[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Gente, tenho que fazer essa pergunta pois a fibra ainda não é realidade na minha rua. Alguém sabe qual distância máxima que pode puxar um cabo de par metalico da caixa do poste até a casa, para conexões ADSL ou VDSL ?
 
pode splitar sim, a quantidade de cliente por porta não muda o fato de que da pra splitar o cabo.
se foce assim tu não poderia splitar antes o cabo do mesmo jeito e voltaria pra mentalidade do cabo metálico.

questão de sinal é o que falei, se chegar -18 de sinal, dependendo da qualidade do spliter que for utilizado vc vai ter no final -20 de sinal o que ainda é excelente.

e o numero máximo de clientes por porta gpon é 128, o que limita a 64 é projeto da operadora.

e outra, o sinal de tv vc realmente sabe se a oi usa 1550nm? tanto a vivo quanto a claro estão usando a capacidade de dados para o serviço de tv e não os 1550nm, e ate hj des que lançou o serviço da oi em escala massiva ninguém aqui conseguiu falar se eles utilizam a lambida dedicada a tv, no caso deles não utilizarem tanto faz tanto fez.

e o pior de tudo, tu pegou o bonde do problema do cara andando, antes mesmo de eu sugerir que ele mesmo compre o spliter e de pro técnico, o PROPRIO pessoal da oi falou que iria cortar o cabo dele e colocar um spliter nele a 1 mês atrás.................
só não colocaram pq eu e alguns membros aqui falaram, instalaram cabo individual pra vc, não aceite isso. e não é por questões técnicas e sim por terem feito instalação individual.
simplificando, o próprio pessoal da oi esta splitando o cabo drop quando querem, não a motivos técnicos que impeça isso, tanto é que se tivesse teríamos que voltar no inicio de tudo e reinventar como funciona redes PON, pq não faz sentido nem um esse teu papo de não poder splitar.

e sim, a ONU tem power miter interno, não é apenas calculo de potencia que é mostrado ali. tanto é que todos os módulos óticos e não apenas os de rede pon tem power miter pq é necessário ter a informação precisa pra poder fechar o link ótico do que quer que seja.
e digo mais uma nessa questão do power miter, deixa vc ter o prazer de um dia ter problema na sua fibra igual tive no provedor local que uso la na roça, sinal foi a -32dbm tanto na onu quando no power miter e uma coisa que quem usa oi não vai ter como ver é os logs do sistema da onu igual eu consigo com FW desbloqueado que tenho la, com -32dbm a onu ainda tenta conectar mas o sinal que sai dela não chega de forma alguma na olt.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



a esse pessoal que pego o bonde andando :haha:

o próprio pessoal da oi a 1 mês atrás queria cortar o drop dele pra colocar um spliter pra passar o cabo pra sindica tb :haha::haha::haha::haha:

Cara, pode até splitar esse drop mas esse drop deve vir do spliter de primeiro nível (como falei, vai depender de como é o projeto), se não vier, vai ficar uma merda a porta PON e pra todos que estiverem na porta.

Te recomendo que vc veja esses videos abaixo e tbm aprenda como funciona esse tipo de tecnologia, da uma olhada nesse canal aqui;
Por onde vem a internet da OI?
64 ou 128 por Porta PON? Qual melhor topologia para sua rede FTTH? Part. Ronaldo Couto
64 ou 128 por porta? Qual o melhor para o meu projeto FTTH?
64 ou 128? Quantos clientes posso colocar na porta PON?

Eu trabalho em provedor com serviço triple-play (TV,telefone e internet) e a TV não funciona com a porta para 128 clientes.
 
Última edição:
Gente, tenho que fazer essa pergunta pois a fibra ainda não é realidade na minha rua. Alguém sabe qual distância máxima que pode puxar um cabo de par metalico da caixa do poste até a casa, para conexões ADSL ou VDSL ?

O importante é a distância até o DSLAN.

Neste tópico tem bastante informação:
 
O importante é a distância até o DSLAN.

Neste tópico tem bastante informação:
Distância até o DSLAN seria 750m, mas eu digo o poste pois a distancia do poste até minha casa é 140m, uns 5 postes antes.
 
A Oi está certa em limitar 64 clientes por porta, pois está vendendo planos de até 400 Mb.
Quanto mais clientes por porta, maiores as chances de usar a banda toda da porta em horários de pico.
Basta alguns hard users numa porta dessas e já era.
E outra: você acha realmente que um simples técnico de campo pode peitar o projeto da operadora?
Se fizer isso, demitem ele e arranjam outro que siga o projeto.
e a limitação é de 64 clientes ativos, nada impede de ter 1000 saidas de pon na fibra.

poder não pode, mas que o relato do nosso amigo ae eles estão fazendo exatamente isso.
modo full preguiça, passando cabo drop e colocando spliter dentro do prédio.

agora não vou fazer juízo de valor se isso esta correto ou não, e se o cara esta fazendo isso o mesmo que segure a bronca pois com a empresa que contrata ele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, pode até splitar esse drop mas esse drop deve vir do spliter de primeiro nível (como falei, vai depender de como é o projeto), se não vier, vai ficar uma merda a porta PON e pra todos que estiverem na porta.

Te recomendo que vc veja esses videos abaixo e tbm aprenda como funciona esse tipo de tecnologia, da uma olhada nesse canal aqui;
Por onde vem a internet da OI?
64 ou 128 por Porta PON? Qual melhor topologia para sua rede FTTH? Part. Ronaldo Couto
64 ou 128 por porta? Qual o melhor para o meu projeto FTTH?
64 ou 128? Quantos clientes posso colocar na porta PON?

Eu trabalho em provedor com serviço triple-play (TV,telefone e internet) e a TV não funciona com a porta para 128 clientes.

ae que esta, vc trabalha num serviço de outra empresa mas vc tem conhecimento do que a oi faz na rede dela?

ate o momento ninguém sabe se ela esta utilizando a lambida dedicada para video ou não(pelo menos ninguém de quem consultei e ate aqui no forum não soube responder), se não utilizarem tanto faz tanto fez a quantidade de clientes na porta, o que vai limitar é a tecnologia que é 128 clientes por porta e projeto.

questão de poder splitar ou não o drop, tb concordo que tem que vir de spliter principal da rua mas os próprios técnicos da empresa que atenderam o colega já meterão o loco pra splitar o cabo drop dele de inicio.
se os técnicos da empresa estão fazendo isso, ou é pq eles estão com culhoes pra segurar a bronca depois ou a empresa esta permitindo fazer o mesmo.

ae entra no caso, eu não tenho info privilegiadas a oi pra confirmar se isso pode ou não, mas se o tecnico de campo da empresa esta sugerindo e queria fazer só pode ser 1 das duas opções a cima.

a e prazer, tb sou da area =p
 
Última edição:
Gente, tenho que fazer essa pergunta pois a fibra ainda não é realidade na minha rua. Alguém sabe qual distância máxima que pode puxar um cabo de par metalico da caixa do poste até a casa, para conexões ADSL ou VDSL ?
Cara, para conexões em par metálico varia muito, pois o sinal se degrada muito fácil com a distância.
Tipo, se você estiver a 100 m da caixa TAR mais próxima, essa pode ser a distância que te derruba da viabilidade de um plano VDSL para um ADSL de 10 Mb (ou mesmo 5).
Na GVT eu lembro que eles conseguiam puxar as vezes 300 m de fio de cobre para atender um cliente com 10 ou 15 Mb e funcionava bem, com boa atenuação e SNR aceitável, mas na rede degradada de cobre da Oi é loteria. Nem me arrisco a dizer a distância.
Se duvidar, nem a própria Oi sabe.
 
e a limitação é de 64 clientes ativos, nada impede de ter 1000 saidas de pon na fibra.

poder não pode, mas que o relato do nosso amigo ae eles estão fazendo exatamente isso.
modo full preguiça, passando cabo drop e colocando spliter dentro do prédio.

agora não vou fazer juízo de valor se isso esta correto ou não, e se o cara esta fazendo isso o mesmo que segure a bronca pois com a empresa que contrata ele.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



ae que esta, vc trabalha num serviço de outra empresa mas vc tem conhecimento do que a oi faz na rede dela?

ate o momento ninguém sabe se ela esta utilizando a lambida dedicada para video ou não(pelo menos ninguém de quem consultei e ate aqui no forum não soube responder), se não utilizarem tanto faz tanto fez a quantidade de clientes na porta, o que vai limitar é a tecnologia que é 128 clientes por porta e projeto.

questão de poder splitar ou não o drop, tb concordo que tem que vir de spliter principal da rua mas os próprios técnicos da empresa que atenderam o colega já meterão o loco pra splitar o cabo drop dele de inicio.
se os técnicos da empresa estão fazendo isso, ou é pq eles estão com culhoes pra segurar a bronca depois ou a empresa esta permitindo fazer o mesmo.

ae entra no caso, eu não tenho info privilegiadas a oi pra confirmar se isso pode ou não, mas se o tecnico de campo da empresa esta sugerindo e queria fazer só pode ser 1 das duas opções a cima.

a e prazer, tb sou da area =p
Da uma olhada nesse vídeo aqui (e do post anterior tbm), pois parece que vc não entende muito bem sobre essa tecnologia.
 
Última edição:
Boa noite, pessoal! Oi Fibra + Oi TV + fixo instalados hoje. Tudo funcionando perfeitamente. :mdr2:
400/200 em todos os testes de velocidade possíveis e imagináveis.

Mas só tem um "problema". O Twitter simplesmente não carrega em hipótese nenhuma no computador (testei em mais de um) enquanto no celular funciona normal. Mas basta eu ativar o NordVPN e voilà... o Twitter volta a carregar normalmente. :shrug: Alguém me dá um caminho sobre o que fazer? O que pode causar algo assim?

Agora um pouco de historinha. Depois de anos sendo cliente Oi (que lá no início era Telemar), tive Velox 300 kbps, 600 kbps, 1 mega, 5 mega e 20 mega. Depois que uma empresa de fibra local surgiu, eu assinei 200 mega e depois 400 mega. Mas essa operadora regional tem clientes demais e banda de menos. Fibraram a cidade inteira, encheram as portas de clientes e a rede parece não suportar. Nos horários de pico (19h - 00h) ela aplica um traffic shapping descarado e dia sim, dia não, tem alguma queda que dura alguns minutos, além de usar o questionável CGNAT.

No mais, parece que a Oi realmente está empenhada em conquistar a credibilidade e a confiança dos clientes. O atendimento foi impecável até agora. Ah, o técnico me disse que na minha cidade estão migrando todos os clientes do par metálico para fibra, pois a intenção é desativar de vez a rede de cobre.
 
Última edição:
Boa noite, pessoal! Oi Fibra + Oi TV + fixo instalados hoje. Tudo funcionando perfeitamente. :mdr2:
400/200 em todos os testes de velocidade possíveis e imagináveis.

Mas só tem um "problema". O Twitter simplesmente não carrega em hipótese nenhuma no computador (testei em mais de um) enquanto no celular funciona normal. Mas basta eu ativar o NordVPN e voilà... o Twitter volta a carregar normalmente. :shrug: Alguém me dá um caminho sobre o que fazer? O que pode causar algo assim?

Agora um pouco de historinha. Depois de anos sendo cliente Oi (que lá no início era Telemar), tive Velox 300 kbps, 600 kbps, 1 mega, 5 mega e 20 mega. Depois que uma empresa de fibra local surgiu, eu assinei 200 mega e depois 400 mega. Mas essa operadora regional tem clientes demais e banda de menos. Fibraram a cidade inteira, encheram as portas de clientes e a rede parece não suportar. Nos horários de pico (19h - 00h) ela aplica um traffic shapping descarado e dia sim, dia não, tem alguma queda que dura alguns minutos, além de usar o questionável CGNAT.

No mais, parece que a Oi realmente está empenhada em conquistar a credibilidade e a confiança dos clientes. O atendimento foi impecável até agora. Ah, o técnico me disse que na minha cidade estão migrando todos os clientes do par metálico para fibra, pois a intenção é desativar de vez a rede de cobre.
Oi, qual tua cidade?
 
O Dudu tá meio pistola hoje... kkkkkk
to não cara :haha:
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Da uma olhada nesse vídeo aqui (e do post anterior tbm), pois parece que vc não entende muito bem sobre essa tecnologia.
entendo da tecnologia sim, se não não teria feito trabalhos com ela já =p

enfim, como falei a tecnologia permite não a impedimentos por parte dela.
agora cabe saber se a oi como empresa esta permitindo ou não fazer tais coisas e partindo do pressuposto que os técnicos da empresa estão fazendo como que eu posso dizer pra não fazerem isso? mesmo não concordando com splitagem de cabo drop.
 
Minha Rua, Não é gigante no Site da Oi mostrar que tem, Fibra nela mais não tá disponível pro número da minha Casa, Gente até quantos M da CTO a Oi costuma atender ???
 
Galera vcs sabem me responder de quanto em quanto tempo o IP Publico muda na oi?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Minha Rua, Não é gigante no Site da Oi mostrar que tem, Fibra nela mais não tá disponível pro número da minha Casa, Gente até quantos M da CTO a Oi costuma atender ???
Posso garantir q ate 200 Metros a oi instala tranquilo.
 
Desde o dia 2 de junho quando fiz a migração, tentaram resolver com troca de fibra, Ont e nada. entrei no portal consumidor e eles cancelaram o contrato e fizeram uma nova instalação já com os 400 megas. nas duas primeiras semanas tava 390-400. Depois voltou a oscilar igual ao contrato antigo.
Aqui veio o quinto técnico hj, falei até com um cara que diz ser do suporte superior, mas pelo visto é nível 1 tb, só que fica na central. Eles tentou resolver, mas não conseguiu. Chegou a bater 400 a pulso e nunca estabilizou nesta velocidade, pois fiz testes de downloads direto e nada, oscilava demais. O cara ainda tentou me convencer de que estava certo, mas eu insisti que não estava e mostrei até testes feitos por outros usuários no youtube e daqui mesmo deste tópico. Disseram que passaram para outro setor. Eu só acredito vendo. Quero nem saber. Vou exigir a velocidade contratada, exatamente como os demais consumidores estão recebendo. Nem 1 mega a menos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cabo, mas o 5ghz, se o sinal estiver bom o suficiente tbm alcança isso.
Próximo ao INSS.
Pois é, deveria ser assim com todos os clientes. Tenho um primo ai na tua cidade que migrou e tá passando pelo mesmo muído que eu. Não chega os 400 mega nem fudendo. Ele já está aperreado pq não é da área e não sabe argumentar com os técnicos. O meu ainda estão tentando resolver. Eu só vou descansar quando ficar mais ou menos no nível do teu. Teu celular é qual? Só por curiosidade pq eles tb argumentaram que depende do aparelho e a gente sabe que não é já que teve rede 5ghz tem pegar.
 
Última edição:
Tive o mesmo problema com o Twitter. Parece que é algum problema com o DNS da Oi, portanto você tem que trocar o DNS para outro, tipo: Google, Cloudflare etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite, pessoal! Oi Fibra + Oi TV + fixo instalados hoje. Tudo funcionando perfeitamente. :mdr2:
400/200 em todos os testes de velocidade possíveis e imagináveis.

Mas só tem um "problema". O Twitter simplesmente não carrega em hipótese nenhuma no computador (testei em mais de um) enquanto no celular funciona normal. Mas basta eu ativar o NordVPN e voilà... o Twitter volta a carregar normalmente. :shrug: Alguém me dá um caminho sobre o que fazer? O que pode causar algo assim?

Agora um pouco de historinha. Depois de anos sendo cliente Oi (que lá no início era Telemar), tive Velox 300 kbps, 600 kbps, 1 mega, 5 mega e 20 mega. Depois que uma empresa de fibra local surgiu, eu assinei 200 mega e depois 400 mega. Mas essa operadora regional tem clientes demais e banda de menos. Fibraram a cidade inteira, encheram as portas de clientes e a rede parece não suportar. Nos horários de pico (19h - 00h) ela aplica um traffic shapping descarado e dia sim, dia não, tem alguma queda que dura alguns minutos, além de usar o questionável CGNAT.

No mais, parece que a Oi realmente está empenhada em conquistar a credibilidade e a confiança dos clientes. O atendimento foi impecável até agora. Ah, o técnico me disse que na minha cidade estão migrando todos os clientes do par metálico para fibra, pois a intenção é desativar de vez a rede de cobre.

Tive o mesmo problema com o Twitter. Parece que é algum problema com o DNS da Oi, portanto você tem que trocar o DNS para outro, tipo: Google, Cloudflare etc.
 
Fiz a duas semanas a contratação do serviço da Oi fibra.
Seguem minhas impressões iniciais:
-Instalação foi bem feita. Os técnicos de campo parecem relativamente bem capacitados. Não vão conseguir resolver problemas internos/mais complexos que não estão no alcance deles, mas são bem prestativos e educados.
-Velocidade (200/60) vem de acordo.
-Bem estável até o momento. Não notei quedas ou oscilações de velocidade nesse meio tempo.
-Rotas nacionais estão ok. Porém se depender de rotas internacionais, aí tive problemas (perdas de pacotes dentro do CGNat interno deles). Algumas trocas de e-mail e reclamações via ouvidoria/Anatel/Consumidor.gov.br e duas visitas técnicas depois, me deram o prazo de hoje resolver isso. Veremos.

No geral, fora a parte do atendimento (se não resolver via 10631, a solução é ouvidoria/Anatel/Consumidor.gov.br), é bom.

Complementando que esqueci:
-Eles não utilizam CGNat na ponta externa. Tenho um IPv4 público normal. É só na rede interna deles.
-Não tive problemas para fazer abertura de porta e port forwarding.
-A ONT deles (Huawei) não permite trocar DNS. Não sei se tem como fazer isso, então fiz a troca pelo computador mesmo.
 
Última edição:
pode splitar sim, a quantidade de cliente por porta não muda o fato de que da pra splitar o cabo.
se foce assim tu não poderia splitar antes o cabo do mesmo jeito e voltaria pra mentalidade do cabo metálico.

questão de sinal é o que falei, se chegar -18 de sinal, dependendo da qualidade do spliter que for utilizado vc vai ter no final -20 de sinal o que ainda é excelente.

e o numero máximo de clientes por porta gpon é 128, o que limita a 64 é projeto da operadora.

e outra, o sinal de tv vc realmente sabe se a oi usa 1550nm? tanto a vivo quanto a claro estão usando a capacidade de dados para o serviço de tv e não os 1550nm, e ate hj des que lançou o serviço da oi em escala massiva ninguém aqui conseguiu falar se eles utilizam a lambida dedicada a tv, no caso deles não utilizarem tanto faz tanto fez.

O colega acabou de falar o impedimento técnico de fazer essa nova splitagem: um grupo vai ficar com atenuação de rede X e outro com (X+perdas do splitter 1:8). Isso gera um desbalanço significativo de potência na RX da OLT, o que pode causar instabilidade, alto BER etc.

Pelos prints aqui, existe uma VLAN dedicada para o serviço de IPTV, então pressuponho que utiliza os 1490nm junto com internet e telefone.

Das grandes creio que nenhum utilize os 1550nm "TV QAM"
 
Tive o mesmo problema com o Twitter. Parece que é algum problema com o DNS da Oi, portanto você tem que trocar o DNS para outro, tipo: Google, Cloudflare etc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Tive o mesmo problema com o Twitter. Parece que é algum problema com o DNS da Oi, portanto você tem que trocar o DNS para outro, tipo: Google, Cloudflare etc.

É aqui mesmo que altera o DNS?

No site da Cloudflare indica o seguinte:
  • Para IPv4: 1.1.1.1 e 1.0.0.1
  • Para IPv6: 2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::1001
Mas o que eu preencho em "Domain Name"?

109747167_2371233749839941_6509007597871217115_o.jpg
 
É aqui mesmo que altera o DNS?

No site da Cloudflare indica o seguinte:
  • Para IPv4: 1.1.1.1 e 1.0.0.1
  • Para IPv6: 2606:4700:4700::1111 e 2606:4700:4700::1001
Mas o que eu preencho em "Domain Name"?

109747167_2371233749839941_6509007597871217115_o.jpg
Cara, não sei lhe dizer, fiz via Windows mesmo. Meu roteador Nokia não permite mudar o DNS por esta interface
 
Última edição:
Bom Dia Galera!
tem algo aqui explodindo minha cabeça e não acho nada na internet pra me ajudar a resolver.
tenho oi fibra aqui em casa de 200 megas, uso o modem nokia g-240w-c ,
sempre usei ele normalmente e nunca me deu trabalho, mas recentemente uma amiga reclamou q não tava conseguindo baixar nada da PlayStore pelo wifi aqui de casa, apenas pelo 4g do celular, tentei baixar alguns aplicativos pelo e tambem não consegui, os apps apenas estão baixando pelo dados do celular.
já resetei o modem para as configurações de fabrica varias vezes e nada.
já tentei varios metodos e nada.
pelo navegador do celular eu consigo baixar tranquilo, consigo baixar musicas e videos por aplicativos, mas aplicativos ou jogos do playstore eu não consigo,
até fazer as atualizações de aplicativos do play store pelo wifi tambem não consigo
isso acontece em todos os celulares conectados a minha rede wifi
em outros wifi eu consigo baixar normalmente
alguem sabe oque pode ser ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo