[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Oi - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

o unico jeito de botar o nokia em bridge na oi é assinando uma operadora descente que deixe você ter total controle do modem
 
Pessoal , uma dúvida, a Oi implantou a Fibra no meu bairro . Todavia , tenho apenas o Fixo (sem internet ) , e quando busco no site , apresenta indisponibilidade. A CDOE está na porta da minha casa ( não sei se este é o termo correto ) . Não queria ter fazer outro contrato com o pessoal que passa nas portas vendendo. Existe outra alternativa?
Obrigado .
 
Boa sorte pra achar alguma operadora que libere total uso do modem, até as próprias operadoras pequenas estão bloqueando o acesso as configurações básicas do modem
A vivo em maioria dos lugares libera o bridge.
Também, já é cara, é o mínimo pra fazer agrado pelo valor kkkk
 
Boa sorte pra achar alguma operadora que libere total uso do modem, até as próprias operadoras pequenas estão bloqueando o acesso as configurações básicas do modem
Sim, tá foda! A operadora antiga que eu estava antes da Oi fibra tbm não permitia bridge ou dava acesso admingpon a nokia G-240W-A que eles me forneceram... só que os burros deixaram a senha do admingpon no padrão que eu tinha achado em um forum frances ai com isso meti o bridge que funcionava bastando deletar as configs da wan e colocando porta lan em bridge.
 
Sim, tá foda! A operadora antiga que eu estava antes da Oi fibra tbm não permitia bridge ou dava acesso admingpon a nokia G-240W-A que eles me forneceram... só que os burros deixaram a senha do admingpon no padrão que eu tinha achado em um forum frances ai com isso meti o bridge que funcionava bastando deletar as configs da wan e colocando porta lan em bridge.
A provedor local aqui o técnico foi burro
Eles colocam um onu bridge e um roteador tenda ruim, só que eu falei para técnico que ia colocar um roteador melhor e pedi a senha do roteador e ele passou, peguei o PPPoE e pronto coloquei meu roteador e passei para os outros clientes
 
Em cabo coaxial sim, agora a fibra deles não pelo que ouvi pessoas falando que tem como colocar em bridge claro fibra
Até o ano passado Claro Fibra era livre de tudo, você poderia fazer literalmente o que quiser. Depois atualizaram o firmware e restringiram algumas configurações, mas você consegue colocar em bridge facilmente.
 
Sim, tá foda! A operadora antiga que eu estava antes da Oi fibra tbm não permitia bridge ou dava acesso admingpon a nokia G-240W-A que eles me forneceram... só que os burros deixaram a senha do admingpon no padrão que eu tinha achado em um forum frances ai com isso meti o bridge que funcionava bastando deletar as configs da wan e colocando porta lan em bridge.
Vou tentar fazer isso hj de madrugada nesse firmware stock da Nokia
 
Vou tentar fazer isso hj de madrugada nesse firmware stock da Nokia
Aqui eu tbm estou em processo de testes! Finalmente via telnet e acesso root consegui alterar o serial da nokia G-240W-C que comprei no ML para o serial da modelo C da oi fibra, pluguei na fibra da Oi e atualizou o firmware da minha, porém, o acesso AdminGPON permaneceu e a imagem da Oi no canto superior esquerdo não apareceu.

ONT nokia da Oi:

WeF4wwI.png


Nokia que comprei no ML:
FO73SQU.png


OBS: O firmware que veio na modelo C do ML era de 2018, depois do update foi para o mesmo firmware que está na modelo C da oi fibra.

OBS²: Pegou ip publico normalmente na wan, porém, só irei testar o bridge daqui a pouco! E talvez o logo da oi não tenha aparecido, porque junto com o serial GPON, também tem um ID de operador\operadora e o da Oi é diferente do que o que eu deixei(o da Oi é BRZL e o meu veio ALCL) e fiz isso de propósito para testes conforme raciocínio do colega @FellpeSoares que estava em contato comigo no telegram enquanto eu fazia todo esse processo.

Via ssh\telnet e com usuário root, talvez seja possível desativar o update forçado de firmware que a OLT faz, porém, não tenho certeza! Com a senha AdminGPON é possivel habilitar o telnet\ssh e exportar o arquivo config da ONT aonde vc pode decodificar o config.cfg para um xml usando um script python que peguei no github, editar esse xml para habilitar o usuário root, subir esse arquivo na ONT novamente para então ter acesso a todos os comandos:

Uvfy4oC.png
 
Última edição:
Aqui eu tbm estou em processo de testes! Finalmente via telnet e acesso root consegui alterar o serial da nokia G-240W-C que comprei no ML para o serial da modelo C da oi fibra, pluguei na fibra da Oi e atualizou o firmware da minha, porém, o acesso AdminGPON permaneceu e a imagem da Oi no canto superior esquerdo não apareceu.

ONT nokia da Oi:

WeF4wwI.png


Nokia que comprei no ML:
FO73SQU.png


OBS: O firmware que veio na modelo C do ML era de 2018, depois do update foi para o mesmo firmware que está na modelo C da oi fibra.

OBS²: Pegou ip publico normalmente na wan, porém, só irei testar o bridge daqui a pouco! E talvez o logo da oi não tenha aparecido, porque junto com o serial GPON, também tem um ID de operador\operadora e o da Oi é diferente do que o que eu deixei(o da Oi é BRZL e o meu veio ALCL) e fiz isso de propósito para testes conforme raciocínio do colega @FellpeSoares que estava em contato comigo no telegram enquanto eu fazia todo esse processo.

Via ssh\telnet e com usuário root, talvez seja possível desativar o update forçado de firmware que a OLT faz, porém, não tenho certeza! Com a senha AdminGPON é possivel habilitar o telnet\ssh e exportar o arquivo config da ONT aonde vc pode decodificar o config.cfg para um xml usando um script python que peguei no github, habilitar o usuário root e então ter acesso a todos os comandos:

Uvfy4oC.png
Qual o telegram de vocês? Vou tentar manter contato com vocês sobre meu processo
 
Que estranho
Jogo Battlefield e quando pega ip do início 200 para cima da problemas não consigo conectar no servidor, agora quando pega ip do início 191 para baixo conecta de boa no servidor
Que loucura é está
 
Resumo da saga da Nokia G-240W-C comprada no ML por mim...

Depois de alterar o serial dela para o serial da modelo C da Oi fibra via SSH\Telnet, ao plugar ela na fibra da Oi, a mesma teve o seu firmware atualizado pela OLT da Oi conforme expliquei no meu post anterior! Após isso ela reiniciou duas vezes e ao voltar pegou ip publico na mesma hora na conexão wan que eu havia criado antes de plugar na fibra, a OLT da Oi não conseguiu alterar nenhuma config na ONT além do firmware pois o TR-069 não está\estava configurado...

Após isso fiz diversas tentativas de colocar em bridge e nenhuma delas funcionou, ou seja:
  • Deletar a config da wan e colocar 1 porta lan em modo bridge.
  • Manter a config da wan e colocar 1 porta lan em modo bridge.
  • Tentei todas as portas lan 1 por 1 em bridge.
OBS: Não tentei setar a vlan no dispositivo que estava conectado e que receberia o ip publico do bridge do nokia pois no momento eu não nenhum dispositivo como um roteador que me permita fazer isso.

Se alguém com modelo G-140W-H e que tenha um roteador ou algo do tipo que permita setar a vlan id 210 e pri 0 na wan do mesmo e ai sim tentar colocar a G-140W-H em bridge, ao deletar a wan dela e colocar uma porta lan em bridge seria o teste final na minha opinião quanto a ONT nokias.

Agora existe a possibilidade de tentar outras ONT da alcatel, como essa especifica para bridge só que sem suporte a telefone:


E essa outra aqui que tem suporte a telefone e é até barata:


No final dessas duas ultimas possibilidades, seria então comprovado que a Oi no firmware deles ou na rede deles da Nokia, de alguma forma impossibilitou o bridge.
 
Resumo da saga da Nokia G-240W-C comprada no ML por mim...

Depois de alterar o serial dela para o serial da modelo C da Oi fibra via SSH\Telnet, ao plugar ela na fibra da Oi, a mesma teve o seu firmware atualizado pela OLT da Oi conforme expliquei no meu post anterior! Após isso ela reiniciou duas vezes e ao voltar pegou ip publico na mesma hora na conexão wan que eu havia criado antes de plugar na fibra, a OLT da Oi não conseguiu alterar nenhuma config na ONT além do firmware pois o TR-069 não está\estava configurado...

Após isso fiz diversas tentativas de colocar em bridge e nenhuma delas funcionou, ou seja:
  • Deletar a config da wan e colocar 1 porta lan em modo bridge.
  • Manter a config da wan e colocar 1 porta lan em modo bridge.
  • Tentei todas as portas lan 1 por 1 em bridge.
OBS: Não tentei setar a vlan no dispositivo que estava conectado e que receberia o ip publico do bridge do nokia pois no momento eu não nenhum dispositivo como um roteador que me permita fazer isso.

Se alguém com modelo G-140W-H e que tenha um roteador ou algo do tipo que permita setar a vlan id 210 e pri 0 na wan do mesmo e ai sim tentar colocar a G-140W-H em bridge, ao deletar a wan dela e colocar uma porta lan em bridge seria o teste final na minha opinião quanto a ONT nokias.

Agora existe a possibilidade de tentar outras ONT da alcatel, como essa especifica para bridge só que sem suporte a telefone:


E essa outra aqui que tem suporte a telefone e é até barata:


No final dessas duas ultimas possibilidades, seria então comprovado que a Oi no firmware deles ou na rede deles da Nokia, de alguma forma impossibilitou o bridge.
sera q se desativar nat nao ficaria modo bridge?
3J8fZTi.png
 
Bem que alguém poderia enviar G-240W-C para o Triple Oxygen.
Eu fiz isso com a 140w, mas recomendo ter paciência se alguém enviar, pois ele é bem atarefado, embora seja extremamente solícito/atencioso por email...
 
Eu fiz isso com a 140w, mas recomendo ter paciência se alguém enviar, pois ele é bem atarefado, embora seja extremamente solícito/atencioso por email...
que me lembre o G-240W-C usa senha padrao no admingpon pra esse modelo, nao é essa senha pradrao pra ele? se nao for mesmo esquema do 140 deve ser algoritmo que com base no serial do modem é gerado a senha

Usuário: AdminGPON
Senha: ALC#FGU
 
Aproveitando sobre isso, a menos que você modifique esse firmware e impossível desativar a atualização da Oi, porque eles programaram pra OLT atualizar sempre quando da check na versão do firmware da ONU, fora que a OLT pode mexer remotamente via shell outras opções como a configuração de velocidade na ONU, profiles WAN etc...
Olha só oque aconteceu comigo...

Eu consegui a senha do AdminGPON atraves do site TRipleOxigen...acessei o aparelho e mudei algumas configurações ao meu gosto, e ontem simplesmente a senha do AdminGPON foi alterada do nada. Não entra mais com a senha que eu havia conseguido no site TRipleOxigen.

Eu desativei o TR069 na WAN e desativei tambem naquela tela de configurações de acessos (onde habilita o SSH e telnet). Estranho ne?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o android aqui foi preciso registrar esse ims no static dns com o ip sip que a onu informa
Consigo utilizar o telefone fixo em meu aparelho celular? Consegue me ajudar com essa configuração por favor?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o android aqui foi preciso registrar esse ims no static dns com o ip sip que a onu informa
Consigo utilizar o telefone fixo em meu aparelho celular? Consegue me ajudar com essa configuração por favor?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo