[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Tenta coloca-los utilizando o Inspecionar para ativar o Primary e Secundary DNS Server
Fiz isso e cliquei para salvar, no entanto, não ficou salvo.
Mas alterei para o ipv6 da Google no pc e agora fiquei com:

CountryISPDNS Server IP
USGOOGLE - Google LLC172.253.234.5
USGOOGLE - Google LLC172.217.37.3
USGOOGLE - Google LLC172.253.230.3
USGOOGLE - Google LLC172.217.35.131
USGOOGLE - Google LLC172.217.35.133
USGOOGLE - Google LLC2800:3f0:4001:c01::102
USGOOGLE - Google LLC2800:3f0:4001:c05::101
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas os testes da Ookla continuam batendo 100mb+- para fora do estado e 400mb para dentro da cidade.
 
Fiz isso e cliquei para salvar, no entanto, não ficou salvo.
Mas alterei para o ipv6 da Google no pc e agora fiquei com:

CountryISPDNS Server IP
USGOOGLE - Google LLC172.253.234.5
USGOOGLE - Google LLC172.217.37.3
USGOOGLE - Google LLC172.253.230.3
USGOOGLE - Google LLC172.217.35.131
USGOOGLE - Google LLC172.217.35.133
USGOOGLE - Google LLC2800:3f0:4001:c01::102
USGOOGLE - Google LLC2800:3f0:4001:c05::101
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mas os testes da Ookla continuam batendo 100mb+- para fora do estado e 400mb para dentro da cidade.
Está utilizando que navegador para realizar os testes?
Já testou na prática baixando algum jogo?
 
chegou o meu roteador xiaomi ax3000, minha conexão é a oi fibra 200 megas,fiz os teste sem o QoS a qualidade deu B, agora com QoS dele ativo e atribuição de QoS Inteligente ativo, a qualidade deu A, Sim a qualidade A para minha cidade é o máximo que eu tenho com a oi, não importa o equipamento ou configuração feita não da para ter A+ nos teste.
Mesmo sendo um roteador ele consegui gerenciar bem os pacotes para uma conexão de 200 megas, acredito que ele aguenta uma conexão de 400 mega.
lembrando é um roteador barato paguei 370 reais, não tem tantas configurações com outros equipamento, mais mesmo assim é um ótimo roteador
todas as imagens já é com QoS ativo.





 
Última edição:
Finalmente me livrei do TPLink C7 de processador 750mhz :haha:


Com recomendação do @xShARkx adquiri também o NanoPi R4S que custou apenas 600 pratas, testei o SQM e aguentou os 500 mega bonito
Obs: é possível trocar com apenas 1 click o IP da BOI reiniciando a conexão WAN :limo:


4XTulSt.png
Vc usa então ONT da Oi em Bridge + o NanoPi e para o WI-FI você colocou mais um? Esse NanoPi está usando via OpenWRT? É fácil instalar nele?
 
Galera um duvida aqui, todo tracert que faça na Oi fibra o terceiro salto sempre é 100.20.xx.xx, o segundo é só *, isso não quer dizer uma cgnat camuflada? Ou o próprio servidor da Oi usa esse IP?
 
Vc usa então ONT da Oi em Bridge + o NanoPi e para o WI-FI você colocou mais um? Esse NanoPi está usando via OpenWRT? É fácil instalar nele?
Sim, mas eu ainda utilizo o TpLink só que apenas como switch agora, justamente pra ele retransmitir o sinal do Wi-fi e eu ligar outros dispositivos nas portas lan, seu gerenciamento é zero deixado apenas para o Openwrt NanoPi.

Já até coloquei pra monitorar a rede da BOI, tudo lixo
WRbVbNu.png
 
Última edição:
Galera um duvida aqui, todo tracert que faça na Oi fibra o terceiro salto sempre é 100.20.xx.xx, o segundo é só *, isso não quer dizer uma cgnat camuflada? Ou o próprio servidor da Oi usa esse IP?
Não. CGNAT é sobre o ip do cliente. A operadora pode utilizar qualquer faixa de ip público ou não na infraestrutura.
 
Não. CGNAT é sobre o ip do cliente. A operadora pode utilizar qualquer faixa de ip público ou não na infraestrutura.
Sera que todos os tracert da oi pega esses 100.20? meu medo é de estar sendo prejudicado sem saber.
@urquiza2006 já que vc é do DF e tem Oi tbm, o seu tracert tbm sempre fica com esses 100.20.xx.xx?
 
Finalmente consegui a senha do ADMINGPON do meu Nokia G-140W-H.

Ainda não dá pra colocar em Bridge, mas o que eu poderia mudar com essa senha para melhorar o desempenho dele???

Obrigado!
 
Finalmente me livrei do TPLink C7 de processador 750mhz :haha:


Com recomendação do @xShARkx adquiri também o NanoPi R4S que custou apenas 600 pratas, testei o SQM e aguentou os 500 mega bonito
Obs: é possível trocar com apenas 1 click o IP da BOI reiniciando a conexão WAN :limo:


4XTulSt.png
Então agora alguem pode usar a rede para baixar um torresmo sem prejudicar quem tá jogando?
 
Então agora alguem pode usar a rede para baixar um torresmo sem prejudicar quem tá jogando?
Sim, pode torar o download que não afeta o ping!

Teste com o SQM cake + piece of cake ativado:

AOYwg9N.png


Mesmo download agora sem SQM:
2k0ZEvm.png


Esse ai é o buffer bloat!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

chegou o meu roteador xiaomi ax3000, minha conexão é a oi fibra 200 megas,fiz os teste sem o QoS a qualidade deu B, agora com QoS dele ativo e atribuição de QoS Inteligente ativo, a qualidade deu A, Sim a qualidade A para minha cidade é o máximo que eu tenho com a oi, não importa o equipamento ou configuração feita não da para ter A+ nos teste.
Mesmo sendo um roteador ele consegui gerenciar bem os pacotes para uma conexão de 200 megas, acredito que ele aguenta uma conexão de 400 mega.
lembrando é um roteador barato paguei 370 reais, não tem tantas configurações com outros equipamento, mais mesmo assim é um ótimo roteador
todas as imagens já é com QoS ativo.
É como eu já sabia(devido ao meu ax6000), os roteadores da xiaomi parecem usar o fq-codel que é um algoritmo menos eficiente do que o Cake... Porque o cake + piece of cake bem configurado não deixa subir 1 ms no ping quando está torando o download:
zqwSR9A.png
 
Última edição:
Sim, pode torar o download que não afeta o ping!

Teste com o SQM cake + piece of cake ativado:

AOYwg9N.png


Mesmo download agora sem SQM:
2k0ZEvm.png


Esse ai é o buffer bloat!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


É como eu já sabia(devido ao meu ax6000), os roteadores da xiaomi parecem usar o fq-codel que é um algoritmo menos eficiente do que o Cake... Porque o cake + piece of cake bem configurado não deixa subir 1 ms no ping quando está torando o download:
zqwSR9A.png
Onde tu comprou esse equipamento? Pode passar o link?
 
Finalmente consegui a senha do ADMINGPON do meu Nokia G-140W-H.

Ainda não dá pra colocar em Bridge, mas o que eu poderia mudar com essa senha para melhorar o desempenho dele???

Obrigado!
desativa ipv6 deixa so ipv4 deve ja da gaz amais no modem menos processamento e ativa game mode
 
Sim, pode torar o download que não afeta o ping!

Teste com o SQM cake + piece of cake ativado:

AOYwg9N.png


Mesmo download agora sem SQM:
2k0ZEvm.png


Esse ai é o buffer bloat!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


É como eu já sabia(devido ao meu ax6000), os roteadores da xiaomi parecem usar o fq-codel que é um algoritmo menos eficiente do que o Cake... Porque o cake + piece of cake bem configurado não deixa subir 1 ms no ping quando está torando o download:
zqwSR9A.png
só não consigo tira A+ por causa dos ping que para minha cidade é alto comparando com as outra empresa
nos site de teste sempre vai com A em qualidade da internet, já fiz este teste no UDM PRO da mesma coisa na questão da qualidade
a OI aqui o ping para são Paulo fica 50 a 60ms em quanto a vivo fica 15 a 20ms uma diferença enorme.
nos teste pingando no cmd ou jogando e fazendo download ou upload, tem vezes que não tem alteração no ping e tem vezes que tem ate 5ms a mais no ping, bem para mim ja ta muito bom.
se eu comparar a mikrotik rb750gr3 que acha no mercado livre por 450 ate 540 reais ou mais com o xiaomi ax3000 que acha no mercado livre por 590 ate 650 reasi mais se importa sai por 400 reais, eu paguei 370, o AX3000 se sai melhor no desempenho do que a RB750gr3
A RB750gr3 tem varias configuração e não tem wi-fi em quanto AX3000 é um simples roteador que a configuração são bem simples que qualquer pessoas pode fazer esta configurações
eu poderia ter pego um equipamento melhor que o roteador, mais eu queria fazer estes teste com um roteador, o mais barato com wi-fi 6 que eu achei para importa, para mim ele se saiu muito bem pelo valor dele, quando ele não aguenta mais eu pego um equipamento melhor.
para quem não quer investir em um equipamento pega o ax3000 para conexões ate 200 mega ele se saiu muito bem, quem sabe ele suporta 400 megas com QoS
 
Onde tu comprou esse equipamento? Pode passar o link?
só não consigo tira A+ por causa dos ping que para minha cidade é alto comparando com as outra empresa
nos site de teste sempre vai com A em qualidade da internet, já fiz este teste no UDM PRO da mesma coisa na questão da qualidade
a OI aqui o ping para são Paulo fica 50 a 60ms em quanto a vivo fica 15 a 20ms uma diferença enorme.
nos teste pingando no cmd ou jogando e fazendo download ou upload, tem vezes que não tem alteração no ping e tem vezes que tem ate 5ms a mais no ping, bem para mim ja ta muito bom.
se eu comparar a mikrotik rb750gr3 que acha no mercado livre por 450 ate 540 reais ou mais com o xiaomi ax3000 que acha no mercado livre por 590 ate 650 reasi mais se importa sai por 400 reais, eu paguei 370, o AX3000 se sai melhor no desempenho do que a RB750gr3
A RB750gr3 tem varias configuração e não tem wi-fi em quanto AX3000 é um simples roteador que a configuração são bem simples que qualquer pessoas pode fazer esta configurações
eu poderia ter pego um equipamento melhor que o roteador, mais eu queria fazer estes teste com um roteador, o mais barato com wi-fi 6 que eu achei para importa, para mim ele se saiu muito bem pelo valor dele, quando ele não aguenta mais eu pego um equipamento melhor.
para quem não quer investir em um equipamento pega o ax3000 para conexões ate 200 mega ele se saiu muito bem, quem sabe ele suporta 400 megas com QoS
Não me referi na nota do waveform em si, e sim isso aqui:

4tuXmmj.png


Chegou a subir 15 ms ai quando ele fez o teste de download, ou seja, normal porque codel ou fqcodel não são tão eficientes quanto cake. Eu também nunca consegui nota A+ com o meu AX6000 da xiaomi fazendo QoS aqui antes de eu pegar o nanopi, porque? porque ele usa codel ou fqcodel e o mesmo deixa o ping subir um pouco porque não é tão eficiente quanto um cake bem configurado.
 
Saiu assim pra mim aqui na Vivo sem QoS nem SQM, queria testar com mas não tô com OpenWrt no roteador.

6zs7DwN.png
 

Não me referi na nota do waveform em si, e sim isso aqui:

4tuXmmj.png


Chegou a subir 15 ms ai quando ele fez o teste de download, ou seja, normal porque codel ou fqcodel não são tão eficientes quanto cake. Eu também nunca consegui nota A+ com o meu AX6000 da xiaomi fazendo QoS aqui antes de eu pegar o nanopi, porque? porque ele usa codel ou fqcodel e o mesmo deixa o ping subir um pouco porque não é tão eficiente quanto um cake bem configurado.
no site waveform deu mais +15ms sei que roteador usa codel ou fqcodel, mais na pratica aqui jogando e fazendo download ou upload subia 5ms no máximo mais por 2 segundos isto acontecia e já estabilizava, mais é de se espera de um roteador.
para mim vai me atender bem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Saiu assim pra mim aqui na Vivo sem QoS nem SQM, queria testar com mas não tô com OpenWrt no roteador.

6zs7DwN.png
faz o teste com seu roteador que você tem para ver
 
Saiu assim pra mim aqui na Vivo sem QoS nem SQM, queria testar com mas não tô com OpenWrt no roteador.

6zs7DwN.png
Eu queria só compreender uma coisa pra possivelmente eu poder usar um aparelho mais robusto futuramente.

Atualmente eu estou com a ONU da Huawey em Bridge e o cabo de rede saindo da Ethernet dela direto para a WAN do Roteador (TP-LINK Archer C7 com OpenWRT) e outro cabo de rede na Lan desse roteador TP-LINK indo direto para a placa de rede do PC. O WI-FI é o TP-LINK que manda o sinal.

Pra eu usar esse esquema aí da ONT + NanoPI R4S, eu queria saber como eu poderei fazer pra ter WI-FI, pois o NanoPI R4S não tem Wireless, correto? Ele só tem WAN e uma porta LAN. Me baseando pelo que uso atualmente, eu ia colocar o cabo de rede que sai da ONU para a WAN do NanoPI R4S e na Lan dele eu ia ter conectado direto para o meu Roteador TP-LINK Archer C7 e dele para o PC?
 
Eu queria só compreender uma coisa pra possivelmente eu poder usar um aparelho mais robusto futuramente.

Atualmente eu estou com a ONU da Huawey em Bridge e o cabo de rede saindo da Ethernet dela direto para a WAN do Roteador (TP-LINK Archer C7 com OpenWRT) e outro cabo de rede na Lan desse roteador TP-LINK indo direto para a placa de rede do PC. O WI-FI é o TP-LINK que manda o sinal.

Pra eu usar esse esquema aí da ONT + NanoPI R4S, eu queria saber como eu poderei fazer pra ter WI-FI, pois o NanoPI R4S não tem Wireless, correto? Ele só tem WAN e uma porta LAN. Me baseando pelo que uso atualmente, eu ia colocar o cabo de rede que sai da ONU para a WAN do NanoPI R4S e na Lan dele eu ia ter conectado direto para o meu Roteador TP-LINK Archer C7 e dele para o PC?
Quando eu usava a mikrotik já tinha usado todas as porta lan e ainda tava precisando para colocar o roteador
Oque eu fiz, coloquei o roteador em modo AP usei o wi-fi dele e as portas do roteador
 
Eu queria só compreender uma coisa pra possivelmente eu poder usar um aparelho mais robusto futuramente.

Atualmente eu estou com a ONU da Huawey em Bridge e o cabo de rede saindo da Ethernet dela direto para a WAN do Roteador (TP-LINK Archer C7 com OpenWRT) e outro cabo de rede na Lan desse roteador TP-LINK indo direto para a placa de rede do PC. O WI-FI é o TP-LINK que manda o sinal.

Pra eu usar esse esquema aí da ONT + NanoPI R4S, eu queria saber como eu poderei fazer pra ter WI-FI, pois o NanoPI R4S não tem Wireless, correto? Ele só tem WAN e uma porta LAN. Me baseando pelo que uso atualmente, eu ia colocar o cabo de rede que sai da ONU para a WAN do NanoPI R4S e na Lan dele eu ia ter conectado direto para o meu Roteador TP-LINK Archer C7 e dele para o PC?
Isso, ou seja, cabo sai da ONT huawei e vai para o nano e do nano para o tp-link e do tp-link para o seu pc e wifi quem vai distribuir vai ser o tplink! Com isso sua rede fica modular, ou seja, tu só vai precisar mexer no que ficar eventualmente obsoleto como o archer C7 que é o que vai ficar obsoleto mais rapido no caso ai. Portanto futuramente tu só troca o archer ai nem precisa reconfigurar a rede toda já que o seu roteador em si que seria o nano, vc não mexeu.
 
Última edição:

Não me referi na nota do waveform em si, e sim isso aqui:

4tuXmmj.png


Chegou a subir 15 ms ai quando ele fez o teste de download, ou seja, normal porque codel ou fqcodel não são tão eficientes quanto cake. Eu também nunca consegui nota A+ com o meu AX6000 da xiaomi fazendo QoS aqui antes de eu pegar o nanopi, porque? porque ele usa codel ou fqcodel e o mesmo deixa o ping subir um pouco porque não é tão eficiente quanto um cake bem configurado.
E o pessoal falando aqui que era impossível solucionar esse problema do ping
 
Isso, ou seja, cabo sai da ONT huawei e vai para o nano e do nano para o tp-link e do tp-link para o seu pc e wifi quem vai distribuir vai ter o tplink! Com isso sua rede fica modular, ou seja, tu só vai precisar mexer no que ficar eventualmente obsoleto como o archer C7 que é o que vai ficar obsoleto mais rapido no caso ai. Portanto futuramente tu só troca o archer ai nem precisa reconfigurar a rede toda já que o seu roteador em si que seria o nano, vc não mexeu.
fazer outra pergunta shark. o meu roteador TP-Link Archer 5000 não guenta um OpenWRT porque o chipset dele é broadcom. eu tenho um raspberryPi 3 B+ sobrando aqui. vc saberia me dizer se o Raspberry3 seria bom com um OpenWRT para uma conexão de 400Mb?
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo