[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Móvel - Edge, 3G, 4G, 4.5G, 5G

“Operadoras da China lançam serviço de roaming 5G entre redes”

A China Telecom e China Unicom já construíram conjuntamente a maior e mais rápida rede 5G SA do mundo, compartilhando a rede de frequência intermediária 4G.

A construção e compartilhamento de redes 5G na banda de 700MHz estão sendo feitas pela China Mobile e China Broadcast Network. Além disso, as operadoras chinesas estão propondo capacidades de roaming internacional em seus cenários de roaming entre redes.

fonte: https://www.minhaoperadora.com.br/2...lancam-servico-de-roaming-5g-entre-redes.html
 
Provavelmente você vive numa região que só há sinal 4G da Vivo.
Nesses locais, o VoLTE se torna obrigatório para o serviço de voz funcionar, e é natural a operadora impedir o recurso de ser desabilitado para evitar demandas desnecessárias nas lojas e no 1058.
Aqui, caso eu desabilite o VoLTE, eu continuo fazendo e recebendo ligações, pois na região que uso o celular tem sinal 3G para as ligações serem completadas.
Numa região apenas com 4G, se o VoLTE for desabilitado, as ligações não funcionam.

A Vivo realmente retirou essa opção no iPhone. Na teoria faz parecer que o VoLTE é ativo por padrão na operadora, o que na prática, ao menos por enquanto, é algo que é preciso solicitar nos canais de atendimento. Espero que um dia a Vivo ative automaticamente, como é no caso da TIM.

O VoLTE entrou automático esse dias sem acionar a central. A opção realmente não aparece no iPhone mas agora durante a ligação permanece em 4G/5G, antes estava caindo para 3G.

Uma dúvida pessoal, o VoWiFi está ativado e funcionando normal para ligações, porém para SMS não está funcionando. Tem alguma dica para habilitar? ( Operadora Vivo)
 
Uma dúvida pessoal, o VoWiFi está ativado e funcionando normal para ligações, porém para SMS não está funcionando. Tem alguma dica para habilitar? ( Operadora Vivo)
Por enquanto só ligações mesmo. Antigamente funcionava pra SMS, mas, por algum motivo, parou de funcionar.

É uma pena que isso seja ignorado. Às vezes ainda preciso receber códigos de confirmação que só são enviados por SMS
 
Boas novas: a Vivo já está permitindo a transferência para eSIM diretamente do app para clientes Pré.

Antes até era possível no Pré, mas vc tinha de falar com um atendente humano que era super lento e nada prático. Agora o Pré tem o mesmo tratamento do Pós e todo processo acontece dentro do app. Basta fazer a biometria e baixar o novo eSIM direto no cel, sem necessidade de filas, de digitar QR Code etc.

Como se a Vivo não estivesse cansada de surrar a concorrência, ela ainda tá liberando o processo inverso, e também já é possível transformar um eSIM em SIM físico no app (bastando ter um chip disponível, q vc compra em qualquer farmácia). Não é necessário filas ou conversar com atendentes nesse processo tbm (https://www.pontobyte.com/conversao-esim-sim-card)
Ontem finalmente o "novo" app da Vivo foi liberado no meu S23+ e consegui ativar o eSIM em uma linha pré. \o/
 
O VoLTE entrou automático esse dias sem acionar a central. A opção realmente não aparece no iPhone mas agora durante a ligação permanece em 4G/5G, antes estava caindo para 3G.

Uma dúvida pessoal, o VoWiFi está ativado e funcionando normal para ligações, porém para SMS não está funcionando. Tem alguma dica para habilitar? ( Operadora Vivo)
Ao menos para mim o envio e recebimento de SMS funciona normal no vozwifi(modo avião ativo+ Wifi habilitado)
 
Pelo que entendi, isso está acontecendo em iPhones mais novos.

Pior que o meu é um iPhone novo e não está funcionando. Testei também em uma outra linha Android com VoWifi e também não funcionou.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ao menos para mim o envio e recebimento de SMS funciona normal no vozwifi(modo avião ativo+ Wifi habilitado)

Top. Fez algo de diferente ou sempre funcionou?
 
Saudações pessoal! Sou cliente da Claro desde 2005, fui para a TIM em 2018 e retornei para claro em 2019. A cobertura fraca do 4G da Claro está me deixando irritado, pois o 3G não funciona e sempre fico na mão quando preciso fazer algum pagamento no APP do Banco em clínicas ou em outros locais fechados. Viajei bastante e o problema da Claro é o mesmo: 4g só funciona dentro das cidades e em locais abertos! Um pé fora da cidade, o sinal cai para o 3G. :(
Sou cliente Combo Pós e todos os anos eles melhoram minha oferta, a tal ponto que meu plano pós está 400GB + 400GB extraplay, mas não consigo usufruir a qualidade que eles tanto vendem.
Penso em migrar para VIVO, pois o sinal pega em todos os lugares, principalmente na zona rural aqui no RN, mesmo pagando mais por menos (GB).
Alguém mais com essa percepção em relação a Claro? Qual a operadora que vocês usam e recomendam?
Onde eu moro a Claro que tem melhor sinal, pega em muitas zona rural, que não acontece com A Tim que não consegue pega em zona rural direito kkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Claro móvel é ruim ou péssima em quase todos os estados(acho que só é boa no RS) sem contar os problemas sérios de cobrança(fatura errada, serviço que é cobrado mesmo não tendo contratado etc) eu uso vivo e tim e nada a reclamar, 5G SA 99.99% do tempo disponível, Voz LTE(Vivo e tim) e Voz Wifi(somente na vivo) se eu fosse você faria a troca sem medo.
Na Bahia ela e boa, indico muito aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Saudações pessoal! Sou cliente da Claro desde 2005, fui para a TIM em 2018 e retornei para claro em 2019. A cobertura fraca do 4G da Claro está me deixando irritado, pois o 3G não funciona e sempre fico na mão quando preciso fazer algum pagamento no APP do Banco em clínicas ou em outros locais fechados. Viajei bastante e o problema da Claro é o mesmo: 4g só funciona dentro das cidades e em locais abertos! Um pé fora da cidade, o sinal cai para o 3G. :(
Sou cliente Combo Pós e todos os anos eles melhoram minha oferta, a tal ponto que meu plano pós está 400GB + 400GB extraplay, mas não consigo usufruir a qualidade que eles tanto vendem.
Penso em migrar para VIVO, pois o sinal pega em todos os lugares, principalmente na zona rural aqui no RN, mesmo pagando mais por menos (GB).
Alguém mais com essa percepção em relação a Claro? Qual a operadora que vocês usam e recomendam?
Eu não sairia da Claro pois conseguir esse 800GB não é fácil, melhor tu manter o da Claro e pegar a Vivo pois conseguir quase 1TB é basicamente quase impossível
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A minha solução para o problema dos 600Mhz.

O desligamento das redes 2g e 3g nos centros urbanos, já existe inúmeras vulnerabilidade de segurança nessas tecnologias, inclusive são elas que é feita ataques de man-the-middle (interceptação) e de clonagem, a anos o consórcio GSM alerta sobre isso, o desligamento completo iria força as Teles a adotar os padrões VoLTE e VoWifi e VoNr + RCS

O desligamento deveria ser primeiro o 3g e após isso o 2g, e redistribuir as faixas para o 4 e 5g, inclusive com liberação de frequência poderia se fazer um remanejamento de frequências para tv e rádio e quem sabe permitir que se tenha o uso do 600mhz no 4g

Ter 4 padrões distintos de telecomunicações não é uma realidade que deveria existir
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ruim do VCC é que ele é com cobrança de taxa, e eu acho que ainda não tem um hardware encode difundido, diferente do av1 que já tem o decodificador de hardware disponível a fácil acesso no mercado

Se eu pudesse escolher o padrão, ia fazer assim, botava o ISBT, com programação legada em 720p em 264h temporariamente, para manter o suporte legado, e no na Streaming do lado a transmissão em 4k usando o codec Av1 para as novas TVs, usando o codec Opus para transmissão de áudio, que é um dos melhores codecs de áudio do mercado.
Não faz sentido desligar o 3G que tem mais poder do que o 2G que basicamente é fraco de desempenho, suporta nem 1 mega direito e é lento, o 3G tem muito mais desempenho, chega a quase 30 megas com muita boa qualidade, nao apoio desliga primeiro o 3G doq o 2G
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Multi programação sempre existiu, aqui na minha cidade por exemplo a TV Cultura utiliza os canais secundários, criando os canais Multi Cultura e Univesp. O governo tem a TV Brasil, que licencia programas de sucesso de outros canais pra passar lá e usa os canais secundários para os canais Gov e Canal Educação e Canal Saúde e a Top TV (canal de música sertaneja aqui da cidade), usa o canal secundário pra um canal de clipes de rock 24 horas, a Kiss TV (baseada na rádio Kiss FM). Tem algumas emissoras que criaram canais Fast em outros serviços, como o SBT com a TV Zyn e a BAND com o New Brasil, esses canais bem que poderiam estar no sinal digital como secundários, mas talvez eles pensem que isso tiraria a audiência do canal ao vivo, algo que será inevitável ano que vem, já que os telespectadores terão como controlar totalmente a programação que querem ver.
O 5G só desperta o interesse de entusiastas como nós aqui do fórum e quem é focado com tecnologia, e quer testar frequências e ver resultados de velocidades alcançadas, a maioria da população está satisfeita com o 4G que funciona muito bem para o básico, que é o que a maioria quer, a maioria dos clientes de operadoras querem o plano mais básico e barato possível, não ficam procurando muitos GB's. A maioria não tem ideia que o 5G será utilizado para coisas muito mais importantes, como cirurgias remotas por exemplo. Eu mesmo ainda não estou com pressa de ter um celular com 5G, em algum momento terei, mas não é a prioridade. Continuarei com a opinião que os 600Mhz tem que ser destinados a TV aberta.
Deveria ter 600 mHz pra 4G/5G em zonas rurais sim, pois muita gente precisa de pelo menos sinal pra fazer pelo menos ligação, tem muito motivos mas 600 mHz tem que ter foco sim em Zona Rural do que urbana pois pode salva vidas, 600 mHz não é pra altas velocidades, e pra cobertura
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu não discordo da existência da tv, como dei exemplo, ela vai existir, assim como o rádio.

No entanto sou contra tirar dinheiros do pagador de impostos para colocar em tecnologia que tá em desuso. Vamos ser bem realistas, quem tem grana para comprar uma TV 4k, vai por netflix em casa.

E por segundo eu sempre fui contrário a prática de "regulamentação da tv", pedir permissão presidencial ter um canal de TV de longe não é algo aceitável em uma democracia. Veja o que ocorreu com a TV Tupi na era dos milicos, ou saindo da área de mídia, a Vasp que foi dizimada por desavenças políticas.

Multi programação nunca foi usada por embrolhos jurídicos e regulatorios, o Mcom tem receio que emissoras sublocassem o espectro para outras emissoras. Visto que é uma concessão. "Ah mas aqui em SP..." , na maioria do país boa parte das emissoras não usa multiprogramação, sendo esse um espectros ocioso, um fluxo ISDB-T pode transmitir 3 fluxos de vídeo, um 1080i e 2 480p, já que multiprogramação é engessada, sugeriria extinguir a mesma, e reparticionar os canais baseados apenas em um canal de fluxo único.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



PoS (point-of-sales) tipo maquininhas tem muitas aí em 2g, e diversos itens de IoT como rastreadores GPS, existem modelos que fazem rastreio através do sistema SMS.

Fora que o GSM usado ainda hoje como fallback do 4g para chamadas de áudio, ou como sistema principal como no caso da Claro.
Porque nao usam GPS por satélite? Usam de 2G? Coisa mais sem sentido!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Máquina de cartão 2G já foram substituídas por modelos 3G que já foram substituídas por modelos 4G e ainda existe(eu tenho uma inclusive) máquina de cartão que usa o celular(como aquelas baratinhas do MP) como "ponto de acesso" e a transação vai por 5G.
E tambem tem modelos que usam Wi-Fi, hoje mesmo vir um usando wi-fi ao inves de sinal de rede movel
 
Última edição:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Na Bahia ela e boa, indico muito aqui
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu não sairia da Claro pois conseguir esse 800GB não é fácil, melhor tu manter o da Claro e pegar a Vivo pois conseguir quase 1TB é basicamente quase impossível
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Não faz sentido desligar o 3G que tem mais poder do que o 2G que basicamente é fraco de desempenho, suporta nem 1 mega direito e é lento, o 3G tem muito mais desempenho, chega a quase 30 megas com muita boa qualidade, nao apoio desliga primeiro o 3G doq o 2G
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Deveria ter 600 mHz pra 4G/5G em zonas rurais sim, pois muita gente precisa de pelo menos sinal pra fazer pelo menos ligação, tem muito motivos mas 600 mHz tem que ter foco sim em Zona Rural do que urbana pois pode salva vidas, 600 mHz não é pra altas velocidades, e pra cobertura
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Porque nao usam GPS por satélite? Usam de 2G? Coisa mais sem sentido!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E tambem tem modelos que usam Wi-Fi, hoje mesmo vir um usando wi-fi ao inves de sinal de rede movel
Aonde que o GSM chegava a 1Mbps?
E o 700MHz faz a mesma coisa que o 600MHz e já está livre
 
Última edição:
Não faz sentido desligar o 3G que tem mais poder do que o 2G que basicamente é fraco de desempenho, suporta nem 1 mega direito e é lento, o 3G tem muito mais desempenho, chega a quase 30 megas com muita boa qualidade, nao apoio desliga primeiro o 3G doq o 2G
Na vdd, é justamente ao contrário.

O 3G, pela própria natureza do WCDMA, exige uma quantidade considerável de espectro, algo q n acontece no 2G, q pode funcionar com irrisórios 200kHz, dando mais espaço para utilizarem no 4G/5G. Além disso, o 3G tem um consumo maior de energia, o q é inviável pra dispositivos a bateria ou até pilha.

O foco do 2G hoje está em atender clientes IoT, q tem uma demanda irrisória de banda (muitas vezes só pra enviar SMSs) e precisam ser energeticamente econômicos.

O substituto do 2G para IoT é o NB-IoT, q também é bastante econômico energeticamente e entrega apenas 30kbps! Nem sempre velocidade = melhor. Vc n precisa de 30Mbps pra ligar uma lâmpada ou coletar informação de um medidor inteligente.

Infelizmente modems NB-IoT ainda são mais caros q modems 2G, daí já sabe qual é o preferido...
Porque nao usam GPS por satélite? Usam de 2G? Coisa mais sem sentido!
Já utilizam. Muitas empresas de rastreamento oferecem as duas opções, mas utilizar o 2G é muito mais barato que rastreamento por satélite e atende bem na maioria dos casos.

Geralmente essas empresas q utilizam contratam sistemas de rastreamento de frotas não estão interessadas em encontrar um caminhão roubado (pra isso existe seguro) e sim coletar dados de condução do funcionário, algo que um simples rastreador via redes móveis já dá conta.
 
Última edição:
Amigo, se fosse há uns 3-4 anos atrás essa informação estaria correta, mas hoje não mais.

As redes legadas em CDMA/EVDO foram praticamente desativadas por lá. Verizon desativou tudo em 2023. A outra empresa que tambem operava CDMA, Sprint, foi comprada pela T-Mobile e o CDMA também foi desativado em 2021 ou 2022. A única que ainda operava CDMA era a US-Celular, cuja cobertura era restrita a poucos estados (e honestamente, eles também estavam pra desativar).
Existe algum site parecido com o erbs.tech pra ver as ERBs dos EUA e de outros paises?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aonde que o GSM chegava a 1Mbps?
E o 700MHz faz a mesma coisa que o 600MHz e já está livre
Eu disse que não chega a 1 mega
 
Última edição:
Caras, a claro tem VoLTE ou VoWifi? No meu S10 não aparece nem um nem outro, mesmo estando habilitado nas configurações. Quando usava vivo a 1 ano atrás tinha as 2 funções e funciona muito que bem, mas na claro que tô usando a 1 ano já e até agora nada de ativar nenhuma das 2 funções. Sou de Blumenau - SC
 
Caras, a claro tem VoLTE ou VoWifi? No meu S10 não aparece nem um nem outro, mesmo estando habilitado nas configurações. Quando usava vivo a 1 ano atrás tinha as 2 funções e funciona muito que bem, mas na claro que tô usando a 1 ano já e até agora nada de ativar nenhuma das 2 funções. Sou de Blumenau - SC
Tem VoLTE e VoWiFi, porém só nos planos pós-pago, e ainda é preciso solicitar ativação na central.
 
Tem VoLTE e VoWiFi, porém só nos planos pós-pago, e ainda é preciso solicitar ativação na central.
Meu plano é pós pago, empresarial. Então se eu ligar na central eles ativam pra mim? Um saco quando recebo ligações (principalmente aquelas chatas) que a rede móvel cai pra 3g e as vezes 2g
 
Então se eu ligar na central eles ativam pra mim?
Tem que ver se tem cobertura desses serviços no seu DDD, o VoLTE/VozWIFI na Claro é bem restrito, cobre só alguns DDD's. A "morto" é a única atualmente que tem o serviço ativo a nível Brasil. A Tim, só oferece VoLTE, também a nível Brasil e em qualquer plano.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o VoWiFi está ativado e funcionando normal para ligações, porém para SMS não está funcionando.
Aqui o SMS no VoWIFI funciona de boa, estou com um S24 Ultra, no E-SIM, e plano Controle. Em casa vou testar o mesmo plano, porem no chip físico.
 
Meu plano é pós pago, empresarial. Então se eu ligar na central eles ativam pra mim? Um saco quando recebo ligações (principalmente aquelas chatas) que a rede móvel cai pra 3g e as vezes 2g
no empresarial deve ter tbm, não sei te dizer ao certo sinceramente pq nunca tive, só o pós pessoa física, mas não custa tentar. Pós pago vc já tem, basta saber se o plano empresarial tem acesso e se no seu DDD tbm tem VoLTE, mas acredito que Blumenau deve ter sim
 
no empresarial deve ter tbm, não sei te dizer ao certo sinceramente pq nunca tive, só o pós pessoa física, mas não custa tentar. Pós pago vc já tem, basta saber se o plano empresarial tem acesso e se no seu DDD tbm tem VoLTE, mas acredito que Blumenau deve ter sim
Tentei entrar em contato com a empresa que gerencia nosso plano, ele disse que não tem disponível esses serviços no Brasil (com ctz tá errado)
 
Tentei entrar em contato com a empresa que gerencia nosso plano, ele disse que não tem disponível esses serviços no Brasil (com ctz tá errado)
No empresarial o caminho é diferente:

Basta ativar pelo roaming internacional *468.

1. Solicita o roaming internacional avulso, sem passaporte;

2. Solicita a ativação do VoLTE para uso nos Estados Unidos.

Os atendentes já sabem do que se trata e ativam em minutos.
 
No empresarial o caminho é diferente:

Basta ativar pelo roaming internacional *468.

1. Solicita o roaming internacional avulso, sem passaporte;

2. Solicita a ativação do VoLTE para uso nos Estados Unidos.

Os atendentes já sabem do que se trata e ativam em minutos.
E vai ter alguma cobrança adicional em cima disso?
 
ontem, pedi para sair do vivo selfie e migrar para o pré. os caras cancelaram o meu número de quase uma década. acionei ouvidoria, anatel e consumidor.gov. pelo 1058 não conseguem reativar. em loja também não. aliás, o atendente da loja foi gente boa e habilitou um plano com número similar ao meu. como estou sem linha, foi a alternativa. aparentemente meu número está em um limbo entre os sistemas que gerem o pré e o pós. que experiência porca.
 
Tem que pedir para o gestor do contrato acionar o atendimento PJ ou o consultor. O serviço a ser adicionado é o VOLTE WIFI.
Nosso consultor mal sabe que a claro tem esses serviços no Brasil akakakaka
 
ontem, pedi para sair do vivo selfie e migrar para o pré. os caras cancelaram o meu número de quase uma década. acionei ouvidoria, anatel e consumidor.gov. pelo 1058 não conseguem reativar. em loja também não. aliás, o atendente da loja foi gente boa e habilitou um plano com número similar ao meu. como estou sem linha, foi a alternativa. aparentemente meu número está em um limbo entre os sistemas que gerem o pré e o pós. que experiência porca.
os sistemas da vivo são muito mal feitos. Em todos os aspectos, desde a gestão de linhas até uma simples loja virtual.
 
ontem, pedi para sair do vivo selfie e migrar para o pré. os caras cancelaram o meu número de quase uma década. acionei ouvidoria, anatel e consumidor.gov. pelo 1058 não conseguem reativar. em loja também não. aliás, o atendente da loja foi gente boa e habilitou um plano com número similar ao meu. como estou sem linha, foi a alternativa. aparentemente meu número está em um limbo entre os sistemas que gerem o pré e o pós. que experiência porca.
Tenta falar no atendimento técnico relata o que ocorreu sobre o não funcionamento da linha no pré pago, provavelmente vão ter que abrir um chamado vivo now - falha na migração de plataforma
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo