[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Não. pelo que vi em videos por ai, o M5 funciona em Mesh também em modo AP.

Se sua velocidade é de 100mbps, as portas do equipamento da operadora precisam ser necessariamente gigabit, ou não conseguiria passar de 95mbps com o overhead.

Fica a mesma coisa.. A diferença é que em modo AP o M5 não faz roteamento, o que pode até em teoria desafogar seu hardware para focar em filtrar o sinal..

A ligação se mantém igual a um roteador comum. Imagino que seu HGU não possua WAN, a nao ser que tenha ONT separada..

Então vc liga seu M5 em qualquer porta LAN do HGU e o coloca em modo AP.
o meu HGU é o famoso mitrastar GPT-2541GNAC-N1, pelas especificações que achei na net ele diz ser gigabit mesmo. E realmente não tem wan, são 4 ethernet mesmo (achei que era a entrada verde, mas é de telefone, que nem uso)

também dei uma olhada aqui no site da tp link e parece que o que perderei é o controle parental, antivirus, qos, essas funcionalidades dele (que é um plus, mas nada que não dê pra ficar sem). Também diz que vai perder o dhcp dele né, mas ai eu terei da vivo? se não tiver, como seria a configuração do NAS? (já que vc usa nas tbm, pois vi que ele usa o dhcp aqui)

ainda estou com um pouco de dúvida pq todo mundo que vejo aconselha o bridge (sempre via isso nos tópicos, no youtube tbm, aqui tem tutoriais pra colocar em bridge, etc) é a primeira vez que estou vendo aconselharem deixar na versão router e os outros como AP. Queria só saber o porque (qual a vantagem) de falarem pra colocar em bridge, vejo muita gente falando que é por causa do nat duplo, mas ai se deixasse o da vivo como router e o outro como AP não teria o nat duplo de todo jeito, então pq aconselham mais o bridge?

desculpe tantas perguntas, é que ficar trocando a configuração toda hora é meio penoso, então quero ver se já acerto de vez no que fazer, pra não ter que trocar novamente (quanto ao processo, já até vi como troca aqui no deco e tal, bem simples, só preciso saber se realmente é o mais indicado fazer isso).

Última edição:
o meu HGU é o famoso mitrastar GPT-2541GNAC-N1, pelas especificações que achei na net ele diz ser gigabit mesmo. E realmente não tem wan, são 4 ethernet mesmo (achei que era a entrada verde, mas é de telefone, que nem uso)

também dei uma olhada aqui no site da tp link e parece que o que perderei é o controle parental, antivirus, qos, essas funcionalidades dele (que é um plus, mas nada que não dê pra ficar sem). Também diz que vai perder o dhcp dele né, mas ai eu terei da vivo? se não tiver, como seria a configuração do NAS? (já que vc usa nas tbm, pois vi que ele usa o dhcp aqui)

ainda estou com um pouco de dúvida pq todo mundo que vejo aconselha o bridge (sempre via isso nos tópicos, no youtube tbm, aqui tem tutoriais pra colocar em bridge, etc) é a primeira vez que estou vendo aconselharem deixar na versão router e os outros como AP. Queria só saber o porque (qual a vantagem) de falarem pra colocar em bridge, vejo muita gente falando que é por causa do nat duplo, mas ai se deixasse o da vivo como router e o outro como AP não teria o nat duplo de todo jeito, então pq aconselham mais o bridge?

desculpe tantas perguntas, é que ficar trocando a configuração toda hora é meio penoso, então quero ver se já acerto de vez no que fazer, pra não ter que trocar novamente (quanto ao processo, já até vi como troca aqui no deco e tal, bem simples, só preciso saber se realmente é o mais indicado fazer isso).
Sim você vai ter o DHCP da vivo.

Em modo bridge você consegue deixar o o roteador que você comprou gerenciar toda sua rede, por que não é possível deixar os dois gerenciando ao mesmo tempo. Então fica a seu critério deixar o da vivo como router ou da tplink, mas ai vc teria que adaptar de acordo com a sua necessidade. Com o da vivo como router vc consegue aproveitar as portas lan dela. Com bridge você não consegue e como o deco só tem duas portas para expandir a quantidade teria que adquirir um switch.

Da pra fazer das duas formas, fica a seu critério de como deixar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim você vai ter o DHCP da vivo.

Em modo bridge você consegue deixar o o roteador que você comprou gerenciar toda sua rede, por que não é possível deixar os dois gerenciando ao mesmo tempo. Então fica a seu critério deixar o da vivo como router ou da tplink, mas ai vc teria que adaptar de acordo com a sua necessidade. Com o da vivo como router vc consegue aproveitar as portas lan dela. Com bridge você não consegue e como o deco só tem duas portas para expandir a quantidade teria que adquirir um switch.

Da pra fazer das duas formas, fica a seu critério de como deixar.
Exemplo com switch com desaconselho a uso de switch dlink (veja link abaixo):
Diagrama-casa.png

https://david.guimaraes.eng.br/deco-m5-com-switch/

Última edição:
Fiz uma reclamação sobre o valor indevido da fatura (15 reais a mais) e pedi a degustação dos 600mb, me ligaram hoje, o atendente disse que no meu endereço ainda não havia a oferta, deu 100 reais de desconto na próxima fatura, tirou o fixo e ajustou a fatura para 162,99. Algum tempo depois conferi no site que o mesmo plano sairia por 152,99 reais. Complicada essa vivo...
"Tratativa:

Em resposta a sua manifestação, o contrato XXXXXXXXXXXXX vinculado ao endereço XXXXXX - NAO POSSUI PRUMADA XXXXXXXXX
SANTOS, SP está ativo com a vivo e foi aplicada oferta Banda larga solo 300mb com Netflix
premium no valor de R$162,99 válido por 12 meses sujeito a reajuste anual pela operadora
conforme protocolo XXXXXXXX e informamos cliente sobre a indisponibilidade da
degustação de 600mb na região e futuramente havendo poderá ser inserida.
Por liberalidade da empresa e forma de acordo inserimos um crédito futuro no valor de
R$100,00 afim de compensar transtornos ocorridos anteriormente e todas ações podem ser
acompanhadas pelo app meu vivo."

Vou abrir outra reclamação.
Abri outra reclamação, vamos ver se vai dar em algo ou se vão querer me enrolar novamente :fire::fire::fire:

Hoje consegui conversar com um vendedor numa barraquinha. Ele falou que no Prado esta liberado ate a Rua Rubi. Que pro resto do Bairro e Calafate, até o final do mes. Os precos ele repassou os do site mesmo. Hoje pago 240,00 por 50M, Pacote ultimate e telefone. Ele falou que o mesmo fica por 280 na fibra. Vou é ficar soh com a fibra entao .... tá caro de mais ! Vou ate fazer umas simulacoes no site. Voces acham que consigo essa degustacao de 600M pelo preco de 200M por aqui tbm ?
Hum, interessante saber que a Vivo tá expandindo a fibra aqui em BH. Eu pensei que estivessem parados.

Aí no Prado não tem fibra da Oi ainda, né? Pelo menos eu não me recordo de ter visto as CDOEs da Oi nas últimas vezes que passei por aí. Será que a estratégia da Vivo e da Oi está envolvendo uma evitar expansão nas áreas em que a outra expandiu recentemente? Isso explicaria a lentidão da expansão da Vivo por aqui e a lentidão da expansão da Oi por aí.

Hoje consegui conversar com um vendedor numa barraquinha. Ele falou que no Prado esta liberado ate a Rua Rubi. Que pro resto do Bairro e Calafate, até o final do mes. Os precos ele repassou os do site mesmo. Hoje pago 240,00 por 50M, Pacote ultimate e telefone. Ele falou que o mesmo fica por 280 na fibra. Vou é ficar soh com a fibra entao .... tá caro de mais ! Vou ate fazer umas simulacoes no site. Voces acham que consigo essa degustacao de 600M pelo preco de 200M por aqui tbm ?
Ontem minha mãe pegou um panfleto deles na porta do Verdemar e no verso tinha o telefone de um consultor de vendas. Liguei pra ele por volta das 18hrs e falei queria o serviço e que apesar do site não estar disponível ainda, eu já estava ligado que eles estão instalando os CTOs pelo bairro. Ele respondeu "Sim, é isso mesmo, ai na sua rua tem algum?" Eu falei que não, mas que a 70m virando a esquina tem um e ele disse que vai instalar pra mim. Ele falou que como a VIVO ainda está cabeando o bairro, o site ainda não está 100% atualizado com a disponibilidade correta. No final das contas ele pediu para que eu enviasse os dados completo do endereço pelo WhatsApp e que ele me retornaria hoje, vamos ver.

Tomara que dê certo, apesar de eu ter zero problemas com a Claro (hoje tenho 500/35 no HFC), o upload da fibra me deixa muito empolgado. Agora não sei se assino 200Mbps e depois de uns 10 dias ligo na central pedindo a degustação de 600Mbps ou se assino 300Mbps direto 🤔

Vou deixando vocês informados dessa história.

Hum, interessante saber que a Vivo tá expandindo a fibra aqui em BH. Eu pensei que estivessem parados.

Aí no Prado não tem fibra da Oi ainda, né? Pelo menos eu não me recordo de ter visto as CDOEs da Oi nas últimas vezes que passei por aí. Será que a estratégia da Vivo e da Oi está envolvendo uma evitar expansão nas áreas em que a outra expandiu recentemente? Isso explicaria a lentidão da expansão da Vivo por aqui e a lentidão da expansão da Oi por aí.
Não, aqui não tem OI Fibra. A VIVO tá chegando com a fibra só agora. Antes era só os armários da antiga GVT, onde eles ofereciam até 15mbps ou Claro, não existia nenhuma outra opção. Tomara que no futuro os provedores regionais também cheguem por aqui e a concorrência aumente.

Vlw!

Galera, estou prestes a assinar a VIVO aqui porém só tem um problema. Vai fazer quase 1 ano e meio que a Vivo fibrou aqui, e meus vizinhos contrataram e está dando como indisponivel no meu endereço ( tem um foguetinho de fibra que sai somente um cabo pro vizinho bem no meu poste) tem alguma forma de eu contornar isso?

Opa, preciso de uma opinião...

Tenho internet VDSL da Vivo de 50mb. De uns tempos pra cá, a conexão começou a cair com qualquer ventinho. É uma queda muito chata que atrapalha a jogatina diariamente. Já veio o técnico três vezes: na primeira, ele subiu no poste e disse que estava tudo certo. Na segunda, ele disse ter trocado minha porta no armário. Na terceira, que foi a visita de hoje, ele trocou o modem, porém continua caindo. Às vezes eu reinicio o modem e ele volta capado em 30mb, aí ele para de cair por algumas horas, mas se eu reiniciar ele pra voltar a velocidade normal, ele volta a cair.
O SNR downstream fica variando de 6 a 10 e upstream de 19 a -5 quando dá qualquer rajada de vento, mesmo que não muito forte. Quando não tem vento, o sinal é estável e a internet funciona perfeitamente. Já tinha feito uma reclamação antigamente na Vivo em relação a isso e recebi desconto, o problema tinha sido solucionado magicamente, mas agora voltou novamente. Não sei o que fazer.

Galera, estou prestes a assinar a VIVO aqui porém só tem um problema. Vai fazer quase 1 ano e meio que a Vivo fibrou aqui, e meus vizinhos contrataram e está dando como indisponivel no meu endereço ( tem um foguetinho de fibra que sai somente um cabo pro vizinho bem no meu poste) tem alguma forma de eu contornar isso?
tem que ter alguma CTO próxima a sua casa tem alguma??? o foguetinho não adianta.

Tenho internet VDSL da Vivo de 50mb. De uns tempos pra cá, a conexão começou a cair com qualquer ventinho. É uma queda muito chata que atrapalha a jogatina diariamente. Já veio o técnico três vezes: na primeira, ele subiu no poste e disse que estava tudo certo. Na segunda, ele disse ter trocado minha porta no armário. Na terceira, que foi a visita de hoje, ele trocou o modem, porém continua caindo. Às vezes eu reinicio o modem e ele volta capado em 30mb, aí ele para de cair por algumas horas, mas se eu reiniciar ele pra voltar a velocidade normal, ele volta a cair.
O SNR downstream fica variando de 6 a 10 e upstream de 19 a -5 quando dá qualquer rajada de vento, mesmo que não muito forte. Quando não tem vento, o sinal é estável e a internet funciona perfeitamente. Já tinha feito uma reclamação antigamente na Vivo em relação a isso e recebi desconto, o problema tinha sido solucionado magicamente, mas agora voltou novamente. Não sei o que fazer.
consumidor.gov.br

Isso é problema no cabeamento externo. Joga reclamação na Ouvidoria ou consumidor.

Oi Fibra sera instalada aqui no predio segunda agora.
Alguem ja conseguiu chorar algum desconto na vivo falando que a oi esta ofertando um preco melhor?
Alguem ai tem alguma tecnica q funciona?

Alguem ja conseguiu chorar algum desconto na vivo falando que a oi esta ofertando um preco melhor?
Se não estiver com alguma fidelidade vigente é bem tranquilo, só ir no cancelamento e falar que tem proposta similar/melhor de outra operadora, vão te mandar para a retenção.

setor de cancelamento, ou ouvidoria ou site do consumidor.gov.br para pleitar desconto ou degustação de velocidade.
Até sem concorrente estão cedendo descontos e degustações.

tem que ter alguma CTO próxima a sua casa tem alguma??? o foguetinho não adianta.

consumidor.gov.br
Tem sim, o vizinho do meu lado é assinante também. Consegui assinar através de um vendedor de campo, esperando marcar a instalação. Por telefone e pelo site diz que não tem disponibilidade de nenhum serviço (e olha q eu tive vdsl a 2 anos atrás HAUHAAUHA)

Isso é problema no cabeamento externo. Joga reclamação na Ouvidoria ou consumidor.
Eu tenho contato direto com o técnico que veio aqui, mas ele insiste que não é problema no cabeamento externo e não me dá nenhuma razão. Não sei se ele verificou direito, ele subiu no poste por uns 3 minutos e desceu em seguida dizendo que tava tudo certo. Já tenho uma reclamação no consumidor.gov de cerca de 1 ano atrás finalizada, quando me deram um desconto na fatura e o problema magicamente foi resolvido por alguns meses, mas não fui notificado sobre mudanças na fiação.
Descobri que tem uma empresa pequena instalando fibra na minha rua, mas não sei quão confiável é. Se eu precisar cancelar a Vivo, provavelmente vou ter que entrar com outra reclamação no consumidor.gov pra cancelar a multa - não fez 12 meses desde a mudança do plano.

Tem sim, o vizinho do meu lado é assinante também. Consegui assinar através de um vendedor de campo, esperando marcar a instalação. Por telefone e pelo site diz que não tem disponibilidade de nenhum serviço (e olha q eu tive vdsl a 2 anos atrás HAUHAAUHA)
acontece mesmo... consultor as vezes tem um macete para liberar instalação
até mesmo melhor que 10315 e site
A consultora que conheço so tem acesso ao estado de são paulo. outro estado não consegue atuar.

Eu tenho contato direto com o técnico que veio aqui, mas ele insiste que não é problema no cabeamento externo e não me dá nenhuma razão. Não sei se ele verificou direito, ele subiu no poste por uns 3 minutos e desceu em seguida dizendo que tava tudo certo. Já tenho uma reclamação no consumidor.gov de cerca de 1 ano atrás finalizada, quando me deram um desconto na fatura e o problema magicamente foi resolvido por alguns meses, mas não fui notificado sobre mudanças na fiação.
Descobri que tem uma empresa pequena instalando fibra na minha rua, mas não sei quão confiável é. Se eu precisar cancelar a Vivo, provavelmente vou ter que entrar com outra reclamação no consumidor.gov pra cancelar a multa - não fez 12 meses desde a mudança do plano.
Reclama denovo até resolverem, pleita desconto na fatura, inferniza a vida deles, não esta sendo facil ser assinante da adsl e vdsl.
A vivo está apenas mantendo a rede enquanto tem clientes.
A prioridade é migrar os clientes para a fibra quando há disponibilidade.
Pq não testa esse provedor por 7 dias,. as vezes pode ser solução ou até mesmo esperar as grandes se mexerem.

acontece mesmo... consultor as vezes tem um macete para liberar instalação
até mesmo melhor que 10315 e site
A consultora que conheço so tem acesso ao estado de são paulo. outro estado não consegue atuar.

Reclama denovo até resolverem, pleita desconto na fatura, inferniza a vida deles, não esta sendo facil ser assinante da adsl e vdsl.
A vivo está apenas mantendo a rede enquanto tem clientes.
A prioridade é migrar os clientes para a fibra quando há disponibilidade.
Pq não testa esse provedor por 7 dias,. as vezes pode ser solução ou até mesmo esperar as grandes se mexerem.
A ouvidoria desligou enquanto registrava os dados e não retornou a ligação, vai precisar ser por consumidor.gov mesmo. A Vivo tem muita má vontade na expansão de fibra no meu bairro, pois tem fibra a cerca de 200 metros daqui e não é uma região que costuma ter roubo de cabos. Os vizinhos migraram para a Oi ADSL, mas a Oi eu já testei e é péssima para jogos, mesmo com VPN tem um ping muito ruim, sem falar que forneceram uma miséria de 10mb. Inclusive precisei entrar com ação em pequenas causas pois a Oi inventou que o cancelamento tinha sido realizado 1 mês depois do período de degustação.

Pode ser também alguma interferência causada por crosstalk, mas o estranho é isso só acontecer quando venta... alguma coisa bate nos fios e causa oscilação nos parâmetros.

O lance também é que vc tem 50mb, esse plano exige cabeamento excelente pra funcionar estável no VDSL.

Estou pagando 80 reais por 200Mbps na Oi, mas a fidelidade acaba dia 30 desse mês, e liguei lá no setor de cancelamento e a atendente disse que não tinha nenhuma proposta de renovação melhor do que os 99,90/149,99 que aparece no site para os planos de 200/400 Mbps respectivamente. Até tem um plano de 200Mbps com 4 meses de HBO Max pelos mesmos 99,90 para novos assinantes, que provavelmente conseguiria assinar alegando a portaria lá da Anatel.

Considerando que a Vivo baixou o plano de 200Mbps pra 100 reais, ou 95 se tirar o Home Assist pelo site, fiquei bastante tentado, pois embora perca o fixo ilimitado, teria 100Mbps de upload contra 60Mbps da Oi, além de rotas melhores.

Obviamente, não vou cancelar a Oi antes de ter o serviço disponível da Vivo. Meu receio é que como aqui é um prédio meio antigo, não sei se o conduite teria espaço pra passar a fibra da Vivo do DG até meu apartamento, que fica no 1º andar, sem tirar o cabo drop da Oi, complicado. No quadro tem uma caixinha da Vivo com 8 saídas, acho que é splitter ou CDOI que chamam, não sei, mas sei que os técnicos da Vivo instalaram ano passado, só que ninguém no condomínio assinou por causa do valor mais alto que da Oi.

Estou em dúvida aqui do que faço, mas estou quase solicitando a Vivo e ver se conseguem passar a fibra no conduíte, aí se der certo, ligo após uma semana da instalação para cancelar a Oi.

Última edição:
E ainda teria outra vantagem na Vivo é que esse valor é no boleto, enquanto na Oi é no débito automático. No boleto dá pra aproveitar descontos ao pagar por carteiras digitais ou acumular pontos pagando no cartão, bem interessante.

A Telefônica Brasil, dona da Vivo, divulgou o balanço financeiro do 2° trimestre de 2021. A empresa conseguiu reverter a queda do período anterior e teve alta de 20,9% no lucro líquido e comemora a marca de 97 milhões de clientes de linhas móveis, banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa.

Expansão de fibra melhora receita de serviços fixos da Vivo​

No segmento de serviços fixos, a Vivo trouxe avanços importantes: a cobertura da Vivo Fibra cresceu quase 30% em comparação com o ano anterior e chegou a 17,3 milhões de casas (home passed). Também houve adição de 17 novas cidades com a tecnologia FTTH, com o total de 293 municípios atendidos.

Em relação ao número de clientes, a Vivo atingiu 4 milhões de casas conectadas (home connected) com a banda larga Vivo Fibra. Além disso, há 919 mil contratos de TV por assinatura via IPTV e cerca de 1,2 milhão de acessos de internet com tecnologia FTTC, nomenclatura usada pela operadora para os acessos xDSL da antiga GVT.
A base de clientes com tecnologias legadas (xDSL tradicional, voz fixa e TV por assinatura DTH) ainda tem representatividade relevante frente aos contratos de fibra e responde por 60,4% de todos os 15,7 milhões de clientes fixos da Vivo.

Mesmo assim, a receita líquida com serviços legados representa apenas 32,7% do faturamento do segmento fixo. A Vivo Fibra teve crescimento relevante, e o gasto médio mensal por usuário é maior em comparação com o cobre.

Para continuar crescendo, a Vivo aposta na sobreposição das redes de cobre e FTTC com a fibra óptica pura, mas apenas em regiões estratégicas que tragam resultados positivos. A operadora precisa correr com essa estratégia para não perder os clientes (sobretudo os da antiga GVT) para outras operadoras como a Oi e provedores regionais.

O plano de expansão de cobertura da Vivo Fibra aposta na rede neutra FiBrasil, sociedade entre a Telefônica e o fundo canadense CDPQ. Durante o segundo semestre, a nova empresa deve construir cobertura FTTH para 500 mil novos domicílios; até o final de 2024, serão 3,9 milhões de casas aptas para contratação.

Solicitei 200Mbps por R$ 94,99 galera, primeiro horário da instalação está na sexta à tarde, vamos ver se não vão dar migué e se vão conseguir passar a fibra pelo conduíte até meu apartamento.

Solicitei 200Mbps por R$ 94,99 galera, primeiro horário da instalação está na sexta à tarde, vamos ver se não vão dar migué e se vão conseguir passar a fibra pelo conduíte até meu apartamento.
Já acompanhei algumas instalações (vivo fibra e claro HFC) em prédios antigos, em nenhum caso se recusaram a instalar, mesmo enfrentando problemas para passar o cabo, isso com a claro. Com a vivo foi muuito mais simples, a fibra passou de primeira pelo conduíte. A única vez que presenciei um problema foi em um prédio novo. Os técnicos da claro disseram que não iriam conseguir passar o cabo deles até o apartamento, tiveram a """"brilhante"""" ideia de desconectar o coaxial da antena e conectar na rede da claro. Isso não deveria ser feito, pois a blindagem cabo da antena é menor, sendo assim, mais suscetível a interferências. O pior é que na rede da claro já é extremamente comum você encontrar problemas relacionados a interferências, ainda mais com o docsis 3.1 sendo implantado, é só questão de tempo para que os problemas aumentem. Tem vezes que o modem desconecta do NADA, fica com packetloss, em horários de pico a velocidade fica um pouco reduzida.

Users who are viewing this thread

Voltar