[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Como é Vivo Total e o plano é todo engessado, nem tentei desconto, mas parece que vai vir mais barato que o que está no site.
Hoje eu estou com o Vivo Total Pro (500 mega + 50 GB + fixo). Queria aumentar para 700 mega, mas no site o plano mais barato nessa velocidade custa R$ 500 que é o Vivo Total Família 5. Por quanto saiu para você?
 
Hoje eu estou com o Vivo Total Pro (500 mega + 50 GB + fixo). Queria aumentar para 700 mega, mas no site o plano mais barato nessa velocidade custa R$ 500 que é o Vivo Total Família 5. Por quanto saiu para você?
Durante o atendimento foi confirmado 499,99, que era o preço antes de ter arredondado pra 500, mas no e-mail de confirmação da alteração veio dizendo 479,99, nada muito expressivo. Porém sou cliente Fibra recente ainda, menos de 1 ano.
 
0EwBvry.png
 
Por aqui (Vivo 600Mbps) com download/upload saturado a latência aumenta de ˜3ms em Idle para picos de ˜15ms saturado. Como não jogo, considero esses valores excelentes:

Código:
BusyBox v1.35.0 (2023-01-03 00:24:21 UTC) built-in shell (ash)

  _______                     ________        __
 |       |.-----.-----.-----.|  |  |  |.----.|  |_
 |   -   ||  _  |  -__|     ||  |  |  ||   _||   _|
 |_______||   __|_____|__|__||________||__|  |____|
          |__| W I R E L E S S   F R E E D O M
 -----------------------------------------------------
 OpenWrt 22.03.3, r20028-43d71ad93e
 -----------------------------------------------------
root@router:~# speedtest

   Speedtest by Ookla

      Server: RLNET - Porto Alegre (id: 17678)
         ISP: Vivo
Idle Latency:     3.01 ms   (jitter: 0.11ms, low: 2.91ms, high: 3.09ms)
    Download:   629.51 Mbps (data used: 284.4 MB)
                 11.08 ms   (jitter: 1.12ms, low: 3.73ms, high: 15.67ms)
      Upload:   311.22 Mbps (data used: 316.7 MB)
                 13.54 ms   (jitter: 0.92ms, low: 1.94ms, high: 15.51ms)
 Packet Loss: Not available.
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/54de9449-7667-41d6-80e1-44d502df9b5f
root@router:~#

Só como parâmetro de comparação, na Claro HFC o ping usual de 10ms chega a dar picos de 285ms (bufferbloat) com o link saturado (e isso que melhorou, alguns anos atrás chegava a dar perda de pacotes....):

Código:
BusyBox v1.35.0 (2022-11-03 18:56:51 UTC) built-in shell (ash)

  _______                     ________        __
 |       |.-----.-----.-----.|  |  |  |.----.|  |_
 |   -   ||  _  |  -__|     ||  |  |  ||   _||   _|
 |_______||   __|_____|__|__||________||__|  |____|
          |__| W I R E L E S S   F R E E D O M
 -----------------------------------------------------
 OpenWrt SNAPSHOT, r21218-866d4133aa
 -----------------------------------------------------
root@r5s:~# speedtest

   Speedtest by Ookla

      Server: Claro net vírtua - Porto Alegre (id: 14143)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:    10.35 ms   (jitter: 2.08ms, low: 9.74ms, high: 13.88ms)
    Download:   476.44 Mbps (data used: 283.2 MB)
                 26.15 ms   (jitter: 19.50ms, low: 10.09ms, high: 285.48ms)
      Upload:    37.48 Mbps (data used: 67.4 MB)
                 12.39 ms   (jitter: 7.44ms, low: 3.69ms, high: 253.61ms)
 Packet Loss:     0.0%
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/7ee317f8-e343-49ab-a8ae-638643083178
root@r5s:~#

Em resumo: com Fibra em geral, pelo menos na minha experiência, não vejo a necessidade de configurar um QoS/SQM. Já com HFC é mandatório...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aliás, uma dica: já faz algum tempo (desde Maio/2022) que o SpeedTest também passou a reportar os tempos de ping com o link com carga que é um indicador de bufferbloat. Basta olhar os valores de ping em Idle (seta amarela), em download (seta verde para baixo) e upload (seta lilás para cima).

Idealmente os tempos de ping em download/upload deveriam ser próximos ao tempo de ping idle. A diferença entre os valores de ping em download/upload comparados com Idle é o indicador de bufferbloat.



A versão web do speed test indica apenas os valores médios ao final do teste. A verão linha de comando (que foi a que eu usei acima) tem mais detalhes para cada um desses pings (além do valor médio indica valores de jitter, mínimo e máximo).
 
Última edição:
Hoje eu estou com o Vivo Total Pro (500 mega + 50 GB + fixo). Queria aumentar para 700 mega, mas no site o plano mais barato nessa velocidade custa R$ 500 que é o Vivo Total Família 5. Por quanto saiu para você?
Quanto tu paga nesse plano?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vcs já testemunharam a vivo colocando mais cto na rua depois de já ter instalado a fibra? Fala de expansão
 
E o noping? Já testou? Já viu quanto fica seu ping para o servidor da NordVPN no site deles?
Já usei o noping também e não resolve o problema, vou ver esse lance do nordvpn, como faço para testar o ping para o servidor deles?
 
Por aqui (Vivo 600Mbps) com download/upload saturado a latência aumenta de ˜3ms em Idle para picos de ˜15ms saturado. Como não jogo, considero esses valores excelentes:

Código:
BusyBox v1.35.0 (2023-01-03 00:24:21 UTC) built-in shell (ash)

  _______                     ________        __
 |       |.-----.-----.-----.|  |  |  |.----.|  |_
 |   -   ||  _  |  -__|     ||  |  |  ||   _||   _|
 |_______||   __|_____|__|__||________||__|  |____|
          |__| W I R E L E S S   F R E E D O M
 -----------------------------------------------------
 OpenWrt 22.03.3, r20028-43d71ad93e
 -----------------------------------------------------
root@router:~# speedtest

   Speedtest by Ookla

      Server: RLNET - Porto Alegre (id: 17678)
         ISP: Vivo
Idle Latency:     3.01 ms   (jitter: 0.11ms, low: 2.91ms, high: 3.09ms)
    Download:   629.51 Mbps (data used: 284.4 MB)
                 11.08 ms   (jitter: 1.12ms, low: 3.73ms, high: 15.67ms)
      Upload:   311.22 Mbps (data used: 316.7 MB)
                 13.54 ms   (jitter: 0.92ms, low: 1.94ms, high: 15.51ms)
 Packet Loss: Not available.
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/54de9449-7667-41d6-80e1-44d502df9b5f
root@router:~#

Só como parâmetro de comparação, na Claro HFC o ping usual de 10ms chega a dar picos de 285ms (bufferbloat) com o link saturado (e isso que melhorou, alguns anos atrás chegava a dar perda de pacotes....):

Código:
BusyBox v1.35.0 (2022-11-03 18:56:51 UTC) built-in shell (ash)

  _______                     ________        __
 |       |.-----.-----.-----.|  |  |  |.----.|  |_
 |   -   ||  _  |  -__|     ||  |  |  ||   _||   _|
 |_______||   __|_____|__|__||________||__|  |____|
          |__| W I R E L E S S   F R E E D O M
 -----------------------------------------------------
 OpenWrt SNAPSHOT, r21218-866d4133aa
 -----------------------------------------------------
root@r5s:~# speedtest

   Speedtest by Ookla

      Server: Claro net vírtua - Porto Alegre (id: 14143)
         ISP: Claro NET
Idle Latency:    10.35 ms   (jitter: 2.08ms, low: 9.74ms, high: 13.88ms)
    Download:   476.44 Mbps (data used: 283.2 MB)
                 26.15 ms   (jitter: 19.50ms, low: 10.09ms, high: 285.48ms)
      Upload:    37.48 Mbps (data used: 67.4 MB)
                 12.39 ms   (jitter: 7.44ms, low: 3.69ms, high: 253.61ms)
 Packet Loss:     0.0%
  Result URL: https://www.speedtest.net/result/c/7ee317f8-e343-49ab-a8ae-638643083178
root@r5s:~#

Em resumo: com Fibra em geral, pelo menos na minha experiência, não vejo a necessidade de configurar um QoS/SQM. Já com HFC é mandatório...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aliás, uma dica: já faz algum tempo (desde Maio/2022) que o SpeedTest também passou a reportar os tempos de ping com o link com carga que é um indicador de bufferbloat. Basta olhar os valores de ping em Idle (seta amarela), em download (seta verde para baixo) e upload (seta lilás para cima).

Idealmente os tempos de ping em download/upload deveriam ser próximos ao tempo de ping idle. A diferença entre os valores de ping em download/upload comparados com Idle é o indicador de bufferbloat.



A versão web do speed test indica apenas os valores médios ao final do teste. A verão linha de comando (que foi a que eu usei acima) tem mais detalhes para cada um desses pings (além do valor médio indica valores de jitter, mínimo e máximo).

Como você conseguiu instalar a versão speedtest da ookla no openwrt?
 
Me enviaram zap dizendo que meu plano venceu, e para não perder o cliente estão com uma oferta de redução de velocidade e valor. Atualmente pago R$ 146,31 no plano de 600 com Netflix premium, no novo plano de 500 com Netflix premium o valor pula para R$ 185,00. Quero só ver qual será a proposta deles, mas pelo visto vou migrar para a BOI falida.

 
Quanto tu paga nesse plano?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vcs já testemunharam a vivo colocando mais cto na rua depois de já ter instalado a fibra? Fala de expansão

R$ 189,90, preço normal do site na época. Agora passou para R$ 200 nas novas assinaturas.

Mas tenho 300 mega com degustação de 600 mega em outro endereço por R$ 99. Foi fácil de conseguir pela ouvidoria. Vou dar um tempo e ver se consigo algo melhor para o Vivo Total também.
 
Me enviaram zap dizendo que meu plano venceu, e para não perder o cliente estão com uma oferta de redução de velocidade e valor. Atualmente pago R$ 146,31 no plano de 600 com Netflix premium, no novo plano de 500 com Netflix premium o valor pula para R$ 185,00. Quero só ver qual será a proposta deles, mas pelo visto vou migrar para a BOI falida.

Sem fidelidade você geralmente consegue descontos bem agressivos na retenção. Só ir tentando que uma hora vai.
 
300 mega por 100 reais, ta bom? Consegue depois 500 megas pelo mesmo valor?

Depende da área, tá uma bagunça essa "cobertura" da Vivo.

Na minha linha dependendo do atendente ele consegue ou não liberar os planos novos (500,700,1GB).

Mas eu consegui renovar a degustação dos 600MB essa semana, então creio que deva conseguir tambem
 
Como você conseguiu instalar a versão speedtest da ookla no openwrt?

Se vc tiver um dispositivo com CPU ARM 64bits (ex: R4S/R5S/AX6S/etc), basta baixar o tgz do site do speedtest (versão Linux/aarch64, no final da página, abaixo do "Download for Linux"), extrair o binário e copiar para /usr/bin (tem tbem para x86_64 para quem estiver rodando OpenWrt nessa plataforma):
Código:
cd /tmp
wget https://install.speedtest.net/app/cli/ookla-speedtest-1.2.0-linux-aarch64.tgz
tar zxvf ookla-speedtest-1.2.0-linux-aarch64.tgz
mv speedtest /usr/bin

Para MIPS acho que não tem binário pré-compilado.
 
Última edição:
Me enviaram zap dizendo que meu plano venceu, e para não perder o cliente estão com uma oferta de redução de velocidade e valor. Atualmente pago R$ 146,31 no plano de 600 com Netflix premium, no novo plano de 500 com Netflix premium o valor pula para R$ 185,00. Quero só ver qual será a proposta deles, mas pelo visto vou migrar para a BOI falida.

simplesmente não mude de plano e não aceite nem uma oferta da tereza, tb não altere nada mais no seu plano contratado(outros serviços no caso).
ate o momento que a vivo der vontade de ti mandar um comunicado falando do fim do plano e migração forçada, ae tu começa a ver se fica com a vivo ou migra de operadora.

cancelar o serviço só pq não vendem mais os 600Mb duma hora pra outra eles não podem fazer, anatel obriga a ter comunicado previo 30 dias antes do fato ocorrer.
e outra tb, pelo menos no movel, já fiquei com plano velho na vivo que eles não comercializam mais por anos, sempre enchendo o saco pra migrar pra outro, mas nunca mandaram cancelamento de linha ou forçaram migrar o plano.
 
Se vc tiver um dispositivo com CPU ARM 64bits (ex: R4S/R5S/AX6S/etc), basta baixar o tgz do site do speedtest (versão Linux/aarch64), extrair o binário e copiar para /usr/bin (tem tbem para x86_64 para quem estiver rodando OpenWrt nessa plataforma):
Código:
cd /tmp
wget https://install.speedtest.net/app/cli/ookla-speedtest-1.2.0-linux-aarch64.tgz
tar zxvf ookla-speedtest-1.2.0-linux-aarch64.tgz
mv speedtest /usr/bin

Para MIPS acho que não tem binário pré-compilado.

Uso x86_64 aqui, muito bom, valeu.
 
Alguém aqui consegue acessar o Meu vivo e verificar detalhes do plano, outras informações?

mudei em outubro o meu plano para o Vivo total Familia 3 por 320 reais, mas até agora está tudo uma bagunça, a internet fibra foi instalada corretamente (tinha a claro antes), o terceiro número (da minha filha) foi incluido no plano por uma loja física, mas nunca colocaram o telefone fixo e nunca me cobraram o valor correto (me cobram hoje 230 reais), já abri achamado, ficaram de analisar e retornar, mas nunca retornaram.

Está comodo para mim pagar 90 reais a menos, mas não gosto quando as coisas não estão certas, e quando entro no meu vivo, o número da minha filha nem aparece associado no plano, quando entro nos detalhes do plano, dá erro (app e site).

Queria saber se essa instabilidade do sistema deles é só comigo ou geral.
 
Alguém aqui consegue acessar o Meu vivo e verificar detalhes do plano, outras informações?

mudei em outubro o meu plano para o Vivo total Familia 3 por 320 reais, mas até agora está tudo uma bagunça, a internet fibra foi instalada corretamente (tinha a claro antes), o terceiro número (da minha filha) foi incluido no plano por uma loja física, mas nunca colocaram o telefone fixo e nunca me cobraram o valor correto (me cobram hoje 230 reais), já abri achamado, ficaram de analisar e retornar, mas nunca retornaram.

Está comodo para mim pagar 90 reais a menos, mas não gosto quando as coisas não estão certas, e quando entro no meu vivo, o número da minha filha nem aparece associado no plano, quando entro nos detalhes do plano, dá erro (app e site).

Queria saber se essa instabilidade do sistema deles é só comigo ou geral.
Geral essa zona do Meu Vivo x Next.
 
Alguém aqui consegue acessar o Meu vivo e verificar detalhes do plano, outras informações?

mudei em outubro o meu plano para o Vivo total Familia 3 por 320 reais, mas até agora está tudo uma bagunça, a internet fibra foi instalada corretamente (tinha a claro antes), o terceiro número (da minha filha) foi incluido no plano por uma loja física, mas nunca colocaram o telefone fixo e nunca me cobraram o valor correto (me cobram hoje 230 reais), já abri achamado, ficaram de analisar e retornar, mas nunca retornaram.

Está comodo para mim pagar 90 reais a menos, mas não gosto quando as coisas não estão certas, e quando entro no meu vivo, o número da minha filha nem aparece associado no plano, quando entro nos detalhes do plano, dá erro (app e site).

Queria saber se essa instabilidade do sistema deles é só comigo ou geral.
Antes conseguia acessar tudo pelo meu vivo, tanto vivo móvel, quanto o vivo fibra. Depois que unificou o plano com o família total acabou totalmente o acesso pela internet e no app na maioria das vezes dá erro, principalmente na parte de suporte. Segundo um técnico da vivo esse problema ocorre com os clientes que são migrados para o sistema next, caso dos plano total família.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo