[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga TIM LIVE - xDSL/VDSL/FIBRA ÓPTICA

Caramba, que tiro no pé, essa TIM está fazendo, era a única contra a franquia, e agora faz pior que impor franquia, cancela sem ter nada o que fazer, e o pior que todos vendem como ilimitado.
Cancelar em menos de 1 mês, não tem lógica kkkkk, sem aviso, sem lugar para consultar o consumo, além do marketing negativo, estão querendo perder dinheiro em processos...
 
Caramba, que tiro no pé, essa TIM está fazendo, era a única contra a franquia, e agora faz pior que impor franquia, cancela sem ter nada o que fazer, e o pior que todos vendem como ilimitado.
Cancelar em menos de 1 mês, não tem lógica kkkkk, sem aviso, sem lugar para consultar o consumo, além do marketing negativo, estão querendo perder dinheiro em processos...

Surreal essa estratégia. Daqui a pouco vão mover ação coletiva e a Anatel vai ter que se manifestar.
Fico aqui pensando nos motivos deles fazerem isso em plena recessão econômica com todo mundo lutando por cada centavo dos clientes e a concorrência só aumentando com as competitivas.
Será saturação de rede? Não consigo pensar outro motivo lógico.
Pior ainda se a moda pegar, mas acredito que a Net a Vivo não vão ter estrutura para coordenar tanto cancelamento.
 
Galera, depois de dias sem sair de casa, peguei o carro e fui dar uma volta, e quando me deparei com a LIVE TIM começando a cabear meu bairro, talvez para fazer frente a OI que começou a cabear, mas, parou quando começou a pandemia, fiquei empolgado, quem chegar primeiro na minha rua eu assino, pensei. Agora entrando nesse thread e vendo as atrocidades que e essa empresa esta cometendo perante seus assinantes é brochante. Sou de Salvador, bairro Cabula Vi, estão fibrando a AV. Edgar Santos.
 
Caramba, que tiro no pé, essa TIM está fazendo, era a única contra a franquia, e agora faz pior que impor franquia, cancela sem ter nada o que fazer, e o pior que todos vendem como ilimitado.
Cancelar em menos de 1 mês, não tem lógica kkkkk, sem aviso, sem lugar para consultar o consumo, além do marketing negativo, estão querendo perder dinheiro em processos...
Pois é, doidera. Ja abri chamado no procon e na Anatel. Eles estão infringindo própria cláusula do contrato, que diz que pra parar o serviço tem que avisar com 30 dias de antecedência. Vou abrir processo também.

Liguei hoje lá e eles não deixam cancelar o contrato, mas avisam que não será feito cobrança. Parece que tem que enviar RG, CPF e comprovante de residência pra uma caixa postal deles ou Fax, caso não enviar eles ligam de volta pra seguir com cancelamento. Surreal.

Ontem mesmo já liguei na NET e hj já reinstalaram meus 120mb. Bom que colocaram um aparelho mais recente e aparentemente melhor.

Tim nunca mais. Essa geração de consoles já usa 2TB fácil fácil. Imagina como vai ser na próxima, Tim vai cancelar contrato de todo mundo. Se seu HD der um problema e precisar baixar de volta a biblioteca, ferrou.
 
É um tremendo retrocesso cancelar a conexão do cliente que usa o serviço, ou seja pague e não use e se usar cancelamos pois não nos dá lucro...

desde o inicio a tim pregava ter uma conexão ilimitada, acho que ainda está no site até hoje, no passado lembro que quando começaram com VDSL2 aqui no RJ muita gente sonhava em ter a excelente tim fiber com o plano de 50/35, hoje mesmo com fibra 300/200 já sonho em voltar para a Oi que usei antes da GVT que foi outra decepção quando virou Vivo, pelo menos a Oi nunca me deixou uma semana sem internet como a tim já fez por 2x e a oi não ficava alterando o preço dos planos toda hora sem aviso, tomara que a Oi venha cabear minha area com fibra
 
Fun fact: Live TIM (a.k.a Tim Live/Ultra) era líder na Netflix em performance, hoje em dia, perde até pra Oi :poker:.

brazil-leaderboard-2020-05.png


brazil-leaderboard-2020-05-1.jpg

Fonte: https://ispspeedindex.netflix.com/country/brazil/#
 
Eu também acho um absurdo, porém, olhando do lado dela, continuando com essa política, ela não vai ter nenhum cliente "baixador" de dados, ficando assim apenas com clientes "filé" pessoal que usa muito pouco a rede. Tendo retorno maior por poder colocar mais clientes, com mais "velocidade" na mesma porta.
Não estou defendendo (meu irmão cancelou a NET e queria assinar a Tim, já tirei da cabeca dele), apenas tentando analisar a situação de outro aspecto.
 
essa estatística da Netflix é muito falha, primeiro que não sabemos quantas pessoas tem o plano mais basico 35mb e quantas possuem os planos mais TOPs de 300mb, isso em qualquer operadora

e também não da para saber como é a infraestrutura interna de cada usuário, aqui eu tenho o plano basico 35mb da Timlive e funciona de boa a Netflix e amazon na TV 4K, carrega em 5 segundos...

E eu tenho um amigo com Net 120Mb que também tem uma TV 4K, porem o roteador da Net fica no quarto dele e a TV fica na sala e o sinal Wifi é uma bost3 e ele pensava que a culpa era da Net ou da Netflix e eu expliquei ele precisava comprar um roteador e ligar via cabo no roteador da Net para expandir o sinal Wifi, pois bem. Ele preferiu então ficar com a netflix em 720p engasgando do que comprar um roteador novo. Detalhe que antes de ter 120mb ele tinha 30mb e aumentou para 120mb achando que a netflix ia melhorar e eu falei, melhor você abaixar para 30mb e investir em um roteador para expandir o sinal, mas não me deu ouvidos e esta pagando 120mb e continua sem assistir netflix 4k na TV.


Outro colega que possuia Net 60Mb e que não conseguia ter um sinal decente e eu falei que o problema não é da operadora, mas sim do aparelho, precisava de 2 roteadores para expandir o sinal e não ter engasgo porque ele vive numa CASA grande. Ele ignorou o meu conselho e assinou Vivo Fibra 300Mb e continuou com o problema KKKKKKKKKKKKK

As pessoas não entendem que a infraestrutura interna é mais importante do que a velocidade que você contrata. Esse tipo de bizarrice também é normal em empresas pequenas e médias. E tem muito formado em TI que entra nessas empresas sem saber configurar um DHCP
 
essa estatística da Netflix é muito falha, primeiro que não sabemos quantas pessoas tem o plano mais basico 35mb e quantas possuem os planos mais TOPs de 300mb, isso em qualquer operadora

e também não da para saber como é a infraestrutura interna de cada usuário, aqui eu tenho o plano basico 35mb da Timlive e funciona de boa a Netflix e amazon na TV 4K, carrega em 5 segundos...

E eu tenho um amigo com Net 120Mb que também tem uma TV 4K, porem o roteador da Net fica no quarto dele e a TV fica na sala e o sinal Wifi é uma bost3 e ele pensava que a culpa era da Net ou da Netflix e eu expliquei ele precisava comprar um roteador e ligar via cabo no roteador da Net para expandir o sinal Wifi, pois bem. Ele preferiu então ficar com a netflix em 720p engasgando do que comprar um roteador novo. Detalhe que antes de ter 120mb ele tinha 30mb e aumentou para 120mb achando que a netflix ia melhorar e eu falei, melhor você abaixar para 30mb e investir em um roteador para expandir o sinal, mas não me deu ouvidos e esta pagando 120mb e continua sem assistir netflix 4k na TV.


Outro colega que possuia Net 60Mb e que não conseguia ter um sinal decente e eu falei que o problema não é da operadora, mas sim do aparelho, precisava de 2 roteadores para expandir o sinal e não ter engasgo porque ele vive numa CASA grande. Ele ignorou o meu conselho e assinou Vivo Fibra 300Mb e continuou com o problema KKKKKKKKKKKKK

As pessoas não entendem que a infraestrutura interna é mais importante do que a velocidade que você contrata. Esse tipo de bizarrice também é normal em empresas pequenas e médias. E tem muito formado em TI que entra nessas empresas sem saber configurar um DHCP
Bom, o resultado é da média em megabits (nem em bytes eles consideram), então, é estranho ter perdido posições, antigamente ela mesma (TIM Live) usava o ranking da netflix para vender mais.
The Netflix ISP Speed Index lists the average prime time bitrate for Netflix content streamed to Netflix members during a particular month. For ‘Prime Time’, we calculate the average bitrate of Netflix content in megabits per second (Mbps) streamed by Netflix members per ISP. We measure the speed via all available end user devices. For a small number of devices, we cannot calculate the exact bitrates and streaming via cellular networks is exempted from our measurements. The speed indicated in the Netflix ISP Speed Index is not a measure of the maximum throughput or the maximum capacity of an ISP.

Ok, concordo que a forma que o usuário final esteja conectado fará diferença, mas, como é que de líder ela caiu tanto? E os usuários das outras ISPs, será que usam fielmente conexão cabeada e não wireless? Única explicação!?!

Realmente, já vi muitos casos de pessoas com (ex: ) 60Mb e aumentaram o plano pensando que isso que "melhoraria" o sinal do wifi. :haha::haha:

Sim, lamentavelmente tem pessoas que se formam só pelo canudo e saem mais "espertas" do que entraram, depois entram no mercado de trabalho e fazem errado por orgulho de perguntar se tá certo.

Já tive que arrumar problema de operadora (que via acesso remoto) fez m*rda no modem, tiraram o DHCP e colocaram a rede como estática. Só porque a pessoa disse que não estava conseguindo configurar o IP estático em um dispositivo (impressora), ao invés de terem orientado, fizeram b*sta no modem e um abraço. :facepalm:
 
Que palhaçada essa da TIM hein!!!

Fazia tempo que eu não acompanhava esse fórum e quando vi que agora estão cancelando os clientes por tráfego excessivo, coisa que eles alegavam que não fariam. Afff...Lamentável.

Ainda bem que cancelei essa merda no inicio do ano depois de ter ficado de saco cheio de tantos problemas, porta trocada indevidamente no armário, quedas todas vezes que chovia, após isso contratei FTTH de um provedor regional e tudo está funcionando perfeitamente bem!

Isso que a TIM está fazendo é um desrespeito total com o cliente.

Estava demorando pra mostrarem quem eles são de verdade!
 
Última edição:
Na minha opinião a TIM Live continuar com essa postura de cancelar clientes por atingirem 2TB de uso mensal é burrice. O consumo de internet evoluiu muito hoje e a internet é exigida numa casa praticamente 24h do dia consumindo sem parar. Seja durante o dia com consumo de TV, jogos, trabalho, estudos, música, nuvem ou também de madrugada quando os dispositivos das pessoas recebem atualizações o tempo todo.
Querer ir contra isso é ir contra o próprio produto que se quer vender. E isso pra mim só pode significar burrice de mercado.
Esse momento atual que todos estamos passando também mudou muito a forma de consumir conteúdo, a forma de usar a internet.
Cancelar clientes sabendo que vai receber reclamações na Anatel, Consumidor, Procon e até processos, é ser inteligente? Acho que não.
 
Na minha opinião a TIM Live continuar com essa postura de cancelar clientes por atingirem 2TB de uso mensal é burrice. O consumo de internet evoluiu muito hoje e a internet é exigida numa casa praticamente 24h do dia consumindo sem parar. Seja durante o dia com consumo de TV, jogos, trabalho, estudos, música, nuvem ou também de madrugada quando os dispositivos das pessoas recebem atualizações o tempo todo.
Querer ir contra isso é ir contra o próprio produto que se quer vender. E isso pra mim só pode significar burrice de mercado.
Esse momento atual que todos estamos passando também mudou muito a forma de consumir conteúdo, a forma de usar a internet.
Cancelar clientes sabendo que vai receber reclamações na Anatel, Consumidor, Procon e até processos, é ser inteligente? Acho que não.

Pois é! Eu também não entendo essa forma burra dessas operadoras. Fazer isso é ir contra o crescimento, evolução e melhoria continua como deveria ser. A tendência é sempre aumentar e agora eles vem com uma dessas! Isso é ridículo, uma verdadeira palhaçada com o consumidor.

Eles estão pedindo pra perder os clientes mesmo e assim mostrar que não se importam nenhum pouco com isso.
 
"Dessas operadoras" não, DESSA operadora, TIM Live. As outras grandes operadoras como Vivo e Claro NET, já falaram sobre colocar franquia e diminuir velocidade ou bloquear o acesso do cliente após alcançar limites, mas NUNCA disseram sobre CANCELAR clientes.

Já falei aqui e repito, deveríamos todos cobrar uma posição da TIM Live em relação à isso. E cobrar da operadora uma forma do cliente medir seu uso, se ela alega no site que isso não é necessário porque a internet é ilimitada, porque então cancela cliente que usa míseros 2TB?
 
Na minha opinião a TIM Live continuar com essa postura de cancelar clientes por atingirem 2TB de uso mensal é burrice. O consumo de internet evoluiu muito hoje e a internet é exigida numa casa praticamente 24h do dia consumindo sem parar. Seja durante o dia com consumo de TV, jogos, trabalho, estudos, música, nuvem ou também de madrugada quando os dispositivos das pessoas recebem atualizações o tempo todo.
Querer ir contra isso é ir contra o próprio produto que se quer vender. E isso pra mim só pode significar burrice de mercado.
Esse momento atual que todos estamos passando também mudou muito a forma de consumir conteúdo, a forma de usar a internet.
Cancelar clientes sabendo que vai receber reclamações na Anatel, Consumidor, Procon e até processos, é ser inteligente? Acho que não.
Fico imaginando como vai ser quando lançarem o PS 5 e o novo X Box, pois ambos contam com versões "all digital", que não possuem drive óptico e todo o processo de aquisição dos jogos é online.
Fora que uma hora a pandemia vai passar e a Netflix vai subir os bitrates dos conteúdos 4K e 1080p a níveis de antes, o que vai aumentar mais ainda os TB usados por cliente.
A Tim Live pelo jeito vai ser a internet que você assina para usar redes sociais, coisa que qualquer plano pré pago móvel dá conta.
Simplesmente ridículo!
 
Eu estava pensando aqui que a tim pode estar com dificuldade de manter os links com a velocidade boa devido a muitos heavy users, a verdade é que heavy user acaba com a rede, aonde eles podem por 100 pessoas com link de 400mega baixando ocasionalmente, se forem heavy users 10 ao mesmo tempo com seus torrents chegam ao limite antes disso, talvez por isso estejam cortando, pois simplesmente não interessa a eles, o fato de estarem caindo na media da netflix pode ser um indicativo de que estão começando a ficar congestionados a ponto de ter que expulsar os heavy para poder manter sem expandir a velocidade dos links
 
Eu estava pensando aqui que a tim pode estar com dificuldade de manter os links com a velocidade boa devido a muitos heavy users, a verdade é que heavy user acaba com a rede, aonde eles podem por 100 pessoas com link de 400mega baixando ocasionalmente, se forem heavy users 10 ao mesmo tempo com seus torrents chegam ao limite antes disso, talvez por isso estejam cortando, pois simplesmente não interessa a eles, o fato de estarem caindo na media da netflix pode ser um indicativo de que estão começando a ficar congestionados a ponto de ter que expulsar os heavy para poder manter sem expandir a velocidade dos links
Poderia ser, mas como explicar os planos ("bonus") assine 150mb e ganhe + 150mb (1 ano) ou assine 400mb e ganhe + 200mb (1 ano), promoções assim, mostram que não é um problema com link, pelo contrário, tanto que a TIM (Sparkle) montou + 1 novo BB no nordeste agora em junho.
Aliás, já tem tempo que a TIM Live vem "eliminando (planos antigos) e migrando" os clientes para planos maiores (ex: 70mb > 100mb, 90mb > 150mb ...), então, definitivamente não é link.
 
Eu estava pensando aqui que a tim pode estar com dificuldade de manter os links com a velocidade boa devido a muitos heavy users, a verdade é que heavy user acaba com a rede, aonde eles podem por 100 pessoas com link de 400mega baixando ocasionalmente, se forem heavy users 10 ao mesmo tempo com seus torrents chegam ao limite antes disso, talvez por isso estejam cortando, pois simplesmente não interessa a eles, o fato de estarem caindo na media da netflix pode ser um indicativo de que estão começando a ficar congestionados a ponto de ter que expulsar os heavy para poder manter sem expandir a velocidade dos links
2TB de dados, está longe de ser usuários heavy user.... Não tem justificativa nenhuma de uma empresa que anuncia como ilimitado, não disponibiliza em nenhum lugar, um contador e simplesmente cancela da noite pro dia.

Se ela quer ser assim ok... Que comece a colocar isso nas propagandas, oriente seus vendedores terceirizados, que a internet não é ilimitada, e que vai cancelar. Dai quem quiser contratar, pagando caro ainda, que contrate.
 
Eu estava pensando aqui que a tim pode estar com dificuldade de manter os links com a velocidade boa devido a muitos heavy users, a verdade é que heavy user acaba com a rede, aonde eles podem por 100 pessoas com link de 400mega baixando ocasionalmente, se forem heavy users 10 ao mesmo tempo com seus torrents chegam ao limite antes disso, talvez por isso estejam cortando, pois simplesmente não interessa a eles, o fato de estarem caindo na media da netflix pode ser um indicativo de que estão começando a ficar congestionados a ponto de ter que expulsar os heavy para poder manter sem expandir a velocidade dos links
Mano, os caras mal tem clientes.
Eles vendem serviços em que? 15 cidades?
Se com essa cobertura minúscula deles a rede já tá cansada, a Tim tem que fechar as portas no Brasil, pois tem muito provedor pequeno que tem muito mais clientes que eles e não tem essa postura.
 
Eu estava pensando aqui que a tim pode estar com dificuldade de manter os links com a velocidade boa devido a muitos heavy users, a verdade é que heavy user acaba com a rede, aonde eles podem por 100 pessoas com link de 400mega baixando ocasionalmente, se forem heavy users 10 ao mesmo tempo com seus torrents chegam ao limite antes disso, talvez por isso estejam cortando, pois simplesmente não interessa a eles, o fato de estarem caindo na media da netflix pode ser um indicativo de que estão começando a ficar congestionados a ponto de ter que expulsar os heavy para poder manter sem expandir a velocidade dos links
O caso é que a TIM Live está cancelando até quem só usa Netflix, Youtube e outros serviços de streaming. Com 4K hoje em dia é bem fácil alcançar esses 2TB usando 8 horas por dia de streaming, ainda mais nesse tempo que tá todo mundo em casa.
 
Eu estava pensando aqui que a tim pode estar com dificuldade de manter os links com a velocidade boa devido a muitos heavy users, a verdade é que heavy user acaba com a rede, aonde eles podem por 100 pessoas com link de 400mega baixando ocasionalmente, se forem heavy users 10 ao mesmo tempo com seus torrents chegam ao limite antes disso, talvez por isso estejam cortando, pois simplesmente não interessa a eles, o fato de estarem caindo na media da netflix pode ser um indicativo de que estão começando a ficar congestionados a ponto de ter que expulsar os heavy para poder manter sem expandir a velocidade dos links
História da carochinha, se fosse isso não ofereceria 400mb por R$ 150,00...

E 2TB por mês é bem fácil de alcançar, principalmente nessa época de pandemia.
 
Então galera, acho que vcs não entenderam bem, nao estou defendendo a tim, se ela vende, que ela aumente o link e foda-s* vendeu tem que segurar a onda

só que na vida real, muitas empresas vendem o que não podem, uma coisa são 100 pessoas saturando links de 35 mega, outra coisa são essas mesmas 100 saturando links de 400 mega que custam menos que o dobro do que arrecadavam com link de 35 e 50 mega, eles não aumentaram para 400 mega pq são legais, fizeram para ganhar mercado e estão ganhando, só que nós heavy users não interessamos a eles saturando links de 400 mega por 150,00 quando antes pagavamos quase 100,00 para ter 35 e 50 mega e com esses links rapidos é pior pra empresa, pensem bem, não digo consumo de link até o ptt e sim aquele da conexão externo do qual eles pagam pelo consumo de dados..

Provedor pequeno vende o que não pode, todos sabem disso, cheio de traffic shapping, rotas internacionais lentas entre outras coisas, ja usei essas redes e nem de longe sustentavam o contratado, sempre tinha uma pegadinha.. enfim

O que digo é que pensando como empresa, a atitude deles é escrota, mas rende mais lucro do que ampliar a rede pra sustentar a demanda e outro indicativo disso é que começaram a cancelar durante a pandemia, justamente onde a demanda de conexão e dados aumentou...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa, os provedores podem escolher quem limitar, uma coisa é uma conexão no talo onde eles sabem que os links estão apertados, ali bateu 2TB eles podem ir la e cortar, outra coisa é onde ainda sobra e eles podem fazer vista grossa como a net fazia no passado, tinha lugar com franquia dentro do rio e lugar sem franquia embora fosse divulgado que havia franquia...
 
Última edição:
quem usa muito a cota de banda, melhor contratar a internet para empresas, lá tem uma cota de banda muito maior 5x mais.

duvido que quem baixa mais do que 2TB por mês não esta usando a internet para lucrar com ela, a maioria são donos de site de filmes e series piratas e também vendem assinatura de TV a cabo pirata via internet, então AS VEZES as operadores só não querem ser acusadas de cometerem crime por estar oferecendo serviço contra pessoas que cometem CRIMES vendendo pirataria.

Só para vocês terem noção, o canal Terça Livre teve 2 operadoras que cortaram o contrato só porque o STF levou os equipamentos deles, eles estão fazendo Live com o 4G de uma pessoa que não faz parte da empresa, um seguidor doou um Modem 4G para eles fazerem a Live deles. E para quem acompanha sabe que o TerçaLivre não cometeu NENHUM CRIME, eles são só jornalistas de internet.

Eu que já trabalhei na TI de um Co-Work com mais de 80 funcionários, usava um simples Vivo Fibra 100Mb Empresarial e muitas pessoas usavam Torrent, certeza que passava dos 2TB ali, geral usando VoIP e Skype o tempo todo e a Vivo nunca deu um pio, talvez porque ali era uma EMPRESA de verdade e o link era Empresarial.
 
Então galera, acho que vcs não entenderam bem, nao estou defendendo a tim, se ela vende, que ela aumente o link e foda-s* vendeu tem que segurar a onda

só que na vida real, muitas empresas vendem o que não podem, uma coisa são 100 pessoas saturando links de 35 mega, outra coisa são essas mesmas 100 saturando links de 400 mega que custam menos que o dobro do que arrecadavam com link de 35 e 50 mega, eles não aumentaram para 400 mega pq são legais, fizeram para ganhar mercado e estão ganhando, só que nós heavy users não interessamos a eles saturando links de 400 mega por 150,00 quando antes pagavamos quase 100,00 para ter 35 e 50 mega e com esses links rapidos é pior pra empresa, pensem bem, não digo consumo de link até o ptt e sim aquele da conexão externo do qual eles pagam pelo consumo de dados..

Provedor pequeno vende o que não pode, todos sabem disso, cheio de traffic shapping, rotas internacionais lentas entre outras coisas, ja usei essas redes e nem de longe sustentavam o contratado, sempre tinha uma pegadinha.. enfim

O que digo é que pensando como empresa, a atitude deles é escrota, mas rende mais lucro do que ampliar a rede pra sustentar a demanda e outro indicativo disso é que começaram a cancelar durante a pandemia, justamente onde a demanda de conexão e dados aumentou...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Outra coisa, os provedores podem escolher quem limitar, uma coisa é uma conexão no talo onde eles sabem que os links estão apertados, ali bateu 2TB eles podem ir la e cortar, outra coisa é onde ainda sobra e eles podem fazer vista grossa como a net fazia no passado, tinha lugar com franquia dentro do rio e lugar sem franquia embora fosse divulgado que havia franquia...
Entendi o que quis dizer e acho também que vender conexões muito altas como 300 e 400 Mega, até 500, 1GB e 2GB que eles tinham antes é apenas marketing.
Hoje, uma conexão no máximo de 150 Mega aguenta os padrões de uma casa. E isso imaginando o cenário de uma casa com várias pessoas que cada uma tem seu próprio dispositivo e que consome conteúdo durante horas do dia. Para empresas até acho que ter velocidades maiores é válido.
 
duvido que quem baixa mais do que 2TB por mês não esta usando a internet para lucrar com ela
3 aparelhos usando Netflix em 4k já conseguem estourar pelo menos uns 3tb em 20 dias.
Se a pessoa tiver um PC ou um console da última geração em casa já vai no mínimo mais uns 200 de atualizações.
Isso sem contar YouTube,Spotify,Whatsapp, Vídeo Chamadas.
A Tim deve achar que internet é usada pra email e MSN e que as pessoas consomem entretenimento via DVD ou VHS.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo