[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga Via Rádio / Satélite

Ponto a ponto via rádio aqui em casa, interior do Paraná, provedor é de um amigo meu.
Das 6h:01 até as 23h:59 a conexão é de 15Mb/7Mb
Das 00 até as 6h da manha ele deixa 40 Mb liberados de download para minha antena.
Pago 150 reais.

 
A propósito (se não for abusar demais), o quão caro afinal são esses equipamentos? E a Anatel não tem certificado esse tipo de coisa? Se alguém quiser ser um tanto ousado, montando uma rede future-proof capaz de oferecer planos de até 100 Mb, pelo menos existe forma de adquirir algum tipo de equipamento nesse sentido aqui no Brasil?

Vou dar um exemplo de que me lembro agora, que são rádios para 5GHz, de uma determinada fabricante que também fabrica para operadoras, e que tem robustez semelhante: cerca de R$25.000,00 por ponto de acesso (em uma torre vão 4 para cobrir os 360°) e uns R$2.500,00 por cada SM ou CPE no cliente. Dizem que cada ponto de acesso tem capacidade de uns 2Gbps com 40MHz, então deve conseguir entregar uns 100Mbps por assinante em ambientes ideais (o que não é o caso de 5GHz, devido a interferências). Tem um outro que conheço que custa R$60.000,00 para cobrir 90°. Esse aí deve fazer até a chuva parar, para evitar o esvanecimento do sinal, kkkk.

Em relação aos equipamentos que conseguem entregar até uns 30Mbps, cada ponto de acesso completo, para cobrir 90°, custa uns R$4.500,00. Ou seja, R$18.000,00 por torre, que no fim pode atender uns 240 clientes com planos mais altos assim ou uns 400 com planos menores. Mas não é só isso: você tem que construir backhaul para atender todo esse tráfego. Escoar uns 400Mbps não é barato, nem se for por rede óptica, nem sem fio.

Aí vem o equipamento dos clientes custando mais de R$500,00 e que o provedor tem que comprar em lotes e não pode nem repassar todo esse valor ao cliente, do contrário não tem adesão. Enquanto isso, o cliente quer adesão gratuita e tem até concorrente (operadora ou provedor maior) ofertando isso... Você subsidia o custo da instalação e nos próximos meses aquele cliente só vai dar prejuízo, porque o dinheiro que você deveria estar usando para pagar o custo do cliente e o serviço na rede, está sendo usado para pagar equipamento e o restante vai saindo da conta do provedor.


É possível na prática evitar as frequências abertas e os seus problemas e partir para o uso de frequências licenciadas ?

Muito difícil, porque a Anatel não leiloa logo as frequências, e quando o faz é inacessível para provedor. A exceção foi o leilão de 2.6GHz no fim de 2015, que foi feito por cidade, e teve preços bem acessíveis, mas tinha prazo de 18 meses para começar a usar e na época só tinha oferta de equipamentos LTE para essa frequência, custando cerca de R$1 milhão para montar uma ERB. Agora em 2016/2017 já apareceram algumas opções, mas ainda é coisa mais cara do que essa linha de equipamentos para até 30Mbps que mencionei, e não deve fazer milagres em capacidade.

Não adianta ter espectro se não tem equipamento acessível. Se o provedor quiser sair do meio dos 802.11, vai ter que partir para LTE ou tecnologias proprietárias de cada fabricante, o que é muito caro, muito mesmo, como pode ver no caso desse rádio que promete 2Gbps.

Tomo de referência o Webpass (que foi comprado pelo Google Fiber e oferece planos de até 500 Mb via rádio, usando um mix de frequências licenciadas e não licenciadas), e as australianas NBN Co (que oferece planos de 100/40 por TDD-LTE) e Lightning, que trabalha com planos de até 100/100 por micro-ondas.

http://www.zdnet.com/article/nbn-announces-100mbps-fixed-wireless-product/
https://www.lifehacker.com.au/2016/...00-mbps-non-nbn-internet-too-good-to-be-true/

