[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Qual o melhor modelo de.modem hgu da vivo, qual funciona melhor e tem mais estabilidade no wi-fi, eu tenho o hgu askey rtf8115vw e acho ruim no wi-fi , qual funciona melhor já pensando em planos maiores que 300mb
todos modelos entregam a mesma coisa, se voce quizer um wifi melhor vai ter que investir.

Bom dia pessoal,

Recebi uma ligação da vivo informando que a vivo fibra estava sendo instalada na minha área, o cabeamento ainda estaria em 50%,mas até o final do mês teria finalizado. Aí pergunto a vocês, a vivo fibra tá valendo a pena? Existe limite de consumo mensal? Recentemente saí da TIM live pelo limite mensal de 2tb... Como funciona a questão do upload? São quantos %?

Grato

Bom dia pessoal,

Recebi uma ligação da vivo informando que a vivo fibra estava sendo instalada na minha área, o cabeamento ainda estaria em 50%,mas até o final do mês teria finalizado. Aí pergunto a vocês, a vivo fibra tá valendo a pena? Existe limite de consumo mensal? Recentemente saí da TIM live pelo limite mensal de 2tb... Como funciona a questão do upload? São quantos %?

Grato
Depende da sua região.. A grande maioria dos locais são muito estáveis. Usei a Vivo Fibra em SP por 5 anos e nesse período fiquei sem sinal apenas duas ou tres vezes.
Não existe oficialmente nenhuma limitação mensal (franquia) permitida pela Anatel. O que algumas operadoras fazem é jogar alguns usuários que gastaram demais num perfil limitado por "excesso de uso". Há muito debate com relação à isso ser legal ou não, mas não me lembro de ter visto algo na Vivo, apenas na TIM e agora alguns usuários da NET.

O Upload da Fibra é de 50% do Download.

Depende da sua região.. A grande maioria dos locais são muito estáveis. Usei a Vivo Fibra em SP por 5 anos e nesse período fiquei sem sinal apenas duas ou tres vezes.
Não existe oficialmente nenhuma limitação mensal (franquia) permitida pela Anatel. O que algumas operadoras fazem é jogar alguns usuários que gastaram demais num perfil limitado por "excesso de uso". Há muito debate com relação à isso ser legal ou não, mas não me lembro de ter visto algo na Vivo, apenas na TIM e agora alguns usuários da NET.

O Upload da Fibra é de 50% do Download.
Resumindo, assina por 7 dias e faça o testes, caso não fique satisfeito pode cancelar sem multa

Resumindo, assina por 7 dias e faça o testes, caso não fique satisfeito pode cancelar sem multa
É isso aí.. Segundo o Artigo 49 da Lei 8079:
Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
Mas é bom ficar atento o cancelamento dentro dos 7 dias deve ser feito por arrependimento de não atender às expectativas..
Digo isso por que a operadora costuma meter o louco e exigir pagamento da instalação.. Ela não pode fazer isso. Guarde todos os protocolos, ordens de serviço, nomes e datas para que, caso caso seja necessário, entrar com uma reclamação na Anatel.

É isso aí.. Segundo o Artigo 49 da Lei 8079:

Mas é bom ficar atento o cancelamento dentro dos 7 dias deve ser feito por arrependimento de não atender às expectativas..
Digo isso por que a operadora costuma meter o louco e exigir pagamento da instalação.. Ela não pode fazer isso. Guarde todos os protocolos, ordens de serviço, nomes e datas para que, caso caso seja necessário, entrar com uma reclamação na Anatel.
Concordo, mas pelo menos segundo o site instalação é na faixa rs

Não puxando assunto mas não é problema da vivo
e sim da policia.
Reassaltamos que assutos de sites ilegais é proibido no forum.

Sim, a polícia faz um trabalho extremamente porco e coloca em uma blacklist uma listagem de IPs, muitas vezes são do exterior e não tem relação direta com o problema. Eu mesmo passei por um problema bem doido, tinha um servidor privado de um jogo que simplesmente não aparecia pra mim, quando uso VPN funciona tudo normal. Cheguei a comentar com um técnico e ele confirmou que existe uma blacklist, os provedores são obrigados a seguir isso. Agora sobre esse problema de ontem, eu estava tentando acessar o wikipedia...

Qual o melhor modelo de.modem hgu da vivo, qual funciona melhor e tem mais estabilidade no wi-fi, eu tenho o hgu askey rtf8115vw e acho ruim no wi-fi , qual funciona melhor já pensando em planos maiores que 300mb
Pesquisando na internet vi relatos de que o MitraStar GPT-2741GNAC-N2 tem sinal de Wi-Fi melhor do que o Askey RTF8115VW.
Além do fato de que o Askey RTF8115VW tem o problema de vulnerabilidade que o MitraStar GPT-2741GNAC-N2 não tem.

Pesquisando na internet vi relatos de que o MitraStar GPT-2741GNAC-N2 tem sinal de Wi-Fi melhor do que o Askey RTF8115VW.
Além do fato de que o Askey RTF8115VW tem o problema de vulnerabilidade que o MitraStar GPT-2741GNAC-N2 não tem.
Eu tenho esse mitrastar e funciona muito bem o wifi dele, além do router ser bastante estável.

wifi é tudo igual colega, vc quer um wifi com desempenho satisfatorio precisa investir
e nao usar HGU da vivo.
Askey RTF8115VW esta me atendendo perfeitamente não troco ele.

p/ quem tiver curiosidade de qual DNS realmente seu computador está usando, vou deixar aqui 2 páginas que verificam isso (a segunda página inclusive explica pq muitas vezes o resultado é diferente do q vc espera...)

https://www.dnsleaktest.com

http://www.whatsmydnsserver.com

uma curiosidade, fiz esse teste com a hgu em bridge e em modo normal (sendo q no modo bridge não configurei nenhum DNS em especifico, deixando o roteador supostamente usar os que a vivo forneceria automaticamente como, pelo menos aqui, fica configurada a hgu qdo está em modo router)

no modo hgu router em 99,9999% das vezes há 1 único servidor DNS da vivo no teste do "whatsmydnsserver"

já no modo bridge no "whatsmydnsserver", na imensa maioria das vezes, aparecem 2 servidores da vivo (um inclusive como sendo da "telefonica" e não da vivo - deve ser mais antigo) + um do cloudflare (esse, pelo q pesquisei, é meio um dns de reserva q o meu roteador usa p/ caso os outros não funcionem)

no teste (versão "extended") do "dnsleak", na hgu em modo router, sempre 1 dns da vivo responde as múltiplas requisições do teste
já em modo bridge, vários dns da vivo diferentes respondem a requisição (contei de 4 a 6), além do já mencionado cloudflare

Última edição:
wifi é tudo igual colega, vc quer um wifi com desempenho satisfatorio precisa investir
e nao usar HGU da vivo.
Askey RTF8115VW esta me atendendo perfeitamente não troco ele.
Em dois lugares que pesquisei na interet vi relatos de duas pessoas diferentes que não estavam conseguindo usar o Wi-Fi em cômodos mais afastados do HGU Askey RTF8115VW e o técnico trocou pelo GPT-2741GNAC-N2 e deu certo.
E antes de usar o Askey RTF8115VW as pessoas também conseguiam usar Wi-Fi com o aparelho antigo nesses cômodos.

Concordo plenamente que tem aparelhos muito melhores para usar o Wi-Fi.
Aparelhos de outras marcas que não são os fornecidos pela Vivo.
Mas aqui estamos tentando comparar o Askey RTF8115VW com o MitraStar GPT-2741GNAC-N2

p/ quem tiver curiosidade de qual DNS realmente seu computador está usando, vou deixar aqui 2 páginas que verificam isso (a segunda página inclusive explica pq muitas vezes o resultado é diferente do q vc espera...)

https://www.dnsleaktest.com

http://www.whatsmydnsserver.com

uma curiosidade, fiz esse teste com a hgu em bridge e em modo normal (sendo q no modo bridge não configurei nenhum DNS em especifico, deixando o roteador supostamente usar os que a vivo forneceria automaticamente como, pelo menos aqui, fica configurada a hgu qdo está em modo router)

no modo hgu router em 99,9999% das vezes há 1 único servidor DNS da vivo no teste do "whatsmydnsserver"

já no modo bridge no "whatsmydnsserver", na imensa maioria das vezes, aparecem 2 servidores da vivo (um inclusive como sendo da "telefonica" e não da vivo - deve ser mais antigo) + um do cloudflare (esse, pelo q pesquisei, é meio um dns de reserva q o meu roteador usa p/ caso os outros não funcionem)

no teste (versão "extended") do "dnsleak", na hgu em modo router, sempre 1 dns da vivo responde as múltiplas requisições do teste
já em modo bridge, vários dns da vivo diferentes respondem a requisição (contei de 4 a 6), além do já mencionado cloudflare
Testei aqui, o modem está em router e uso o DNS da Cloudflare (1.1.1.2 e seu respectivo ipv6) e foi isso que respondeu nos dois links mencionados.

Não achei ruim o wireless do MitraStar GPT-2741GNAC-N1, ele está na cozinha (tecnico me fez o favor de deixar o cabo da fibra bem curto) mas pega na sala (anexo) muito bem.

Bom dia pessoal,

Grato
Eu assinei recentemente aqui e estou bem satisfeito; não tive nenhum tipo de problema e a velocidade entregue é sempre acima da contratada.

O modem aqui é o MitraStar GPT-2741GNAC-N2 e o sinal realmente é excelente. No momento estou sem notebook para fazer alguns testes mais precisos, mas o sinal é tão bom quanto o meu UAP-AC-PRO; e em relação a velocidade é até superior.

MitraStar GPT-2741GNAC-N2
IMG-1395.jpg

UAP-AC-PRO (via cabeamento CAT 6)
IMG-1397.jpg

Dos roteador hgu da vivo o MitraStar GPT-2741GNAC-N2 é o melhor segundos vcs, ou tem algum outro modem da vivo que seja melhor que o askey, e este MitraStar GPT-2741GNAC-N2 é difícil de conseguir com os técnicos da vivo fibra, tem que fazer uma solicitação especial em algum órgão da vivo, tem algum canal que consegue fazer a solicitação de troca do askey pelo MitraStar GPT-2741GNAC-N2

A pedido do mod que disse para usar esse tópico, vou postar aqui.

Quem tem o HGU Askey RTF8115VW, fique atento, foram descobertas duas vulnerabilidades, eu testei e consegui reproduzi-las:

CVE-2021-27403:

CVE-2021-27404:

Entrei em contato com a Vivo aqui da cidade, o pessoal que fez a instalação (acho que são terceirizados), fizeram uma atualiação remota, chequei o novo firmware e não encontrei NADA sobre ele no Google, e as vulnerabilidades não foram corrigidas. Disse isso à eles, e solicitei um outro HGU, me disseram que não tinha, que chegaram apenas desse modelo.

Esse HGU é amplamente usado com o Vivo Fibra, quem tem, tome cuidado!

Se você tem esse HGU, tente reproduzir o CVE-2021-27403, no github tem o proof of concept, apenas troque o x.x.x.x pelo IP de acesso do HGU, que geralmente é 192.168.15.1.
Caso você consiga reproduzir, isso é, se aparecer uma janela de alerta do Javascript com a mensagem "xss", ligue urgentemente para a Vivo, informe as vulnerabilidades, e solicite uma correção. Para pressionar a Vivo, diga que as vulnerabilidades estão atraindo bastante ateção negativa online. Eles devem repassar isso para a fabricante, e essa então vai corrigir e liberar a firmware.

Quem tem esse HGU e a vulnerabilidade NÃO foi reproduzida, peço por gentileza que me informe o firmware para eu solicitar que esse seja instalado no meu HGU.

Me registrei para alertar o pessoal, esse forum já me ajudou com algumas coisas no passado. Tenho Vivo há mais de uma década e só recentemente adquiri fibra.
o que tem de mal essa falha? não achei nada de mais. você é tão paranoico assim? kkkk

Bom dia pessoal,

Aí pergunto a vocês, a vivo fibra tá valendo a pena? Existe limite de consumo mensal? Recentemente saí da TIM live pelo limite mensal de 2tb... Como funciona a questão do upload? São quantos %?

Não há nenhum tipo de limite na Vivo sobre uso de banda até o momento, o que temos atualmente são 2 grandes operadoras agindo em relação a consumo mais intenso de trafego: Claro e Tim. Nenhuma operadora ou provedor de internet no Brasil tem segurança jurídica para aplicar restrições desse tipo na internet fixa, independentemente de haver uma cláusula contratual estipulando limites.

Última edição:
Em dois lugares que pesquisei na interet vi relatos de duas pessoas diferentes que não estavam conseguindo usar o Wi-Fi em cômodos mais afastados do HGU Askey RTF8115VW e o técnico trocou pelo GPT-2741GNAC-N2 e deu certo.
E antes de usar o Askey RTF8115VW as pessoas também conseguiam usar Wi-Fi com o aparelho antigo nesses cômodos.

Concordo plenamente que tem aparelhos muito melhores para usar o Wi-Fi.
Aparelhos de outras marcas que não são os fornecidos pela Vivo.
Mas aqui estamos tentando comparar o Askey RTF8115VW com o MitraStar GPT-2741GNAC-N2
No meu caso foi o contrário. Eu tinha o Mitra num quarto e não pegava direito nem na sala. Botaram o Askey e consigo sinal até no estacionamento de baixo do prédio (moro no 4º andar).

Sou cliente da VIVO (antiga GVT) desde que chegou em minha cidade, em 2013. Recentemente a VIVO instalou fibra em meu bairro e, coincidência ou não, começaram alguns problemas de conexão que eu nunca tive antes. Uso cabeamento metálico normal e, com alguma frequência tenho ficado sem internet. Um dos problemas que vem acontecendo é que quando eu ligo meu computador (que está conectado via cabo), fico sem internet e preciso desligar e ligar o modem para a internet funcionar. Porém, após resolver o problema com o computador, o Wi-Fi para de funcionar em alguns dispositivos, as vezes meu computador e celular estão funcionando corretamente, mas os aparelhos das pessoas que moram comigo simplesmente não conseguem entrar no Wi-Fi.

Já chamei duas vezes o técnico para resolver e ambos trocaram o modem, mas o problema persiste. Além disso, ambos informaram que o problema é o cabeamento/sistema que, segundo eles, são antigos e deixaram de conseguir atender a demanda e que eu deveria trocar para fibra (detalhe: técnicos, não eram vendedores). A partir disso, criei uma reclamação no site do consumidor.gov.br e reclamei que venho sofrendo com diversos problemas em minha internet e televisão nos últimos 6 meses e gostaria que a VIVO trocasse meu cabeamento antigo para o atual (FIBRA).

Atualmente possuo Internet 50Mb + TV Ultimate (2 pontos) + Telefone Ilimitado por R$159,90 (valor promocional 12 meses, desconto que consegui por problemas de funcionamento do serviço no ano anterior). Sei que a VIVO oferece o mesmo pacote na Fibra, só que por R$259,90, mas solicitei na reclamação a alteração do cabeamento sem custos.

A atendente me informou que, no momento o sistema só mostra ser possível instalar a internet fibra e que na minha região não está sendo possível instalação de TV no momento. A partir disso, foi criado uma ordem para técnicos verificarem a possibilidade da instalação da Fibra e, posteriormente, ela deve entrar em contato comigo para negociar valores e verificar as possibilidades da contratação de um novo combo fibra.

Enfim, alguém já passou por experiência parecida? Acha que existe a possibilidade de eu conseguir essa 'troca' sem custos?

Tem algum meio de obrigar todo mundo a usar um DNS tipo o 8.8.8.8 e 8.8.4.4 da Google nessa tela do modem da VIVO?

Lá em 192.168.15.1?

Fora isso quem usa wi-fi aqui em casa está pegando sinal de um roteador com DHCP desligado, e que usa 192.168.15.50 como IP interno (LAN). Esse roteador eu botei como IP dinâmico, e não estático ou PPPoe. Ele liga num cabo ethernet na saída LAN do modem.

P.S. Achei isso no modem:

XX1.png

Essa parte tava desligada aqui...

Outra tela do modem:

X2.png

No meu caso foi o contrário. Eu tinha o Mitra num quarto e não pegava direito nem na sala. Botaram o Askey e consigo sinal até no estacionamento de baixo do prédio (moro no 4º andar).
Qual modelo exato vc tinha do Mitra e qual tem atualmente do Askey?
Tem que falar o modelo para ter parâmetro de comparação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem algum meio de obrigar todo mundo a usar um DNS tipo o 8.8.8.8 e 8.8.4.4 da Google nessa tela do modem da VIVO?

Lá em 192.168.15.1?

Fora isso quem usa wi-fi aqui em casa está pegando sinal de um roteador com DHCP desligado, e que usa 192.168.15.50 como IP interno (LAN). Esse roteador eu botei como IP dinâmico, e não estático ou PPPoe. Ele liga num cabo ethernet na saída LAN do modem.

P.S. Achei isso no modem:

XX1.png

Essa parte tava desligada aqui...

Outra tela do modem:

X2.png
Só colocar em Servidor DNS Primário: 8.8.8.8 e Servidor DNS secundário: 8.8.4.4
Salvar e pronto.
Lembrando que esses são os servidores DNS IPV4.

Para alterar os servidores DNS IPV6 diretamente no modem tem que saber qual o modelo para conseguir alterar no acesso avançado.
Tem modem que da para alterar e outros somente colocando DNS IPV6 nas configurações da placa de rede.

Exemplo: O Askey RTF8115VW não tem como configurar DNS IPV6 no modem já o MitraStar GPT-2741GNAC-N2 tem como colocar servidor IPV6 nas configurações avançadas.

Esse é outro detalhe que não curto no Askey RTF8115VW.

Qual modelo exato vc tinha do Mitra e qual tem atualmente do Askey?
Tem que falar o modelo para ter parâmetro de comparação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Salvar e pronto.

Para alterar os servidores DNS IPV6 diretamente no modem tem que saber qual o modelo para conseguir alterar no acesso avançado.
Tem modem que da para alterar e outros somente colocando DNS IPV6 nas configurações da placa de rede.

Exemplo: O Askey RTF8115VW não tem como configurar DNS IPV6 no modem já o MitraStar GPT-2741GNAC-N2 tem como colocar servidor IPV6 nas configurações avançadas.

Era nessa tela mesmo.

Eu havia colocado o OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220) primeiro e depois reiniciado o modem (parece que é preciso fazer isso, pois apenas clicando em salvar não deve renovar a concessão de IP de todo mundo já com o DNS modificado). Mas uma coisa que notei foi uma queda nos testes de velocidade, ao invés de 300/150 estava marcando até menos de 100 de up pra alguns. Aí resolvi botar o do Google mesmo, o 8.8.8.8 e 8.8.4.4, e o resultado ficou melhor nesses testes, chegando próximo dos 300/150 pro Speedtest, TestePower, NPERF, Fast.com e Brasil Banda Larga.

Salvar e pronto.

já o MitraStar GPT-2741GNAC-N2 tem como colocar servidor IPV6 nas configurações avançadas.

O meu é esse GPT-2741GNAC-N2. Mas não há opção de ipv6 nele (config avançada). É pra eu alterar no Windows nessa tela?

XX1.png

Da forma como está agora o modem está obrigando todo mundo a usar o mesmo servidor DNS. Mas pela sua explicação é pra ipV4.

O de iPV6 é esse:

2001:4860:4860::8888
2001:4860:4860::8844

Eu tenho esse mitrastar e funciona muito bem o wifi dele, além do router ser bastante estável.
O n1 é terrível Colocaram quando trocaram pra degustação di 600Mbps, axei ruimzinho wifi no karto ondi com o 8115 xegava 300Mbps no n1 nem xegava 150Mbps, ai quando vinheram no dia seguinte pedi para destroçar pelo 8115 mesmo. Tô com ele nos 600Mbps.

Era nessa tela mesmo.

Eu havia colocado o OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220) primeiro e depois reiniciado o modem (parece que é preciso fazer isso, pois apenas clicando em salvar não deve renovar a concessão de IP de todo mundo já com o DNS modificado). Mas uma coisa que notei foi uma queda nos testes de velocidade, ao invés de 300/150 estava marcando até menos de 100 de up pra alguns. Aí resolvi botar o do Google mesmo, o 8.8.8.8 e 8.8.4.4, e o resultado ficou melhor nesses testes, chegando próximo dos 300/150 pro Speedtest, TestePower, NPERF, Fast.com e Brasil Banda Larga.

O meu é esse GPT-2741GNAC-N2. Mas não há opção de ipv6 nele (config avançada). É pra eu alterar no Windows nessa tela?

XX1.png

Da forma como está agora o modem está obrigando todo mundo a usar o mesmo servidor DNS. Mas pela sua explicação é pra ipV4.

O de iPV6 é esse:

2001:4860:4860::8888
2001:4860:4860::8844
No GPT-2741GNAC-N2 tem como colocar servidor DNS IPV6 diretamente no HGU.
Fiz isso na casa dos meus pais que usa esse modelo de equipamento.

Não vou lembrar o lugar exato mas foi nas configurações avançadas, infelizmente aqui uso o Askey e não tem como olhar:

usuário: support
senha: que está de baixo do aparelho

No GPT-2741GNAC-N2 tem como colocar servidor DNS IPV6 diretamente no HGU.
Fiz isso na casa da minha mãe que usa esse modelo de equipamento.

Não vou lembrar o lugar exato mas foi nas configurações avançadas, infelizmente aqui uso o Askey e não tem como olhar:

usuário: support
senha: que está de baixo do aparelho
No caso aí a senha está em cima, é a da etiqueta onde tem "SMART WI-FI". Nunca tinha visto essa parte de configurações avançadas.

Apareceu isso:

X1.png

Mas vou deixar como está porque tenho medo de desconfigurar esse aparelho e a VIVO ter de vir aqui só pra consertar isso... Mudei então pelo Windows mesmo, nas configurações do meu adaptador de rede.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar