[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Depois de uma queda de conexão que durou quase 1 dia todo, acredito que fibra interrompida, voltou a funcionar com IPV6.

Seu modem é o Nokia G-140W-H? Você Éder que cidade?
 
Pessoal que manja do assunto ( porque eu não manjo nada ). Dando uma olhada rápida aqui no fórum, eu percebi que existem 2 modems diferentes que podem ser instalados pela oi, um da nokia e outro da Huawei. Eu estou querendo pedir a instalação aqui em Curitiba, e queria saber se existe alguma coisa que eu deva saber antes de fazer a contratação. Se tem como escolher o modem, etc...
Valeu
Na questão do modem, você não pode fazer nada, se a OLT for Alcatel só vai pegar modem Nokia, se for da Huawei só vai pegar modem da mesma.
 
Eu aposto que 1Gbps sim usarão o XGSPON. Talvez acabem migrando clientes em casos muito específicos.
aquelas caixinhas no poste que é o hub que tecnico faz ligacao ate cliente, vao ter que troca essa caixinha ou permanece a mesma quando migrarem do gpon comum pra XGSPON
 
Eu aposto que 1Gbps sim usarão o XGSPON. Talvez acabem migrando clientes em casos muito específicos.
O Bernardo Winick afirmou que o plano de 1 Gb/s é um produto para GPON e que a rede "está pronta" pra isso.

aquelas caixinhas no poste que é o hub que tecnico faz ligacao ate cliente, vao ter que troca essa caixinha ou permanece a mesma quando migrarem do gpon comum pra XGSPON

Aquilo é só caixa de terminação óptica, não tem a ver se é GPON, XGPON ou XGSPON. O que importa é a OLT (no lado da operadora) e a ONT (do lado do cliente).
 
O Bernardo Winick afirmou que o plano de 1 Gb/s é um produto para GPON e que a rede "está pronta" pra isso.
Aquilo é só caixa de terminação óptica, não tem a ver se é GPON, XGPON ou XGSPON. O que importa é a OLT (no lado da operadora) e a ONT (do lado do cliente).
E pensando bem aguenta msm, ngm usa 1gbps o dia todo.
 
Não sei se cheguei atrasado, mas finalmente a Oi disponibilizou um servidor próprio, em Belo Horizonte, no Speedtest.
:notbad:

10568487875.png
 
Agora tem servidor da Oi no Speedtest em Brasilia, RJ e BH. De slz pra Brasilia 80-88 de ping e pro RJ 57-62 (melhores resultados)
 
Agora tem servidor da Oi no Speedtest em Brasilia, RJ e BH. De slz pra Brasilia 80-88 de ping e pro RJ 57-62 (melhores resultados)
Recife tb tem. Acho que abriram em quase todas as capitais.
 
Mais de 1 ano e meio o quarteirão de cima fibrado e minha rua até agora nada, acho que é uma das únicas ruas que não foi. Literalmente num buraco sem cobertura 😪
 
Boa tarde galera. Alguém sabe como funciona o tramite para disponibilizar fibra ótica em alguma rua/Cep (Autorizações com prefeitura/Investimento)? Na esquina da minha rua tem rede ótica da vivo e uma regional "wlenet" e na rua principal aqui do bairro a menos de 1km tem fibra da Oi/Claro/Vivo/Tim...
 
Boa tarde galera. Alguém sabe como funciona o tramite para disponibilizar fibra ótica em alguma rua/Cep (Autorizações com prefeitura/Investimento)? Na esquina da minha rua tem rede ótica da vivo e uma regional "wlenet" e na rua principal aqui do bairro a menos de 1km tem fibra da Oi/Claro/Vivo/Tim...

Isso é estratégia de cada operadora, a expansão e disponibilização não importando essas burocracias de prefeitura. guardado a 7 chaves
dificilmente alguém tem informação sobre isso.
Infelizmente isso pode acontecer rua par com o serviço e rua impar sem o serviço.
 
Assinou qual? A TIM parece que irá fibrar minha rua.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Cara, seu APP da HBOGO tá normal? Aqui não conecta mais. Fica dando umas mensagens de erro.

O APP que está na minha MiBox, só tem opção agora de Ativar pelo APP que tenho no Celular, ou seja, tenho que ativar o dispositivo toda hora!

Ontem a noite não entrou de jeito nenhum, nem nos celulares nem na MiBox.
Cara o HBO Go tem que ficar fazendo o login de vez em quando mesmo. Nem podemos reclamar kkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

também falaram sobre um no Pará
Nenhum servidor ainda em Belém
 
Boa tarde galera. Alguém sabe como funciona o tramite para disponibilizar fibra ótica em alguma rua/Cep (Autorizações com prefeitura/Investimento)? Na esquina da minha rua tem rede ótica da vivo e uma regional "wlenet" e na rua principal aqui do bairro a menos de 1km tem fibra da Oi/Claro/Vivo/Tim...
Prefeitura raramente interfere nisso. Vc precisa solicitar pra empresa privada que presta o serviço. Se não tem cobertura é pq ela não tem interesse comercial.
 
Pensando a longo prazo, ano que vem quando a Oi lançar o plano de 1Gbps (1000Mb/s) será que vão usar os mesmos aparelhos Nokia e Huaweii atuais com portas 1Gbps? Pois esse tipo de porta na prática só alcança "apenas" uns 930~950Mb/s (tipo quando chegou no BR o primeiro plano de 100Mb/s e a maioria das redes onboard da época eram fast ethernet 10/100 e as pessoas pegavam 92~94Mb dos 100 contratados).... Seria interessante uma ONU da Nokia ou da Huaweii mesmo com 4 portas LAN 2,5Gbps pois esse tipo de LAN está começando a aparecer nas placas mães mais modernas... a rede gigabit silenciosamente está ficando para as placas mais básicas e as placas mãe mais caras já estão vindo com 2,5Gbps padrão, acho q as ONUs da Oi tinham que ter portas 2,5Gbps pelo menos para os futuros assinantes de 1Gbps...
 
Pensando a longo prazo, ano que vem quando a Oi lançar o plano de 1Gbps (1000Mb/s) será que vão usar os mesmos aparelhos Nokia e Huaweii atuais com portas 1Gbps? Pois esse tipo de porta na prática só alcança "apenas" uns 930~950Mb/s (tipo quando chegou no BR o primeiro plano de 100Mb/s e a maioria das redes onboard da época eram fast ethernet 10/100 e as pessoas pegavam 92~94Mb dos 100 contratados).... Seria interessante uma ONU da Nokia ou da Huaweii mesmo com 4 portas LAN 2,5Gbps pois esse tipo de LAN está começando a aparecer nas placas mães mais modernas... a rede gigabit silenciosamente está ficando para as placas mais básicas e as placas mãe mais caras já estão vindo com 2,5Gbps padrão, acho q as ONUs da Oi tinham que ter portas 2,5Gbps pelo menos para os futuros assinantes de 1Gbps...
vão usar a mesma onu.

padrão 2,5Gb esta em inicio de adoção, mesmo que coloquem onu com esse tipo de porta o cliente vai ter que ou comprar um adaptador que suporte ou usar a 1Gb, que da na mesma.

sem falar, vai dar pra extrair do mesmo jeito os 1Gb da conexão, só usar 2 portas lan no mesmo pc e fazer load balance no modo alb ou 1 porta lan no pc capando lá nos 950Mb e o resto tu puxa pra outro pc por outra porta lan ou pelo wireless da onu.
 
Pensando a longo prazo, ano que vem quando a Oi lançar o plano de 1Gbps (1000Mb/s) será que vão usar os mesmos aparelhos Nokia e Huaweii atuais com portas 1Gbps? Pois esse tipo de porta na prática só alcança "apenas" uns 930~950Mb/s (tipo quando chegou no BR o primeiro plano de 100Mb/s e a maioria das redes onboard da época eram fast ethernet 10/100 e as pessoas pegavam 92~94Mb dos 100 contratados).... Seria interessante uma ONU da Nokia ou da Huaweii mesmo com 4 portas LAN 2,5Gbps pois esse tipo de LAN está começando a aparecer nas placas mães mais modernas... a rede gigabit silenciosamente está ficando para as placas mais básicas e as placas mãe mais caras já estão vindo com 2,5Gbps padrão, acho q as ONUs da Oi tinham que ter portas 2,5Gbps pelo menos para os futuros assinantes de 1Gbps...

Po mas se o cara assina 1GB e recebe uns 930~950Mb/s ja está ótimo.
Quem vai conseguir bater a OI nesses moldes.
 
Pra clientes sistemáticos se utilizarem a mesma ONT que segundo a própria fabricante só funciona para tecnologia GPON isso vai ser muita falta de compromisso com algo q eles tanto destacam da nova XGS-PON. Mesmo utilizando portas híbridas pra serem compatíveis com os modelos atuais isso não traria tanto benefício e inovação para clientes, que por exemplo usam a "banda base" de 200 MB, e jogarem o XGS-PON opcional para 400MB e já nativo para 500MB e 1 GB nesse cenário hipotético.
 
Última edição:
Pra clientes sistemáticos se utilizarem a mesma ONT que segundo a própria fabricante só funciona para tecnologia GPON isso vai ser muita falta de compromisso com algo q eles tanto destacam da nova XGS-PON. Mesmo utilizando portas híbridas pra serem compatíveis com os modelos atuais isso não traria tanto benefício e inovação para clientes, que por exemplo usam a "banda base" de 200 MB, e jogarem o XGS-PON opcional para 400MB e já nativo para 500MB e 1 GB nesse cenário hipotético.

Modem gpon consegue entregar ate 2.5Gbps. Pra q gastar com modem mais caro (XGS-PON) quando o mais barato faz o mesmo trabalho? 99% certeza q a OI vai usar modem gpon com portas gigabit para o plano de 1Gbps..... 0 motivos para ser modem XGS-PON e/ou com portas lan 2.5/5/10Gbps...

E provavelmente planos de 2+ Gbps serao apenas para CNPJs...
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo