Eu li essa notícia outro dia e me espantei com a quantidade de clientes da Tim. Eu imaginei que eles tivessem alguns milhões, com fibra. Mas 700 e poucos mil só? Impressionante.
Mas eles perderam 12 mil clientes em TODO o ano, ou seja, mil clientes por mês em média. Não é um número significativo, apesar de não terem crescido. Agora, se esse for o começo da tendência, algo terá de mudar. Aliás, muitas coisas. Para começar, não sei qual terceirizada utilizam em outras cidades ou regiões, mas em São Paulo é uma que se chama IHS. Meu Deus do céu, nunca vi tantos técnicos tão ruins. TÃO RUINS!! Jesus. Nenhum se salva, e já tive contato com vários, infelizmente.
E estou com problema desde a instalação. O primeiro veio com um modem que estava com problema, mas só fui perceber em outros dias. Problema para sincronizar, para ficar em modo bridge e o cabo da eletricidade conectado nele, estava com mal contato e ele desligava sozinho várias vezes.
Trocaram por um Kaon, e continuo com o problema para colocar em bridge (o modem simplesmente não passa o IP para o meu roteador (nos logs aparece como enviando o usuário e senha por PPPOE) e o técnico que veio ainda disse que a porta de 2,5 Gbps que tem, não funciona mesmo (plano de 1 GB, pensando em mudar para o de 2 GB).
Falou com o superior dele, que informou que era para ligar na porta ethernet 3. Funcionou. Limitado em 1 Gbps.
Depois que ele foi embora, fui colocar no meu outro roteador, pois está em outro local, e... demorou umas duas horas para conseguir conexão.
Enviei umas mensagens para o técnico, recebi uns absurdos de mensagem por voz, o que me faz pensar que ele é analfabeto funcional (mesmo) e parei de responder porque ele inventou umas coisas que só existem na cabeça dele.
O pior é falar com o suporte, os atendentes são tão ruins quanto os técnicos. E às vezes demora...
E eu que odeio a Claro com toda a força do meu ser, que já peguei atendentes tão agressivas e tão canalhas que nada me fará esquecer, encontro um atendimento pior, mas não por vontade, mas por falta de educação, qualificação e por último, pelo menos dos técnicos, vontade. São todos preguiçosos e não há desculpa que caiba responsabilizar a empresa que o contratou, porque ele isso é da pessoa mesmo.
Tenho Vivo e Claro também. A Claro não tem fibra, obviamente, então fico naquela mediocridade de upload. E a Vivo me parece estar (junto com a Claro e a Tim), no mesmo nível. A Claro tem uma rede melhor, mas para o meu uso, com o upload que eles têm...
Parece que a rede, pelo menos dessas operadoras, estão ficando pior, eles estão muito mais sobrecarregados no horário comercial, e a prática de controle de banda é latente.
Não há saída nesse país, a baixa qualidade de serviços é algo pior que a pandemia.
Política de Data Center buscará amenizar obstáculos tributários
Essa notícia saiu esses dias, algo que eu já sabia há muito tempo, e se alguém entende do assunto/trabalha com redes/infraestrutura/datacenter, basta ver os mapas de servidores de empresas de VPS, Kubernetes, cloud servers... A América Latina, com o Brasil em destaque, é basicamente um mapa em branco, com o destaque apenas para as bordas das fronteiras entre os países. No resto do mundo, sem contar a África, até no Sudeste asiático há uma miríade de opções.
Isso denota o atraso do país, em forma de décadas, literalmente, e porque é tão ruim acessar conteúdo, pois tudo está localizado fora. E tirando o pessoal que mora em Fortaleza e região, e está perto de todos os cabos submarinos de fibra óptica, vai ver a distância, especialmente do Sul/Sudeste para os Estados Unidos e Europa. E aplicando o famoso traffic shapping que as operadoras aplicam brutalmente nas conexões residenciais, na maioria das vezes a realidade é que um link de 1 Gbps, funciona efetivamente apenas em 100 Mbps.