[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

É como eu disse, no começo é mil maravilhas... poucos usuários e velocidade com quedas mínimas.... o problema é depois de uns 5 anos quando começa a ter muitos usuários se não houver investimentos em melhorias a rede começa a ficar lixo... lentidão em horários de pico, rotas ruins causando ping alto.... eu sei disso porque ainda tenho o velox adsl já tive todos os planos desde o 300k até o 15mb, só não cancelei ainda o velox porque deram de brinde (mantendo o mesmo preço porém com velocidade menor) já que a linha fixa tem mais de 30 anos. A meu ver os pequenos parece ter melhor suporte técnico, quase toda hora tem um carro deles passando na rua... já os carros da Oi é raramente... único lado ruim que vejo no pequeno é a conexão fazer "mais saltos" até chegar o destino... além do ip fixo que não gosto (é sujeito a cair em lista negra principalmente torrent, tv box....) e tb da ONU estar bloqueada (fiberhome aqui não consigo nem acesso a tela de login) aí nesse caso depende do provedor.... Já a conexão em uma operadora grande costuma ter "salto menor" para chegar no destino porém em alguns casos congestionado se não tiver melhorias. Estarei analisando porque 200/60 na Oi + Linha Fixa vai custar 99,90 enquanto que atualmente pago separado 51,90 linha fixa + velox (brinde) + 99,90 de 350/150 fibra provedor pequeno.
Cara, Velox não tem nada a ver tecnicamente com a Oi Fibra.
É um serviço com topografia de rede e funcionamento completamente diferente. DSL tem que ser comparado com DSL e fibra se compara com fibra.
Aproveitando a deixa, o Velox mesmo com manutenção de rede adequada já seria um problema, pois inventaram de vender internet numa rede pensada para oferecer voz e projetada na década de 1970, época onde nunca se imaginou ser possível alguém ter computador em casa.
A forma que as telecoms foram privatizadas em 1998 também contribuiu para o serviço sem vergonha que a Oi e a Vivo ofertaram no DSL, pois como a rede metálica pertence ao Governo Federal, isso acaba gerando um entrave jurídico e econômico para que a rede fosse devidamente atualizada para ofertar internet, e levou a Vivo na década passada a desistir do DSL e montar uma rede paralela de fibra do zero, totalmente pertencente à ela e sem entraves legais para construção e manutenção. A Oi só fez o mesmo (de forma bem atrasada, por sinal).
 
a Oi tá se preparando pra XGPON, ou seja investindo eles tão.
---------------------------------------
Tão fazendo mais que obrigação... com os pequenos surgindo que nem baratas eles estão fazendo as grandes se mexerem para não perder mercado. Chuto que a Oi fará uma oferta tentadora para instalar aqui porque o velox já tenho de brinde.

PS: Aqui é cidade pequena de 20k habitantes, há 1 ano atrás só tinha 2 provedores fibra e 1 adsl (Oi)... agora já tem 4 provedores fibra e breve mais 1 que é a Oi os preços do ano passado era 70,00 para 10mb fibra hoje é 99,90 para 350mb um salto gigantesco de velocidade e preço.. não duvido que daqui um ano lotarem de 1gb de velocidade mantendo o mesmo preço e conexão lenta por estar saturada (muitas adesões). A caixinha do poste fibra aqui em frente, já nem tem vaga....rs
 
pois é daqui 5 anos provavelmente ja vamos ter internet acima de 2gb em casa
Com certeza isso será um fato. Já estão ofertando 1GB em muitos lugares. Se as TVs 8K ficarem a preços populares como as 4K estão hoje, ajuda.
o suficiente de hj é a carroça de amanha heheh
Vivo dizendo isso nos tópicos de internet. Antigamente 1 Mega resolvia (fim dos anos 90, começo de 2000), depois 10 Mega, 50 Mega, 100 Mega, hoje estamos na fase dos 500 Mega e 1GB. Estão sobrando mas logo não será tão suficiente.
 
Com certeza isso será um fato. Já estão ofertando 1GB em muitos lugares. Se as TVs 8K ficarem a preços populares como as 4K estão hoje, ajuda.

Vivo dizendo isso nos tópicos de internet. Antigamente 1 Mega resolvia (fim dos anos 90, começo de 2000), depois 10 Mega, 50 Mega, 100 Mega, hoje estamos na fase dos 500 Mega e 1GB. Estão sobrando mas logo não será tão suficiente.
so popularizar as placa mae com placa onboard de 2.5 gbps ou mais ja comecam vendem internet de 1.5gb né, ae povo comeca reclamar q HD ta travando ao baixa torrent hueheuh pq hdzim nao da conta de tamanha velocidade
 
Cara, Velox não tem nada a ver tecnicamente com a Oi Fibra.
É um serviço com topografia de rede e funcionamento completamente diferente. DSL tem que ser comparado com DSL e fibra se compara com fibra.
Aproveitando a deixa, o Velox mesmo com manutenção de rede adequada já seria um problema, pois inventaram de vender internet numa rede pensada para oferecer voz e projetada na década de 1970, época onde nunca se imaginou ser possível alguém ter computador em casa.
A forma que as telecoms foram privatizadas em 1998 também contribuiu para o serviço sem vergonha que a Oi e a Vivo ofertaram no DSL, pois como a rede metálica pertence ao Governo Federal, isso acaba gerando um entrave jurídico e econômico para que a rede fosse devidamente atualizada para ofertar internet, e levou a Vivo na década passada a desistir do DSL e montar uma rede paralela de fibra do zero, totalmente pertencente à ela e sem entraves legais para construção e manutenção. A Oi só fez o mesmo (de forma bem atrasada, por sinal).
Um adendo interessante é que a rede metálica da Vivo na área da antiga GVT pertence totalmente a ela, inclusive não há obrigação sequer de oferecer telefonia fixa (diferente do que acontece na área de concessão).
 
so popularizar as placa mae com placa onboard de 2.5 gbps ou mais ja comecam vendem internet de 1.5gb né, ae povo comeca reclamar q HD ta travando ao baixa torrent hueheuh pq hdzim nao da conta de tamanha velocidade
Tipo o meu aqui HD que deu tela azul fazendo Speedtest da Oi. Já pedi meu SSD e acho que ele vai aguentar a velocidade da Oi, vi muitos vídeos antes de comprar um. Mas além de estar com a Oi Fibra cortada, não estão fazendo entrega, deu atraso no SSD e na placa de rede gigabit que comprei. Era pra ontem.

Falando em Oi Fibra fora do ar, recebi a mensagem da Joice agora, agendando a visita técnica pra amanhã. Acho que todos os clientes da rua receberam. Ou seja, hoje ainda sem internet.
 
Espero que sim, eu não aguento mais esse Nokia fazendo a "discagem" da conexão...

O troço ruim e tenho certeza que é culpa desse firmware defasado de fucking 2019 lul

Nunca vi uma aparelho demorar entre 5 a 10 min para levantar a conexão, ter que ficar reiniciando direto porque claramente notasse uma degradação da performance da conexão que resolve quando reinicia ele... Também nunca vi um aparelho dropar geral da 5 Ghz depois de 1 dia ligado e ao tentar autenticar novamente só da erro, mesmo revisando e alterando varias configs do 5Ghz o comportamento sempre era o mesmo...
meu nokia de outra operadora tá com uma firmware de 2021 sobe a conexão em menos de 1 minuto e não dropa ninguem da conexão 5ghz
 
Pessoal, precisando de uma ajudinha de vocês.

Tenho OI Fibra de 200MB e uso o roteador fornecido pela OI, o Nokia G-240W-C (porta giga segundo o manual).

Comprei um kit (2 unidades) do Intelbras Twibi GIGA+ e minha intenção é que o fornecimento de internet aqui em casa passe a ser por ele.

Poderiam de dar dicas de como fazer a correta configuração do Nokia para melhor aproveitamento da internet?

Uma das unidades do Twibi (vou chamar de unidade 1) ficará junto ao roteador da Nokia e a unidade 2, se houve necessidade de utilizá-la, ficará em outro cômodo (conectada via cabo à unidade 1).

Dito isto, não vou precisar de wifi fornecido pelo roteador da Nokia, já que o Twibi estará no mesmo ambiente.

Minha dúvida é tanto sobre a configuração do Nokia quanto a conexão física dele com o Twibi unidade 1.

Poderiam me ajudar?
Se alguém souber, agradeço!
 
Se alguém souber, agradeço!
Você pode colocar o Twibi no modo Access Point e se não deseja usar o Wi-Fi da ONT da Nokia, pode desligar nas configurações. Assim, não fica com conflito de redes próximas enviando sinal e todos os equipamentos ficam conectados no Twibi.
 
Você pode colocar o Twibi no modo Access Point e se não deseja usar o Wi-Fi da ONT da Nokia, pode desligar nas configurações. Assim, não fica com conflito de redes próximas enviando sinal e todos os equipamentos ficam conectados no Twibi.

No caso eu conectaria o Nokia via cabo ao Twibi (unidade 1) e este último à unidade 2?

Usaria qual porta do Nokia? Lan ou Wan?

Colocar como access point seria o mesmo que deixar o Twibi em modo bridge?

Confesso que sei muito pouco de rede...rs

Se puder dar uma detalhada nisso seria uma boa...

[]'s
 
No caso eu conectaria o Nokia via cabo ao Twibi (unidade 1) e este último à unidade 2?

Usaria qual porta do Nokia? Lan ou Wan?

Colocar como access point seria o mesmo que deixar o Twibi em modo bridge?

Confesso que sei muito pouco de rede...rs

Se puder dar uma detalhada nisso seria uma boa...

[]'s
Geralmente, uma das portas LAN da ONT é WAN também, então você conecta nessa.
Nas configurações do seu Intelbras Twibi, provavelmente tem como você escolher o tipo de conexão que ele vai receber, como Acess Point, como Bridge e outras.
E dele para o segundo Twibi, você pode conectar o outro em uma porta LAN do primeiro Twibi.
E na ONT é só desligar o Wi-Fi.
 
Confirmou basicamente oq eu disse. Todos nesse grupo são usuários, não trabalhadores com equipamentos "nível ENTERPRISE", só reinício o modem a cada uma semana, não só isso mas meu próprio roteador vem com a função embarcada de "marcar horário para reiniciar" além que tudo com o tempo se degrada, se você está preocupado com isso ai já é contigo

Sim, esse G-240W-C da Oi é péssimo, e sim, o Wi-Fi 5Ghz dele é extremamente instável após 2-3 dias
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se for usar conexão MESH, procure saber sobre o modem G-140W-H em que o mesmo tem suporte a rede MESH
Eu tenho ele, funcuina com o twibi ?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

liguei na oi para perguntar se tinha velocidade maior para me, e me falaram que tem 500 megas por 209 reais.... e não tem desconto no débito automático.... paga o valor integral.... Tentei para ver se conseguia 500 megas por 2 reais a mais na fatura, vi que alguns conseguiram aqui..... mas tive o azar de não conseguir...
Aqui ta 500 mega por quase 250 reais, queria que fosse por 149 rsrsrs
 
direito do consumidor :) testar produto por 7 dias, se passar de 7 dias ae ja nao adianta mais nada
olha aqui os detalhes
Oxi, já sabia desse direito com compras não-presenciais, só não sabia que servia pra provedores de internet também.
Conhecendo as empresas imagino que elas vão encher o saco se tentar cancelar alegando isso, sabe de algum caso de sucesso no cancelamento com base no CDC?
 
Pessoal estou no aguardo da resposta da disponibilização da Oi Fibra de 1GB por R$180,00 no meu contrato.

Eles tem até terça feira que vem se vão autorizar ou não o upgrade por esse valor.

Assim que eu obtiver a resposta eu mando aqui no canal o que eu fiz pra conseguir.
 
Voltou do nada agora a pouco o sinal.
E o melhor, agora com IP de São Paulo.
Sinal continua -23, poderiam ter melhorado ele. A visita técnica ainda está agendada, mas acho que nem precisa. Espero que não caia mais, não fique tanto tempo fora. Que aprendam que, caiu, corram pra arrumar.
Já estava com conversas aqui de voltar pra TIM Live se demorasse mais dois dias. Ainda bem que voltou.

Xk45IWl.jpg
 
Voltou do nada agora a pouco o sinal.
E o melhor, agora com IP de São Paulo.
Sinal continua -23, poderiam ter melhorado ele. A visita técnica ainda está agendada, mas acho que nem precisa. Espero que não caia mais, não fique tanto tempo fora. Que aprendam que, caiu, corram pra arrumar.
Já estava com conversas aqui de voltar pra TIM Live se demorasse mais dois dias. Ainda bem que voltou.

Xk45IWl.jpg
ja faz uma reclamação no consumidor. pede ressarcimento do que ficou sem internet e provavelmente
vão isentar sua fatura. E aperta eles para essas coisas não acontecerem mais.

Os testes estão top; quando chegar a SSD vai bater o contratado ai.
Foi sabotagem da rede? Na minha cidade natal aconteceu isso logo que a vivo fibra começou a vender os planos la.
Os provedores regionais depois alegaram que era a vivo que estava cortando o cabo deles.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo