Cara me desculpa, se quisermos que internet vire um direito esse pensamento nao deve existir,
Ninguem é a obrigado a saber como parte tecnica funciona, especialmente essa mentalidade em redes xDSL de querer mudar e cabeamento da operadora(mas isso é outro topico)
Modems e equipamentos de operadoras sao cedidos em COMODATO, o usuario é proibido de fazer qualquer alteração (por mais que as empresas ignorem coisas como troca de firmware, e permita coisas como senha de wifi) tendo como punicao multa ou encerramento do contrato.
Com isso a operadora se auto responsabiliza em mante-los funcionando por sua parte, e de ter zelo em manter toda estrutura da sua rede funcionando corretamente.
Isso é especialmente agravante na OI, pois é uma das unicas que existe em todos os cantos do pais (por mais ruim que seja).Nao é viavel esperar que um usuario que só teve contato com a internet atraves da OI, utiliza para coisas basicas, va saber pedir modem pra oi - Muito menos saber todo o conceito de seguranca da informacao(especialmente na OI, onde nem o atendente L3 vai entender o que o usuario ta falando)
Em casos especiais, como a seguranca do usuario, deve ser feita sim um levantamento e plano de remediamento por parte da operadora.
Isso pra mim é ate mais agravado na OI, que ja tem historico de:
Compartilhar dados de cliente sem consentimento:
https://www.campograndenews.com.br/...1-5-milhao-por-compartilhar-dados-de-clientes
Injetar anuncio no seu trafego -(Alias um anuncio através de pishing sobre um anti vírus é até cômico)
http://g1.globo.com/tecnologia/blog...b-para-incluir-notificacoes-na-navegacao.html
Enganar clientes para venda de provedores:
https://macmagazine.com.br/2008/10/15/justica-obriga-oi-a-liberar-acesso-ao-velox-sem-provedor/
E por ai vai
Outra coisa que nao é culpa da OI mas é encargo dela resolver:
A ZTE esta proibida de ter relacoes com qualquer empresa americana (e sinceramente nenhum pais de sua influencia deve cogitar quebrar isso tambem), como a oi tem shareholders americanos que estao envolvidos na reestruturacao (ou seja, nao querem perder seus $$$) eu estou so de olho como vao fazer para remover os equipamentos dela de uso
- Isso nao é culpa dela, mas tu nao acha que ela deveria resolver tambem? (alias todas telecom daqui precisam resolver)