[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Após reclamar no Consumidor, técnicos de campo da Vivo vieram 4 vezes aqui no bairro vistoriar e subir cabos drops que estivessem baixos, das 4 vezes disseram que ou subiram os que estavam baixos, ou que não mais cabos baixos, e mesmo assim ainda teve mais pelo menos 2 ou 3 quedas após.

Difícil saber se estavam dizendo a verdade, ou se não podiam fazer nada, mas é muito estranho que só afete a Vivo, as outras operadoras usam os mesmos postes, e só arrebentou uma vez. Por enquanto está desde 18/12 sem quedas, vamos ver até onde vai o novo recorde. Eu só fico na Vivo porque estou pagando barato (74,99 por 300Mbps), mas acho que na próxima eu volto pra Oi, mesmo o serviço da Vivo sendo impecável quando está disponível.

Aqui na minha cidade os cabos da Vivo são os mais baixos, só tinha ela antes. Depois foi entrando outros provedores na parte de cima do poste.
 
Opa, de que cidade você é?

São Marcos, perto de Caxias

Consegui fazer o telefone funcionar. Era só entrar na página de configuração do modem, não aquela página de configuração da Vivo, apagar as duas vlans que a própria Vivo gera, e criar uma nova para o bridge com prioridade 0 e vlan 600.

Depois de salvar, o modem cai duas vezes, na segunda vez sobe o IPv6. A luz no modem fica vermelha mesmo depois que o roteador consegue discar o PPPoE.


Nossa cara, que dica maravilhosa... era só resetar tudo para o padrão de fábrica, jogar meu roteador no lixo e usar o modem da operadora.

Muito bom saber, qual o modem que voce esta usando ? Aqui até Abril ja vai estar funcionando e eu preciso usar o aparelho em Bridge mas com a linha do fixo tambem ativa
 
Muito bom saber, qual o modem que voce esta usando ? Aqui até Abril ja vai estar funcionando e eu preciso usar o aparelho em Bridge mas com a linha do fixo tambem ativa
MitraStar GPT-2541GNAC

Desconfio que dá para deletar todas as vlans no modem e migrar tudo para o roteador, o cabo rj45 tem conectores para voip, permitindo ligar direto no telefone.
 
Faz sentido, o armário que usam aqui no metálico fica justamente ali na QSE, então se começarem a mexer lá lógica é chegar até aqui onde moro, mas não aparecem na QSE ainda, passo lá quase todo dia, vou esperar até que mês ou partir pra outra, ninguém sabe nada de prazo.
uma coisa notei, nos postes da QSE a maioria são saturados, muitos postes tem tubulação subterrânea que vai ate as casas dos moradores e isso ocupa um lado do poste não sei como vão colocar as caixas nestes postes, vão ter que usar cordoalha e fazer um aperto. como expliquei a fibra vem pelo mesmo caminho da rede do metálico não no mesmo rumo do armário mas da mesma central que vem a fibra que liga o armário do metálico, o metálico usa uma fibra que vai para o DSLAN e é convertida em metálico, então a rota seria quase igual, é claro que não vão mexer nos armários e sim usar os mesmos postes e aproveitar o espaço dos cabos metálicos nos postes para não ter que fazer outro espaço ou seja usar o metálico como suporte para a fibra, isso na rede fusionada. no caso da rede de barramento o novo padrão de rede 100% pre conectorizado sem fusão esse ai pelo que percebi não usam o cabeamento de cobre como suporte por cima, aqui na samambaia usaram o cobre como suporte para passar a fibra poupando espaço nos postes, isso na primeira expansão de 2017. mas pelo que percebi pelo menos na QSE 18 os postes estão saturados e as tubulações das casas ocupam bastantes espaço já que tem vários em apenas um poste para passar cabos de energia e telefonia também. acredito que esteja em projeto essa fibra nesta quadra.
 
uma coisa notei, nos postes da QSE a maioria são saturados, muitos postes tem tubulação subterrânea que vai ate as casas dos moradores e isso ocupa um lado do poste não sei como vão colocar as caixas nestes postes, vão ter que usar cordoalha e fazer um aperto. como expliquei a fibra vem pelo mesmo caminho da rede do metálico não no mesmo rumo do armário mas da mesma central que vem a fibra que liga o armário do metálico, o metálico usa uma fibra que vai para o DSLAN e é convertida em metálico, então a rota seria quase igual, é claro que não vão mexer nos armários e sim usar os mesmos postes e aproveitar o espaço dos cabos metálicos nos postes para não ter que fazer outro espaço ou seja usar o metálico como suporte para a fibra, isso na rede fusionada. no caso da rede de barramento o novo padrão de rede 100% pre conectorizado sem fusão esse ai pelo que percebi não usam o cabeamento de cobre como suporte por cima, aqui na samambaia usaram o cobre como suporte para passar a fibra poupando espaço nos postes, isso na primeira expansão de 2017. mas pelo que percebi pelo menos na QSE 18 os postes estão saturados e as tubulações das casas ocupam bastantes espaço já que tem vários em apenas um poste para passar cabos de energia e telefonia também. acredito que esteja em projeto essa fibra nesta quadra.
Problema é quando o projeto vai rolar, mas eu acredito que deva ao menos começar próximo mês se for rolar logo, senão eu desisto de esperar pois podem simplesmente começar outra cidade igual não terminaram samambaia e várias outras, mas nesse caso estou confiante pois falta bem pouco para concluir Taguatinga, e como aqui apesar de não ser mais oficialmente Taguatinga é usado o mesmo armário de lá.
 
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Problema é quando o projeto vai rolar, mas eu acredito que deva ao menos começar próximo mês se for rolar logo, senão eu desisto de esperar pois podem simplesmente começar outra cidade igual não terminaram samambaia e várias outras, mas nesse caso estou confiante pois falta bem pouco para concluir Taguatinga, e como aqui apesar de não ser mais oficialmente Taguatinga é usado o mesmo armário de lá.
quando passam o cabeamento demora um tempo para começar as instalações e a venda no primeiro momento só acontece com os vendedores de porta.
 
quando passam o cabeamento demora um tempo para começar as instalações e a venda no primeiro momento só acontece com os vendedores de porta.
Isso se já não tiver cabeamento, mas caso comecem a passar cabos lá mês que vem já seria um bom sinal que me faria esperar mais tempo. Quanto tempo geralmente após o cabeamento levam até começarem a colocar os CTO? Aqui na minha quadra já vi cabos com etiqueta da vivo fibra passando por vários postes mas não em todos, ou não identificaram entre cada poste, e não da pra saber se esses cabos já tem uso específico para os prédios aqui perto e/ou torres de celular, mas é provável que seja isso pq devem estar aqui faz um bom tempo.
 
pessoal, chegou a ont da ubiquiti q comprei (uf-loco) e, pelo menos por enquanto e aparentemente, tive um "final feliz"

ela, por enquanto, funcionou na rede da vivo aqui da minha região (centro de sp) e, pelos testes, atinge os 600 mbps (na verdade, pelo speedtest, atinge até umas velocidades meio altas demais e estranhas, principalmente em upload)

vou deixar algumas fotos dela ao lado da hgu, do menuzinho de controle dela e de testes p/ quem tiver curiosidade...

y4mAenp9OtfWhR_mgU9LGIy5cTYxKnIdWSnzNg4DBmB_jq9Ksp2SJ91XQMBlwAeAo1xMFiqc_2WPD5mjPQ8y_2Z51BENNxyJcVC5EiuTCf7Rgx2ZhqTmLWe4pyS_WfkJiGHFmuyjWP-AfsZIxMVVhX_jrGB9KD2WIMKzcy0zfZ-xcA

y4mgnGyq8XR3R3ahAGrZDM_0jhDZGVkqNMIw7CIykFJIz7USgIEfWNT6V1QQOI2mggZG0vpKDpddLIDbJY53cObPlXaIDuw9eU0PJ26_13C0XX3EMiMQYCQOhuGI1Cw__tPvYjfSyo7B9gWAhskPnxd1z14My28Eeh3_Wm3KHTfzU4

y4m2D8YlS9Jho3DNvfbeiR7-N90SwrcTCBHFNs7KjsMdGXPns-u2M5snnd2fyxJh32It15OMth9GqBwYa_06J7jTl62reahUtEXSv_pz72UtdJXfFhl9xpkwgWzE0FRCOGL7doPHc__JU5yEGl6KH_fBD92MjrKRfJhFDWvo3v6J4c


y4mfV4mp6nz-YY740qhKGEpLZ3BSBYsJeWWGtGZAVKtd9IJqV4S7rKM8IdGPKyDuypNp91WfgQifBuwEw3qMyjTzbXjvlAZIWxDAWJM24R15aKEdX2DQUasybvEld5AzIrxcD8ZTOTFLgGioHuv8I75E9sEIMKDkc9WnFhGlz7vsjE
@ricsylvestre você me dizer se esta onu da ubiquiti que você usa ai aceita inserir o PON Serial?
 
@ricsylvestre você me dizer se esta onu da ubiquiti que você usa ai aceita inserir o PON Serial?

pon serial seria o número de série do equipamento?.... se for, até onde sei, não tem essa opção na interface padrão

na interface padrão (profiles 2, 3 e 4) só tem as opções abaixo (a imagem é do profile 2 q tem a opção adicional "SN Prefix Change", os perfis 3 e 4 só tem as 3 anteriores e o 1 é para olt ubiquiti q é meio tudo automático). No meu caso, bastou deixar a ont em bridge, usar o profile 3 e colocar o SLID no PLOAM PASSWORD (na verdade eu coloquei nos 3 campos, mas pelo q pesquisei bastaria no ploam password... o slid é um código de cliente gerado pela vivo q serve de autenticação nas OLTs de determinadas regiões)

y4m7mwfonBzuChe2VTucbIGppOXxP7UPXHUSHW25UOBVf9iQs5Z7k6OmReHC14RkxrEoYhiazER3QwJ09sn_ecTRueILed48eHq0lzReSzR3hnM3YxREkgQnqpTm-PGJoGCLLWt8KpCvj5XE9hCn3Aw57veW6bKLwR5X_2WT5uKN7g


tem um brasileiro q criou um "programinha" p/ alterar o serial number da uf-loco.... eu nunca usei e parece ser meio "avançado"... se vc quiser dar uma pesquisada/estudada:
 
pon serial seria o número de série do equipamento?.... se for, até onde sei, não tem essa opção na interface padrão

na interface padrão (profiles 2, 3 e 4) só tem as opções abaixo (a imagem é do profile 2 q tem a opção adicional "SN Prefix Change", os perfis 3 e 4 só tem as 3 anteriores e o 1 é para olt ubiquiti q é meio tudo automático). No meu caso, bastou deixar a ont em bridge, usar o profile 3 e colocar o SLID no PLOAM PASSWORD (na verdade eu coloquei nos 3 campos, mas pelo q pesquisei bastaria no ploam password... o slid é um código de cliente gerado pela vivo q serve de autenticação nas OLTs de determinadas regiões)

y4m7mwfonBzuChe2VTucbIGppOXxP7UPXHUSHW25UOBVf9iQs5Z7k6OmReHC14RkxrEoYhiazER3QwJ09sn_ecTRueILed48eHq0lzReSzR3hnM3YxREkgQnqpTm-PGJoGCLLWt8KpCvj5XE9hCn3Aw57veW6bKLwR5X_2WT5uKN7g


tem um brasileiro q criou um "programinha" p/ alterar o serial number da uf-loco.... eu nunca usei e parece ser meio "avançado"... se vc quiser dar uma pesquisada/estudada:
Pensei em substituir a ONT Humax HP610 da Claro por uma ONU da Ubiquiti e acessando a ONU da Claro tem as informações de número de série (20 dígitos numéricos) e PON serial (12 dígitos alfanuméricos) e VLAN 11 para conexão de Internet.
 
Pensei em substituir a ONT Humax HP610 da Claro por uma ONU da Ubiquiti e acessando a ONU da Claro tem as informações de número de série (20 dígitos numéricos) e PON serial (12 dígitos alfanuméricos) e VLAN 11 para conexão de Internet.
bem, só testando

não sei se esse PON SERIAL q vc tem é o q a ubiquiti chama de PLOAM PASSWORD e é o autenticador - único - na OLT da claro... e tbm não sei se a OLT da Claro é compatível com os 4 profiles disponíveis nas configs da uf-loco

ou seja, escuro total
 
bem, só testando

não sei se esse PON SERIAL q vc tem é o q a ubiquiti chama de PLOAM PASSWORD e é o autenticador - único - na OLT da claro... e tbm não sei se a OLT da Claro é compatível com os 4 profiles disponíveis nas configs da uf-loco

ou seja, escuro total
É o que eu imaginei.
 
Isso se já não tiver cabeamento, mas caso comecem a passar cabos lá mês que vem já seria um bom sinal que me faria esperar mais tempo. Quanto tempo geralmente após o cabeamento levam até começarem a colocar os CTO? Aqui na minha quadra já vi cabos com etiqueta da vivo fibra passando por vários postes mas não em todos, ou não identificaram entre cada poste, e não da pra saber se esses cabos já tem uso específico para os prédios aqui perto e/ou torres de celular, mas é provável que seja isso pq devem estar aqui faz um bom tempo.
podem ser torre de celular, já vi algumas dessas placas anos atrás e tem também a fibra que vai ate os armários do metálico. primeiro passa o cabeamento e dias depois que arrumar as caixas na rede de barramento é plug play então é mais rápido já que não usa fusão.
 
Já começou a palhaçada, condomínio assinou banda larga em agosto do ano passado, a Vivo já quer reajustar em 10%, fidelidade para empresa é apenas 6 meses? Como faço para reclamar depois na Anatel, pois da última vez que reclamei lá com CNPJ do condomínio, a Vivo encerrou a reclamação alegando que não tinha procuração ou algo assim, e no Consumidor só aceita CPF.

 
Você tem o arquivo da firmware ou faz outro procedimento?
Você entra 192.168.15.1/padrão vai em manutenção backup e restore faça o backup da configuração atual assim n precisa refazer wi-fi e as regras de portas se vc tiver e depois vc restaura para padrão de fábrica ele vai subir e depois de 1 min ele automaticamente reboot e faz update firmware aqui sempre fiz isso e sempre q tem atualização ele pega assim
 
Já começou a palhaçada, condomínio assinou banda larga em agosto do ano passado, a Vivo já quer reajustar em 10%, fidelidade para empresa é apenas 6 meses? Como faço para reclamar depois na Anatel, pois da última vez que reclamei lá com CNPJ do condomínio, a Vivo encerrou a reclamação alegando que não tinha procuração ou algo assim, e no Consumidor só aceita CPF.


Eles não optaram por nada menor não.

Teve um monte de ação questionando reajuste por IGP-M (aluguel por exemplo), só estão se resguardando de processo.
 
Eles não optaram por nada menor não.

Teve um monte de ação questionando reajuste por IGP-M (aluguel por exemplo), só estão se resguardando de processo.
Não entendi a primeira frase. Mas afinal, já podem aplicar reajuste com menos de 24 meses para empresas, que é o período de fidelidade? Tô tentando encontrar o contrato mas não achei.
 
Não entendi a primeira frase. Mas afinal, já podem aplicar reajuste com menos de 24 meses para empresas, que é o período de fidelidade? Tô tentando encontrar o contrato mas não achei.

Me referi ao comunicado "Optamos por aplicar um reajuste menor"
 
Já começou a palhaçada, condomínio assinou banda larga em agosto do ano passado, a Vivo já quer reajustar em 10%, fidelidade para empresa é apenas 6 meses? Como faço para reclamar depois na Anatel, pois da última vez que reclamei lá com CNPJ do condomínio, a Vivo encerrou a reclamação alegando que não tinha procuração ou algo assim, e no Consumidor só aceita CPF.

Também recebi este comunicado, só não entrei em contato para tentar negociação. Mas na minha opinião, o melhor caminho é tentar negociar pelo setor de cancelamento, se não conseguir e tiver possibilidade vá para outro provedor e pronto.
 
Quando reclamei na Anatel em nome do condomínio, encerraram porque diziam que não tinha procuração, sério mesmo que tem essa burocracia? Quem eles consideram "titular", já que não pedem CPF do solicitante? Não sabia que era tão complicado para reclamar na Anacartel como pessoa jurídica.

Solicito o Cancelamento da presente solicitação nº X registrada na data 27/09/2021, por se tratar de reclamação de terceiro ,não autorizado nos critérios internos da operadora. Motivação: Considerando o disposto no Termos de Uso, Item 5, subitem v e observando o sigilo de telecomunicações, solicitamos o cancelamento do presente protocolo, haja vista o responsável pela abertura desta solicitação, não ser a titular da linha e não ter anexado procuração. Esta demanda viola os Termos de Uso item 5, 5, haja vista que o titular não ser o responsável por esta reclamação, pois seria resolvida por terceiros sendo que é vedado ao usuário realizar cadastro utilizando dados de terceiros ou ainda registrar a reclamação em nome de terceiros sem a apresentação do instrumento procuratório com firma reconhecida (procuração), inclusive cônjuges, companheiros ou parentes. Motivo pelo qual solicitamos o cancelamento.
 
Quando reclamei na Anatel em nome do condomínio, encerraram porque diziam que não tinha procuração, sério mesmo que tem essa burocracia? Quem eles consideram "titular", já que não pedem CPF do solicitante? Não sabia que era tão complicado para reclamar na Anacartel como pessoa jurídica.

O síndico é o representante legal do condomínio.

Se for pra um terceiro ou morador representar o condomínio, seria uma procuração com a assinatura do síndico e dos conselheiros.
 
Também recebi este comunicado, só não entrei em contato para tentar negociação. Mas na minha opinião, o melhor caminho é tentar negociar pelo setor de cancelamento, se não conseguir e tiver possibilidade vá para outro provedor e pronto.
Problema é a multa de fidelidade de R$ 1000,00. Mas eu encontrei a informação que queria no resumo do contrato, pelo que entendi o reajuste só poderia ser feito com 12 meses do início do contrato. O problema é conseguir reclamar na praga da Anatel, por causa dessa frescura de procuração.

Vivo-Empresas.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O síndico é o representante legal do condomínio.

Se for pra um terceiro ou morador representar o condomínio, seria uma procuração com a assinatura do síndico e dos conselheiros.
Vish, aí já era, a síndica é completamente tapada e não move uma palha para resolver os problemas do condomínio. Se dependesse dela nem adequação predial gratuita a Vivo teria feito. Vou ligar lá só para pegar protocolo mesmo e reclamanar na ouvidoria, vai que dá certo sem precisar de enfrentar burocracia na Anatel, mas sem muita esperança.
 
Problema é a multa de fidelidade de R$ 1000,00. Mas eu encontrei a informação que queria no resumo do contrato, pelo que entendi o reajuste só poderia ser feito com 12 meses do início do contrato. O problema é conseguir reclamar na praga da Anatel, por causa dessa frescura de procuração.

Vivo-Empresas.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Vish, aí já era, a síndica é completamente tapada e não move uma palha para resolver os problemas do condomínio. Se dependesse dela nem adequação predial gratuita a Vivo teria feito. Vou ligar lá só para pegar protocolo mesmo e reclamanar na ouvidoria, vai que dá certo sem precisar de enfrentar burocracia na Anatel, mas sem muita esperança.
Poderá tentar pelo consumidor.gov mas tbm não terá garantias de acordo, dependerá muito de quem atender o caso. Mas nesse ponto já terá a partir de lá um novo caminho a seguir caso não consiga. O Procon aceita como provas atrelando ao processo casos de abuso por operadoras que não são resolvidos por este caminho.
Já resolvi problemas com a vivo por lá depois de passar pelo consumidor.gov. E este será caminho que seguirei novamente por esse reajuste no caso de não conseguir pelo setor de cancelamento.
 

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