[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Como não vem ativado na configuração padrão, pode ser que o DSLAM da Oi não suporte esse G.INP.

Olha o que encontrei na net:

"G.INP significa "proteção contra ruídos de Impulso". Funciona somente em ADSL2, ADSL2+ e VDSL2. É habilitado para fornecer proteção reforçada contra ruído de impulso ou para aumentar a eficiência de fornecer proteção de ruído de impulso. Se o DSLAM não o suportar, desative-o."

De fato isso não é suportado. A ideia do G.INP a princípio é operar como uma alternativa ao Interleaving, diminuindo o impacto na latência.
 
Pessoal gostaria de tirar uma duvida em relação ao sra.
No meu modem eu deixei essa opção desativa e tem dias que a minha internet cai bastante e outros que ela fica bem estável mas em ambos os casos com bastante crc.
Estou pensando em ativar o sra, existe algum outro problema além da possibilidade de desconfigurar o profile com o sra ativo?

SRA e Bitswap ajudam a manter o sincronismo mais estável, mas cada linha é única, então nem sempre essas funções vão funcionar da melhor maneira possível. Só você testando pra ver como fica.

Deixei as duas funções ativas no meu modem, e não tive qualquer problema com profile até o momento.
 
No TD5137 existe um serviço chamado TR069 (travado no enable), que, pelo o que andei pesquisando, permite que a Oi reconfigure o modem remotamente. No modo bridge, esse serviço obviamente não funciona, então a Oi perde o controle sobre o modem.

Aparentemente ainda é possível sim acessar o TR-069 com o modem em bridge, no caso conseguiram resetar o modem que estava em bridge: https://adrenaline.uol.com.br/forum...sl-vdsl-fibra.447175/page-657#post-1073541764
 
Aparentemente ainda é possível sim acessar o TR-069 com o modem em bridge, no caso conseguiram resetar o modem que estava em bridge: https://adrenaline.uol.com.br/forum...sl-vdsl-fibra.447175/page-657#post-1073541764

Bem estranho isso, pois, em bridge, o modem fica, digamos, "invisível". Quem autentica é o roteador.

Mas temos que pensar também na possibilidade de, nesse caso, o modem ter perdido a configuração sozinho e voltando ao padrão TIM.

É relativamente comum esses modems bugados de operadora perderem a configuração personalizada sem motivo algum.
 
Isso ai ta com cara de cabeamento, vale você comprar um rolo de cabo Feb de um técnico da vivo ou no mercado livre, rolo com 400m sai menos de 60 reais....

Sua linha caso venha ter VDSL no armário pegaria fácil uns 25MB.
Sim, até 35mbs pegaria
mas o técnico falou que nem existe previsão de colocarem o vdsl no armário :lol2:

Caramba, seus parâmetros são bem melhores que os da minha linha. Não deveria cair nunca com um SNR tão forte!

Aqui caiu uma chuva fortinha na noite de terça, mas o SNR ficou bastante estável.

C35JtDf.png

Justamente, vou ver se compro um rolo de fio e peço o cara da OI para trocar!
 
Olá pessoal, só uma dúvida: quando o parâmetro "Interleave Depth" está com valor elevado (fora do padrão) qual é o tipo de reparo correto para ele voltar ao normal, reset na porta ou atualização do profile? (Ou uma terceira opção?)
 
O seu profile continua desconfigurado.

Acho que essa sua linha se daria melhor com o TD5137, que costuma pegar o profile bem certinho mesmo que os parâmetros não sejam ótimos.

Se você quiser, pode ligar pra lá e falar q nao ta recebendo 80% do contratado e abri reparo, e qd o tecnico ou o avancado ligar falar pra dar um reset pq o profile ta desconfigurado.

Qto a modem, pode tentar pegar um da propria oi com a oi pra ver se melhora, as vezes algum vai ser mais estável, mas se está funcionando bem a navegacao assim ta certo. eu tb tenho uma linha com altos crc de tempos em tempos e no caso o tplink 8961 vai subindo crc até um ponto que só tirando da tomada, com o td5137 tb dá crc alto, mas ele continua funcionando, apesar das engasgadas. esse caso nao tem mt como fazer, o meu cabeamento tb é novo. ai cada caso é um caso, mas o meu é foi isso ai. perfil certo de 10mb é algo como 11296 / 572.

Entendo que ele esteja desconfigurado mas pelo menos estou pegando 1000kbps cravados em 95% do dia, vou esperar pra ligar na Oi caso algum dia volte a cair para 7999kbps como ja me aconteceu antes, cada vez que ligo naquela bomba tenho dor de cabeça durante dias até que resolvam o problema, ja estou tendo uma dor de cabeça grande com essa porcaria da Oi com um numero movel que nao consigo cancelar sem pagar multa

Sobre o modem da Oi vou passar tambem, estou querendo distancia desses aparelhos que sejam de operadora e inclusive devo ter uns 6~7 aqui em casa guardados da propria Oi, por enquanto esse meu Tplink 8816 esta me servindo sem problemas e assim que der pego um roteador bom e deixo esse modem em bridge
 
São modems jurássicos. É guerreiro quem ainda tem um dinossaurinho desse em casa.
As vezes o problema não é nem na própria Oi, mas esses modens que são uma verdadeira porcaria.
Tanto em hardware como em SOFTWARE, especificamente na parte de segurança.

O cliente não reclama, aí a culpa cai na operadora, que não tem obrigação de trocar modem que "está funcionando".
 
As vezes o problema não é nem na própria Oi, mas esses modens que são uma verdadeira porcaria.
Tanto em hardware como em SOFTWARE, especificamente na parte de segurança.

O cliente não reclama, aí a culpa cai na operadora, que não tem obrigação de trocar modem que "está funcionando".
Cara me desculpa, se quisermos que internet vire um direito esse pensamento nao deve existir,
Ninguem é a obrigado a saber como parte tecnica funciona, especialmente essa mentalidade em redes xDSL de querer mudar e cabeamento da operadora(mas isso é outro topico)
Modems e equipamentos de operadoras sao cedidos em COMODATO, o usuario é proibido de fazer qualquer alteração (por mais que as empresas ignorem coisas como troca de firmware, e permita coisas como senha de wifi) tendo como punicao multa ou encerramento do contrato.
Com isso a operadora se auto responsabiliza em mante-los funcionando por sua parte, e de ter zelo em manter toda estrutura da sua rede funcionando corretamente.

Isso é especialmente agravante na OI, pois é uma das unicas que existe em todos os cantos do pais (por mais ruim que seja).Nao é viavel esperar que um usuario que só teve contato com a internet atraves da OI, utiliza para coisas basicas, va saber pedir modem pra oi - Muito menos saber todo o conceito de seguranca da informacao(especialmente na OI, onde nem o atendente L3 vai entender o que o usuario ta falando)

Em casos especiais, como a seguranca do usuario, deve ser feita sim um levantamento e plano de remediamento por parte da operadora.
Isso pra mim é ate mais agravado na OI, que ja tem historico de:
Compartilhar dados de cliente sem consentimento:
https://www.campograndenews.com.br/...1-5-milhao-por-compartilhar-dados-de-clientes
Injetar anuncio no seu trafego -(Alias um anuncio através de pishing sobre um anti vírus é até cômico)
http://g1.globo.com/tecnologia/blog...b-para-incluir-notificacoes-na-navegacao.html
Enganar clientes para venda de provedores:
https://macmagazine.com.br/2008/10/15/justica-obriga-oi-a-liberar-acesso-ao-velox-sem-provedor/
E por ai vai

Outra coisa que nao é culpa da OI mas é encargo dela resolver:
A ZTE esta proibida de ter relacoes com qualquer empresa americana (e sinceramente nenhum pais de sua influencia deve cogitar quebrar isso tambem), como a oi tem shareholders americanos que estao envolvidos na reestruturacao (ou seja, nao querem perder seus $$$) eu estou so de olho como vao fazer para remover os equipamentos dela de uso
- Isso nao é culpa dela, mas tu nao acha que ela deveria resolver tambem? (alias todas telecom daqui precisam resolver)
 
Última edição:
As vezes o problema não é nem na própria Oi, mas esses modens que são uma verdadeira porcaria.
Tanto em hardware como em SOFTWARE, especificamente na parte de segurança.

O cliente não reclama, aí a culpa cai na operadora, que não tem obrigação de trocar modem que "está funcionando".
Isso aí tem cara de modem com 1kg de poeira acumulada em escritório de empresa.
 
Cara me desculpa, se quisermos que internet vire um direito esse pensamento nao deve existir,
Ninguem é a obrigado a saber como parte tecnica funciona, especialmente essa mentalidade em redes xDSL de querer mudar e cabeamento da operadora(mas isso é outro topico)
Modems e equipamentos de operadoras sao cedidos em COMODATO, o usuario é proibido de fazer qualquer alteração (por mais que as empresas ignorem coisas como troca de firmware, e permita coisas como senha de wifi) tendo como punicao multa ou encerramento do contrato.
Com isso a operadora se auto responsabiliza em mante-los funcionando por sua parte, e de ter zelo em manter toda estrutura da sua rede funcionando corretamente.
Isso é especialmente agravante na OI, pois é uma das unicas que existe em todos os cantos do pais (por mais ruim que seja).Nao é viavel esperar que um usuario que só teve contato com a internet atraves da OI, utiliza para coisas basicas, va saber pedir modem pra oi - Muito menos saber todo o conceito de seguranca da informacao(especialmente na OI, onde nem o atendente L3 vai entender o que o usuario ta falando)

Sim, mas suponha que o usuário tenha comprado esse modem. Eu até concordo que ninguém é obrigado a saber essa parte técnica e os modens cedidos ultimamente são bem mais amigáveis pra isso que os antigos. Só que antigamente era comprar o modem ou pagar aluguel, o que tornava o serviço ainda mais caro mensalmente, você deve lembrar. Nesse caso e em todos os outros modems que eu comprei com o meu dinheiro na loja, por exemplo, a empresa tem que simplesmente me fornecer o sinal DSL e o acesso a internet. Mais nada. Se eu quiser pegar esse modem usar no xDSL da oi eu uso, se eu mudar de cidade e quiser usar na rede da vivo e pagar o acesso, eu configuro e uso como bem me convir.
 
Última edição:
Isso aí tem cara de modem com 1kg de poeira acumulada em escritório de empresa.
 


Sim, mas suponha que o usuário tenha comprado esse modem. Eu até concordo que ninguém é obrigado a saber essa parte técnica e os modens cedidos ultimamente são bem mais amigáveis pra isso que os antigos. Só que antigamente era comprar o modem ou pagar aluguel, o que tornava o serviço ainda mais caro mensalmente, você deve lembrar. Nesse caso e em todos os outros modems que eu comprei com o meu dinheiro na loja, por exemplo, a empresa tem que simplesmente me fornecer o sinal DSL e o acesso a internet. Mais nada. Se eu quiser pegar esse modem usar no xDSL da oi eu uso, se eu mudar de cidade e quiser usar na rede da vivo e pagar o acesso, eu configuro e uso como bem me convir.
Sim modems comprados não tem choro, culpa do usuario(na verdade ate pode ter algum resquicio legal para o contrario, como foi no caso dos provedores e a oi - que editei ali em cima - ).
Porem vao existir (ou melhor, a oi tem que fazer levantamento) de usuarios nesses modems em comodato.Por mais que sejam antigos nao quer dizer fora de circulacao, a VIVO ainda entrega dsl2740E da epoca da GVT e a net ainda entrega modem docsis 1.1 da epoca dos planos de 100k(e acredito que a oi tambem,pois ela tem bastante presença no plano de banda larga acessível e banda larga rural - onde modems sao em comodato e nao vale a pena usar equipamento novo em rede de 300k,500k, etc)
So nao posso afirmar da OI pq internet dela aqui em porto alegre literalmente so em ruas onde nao existam net ou vivo ou algar, entao nao tenho experiencia


E era mais generico mesmo, é legal que xDSL de mais liberdade a quem pode mas isso nao tira as responsabilidades da empresa.
 
Última edição:
Sim modems comprados não tem choro, culpa do usuario(na verdade ate pode ter algum resquicio legal para o contrario, como foi no caso dos provedores e a oi - que editei ali em cima - ).
Porem vao existir (ou melhor, a oi tem que fazer levantamento) de usuarios nesses modems em comodato.Por mais que sejam antigos nao quer dizer fora de circulacao, a VIVO ainda entrega dsl2740E da epoca da GVT e a net ainda entrega modem docsis 1.1 da epoca dos planos de 100k(e acredito que a oi tambem,pois ela tem bastante presença no plano de banda larga acessível e banda larga rural - onde modems sao em comodato e nao vale a pena usar equipamento novo em rede de 300k,500k, etc)
So nao posso afirmar da OI pq internet dela aqui em porto alegre literalmente so em ruas onde nao existam net ou vivo ou algar, entao nao tenho experiencia


E era mais generico mesmo, é legal que xDSL de mais liberdade a quem pode mas isso nao tira as responsabilidades da empresa.

Essa é a parte boa do DSL, você pode usar seu próprio modem com facilidade. Se eu fosse esperar aqui que a Vivo me desse um modem decente, estaria lascado. Daí uso o meu próprio e em caso de problemas eu tenho o deles guardado para me resguardar.

Agora essa questão da segurança dos CPEs é um problema sério mesmo... Tem muito gateway DOCSIS com brechas também.
 
Cara me desculpa, se quisermos que internet vire um direito esse pensamento nao deve existir,
Ninguem é a obrigado a saber como parte tecnica funciona, especialmente essa mentalidade em redes xDSL de querer mudar e cabeamento da operadora(mas isso é outro topico)
Modems e equipamentos de operadoras sao cedidos em COMODATO, o usuario é proibido de fazer qualquer alteração (por mais que as empresas ignorem coisas como troca de firmware, e permita coisas como senha de wifi) tendo como punicao multa ou encerramento do contrato.
Com isso a operadora se auto responsabiliza em mante-los funcionando por sua parte, e de ter zelo em manter toda estrutura da sua rede funcionando corretamente.

Isso é especialmente agravante na OI, pois é uma das unicas que existe em todos os cantos do pais (por mais ruim que seja).Nao é viavel esperar que um usuario que só teve contato com a internet atraves da OI, utiliza para coisas basicas, va saber pedir modem pra oi - Muito menos saber todo o conceito de seguranca da informacao(especialmente na OI, onde nem o atendente L3 vai entender o que o usuario ta falando)

Em casos especiais, como a seguranca do usuario, deve ser feita sim um levantamento e plano de remediamento por parte da operadora.
Isso pra mim é ate mais agravado na OI, que ja tem historico de:
Compartilhar dados de cliente sem consentimento:
https://www.campograndenews.com.br/...1-5-milhao-por-compartilhar-dados-de-clientes
Injetar anuncio no seu trafego -(Alias um anuncio através de pishing sobre um anti vírus é até cômico)
http://g1.globo.com/tecnologia/blog...b-para-incluir-notificacoes-na-navegacao.html
Enganar clientes para venda de provedores:
https://macmagazine.com.br/2008/10/15/justica-obriga-oi-a-liberar-acesso-ao-velox-sem-provedor/
E por ai vai

Outra coisa que nao é culpa da OI mas é encargo dela resolver:
A ZTE esta proibida de ter relacoes com qualquer empresa americana (e sinceramente nenhum pais de sua influencia deve cogitar quebrar isso tambem), como a oi tem shareholders americanos que estao envolvidos na reestruturacao (ou seja, nao querem perder seus $$$) eu estou so de olho como vao fazer para remover os equipamentos dela de uso
- Isso nao é culpa dela, mas tu nao acha que ela deveria resolver tambem? (alias todas telecom daqui precisam resolver)
Você distorceu totalmente o que eu falei.

O que estou dizendo é: Vejo diversas reclamações de clientes da Oi e tudo mais, muitas vezes sendo o problema facilmente corrigível com a troca do equipamento.
Porém como o cliente não "entende" ou não busca meios para tal, fica jogando a culpa na operadora, sendo que esta não é obrigada a trocar o equipamento sem a SOLICITAÇÃO do mesmo. Afinal está em comodato conforme você citou, o cliente não é obrigado a entender da parte técnica, mas poderia ao menos "solicitar um reparo", não acha?

Obviamente que falta empenho da Oi, se fosse uma empresa realmente séria esses modens antigos nem estariam mais em circulação sob a rede.

E você que me desculpe, mas com o mundo de informações que estamos hoje em dia, a pessoa não saberia usar o Google e pesquisar uma maneira de solucionar isso?
Não é a toa que o Brasil é um dos países mais ignorantes do mundo, é com esse pensamento que nunca deixaremos de ser país de terceiro mundo.

Mesmo que o usuário não tenha uma noção exata do assunto, existem pessoas que podem fazer o diagnóstico e apresentar a melhor solução.

E além do mais, essa de compartilhar dados não é novidade só da Oi, várias empresas fazem isso, ou você acha que o Google/Microsoft/Facebook não utilizam e/ou compartilham seus dados? Ou você acredita friamente nos CONTRATOS das mesmas?

Isso é apenas a ponta do iceberg, amigo.

E em relação a ZTE, todos sabemos que ela errou no que fizera anteriormente, espero que a OI deixe de utilizar equipamentos dela a curto prazo.

A Oi erra bastante, tem-se ciência disso, mas também 90% dos usuários sequer leem o contrato, não sabem seus direitos do CDC, entre outros.
Eu ajudo muita gente contra a Oi justamente por isso.

Se as duas partes cumprissem com seus direitos e deveres, boa parte das divergências não existiriam.
 
Última edição:
Você distorceu totalmente o que eu falei.

O que estou dizendo é: Vejo diversas reclamações de clientes da Oi e tudo mais, muitas vezes sendo o problema facilmente corrigível com a troca do equipamento.
Porém como o cliente não "entende" ou não busca meios para tal, fica jogando a culpa na operadora, sendo que esta não é obrigada a trocar o equipamento sem a SOLICITAÇÃO do mesmo. Afinal está em comodato conforme você citou, o cliente não é obrigado a entender da parte técnica, mas poderia ao menos "solicitar um reparo", não acha?

Obviamente que falta empenho da Oi, se fosse uma empresa realmente séria esses modens antigos nem estariam mais em circulação sob a rede.

E você que me desculpe, mas com o mundo de informações que estamos hoje em dia, a pessoa não saberia usar o Google e pesquisar uma maneira de solucionar isso?
Não é a toa que o Brasil é um dos países mais ignorantes do mundo, é com esse pensamento que nunca deixaremos de ser país de terceiro mundo.

Mesmo que o usuário não tenha uma noção exata do assunto, existem pessoas que podem fazer o diagnóstico e apresentar a melhor solução.

E além do mais, essa de compartilhar dados não é novidade só da Oi, várias empresas fazem isso, ou você acha que o Google/Microsoft/Facebook não utilizam e/ou compartilham seus dados? Ou você acredita friamente nos CONTRATOS das mesmas?

Isso é apenas a ponta do iceberg, amigo.

E em relação a ZTE, todos sabemos que ela errou no que fizera anteriormente, espero que a OI deixe de utilizar equipamentos dela a curto prazo.

A Oi erra bastante, tem-se ciência disso, mas também 90% dos usuários sequer leem o contrato, não sabem seus direitos do CDC, entre outros.
Eu ajudo muita gente contra a Oi justamente por isso.

Se as duas partes cumprissem com seus direitos e deveres, boa parte das divergências não existiriam.
Não foi meu intuito em divergir a ideia do teu comentário.

Sobre o usuário saber, não tem como procurar no Google se ele não tem nem a nocao do tópico.Isso não é exclusivo do Brasil nem de paises dito terceiro mundo.
Sátiras como /r/oldpeoplefacebook /r/forwadsfromgrandpa e assim vai mostram isso.toda a ideia de clickbait mostra isso.

Sim infelizmente quase nenhum cliente lê seu contrato, mas no nosso sistema judicial onde o acusador é que deve provar a culpa do julgado, esse detalhe acaba não sendo relevante(como foi o caso da Oi x provedores de acesso)
 
Aqui não notei nenhuma diferença com o IPv6 ativado ou desativado em todos os modems que testei. A performance fica exatamente igual, então prefiro deixar ativo, até porque os serviços do Google, por exemplo, rodam preferencialmente em IPv6. Na atividade da minha conta do GMail, pode ver neste print que só pega IPv6 direto.

Deixei o MTU em 1492, que é o máximo permitido pelo TP-Link.

Também uso os DNSv4 e v6 do Google e OpenDNS.

Pode me ajudar em relação ao DNSv6?
No meu modem para conseguir colocar o DNSv6 manualmente é necessário configurar outros campos como mostrado no print, se eu deixar em auto ele pega o DNSv6 da OI.
Tem ideia do que devo colocar no campo Preferred Lifetime e ValidLifetime?
RKKJitM.png
 
Pode me ajudar em relação ao DNSv6?
No meu modem para conseguir colocar o DNSv6 manualmente é necessário configurar outros campos como mostrado no print, se eu deixar em auto ele pega o DNSv6 da OI.
Tem ideia do que devo colocar no campo Preferred Lifetime e ValidLifetime?
RKKJitM.png

Não é necessário ativar o DHCPv6 Server. Eu deixo no modo RADVD.

No TP-Link, é possível inserir os DNSv6 manualmente na parte da configuração da discagem PPPoE.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo