[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Boa tarde

Pessoal, ontem consegui degustação dos 600mb para casa da minha namorada, só que aconteceu um problema que não tinha visto antes. Tanto download quanto upload fica entre 260~280 mb, o link ficou simétrico, e não tem mais aquele pico de velocidade, sempre fica nesse intervalo de velocidade.

Alguém já teve esse problema?? eu só conhecia os famosos 75mb e o 488mb, agora ficar travado abaixo dos 300mb é novidade para mim. Será que é erro de perfil igual os outros casos?
 
Boa tarde

Pessoal, ontem consegui degustação dos 600mb para casa da minha namorada, só que aconteceu um problema que não tinha visto antes. Tanto download quanto upload fica entre 260~280 mb, o link ficou simétrico, e não tem mais aquele pico de velocidade, sempre fica nesse intervalo de velocidade.

Alguém já teve esse problema?? eu só conhecia os famoso 75mb e o 488mb, agora ficar travado abaixo dos 300mb é novidade para mim. Será que é erro de perfil igual os outros casos?
Sim erro de perfil pode abrir chamado para o técnico comparecer se não resolver consumidor.gov.br
 
Pois é, um cliente com esse gasto mensal poderia ter recebido no mínimo uma oferta atualizada menos cara. Esse atendente chutou o balde mesmo :haha:.
Foi. Rs. Falei para ele. Quando você quer de fato cancelar. Ficam de jogando para um lado e para outro, quando não quer, cancelam rápido. Rs.

Mas ele já fez outro contrato pelo mesmo valor. Fez a vivo trocar todo o cabeamento, roteador, ganhou mais 1 ponto extra devido a isso, de 3 pontos, foi para 4 pontos e fez trocarem todos os aparelhos de TV por ser contrato novo, de 2 telas netflix , foi para 4 também. INSTALARAM hoje e abriu reclamação no Procon devido a isso. Solicitou redução da conta. Pediu Disney, mais 600mb de degustação.
 
Foi. Rs. Falei para ele. Quando você quer de fato cancelar. Ficam de jogando para um lado e para outro, quando não quer, cancelam rápido. Rs.

Mas ele já fez outro contrato pelo mesmo valor. Fez a vivo trocar todo o cabeamento, roteador, ganhou mais 1 ponto extra devido a isso, de 3 pontos, foi para 4 pontos e fez trocarem todos os aparelhos de TV por ser contrato novo, de 2 telas netflix , foi para 4 também. INSTALARAM hoje e abriu reclamação no Procon devido a isso. Solicitou redução da conta. Pediu Disney, mais 600mb de degustação.
Aqui resolvo de forma simples, no caso da Vivo que tinha metálico na casa dos meus pais e por dois meses seguidos prometeram abaixar o valor mais de 100 e no fim não abaixaram nada, cliente desde época GVT lá, tinha uma década já, só liguei de novo e dei tchau e assinei com a Claro, já na minha casa a própria Claro que não queria trocar meu plano por um exclusivo de clientes novos tbm resolvi fácil tbm, cancelei e recontratei com outro CPF, agora fui parar na Oi por conta do ping da Claro, que são uma piada para uma internet de 500mb, pode ser por conta da CGNAT que não ajuda além da Embratel DF, mas o sinal upload aqui na minha casa várias vezes após reinício não sincronizava de primeira ou de segunda terceira..., mas quedas fora de manutenção nunca teve.
 
Se estiver usando firmware Asuswrt Merlin no Asus, você pode adicionar um ip da faixa 192.168.15.x ( 192.168.15.2 por exemplo ) para continuar acessando o Mitrastar sem ter que trocar cabo de rede do micro da porta do Asus para a porta do Mitrstar.

O comando a ser colocado no script em /jffs/scripts/firewall-start .
Código:
ifconfig eth0:0 192.168.15.2 netmask 255.255.255.0
@vorlon, obrigado pela dica. No entanto, devo estar fazendo algo errado, pois ainda não consigo acessar meu modem em bridge. Testei o comando ifconfig via SSH, e utilizo exclusivamente Wifi (será este o problema?). Vou fornecer meus detalhes e agradeceria se pudesse compartilhar mais alguma sugestão:

- Modem Vivo: Mitrastar GPT-2741GNAC-N1, Firmware: BR_g5.8_1.11(WVK.0)b29
- Roteador: Asus RT-AC86U, Firmware Merlin 386.3_2
- LAN1 do Modem Vivo conectada na WAN do Roteador
- Tenho também a Claro HFC como Secondary WAN (LAN1 do Modem Claro conectada na LAN1 do Roteador, com Dual WAN habilitado no modo Load Balance)
- Dados adicionais das conexões, após executar via SSH o comando fornecido por você na mensagem anterior:

Código:
admin@xxx:/tmp/home/root# ifconfig eth0
eth0      Link encap:Ethernet  HWaddr xx:xx:xx:xx:xx:xx
          inet addr:169.254.xxx.xx  Bcast:169.254.255.255  Mask:255.255.0.0
          UP BROADCAST RUNNING ALLMULTI MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:19576619 errors:0 dropped:2212 overruns:0 frame:0
          TX packets:13590798 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:20334640828 (18.9 GiB)  TX bytes:5983201260 (5.5 GiB)

Código:
admin@xxx:/tmp/home/root# ifconfig eth0:0
eth0:0      Link encap:Ethernet  HWaddr xx:xx:xx:xx:xx:xx
            inet addr:192.168.15.2  Bcast:192.168.15.255  Mask:255.255.255.0
            UP BROADCAST RUNNING ALLMULTI MULTICAST  MTU:1500  Metric:1

- Ao tentar acessar 192.1.15.1, o erro é: 192.168.15.1 took too long to respond.
- Ao tentar acessar 192.1.15.2, o erro é: 192.168.15.2 refused to connect.
- O PC usado nos testes utiliza exclusivamente a wan0, isto é, a conexão da Vivo

Agradeço desde já qualquer sugestão. Se for mais conveniente movermos esta discussão para um tópico específico, também posso fazer isso. Obrigado.
 
Última edição:
@vorlon, obrigado pela dica. No entanto, devo estar fazendo algo errado, pois ainda não consigo acessar meu modem em bridge. Testei o comando ifconfig via SSH, e utilizo exclusivamente Wifi (será este o problema?). Vou fornecer meus detalhes e agradeceria se pudesse compartilhar mais alguma sugestão:

- Modem Vivo: Mitrastar GPT-2741GNAC-N1, Firmware: BR_g5.8_1.11(WVK.0)b29
- Roteador: Asus RT-AC86U, Firmware Merlin 386.3_2
- LAN1 do Modem Vivo conectada na WAN do Roteador
- Tenho também a Claro HFC como Secondary WAN (LAN1 do Modem Claro conectada na LAN1 do Roteador, com Dual WAN habilitado no modo Load Balance)
- Dados adicionais das conexões, após executar via SSH o comando fornecido por você na mensagem anterior:

Código:
admin@xxx:/tmp/home/root# ifconfig eth0
eth0      Link encap:Ethernet  HWaddr xx:xx:xx:xx:xx:xx
          inet addr:169.254.xxx.xx  Bcast:169.254.255.255  Mask:255.255.0.0
          UP BROADCAST RUNNING ALLMULTI MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          RX packets:19576619 errors:0 dropped:2212 overruns:0 frame:0
          TX packets:13590798 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:20334640828 (18.9 GiB)  TX bytes:5983201260 (5.5 GiB)

Código:
admin@xxx:/tmp/home/root# ifconfig eth0:0
eth0:0      Link encap:Ethernet  HWaddr xx:xx:xx:xx:xx:xx
            inet addr:192.168.15.2  Bcast:192.168.15.255  Mask:255.255.255.0
            UP BROADCAST RUNNING ALLMULTI MULTICAST  MTU:1500  Metric:1

- Ao tentar acessar 192.1.15.1, o erro é: 192.168.15.1 took too long to respond.
- Ao tentar acessar 192.1.15.2, o erro é: 192.168.15.2 refused to connect.
- O PC usado nos testes utiliza exclusivamente a wan0, isto é, a conexão da Vivo

Agradeço desde já qualquer sugestão. Se for mais conveniente movermos esta discussão para um tópico específico, também posso fazer isso. Obrigado.
Hmmm ...
LAN1 do modem da VIVO na wan do roteador = OK está igual ao que uso aqui, apenas que meu é o RT-AX88U com Merlin.
Não uso dual wan nem load balance.

Perguntas ...
- o modem da Vivo está com o ip original 192.168.15.1 ?
- qual a faixa de ip da tua LAN ?
- o modem da NET está em bridge ? caso não esteja, está no ip original 192.168.0.1 ?
- o dual wan está em failsafe ou load balance ?

Se possivel execute um "route -n" no ssh para mostrar as rotas .
 
Última edição:
Hmmm ...
LAN1 do modem da VIVO na wan do roteador = OK está igual ao que uso aqui, apenas que meu é o RT-AX88U com Merlin.
Não uso dual wan nem load balance.

Perguntas ...
- o modem da Vivo está com o ip original 192.168.15.1 ?
- qual a faixa de ip da tua LAN ?
- o modem da NET está em bridge ? caso não esteja, está no ip original 192.168.0.1 ?
- o dual wan está em failsafe ou load balance ?
Agradeço as perguntas adicionais. Vamos lá:

Perguntas ...
- o modem da Vivo está com o ip original 192.168.15.1 ?

--> Sim, e apenas foi colocado em modo bridge pela opção existente no FW original da Vivo

- qual a faixa de ip da tua LAN ?
--> 192.168.1.xxx

- o modem da NET está em bridge ? caso não esteja, está no ip original 192.168.0.1 ?
--> Sim, está em bridge, e é acessível por 192.168.100.1

- o dual wan está em failsafe ou load balance ?
--> Load Balance, mas eu tenho regras onde divido manualmente os dispositivos em wan0 OU wan1. Então, na prática, meu PC de testes enxerga apenas a Vivo.

Se possivel execute um "route -n" no ssh para mostrar as rotas .

admin@xxx:/tmp/home/root# route -n
Kernel IP routing table
Destination Gateway Genmask Flags Metric Ref Use Iface
0.0.0.0 200.204.xxx.xxx 0.0.0.0 UG 0 0 0 ppp0
127.0.0.0 0.0.0.0 255.0.0.0 U 0 0 0 lo
169.254.0.0 0.0.0.0 255.255.0.0 U 0 0 0 eth0
189.62.xxx.xxx 0.0.0.0 255.255.252.0 U 0 0 0 eth4
189.62.xxx.xxx 0.0.0.0 255.255.255.255 UH 0 0 0 eth4
192.168.1.0 0.0.0.0 255.255.255.0 U 0 0 0 br0
200.204.xxx.xxx 0.0.0.0 255.255.255.255 UH 0 0 0 ppp0

eth4 corresponde à LAN1 do Roteador, que está sendo usada como uma 2.a porta WAN, e mostra a conexão da Claro.

Por curiosidade, o resultado de seu ifconfig eth0 também mostra um endereço IP na faixa de 169.254.xxx.xx ?

Obrigado!
 
Última edição:
Agradeço as perguntas adicionais. Vamos lá:

Perguntas ...
- o modem da Vivo está com o ip original 192.168.15.1 ?

--> Sim, e apenas foi colocado em modo bridge pela opção existente no FW original da Vivo

- qual a faixa de ip da tua LAN ?
--> 192.168.1.xxx

- o modem da NET está em bridge ? caso não esteja, está no ip original 192.168.0.1 ?
--> Sim, está em bridge, e é acessível por 192.168.100.1

- o dual wan está em failsafe ou load balance ?
--> Load Balance, mas eu tenho regras onde divido manualmente os dispositivos em wan0 OU wan1. Então, na prática, meu PC de testes enxerga apenas a Vivo.

Por curiosidade, o resultado de seu ifconfig eth0 também mostra um endereço IP na faixa de 169.254.xxx.xx ?

Obrigado!
Pistas do problema "Load balance com regras individuais".

Experiencia:
Código:
   ifconfig  eth0:0 192.168.15.2 netmask 255.255.255.0
   route add -host 192.168.15.1 dev eth0:0
   iptables -I FORWARD -s 192.168.1.0/24 -o eth0:0 -j ACCEPT
   iptables -I POSTROUTING -t nat -s 192.168.1.0/24 -o eth0:0 -j MASQUERADE
1º atribui o ip 192.168.15.2 na interface virtual eth0:0 para acesso na subnet do modem vivo
2º indica a interface para acessar o 192.168.15.1 ( modem vivo )
3º permite rotear da lan para o modem vivo
4º mascara o ip para que o modem da vivo saiba para quem responder

A faixa de 169.254.x.x é designada automaticamente em qualquer dispositivo ( linux, windows etc ) para uma rede local permitindo a comunicação entre os dispositivos mesmo sem router ( dhcp server ).
 
Última edição:
Pistas do problema "Load balance com regras individuais".

Experiencia:
Código:
   ifconfig  eth0:0 192.168.15.2 netmask 255.255.255.0
   route add -host 192.168.15.1 dev eth0:0
   iptables -I FORWARD -s 192.168.1.0/24 -o eth0:0 -j ACCEPT
   iptables -I POSTROUTING -t nat -s 192.168.1.0/24 -o eth0:0 -j MASQUERADE
1º atribui o ip 192.168.15.2 na interface virtual eth0:0 para acesso na subnet do modem vivo
2º indica a interface para acessar o 192.168.15.1 ( modem vivo )
3º permite rotear da lan para o modem vivo
4º mascara o ip para que o modem da vivo saiba para quem responder

A faixa de 169.254.x.x é designada automaticamente em qualquer dispositivo ( linux, windows etc ) para uma rede local permitindo a comunicação entre os dispositivos mesmo sem router ( dhcp server ).
Obrigado novamente. Talvez eu demore um pouco para poder fazer mais experiências, pois meus filhos estão usando a internet para jogos e filmes, e quero evitar novas brigas.

Um Feliz 2022!
 
Boa tarde

Pessoal, ontem consegui degustação dos 600mb para casa da minha namorada, só que aconteceu um problema que não tinha visto antes. Tanto download quanto upload fica entre 260~280 mb, o link ficou simétrico, e não tem mais aquele pico de velocidade, sempre fica nesse intervalo de velocidade.

Alguém já teve esse problema?? eu só conhecia os famosos 75mb e o 488mb, agora ficar travado abaixo dos 300mb é novidade para mim. Será que é erro de perfil igual os outros casos?
Na maior parte do dia de ontem tava assim abaixo de 300mb de UP e down. Agora o UP chega em 300mb na maioria dos testes mas o down oscila muito, na maioria das vezes abaixo de 300mb, o máximo que consegui foi 480mb. Tenho visita marcada pra segunda. Meu modem é o askey, a vivo trabalha com algum diferenciado pra velocidade de 600mb?
 
Na maior parte do dia de ontem tava assim abaixo de 300mb de UP e down. Agora o UP chega em 300mb na maioria dos testes mas o down oscila muito, na maioria das vezes abaixo de 300mb, o máximo que consegui foi 480mb. Tenho visita marcada pra segunda. Meu modem é o askey, a vivo trabalha com algum diferenciado pra velocidade de 600mb?
O meu é o mesmo eles não trocaram tenho um mitrastar, a única coisa que eles fizeram foi ligar para o CO e pedir alteração no perfil, pois estava 75/35.
 
O meu é o mesmo eles não trocaram tenho um mitrastar, a única coisa que eles fizeram foi ligar para o CO e pedir alteração no perfil, pois estava 75/35.
Como no meu caso a velocidade fica variando chegando próximo de 500mb em alguns testes, acredito que o problema não seja perfil, penso mais em problema com o cabeamento ou conector, lembro que no dia da instalação já era final de dia e o técnico fez rápido e na hora de plugar o conector deu erro e ele não tinha mais peça, depois de muito procurar achou um numa bolsa cheio de peça velha e ferramenta. Minha Internet era de 300mb mas nunca chegou em testes, ficava variando entre 200 e 270mb mais ou menos.
 
Como no meu caso a velocidade fica variando chegando próximo de 500mb em alguns testes, acredito que o problema não seja perfil, penso mais em problema com o cabeamento ou conector, lembro que no dia da instalação já era final de dia e o técnico fez rápido e na hora de plugar o conector deu erro e ele não tinha mais peça, depois de muito procurar achou um numa bolsa cheio de peça velha e ferramenta. Minha Internet era de 300mb mas nunca chegou em testes, ficava variando entre 200 e 270mb mais ou menos.
A forma fácil de ter certeza se é o conector com problema é ver na ONT da Vivo teus níveis de sinal óptico.
Olha, por exemplo, se o sinal mostrado oscila muito de valor se você consultar os níveis mais de uma vez em um curto espaço de tempo, ou se os níveis ficam constantemente fora dos padrões que a Vivo considera como ideais.
 
Entrei no 192.168.15.1/padrao e fiz resete de fabrica, acabou perdendo a configuração do telefone Voip, alguem sabe como corrigir isso?
 
Entrei no 192.168.15.1/padrao e fiz resete de fabrica, acabou perdendo a configuração do telefone Voip, alguem sabe como corrigir isso?
O meu TB fiz o reset de fabrica e tb perdi as configurações do telefone VoIP, se o pessoal puder nos ajudar agradeço pois estou enfrentando o mesmo problema
 
Entrei no 192.168.15.1/padrao e fiz resete de fabrica, acabou perdendo a configuração do telefone Voip, alguem sabe como corrigir isso?
O meu TB fiz o reset de fabrica e tb perdi as configurações do telefone VoIP, se o pessoal puder nos ajudar agradeço pois estou enfrentando o mesmo problema
eu acho melhor entrar em contato com a central, lá eles devem fazer isso. E claro devem dar um puxão de orelha de levis kkkkk
 
Fazendo alguns testes

Rota da Vivo no VALORANT:
YNbSdcx.png


Utilizando o serviço NO-PING no VALORANT:
a2AWiUM.png


Rota da Vivo no CS-GO (Servidor da VALVE) :
CuAgwIZ.png


Utilizando o serviço NO-PING no CS-GO (Servidor da VALVE) :
6HnOQfu.png



Adianta eu abrir um chamado técnico pra isso, ou é perda de tempo? Mais fácil eu assinar o NO-PING mensal até "resolverem o problema" ?


Adicionando: Conexão VIVO FIBRA 600/300 em Anápolis - GO
 
Fazendo alguns testes

Rota da Vivo no VALORANT:
YNbSdcx.png


Utilizando o serviço NO-PING no VALORANT:
a2AWiUM.png


Rota da Vivo no CS-GO (Servidor da VALVE) :
CuAgwIZ.png


Utilizando o serviço NO-PING no CS-GO (Servidor da VALVE) :
6HnOQfu.png



Adianta eu abrir um chamado técnico pra isso, ou é perda de tempo? Mais fácil eu assinar o NO-PING mensal até "resolverem o problema" ?


Adicionando: Conexão VIVO FIBRA 600/300 em Anápolis - GO
Sinceramente eu acredito que não irá ajudar, mais prático assinar o no ping ou fazer uma reclamação no consumidor.gov relatando o problema com as rotas.
 
Sinceramente eu acredito que não irá ajudar, mais prático assinar o no ping ou fazer uma reclamação no consumidor.gov relatando o problema com as rotas.
Pior que é verdade. Estou testando o exitlag e o ping no valorant ficou menor ainda, ficou cerca de 19ms. Vivo é meio tenso as vezes.
 
Fazendo alguns testes

Rota da Vivo no VALORANT:
YNbSdcx.png


Utilizando o serviço NO-PING no VALORANT:
a2AWiUM.png


Rota da Vivo no CS-GO (Servidor da VALVE) :
CuAgwIZ.png


Utilizando o serviço NO-PING no CS-GO (Servidor da VALVE) :
6HnOQfu.png



Adianta eu abrir um chamado técnico pra isso, ou é perda de tempo? Mais fácil eu assinar o NO-PING mensal até "resolverem o problema" ?


Adicionando: Conexão VIVO FIBRA 600/300 em Anápolis - GO
Não adianta ligar ou reclamar noping usa "atalhos" seria perda de tempo ligar para a vivo, eu assinatura de 1 ano do noping paguei 60% a menos nela em um cupom. Para mim o noping só resolve em conexão para a Europa/EUA, no Brasil meu ping fica 10/15ms com noping ou sem.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

olha sem noping meu ping para a Europa (servidor do truckermp) e com noping.

46ajRNr.jpeg
W9bZZ44.jpeg
 
Aqui onde testei, BF4, CS GO, Valorant meu ping cai cerca de 12ms usando o no ping
Vou atrás do anual com um cupom
Eu penso que quanto mais longe de São Paulo você estiver, melhor fica usando noping. Esse ai é meu ping do discord ele é igual aos jogos, então pra mim nem compensa usar no Brasil.
4Lh3olA.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui onde testei, BF4, CS GO, Valorant meu ping cai cerca de 12ms usando o no ping
Vou atrás do anual com um cupom
Eu penso que quanto mais longe de São Paulo você estiver, melhor fica usando noping. Esse ai é meu ping do discord ele é igual aos jogos, então pra mim nem compensa usar no Brasil.
4Lh3olA.png
 
Sim erro de perfil pode abrir chamado para o técnico comparecer se não resolver consumidor.gov.br
Já abri chamado, técnico vai vir amanhã. Espero que resolva.
Na maior parte do dia de ontem tava assim abaixo de 300mb de UP e down. Agora o UP chega em 300mb na maioria dos testes mas o down oscila muito, na maioria das vezes abaixo de 300mb, o máximo que consegui foi 480mb. Tenho visita marcada pra segunda. Meu modem é o askey, a vivo trabalha com algum diferenciado pra velocidade de 600mb?
Não, usa o msm modem
 
Tentei aumentar a velocidade para oferta dos 300Mb/s mas a atendente não conseguiu, só com venda casada com telefone fixo.

Abri reclamação no Consumidor.org, engraçado que liguei 10315 e depois no 10615 e cai com ela duas vezes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo