Hoje, após pouco mais de 8 meses de uso do LiveTim, constato que o modem da ZTE é o grande e pior problema da Tim. Digo isto pois neste longo período de teste passei por diversas quedas de conexões, certamente esperadas no período de Beta User, algumas que duraram mais de uma semana para serem resolvidas (por volta de julho, agosto e setembro). Entretanto, desde dezembro o sinal tem sido muito estável. Por outro lado, tive problemas com o modem 4 vezes por diversos motivos. A primeira vez foi devido ao fato do modem - branco- reiniciar sozinho, mesmo após inúmeras tentativas sem sucesso de "mudança de configuração do aparelho", inclusive presenciais por 2 técnicos distintos. Após a troca do modem - por um preto -o problema foi solucionado, entretanto este apresentou defeito no wifi; o sinal wifi reiniciava sozinho enquanto no cabo a conexão continuava normal. Após muita insistência e 1 visita técnica, vieram trocar o modem. Entretanto trouxeram apenas um modem, que incrivelmente não conectava à rede. Na visita seguinte trocaram por um modem que funcionava, porém este queimou 2 semanas atrás. Porém este incidente parece ter sido geral e se deu por alguma atualização remota da rede - há relatos que outros modens que queimaram no mesmo dia e o fato foi confirmado pelo técnico que trocou - pela última vez o meu modem.
Este foi o lado sucinto da saga. O que geralmente passa despercebido são as várias horas à espera do técnico, que frequentemente não comparece no horário agendado, mesmo sendo apenas para a troca de um simples modem - algo que leva cerca de 5min. Foram no mínimo 3 vezes que esperei o técnico para a troca do modem em vão. Isto sem contar a vez que o técnico veio trocar o modem sem possuir um aparelho para troca; o que resultou em uma outra espera por outro técnico no dia seguinte. Além disso, pelo menos para mim, esperar um técnico entre as 8 e as 13 ou das 14 as 19h é complicado, ainda mais quando não se tem certeza de que o técnico realmente virá, apesar de eu ligar para confirmar a visita do técnico enquanto aguardo em vão e me disserem que ele está a caminho. Devido à essa falta de tempo eu teria ficado 4 dias sem internet por não conseguir esperar um técnico para trocar o modem ZTE que queimou numa segunda feira. Para se contornar esta situação tive que reabilitar a suspensão temporária do virtua que havia solicitado à NET. Por entre outros motivos pessoais, solicitei a suspensão temporária do LiveTim.
Espero que em até 119 dias, quando esta terminar, a Tim tenha feito a substituição dos modens ZTE por algo mais confiável, que não exija tanta manutenção e que logo eu possa voltar a usar a internet da Tim sem tantos dramas.
Ps: Além disso, nunca recebi uma fatura correta. Todos os meses tive que pedir a compensação da fatura, o que gerou uma confusão. Este mês, finalmente, após dezembro, janeiro, fevereiro e março, estarei em dia com a Tim. Até então ou a Tim me devia ou eu devia para a Tim. Não que isto seja um problema grave quanto o mencionado acima.