Aqui no Brasil podemos descartar frequência licenciada para rede de acesso (PtMP), porque a Anatel só leiloa para operadoras de telefonia móvel e satélite. O caso dos 2.6GHz foi raridade. Então resta frequência restrita: 2.4GHz, 5GHz, 24GHz, 60GHz... somente essas duas últimas têm algum potencial para altíssimas capacidades, e é o que esse pessoal da Webpass usa. Os problemas são vários: equipamentos existentes não são comercializados nem ao menos homologados no Brasil ainda (se não me engano, a Webpass usa equipamentos desenvolvidos por ela mesma para viabilizar - quem consegue fazer isso por aqui?), alcance é muito pequeno (falar em 1Km é muito), o que exige muitos pontos de transmissão, que só são rentáveis com alta concentração de assinantes de alto ticket, o que não é a realidade dos provedores de acesso...

NBN é estatal, então já sabe: pode gastar à vontade, porque o dinheiro não é dela nem para ela.
 
Última edição:
Vou dar um exemplo de que me lembro agora, que são rádios para 5GHz, de uma determinada fabricante que também fabrica para operadoras, e que tem robustez semelhante: cerca de R$25.000,00 por ponto de acesso (em uma torre vão 4 para cobrir os 360°) e uns R$2.500,00 por cada SM ou CPE no cliente. Dizem que cada ponto de acesso tem capacidade de uns 2Gbps com 40MHz, então deve conseguir entregar uns 100Mbps por assinante em ambientes ideais (o que não é o caso de 5GHz, devido a interferências). Tem um outro que conheço que custa R$60.000,00 para cobrir 90°. Esse aí deve fazer até a chuva parar, para evitar o esvanecimento do sinal, kkkk.

Os APs nem me parecem caros assim, mas 2500 reais por CPE???? Não esperava um custo de ativação por cliente tão alto. Minha nossa. Isso só dá certo se for para atender condomínios verticais, porque de outra forma fica bastante proibitivo tanto para o assinante médio quanto para o provedor (imagine comprar 1000 desses). A título de curiosidade, para clientes que assinem velocidades menores, poderiam se usar CPEs mais em conta? Ainda bem que sonhar não custa. :p

Me diga pelo menos que um negócio desse (bem montado e sem prolemas de interferência) comportaria 250-300 assinantes por AP (ou seja, 1000-1200 assinantes na torre) com uma base assinando uma média ponderada de 40 Mb de velocidade.


Em relação aos equipamentos que conseguem entregar até uns 30Mbps, cada ponto de acesso completo, para cobrir 90°, custa uns R$4.500,00. Ou seja, R$18.000,00 por torre, que no fim pode atender uns 240 clientes com planos mais altos assim ou uns 400 com planos menores. Mas não é só isso: você tem que construir backhaul para atender todo esse tráfego. Escoar uns 400Mbps não é barato, nem se for por rede óptica, nem sem fio.

Aí vem o equipamento dos clientes custando mais de R$500,00 e que o provedor tem que comprar em lotes e não pode nem repassar todo esse valor ao cliente, do contrário não tem adesão. Enquanto isso, o cliente quer adesão gratuita e tem até concorrente (operadora ou provedor maior) ofertando isso... Você subsidia o custo da instalação e nos próximos meses aquele cliente só vai dar prejuízo, porque o dinheiro que você deveria estar usando para pagar o custo do cliente e o serviço na rede, está sendo usado para pagar equipamento e o restante vai saindo da conta do provedor.

Isso é mais realístico, talvez seja um bom exemplo de que é possível fazer.

Eu pessoalmente não acho 500 reais um custo alto para a instalação. Em parte, eu acho que o problema também é cultural, acho que muitas vezes não se valoriza o serviço bem prestado.

Muito difícil, porque a Anatel não leiloa logo as frequências, e quando o faz é inacessível para provedor. A exceção foi o leilão de 2.6GHz no fim de 2015, que foi feito por cidade, e teve preços bem acessíveis, mas tinha prazo de 18 meses para começar a usar e na época só tinha oferta de equipamentos LTE para essa frequência, custando cerca de R$1 milhão para montar uma ERB. Agora em 2016/2017 já apareceram algumas opções, mas ainda é coisa mais cara do que essa linha de equipamentos para até 30Mbps que mencionei, e não deve fazer milagres em capacidade.

Não adianta ter espectro se não tem equipamento acessível. Se o provedor quiser sair do meio dos 802.11, vai ter que partir para LTE ou tecnologias proprietárias de cada fabricante, o que é muito caro, muito mesmo, como pode ver no caso desse rádio que promete 2Gbps.


Aqui no Brasil podemos descartar frequência licenciada para rede de acesso (PtMP), porque a Anatel só leiloa para operadoras de telefonia móvel e satélite. O caso dos 2.6GHz foi raridade. Então resta frequência restrita: 2.4GHz, 5GHz, 24GHz, 60GHz... somente essas duas últimas têm algum potencial para altíssimas capacidades, e é o que esse pessoal da Webpass usa. Os problemas são vários: equipamentos existentes não são comercializados nem ao menos homologados no Brasil ainda (se não me engano, a Webpass usa equipamentos desenvolvidos por ela mesma para viabilizar - quem consegue fazer isso por aqui?), alcance é muito pequeno (falar em 1Km é muito), o que exige muitos pontos de transmissão, que só são rentáveis com alta concentração de assinantes de alto ticket, o que não é a realidade dos provedores de acesso...

Eu perguntei da questão da frequência licenciada exatamente por isso, é muito fácil ter problemas de interferência, e mesmo com boa vontade do provedor, você pode acabar ficando de mãos atadas... 5.8 GHz pode até ser mais tranquilo do que 2.4, mas quero ver como vai ficar o negócio quando começar a disputar com wifi ac doméstico...

Mas enfim, se entendi bem, o mais crítico seriam os leilões de frequência e o destravamento das compras dos equipamentos.

NBN é estatal, então já sabe: pode gastar à vontade, porque o dinheiro não é dela nem para ela.

Sim, eu sei que é estatal e que tem lá sua dose de problemas e limitações. Mas o ponto era mostrar que é possível fazer... Se uma estatal consegue dominar a tecnologia para tal coisa, não vejo razão para a iniciativa privada não ser capaz de fazer o mesmo ou até melhor. ;)
 
Colegas,

Vocês que manjam bastante de rádio, gostaria de saber a opinião de vocês sobre cambiumnetworks.com - um amigo de um provedor aqui do Paraná, tem usado no AP do escritório e para eventos que eles vendem acesso WiFi. Falou que não trava nem a pau! Nunca usei esse tipo de solução e até pouco tempo ouvia falar da Ubiquiti aqui no fórum.
Quero saber mais para futuramente colocar em uma associação de engenheiros que meu pai trabalha. Abs
 
Colegas,

Vocês que manjam bastante de rádio, gostaria de saber a opinião de vocês sobre cambiumnetworks.com - um amigo de um provedor aqui do Paraná, tem usado no AP do escritório e para eventos que eles vendem acesso WiFi. Falou que não trava nem a pau! Nunca usei esse tipo de solução e até pouco tempo ouvia falar da Ubiquiti aqui no fórum.
Quero saber mais para futuramente colocar em uma associação de engenheiros que meu pai trabalha. Abs

O modelo em específico é esse:



OBS: já dei uma passada no manual e tem funcionalidade pra caramba!
 
Última edição:
Eai galera, beleza?

Antes de mais nada, espero estar postando na área correta.

Bem vamos lá. Preciso fazer uma rede wireless/rádio, entre o meu escritório e um endereço remoto nosso, que fica a 16~17km de distância( faríamos uma rede ptp para usar a internet do escritório ). Alguém teria alguma dica/ideia de como isso seria possível?
Estou olhando um PTP da intebrás(WOM 5A-23), mas não entendo muito dessa área, se alguém puder dar umas dicas.
 
Eai galera, beleza?

Antes de mais nada, espero estar postando na área correta.

Bem vamos lá. Preciso fazer uma rede wireless/rádio, entre o meu escritório e um endereço remoto nosso, que fica a 16~17km de distância( faríamos uma rede ptp para usar a internet do escritório ). Alguém teria alguma dica/ideia de como isso seria possível?
Estou olhando um PTP da intebrás(WOM 5A-23), mas não entendo muito dessa área, se alguém puder dar umas dicas.
Essa questão de enlace de radio entre 2 endereços é o exemplo externo da casa onde não é possível passar um cabo de rede e o cara opta por um AP/Repetidor WiFi achando que "fica quase a mesma coisa", tem que ser a última opção.

- Qual a velocidade do link de internet no endereço principal? Qual operadora?
- Existe visada entre ambos os endereços?
- Quantas pessoas irão utilizar no endereço remoto?
- Não há cobertura de alguma operadora no endereço remoto para fechar um L2L ou VPN?

17km é bastante coisa para um radio de 300 reais garantir alguma estabilidade e velocidade.

[]'s
 
Essa questão de enlace de radio entre 2 endereços é o exemplo externo da casa onde não é possível passar um cabo de rede e o cara opta por um AP/Repetidor WiFi achando que "fica quase a mesma coisa", tem que ser a última opção.

- Qual a velocidade do link de internet no endereço principal? Qual operadora?
- Existe visada entre ambos os endereços?
- Quantas pessoas irão utilizar no endereço remoto?
- Não há cobertura de alguma operadora no endereço remoto para fechar um L2L ou VPN?

17km é bastante coisa para um radio de 300 reais garantir alguma estabilidade e velocidade.

[]'s

-60mb net, 25 vivo.
-Sim
-São para 3 usinas(solares), todas bem próximas, menos de 30m de distância entre elas.
-Precisamos de internet para que o sistema de monitoramento da usina possa conectar com o sistema na nuvem para coleta de logs(5mb atende a esses requisitos), e a VPN pra pra sistema de monitoramento em vídeo.
-Somente uma provedora via radio atende a região, mas os valores cobrados são impraticáveis.

Aparentemente estamos presos a esta última opção. Estou estudando qual seria a maneira mais CxB para este cenário, já que somente, por hora, uma empresa atende ao endereço.
 
Última edição:
-60mb net, 25 vivo.
-Sim
-São para 3 usinas(solares), todas bem próximas, menos de 30m de distância entre elas.
-Precisamos de internet para que o sistema de monitoramento da usina possa conectar com o sistema na nuvem para coleta de logs(5mb atende a esses requisitos), e a VPN pra pra sistema de monitoramento em vídeo.
-Somente uma provedora via radio atende a região, mas os valores cobrados são impraticáveis.

Aparentemente estamos presos a esta última opção. Estou estudando qual seria a maneira mais CxB para este cenário, já que somente, por hora, uma empresa atende ao endereço.

Aqui eu precisava de um link ponto a ponto de rádio com 800m apenas, com banda garantida de 300mbps, a empresa me cobraria 1800,00 pela instalação.
 
[TÓPICO DEDICADO] REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos
https://adrenaline.uol.com.br/forum...oriais-e-diagnosticos-complexos.621752/unread

Galera,

Vejo algumas pessoas criando tópicos aleatórios e alguns colegas e amigos aqui do fórum acabam respondendo naturalmente, sem redirecionar o caso para o tópico REDES DOMÉSTICAS - Dicas, Problemas, Tutoriais e Diagnósticos complexos.

Hoje esses redirecionamentos são feitos naturalmente para o tópico:
PERGUNTE AQUI ANTES DE CRIAR UM TÓPICO>>>Lista dos melhores roteadores domésticos

Estou anunciando minha ausência no fórum devido a trabalhos particulares (vou conectar 1 vez por semana)! Pode ser que tenha semana que eu consiga conectar todos os dias, e outras semanas, apenas de sábado!

IMPORTANTE: Como vejo boa vontade de vários tentarem responder sobre redes domésticas, tentem focar lá no tópico dedicado. Eu não sou o dono da verdade e confesso que estou revisando muitas coisas antes de publicar cada tutorial básico lá! Claro que os tutoriais auxiliam bastante em configurações ou diagnóstico, porém, sei que cada um tem um conhecimento de alguma coisa da rede, e isso pode ajudar VOCÊ a repassar o conhecimento, e aprender ao mesmo tempo, caso seja necessário complementar.

FIM: O tópico é para aumentar o nível de solução de casos que antes ficavam perdidos nos tópicos de banda larga fixa, sem um diagnóstico preciso! Conheço o potencial de muitos usuários aqui, que ficam de prontidão para fazer diagnósticos e apresentar soluções... Você usuário básico até expert, corra para o REDES DOMÉSTICAS e ajude quem precisa!

Estou aqui como voluntário como cada um de vocês, e quem tiver interesse em criar algum tutorial para a página inicial do REDES DOMÉSTICAS, me envie inbox. Pode ser o tutorial mais básicão, o importante é focar no usuário final! Se entende de algo complexo, crie seu tutorial, e já crio o hyperlink lá na página inicial.
 
SKY Banda Larga agora tem plano de 10 Mbps. Mas deviam tomar um pouco mais de vergonha e divulgar o up. Nem vou falar nesse negócio de usar modem com antena interna...

https://assine.sky.com.br/banda-larga

Cheguei a ver por cima os planos esses tempos, porém o modem lembra esses do VIVO Box! De qualquer forma, eles só instalam na condição de ter o sinal 4G aceitável (não lembro os detalhes também)!

De qualquer forma é uma explosão na banda larga para quem esta com extrema necessidade em usá-la! Não sei se é possível adaptá-la aquelas antenas externas de 4G rural que falam no ML, se tiver como, será bom para quem tem sítio e usa constantemente!
 
Cheguei a ver por cima os planos esses tempos, porém o modem lembra esses do VIVO Box! De qualquer forma, eles só instalam na condição de ter o sinal 4G aceitável (não lembro os detalhes também)!

De qualquer forma é uma explosão na banda larga para quem esta com extrema necessidade em usá-la! Não sei se é possível adaptá-la aquelas antenas externas de 4G rural que falam no ML, se tiver como, será bom para quem tem sítio e usa constantemente!

Pois é, só que o Vivo Box é internet móvel, já a SKY Banda Larga é internet fixa. Inclusive não tem franquia aplicada no momento, apesar de constar nos planos (aquela cautelar da Anatel vale para eles também).

Além disso, eles não fazem instalação de coisa alguma, o técnico não passa de um mero entregador de modem. Funciona na base do plug and pray.

Quanto à disponibilidade em áreas rurais, acho que não rola. A cobertura deles é só em alguns DDDs, onde eles detém um pedaço de 35 MHz dentro da banda 38 (2600 MHz), que nem é uma banda muito apropriada para indoor.
 
Estou testando uma internet via rádio de 20 Mega aqui em um amigo... tecnologia AC. ;)

20M_DOWN.png

20M_FAST.png

20M_SIMET.png

20M_YOUTUBE.png
 
ANATEL VAI TOMAR FREQUÊNCIA DE 2,5 GHZ DE PROVEDOR QUE NÃO PEDIR PRORROGAÇÃO
As cerca de 90 empresas que receberam a outorga da Anatel para a frequência de 2,5 GHz, no leilão que ocorreu em dezembro de 2015, precisam entrar em operação em 18 meses, o que não ocorreu. Vitor Menezes, da agência, afirma que, aquelas que pediram prorrogação do prazo deverão ganhá-lo, mas quem não o fez, perderá a frequência. Já há outras 200 empresas que esperam uma resposta do regulador, o que deverá ocorrer esta semana, para o problema da documentação insanável.

http://www.telesintese.com.br/anate...25-ghz-de-provedor-que-nao-pedir-prorrogacao/
 
Pessoal alguem poderia me dar uma ajuda tenho uma appletv e na cidade utilizou a mudança de dns para acessar conteudo americano e funciona perfeitamente, resolvi trazer ate a cidade da minha namorada e aqui é internet via radio, tentei mudar o dns e nao reconhece de jeito nenhum é como se estivesse com Dns “brasileiro” mesmo tendo mudado pro americano
 
Galera, estou tendo problemas de ping que variam de 1 a 500 ms do nada.
o provedor instalou a via radio de 10 mega aqui a 1 semana, antes eu tinha velox de 2 mega, era lenta porém estavel. a via rádio bate os 10 mega certinho, torrents voam a 1,3MB/S. porém o ping varia muito, jogar está dificil. no COD isso atrapalha muito, os tiros não saem ou demoram muito pra sair, e essas coisas, quando vejo ja estou morto...

A duvida aqui é: a tecnologia via radio tem essa instailidade toda?

deixei o pc pingando para o servidor do provedor, que fica na central deles. olhem o resultado, lembrando que estava só o pc conectado no roteador via cabo, ninguém no wi-fi

Estatísticas do Ping para 192.168.59.1:
Pacotes: Enviados = 815, Recebidos = 803, Perdidos = 12 (1% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 1ms, Máximo = 405ms, Média = 35ms

OBS: a antena é uma da intelbras de 5GHz. e o roteador um DIR-610
 
Galera, estou tendo problemas de ping que variam de 1 a 500 ms do nada.
o provedor instalou a via radio de 10 mega aqui a 1 semana, antes eu tinha velox de 2 mega, era lenta porém estavel. a via rádio bate os 10 mega certinho, torrents voam a 1,3MB/S. porém o ping varia muito, jogar está dificil. no COD isso atrapalha muito, os tiros não saem ou demoram muito pra sair, e essas coisas, quando vejo ja estou morto...

A duvida aqui é: a tecnologia via radio tem essa instailidade toda?

deixei o pc pingando para o servidor do provedor, que fica na central deles. olhem o resultado, lembrando que estava só o pc conectado no roteador via cabo, ninguém no wi-fi

Estatísticas do Ping para 192.168.59.1:
Pacotes: Enviados = 815, Recebidos = 803, Perdidos = 12 (1% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 1ms, Máximo = 405ms, Média = 35ms

OBS: a antena é uma da intelbras de 5GHz. e o roteador um DIR-610

Sim, qualquer sistema wireless está muito mais suscetível a interferências, perdas de pacote e oscilações de ping do que um sistema cabeado como o velox! Ainda mais se o provedor não usar equipamentos corretos, de boa qualidade, configurar eles de maneira correta e etc!

Claramente, pelo teste de ping do servidor do provedor, da para ver que está acontecendo oscilações de ping absurdas e com perda de pacote! Reclame com o provedor!
 
Galera, estou tendo problemas de ping que variam de 1 a 500 ms do nada.
o provedor instalou a via radio de 10 mega aqui a 1 semana, antes eu tinha velox de 2 mega, era lenta porém estavel. a via rádio bate os 10 mega certinho, torrents voam a 1,3MB/S. porém o ping varia muito, jogar está dificil. no COD isso atrapalha muito, os tiros não saem ou demoram muito pra sair, e essas coisas, quando vejo ja estou morto...

A duvida aqui é: a tecnologia via radio tem essa instailidade toda?

deixei o pc pingando para o servidor do provedor, que fica na central deles. olhem o resultado, lembrando que estava só o pc conectado no roteador via cabo, ninguém no wi-fi

Estatísticas do Ping para 192.168.59.1:
Pacotes: Enviados = 815, Recebidos = 803, Perdidos = 12 (1% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 1ms, Máximo = 405ms, Média = 35ms

OBS: a antena é uma da intelbras de 5GHz. e o roteador um DIR-610
@bob010203 poste um traceroute para o servidor gru.valve.net
 
Ele falou do COD e não CS rsrs E pelo teste de ping que ele fez no servidor\roteador do provedor, da para ver que o problema está ali rsrs.
Verdade. Falha minha kkkkk.
 
Sim, qualquer sistema wireless está muito mais suscetível a interferências, perdas de pacote e oscilações de ping do que um sistema cabeado como o velox! Ainda mais se o provedor não usar equipamentos corretos, de boa qualidade, configurar eles de maneira correta e etc!

Claramente, pelo teste de ping do servidor do provedor, da para ver que está acontecendo oscilações de ping absurdas e com perda de pacote! Reclame com o provedor!
é, apaente isso que vou ter que fazer, ta meio impossivel assim...
@bob010203 poste um traceroute para o servidor gru.valve.net
deu isso cara... o primeiro salto é o roteador, nao sei por que ele nao mostra o ip, o segundo a antena...

Rastreando a rota para gru.valve.net [205.185.194.1]
com no máximo 30 saltos:

1 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
2 1 ms 1 ms 1 ms 10.0.0.1
3 16 ms 22 ms 32 ms 192.168.59.1
4 70 ms 16 ms 8 ms 172.31.1.157
5 19 ms 38 ms 9 ms 172.31.4.241
6 22 ms 7 ms 7 ms 172.31.5.113
7 26 ms 33 ms 41 ms 172.31.1.121
8 12 ms 12 ms 16 ms 172.31.3.49
9 16 ms 3 ms 2 ms 172.17.0.29
10 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
11 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
12 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
13 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
14 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
15 40 ms 56 ms 40 ms 201-048-151-133.static.ctbctelecom.com.br [201.48.151.133]
16 42 ms 69 ms 52 ms 205.185.194.1

Rastreamento concluído.
 
é, apaente isso que vou ter que fazer, ta meio impossivel assim...

deu isso cara... o primeiro salto é o roteador, nao sei por que ele nao mostra o ip, o segundo a antena...

Rastreando a rota para gru.valve.net [205.185.194.1]
com no máximo 30 saltos:

1 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
2 1 ms 1 ms 1 ms 10.0.0.1
3 16 ms 22 ms 32 ms 192.168.59.1
4 70 ms 16 ms 8 ms 172.31.1.157
5 19 ms 38 ms 9 ms 172.31.4.241
6 22 ms 7 ms 7 ms 172.31.5.113
7 26 ms 33 ms 41 ms 172.31.1.121
8 12 ms 12 ms 16 ms 172.31.3.49
9 16 ms 3 ms 2 ms 172.17.0.29
10 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
11 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
12 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
13 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
14 * * * Esgotado o tempo limite do pedido.
15 40 ms 56 ms 40 ms 201-048-151-133.static.ctbctelecom.com.br [201.48.151.133]
16 42 ms 69 ms 52 ms 205.185.194.1

Rastreamento concluído.
Da sua antena para a antena do provedor já dá 32ms de latência. Isso já mostra que a antena do provedor está saturada em relação a quantidade de clientes conectados nela mas no meio da rede do provedor a latência volta a subir. Seu provedor tem problema na rede dele. Abra uma reclamação.
 
Da sua antena para a antena do provedor já dá 32ms de latência. Isso já mostra que a antena do provedor está saturada em relação a quantidade de clientes conectados nela mas no meio da rede do provedor a latência volta a subir. Seu provedor tem problema na rede dele. Abra uma reclamação.
Sim, outra coisa que estranhei é que o terceiro salto da 32ms, enquanto o 9 por exemplo dá 2ms, pela lógica quanto maior o salto o ping deveria aumentar e não diminuir né?. mas vou ligar e reclamar, obrigado a todas repostas...
 
Sim, outra coisa que estranhei é que o terceiro salto da 32ms, enquanto o 9 por exemplo dá 2ms, pela lógica quanto maior o salto o ping deveria aumentar e não diminuir né?. mas vou ligar e reclamar, obrigado a todas repostas...
O ping aumenta dependendo da distância física entre você e o servidor de destino assim como a quantidade de equipamentos que fazem a transmissão do sinal ao longo do caminho. Dependendo da localização do servidor ele se mantêm estável ao longo do caminho.
Exemplo:
C:\Users\Fabiano>tracert gru.valve.net

Rastreando a rota para gru.valve.net [205.185.194.1] com no máximo 30 saltos:

1 <1 ms <1 ms <1 ms router.asus.com [192.168.3.1]
2 3 ms <1 ms 1 ms 10.88.88.4
3 3 ms 2 ms 1 ms 172.24.0.169
4 3 ms 3 ms <1 ms 225-240-5-191-reverso.varzeanet.net.br [191.5.240.225]
5 3 ms 3 ms 1 ms 172.64.64.2
6 7 ms 6 ms 6 ms as12989.saopaulo.sp.ix.br [187.16.216.177]
7 6 ms 7 ms 7 ms 205.185.194.1

Rastreamento concluído.

C:\Users\Fabiano>

Dentro da rede do meu provedor a latência se mantêm em cerca de 1ms, porém no salto número 6 ela pula para 6ms. Isso se deve a distância física entre o roteador do meu provedor que está em Várzea Paulista - SP até o PTT (IX) de São Paulo que está a cerca de 60Km de distância.
Seu provedor está com demanda acima da capacidade da rede, por isso que fica oscilando tanto o ping e fica dando perda de pacotes. É lógico que o fato da transmissão ser wireless também pode influenciar nisso pois pode sofrer interferência de outros provedores e equipamentos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo