[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Eu tenho reparado que quando reinicio o meu modem a conexão fica excelente e depois de algum tempo, essa velocidade vai caindo, principalmente o upload.

O que pode ser isso? Pode ser o modem com algum problema de superaquecimento, uma vez que ele fica mais quente que o normal.

Qual modelo do modem? Tenta colocar em um local ventilado ou um ventilador em cima pra testar.
 
Qual modelo do modem? Tenta colocar em um local ventilado ou um ventilador em cima pra testar.

É um ZTE, não sei o modelo certinho, mas ele é bem antiguinho!
 
Cara a culpa já não é das operadoras também não, 50% da culpa é da burocracia e corrupção dentro de prefeituras e subprefeituras, as operadoras tem vontade de cabear ai chega na prefeitura e tem que bater com a burocracia e exigencias, fora quando a concorrente nao solta dinheiro na prefeitura pra atrasar a liberação da licença.... Se o Brasil tivesse menos burocracia, nós estaríamos com internet melhor em quase todo território, porque hoje em dia, mesmo cidades pequenas, o retorno financeiro vem.

Parte do problema é que as operadoras não divulgam essas situações, talvez por entenderem que outras empresas possam deduzir a estratégia delas por isso (bobagem, espionagem já acontece).

O que elas podiam fazer é uma espécie de reclamação na Anatel reversa: botar a boca no trambone cada vez que uma prefeitura apresentar entraves burocráticos. Ter uma seção no site da operadora que lista tentativas de liberar instalação em uma região, com pdfs de documentos recebidos da prefeitura, etc. Constranger órgãos que estejam conspirando contra elas.

Em cidades pequenas o retorno pode ser ainda maior, porque as pessoas não tem tantas opções de lazer.


Fora essas dificuldades, acho que as operadoras estão receosas de investir em regiões periféricas por medo quanto à segurança dos aparelhos (armários em postes, por exemplo): em locais com mais empresas há mais câmeras de segurança e policiamento. E estão com um certo medo de inadimplência se a inflação continuar aumentando com PIB estagnado. E para uso casual o 4G vai ser suficiente. Tomara que o Netflix faça bastante sucesso no Brasil para a banda larga fixa não ser sucateada :feelbad:
 
Parte do problema é que as operadoras não divulgam essas situações, talvez por entenderem que outras empresas possam deduzir a estratégia delas por isso (bobagem, espionagem já acontece).

O que elas podiam fazer é uma espécie de reclamação na Anatel reversa: botar a boca no trambone cada vez que uma prefeitura apresentar entraves burocráticos. Ter uma seção no site da operadora que lista tentativas de liberar instalação em uma região, com pdfs de documentos recebidos da prefeitura, etc. Constranger órgãos que estejam conspirando contra elas.

Em cidades pequenas o retorno pode ser ainda maior, porque as pessoas não tem tantas opções de lazer.


Fora essas dificuldades, acho que as operadoras estão receosas de investir em regiões periféricas por medo quanto à segurança dos aparelhos (armários em postes, por exemplo): em locais com mais empresas há mais câmeras de segurança e policiamento. E estão com um certo medo de inadimplência se a inflação continuar aumentando com PIB estagnado. E para uso casual o 4G vai ser suficiente. Tomara que o Netflix faça bastante sucesso no Brasil para a banda larga fixa não ser sucateada :feelbad:

Isso mesmo, quanto a situação das prefeituras, basta olhar aqui, um bom exemplo

http://www.telesintese.com.br/anate...o-pela-prefeitura-rio-para-o-porto-maravilha/

A prefeitura querendo criar um monopólio assim na cara de pau kkk

Já sobre a segurança em partes é balela, elas geralmente alugam uma area e colocam o armário que é cercado por grades. A segurança fica mais por conta dos técnicos. Mas eu concordo que por exemplo não da pro técnico subir no complexo do alemão no caso aqui do Rio de Janeiro. A não ser que as operadoras invista em geração de empregos formando profissionais da região para atuarem naquela localidade.

Mas o principal das operadoras também é elas fiscalizarem sua base, os diretores ficam la coçando saco enquanto leem/fazem relatórios mas ninguém quer dar uma folga nos técnicos cobrando ao máximo e pagando o mínimo, isso por si só já abre procedente pra corrupção dos mesmos, e cria-se uma bola de neve, a operadora sofre com a corrupção dos técnicos que vendem pares bons e não reportam problemas na localidade e sofre com a corrupção dentro de prefeituras e subprefeituras.
 
E a velox de 1mb ainda continua um lixo aqui, apesar das milhares de reclamações, só puxa alguma coisa com gerenciador, sem gerenciador só fica nessa média:
velox1mb.PNG

TRACERT cheio de loss:
C:\Users\Júnior>tracert uol.com.br


Rastreando a rota para uol.com.br [200.221.2.45]
com no máximo 30 saltos:


1 <1 ms <1 ms <1 ms ADSL [192.168.25.1]
2 66 ms * 63 ms 200-217-90-56.host.telemar.net.br [200.217.90.56]
3 * 65 ms 58 ms gi3-2.1501-anl-ma-rotd-01.telemar.net.br [200.164.32.17]
4 120 ms * * so-6-1-0.0-ald-ce-rotn-j01.telemar.net.br [200.223.44.225]
5 150 ms 152 ms 284 ms 200.164.11.52
6 127 ms 131 ms 148 ms 200.199.54.198
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 137 ms 149 ms * 200-147-26-118.static.uol.com.br [200.147.26.118]
9 125 ms 123 ms * 200.221.136.90
10 124 ms 124 ms 123 ms home.uol.com.br [200.221.2.45]
Além de o RADIUS estar configurado como 600k, alguma sugestão para eles ao menos consertarem isso?
3543681525.png
 
Mais alguém do Rio de Janeiro com o telefone fixo mudo e sem internet? aqui caiu no dia 30/05 e não voltou mais. no sac não abrem pwdido dw reparo, pois o Eduardo diz "reparo na região".

abri chamado na anatel, mas não deu em nada .
 
Mais alguém do Rio de Janeiro com o telefone fixo mudo e sem internet? aqui caiu no dia 30/05 e não voltou mais. no sac não abrem pwdido dw reparo, pois o Eduardo diz "reparo na região".

abri chamado na anatel, mas não deu em nada .

aqui está normal, zona norte, já aconteceu isso comigo fiquei quase 15 dias sem internet / fixo(nao ligo porque nao uso...) fiz reclamação na anatel nao adiantou nada.. tive de esperar mas depois liguei la e pedi estorno desses dias sem uso..
 
A rede da GVT no nordeste não se consolidou após a compra da Geodex e com isso ela iniciou as operações aqui em Salvador, Recife e Fortaleza?

Boa parte do "backbone Geodex" era e continua sendo, pelo menos no Nordeste, fibra alugada da Intelig/Tim.
 
Eu tenho reparado que quando reinicio o meu modem a conexão fica excelente e depois de algum tempo, essa velocidade vai caindo, principalmente o upload.

O que pode ser isso? Pode ser o modem com algum problema de superaquecimento, uma vez que ele fica mais quente que o normal.
Pode ser super-aquecimento ou defeito na fonte (elétrica).

E a velox de 1mb ainda continua um lixo aqui, apesar das milhares de reclamações, só puxa alguma coisa com gerenciador, sem gerenciador só fica nessa média:
https://dl.dropboxusercontent.com/s...AHPpwAIJ5EthkSP8GZ2P2CKnLjIKfTCv5nzQT8U90UM1A
TRACERT cheio de loss:
C:\Users\Júnior>tracert uol.com.br


Rastreando a rota para uol.com.br [200.221.2.45]
com no máximo 30 saltos:


