[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Pessoal foi feito um reparo aqui em casa, Drop rompido, agora a noite estou testando e a velocidade está muito baixa no down, o up está normal.

Será que deu algum problema no meu perfil ou é coincidência e um problema regional? Sp zl

O sinal rx ficou em -19.5 depois do reparo.
RX tá ok mas dá uma conferida no TX também, deve ficar entre 0.5 e 5 dBm.

O drop é só a forma de te conectar à rede e -ficando dentro do aceitável- não interfere em nada na velocidade ou latência então é mais provável ser coincidência ou algo regional.

meio off topic
pessoal pra resolverem assuntos financeiros na vivo, é melhor diretamente no consumidor.gov.br ou pelo 10315? pergunto isso pois se eu colocar a opção em que eu não contatei eles pelo 10315.. aparece isso aqui
unknown.png

é recomendável usar o consumidor.gov, sem ter ligado no 10315 antes? vocês fazem desse jeito?

Coloque que já contactou e não preencha protocolo nenhum.

Eu faço isso mesmo que não tenha ligado pra eles.

P.S. Sobre wi-fi de 5 Ghz (tenho fibra de 600/300), fiz um Speedtest num Xiaomi Mi 9 SE (smartphone Android) e deu 128/200 como velocidade máxima. Teve teste que ficou até um pouco menos pro download (tento nesse, no NPERF, TestePower, EAQ e Fast.com). O que prova que se o equipamento for ruim você vai acabar subutilizando sua internet.

Outro ponto é que eu dei uma reduzida na potência do sinal do Archer VR900, de High pra Low, e o Beacon interval ficou em 500 (25 a 1000 é o que se pode usar) no entanto esses testes que fiz foram de um quarto pra outro. O wi-fi de 5 Ghz requer que vc esteja a uma distância menor que o de 2.4 GHz, que é capaz de penetrar o sinal a distâncias maiores, de forma mais eficiente, no entanto até onde sei é mais lento, e mais suscetível a interferências.

Tenho aqui dois iphones 8 e em ambos no wifi bate 510 a 530mb de download
Qual o modem (e/ou roteador)?

P.S. Sobre wi-fi de 5 Ghz (tenho fibra de 600/300), fiz um Speedtest num Xiaomi Mi 9 SE (smartphone Android) e deu 128/200 como velocidade máxima. Teve teste que ficou até um pouco menos pro download (tento nesse, no NPERF, TestePower, EAQ e Fast.com). O que prova que se o equipamento for ruim você vai acabar subutilizando sua internet.

Outro ponto é que eu dei uma reduzida na potência do sinal do Archer VR900, de High pra Low, e o Beacon interval ficou em 500 (25 a 1000 é o que se pode usar) no entanto esses testes que fiz foram de um quarto pra outro. O wi-fi de 5 Ghz requer que vc esteja a uma distância menor que o de 2.4 GHz, que é capaz de penetrar o sinal a distâncias maiores, de forma mais eficiente, no entanto até onde sei é mais lento, e mais suscetível a interferências.

Qual o modem (e/ou roteador)?
Mitrastar 2741N2.. não uso roteador particular

meio off topic
pessoal pra resolverem assuntos financeiros na vivo, é melhor diretamente no consumidor.gov.br ou pelo 10315? pergunto isso pois se eu colocar a opção em que eu não contatei eles pelo 10315.. aparece isso aqui
unknown.png

é recomendável usar o consumidor.gov, sem ter ligado no 10315 antes? vocês fazem desse jeito?
Eu sempre tento resolver primeiro via atendimento "normal" para ter um protocolo recente/relacionado, e já houveram situações onde de fato conseguiram me atender por lá.

Particularmente não acho legal ficar usando essas ferramentas como se fosse o atendimento de 1º nível, mas cada um faz o que julga melhor conforme sua experiência.

O sistema pede um protocolo para que a pessoa que irá tratar o chamado não fique perdida e consiga rastreá-lo internamente -se necessário- antes de fazer a devolutiva.

Em tempos onde o pessoal não gosta de escrever (por preguiça ou porque está de saco cheio por ter que usar essas ferramentas) isso pode ser útil para agilizar a solução do que está sendo solicitado pelo cliente.

Ando meio por fora, mas dúvida rápida. Está dando para cancelar fácil os inúteis ”serviços digitais” que acompanham a fatura todo mês? É mais de 40 reais isso todo santo mês e nunca uso.

Ando meio por fora, mas dúvida rápida. Está dando para cancelar fácil os inúteis ”serviços digitais” que acompanham a fatura todo mês? É mais de 40 reais isso todo santo mês e nunca uso.
Pelo que eu tinha lido aqui no tópico, mesmo se você cancelar os serviços digitais irá reduzir acho que só 5 reais da fatura, pois tem algo a ver das operadoras pagarem menos impostos. Após cancelar eles reajustam o valor da internet pra reduzir só 5 reais.

Pelo que eu tinha lido aqui no tópico, mesmo se você cancelar os serviços digitais irá reduzir acho que só 5 reais da fatura, pois tem algo a ver das operadoras pagarem menos impostos. Após cancelar eles reajustam o valor da internet pra reduzir só 5 reais.
Agradeço a ajuda, man. Eu pensei nisso também, mas seria ótimo se desse pra reduzir esses 40+.

O sistema pede um protocolo para que a pessoa que irá tratar o chamado não fique perdida e consiga rastreá-lo internamente -se necessário- antes de fazer a devolutiva.

Em tempos onde o pessoal não gosta de escrever (por preguiça ou porque está de saco cheio por ter que usar essas ferramentas) isso pode ser útil para agilizar a solução do que está sendo solicitado pelo cliente.
Eu sei, mas tanto no consumidor.gov como no BACEN e ANATEL eu já registrei várias vezes colocando apenas "2021" como protocolo, porque nem perco mais tempo ligando pra SACs e Ouvidorias, já que 90% dos atendentes são toupeiras completas.

Sobre os serviços digitais a justificativa que me deram foi de que isso não seria cancelável, sempre vejo constar em faturas e já fazem parte do desconto que consegui por 1 ano. Mas claro, que se for algo pago a mais seria obrigação da operadora retirar.

Agradeço a ajuda, man. Eu pensei nisso também, mas seria ótimo se desse pra reduzir esses 40+.
Eles podem até reduzir, mas não por causa do "cancelamento dos serviços digitais"... Como comentado, o valor será o mesmo do contrato..
O que percebi daqueles que conseguiram uma maior redução é as vezes o cliente já não está mais em fidelidade, e eles oferecem algum desconto em troca de uma nova fidelidade, dizendo que vai tirar dos "serviços digitais", quando na verdade está te dando desconto já disponível te amarrando por mais um ano no contrato..
Pra alguns, vale a pena..

Eles podem até reduzir, mas não por causa do "cancelamento dos serviços digitais"... Como comentado, o valor será o mesmo do contrato..
O que percebi daqueles que conseguiram uma maior redução é as vezes o cliente já não está mais em fidelidade, e eles oferecem algum desconto em troca de uma nova fidelidade, dizendo que vai tirar dos "serviços digitais", quando na verdade está te dando desconto já disponível te amarrando por mais um ano no contrato..
Pra alguns, vale a pena..
Verdade, no meu caso acho que é tarde pois acabei de renovar o contrato para atualizar com o valor novo que é mais barato do que eu pagava. A atendente disse mesmo que esse preço promocional se manteria por 12 meses e que eu poderia ligar novamente daqui a 11 meses (mês 07) para atualizar com outra promoção.

Mas pensei agora, no caso de eu querer subir meu plano para 600mb, será que dá pra chorar um desconto? Ou são os 300 reais mesmo com choro?

meio off topic
unknown.png

É aconselhável sempre pegar o protocolo de atendimento antes, até para evidenciar que o cliente tentou resolver o problema com a operadora antes de acionar os órgãos de defesa ao consumdior. Assunto financeiro em geral resolve no atendimento, é mais assuntos técnicos como qualidade fo servico e ofertas, em que negam promoção para cliente antigo, que não adianta discutir, é ligar só para obter protocolo mesmo.

eu já registrei várias vezes colocando apenas "2021" como protocolo, porque nem perco mais tempo ligando pra SACs e Ouvidorias, já que 90% dos atendentes são toupeiras completas.
É uma pena que esses subterfúgios ainda funcionem.

Talvez você prefira usar outras ferramentas pois na Ouvidoria também é necessário informar um protocolo de atendimento anterior.

Ao abrir um chamado no Consumidor.gov e Anatel quem atende também são toupeiras profissionais do atendimento e da ouvidoria.

O tive que agendar uma visita técnica mais para ver o problema da queda velocidade .

Adivinha a central mandou trocar o modem ....

Eu não deixei e disse que tinha que solucionar com velho pois estava ok.

Voltou a funcionar normal no speed test mais os outros downloads xbox etc estao limitando a 300 mega.

Na conversa o rapaz da central disse que a nova plataforma iria bloquear meu roteador antigo devido ser a nova plataforma.

O que fazer agora ?

O tive que agendar uma visita técnica mais para ver o problema da queda velocidade .

Voltou a funcionar normal no speed test mais os outros downloads xbox etc estao limitando a 300 mega.

Na conversa o rapaz da central disse que a nova plataforma iria bloquear meu roteador antigo devido ser a nova plataforma.

O que fazer agora ?
Vc tem algum apego sentimental ao equipamento (bridge, configuração, etc.) ?

Se não, não vejo porque não autorizar a troca, no máximo vai servir para encher ainda mais o saco deles caso o problema persista ou retorne depois.

Aqui eu só não me aventurei nos 600Mbps por dois motivos: 1) Não tenho necessidade; e 2) Mitrastar guerreiro em bridge e sem incomodar há anos.

Sobre ir para o consumidor.gov/Anatel antes do 10315: acho uma dor de cabeça desnecessária.

Apesar de o atendimento do suporte nível 1 (10315) ser bem aquém do que deveria, eles conseguem arrumar muita coisa básica e é para isso que eles servem. Compensa muito mais você tentar resolver no 10315, pois é muito provável que seu problema seja resolvido na hora.

Se o problema for resolvido você teve a solução para o seus problemas em no maximo 1h ao contrario do Consumidor e da Anatel que demora em média uma semana para responder. Problemas com faturas, com velocidades podem ser resolvidos primariamente lá, não vejo necessidade de intervenção do Consumidor.gov e da Anatel nos primeiros momentos.

As pessoas acreditam que ir direto no Consumidor.gov.br/Anatel estarão poupando tempo, porem é justamente o contrário... Preferem esperar uma semana do que tentar resolver o problema em uma ou duas ligações.

Se acaso o problema persistir, aí sim, julgo ser correto ir no Consumidor.gov.br/Anatel.

Isso sem contar que os atendentes do Consumidor.gov irá ter muito mais vontade de te oferecer uma proposta ou ajuda melhor se ver que você tentou a solução no 10315 e não conseguiu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O que fazer agora ?
Quais são os equipamentos? Se for bem antigo é bem possivel que seja impedimento do sistema mesmo. Pelos relatos que tem surgido aqui a Vivo está limitando no sistema para HGU/ONU novas.

Pessoal, estou pensando em mudar de operadora e tenho duas dúvidas sobre o Vivo Fibra:

1 - Eles instalam um PTO* na parede, ou a fibra vai direto para o modem?
2 - Nos planos de TV, há um delay muito grande em relação aos canais digitais terrestres ou à SKY?

*PTO (Ponto de Terminação Ótica) é uma caixinha que fica colada na parede, na qual a fibra que vem da rua é conectada e de onde uma outra fibra sai e vai até o modem)

Pessoal, estou pensando em mudar de operadora e tenho duas dúvidas sobre o Vivo Fibra:

2 - Nos planos de TV, há um delay muito grande em relação aos canais digitais terrestres ou à SKY?

*PTO (Ponto de Terminação Ótica) é uma caixinha que fica colada na parede, na qual a fibra que vem da rua é conectada e de onde uma outra fibra sai e vai até o modem)
1) Acho que os contratos mais recentes são todos mais simples (sem roseta/PTO), o meu é do final de 2016 e felizmente tem, baita mão na roda em termos de organização.

2) Não tenho TV para mensurar o delay, mas certamente é maior que o de operadoras DTH.

Antes, quando se ainda usava Fusão, ainda tinha essa caixinha na parede.. Hoje acho que é no conectorizado..

Sobre o Delay, é IPTV.. Vai ter um pouco mais de delay, nao tem jeito.. Já foi muito.. coisa de 15 segundos da TV Analógica.. apesar que issa medição é extrema, quase 10 anos atrás..
Quando entrou a TV Digital, o delay ficava uns 6 segundos da analógica..
Quando terminou a TV analogica, melhoraram o Delay da IPTV e ficou uns 7 segundos da Digital..

Hoje acho que está algo em torno de uns 3-5 segundos da TV Digital.. pelo menos era isso quando eu tinha mediaroom há uns 2 anos atrás.
Agora, sobre a Sky eu não tenho como opinar

Se quiser assistir algum jogo e não quer passar raiva, recomendo assistir na Antena Digital

1) Acho que os contratos mais recentes são todos mais simples (sem roseta/PTO), o meu é do final de 2016 e felizmente tem, baita mão na roda em termos de organização.

2) Não tenho TV para mensurar o delay, mas certamente é maior que o de operadoras DTH.

Depende bastante da instalação do prédio se não me engano. Porem hoje a maioria já é conectorizado direto sem PTO. Casas provavelmente vai ser conectorizado.

RX tá ok mas dá uma conferida no TX também, deve ficar entre 0.5 e 5 dBm.

O drop é só a forma de te conectar à rede e -ficando dentro do aceitável- não interfere em nada na velocidade ou latência então é mais provável ser coincidência ou algo regional.
Velocidade voltou ao normal no cabo, agora uma coisa curiosa, mesmo do lado do roteador não passa de 250mb no wifi, antes chegava 360.

ps, testei com outro celular e agora foi a velocidade total, b.o deve ser no meu s9 mesmo.

Última edição:
Depende bastante da instalação do prédio se não me engano. Porem hoje a maioria já é conectorizado direto sem PTO. Casas provavelmente vai ser conectorizado.
Eles não instalam mais a PTO nem com instalações antigas (fusionada)
Na minha instalação de 2013 e 2015 eles ainda instalavam desse jeito além da fusão.

Tv como ja fui assinante da vivo tv fibra com o mediaroom era nesse esquema ai de 6 a 7 segundos de delay.
Esses modelos novos ja não posso opinar.

É, me afobei à toa, hoje finalmente responderam o Consumidor, e a Anatel, esse último o prazo de resposta acaba amanhã, e me ligaram para agendar a instalação do modem para sexta 13, aleluia. Na verdade, desde segunda uma equipe de rede externa da Vivo tem vindo para desobstruir a tubulação subterrânea, acredito que finalizaram hoje o serviço.

Enfim, agora já sei que assuntos financeiros e de prestação do serviço, o lance é reclamar no Consumidor, Anatel tá muito sem moral com operadoras. Novamente, obrigado a todos do tópico que me ajudaram, da próxima vez tentarei ser mais paciente.

É, me afobei à toa, hoje finalmente responderam o Consumidor, e a Anatel, esse último o prazo de resposta acaba amanhã, e me ligaram para agendar a instalação do modem para sexta 13, aleluia. Na verdade, desde segunda uma equipe de rede externa da Vivo tem vindo para desobstruir a tubulação subterrânea, acredito que finalizaram hoje o serviço.

Enfim, agora já sei que assuntos financeiros e de prestação do serviço, o lance é reclamar no Consumidor, Anatel tá muito sem moral com operadoras. Novamente, obrigado a todos do tópico que me ajudaram, da próxima vez tentarei ser mais paciente.
Show depois posta os resultados aqui. com essa confusão toda pode até pleitar um desconto na primeira fatura rsrsrs

Eles demoram mesmo para responder nesses canais de atendimento. Por isso o recomendável é tentar resolver no 10315 e se mesmo assim a solução não for do seu agrado, ir para o Consumidor.gov.

Se já desobstruíram a tubulação é bem provável que liguem amanha de manhã para ver se podem ir a tarde. Se ainda não desobstruíram, dai é continuar a desobstrução amanha e a instalação na Sexta mesmo.

Mantenha a reclamação no Consumidor.gov aberta para que a atendente acompanhe o processo de instalação e para você ter um canal para reclamar mais rapidamente se der algum problema.

Users who are viewing this thread

• dgf
Voltar