[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

eu pensava que iria acabar esse negócio de porta para aumentar velocidade na fibra. Pensei que isso era passado do cobre.
 
eu pensava que iria acabar esse negócio de porta para aumentar velocidade na fibra. Pensei que isso era passado do cobre.

Somos dois, mas aqui deu certo o upgrade pra 400MB, mas se é assim, pode ser que muitas pessoas não consigam migrar ou até mesmo no futuro por 500MB ou 1GB.

Se alguém puder explicar essa questão de porta na Fibra, agradeço.
 
eu pensava que iria acabar esse negócio de porta para aumentar velocidade na fibra. Pensei que isso era passado do cobre.

Mas isso faz parte do script padrão pra dar uma justificativa ao cliente sem entrar em detalhes técnicos.

Todo atendente da Oi que não sabe bem o que está acontecendo joga logo que "não tem porta".
 
eu pensava que iria acabar esse negócio de porta para aumentar velocidade na fibra. Pensei que isso era passado do cobre.
no cobre a questão era ter porta livre e sua distancia ate ela =p

na fibra e no coaxial(a rede hfc da net) a questão é numero de pessoas compartilhando a mesma estrutura.
e essa de porta é mais fácil da essa resposta, pq a grande maioria da população já foi "treinada" na era do cobre do "não tem porta disponível"

simples assim =p
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Somos dois, mas aqui deu certo o upgrade pra 400MB, mas se é assim, pode ser que muitas pessoas não consigam migrar ou até mesmo no futuro por 500MB ou 1GB.

Se alguém puder explicar essa questão de porta na Fibra, agradeço.
não é que exista porta na fibra, é se tem capacidade no GPON usado.

1 porta gpon na olt tem 2,5Gb down e 1,2Gb up compartilhados com todos conectados na mesma porta, a tecnologia permite que em uma mesma porta seja conectados ATE 128 clientes, mas normalmente as operadoras colocam 64 clientes por porta.

ae é questão matemática, já tem um tempo que postei aqui no tópico da oi falando um dos motivos dela não arriscar liberar o plano de 1Gb, é justamente por conta desse compartilhamento de capacidade e quantidade de clientes e regulamentação de qualidade da anatel.

é só dar o azar de uma serie bombar no netflix pra ter o problema de gargalo na porta da olt, ou ter uma duzia de heavy user na mesma porta pra derrubar todo mundo compartilhando a mesma porta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

quem não conseguir o plano mais altos, vai ter que esperar o coleguinha vizinho cancelar o plano ou dar downgrade de velocidade, ou esperar a oi migrar alguém pra outra porta da olt que esteja mais folgada, ou literalmente sentar e esperar reduzirem o numero de clientes na splitagem de 1:64 pra um 1:32(ou menor) :haha:
 
Última edição:
Essa turma da Oi tá com sangue nos olhos mesmo hein?
Desde o final da semana passada já me ligaram pelo menos 8 vezes pra empurrar Fibra, falo que não quero e no dia seguinte ligam de novo :gente:

Realmente, lá em casa é a mesma coisa. A questão é que eu quero, mas quando vão dar prosseguimento à contratação alegam que não há disponibilidade de fibra em meu endereço. Ligam pra quê então? Deve ser algum teste de paciência. :nooo:
 
Realmente, lá em casa é a mesma coisa. A questão é que eu quero, mas quando vão dar prosseguimento à contratação alegam que não há disponibilidade de fibra em meu endereço. Ligam pra quê então? Deve ser algum teste de paciência. :nooo:
ou fizeram isso com migo de janeiro ate abril, 1 ligação por semana :haha:

eu falando, eu quero assinar pra ontem mas não tem fibra aqui no predio ainda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
deixaram registrado la pra assim que liberarem a fibra no meu quarteirão e fizerem adequação predial me ligarem, só depois disso pararam de ligar.
 
vai demorar mais que o prazo pra "liberarem" o upgrade pra todos que seria amanhã hehehe.

No meu caso a primeira vez fizeram o pedido mas negaram, disseram q deu erro e o erro era pq n tava liberado ainda na segunda vez que liguei, mas mesmo assim a atendente fez novamente o pedido e disse q ia colocar prioridade, no outro dia liberaram a velocidade.
Mas não faz sentido algum essa alegação deles, tendo em vista que muita gente já migrou, inclusive com horas ou minutos depois de desligar o telefone. Se liberou pra 1, o sistema já está funcionando e para todos.
 
Mais uma ligação da Oi mesmo ainda não tendo disponibilidade aqui na minha rua, pelo que a atendente comentou é uma das últimas ruas do bairro que ainda não foi cabeada.

A boa notícia é que o plano de 400/200mb está disponível na cidade, R$149,90 com fixo ilimitado.
 
no cobre a questão era ter porta livre e sua distancia ate ela =p

na fibra e no coaxial(a rede hfc da net) a questão é numero de pessoas compartilhando a mesma estrutura.
e essa de porta é mais fácil da essa resposta, pq a grande maioria da população já foi "treinada" na era do cobre do "não tem porta disponível"

simples assim =p
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


não é que exista porta na fibra, é se tem capacidade no GPON usado.

1 porta gpon na olt tem 2,5Gb down e 1,2Gb up compartilhados com todos conectados na mesma porta, a tecnologia permite que em uma mesma porta seja conectados ATE 128 clientes, mas normalmente as operadoras colocam 64 clientes por porta.

ae é questão matemática, já tem um tempo que postei aqui no tópico da oi falando um dos motivos dela não arriscar liberar o plano de 1Gb, é justamente por conta desse compartilhamento de capacidade e quantidade de clientes e regulamentação de qualidade da anatel.

é só dar o azar de uma serie bombar no netflix pra ter o problema de gargalo na porta da olt, ou ter uma duzia de heavy user na mesma porta pra derrubar todo mundo compartilhando a mesma porta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

quem não conseguir o plano mais altos, vai ter que esperar o coleguinha vizinho cancelar o plano ou dar downgrade de velocidade, ou esperar a oi migrar alguém pra outra porta da olt que esteja mais folgada, ou literalmente sentar e esperar reduzirem o numero de clientes na splitagem de 1:64 pra um 1:32(ou menor) :haha:
1 gb só quando migrarem as olt para xgpon ou até xgspon, xgspon chega a 40gb simétricos por porta e splittagem de até 256 assinantes
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal,
A Oi tem retomado a expansão da Fibra da cidade de vocês ?
Valeu !
aqui em blumenau sc apenas a OI, a vivo trouxe fibra para alguns bairros, acho que uns 40% da cidade mas ja fazi 1 ano que nao esta expandindo ou esta expandindo e nao fiquei sabendo
 
1 gb só quando migrarem as olt para xgpon ou até xgspon, xgspon chega a 40gb simétricos por porta e splittagem de até 256 assinantes

sim, só quando implementarem o xgpon ou xgspon, mas não confunda essa velocidade toda ae não.
xgpon(itu-t g.987) é 10Gb down e 2,5Gb up, o xgspon(itu-t g9807) é 10Gb simétrico.

e a splitagem vai aumentar sim, só quero operadora que já lançou rede em gpon duvido que vai esticar a splitagem atual pois vai ser retro compatível com gpon na mesma fibra e o gpon tem seus limites tb.

uma outra coisa a se pensar tb, no lado da olt as placas gpon hj tu encontra 16 portas por placa fácil, as placas combo gpon + xgpon tu encontra 8 portas por placa.
se pegar esse vídeo aqui que a oi invitou o manual do mundo pra fazer marketing:

a cara da olt que mostraram tem justamente 16 portas, pra passar isso ae pra xgpon(se é que o chassi suporta isso) vai ter que colocar outra olt idêntica pra manter o mesmo numero de portas.

os 40Gb em redes pon ate aonde sei ainda não foi padronizado pela itu-t e nem pela ieee(a que padroniza redes epon).
 
Última edição:
sim, só quando implementarem o xgpon ou xgspon, mas não confunda essa velocidade toda ae não.
xgpon(itu-t g.987) é 10Gb down e 2,5Gb up, o xgspon(itu-t g9807) é 10Gb simétrico.

e a splitagem vai aumentar sim, só quero operadora que já lançou rede em gpon duvido que vai esticar a splitagem atual pois vai ser retro compatível com gpon na mesma fibra e o gpon tem seus limites tb.

uma outra coisa a se pensar tb, no lado da olt as placas gpon hj tu encontra 16 portas por placa fácil, as placas combo gpon + xgpon tu encontra 8 portas por placa.
se pegar esse vídeo aqui que a oi invitou o manual do mundo pra fazer marketing:

a cara da olt que mostraram tem justamente 16 portas, pra passar isso ae pra xgpon(se é que o chassi suporta isso) vai ter que colocar outra olt idêntica pra manter o mesmo numero de portas.

os 40Gb em redes pon ate aonde sei ainda não foi padronizado pela itu-t e nem pela ieee(a que padroniza redes epon).


Na italia e em portugal eles vendem 1Gb no GPONzao da vida mesmo... Mas nao sei quantos clientes colocam por porta OLT...

Falando sobre "splitagem", pode-se fazer TODAS splitagens perto da OLT, ou seja, cada CTO acaba recebendo uma fibra "dedicada"? Ou isso caga com o rx/tx? Se sim, tomara q as operadoras grandes fizeram isso, pois assim fica facil fazer a "quebra de OLT" :) e muito mais rapido e barato pois nao precisa mexer em nenhuma fibra da rede externa. Nesse video ai o cara esta com um cabo com BASTANTE fibra, o que me faz pensar que a OI tem uma fibra dedicada para cada CTO.

Pergunto isso pois ja vi videos de operadoras pequenas fazendo splitagem na propria CTO.
 
Na italia e em portugal eles vendem 1Gb no GPONzao da vida mesmo... Mas nao sei quantos clientes colocam por porta OLT...

Falando sobre "splitagem", pode-se fazer TODAS splitagens perto da OLT, ou seja, cada CTO acaba recebendo uma fibra "dedicada"? Ou isso caga com o rx/tx? Se sim, tomara q as operadoras grandes fizeram isso, pois assim fica facil fazer a "quebra de OLT" :) e muito mais rapido e barato pois nao precisa mexer em nenhuma fibra da rede externa. Nesse video ai o cara esta com um cabo com BASTANTE fibra, o que me faz pensar que a OI tem uma fibra dedicada para cada CTO.

Pergunto isso pois ja vi videos de operadoras pequenas fazendo splitagem na propria CTO.

sobre a splitagem da pra fazer sim, mas ae é total planejamento da operadora.
mas se parar pra pensar bem não faz muito sentido splitar tudo dentro da central e mandar fibra dedicada pra cada cto, o custo sai mais caro pq tu tem que ter mais fibra pra percorrer grandes distancias.

o que deve rolar na rede da oi(isso supondo de ver as caixas da oi no poste) é sai um cabão da central, e na rua tem algumas caixas de emenda, nelas que devem fazer a splitagem "nível 1"(dividir 1 fibra em 2 ou mais pra alimentar os ctos) e depois dessa primeira splitagem fazem dentro da própria cto pq tem varias aqui em BH que o cabo entra na cto e sai dela e vai direto pra outra cto(agora se é 1 fibra que passa ali dentro ou varias, só com visão raio-x pra saber kkkk).
foda que não tem como saber, pq no proprio video que eu postei tem literalmente uma PAREDE de DIO pra terminação de fibra, num da pra ter a mínima noção do que se passa ali dentro, se é só terminação da fibra pra colocar uma mais flexível pra só ligar na olt ou se dentro deles tem algum tipo de splitagem tb.

e essa de operadora pequena fazer splitagem na cto é o que mais tem, inclusive umas ctos da era GVT aqui no bairro seguem o mesmo estilo que a oi ta usando agora, sempre tem uma caixa de emenda por perto(pra atender os prédios) e a fibra que entra no cto do poste vai direto pra outra cto de poste tb.

ou por falar nisso, como que é questão de regulamentação de qualidade da internet ae na Itália? ta tipo os 40% instantâneo e 80% media da anatel fora as questões de latência, se é que tem alguma regulamentação nesse nível ne xD
 
Última edição:
@Danesh_italiano @dudu1505

Acho que estes dois vídeos devem ter alguma informação importante, dá uma olhada: (Esse cara trabalha na Oi - Técnico de Fibra)






então, essa caixa ae que foi montada a fibra que ele usou morreu dentro da cto, e o resto dessa fibra ficou perdido dentro do cabo no percorrer restante do percurso(inclusive é um cabo de 36fo).

pior ainda é que tem espaço dentro dessa cto da corning pra colocar os spliters 1:2 pra não perder essa fibra no restante do cabo.

é foda, da pra cravar nada de como é feita a splitagem da rede da operado, tem que ter literalmente o projeto de engenharia em mão pra falar como fizeram.
mas ae já é querer d+ de documento interno privado de uma operado kkkkkkkkkk
 
Última edição:
Aqui tá pegando Telecine Play via conta Minha Oi, de mais alguém pegando também?
Eu só tinha testado no GloboSat Play e tinha pegado kkk
Sou assinante so da fibra
 
Última edição:
Essa estratégia de expansão rápida e preços baixos da Oi Fibra logo deve começar a refletir nos números da operadora. Passei há pouco em algumas ruas aqui próximo de casa (divisa dos bairros São João Batista e Venda Nova, Belo Horizonte) onde há cobertura tanto da Oi Fibra quanto da Vivo Fibra. A Vivo chegou neste local há pelo menos 3 anos e as CTOs seguem relativamente vazias, com 2, 3 ou 4 clientes, já a Oi que fibrou o local há cerca de 3 ou 4 meses já está com algumas CTOs praticamente lotadas.

Resumo da ópera: os altos preços praticados pela VIVO só roubam os ex-clientes heavy user da Claro ou da OI metálica, mas os preços da Oi Fibra parecem conquistar todos os tipos de ex-clientes da Claro ou da Vivo.
 
Aqui foi Glosatplay, Telecine e HBO (não testei os outros). Se somar o preço dos 2 últimos dá metade do plano.


Pra quem está na mesma situação, responda se é cliente antigo/novo e qual velocidade foi contratada (100/200/400), se tem PÓS ou TV (sem HBO e Telecine).

Eu: cliente junho /2020, fibra 400, pós 100GB, sem TV. (Combo Conectado)

Eu: funcionando Globo Sat Play, Telecine Play, e não testei HBO Go/Play
Assinante Fibra 200 mb sem TV desde março 2020 (combo padrão lá que vem fixo e fibra)

Eu realmente espero que seja BUG, porque se eles quiserem cobrar lascou....
 
Aqui tá pegando Telecine Play via conta Minha Oi, de mais alguém pegando também?
Eu só tinha testado no GloboSat Play e tinha pegado kkk
Sou assinante so da fibra
Tenho fibra a mais de 2 anos e sempre funcionou. Inclusive tem acesso total ao Premiere
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo