o meu HGU é o famoso mitrastar GPT-2541GNAC-N1, pelas especificações que achei na net ele diz ser gigabit mesmo. E realmente não tem wan, são 4 ethernet mesmo (achei que era a entrada verde, mas é de telefone, que nem uso)Não. pelo que vi em videos por ai, o M5 funciona em Mesh também em modo AP.
Se sua velocidade é de 100mbps, as portas do equipamento da operadora precisam ser necessariamente gigabit, ou não conseguiria passar de 95mbps com o overhead.
Fica a mesma coisa.. A diferença é que em modo AP o M5 não faz roteamento, o que pode até em teoria desafogar seu hardware para focar em filtrar o sinal..
A ligação se mantém igual a um roteador comum. Imagino que seu HGU não possua WAN, a nao ser que tenha ONT separada..
Então vc liga seu M5 em qualquer porta LAN do HGU e o coloca em modo AP.
também dei uma olhada aqui no site da tp link e parece que o que perderei é o controle parental, antivirus, qos, essas funcionalidades dele (que é um plus, mas nada que não dê pra ficar sem). Também diz que vai perder o dhcp dele né, mas ai eu terei da vivo? se não tiver, como seria a configuração do NAS? (já que vc usa nas tbm, pois vi que ele usa o dhcp aqui)
ainda estou com um pouco de dúvida pq todo mundo que vejo aconselha o bridge (sempre via isso nos tópicos, no youtube tbm, aqui tem tutoriais pra colocar em bridge, etc) é a primeira vez que estou vendo aconselharem deixar na versão router e os outros como AP. Queria só saber o porque (qual a vantagem) de falarem pra colocar em bridge, vejo muita gente falando que é por causa do nat duplo, mas ai se deixasse o da vivo como router e o outro como AP não teria o nat duplo de todo jeito, então pq aconselham mais o bridge?
desculpe tantas perguntas, é que ficar trocando a configuração toda hora é meio penoso, então quero ver se já acerto de vez no que fazer, pra não ter que trocar novamente (quanto ao processo, já até vi como troca aqui no deco e tal, bem simples, só preciso saber se realmente é o mais indicado fazer isso).
Última edição: