[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Hoje recebi uma mensagem da Oi no meu whatsapp pedindo pra confirmar a instalação da Oi Fibra pra amanhã, sendo que eu sequer tinha solicitado o serviço. Liguei pra lá pra cancelar essa instalação, pelo visto a operadora permite que vendedores peguem seus dados e solicite o serviço independente da vontade do consumidor. Uns meses atrás eu até tentei contratar, mas quando vi o número de reclamações aqui em relação a rotas e ping aqui no Nordeste, acabei desistindo. Por causa desses problemas, to preferindo ficar longe da Oi Fibra por agora.
Aqui em Fortaleza bem tranquilo. Até agora já tenho em 2 endereços e tudo ok.
 
Alguém mais em Fortaleza com latência absurda para os servidores DNS do CloudFlare? Aqui o 1.1.1.1 e 1.0.0.1 estão dando médias de 150ms e 137 ms respectivamente, enquanto os do Google estão dando cerca de 38ms. e OpenDNS dá 55ms nos dois IPs.

aq eu testo nesse aí 205.185.194.36, é a base dos ips do cs, geralmente só muda o final porém é a msm rota

Será a mesma rota? Porque aqui o .36 está dando 45ms, mas o .51, o .52 e o dão 145ms e 140ms, muita diferença.
 
Alguém mais em Fortaleza com latência absurda para os servidores DNS do CloudFlare? Aqui o 1.1.1.1 e 1.0.0.1 estão dando médias de 150ms e 137 ms respectivamente, enquanto os do Google estão dando cerca de 38ms. e OpenDNS dá 55ms nos dois IPs.



Será a mesma rota? Porque aqui o .36 está dando 45ms, mas o .51, o .52 e o dão 145ms e 140ms, muita diferença.
aqui fica msm coisa
Código:
Rastreando a rota para 205.185.194.35 com no máximo 30 saltos

  1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  10.0.0.1
  2     3 ms     8 ms     4 ms  100.100.1.1
  3     1 ms    <1 ms     1 ms  customer-177-36-195-89.conectv.com.br [177.36.19
5.89]
  4     1 ms     1 ms     1 ms  customer-177-36-192-162.conectv.com.br [177.36.1
92.162]
  5     7 ms     8 ms     7 ms  BHE106233.ENL.atcmultimidia.com.br [186.248.106.
233]
  6     6 ms     6 ms     6 ms  INF001166.enl-int.atcmultimidia.com.br [200.150.
1.166]
  7    35 ms    33 ms    18 ms  205.185.194.246
  8    18 ms    18 ms    18 ms  205.185.194.35

Código:
Rastreando a rota para 205.185.194.51 com no máximo 30 saltos

  1     1 ms    <1 ms     2 ms  10.0.0.1
  2     1 ms    <1 ms    21 ms  100.100.1.1
  3     1 ms     1 ms     1 ms  customer-177-36-195-89.conectv.com.br [177.36.19
5.89]
  4     1 ms     1 ms     1 ms  customer-177-36-192-162.conectv.com.br [177.36.1
92.162]
  5     8 ms     7 ms     7 ms  BHE106233.ENL.atcmultimidia.com.br [186.248.106.
233]
  6     7 ms     7 ms     6 ms  INF001166.enl-int.atcmultimidia.com.br [200.150.
1.166]
  7    18 ms    20 ms    19 ms  205.185.194.246
  8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
  9    18 ms    18 ms    18 ms  205.185.194.51
 
Galera, me tira uma dúvida, há mais ou menos duas semanas a Oi começou a passar a fibra pelas ruas aqui onde eu moro e no dia em que estavam passando a fibra aqui na rua uma vendedora da Oi ofereceu os planos de 200 e 400 Mega, o problema é que aqui em casa eu já tenho Oi Velox ADSL de 15 Mega. Ao ser questionada sobre isso ela disse que poderíamos fazer a migração da linha, porém o plano de 200 Mega que era de R$ 99,90 iria para 179,90 ou algo do tipo, logo eu estranhei isso e ela disse que esse aumento de preço era por conta da migração da linha antiga para a nova de fibra.

A questão é, isso procede? Mais alguém aí já escutou essa história? Se sim, por que o aumento de preço, já que segundo os próprios técnicos da Oi quando a migração é feita de uma linha com Oi Velox para uma linha Fibra o telefone também vem junto com a fibra.
 
Galera, me tira uma dúvida, há mais ou menos duas semanas a Oi começou a passar a fibra pelas ruas aqui onde eu moro e no dia em que estavam passando a fibra aqui na rua uma vendedora da Oi ofereceu os planos de 200 e 400 Mega, o problema é que aqui em casa eu já tenho Oi Velox ADSL de 15 Mega. Ao ser questionada sobre isso ela disse que poderíamos fazer a migração da linha, porém o plano de 200 Mega que era de R$ 99,90 iria para 179,90 ou algo do tipo, logo eu estranhei isso e ela disse que esse aumento de preço era por conta da migração da linha antiga para a nova de fibra.

A questão é, isso procede? Mais alguém aí já escutou essa história? Se sim, por que o aumento de preço, já que segundo os próprios técnicos da Oi quando a migração é feita de uma linha com Oi Velox para uma linha Fibra o telefone também vem junto com a fibra.
Isso não procede. O valor tem que ser 99,90 sendo banda larga e fixo. Não há acréscimo de valor. A não ser que ela esteja incluindo outro serviço como uma linha móvel ou Tv. Vendedores adoram fazer isso.
Também não há taxa de migração de tecnologia.
 
Isso não procede. O valor tem que ser 99,90 sendo banda larga e fixo. Não há acréscimo de valor. A não ser que ela esteja incluindo outro serviço como uma linha móvel ou Tv. Vendedores adoram fazer isso.
Também não há taxa de migração de tecnologia.
Então, foi isso que eu não entendi, por que ela me deu duas opções: Pagar 179 e migrar a linha antiga para fibra (mantendo o mesmo número do fixo atual), ou solicitar uma linha nova e cancelar a antiga e pagar os 99 por mês.

Já tava estranhando essa história, eu queria ligar diretamente pra lá pra saber o que iriam falar, mas no telefone eles dizem que ainda não tem fibra aqui, mesmo já tendo toda fibra instalada faz duas semanas aqui na rua.
 
Alguém com 400Mb pode dizer como está o serviço da Oi? Me interessei pelo valor (149 reais), iria fazer um load balance com a Claro 240/20 aqui.. mas como não tenho equipamento pra fazer a união dos links e ainda não ter chegado de fato a fibra na minha rua exatamente, queria ter uma ideia de como tá sendo a experiência dos usuários,obrigado!
 
Alguém com 400Mb pode dizer como está o serviço da Oi? Me interessei pelo valor (149 reais), iria fazer um load balance com a Claro 240/20 aqui.. mas como não tenho equipamento pra fazer a união dos links e ainda não ter chegado de fato a fibra na minha rua exatamente, queria ter uma ideia de como tá sendo a experiência dos usuários,obrigado!
só alegria pelo menos aqui no sul do brasil.
MXRFIoS.png
 
Aqui em Fortaleza bem tranquilo. Até agora já tenho em 2 endereços e tudo ok.
Aqui idem.
Fortaleza também.
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Alguém mais em Fortaleza com latência absurda para os servidores DNS do CloudFlare? Aqui o 1.1.1.1 e 1.0.0.1 estão dando médias de 150ms e 137 ms respectivamente, enquanto os do Google estão dando cerca de 38ms. e OpenDNS dá 55ms nos dois IPs.
Disparando 1.1.1.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=53ms TTL=52
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=53ms TTL=52
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=53ms TTL=52
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=53ms TTL=52

Estatísticas do Ping para 1.1.1.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 53ms, Máximo = 53ms, Média = 53ms

Speedtest servidor SP - Cloudflare:
vgrOdzC.jpg


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Alguém com 400Mb pode dizer como está o serviço da Oi? Me interessei pelo valor (149 reais), iria fazer um load balance com a Claro 240/20 aqui.. mas como não tenho equipamento pra fazer a união dos links e ainda não ter chegado de fato a fibra na minha rua exatamente, queria ter uma ideia de como tá sendo a experiência dos usuários,obrigado!
Tenho 400 Mb desde 13/06, que foi quando a Oi iniciou as vendas aqui na minha rua.
Sem queixas até agora.
 
Última edição:
Alguém mais em Fortaleza com latência absurda para os servidores DNS do CloudFlare? Aqui o 1.1.1.1 e 1.0.0.1 estão dando médias de 150ms e 137 ms respectivamente, enquanto os do Google estão dando cerca de 38ms. e OpenDNS dá 55ms nos dois IPs.



Será a mesma rota? Porque aqui o .36 está dando 45ms, mas o .51, o .52 e o dão 145ms e 140ms, muita diferença.
Em Salvador tá uma bost há uns 3 ou 4 meses.

Acho que eu fui o primeiro a falar alta latência nos DNSs da Cloudflare. Segue os meus resultados:

ping 1.1.1.1

Disparando 1.1.1.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=139ms TTL=53
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=139ms TTL=53
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=139ms TTL=53
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=139ms TTL=53

Estatísticas do Ping para 1.1.1.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 139ms, Máximo = 139ms, Média = 139ms

ping 1.0.0.1

Disparando 1.0.0.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.0.0.1: bytes=32 tempo=148ms TTL=53
Resposta de 1.0.0.1: bytes=32 tempo=148ms TTL=53
Resposta de 1.0.0.1: bytes=32 tempo=148ms TTL=53
Resposta de 1.0.0.1: bytes=32 tempo=148ms TTL=53

Estatísticas do Ping para 1.0.0.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 148ms, Máximo = 148ms, Média = 148ms


Era uns 27 a 30ms, depois ficou assim.
 
Pessoal, sobre a minha reclamação do reajuste que a Oi fez em julho, eis a resposta dela no Consumidor:

Goiânia 05 de agosto 2020

Oi fulano,

A Oi Agradece a oportunidade desse contato. Nosso compromisso é buscar a melhoria contínua de nosso atendimento e a satisfação de nossos clientes.

Em resposta à sua solicitação nº xxxx.xx/xxxxxxxxxxx realizada no site Consumidor.gov, apresentamos as seguintes considerações:

Conforme conversamos em ligação, sobre a internet residencial de 200mb vinculada a linha fixa yyyyyyyyyy, verificamos que a solicitação se refere a fatura referência 07/2020 com vencimento dia 11/08/2020 no valor de R$104,18, verificamos que a fatura veio com o valor diferente do habitual devido ao reajuste anual seguindo as regras da Anatel de 7%, regulamento 426, art. 42 . O comunicado do reajuste foi realizado nos jornais de maior circulação e também no site da operadora.

Diante do exposto não há valores a serem corrigidos na fatura em questão. Deste modo a mesma permanece em aberto para pagamento sem mais alterações.

As informações acima refletem o que foi tratado em nosso contato telefônico realizado no dia 05/08/2020, às 18:59.

Esclarecemos que após a publicação desta resposta, caso exista alguma dúvida você ainda tem a possibilidade de se comunicar conosco por meio do botão interagir com o fornecedor”, para que possamos auxiliá-lo.
Se entender que meu atendimento foi satisfatório, conto com sua avaliação positiva no site do Consumidor.gov. Sua opinião é fundamental para melhorar meu atendimento.
A Oi esclarece que permanece à disposição através da Minha Oi (www.minhaoi.com.br ou Aplicativo Minha Oi), onde você consegue visualizar todos os seus produtos e se relacionar com a Oi pela internet de forma simples e fácil.
Além disso, a Oi possui um assistente virtual através do WhatsApp (31) 3131-3131, que ajuda você com as informações de pagamento da sua conta e suporte técnico.

Cordialmente,

Atendimento OI.

Eu consultei o referido Artigo 42 da Resolução nº 426., só que ele é sobre telefonia fixa (STFC), e não sobre internet fixa (Serviço de Comunicação Multimídia-SCM). No caso, eis o que diz o tal artigo:


Art. 42. Visando a preservação da justa equivalência entre a prestação do serviço e sua remuneração, as tarifas ou preços de planos de serviço ou PUC podem ser reajustados ou revisados.

Parágrafo único. Os reajustes dos valores das tarifas ou preços podem ser realizados em prazos não inferiores a 12 (doze) meses, limitados estes à variação do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) ou qualquer outro índice que venha a substituí-lo, correspondente ao período de reajuste, observadas as disposições dos contratos de concessão ou termos de permissão ou autorização..


Um funcionário da Oi me ligou ontem como diz a resposta no site, mas não sabia de poha nenhuma, não foi capaz de responder uma dúvida minha sequer sobre esse reajuste. Não sabia o número do artigo e da portaria que regulamenta o reajuste, se limitou a dizer que não tem acesso a informações e que ia pesquisar para responder minhas dúvidas, em resumo sabia menos que o cliente. Estava claramente seguindo um script, do mesmo jeito que os atendentes terceirizados com conhecimento técnico nulo que são orientados a enrolar o cliente e vencer pela canseira.

Questionei lá no site qual a resolução e artigo que trata do reajuste da banda larga, e como chegaram a esses 7% do reajuste, pois é muito confuso o site da Anatel, eu não encontrei essa informação. E não eram para reajustar de acordo com esse índice apenas ao completar a fidelidade de 12 meses? É tudo muito obscuro isso, não estou nem questionando a legitimidade do reajuste, mas gostaria de mais transparência, a operadora quer que paguemos mais caro nas passivamente, como se tivesse que pagar sem dar maiores explicações, é um verdadeiro conluio com a Anacartel.

Espero que honrem a proposta que fizeram de manter o serviço por 99,90 por mais 12 meses, geralmente cumprem ou é dor de cabeça? Já li até relatos de que os atendentes não "encontram" as gravações referente ao protocolo desses acordos, da Oi dá para se esperar tudo.
 
Última edição:
Disparando 1.1.1.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=53ms TTL=52
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=53ms TTL=52
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=53ms TTL=52
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=53ms TTL=52

Estatísticas do Ping para 1.1.1.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 53ms, Máximo = 53ms, Média = 53ms

Speedtest servidor SP - Cloudflare:
vgrOdzC.jpg

Ping da Oi pro servidor da CloudFlare ainda alto, moro em Fortaleza tbm mas tenho provedor regional:

Disparando 1.1.1.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=1ms TTL=59
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=1ms TTL=59
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=1ms TTL=59
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=1ms TTL=59

Estatísticas do Ping para 1.1.1.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 1ms, Máximo = 1ms, Média = 1ms

Por isso que eu falei anteriormente, o ping da Oi aqui no norte-nordeste ainda deixa muito a desejar.
Por favor, qual o site que vc fez esse teste que mostra a localização do servidor? Obrigado!!!
 
Ping pro servidor da CloudFlare ainda alto, moro em Fortaleza tbm mas tenho provedor regional:

Disparando 1.1.1.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=1ms TTL=59
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=1ms TTL=59
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=1ms TTL=59
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=1ms TTL=59

Estatísticas do Ping para 1.1.1.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 1ms, Máximo = 1ms, Média = 1ms

Por isso que eu falei anteriormente, o ping da Oi aqui no norte-nordeste ainda deixa muito a desejar.
Por favor, qual o site que vc fez esse teste que mostra a localização do servidor? Obrigado!!!
A Cloudflare tem servidores em Belém, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
A Oi usa o servidor de São Paulo. 55 ms de Fortaleza para São Paulo está dentro da normalidade.
Infelizmente esse servidor de Fortaleza só quem usa são os regionais.
Tenho Vivo Fibra e NET Virtua em outro endereço aqui em Fortaleza e ambas apontam pro server de SP.
Lá no trabalho temos RNP e é a mesma coisa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por favor, qual o site que vc fez esse teste que mostra a localização do servidor? Obrigado!!!
speed.cloudflare.com
 
Última edição:
A Cloudflare tem servidores em Belém, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
A Oi usa o servidor de São Paulo. 55 ms de Fortaleza para São Paulo está dentro da normalidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


speed.cloudflare.com

Aqui se eu uso apenas IPV4 ele pega o servidor de Fortaleza, se uso IPV6 ele pega servidor no Rio de Janeiro.
fdsfsdfsdf.png
 
Aqui se eu uso apenas IPV4 ele pega o servidor de Fortaleza, se uso IPV6 ele pega servidor no Rio de Janeiro.
fdsfsdfsdf.png
Pois é.
A vantagem dos regionais de terem presença forte no IX é essa: toda novidade que aparece nos IXs é rapidamente implementada.
As grandes ainda tem resistência grande a esse tipo de coisa.
 
Pessoal, sobre a minha reclamação do reajuste que a Oi fez em julho, eis a resposta dela no Consumidor:

Goiânia 05 de agosto 2020

Oi fulano,

A Oi Agradece a oportunidade desse contato. Nosso compromisso é buscar a melhoria contínua de nosso atendimento e a satisfação de nossos clientes.

Em resposta à sua solicitação nº xxxx.xx/xxxxxxxxxxx realizada no site Consumidor.gov, apresentamos as seguintes considerações:

Conforme conversamos em ligação, sobre a internet residencial de 200mb vinculada a linha fixa yyyyyyyyyy, verificamos que a solicitação se refere a fatura referência 07/2020 com vencimento dia 11/08/2020 no valor de R$104,18, verificamos que a fatura veio com o valor diferente do habitual devido ao reajuste anual seguindo as regras da Anatel de 7%, regulamento 426, art. 42 . O comunicado do reajuste foi realizado nos jornais de maior circulação e também no site da operadora.

Diante do exposto não há valores a serem corrigidos na fatura em questão. Deste modo a mesma permanece em aberto para pagamento sem mais alterações.

As informações acima refletem o que foi tratado em nosso contato telefônico realizado no dia 05/08/2020, às 18:59.

Esclarecemos que após a publicação desta resposta, caso exista alguma dúvida você ainda tem a possibilidade de se comunicar conosco por meio do botão interagir com o fornecedor”, para que possamos auxiliá-lo.
Se entender que meu atendimento foi satisfatório, conto com sua avaliação positiva no site do Consumidor.gov. Sua opinião é fundamental para melhorar meu atendimento.
A Oi esclarece que permanece à disposição através da Minha Oi (www.minhaoi.com.br ou Aplicativo Minha Oi), onde você consegue visualizar todos os seus produtos e se relacionar com a Oi pela internet de forma simples e fácil.
Além disso, a Oi possui um assistente virtual através do WhatsApp (31) 3131-3131, que ajuda você com as informações de pagamento da sua conta e suporte técnico.

Cordialmente,

Atendimento OI.

Eu consultei o referido Artigo 42 da Resolução nº 426., só que ele é sobre telefonia fixa (STFC), e não sobre internet fixa (Serviço de Comunicação Multimídia-SCM). No caso, eis o que diz o tal artigo:


Art. 42. Visando a preservação da justa equivalência entre a prestação do serviço e sua remuneração, as tarifas ou preços de planos de serviço ou PUC podem ser reajustados ou revisados.

Parágrafo único. Os reajustes dos valores das tarifas ou preços podem ser realizados em prazos não inferiores a 12 (doze) meses, limitados estes à variação do Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) ou qualquer outro índice que venha a substituí-lo, correspondente ao período de reajuste, observadas as disposições dos contratos de concessão ou termos de permissão ou autorização..


Um funcionário da Oi me ligou ontem como diz a resposta no site, mas não sabia de poha nenhuma, não foi capaz de responder uma dúvida minha sequer sobre esse reajuste. Não sabia o número do artigo e da portaria que regulamenta o reajuste, se limitou a dizer que não tem acesso a informações e que ia pesquisar para responder minhas dúvidas, em resumo sabia menos que o cliente. Estava claramente seguindo um script, do mesmo jeito que os atendentes terceirizados com conhecimento técnico nulo que são orientados a enrolar o cliente e vencer pela canseira.

Questionei lá no site qual a resolução e artigo que trata do reajuste da banda larga, e como chegaram a esses 7% do reajuste, pois é muito confuso o site da Anatel, eu não encontrei essa informação. E não eram para reajustar de acordo com esse índice apenas ao completar a fidelidade de 12 meses? É tudo muito obscuro isso, não estou nem questionando a legitimidade do reajuste, mas gostaria de mais transparência, a operadora quer que paguemos mais caro nas passivamente, como se tivesse que pagar sem dar maiores explicações, é um verdadeiro conluio com a Anacartel.

Espero que honrem a proposta que fizeram de manter o serviço por 99,90 por mais 12 meses, geralmente cumprem ou é dor de cabeça? Já li até relatos de que os atendentes não "encontram" as gravações referente ao protocolo desses acordos, da Oi dá para se esperar tudo.

Comigo está acontecendo a mesma coisa, porém com o Velox. Em abril, houve um reajuste (tudo bem achei que era o reajuste anual), porém agora em agosto veio outro reajuste, chegando ao total de 10,31% de reajuste no ano. Abri reclamação na Anatel, porém eles só se contradizem. O primeiro aumento, disseram que foi por um reajuste na alíquota do ICMS (RJ), porém não souberam me dizer onde estava isso, já que não localizei em lugar algum (isso a atendente da OI Falou). Quando me ligaram pela Anatel, falaram que o primeiro reajuste era o dado pelo governo (já se contradisseram) e o segundo de cerca de 7% era da OI, que podia reajustar a vontade que isso era "direito" das operadoras telefônicas. Quando falei como é possível haver um aumento de cerca de 10,31% no ano (mais do dobro da inflação), a atendente já não soube dizer mais nada, e disse que continuaria assim, que era meu direito procurar os meios necessários para reclamar.
Agora estou no consumidor.gov (aguardando), mas sei que não vai resolver. Eles estão fazendo isso já que estão em recuperação judicial, não da para entrar na justiça no momento, então fazem isso sabendo que muitas pessoas vão deixar passar para não se incomodar, mas comigo não, rss.
 
Comigo está acontecendo a mesma coisa, porém com o Velox. Em abril, houve um reajuste (tudo bem achei que era o reajuste anual), porém agora em agosto veio outro reajuste, chegando ao total de 10,31% de reajuste no ano. Abri reclamação na Anatel, porém eles só se contradizem. O primeiro aumento, disseram que foi por um reajuste na alíquota do ICMS (RJ), porém não souberam me dizer onde estava isso, já que não localizei em lugar algum (isso a atendente da OI Falou). Quando me ligaram pela Anatel, falaram que o primeiro reajuste era o dado pelo governo (já se contradisseram) e o segundo de cerca de 7% era da OI, que podia reajustar a vontade que isso era "direito" das operadoras telefônicas. Quando falei como é possível haver um aumento de cerca de 10,31% no ano (mais do dobro da inflação), a atendente já não soube dizer mais nada, e disse que continuaria assim, que era meu direito procurar os meios necessários para reclamar.
Agora estou no consumidor.gov (aguardando), mas sei que não vai resolver. Eles estão fazendo isso já que estão em recuperação judicial, não da para entrar na justiça no momento, então fazem isso sabendo que muitas pessoas vão deixar passar para não se incomodar, mas comigo não, rss.

Te dou toda razão em reclamar, transparência passou foi longe nesse reajuste mandrake. A BOi respondeu no Consumidor, se resumiu a dizer que vai aumentar 7% e acabou, mas não mencionou a fonte no site da Anatel ou outro meio de comunicação, o cálculo desse índice e muito menos porque aumentou a internet fixa também, se a Resolução que ela mencionou regulamenta apenas a telefonia fixa. Acho que o funcionário nem tem cicência do que ele está escrevendo lá. Só fizeram copiar e colar o primeiro parágrafo da resposta anterior. Vou postar a resposta para passar raiva também com a cara de pau da empresa:

Oi fulano,

Conforme conversamos em ligação, sobre a internet residencial de 200mb vinculada a linha fixa xxxxxxxxxx, verificamos que a solicitação se refere a fatura referência 07/2020 com vencimento dia 11/08/2020 no valor de R$104,18, verificamos que a fatura veio com o valor diferente do habitual devido ao reajuste anual seguindo as regras da Anatel de 7%.

Atenciosamente
Oi S/A

Não fiquei satisfeito com a resposta, não encerrei a reclamação no Consumidor e registrei uma reclamação na Anatel questionando novamente de onde ela tirou esses 7% mágicos. Esse ano é 7%, mas ano que vem podem querer enfiar goela abaixo do cliente um aumento de 50%, alegando que de está acordo com as "regras da Anatel", e o cliente que aceite calado, não é assim que a banda toca comigo não. Vamos ver se a Anacartel vai acatar minha reclamação, e se a Oi vai só dar Ctrl+C e Ctrl+V da resposta sem vergonha que ela deu no Consumidor. Se não cumprirem o acordo de renovação de 99,90 por mais um ano, aí o pau vai cantar. Tomara que ela venda logo a divisão móvel e encerre a recuperação judicial e assim poder ser acionada na Justiça se for preciso.
 
Te dou toda razão em reclamar, transparência passou foi longe nesse reajuste mandrake. A BOi respondeu no Consumidor, se resumiu a dizer que vai aumentar 7% e acabou, mas não mencionou a fonte no site da Anatel ou outro meio de comunicação, o cálculo desse índice e muito menos porque aumentou a internet fixa também, se a Resolução que ela mencionou regulamenta apenas a telefonia fixa. Acho que o funcionário nem tem cicência do que ele está escrevendo lá. Só fizeram copiar e colar o primeiro parágrafo da resposta anterior. Vou postar a resposta para passar raiva também com a cara de pau da empresa:



Não fiquei satisfeito com a resposta, não encerrei a reclamação no Consumidor e registrei uma reclamação na Anatel questionando novamente de onde ela tirou esses 7% mágicos. Esse ano é 7%, mas ano que vem podem querer enfiar goela abaixo do cliente um aumento de 50%, alegando que de está acordo com as "regras da Anatel", e o cliente que aceite calado, não é assim que a banda toca comigo não. Vamos ver se a Anacartel vai acatar minha reclamação, e se a Oi vai só dar Ctrl+C e Ctrl+V da resposta sem vergonha que ela deu no Consumidor. Se não cumprirem o acordo de renovação de 99,90 por mais um ano, aí o pau vai cantar. Tomara que ela venda logo a divisão móvel e encerre a recuperação judicial e assim poder ser acionada na Justiça se for preciso.
Faltam quantos meses pro teu contrato completar um ano, @ksio89 ?
 
Minha fidelidade expirou e liguei hoje pra ver se conseguia negociar para um valor menor, pois irá pra quase R$120,00, segundo o que atendente me falou.

Falei com o setor de Retenção e o cara me disse que não tem nem velociade menores com valor mais baixo. Que o máximo que dá pra fazer é voltar para o valor de R$99,99 no débito.

Ameacei cancelar e mesmo assim não mudou o discurso e disse que realmente não tem o que fazer.

Tá tenso! Nem régua pra ajuste a Oi disponibiliza pro setor de Retenção deles. Mesmo eu falando que ia cancelar, o cara ainda me sugeriu eu pegar outra internet, pois quando é feito o cancelamento, em até 24Hs já corta a conexão.

Lamentável isso, pois queria diminuir e não tem como.

Eu ainda não cancelei, pois aqui na região o provedor local pede 65 conto pra 25Mb de Fibra e ainda com 85 conto pra taxa de instalação, ou seja, fazendo um conta meio bruta (85/12 = 7,08 + 65 mensal ficará R$72,00 mês por 25Mb) mais vantagem continuar com a Oi mesmo na situação apertada.
 
Minha fidelidade expirou e liguei hoje pra ver se conseguia negociar para um valor menor, pois irá pra quase R$120,00, segundo o que atendente me falou.

Falei com o setor de Retenção e o cara me disse que não tem nem velociade menores com valor mais baixo. Que o máximo que dá pra fazer é voltar para o valor de R$99,99 no débito.

Ameacei cancelar e mesmo assim não mudou o discurso e disse que realmente não tem o que fazer.

Tá tenso! Nem régua pra ajuste a Oi disponibiliza pro setor de Retenção deles. Mesmo eu falando que ia cancelar, o cara ainda me sugeriu eu pegar outra internet, pois quando é feito o cancelamento, em até 24Hs já corta a conexão.

Lamentável isso, pois queria diminuir e não tem como.

Eu ainda não cancelei, pois aqui na região o provedor local pede 65 conto pra 25Mb de Fibra e ainda com 85 conto pra taxa de instalação, ou seja, fazendo um conta meio bruta (85/12 = 7,08 + 65 mensal ficará R$72,00 mês por 25Mb) mais vantagem continuar com a Oi mesmo na situação apertada.
É isso mesmo: depois de 12 meses perde o desconto de R$ 20 que é dado na adesão.
Isso vale tanto pra quem paga no débito como no boleto.
 

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