1 <1 ms <1 ms <1 ms ADSL [192.168.25.1]
2 66 ms * 63 ms 200-217-90-56.host.telemar.net.br [200.217.90.56]
3 * 65 ms 58 ms gi3-2.1501-anl-ma-rotd-01.telemar.net.br [200.164.32.17]
4 120 ms * * so-6-1-0.0-ald-ce-rotn-j01.telemar.net.br [200.223.44.225]
5 150 ms 152 ms 284 ms 200.164.11.52
6 127 ms 131 ms 148 ms 200.199.54.198
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 137 ms 149 ms * 200-147-26-118.static.uol.com.br [200.147.26.118]
9 125 ms 123 ms * 200.221.136.90
10 124 ms 124 ms 123 ms home.uol.com.br [200.221.2.45]
Além de o RADIUS estar configurado como 600k, alguma sugestão para eles ao menos consertarem isso?
http://www.speedtest.net/result/3543681525.png
Já pesquisou se isso ocorre com seus vizinhos?
 
Já pesquisou se isso ocorre com seus vizinhos?
Sim, problema desgraçado na região inteira...
Eu já abri outra reclamação na ANATEL...
A Oi não é a mesma, em 2012 eles trocaram uma placa do DSLAM para eu ser assinante, hoje em dia sei que não fazem mais nada pelo cliente.
 
Telemar - "Aqui é a Oi e queremos saber se o seu telefone foi reparado com sucesso ?"

Eu - "Não, continua mudo e sem internet"

Telemar - "Então como eu consigo escutar e o senhor responde ?"

Eu - "Pois esse telefone é o de contato 4140, e não o que deveria ser reparado 2982."

Telemar - "tu, tu, tu..."


A reclamação na ANATEL não foi respondida.

E no SAC 10331 não abrem chamado pois o "Eduardo, seu atendente virtual" deu o prazo clássico das 18hr do dia seguinte.

Como essa OI não esta nem ai para nada:

Eu tinha 2 fixos Oi telemar na mesma casa.

Um que tinha velox dava defeito e ficava mudo e sem internet, o que não tinha internet raramente ficava mudo.

Portabilidade do que estava com defeito e fui pra VIVO.

Ativei o velox na outra linha.

A outra linha passou a ficar muda e sem internet.

É de cair o xx da bunda !
 
Exatamente isso. Infelizmente no Brasil está embutido no custo de ampliação de infraestrutura as despesas burocráticas ( oficiais e "não oficiais"), ou seja, os critérios técnicos não são preponderantes sendo suplantados pela política... Para lançar um cabo a OI tem que pagar à prefeitura, concessionária de energia etc....

Abraços a todos,


Cara a culpa já não é das operadoras também não, 50% da culpa é da burocracia e corrupção dentro de prefeituras e subprefeituras, as operadoras tem vontade de cabear ai chega na prefeitura e tem que bater com a burocracia e exigencias, fora quando a concorrente nao solta dinheiro na prefeitura pra atrasar a liberação da licença.... Se o Brasil tivesse menos burocracia, nós estaríamos com internet melhor em quase todo território, porque hoje em dia, mesmo cidades pequenas, o retorno financeiro vem.
 
Mais alguém do Rio de Janeiro com o telefone fixo mudo e sem internet? aqui caiu no dia 30/05 e não voltou mais. no sac não abrem pwdido dw reparo, pois o Eduardo diz "reparo na região".

abri chamado na anatel, mas não deu em nada .


Aqui em minha residência fiquei desde o dia 23/05 com telefone mudo e sem velox, depois de eu abrir um chamado na anatel o técnico hoje dia 06/06 veio em minha residência e em menos de quinze minutos resolveu o problema na dslan, jeito oi de ser, ela faz de tudo pra que a gente não seja cliente dela. Aqui na área do Pita em São Gonçalo estamos só com a oi, infelizmente.
 
Sim, problema desgraçado na região inteira...
Eu já abri outra reclamação na ANATEL...
A Oi não é a mesma, em 2012 eles trocaram uma placa do DSLAM para eu ser assinante, hoje em dia sei que não fazem mais nada pelo cliente.
Concordo, parece que nos últimos anos reduziram muito os investimentos, a oi parou no tempo.

O problema pode ser uma falha no servidor RADIUS ou esta faltando banda na região e estão reduzindo a velocidade propositalmente.

A ouvidoria não respondeu ao e-mail que vc mandou?

Acho que que se em 2012 quando eu consegui pela ouvidoria o velox 2mb deixando no limite da linha, naquela época o ouvidor me ligava e colocava o técnico de campo em conferencia pra resolver o problema da melhor forma, se eu tivesse pedido pra mudar a linha pra URA provavelmente eu teria conseguido, mas naquele tempo eu não tinha conhecimento sobre o funcionamento de ADSL:feelbad:, ta impossível conseguir isso hoje em dia.


Cara a culpa já não é das operadoras também não, 50% da culpa é da burocracia e corrupção dentro de prefeituras e subprefeituras, as operadoras tem vontade de cabear ai chega na prefeitura e tem que bater com a burocracia e exigencias, fora quando a concorrente nao solta dinheiro na prefeitura pra atrasar a liberação da licença.... Se o Brasil tivesse menos burocracia, nós estaríamos com internet melhor em quase todo território, porque hoje em dia, mesmo cidades pequenas, o retorno financeiro vem.


Parte do problema é que as operadoras não divulgam essas situações, talvez por entenderem que outras empresas possam deduzir a estratégia delas por isso (bobagem, espionagem já acontece).


O que elas podiam fazer é uma espécie de reclamação na Anatel reversa: botar a boca no trambone cada vez que uma prefeitura apresentar entraves burocráticos. Ter uma seção no site da operadora que lista tentativas de liberar instalação em uma região, com pdfs de documentos recebidos da prefeitura, etc. Constranger órgãos que estejam conspirando contra elas.


Em cidades pequenas o retorno pode ser ainda maior, porque as pessoas não tem tantas opções de lazer.




Fora essas dificuldades, acho que as operadoras estão receosas de investir em regiões periféricas por medo quanto à segurança dos aparelhos (armários em postes, por exemplo): em locais com mais empresas há mais câmeras de segurança e policiamento. E estão com um certo medo de inadimplência se a inflação continuar aumentando com PIB estagnado. E para uso casual o 4G vai ser suficiente. Tomara que o Netflix faça bastante sucesso no Brasil para a banda larga fixa não ser sucateada

Depois que descobri que essa peça é uma emenda de fibra ótica:
DSC00680.jpg

Comecei a seguir a fibra com street view a partir da URA que fica perto da minha casa (que ta abandonada a anos) e observei que a OI fez um "cinturão" de fibra por toda cidade pra ligar em URA's, a fibra passa por ruas que nem pavimento tem (verdadeiros atoleiros).

Pelas datas das imagens do street view já tem mais de 3 anos que passaram elas, mas usar que é o ideal pra ter o retorno financeiro a OI não usa, achei umas 5 URAS em terrenos, mas quando testo alguns telefones das ruas que elas estão instaladas o site informa que as linhas não tem viabilidade:forever::fuuu:.

Nunca vou entender essa "estrategia" da OI...
------------
Mais alguém do Rio de Janeiro com o telefone fixo mudo e sem internet? aqui caiu no dia 30/05 e não voltou mais. no sac não abrem pwdido dw reparo, pois o Eduardo diz "reparo na região".

abri chamado na anatel, mas não deu em nada .
Já tentou reclamar no pré anatel: oi.com.br/anatel ?
 
Última edição:
Concordo, parece que nos últimos anos reduziram muito os investimentos, a oi parou no tempo.

O problema pode ser uma falha no servidor RADIUS ou esta faltando banda na região e estão reduzindo a velocidade propositalmente.

A ouvidoria não respondeu ao e-mail que vc mandou?

Acho que que se em 2012 quando eu consegui pela ouvidoria o velox 2mb deixando no limite da linha, naquela época o ouvidor me ligava e colocava o técnico de campo em conferencia pra resolver o problema da melhor forma, se eu tivesse pedido pra mudar a linha pra URA provavelmente eu teria conseguido, mas naquele tempo eu não tinha conhecimento sobre o funcionamento de ADSL:feelbad:, ta impossível conseguir isso hoje em dia.







Depois que descobri que essa peça é uma emenda de fibra ótica:http://i31.photobucket.com/albums/c378/higaseitipm/DSC00680.jpg
Comecei a seguir a fibra com street view a partir da URA que fica perto da minha casa (que ta abandonada a anos) e observei que a OI fez um "cinturão" de fibra por toda cidade pra ligar em URA's, a fibra passa por ruas que nem pavimento tem (verdadeiros atoleiros).

Pelas datas das imagens do street view já tem mais de 3 anos que passaram elas, mas usar que é o ideal pra ter o retorno financeiro a OI não usa, achei umas 5 URAS em terrenos, mas quando testo alguns telefones das ruas que elas estão instaladas o site informa que as linhas não tem viabilidade:forever::fuuu:.

Nunca vou entender essa "estrategia" da OI...
------------

Já tentou reclamar no pré anatel: oi.com.br/anatel ?
Não enviei ainda, pois abri a reclamação na ANATEL, falta banda aqui na região e o servidor RADIUS está configurado errado propositalmente para limitar a banda, pois boa parte de quem tem 1mb está na mesma situação.
Agora essa reclamação só vai ser fechada quando realmente me derem alguma resposta, vou reabrir quantas vezes forem necessárias.
A estratégia da OI nessas fotos acima é: Deixar a infraestrutura pronta para assim que a concorrência chegar eles começarem a vender por esse meio, infelizmente eles trabalham assim.
Mas talvez ainda tenha jeito, veremos no decorrer dos meses.
 
Galera tenho uma dúvida
A velocidade que chega "line rate max modem" e definida pela porta de conexão na central ou pelo perfil no sistema da oi?
É porque eu tenho velox 1mb meu irmão fez uma reclamação e a velocidade caiu para 400kbps, será que mudaram minha portal na central ou isso é no sistema deles? Eu olhei no modem e o line rate tava pra antes 1024down e agora 4xx down.

A porta da central faz diferença na latência/tempo de resposta?
Porque minha porta queimou a um tempo atrás e desde que foi feito a mudança de porta minha latência duplicou de 25 para 50, fico na dúvida se isso é da portal ou algo na central.
Vlw
 
Galera tenho uma dúvida
A velocidade que chega "line rate max modem" e definida pela porta de conexão na central ou pelo perfil no sistema da oi?
É porque eu tenho velox 1mb meu irmão fez uma reclamação e a velocidade caiu para 400kbps, será que mudaram minha portal na central ou isso é no sistema deles? Eu olhei no modem e o line rate tava pra antes 1024down e agora 4xx down.

A porta da central faz diferença na latência/tempo de resposta?
Porque minha porta queimou a um tempo atrás e desde que foi feito a mudança de porta minha latência duplicou de 25 para 50, fico na dúvida se isso é da portal ou algo na central.
Vlw
O 'rate max' é uma estimativa que o modem faz da velocidade maxima que a linha suporta.

O 'line rate' é a velocidade que vc esta recebendo, no seu caso o seu profile desconfigurou na central.
 
Galera tenho uma dúvida
A velocidade que chega "line rate max modem" e definida pela porta de conexão na central ou pelo perfil no sistema da oi?
É porque eu tenho velox 1mb meu irmão fez uma reclamação e a velocidade caiu para 400kbps, será que mudaram minha portal na central ou isso é no sistema deles? Eu olhei no modem e o line rate tava pra antes 1024down e agora 4xx down.

A porta da central faz diferença na latência/tempo de resposta?
Porque minha porta queimou a um tempo atrás e desde que foi feito a mudança de porta minha latência duplicou de 25 para 50, fico na dúvida se isso é da portal ou algo na central.
Vlw

Também tive a velocidade reduzida pela oi.....Tinha 10 mb e fiquei com 8 mb......Tenho a Net instalada em outro endereço, pagando 60 e recebendo 63 mb......
 
E a velox de 1mb ainda continua um lixo aqui, apesar das milhares de reclamações, só puxa alguma coisa com gerenciador, sem gerenciador só fica nessa média:
https://dl.dropboxusercontent.com/s...AHPpwAIJ5EthkSP8GZ2P2CKnLjIKfTCv5nzQT8U90UM1A
TRACERT cheio de loss:
C:\Users\Júnior>tracert uol.com.br


Rastreando a rota para uol.com.br [200.221.2.45]
com no máximo 30 saltos:


1 <1 ms <1 ms <1 ms ADSL [192.168.25.1]
2 66 ms * 63 ms 200-217-90-56.host.telemar.net.br [200.217.90.56]
3 * 65 ms 58 ms gi3-2.1501-anl-ma-rotd-01.telemar.net.br [200.164.32.17]
4 120 ms * * so-6-1-0.0-ald-ce-rotn-j01.telemar.net.br [200.223.44.225]
5 150 ms 152 ms 284 ms 200.164.11.52
6 127 ms 131 ms 148 ms 200.199.54.198
7 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
8 137 ms 149 ms * 200-147-26-118.static.uol.com.br [200.147.26.118]
9 125 ms 123 ms * 200.221.136.90
10 124 ms 124 ms 123 ms home.uol.com.br [200.221.2.45]
Além de o RADIUS estar configurado como 600k, alguma sugestão para eles ao menos consertarem isso?
http://www.speedtest.net/result/3543681525.png
Engraçado, testei o Kurumin.iso tive 6kbps... melhor não levar muito esse arquivo em consideração :hmm:
As veses a velocidade fica péssima.
 
Engraçado, testei o Kurumin.iso tive 6kbps... melhor não levar muito esse arquivo em consideração :hmm:
As vezes a velocidade fica péssima.
Mas aqui qualquer arquivo fica nessa média nos horários de pico, abri outra reclamação :/
Não sei mais o que faço para eles arrumarem, só puxa alguma coisa com Gerenciador, e tá com tantas percas de pacotes, cai constantemente...
 
Ae galera blz ?
To só com uma dúvida... Pedi para um técnico aqui vir trocar a fiação externa, ele trocou e blz,,,Mas depois disto, não sei se é coincidência a attainable rate que era 15000 caiu para 8000, liguei na central e eles informaram que a rede da minha cidade estava em manutenção e era para aguardar. Este valor eles mudam na central ou no armário aqui da cidade ? Tem algo haver com a troca dos cabos externos ?
 
Alguém? :fuuu:
Seu problema parece ser o mesmo do @xitzmejunior, é provável que o servidor RADIUS esteja configurado pra liberar menos banda que o contratado, vc esta recebendo ~20% do contratado.

Envia uma reclamação pelo site da anatel detalhando o problema, para que um técnico da sua cidade veja e informe à gerencia pra tratarem a falha, se for falta de banda pode levar meses pra revolverem:fuuu:.

Sua linha esta a uns 4km de distancia da central, mas seu par é bom e o snr ta ótimo pra 2mb, na teoria a linha suporta até 5mb, mas como ta com esse problema nem compensa o upgrade.
 
Última edição:
Seu problema parece ser o mesmo do @xitzmejunior, é provável que o servidor RADIUS esteja configurado pra liberar menos banda que o contratado, vc esta recebendo ~20% do contratado.

Envia uma reclamação pelo site da anatel detalhando o problema, para que um técnico da sua cidade veja e informe à gerencia pra tratarem a falha, se for falta de banda pode levar meses pra revolverem:fuuu:.

Sua linha esta a uns 4km de distancia da central, mas seu par é bom e o snr ta ótimo pra 2mb, na teoria a linha suporta até 5mb, mas como ta com esse problema nem compensa o upgrade.
É o mesmo problema aqui... Ele tá limitado a 600k que nem eu.
Tenho um vídeo também, veja:
https://www.youtube.com/watch?v=4nXl617Ksa8
Até hoje não consegui fazer a Oi consertar, pense numa dificuldade.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo