sistema volta.
 
Amigo, se fosse há uns 3-4 anos atrás essa informação estaria correta, mas hoje não mais.

As redes legadas em CDMA/EVDO foram praticamente desativadas por lá. Verizon desativou tudo em 2023. A outra empresa que tambem operava CDMA, Sprint, foi comprada pela T-Mobile e o CDMA também foi desativado em 2021 ou 2022. A única que ainda operava CDMA era a US-Celular, cuja cobertura era restrita a poucos estados (e honestamente, eles também estavam pra desativar).
Você apenas provou que estou certo na minha tese

Celular como qualquer produto industiral vem de planejamento de anos de antecedencia, nesse exato momento estão projetando o S26 e o iphone 18, Que houvesse um condado usando CDMA/EVDO já e razão para mandar celular com esse chip, Fora que a Snapdragon pode ter um contrato de gaveta com a samsumg obrigando o uso do Snapdragon por X anos para dar a Samsung a tecnologia do modem CDMA...

O fato eh, a Samsung não manda Snapdragon pros EUA e mercados selecionados porque e boazinha com os americanos. Existe algum fator que os obrigar a mandar esse soc para lá. Aqui no Brasil como no resto do mundo o CDMA já caiu a eras. E o S24 Ultra ser somente snap pode ser explicado por o EUA ser o maior mercado consumidor do mundo, e considerando as vendas e a produção de massa, compensa fazer mais apenas uma unica variante da board que só seria mais vendida naquele mercado alvo.


Na industira padrãoes não são "desadotados" do dia pra noite... Só o fato do CDMA/EVDO e variantes ser adotados nos EUA já interferir muito na visão de mercado de la... Aqui o CDMA não existe a mais de 10 anos, e nunca existiu EVDO no Brasil
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, plano Controle na Claro eles habilitam VoLTE? Ou só no Pós? Se sim vou tirar um tempo pra ligar lá.
No caso da Claro não e Volte ... E voAM devido a baixissima qualidade no audio

Na vivo já e possivel fazer chamadas usando VOLTE+/HD+ que incrementa o bitrate... No quesito tecnologias Vivo e melhor
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Existem várias implementações do SMS no 4G.

Geralmente as operadoras do BR usam o SMS via signaling (SG), mandando msgs no msm canal de sinalização.

Todavia, é completamente possível enviar SMSs via IMS tbm, assim como o VoLTE. A Tim e a Claro já estão enviando SMS via IMS e a Vivo ainda há controvérsias. O SMSoIMS andou depois da chegada do 5G.

No geral o SMS over IMS é completamente ineficiente pra IoT, além da ser limitado a celulares que suportarem o VoLTE, ser problemático pra roaming etc. Porém é compatível tanto com o 4G quanto 5G, além de funcionar no VoWiFi. Mesmo com tudo isso, é a pior implementação.

Nesse artigo falam mais sobre: https://nickvsnetworking.com/sms-transport-supremacy-ip-or-nas/
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O RCS já é padronizado. O GSMA possui o Universal Profile, que está na versão 1.2 ou 2.0, se não me engano. A Apple já disse que vai adotar o RCS da GSMA.

O problema que o RCS, como é proposto, é muito ruim! Nem mesmo suporta criptografia E2E!

Com a baixa adoção das operadoras e fabricantes, o Google tomou frente passou a empurrar um app proprietário q ele diz usar o RCS, mas aquilo tá muito longe de ser o real RCS proposto pela GSMA.

Pra ter ideia, o RCS deveria funcionar nos mesmos moldes do VoLTE, mesmo com a internet, teoricamente, desligada
Criptografia ponta a ponta em um serviço que tu tá contratando de uma operadora que tem que respeitar uma legislação e pedir demais, no estado moderno das coisas qualquer comunicação dessas convencionais "ponta a ponta" tem uma chave mestra... Quer comunicação privada, vai para chave PGP.

RCS e o padrão que temos... Afinal no Duopolio dos SO de celular ou e Apple ou e Google... Segundo que nenhuma implementação dessas ai e implementada em sua totalidade, a maioria dos fabricantes sempre implementam o minimo do minimo da implementação para cortar custos... O SMS e como muitas das coisas que debatemos aqui um padrão ultrapassado e falho, que assim como o 2g merece ir pro seu lugar, uma memoria distante do passado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Muito boa essa ideia ai, a TIM tunelando o sinal dela pela StarLink.

O foda e que ela tá cobrando dos clientes, sendo que a StarLink deu por esse mês ao clientes do RS uma isenção de mesalidade... SAFADA
 
Última edição:
Você apenas provou que estou certo na minha tese

Celular como qualquer produto industiral vem de planejamento de anos de antecedencia, nesse exato momento estão projetando o S26 e o iphone 18, Que houvesse um condado usando CDMA/EVDO já e razão para mandar celular com esse chip, Fora que a Snapdragon pode ter um contrato de gaveta com a samsumg obrigando o uso do Snapdragon por X anos para dar a Samsung a tecnologia do modem CDMA...

O fato eh, a Samsung não manda Snapdragon pros EUA e mercados selecionados porque e boazinha com os americanos. Existe algum fator que os obrigar a mandar esse soc para lá. Aqui no Brasil como no resto do mundo o CDMA já caiu a eras. E o S24 Ultra ser somente snap pode ser explicado por o EUA ser o maior mercado consumidor do mundo, e considerando as vendas e a produção de massa, compensa fazer mais apenas uma unica variante da board que só seria mais vendida naquele mercado alvo.


Na industira padrãoes não são "desadotados" do dia pra noite... Só o fato do CDMA/EVDO e variantes ser adotados nos EUA já interferir muito na visão de mercado de la... Aqui o CDMA não existe a mais de 10 anos, e nunca existiu EVDO no Brasil
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


No caso da Claro não e Volte ... E voAM devido a baixissima qualidade no audio

Na vivo já e possivel fazer chamadas usando VOLTE+/HD+ que incrementa o bitrate... No quesito tecnologias Vivo e melhor
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Criptografia ponta a ponta em um serviço que tu tá contratando de uma operadora que tem que respeitar uma legislação e pedir demais, no estado moderno das coisas qualquer comunicação dessas convencionais "ponta a ponta" tem uma chave mestra... Quer comunicação privada, vai para chave PGP.

RCS e o padrão que temos... Afinal no Duopolio dos SO de celular ou e Apple ou e Google... Segundo que nenhuma implementação dessas ai e implementada em sua totalidade, a maioria dos fabricantes sempre implementam o minimo do minimo da implementação para cortar custos... O SMS e como muitas das coisas que debatemos aqui um padrão ultrapassado e falho, que assim como o 2g merece ir pro seu lugar, uma memoria distante do passado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Muito boa essa ideia ai, a TIM tunelando o sinal dela pela StarLink.

O foda e que ela tá cobrando dos clientes, sendo que a StarLink deu por esse mês ao clientes do RS uma isenção de mesalidade... SAFADA
Existiu sim EVDO na vivo por um breve período, mas a cobertura era limitada a Avenida paulista e a berrini nos demais bairros era 1X/ IS-95
 
  • Curtir
Reações: YO!
Me lembrou do WiMax, que teve algumas coberturas pela Embratel uma rede em alguma universidade aí... uma derrota para a intel que queria emplacar como tecnologia de 4° geração
 
Claro VoLTE e VoWiFi funcionando perfeitamente no Xiaomi me surpreendeu, nunca tinha visto funcionar VoWiFi
 
Claro VoLTE e VoWiFi funcionando perfeitamente no Xiaomi me surpreendeu, nunca tinha visto funcionar VoWiFi

Aparentemente tá funcionando em todas tranquilo, o problema agora é 5g SA, muito difícil de ativar. Só sei de uma pessoa que conseguiu ativar, e pra conseguir teve que fazer downgrade do firmware do modem pra um antigo. Eles capam de propósito pra nao funcionar aqui no BR, já que em outros mercados funciona normal.

Enquanto isso outras fabricantes, mesmo algumas que não vendem aqui, como a oneplus, funciona 5g sa de primeira, vai entender. Até um modem 5g que eu comprei no aliexpress funciona normal SA nas 3 operadoras.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo