[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Exato.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, não sei se é só aqui, mas o IPv6 tá péssimo. E o pior é que eu não gostaria que ficasse desligado, mas pelo visto é o jeito.


IPv4
n0TyFH3.jpg


IPv6
ahHC2IG.jpg
Aqui também. Há alguns dias notei que o IPv6 está péssimo, acabei tendo que desativá-lo.
 
Exato.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, não sei se é só aqui, mas o IPv6 tá péssimo. E o pior é que eu não gostaria que ficasse desligado, mas pelo visto é o jeito.


IPv4
n0TyFH3.jpg


IPv6
ahHC2IG.jpg
Eu desativo o IPv6 desde a época da NET. Quando instalaram a Oi Fibra aqui há um ano, assim que o técnico foi embora já desativei.
A galera aqui no Adrenaline é que faz questão por IPv6, mas pelo menos para mim se tiver IPv4 público eu nem faço questão de ter IPv6 aqui.
 
Eu desativo o IPv6 desde a época da NET. Quando instalaram a Oi Fibra aqui há um ano, assim que o técnico foi embora já desativei.
A galera aqui no Adrenaline é que faz questão por IPv6, mas pelo menos para mim se tiver IPv4 público eu nem faço questão de ter IPv6 aqui.
nem eu, por enquanto.

mas já saiba que, quando for preciso (vai demorar, ainda mais em sites/servers br), vai dar bosta porque ipv6 tá tudo cagado, fora quando nem é disponibilizado (a ex. da Claro, pelo menos aqui, apesar de mostrar um endereço na wan, pensando que enganam trouxa).
 
É a primeira: Huawei hg8245q2
Mano meu modem é um Nokia G-140W-H todo travado, só consigo alterar poucas coisas via HTML, e não aceita colocar a ONT em Bridge... falei com supervisor deles e me disseram que vários portas usadas em jogos são fechadas via firewall na Central TCP: 21, 80, 443, 1935, 3478, 3479, 3480 e UDP: 3074, 3478, 3479, 5730, 5731, 5739, sendo principalmente a 80 e 443, mesmo redirecionando no modem essas portas para um IP fixo e ainda com DMZ elas não abrem, você fazendo os testes essas duas estão liberadas ? e qual é seu modem da OI ?

Imagem das portas redirecionadas:
 
Última edição:
Mano meu modem é um Nokia G-140W-H todo travado, só consigo alterar poucas coisas via HTML, e não aceita colocar a ONT em Bridge... falei com supervisor deles e me disseram que vários portas usadas em jogos são fechadas via firewall na Central sendo principalmente a 80 e 443, você fazendo os testes essas duas estão liberadas ? e qual é seu modem da OI ?
Só são fechadas portas relativas a hospedagem de sites, como essas que você citou. Todo contrato residencial é assim.
Isso de "porta de jogo" é lorota de puxador de cabo. Mesmo porque eles não tem ideia de como os equipamentos são configurados, pois nenhum deles faz isso.
Besta você se escutar o que esses caras falam.
 
Eu desativo o IPv6 desde a época da NET. Quando instalaram a Oi Fibra aqui há um ano, assim que o técnico foi embora já desativei.
A galera aqui no Adrenaline é que faz questão por IPv6, mas pelo menos para mim se tiver IPv4 público eu nem faço questão de ter IPv6 aqui.
Como faz para desativar o ipv6? Sou de Fortaleza e às vezes meu youtube e twitch ficam bem cag*dos, mas só acontece no horário de pico.

Ah, o meu "modem" é o nokia - branquinho. Estou com o plano de 200mb
 
Sobre o IPV6, qual seria a prioridade de uso ? Assim, qual seria o criterio de prioridade para conectar para um site, seria o IPV6 primeiro e depois o IPV4 ?

Respondendo a minha propria pergunta, seguí os seguintes links:
 
Última edição:
Sobre o IPV6, qual seria a prioridade de uso ? Assim, qual seria o criterio de prioridade para conectar para um site, seria o IPV6 primeiro e depois o IPV4 ?

Respondendo a minha propria pergunta, seguí os seguintes links:
prioridade é ipv6 e se o site não tem dá fallback pra ipv4
 
prioridade é ipv6 e se o site não tem dá fallback pra ipv4
isso faz alguma perda de alguns MS se nao tem ipv6 pra daí ir pro ipv4, nao compensa desativa ipv6 e deixa somente ipv4 pra ele ir diretamente carregar por ele os sites?
 
Como faz para desativar o ipv6? Sou de Fortaleza e às vezes meu youtube e twitch ficam bem cag*dos, mas só acontece no horário de pico.

Ah, o meu "modem" é o nokia - branquinho. Estou com o plano de 200mb
Aqui desativei usando a ferramenta inspecionar do Firefox.
Não sei se isso funciona na sua ONT, pois aqui ainda é aquela Nokia mais antiga, de cor preta.
Você clica com botão direito em cima da caixa de seleção "IP Mode" e seleciona "Inspecionar elemento". No código que aparece selecionado em azul na parte de baixo da imagem, você troca "disabled" por "enabled". O botão que desabilita o IPv6 fica selecionável. Só salvar e reiniciar a ONT depois disso.
JNySZTc.jpg
 
Última edição:
Aqui desativei usando a ferramenta inspecionar do Firefox.
Não sei se isso funciona na sua ONT, pois aqui ainda é aquela Nokia mais antiga, de cor preta.
Você clica com botão direito em cima da caixa de seleção "IP Mode" e seleciona "Inspecionar elemento". No código que aparece selecionado em azul na parte de baixo da imagem, você troca "disabled" por "enabled". O botão que desabilita o IPv6 fica selecionável. Só salvar e reiniciar a ONT depois disso.
JNySZTc.jpg
Por alguma razão, ao mudar para ipv4, o botão de salvar não funciona, daí tem que habilitar no inspecionar também.
 
isso faz alguma perda de alguns MS se nao tem ipv6 pra daí ir pro ipv4, nao compensa desativa ipv6 e deixa somente ipv4 pra ele ir diretamente carregar por ele os sites?
na oi sim, além dos problemas recorrentes do ipv6 dela, mesmo quando ambos em estado normal notei latência maior em ping no 6 do que no 4
 
Sim a operadora não é obrigada a disponibilizar o acesso aos equipamentos, cada um com sua política. Assino a Vivo fibra em outro endereço, eles não permite passar o modem para bridge, somente através de plano empresarial com IP fixo, mais consigo o acesso a ONT e por ali posso fazer encaminhamento de portas e desligar o Wi-Fi se quiser.
Não sabia que a vivo fibra também não permitia...
No caso da ONT Huawei da Oi, com a senha da etiqueta teria como desligar Wi-Fi, DHCP e passar para bridge, ou só com a senha master ?
Mexer no wifi vc consegue, dhcp quase 100% de certeza que não e bridge só com a senha master... Basicamente 90% ou mais das coisas vc só tem acesso via senha master, a senha da etiqueta é usuário de nível padrão.
Irei precisar de um novo link de internet em outro endereço, então fibra só tem Oi e Sumicity. Essa Sumicity só fornece IPv4 sob CGNAT, e o acesso ao equipamento é bloqueado. Caso precisa de liberação de portas, desligar o Wi-Fi para ligar um Acess Point, tem que ser comunicado a central. Para você ver, para desativar o Wi-Fi precisa comunicar, essa ISP já descartei.
É por essas e outras razões que eu não assino sumicity, apesar da sumicity não ter os problemas constantes de rede saturada que a Oi tem ou as rotas ruins! Na verdade nos meus testes a sumicity tem umas rotas muito boas para ser sincero, porém, cgnat ninguém merece!
Então fica a Oi fibra para testar, e em último caso optar pela Claro HFC que permite o acesso ao equipamento, e caso necessário retira o CGNAT e põe o ipv4 válido.
O jeito é assinar por 7 dias, testar bastante inclusive em horário de pico e cancelar antes dos 7 dias assim vc não paga multa! E quanto a bridge, como eu falei só é possível em onu huawei e através do modelo Q2 ao resetar para fabrica que ai a senha padrão funciona, ou fazer o dump da sua onu e alterar a senha ou o usuário e\ou comprar uma onu no ml e clonar o serial da Oi espetar a do ml na fibra da Oi.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Minha ONT é a Hg8245w-6t

Estou querendo comprar esta aqui https://produto.mercadolivre.com.br...=1&c_uid=b4b06eb7-41dd-47ce-ac87-370a85f905d5

Basicamente eu terei que pegar o serial da ONT OI e colocar na ONT nova e criar as Vlans?

Caso sim, você sabe se existe algum tutorial para isso?

Obrigado.
Basicamente é isso mesmo, ou seja, clonar o serial da ONT da Oi, ir nessa que vc comprar e aplicar o serial depois é só criar as Vlans!

Quando fiz isso aqui com uma huawei Q2, porém, sendo que a ONT instalada pela Oi é uma nokia, a ONT autenticou de boa na OLT a Q2 tanto que até atualizou o firmware dela! Porém, esse update não alterou a senha master na hora e nem depois que eu resetei para fabrica, ou seja, esse update que a OLT da Oi fibra aplicou na Q2 que eu comprei no ML não mexeu com a senha, não sei se isso vai ser o caso com o seu modelo 6t. Tudo ainda é muito experimental quanto a esse esquema de comprar ONT e substituir a da Oi fibra para poder colocar em bridge, ou seja, no modelo 6t talvez a OLT da Oi atualize a mesma quando vc espetar ela, ai agora se a senha master vai ser alterar com esse update não temos como saber!

Unica certeza que temos no momento é que na huawei a Oi fibra autêntica via serial da ONT e vc facilmente clona ele para usar em uma ONT que vc comprou e no caso da minha região se tu espetar uma Q2 os updates de firmware da Oi não alteram a senha master do modelo Q2.

Ou seja, adquira esse modelo 6t no ML por sua conta e risco igual eu assumi quando comprei a Q2 ainda mais quando eu vi no log que a OLT da Oi tinha mandado um update de firmware kkkkkk E não, não tem como impedir esse update de firmware mesmo tendo acesso a senha master, pois é um sistema embutido sem acesso fácil para ser desabilitado, acredito que nem de para ser desabilitado.
 
Última edição:
acho que eu consegui escalar usuário, logado no HG8145v5 via ssh.
qualquer progresso (ainda é cedo pra dizer qualquer coisa), posto aqui.
por hoje chega porque amanhã tem que trampa. vlw
Esse acesso ssh está nerfado pelo firmware, foi a primeira coisa que descobri quando tentei ligar o brigde e não obtive sucesso.
Uma coisa que funcionou foi trocar de IP com o comando
ip interface config interface 1_TR069_INTERNET_R_VID_210 ipv4status disable
ip interface config interface 1_TR069_INTERNET_R_VID_210 ipv4status enable

Opção de ler arquivos do sistema por exemplo ele da erro propositalmente só pra não ver a senha
display file /mnt/jffs2/hw_default_ctree.xml

Mas infelizmente já está confirmado que essa senha é aleatória pra cada ONT nos novos modelos Huawei
 
Alguém já tentou descriptografar a senha master do arquivo hw_ctree.xml do huawei?

Eu achei um artigo que aborda o assunto:

Edit:
Outro artigo que aborda os métodos de hash da senha huawei:
 
Última edição:
Mano meu modem é um Nokia G-140W-H todo travado, só consigo alterar poucas coisas via HTML, e não aceita colocar a ONT em Bridge... falei com supervisor deles e me disseram que vários portas usadas em jogos são fechadas via firewall na Central TCP: 21, 80, 443, 1935, 3478, 3479, 3480 e UDP: 3074, 3478, 3479, 5730, 5731, 5739, sendo principalmente a 80 e 443, mesmo redirecionando no modem essas portas para um IP fixo e ainda com DMZ elas não abrem, você fazendo os testes essas duas estão liberadas ? e qual é seu modem da OI ?

Imagem das portas redirecionadas:
Sim amigo, dão como liberadas. A minha ONU da Oi é Huawei HG8245Q2
 
Alguém já tentou descriptografar a senha master do arquivo hw_ctree.xml do huawei?

Eu achei um artigo que aborda o assunto:

Edit:
Outro artigo que aborda os métodos de hash da senha huawei:
valeu cara. também vi essas páginas enquanto pesquisava.
assim que conseguir acesso aos arquivos certos, darei uma checada nisso aí...por enquanto, estou distante, pois, provavelmente, o user privilegiado para o qual consegui escalar é um privilegiado fake (falando com outras palavras o que o colega FellpeSoares disse).
e é bem capaz que a restrição no ssh/telnet do firmware varie de ont para ont, pois há comandos que ele citou que não são aceitos na minha ont (mesmo modelo), como "root" (minha desconfiança de ser um fake root).

no fim de semana vejo melhor porque depois do trampo só o pó...se tiver outras coisas ainda, aí já viu...
mas vou atualizando, quando der..
vlw
 
Pessoal boa noite

Eu tenho aqui em casa oi fibra de 500mb, meu modem é um Nokia só que o sinal wi fi dele não é muito bom. É possível eu comprar um modem fibra melhor do que eu tenho? Tem como configurar?
 
Pessoal boa noite

Eu tenho aqui em casa oi fibra de 500mb, meu modem é um Nokia só que o sinal wi fi dele não é muito bom. É possível eu comprar um modem fibra melhor do que eu tenho? Tem como configurar?
Você só pode colocar um aparelho secundário e desligar o wi-fi da ONT da Oi. Mas substituir não.
 
Obrigado pessoal por responderem, me indica um bom com preço legal?
TP-Link Archer AX10. Na faixa dos 450 reais atualmente. Poderoso e já preparado para o futuro, por ter wi-fi 6.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo