[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Obrigado pela ajuda.

Eu fiquei com receio de colocar o modem no modo bridge por causa deste aviso:
"Atenção: Alterando o modo de operação para bridge irá desativar os serviços de internet, telefonia e TV.
Isto também o impossibilitará de receber suporte e atualizações com melhorias."

E também porque, se eu tiver que resetar esse modem pra conseguir voltar ao normal, caso dê problema, posso acabar desarrumando a conexão à Internet e precisar ter que chamar o suporte.

Eu não creio que a Vivo Fibra use CGNAT. Já tive um provedor do interior que fazia CGNAT e era diferente. Sempre pegava um IP estranho nas configurações de conexão do roteador; tinha muita verificação de imagem ao acessar o google e facebook; tinha problemas pra acessar a PSN Network, e o Xbox Live sempre acusava problema de NAT e desbloqueio de portas não adiantava.

Enfim, mudei o modo do roteador para ACCESS POINT, porém agora não consigo acessar as configurações do roteador, mesmo meu PC estão ligado diretamente ao roteador e não ao modem. E também fica aparecendo uma luz vermelha no roteador, o que é meio irritante. Estou pegando o IPV6 agora, mas acho que vou voltar às configurações de antes...
Vivo fibra não usa CGNAT, e não tem problema nenhum setar o modem em bridge até melhor para resolver o seu problema ai.
o ideal é configurar desse jeito, como mode repetidor também não vai funcionar corretamente.
Unico porem que se voce tem tv não é o ideal deixar em bridge.
Resetando o modem da vivo ou não, não irá afetar em nada.

Obrigado pela ajuda.

"Atenção: Alterando o modo de operação para bridge irá desativar os serviços de internet, telefonia e TV.

E também porque, se eu tiver que resetar esse modem pra conseguir voltar ao normal, caso dê problema, posso acabar desarrumando a conexão à Internet e precisar ter que chamar o suporte.

Eu não creio que a Vivo Fibra use CGNAT. Já tive um provedor do interior que fazia CGNAT e era diferente. Sempre pegava um IP estranho nas configurações de conexão do roteador; tinha muita verificação de imagem ao acessar o google e facebook; tinha problemas pra acessar a PSN Network, e o Xbox Live sempre acusava problema de NAT e desbloqueio de portas não adiantava.

Enfim, mudei o modo do roteador para ACCESS POINT, porém agora não consigo acessar as configurações do roteador, mesmo meu PC estão ligado diretamente ao roteador e não ao modem. E também fica aparecendo uma luz vermelha no roteador, o que é meio irritante. Estou pegando o IPV6 agora, mas acho que vou voltar às configurações de antes...

p/ acessar o roteador agora vc tem q ver q IP ele recebeu do modem da vivo... uma maneira é entrar no modem da vivo e ver na parte de LAN/DHCP os ips que ele distribuiu e procurar o q foi p/ seu modem lá

sobre acessar o roteador conectando o pc direto nele**, talvez não dê pq ele desativou o dhcp e seu pc não recebe um ip válido dele... eu tentaria da forma q falei antes (vendo o ip no modem da vivo)... mas se vc quiser diretamente pelo roteador, veja se seu pc recebe um ip valido do roteador, se receber use o ip q ele deu mudando o final p/ .1 .... se não recebe, deve ter um ip padrão de fabrica q ele sempre "responde", ai vc teria q saber esse ip
** - tudo q eu falei vale p/ o pc conectado no roteador, mas o roteador não pode estar conectado no modem da vivo

Última edição:
Pessoal, a Vivo está com problema de rotas hoje? Não consigo entrar no Warzone, conectei no 4G da claro e foi normal.

Obrigado pela ajuda.

Telefonica é a empresa de telecomunicações com maior número de IPV4 do Brasil, isso sem contar que a base de assinantes deles está diminuindo e não aumentando. A tendência é de ser muito difícil da VIVO usar CGNAT em um período próximo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, a Vivo está com problema de rotas hoje? Não consigo entrar no Warzone, conectei no 4G da claro e foi normal.

Se você tiver algum IP manda aqui que a gente testa. A principio a minha está tudo ok.

Pessoal, instalei Vivo Fibra aqui o plano de 200 MB pedi somente a internet e veio no e-mail de ativação dos serviços uma linha fixa com a descrição Voz - Plano Valor Zero alguém sabe se posso utilizar essa linha para receber chamadas ou fazer ligações locais? Procurei sobre esse plano mas não encontrei nenhuma informação se cobram a parte na fatura como que ele funciona. Coloquei um aparelho de telefone fixo simples e tem linha.

alguém sabe se tem como utilizar esses hgu da vivo como ap? teoricamente nada impede de desativar o dhcp e usar a mesma faixa de ip, mas alguém já testou? pergunto, pois tenho um conhecido com um desses parado e iria pedir pra ele utilizar como ap por cabo.

Pessoal, instalei Vivo Fibra aqui o plano de 200 MB pedi somente a internet e veio no e-mail de ativação dos serviços uma linha fixa com a descrição Voz - Plano Valor Zero alguém sabe se posso utilizar essa linha para receber chamadas ou fazer ligações locais? Procurei sobre esse plano mas não encontrei nenhuma informação se cobram a parte na fatura como que ele funciona. Coloquei um aparelho de telefone fixo simples e tem linha.
Pode, mas pra usar provavelmente vai ter que pagar o plano de telefonia.. acho que nem ligacao ele recebe, por mais que a Vivo crie um número fixo para instalar apenas a fibra..

alguém sabe se tem como utilizar esses hgu da vivo como ap? teoricamente nada impede de desativar o dhcp e usar a mesma faixa de ip, mas alguém já testou? pergunto, pois tenho um conhecido com um desses parado e iria pedir pra ele utilizar como ap por cabo.
Praticamente qualquer roteador pode ser usado como AP. Basta desligar o DHCP, setar o IP LAN para o mesmo range da rede onde ele será conectado e plugar o cabo na LAN do aparelho.

É possível manter o Mitrastar da Vivo em bridge com telefone? E o Ax1800 seria uma boa opção?

Outra dúvida. Colocaram no contrato 70Mb+ telefone por 130, e com degustação de 300Mb. Após os 12 meses é possível renovar?

É possível manter o Mitrastar da Vivo em bridge com telefone? E o Ax1800 seria uma boa opção?

Outra dúvida. Colocaram no contrato 70Mb+ telefone por 130, e com degustação de 300Mb. Após os 12 meses é possível renovar?
Sim é possível renovar, normalmente. uma otima opção de roteador também.
e sim pessoal tem informado aqui que o telefone fixo funciona em bridge.

creio que não pois a vivo altera a firmware original dele.

Última edição:
o Ax1800 seria uma boa opção?
Da uma lida no que escrevi aqui:

Boa noite pessoal.

No momento estou com internet banda larga de 15/1 (Finada GVT).
Estou esperando realizar a mudança de endereço para ligar lá e realizar a mudança para o plano de fibra 200 MB e também pedir a degustação de 600 MB. Caso deem alguma desculpa ou até mesmo recusarem a degustação, sei que devo anotar o protocolo e ir no consumidor.gov.
A minha dúvida é o que devo escrever na reclamação para que acatem o pedido de degustação.

esse tutorial mostra um jeito de colocar o mitrastar em bridge sem perder telefone e tv...

Qual modem da vivo realmente funciona bem o plano de 600mb do vivo fibra. Quais modelos de hgu
kkkkkk essa pergunta está ficando repetitiva
modelos são askey e mitrastar. ambos servem para a velocidade de 600mb

Boa noite pessoal.

Estou esperando realizar a mudança de endereço para ligar lá e realizar a mudança para o plano de fibra 200 MB e também pedir a degustação de 600 MB. Caso deem alguma desculpa ou até mesmo recusarem a degustação, sei que devo anotar o protocolo e ir no consumidor.gov.
A minha dúvida é o que devo escrever na reclamação para que acatem o pedido de degustação.
você pode falar que o seu vizinho ou amigos conseguiram essa degustação.
Aqui no fórum ja temos vários relatos. sendo cliente novo ou antigo.

Boa noite pessoal.

Eu disse que diversos conhecidos da Net¹ estavam usufruindo dessa degustacao dos 600M e que eu tambem gostaria de ser contemplado.
¹ - no caso me referia a turma daqui, mas certamente que nao citei donde esses conhecidos

p/ acessar o roteador agora vc tem q ver q IP ele recebeu do modem da vivo... uma maneira é entrar no modem da vivo e ver na parte de LAN/DHCP os ips que ele distribuiu e procurar o q foi p/ seu modem lá

sobre acessar o roteador conectando o pc direto nele**, talvez não dê pq ele desativou o dhcp e seu pc não recebe um ip válido dele... eu tentaria da forma q falei antes (vendo o ip no modem da vivo)... mas se vc quiser diretamente pelo roteador, veja se seu pc recebe um ip valido do roteador, se receber use o ip q ele deu mudando o final p/ .1 .... se não recebe, deve ter um ip padrão de fabrica q ele sempre "responde", ai vc teria q saber esse ip
** - tudo q eu falei vale p/ o pc conectado no roteador, mas o roteador não pode estar conectado no modem da vivo
Olá, deu certinho. Estou usando o roteador como access point, consigo acessar tanto ele quanto o modem sem problemas, sem necessidade de ficar desconectando cabos também. Só tive que desativar os leds do meu roteador, pois não aguentava mais olhar pra aquele led vermelho ameaçador, que surge depois de fazer essas alterações, mas ficou até melhor assim. Não tive coragem de colocar o modem da vivo em bridge, pois tive receio de não conseguir entrar nele depois.

IPV6 funcionando certinho agora, mas não sei se isso ainda faz diferença na prática, pois estava navegando sem problema antes, tirando algumas quedas em serviços de Streaming, etc.

Uma vantagem que vi a princípio é que todos os meus dispositivos ficam na mesma faixa de IP agora, independentemente se conecto eles no roteador ou no modem. Se eu quero que eles conversem entre si, fica mais descomplicado agora.

Valeu.

Última edição:
Obrigado pela ajuda.

Uma outra opção é manter o HGU como router e ligar o teu roteador na HGU pela porta LAN (nao usar a porta WAN do segundo router).
Precisa apenas desabilitar o DHCP dele e colocar um IP fixo na faixa de IPS da HGU, que é normalmente 192.168.15.0/24.
É a forma que uso aqui em casa. Quem vai fornecer os IPS na LAN é a HGU e para quem estiver conectado no segundo router via wifi vai ficar transparente.

O que falaram acima não é CGNAT, e sim duplo nat por vc ter "uma rede atras da outra" na configuração original. Onde tinha uma rede 10.xxx atras da 192.xxx.

Uma outra opção é manter o HGU como router e ligar o teu roteador na HGU pela porta LAN (nao usar a porta WAN do segundo router).
Precisa apenas desabilitar o DHCP dele e colocar um IP fixo na faixa de IPS da HGU, que é normalmente 192.168.15.0/24.
É a forma que uso aqui em casa. Quem vai fornecer os IPS na LAN é a HGU e para quem estiver conectado no segundo router via wifi vai ficar transparente.

O que falaram acima não é CGNAT, e sim duplo nat por vc ter "uma rede atras da outra" na configuração original. Onde tinha uma rede 10.xxx atras da 192.xxx.
Eu fiz exatamente isso, exceto que estou usando a porta WAN mesmo. Qual a vantagem de conectar na LAN? Conforme eu disse no meu último post, eu agora tenho a mesma faixa de IPs para todos os dispositivos, ou seja, o modem é quem está determinando os IPs. Você conectando seu dispositivo, seja por cabo ou wireless, seja pelo modem ou roteador, fica sempre dentro da mesma faixa de endereço, tudo numa mesma rede.

Eu fiz exatamente isso, exceto que estou usando a porta WAN mesmo. Qual a vantagem de conectar na LAN? Conforme eu disse no meu último post, eu agora tenho a mesma faixa de IPs para todos os dispositivos, ou seja, o modem é quem está determinando os IPs. Você conectando seu dispositivo, seja por cabo ou wireless, seja pelo modem ou roteador, fica sempre dentro da mesma faixa de endereço, tudo numa mesma rede.
Se vc configurou como AP não tem problema usar a porta WAN, pq ele fica "transparente". Usando a LAN não precisa configurar como AP.
A sua config vai funcionar bem. ;-)

Cadê a turma que tem 1Gbps? Tem tanta diferença entre 600Mbps e 1 Gbps?

Aqui não rolou 1Gbps na vivo. Falei direto com o pessoal que me vendeu link dedicado da vivo, mas sem chance, minha OLT não estava pronta, ou seja, não deve ter banda para suprir a região.

Eu coloco a instalação como um processo de 2-3 horas no máximo, ela estando vacinada os riscos são menores. Vale a orientação do uso de mascara, de ventilar o ambiente o máximo possível e manter uma distância razoável também. Se outra pessoa puder receber o serviço melhor ainda.
Não dá pra levar isso em consideração, pelo menos aqui em Goiás os técnicos estão cagando completamente se estão atendendo idoso ou alguem mais frágil, vão sem mascara e ainda reclamam se pedem pra colocar.

Aqui não rolou 1Gbps na vivo. Falei direto com o pessoal que me vendeu link dedicado da vivo, mas sem chance, minha OLT não estava pronta, ou seja, não deve ter banda para suprir a região.
Seguindo a lógica natural do que vem acontecendo a alguns anos em especial com a concorrencia da Oi Fibra e dos planos regionais, ano que vem o plano mais básico que é atualmente 200 megas deve virar o de 300mb e o de 300mb dar local ao de 600mb. Então, sera que eles vão aumentar as OLT para os planos de 1Gbps assumir o local do 600?

Seguindo a lógica natural do que vem acontecendo a alguns anos em especial com a concorrencia da Oi Fibra e dos planos regionais, ano que vem o plano mais básico que é atualmente 200 megas deve virar o de 300mb e o de 300mb dar local ao de 600mb. Então, sera que eles vão aumentar as OLT para os planos de 1Gbps assumir o local do 600?
Eu imagino que a partir do próximo ano os provedores vão começar a migrar da tecnologia GPON para XGSPON e começarem a vender planos acima de 1Gb tal qual esta fazendo o provedor Unifique que já comercializa plano de 2Gb por R$250,00/mês.
As empresas Algar e Oi já confirmaram investimentos em XGSPON.

A questão não é só porta da OLT, no caso em estrutura Gpon já daria para vender 1Gbps, o que limita é a questão de splitters e também o baixo número de clientes que poderiam usufruir da fibra em gpon, por isso acredito que somente após migrarem para placas XGSPON.

Users who are viewing this thread

Voltar