[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Pessoal, estou pensando em mudar de operadora e tenho duas dúvidas sobre o Vivo Fibra:

1 - Eles instalam um PTO* na parede, ou a fibra vai direto para o modem?
2 - Nos planos de TV, há um delay muito grande em relação aos canais digitais terrestres ou à SKY?

*PTO (Ponto de Terminação Ótica) é uma caixinha que fica colada na parede, na qual a fibra que vem da rua é conectada e de onde uma outra fibra sai e vai até o modem)

PTO é o que, essa caixinha branca?

E por falar nisso, pra tirar esses splitters de xDSL que ninguém mais assina aqui, é o condomínio que tem que fazer, ou instalador de provedor faz esse serviço? Hoje está até pior o ninho de rato que é o quadro de distribuição com os 5 cabos drops da Oi e 2 cabos coaxiais, aí vai sair um da Oi e passar um da Vivo até meu apartamento.

@ksio89 não esqueça de fazer os testes ping e tracert comparando a Oi com a Vivo, se puder.

E por falar nisso, pra tirar esses splitters de xDSL que ninguém mais assina aqui, é o condomínio que tem que fazer, ou instalador de provedor faz esse serviço? Hoje está até pior o ninho de rato que é o quadro de distribuição com os 5 cabos drops da Oi e 2 cabos coaxiais, aí vai sair um da Oi e passar um da Vivo até meu apartamento.
D_NQ_NP_658121-MLB31201997756_062019-W.jpg

PTO é essas caixinhas aqui que ficavam nos apartamentos. Elas serviam para fazer a fusão da fibra nos apartamentos. Hoje não é mais necessario.

Eles demoram mesmo para responder nesses canais de atendimento. Por isso o recomendável é tentar resolver no 10315 e se mesmo assim a solução não for do seu agrado, ir para o Consumidor.gov.

Se já desobstruíram a tubulação é bem provável que liguem amanha de manhã para ver se podem ir a tarde. Se ainda não desobstruíram, dai é continuar a desobstrução amanha e a instalação na Sexta mesmo.

Mantenha a reclamação no Consumidor.gov aberta para que a atendente acompanhe o processo de instalação e para você ter um canal para reclamar mais rapidamente se der algum problema.
cara 10315 tá osso, meu problema foi um simples drop rompido perto do cto, era só refazer o conector e plugar o cabo novamente, fiquei de quinta feira da semana passada até terça sem internet, depois que fui na ouvidoria e consumidor veio um tec com o supervisor e arrumaram na hora.

essa caixinha é o DGOI. melhor nem mexer nesse cabeamento velho ai. deixa o pessoal fazer o serviço primeiro
depois voce pode perguntar para eles de quem é responsabilidade, para uma futura limpeza.
interresante que a vivo instala por padrão 8 portas e depois vão fazendo a expansão.

@ksio89 não esqueça de fazer os testes ping e tracert comparando a Oi com a Vivo, se puder.

Vou sim, semana passada eu fiz diversos testes de tracert no WinMRT, que já inclui o ping, para os principais DNS (Google, CloudFlare, OpenDNS e NextDNS) e uns dois ou três servidores oficiais de jogos, então vai dar pra comparar facilmente com a latência da Vivo.

essa caixinha é o DGOI. melhor nem mexer nesse cabeamento velho ai. deixa o pessoal fazer o serviço primeiro
depois voce pode perguntar para eles de quem é responsabilidade, para uma futura limpeza.
interresante que a vivo instala por padrão 8 portas e depois vão fazendo a expansão.
Ai nesse caso só podem ter oito assinantes? Uma outra pergunta que me veio a cabeça falando desse assunto: aquelas CTOs na rua conseguem atender quantos clientes? Aqui no bairro tem ruas que tem ruas que tem mais de uma CTO.

Até agora nada de liberarem a rede por aqui, com um monte de CTOs já instaladas...

Vlw!

Ai nesse caso só podem ter oito assinantes? Uma outra pergunta que me veio a cabeça falando desse assunto: aquelas CTOs na rua conseguem atender quantos clientes? Aqui no bairro tem ruas que tem ruas que tem mais de uma CTO.

Até agora nada de liberarem a rede por aqui, com um monte de CTOs já instaladas...

Vlw!
8 portas essas CTO de rua. das conectorizadas. das fusionadas não sei quantos clientes entravam.
Esse da foto do colega forista sao 8 clientes.

Ah não, só vou perguntar depois de instalar a fibra aqui hehe. Mas condomínio aqui é phoda cara, ainda mais onde a maioria é de aposentados, pode custar uma mixaria para retirar esses equipamentos velhos que os mãos de vacas dos moradores não querem pagar, aqui só tem contador de feijão.

Não é à toa que quando a Vivo se ofereceu pra instalar essa caixinha sem custo eu aceitei na hora, porque nunca aceitariam pagar por uma adequação. E isso porque a tonta da síndica só veio me avisar vários dias depois de receber o comunicado e não deu importância, quando ela me avisou liguei correndo para o consultor e felizmente ainda estava de pé a proposta :facepalm:

Vlw!
Sim, são 8 saídas apenas. Como aqui no prédio são apenas 9 apartamentos e 1 deles fica quase o ano todo desocupado, então já atende, até porque é muito improvável que os 8 apartamentos assinem a Vivo ao mesmo tempo. Eu lutei para a Oi botar um DGOI igual a esse, mas não teve jeito, hoje tá uma gambiarra de cabo drop subindo pelas conduítes e enrolado sobrando, talvez para o instalador não ter que puxar do poste futuramente.

Última edição:

Vlw!
Por padrão são 8 portas por CTO, o número de CTOs vai depender da quantidade de possíveis clientes na região a ser atendida.

Nas instalações de rua geralmente colocam uma CTO a cada 2 ou 3 postes e não é raro que interessados fiquem chupando o dedo por falta de portas livres.

Fica de olho quando liberarem aí, tenho vários vizinhos que tiveram que optar por Oi ou Claro porque a Vivo não dimensionou direito as coisas por aqui.

bom dia!

Vou reduzir para 300 mega por139,00 e deixar de pagar R$299,00 nos 600 mega. :pense:
Olha só como ficou 600 mega teste em Miami - comcast. :blaur:

AXDON0.png

A única questão aí é que nem sempre as rotas com a comcast são as melhores, isso indiferente o ISP.

Alguns servidores bons de testar, geralmente todos do Grupo GTD ( se digitar na busca do speedtest GTD já aparece), nos EUA uma empresa que tem banda de sobre e boas rotas é a NEPA Fiber de Wilkes-Barre, PA, e antes aparecia os servers da Sprint, mas esses sumiram do speedtest.

bom dia!

Vou reduzir para 300 mega por139,00 e deixar de pagar R$299,00 nos 600 mega. :pense:
Olha só como ficou 600 mega teste em Miami - comcast. :blaur:

AXDON0.png

Atualmente eu assino um plano de 200Mbps da TIM, mas devido a alguns problemas com quedas que tenho tido nas últimas semanas, estou pensando em mudar...

Porém, após ler os tópicos da principais operadoras aqui no fórum, eu fiquei um pouco desanimado. Até setembro de 2018, antes de mudar para a TIM, eu tinha um plano ADSL de 50 Mega da vivo. Já naquela época, eu tinha a impressão que as rotas internacionais da Vivo eram bem inferiores e parece que isso não mudou.

Com o TIM Live, testando com esse mesmo servidor, eu consigo atingir a velocidade contratada.

Seguem alguns testes que fiz...

Última edição:
Em pouco menos de dois meses, hoje pela segunda vez, tinha um técnico no poste e desconectando cliente por cliente e fazendo algum teste no próprio poste. Isso é normal?
A rede aqui deve ter 1 ano, não está com nenhum problema atualmente.

Por sorte hoje não estou trabalhando, como na primeira ocorrência, mas fazem isso sem nem um aviso de manutenção…

Fiz a alteração para 300 mega e foi só reiniciar o modem e já ficou com perfil 300 mega inclusive no meu Vivo.

Eles nem perguntou porque eu queria voltar kkk.

Olha só que curioso o teste ficou melhor no servidor da Miami - comcast 40% mais rápida kkkk :bwahaha:

AXDpYy.png

Agora com 300 bate velocidade correta.
AXN8cr.png

Acho que você conseguiria ficar na faixa dos 100 reais ou até menos por esse plano.

Fiz a alteração para 300 mega e foi só reiniciar o modem e já ficou com perfil 300 mega inclusive no meu Vivo.

Olha só que curioso o teste ficou melhor no servidor da Miami - comcast 40% mais rápida kkkk :bwahaha:

AXDpYy.png
Deve ser alguma saturação aí em SP (algo bem comum em alguns horários), tenho 300/150 no PR e acabei de rodar o mesmo teste em Miami:

11869675551.png

:notbad:

Em pouco menos de dois meses, hoje pela segunda vez, tinha um técnico no poste e desconectando cliente por cliente e fazendo algum teste no próprio poste. Isso é normal?
A rede aqui deve ter 1 ano, não está com nenhum problema atualmente.

Por sorte hoje não estou trabalhando, como na primeira ocorrência, mas fazem isso sem nem um aviso de manutenção…
Normal certamente não é, algum técnico antes dele pode ter feito bobagem no CTO tipo não identificar corretamente os clientes que estão pendurados ali.

Geralmente o técnico faz isso quando há informação de portas livres no sistema (para ativar um novo, por exemplo) mas ele não consegue encontrá-la, ele liga no CO e vai testando.

Eu acho que aqui no tópico já tivemos pelo menos uma história de um colega que numa dessas ficou sem link, basicamente usaram a porta dele para ativar outra pessoa.

AXDpYy.png

Agora com 300 bate velocidade correta.
AXN8cr.png

Sobre a saturação em horário de pico parece que é algo local visto que não é comum aqui no tópico. Sobre os links internacionais da Vivo eles são ruins mesmo, isso é mais um dos motivos em me manter na Claro fibra.

Eles demoram mesmo para responder nesses canais de atendimento. Por isso o recomendável é tentar resolver no 10315 e se mesmo assim a solução não for do seu agrado, ir para o Consumidor.gov.

Se já desobstruíram a tubulação é bem provável que liguem amanha de manhã para ver se podem ir a tarde. Se ainda não desobstruíram, dai é continuar a desobstrução amanha e a instalação na Sexta mesmo.

Mantenha a reclamação no Consumidor.gov aberta para que a atendente acompanhe o processo de instalação e para você ter um canal para reclamar mais rapidamente se der algum problema.
A minha experiência com SAC de qualquer empresa é sempre negativa. Alguns nem se consegue falar com uma pessoa, vc digita seu CPF e ele não é reconhecido. São SACs "decorativos". Ou então enviam respostas automáticas (ninguém trabalhava direito antes, e agora com pandemia a preguiça aumentou mais ainda). Se o problema for urgente urgentíssimo é claro que o SAC será tentado primeiro. Mas você ficar pendurado no telefone por diversos minutos e não resolver nada é algo tão frustrante e patético que minha primeira reação é correr pro consumidor.gov e ANATEL/BACEN primeiro, e SAC eu até esqueço que existe. Na hora de preencher protocolo escrevo apenas o ano dele, e pronto.

Não precisa ser operadora de telefonia/internet. Recentemente mandaram um PIX pra mim do Santander pro banco INTER. Constava no extrato que recebi, mas não havia caído no saldo. Falei primeiro pelo chat, o banco disse isso: "nós não estornamos valores de PIX, uma vez que toda transação é realizada sem interferências do banco, entende?". Em seguida liguei no SAC, registrei a queixa. Deram 2 dias úteis pra resolver.

Mas só pra encher o saco mais ainda abri 6 queixas de uma vez.

Contra o Santander via Reclame Aqui, Banco Central e Consumidor.gov;
Contra o Banco Inter via Reclame Aqui, Banco Central e Consumidor.gov;

Iria demorar DIAS pra responder cada uma? Talvez 1 semana? Sim. Mas isso aí foi só pra reiterar e pra dar uma canseira nos dois pra que esse tipo de situação não se repita. Porque PIX entra em SEGUNDOS na sua conta, e eu achei que tinha sido até mutreta de quem me pagou. Mas no fim era problema técnico MESMO.

Em 2 dias pós-reclamação o $ caiu na conta. E nesse mesmo prazo começaram a chegar as primeiras respostas.

Outra situação que jamais se resolve via SAC ou Ouvidoria é vc negociar descontos (renovar por + 1 ano), e a impressão que sempre tive foi de que quando vc reclama por ferramentas como Consumidor.gov e ANATEL/BACEN todas essas empresas levam a sério (já que a reputação delas quase sempre é mais importante que a satisfação do consumidor) e quem está do outro lado se mexe pra resolver. Infelizmente os atendentes de SACs ou são tapados ou lerdos demais pra darem respostas firmes e garantias de que seu caso será resolvido.

Se não são capazes de se mexer pra valer pelas vias normais, então que resolvam pelas mais burocráticas. A gente precisa entender que nenhum deles está nos fazendo qualquer favor, estão sendo pagos e é obrigação de todos resolver com celeridade e evitar que tais situações se repitam. Nenhuma empresa dessas é coitadinha.

Última edição:

Essa caixinha é do predio ou casa.
Aqui no predfio so ha 5 apt e instalaram essa mesma caixinha ai.
A fibra entra direto na minha casa e vai pro modem.

Alguém mais experimentando packet loss em rotas internacionais via IPv6, como por exemplo AWS us-west-1 ?

Pessoal está acontecendo algo estranho com a minha internet/pc, hoje o tecnico da vivo veio da minha casa e fez todos os testes possíveis, com o notebook dele os testes de velocidade batem os meus 300mb normalmente, mas no meu pc não, meu pc está recem formatado, estou usando windows 10 com o ultimo updade lançado, será que tem algum recurso do sistema comendo banda, ou será que é minha placa de rede? alguem pode ajudar?

Users who are viewing this thread

• dgf
Voltar