[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Eu estava verificando as configurações da ONT Nokia, com o auxilio da senha de admin e mudei o DNS para o NextDNS . A alteração exige um reboot do modem.
Uns 15 minutos depois, alguém da OI me liga, perguntando se eu estava com o telefone funcionando ( que é VOIP) e se estava com internet .
Ele alegou que quando tem algum problema, acende uma luz / um aviso lá para eles.

Aqui estava tudo OK . Alguém já recebeu esse tipo de ligação ?
Já relataram situações similares aqui. Até se a pessoa deixar a ONT desligada por horas, já receberam ligação da Oi questionando se havia acontecido alguma coisa.
 
A Oi avisou para seus clientes e para quem contratava o serviço que seria trocado automaticamente de HBO Go para HBO Max assim que o HBO Go fosse encerrado.

Ótimo ter disponível, mas o preço ainda é muito elevado, se fosse algo tipo R$ 250 por mês, até iria pensar. Mas não, por enquanto se manter nos 500 Mega que está atendendo muito bem. Se rolar uma promoção ou mexida no preço no futuro, aí eu mudo.


É porque em São Paulo ela é a nova entrante, precisa chegar com pé na porta, com agressividade pra conquistar terreno.

Desproporcional de longe mesmo, muito caro. Mas quem pode pagar vai contratar. Não tenho nenhum dispositivo em casa que suporta isso. Sobre assinar duas de 500, não é possível no mesmo endereço, perguntei isso para o pessoal de vendas.
não rola uma degustação de 1GB pelo preço de 500mb??? heheh
 
Estou conseguindo navegar com a Q2, agora queria saber como fazer o voip funcionar, criei a vlan do voip, pegou o ip, mas to sem telefone, tem como?
O amigo @FellpeSoares pode te ajudar com isso, pergunte a ele :D, precisa configurar outras coisas além de setar a wan do telefone.
A ont baixou o firmware da Oi?
Eu desabilitei o TR69
O firmware não vem por TR069, vem por outro sistema que não precisa de configuração ou autorização alguma por parte da ONT para receber o firmware e essa atualização ocorre no momento que vc pluga a Q2 na fibra e autentica ela via serial... De qualquer forma não importa, o firmware que vem só é mais atual, porem, sem nenhuma personalização especifica da OI, não muda nem a senha master e nem nada do tipo, ou seja, só um update normal de firmware que provavelmente corrige bugs e melhorias.
 
Então atualizou, pois quando espetei a fibra meio que deu um reset
 
aqui oi cobra os 129 mas pelos 400mb nao consegui por 500mb mantendo esses 129 reais achei sacanagem dela isso pq cidadoes de sampa tem esse valor sendo que la paulistanos tem salario maior do que pessoal daqui curitiba
Amigo não fale besteira, aqui é aonde tem mais desempregados no Brasil. uma coisa não tem nada a ve com outra.
Muita gente no auxilio emergencial. custo de vida alto e nem todo mundo é cheio da grana. Isso vai ser bom para a concorrência em outros estados.
Tudo em são paulo é mais caro inclusive o ICMS.
Tem cidades que a OI cobra 99 reais por 500mb e não é sp
 
Já relataram situações similares aqui. Até se a pessoa deixar a ONT desligada por horas, já receberam ligação da Oi questionando se havia acontecido alguma coisa.
Me ligaram 3 vezes no mesmo dia uma vez que ficou sem sinal aqui. Achando que eu tinha desligado a ONT.
não rola uma degustação de 1GB pelo preço de 500mb??? heheh
Se a Oi quiser me oferecer uma degustação de 1 dia eu aceito.
 
Consegui fazer o telefone funcionar, copiei o user da 6T e coloquei na Q2 junto com o numero e a VLAN criada, telefone funfou de boa!
 
Consegui fazer o telefone funcionar, copiei o user da 6T e coloquei na Q2 junto com o numero e a VLAN criada, telefone funfou de boa!
Provavelmente porque a ont baixou o firmware da Oi kkkk o bom do Q2 é que ele já vem com os ajustes do voip prontos, o TR só manda o user.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

a TR que faz o envio de dados para oi e a oi atualiza usa ont e tbm tem acesso remoto se não me engano, me corrija se eu tiver errado
Isso mesmo, provavelmente alguma hora eles vão perceber q eu desliguei e vão ligar me atentando, há n ser q tenha algum sistema q mostre que tá td funcionando. Pq linkado tá, eles só não recebem os dados creio eu.
 
Provavelmente porque a ont baixou o firmware da Oi kkkk o bom do Q2 é que ele já vem com os ajustes do voip prontos, o TR só manda o user.
Não, pois não muda em nada as configs do telefone quando instala o firmware que vem da OLT da Oi no modelo Q2(pode ser diferente em outros modelos), o firmware da huawei q2 que vem da OLT da Oi parece ser "limpo e stock" da huawei.

Era falta de configuração por parte do user mesmo.
Isso mesmo, provavelmente alguma hora eles vão perceber q eu desliguei e vão ligar me atentando, há n ser q tenha algum sistema q mostre que tá td funcionando. Pq linkado tá, eles só não recebem os dados creio eu.
Acredito que eles só ligam quando o detectam problemas de sinal.
Então atualizou, pois quando espetei a fibra meio que deu um reset
Só olhar no log, aqui eu vi no log que ela tinha baixado o firmware:

1981-01-01 00:13:46 [Error][Alarm-Log] AlarmID:104509,AlarmLevel:Error,Software upgrading.Terminal:OLT

1981-01-01 00:17:26 [Error][Alarm-Log] AlarmID:104510,AlarmLevel:Error,Software successfully upgraded. Source version: V300R017C10SPC100B064. Target version: V300R019C10SPC160B460.Terminal:OLT

1981-01-01 00:17:38 [Error][Alarm-Log] AlarmID:104001,AlarmLevel:Error,Device reset. Cause: [0], Terminal:OLT1981-01-01 00:13:46 [Error][Alarm-Log] AlarmID:104509,AlarmLevel:Error,Software upgrading.Terminal:OLT

1981-01-01 00:17:26 [Error][Alarm-Log] AlarmID:104510,AlarmLevel:Error,Software successfully upgraded. Source version: V300R017C10SPC100B064. Target version: V300R019C10SPC160B460.Terminal:OLT

1981-01-01 00:17:38 [Error][Alarm-Log] AlarmID:104001,AlarmLevel:Error,Device reset. Cause: [0], Terminal:OLT
 
Agora que o acesso total ao Ont nokia 140w está disponivel, é possivel obter os dados necessarios para usar uma ONT Huawei ?
 
Agora que o acesso total ao Ont nokia 140w está disponivel, é possivel obter os dados necessarios para usar uma ONT Huawei ?
Como assim? porque vc precisaria de acesso a 140w para conseguir usar huawei? Aqui a Oi colocou uma nokia G-240W-C e eu comprei uma huawei q2 no ml e a mesma autentica na rede da Oi com o serial do nokia, porém, não pega IP! Não é problema de configuração na Q2 e sim configuração la na OLT da Oi que espera uma ONT nokia e não huawei.
 
Eu estava verificando as configurações da ONT Nokia, com o auxilio da senha de admin e mudei o DNS para o NextDNS . A alteração exige um reboot do modem.
Uns 15 minutos depois, alguém da OI me liga, perguntando se eu estava com o telefone funcionando ( que é VOIP) e se estava com internet .
Ele alegou que quando tem algum problema, acende uma luz / um aviso lá para eles.

Aqui estava tudo OK . Alguém já recebeu esse tipo de ligação ?
Aqui nunca me ligaram, geralmente no sábado eu passo o dia inteiro fora de casa, e desligo tudo.
 
Aqui nunca me ligaram, geralmente no sábado eu passo o dia inteiro fora de casa, e desligo tudo.
Aqui ela ligou quando o sinal ficou no limite do limite -26 e os uns quebrados do limite de -27, o técnico veio e era um galho forçando a fibra la no poste.
 
Como assim? porque vc precisaria de acesso a 140w para conseguir usar huawei? Aqui a Oi colocou uma nokia G-240W-C e eu comprei uma huawei q2 no ml e a mesma autentica na rede da Oi com o serial do nokia, porém, não pega IP! Não é problema de configuração na Q2 e sim configuração la na OLT da Oi que espera uma ONT nokia e não huawei.
Será que eu entendí errado ? Porque eu penso ter lido que uma vez que a OI instalasse uma ont Nokia (que são ou eram bloqueadas) , não seria possivel autenticar um Huawei. Acho que é porque não haveria acesso ao serial, ou ago assim...
 
Será que eu entendí errado ? Porque eu penso ter lido que uma vez que a OI instalasse uma ont Nokia (que são ou eram bloqueadas) , não seria possivel autenticar um Huawei. Acho que é porque não haveria acesso ao serial, ou ago assim...
O serial fica na etiqueta atrás de toda ONT ou logo de cara na interface web:

wr971LC.png


O que não tem acesso é alterar esse serial de maneira facil e rapida em ONT nokia, na huawei tem uma opção na interface web que permite isso! Já na Nokia tem que ser via telnet com comandos especificos através de um usuário que tenha acesso Root!
 
O que não tem acesso é alterar esse serial de maneira facil e rapida em ONT nokia, na huawei tem uma opção na interface web que permite isso! Já na Nokia tem que ser via telnet com comandos especificos através de um usuário que tenha acesso Root!
Sendo assim, eu posso comprar uma ont huawei e ter total acesso, inclusive bridge e VOIP, usando esse serial ?
 
O serial fica na etiqueta atrás de toda ONT ou logo de cara na interface web:

wr971LC.png


O que não tem acesso é alterar esse serial de maneira facil e rapida em ONT nokia, na huawei tem uma opção na interface web que permite isso! Já na Nokia tem que ser via telnet com comandos especificos através de um usuário que tenha acesso Root!
A Nokia tem um programa dele para fazer as mudanças na ont ams 5520, se não me engano
Agora não sei se dá para trocar um Nokia pelo outro usando está programa
 
Sendo assim, eu posso comprar uma ont huawei e ter total acesso, inclusive bridge e VOIP, usando esse serial ?
Como eu expliquei, eu já fiz isso!

Aqui é a Oi colocou um nokia modelo G-240W-C como vc pode ver no print do post anterior, e eu peguei uma huawei Q2 no ml e ao clonar o serial do nokia na huawei, ela autentica na rede da Oi, porém, não recebe o ip correto na wan usando a vlan correta da internet, e sim recebe um IP do sistema SIP(telefone), o que não deveria ser o caso:

05RwyGf.png


cuifeDp.png


DVuOyzB.png


ggXjvFT.png


No momento eu tenho 4 ONT's aqui comigo:
  1. Nokia Modelo G-240W-C colocada pela Oi fibra
  2. Nokia Modelo G-240W-C que comprei no ML
  3. Huawei modelo HG8245Q2 que comprei no ML
  4. Tplink TX-6610 que comprei no ML anos atrás.
Quando coloco o huawei clonando o serial do nokia da oi fibra, acontece conforme eu expliquei acima! Quando coloco o Tp link TX-6610 clonando o serial do nokia da oi fibra, autentica na rede da Oi tbm, porém, não recebo IP algum no meu pc já que essa ONT só trabalha em modo bridge! E quanto ao Nokia que comprei no ml, ainda estou no processo de ter acesso root telnet para que eu possa clonar o serial do nokia da oi fibra e ver se vai funcionar e se vou conseguir colocar em bridge...

Ao levar o meu huawei Q2 na casa de um colega que a Oi fibra colocou uma huawei Q2 para ele, ao clonar o serial dele funciona na mesma hora a internet!
 
@xShARkx , tem alguma vantagem em utilizar a Ont Huawei ao invés da Nokia ?
As imagens que você colocou mostram uma interface melhor, mais completa. Tem algo mais ?
A proposito, alguma delas mostra o profile da conexão (a velocidade de down e up contratados) ?
 
@xShARkx , tem alguma vantagem em utilizar a Ont Huawei ao invés da Nokia?
As imagens que você colocou mostram uma interface melhor, mais completa. Tem algo mais ?
As huawei parecem ser infinitamente superiores as Nokias!
  • Primeiro rapidez, ou seja, a modelo C da nokia aqui demora entre 5 a 10 min para inicializar e levantar a conexão e a interface web estar disponível, já a huawei? 30 segundos a 1 minuto.
  • UPNP da huawei funciona com tudo que testei, já o UPNP da nokia algumas coisas não conseguem abrir porta através dele!
  • Interface da huawei é bem mais responsiva e rápida, melhor organizada e mais completa também do que da nokia.
  • Huawei tem mais opções, ferramentas e configurações disponíveis.
A proposito, alguma delas mostra o profile da conexão (a velocidade de down e up contratados) ?
Isso eu nunca vi em GPON, isso só existe nas outras tecnologias senão me engano(adsl, vdsl e etc).
A Nokia tem um programa dele para fazer as mudanças na ont ams 5520, se não me engano
Agora não sei se dá para trocar um Nokia pelo outro usando está programa
Esse software seria para ser utilizar com a gerencia não?(OLT)
 
As huawei parecem ser infinitamente superiores as Nokias!
  • Primeiro rapidez, ou seja, a modelo C da nokia aqui demora entre 5 a 10 min para inicializar e levantar a conexão, já a huawei? 30 segundos a 1 minuto.
  • UPNP da huawei funciona com tudo que testei, já o UPNP da nokia algumas coisas não conseguem abrir porta através dele!
  • Interface da huawei é bem mais responsiva e rápida, melhor organizada e mais completa também do que da nokia.

Isso eu nunca vi em GPON, isso só existe nas outras tecnologias senão me engano(adsl, vdsl e etc).
existe na gpon tb perfil de navegação tb, no caso é setado remotamente via olt.

se não existisse isso, só com pppoe(que não é o caso da oi ftth) pra limitar a velocidade no cliente.

deve ter dentro do modem, mas ele exibir essa info é outra conversa, é igual ao modem docsis que a net usa, tenha um arris antigo que mostrava as configs de perfil remota pra setar a velocidade do plano, mas caparam o FW do modem pra não exibir nada.
 
existe na gpon tb perfil de navegação tb, no caso é setado remotamente via olt.

se não existisse isso, só com pppoe(que não é o caso da oi ftth) pra limitar a velocidade no cliente.

deve ter dentro do modem, mas ele exibir essa info é outra conversa, é igual ao modem docsis que a net usa, tenha um arris antigo que mostrava as configs de perfil remota pra setar a velocidade do plano, mas caparam o FW do modem pra não exibir nada.
No caso eu quis dizer sobre exibir para o usuário tal informação logo de cara igual acontece na ADSL e VDSL e acredito que a pergunta dele foi sobre isso também.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo