[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

sério que continuam ruins esses servicos (streaming) na vivo fibra?!

Youtube e netflix estão tão bons quanto na NET, até melhor.

Já o Twitch parece que não está aquelas coisas.
 
A Vivo divulgou seus resultados trimestrais (4T16) hoje, mas pouco se falou sobre o futuro da banda larga fixa. A receita com o xDSL continua caindo enquanto a receita com o FTTx continua subindo.
10% da base de banda larga fixa da Vivo está usando FTTH, 47% está no FTTC e os outros 43% ainda estão nas velhas centrais telefônicas (xDSL).
Um dado interessante é que a Vivo fala abertamente que aumentou em 29% o uso de equipamentos refurbished (recondicionados) para economizar dinheiro. Então, aquele decoder usado ou modem usado não é por acaso.
A Vivo continua dizendo abertamente que seu foco é no cliente de maior valor. E, no final, coloca que parte da estratégia de crescimento é a expansão da rede FTTH, mas sem metas, ou seja, igual sempre estão dizendo.

Se interessar a alguém:
http://telefonica.mediagroup.com.br/pt/Download/1488_Apresentacao_4T16.pdf
http://telefonica.mediagroup.com.br/pt/Download/1486_Press_Release_4T16_(PT).pdf


Deviam queima essas centrais XDSL e pendura todo mundo em GPON,como estão fazendo em cidades com rede nova,ontem estava comentando com @torrentman sobre o antigo plano 150/15 FFTH seria bom ela ter deixado esse plano pois aonde não há gpon a expansão vai só até 50MB(dependendo da distancia do cliente),agora a net com esse novo portofolio a migração de gente da vivo metalica para NET 120mb/10mb vai subir muito inclusive eu penso em muda não tem logica pagar 153 em 50 mb sendo que por pouco ganho mais down e mais 5mb de up que vai me ajuda muito em upload,quando se pergunta para os tecnicos da vivo sobre gpon em Londrina eles falam "tá estranho" o engraçado é saber que na cidade vizinha maringa já tem,resta saber se a vivo vai fibra logo ou perde mais clientes.
 
Pessoal, sou cliente da NET a mais de 10 anos, porém agora a Vivo Fibra chegou aqui no meu condomínio com preços bastante atrativos.

Atualmente possuo o plano Virtua de 60mb. Estão me oferecendo o plano de 50mb da Vivo Fibra.
Andei dando uma pesquisada e encontrei MUITOS relatos sobre Traffic Shaping na Vivo Fibra, porém são todos relatos de alguns anos atrás. Gostaria de saber se esse ainda é um problema comum, pois eu utilizo muito alguns sistemas de streaming (Twitch, youtube, netflix, etc).

Obrigado.
Comparar provedores nacionais em regiões diferentes é a mesma coisa que comparar o consumo de um carro ou a autonomia da bateria de celular: Nunca dá certo ou é unânime.

Isto posto, aqui na região o VIVO Fibra está muito superior à NET em termos de estabilidade e rotas, a taxa de upload DECENTE é um plus muito bem vindo. Em seu lugar eu trocaria sem pensar 2x, mas recomendo conversar com amigos/vizinhos na mesma área por via das dúvidas.

Fala pessoal.

Uso Vivo Fibra 50Mb em casa e quero mudar o roteador lixo que vem da Vivo. Comprei um Archer C50 mas, quando fui configurar ele, o mesmo não acessa a internet.

Minha fibra vai no ONT, que tem um cabo de rede que conecta no roteador. Fiz a configuração PPPoE no roteador novo com cliente@cliente e senha cliente mas mesmo assim ele não tem sinal de internet, soh funciona com o roteador da Vivo. Tem algum outro esquema pra fazer essa troca?

Obrigado!
Você configurou a VLAN corretamente? Não sei se o C50 tem suporte a isso mas é requisito para o que você quer fazer (se entendi corretamente).

Depois de quebrar a cabeça e testar vários cenários diferentes com 3 modelos de roteadores de qualidade (Asus, Cisco/Linksys e TP-Link, todos custando mais de R$500) optei por manter o Mitrastar (ONT+Router) que a VIVO me entregou e estou bem satisfeito.

Todos os roteadores que testei tinham algum porém: Ou sinal baixo em alguma das bandas, ou sinal meia boca mas uma velocidade ridícula na rede local e por aí vai. Tive uma experiência bem melhor utilizando o Mitrastar e de quebra não preciso deixar outro equipamento ligado o tempo todo.

[]´s
Eduardo.
 
Você configurou a VLAN corretamente? Não sei se o C50 tem suporte a isso mas é requisito para o que você quer fazer (se entendi corretamente).

Depois de quebrar a cabeça e testar vários cenários diferentes com 3 modelos de roteadores de qualidade (Asus, Cisco/Linksys e TP-Link, todos custando mais de R$500) optei por manter o Mitrastar (ONT+Router) que a VIVO me entregou e estou bem satisfeito.

Todos os roteadores que testei tinham algum porém: Ou sinal baixo em alguma das bandas, ou sinal meia boca mas uma velocidade ridícula na rede local e por aí vai. Tive uma experiência bem melhor utilizando o Mitrastar e de quebra não preciso deixar outro equipamento ligado o tempo todo.

[]´s
Eduardo.

O C50 não tem VLAN nativo, só instalando o OpenWRT. Mas por que VLAN se não tenho TV, apenas internet? O roteador da Vivo é simplesmente ridiculo em termos de sinal. No quarto que fica atrás de onde fica o roteador, ele fica com 65% de sinal. No outro quarto nem chega direito, sem contar a oscilação de sinal. Pelo visto, vou ter que usar o roteador novo como repetidor. Se continuar a mesma porcaria, vou cancelar e pedir a Live TIM.
 
O C50 não tem VLAN nativo, só instalando o OpenWRT. Mas por que VLAN se não tenho TV, apenas internet? O roteador da Vivo é simplesmente ridiculo em termos de sinal. No quarto que fica atrás de onde fica o roteador, ele fica com 65% de sinal. No outro quarto nem chega direito, sem contar a oscilação de sinal. Pelo visto, vou ter que usar o roteador novo como repetidor. Se continuar a mesma porcaria, vou cancelar e pedir a Live TIM.

Porque este é o novo padrão na Vivo Fibra, com VLAN.

Os roteadores já vem pré-configurados desta forma, e a central já habilita assim. O técnico só vem, conecta e funciona.

Se um dia vc pedir a IPTV é bem mais fácil, pois a VLAN 20 já está habilitada, basta o técnico instalar os decodores e configurar o IP da TV.
 
Porque este é o novo padrão na Vivo Fibra, com VLAN.

Os roteadores já vem pré-configurados desta forma, e a central já habilita assim. O técnico só vem, conecta e funciona.

Se um dia vc pedir a IPTV é bem mais fácil, pois a VLAN 20 já está habilitada, basta o técnico instalar os decodores e configurar o IP da TV.

Será que ligando lá eu consigo desativar essa VLAN? Não vou pedir TV mesmo.
 
O C50 não tem VLAN nativo, só instalando o OpenWRT. Mas por que VLAN se não tenho TV, apenas internet? O roteador da Vivo é simplesmente ridiculo em termos de sinal. No quarto que fica atrás de onde fica o roteador, ele fica com 65% de sinal. No outro quarto nem chega direito, sem contar a oscilação de sinal. Pelo visto, vou ter que usar o roteador novo como repetidor. Se continuar a mesma porcaria, vou cancelar e pedir a Live TIM.

Porque este é o novo padrão na Vivo Fibra, com VLAN.

Os roteadores já vem pré-configurados desta forma, e a central já habilita assim. O técnico só vem, conecta e funciona.

Se um dia vc pedir a IPTV é bem mais fácil, pois a VLAN 20 já está habilitada, basta o técnico instalar os decodores e configurar o IP da TV.
Exatamente.

Nas regiões triple-play por Fibra a VIVO entrega ONT e roteadores separados com a VLAN da TV já configurada mesmo que vc não vá utilizar. Nas regiões double-play (tipo a minha) ela entrega ONT+Roteador num mesmo equipamento e também existe uma VLAN específica.

Entre um teste e outro com outros roteadores dei uma olhada nas nas configurações do Mitrastar e consegui melhorar consideravelmente o desempenho e a cobertura dele apenas alguns ajustes na largura de banda dos canais. A cobertura da rede 5ghz é melhor e mais rápida que a de todos os roteadores que testei até hoje, principalmente para cópia de arquivos dentro da rede.

Será que ligando lá eu consigo desativar essa VLAN? Não vou pedir TV mesmo.
Provavelmente eles nem irão saber do que vc tá falando, isso sem entrar no aspecto técnico de funcionamento de uma VLAN.

[]´s
Eduardo.
 
Última edição:
Exatamente.

Nas regiões triple-play por Fibra a VIVO entrega ONT e roteadores separados com a VLAN da TV já configurada mesmo que vc não vá utilizar. Nas regiões double-play (tipo a minha) ela entrega ONT+Roteador num mesmo equipamento e também existe uma VLAN específica.

Entre um teste e outro com outros roteadores dei uma olhada nas nas configurações do Mitrastar e consegui melhorar consideravelmente o desempenho e a cobertura dele apenas alguns ajustes na largura de banda dos canais. A cobertura da rede 5ghz é melhor e mais rápida que a de todos os roteadores que testei até hoje, principalmente para cópia de arquivos dentro da rede.


Provavelmente eles nem irão saber do que vc tá falando, isso sem entrar no aspecto técnico do funcionamento de uma VLAN.

[]´s
Eduardo.

O roteador da vivo que veio nao tem 5GHz, soh 2.4. Vou tentar configurar o meu roteador novo como repetidor de sinal. Se não der certo, vou ter que cancelar. Ta impossivel jogar qualquer game online desse jeito com a oscilação e sem chance de passar cabo.
 
O roteador da vivo que veio nao tem 5GHz, soh 2.4. Vou tentar configurar o meu roteador novo como repetidor de sinal. Se não der certo, vou ter que cancelar. Ta impossivel jogar qualquer game online desse jeito com a oscilação e sem chance de passar cabo.
Se o problema é só estabilizar o jogo online não precisa quebrar a cabeça em querer substituir o roteador da operadora ou usar NAT atrás de NAT quando um Access Point puro e simples já resolve.

Em menos de 5 minutos vc consegue desabilitar o Servidor DHCP no seu roteador e configurar a rede Wireless com as configurações que quiser. Feito isso basta plugar um cabo de rede entre as portas LAN dos equipamentos e correr pro abraço.

[]´s
Eduardo.
 
Prefira e se possível peça que seja instalado e habilitado um ONT + Modem separado, habilitando o seu ONT na central, vc arranca fora o modem da Vivo e usa um roteador decente com suporte a VLAN tagging e NAT via hardware/CTF a seu gosto.

Aqui tenho o plano 300/150 e uso um Asus AC68u = sucesso, dá picos de até 500Mbps no down e 200Mbps no up.

Eu estou interessado em adquirir o ASUS RT-AC68U, minha dúvida é a seguinte:
Basta que eu conecte a ONT diretamente na entrada WAN dele, daí eu vou nas configurações de LAN > IPTV (Firmware nativo do Asus mesmo) do Asus e defino a VLAN TAG 10 e uma VLAN TAG 20?
Eu vi um topico americano em que o cara fez literalmente só isso (embora ele não criou a VLAN 20).
Eu tenho apenas a Internet Fibra 300/150 porém no Sagecom constam as duas VLANs configuradas e meu medo é ter que fazer todo aquele processo que vi em um topico do HT e em uma página daqui.

Obrigado,
 
Eu estou interessado em adquirir o ASUS RT-AC68U, minha dúvida é a seguinte:
Basta que eu conecte a ONT diretamente na entrada WAN dele, daí eu vou nas configurações de LAN > IPTV (Firmware nativo do Asus mesmo) do Asus e defino a VLAN TAG 10 e uma VLAN TAG 20?
Eu vi um topico americano em que o cara fez literalmente só isso (embora ele não criou a VLAN 20).
Eu tenho apenas a Internet Fibra 300/150 porém no Sagecom constam as duas VLANs configuradas e meu medo é ter que fazer todo aquele processo que vi em um topico do HT e em uma página daqui.

Obrigado,

Não sei dizer sobre esse Sagemcom, a VLAN 20 não uso aqui, não sei pra que serve, talvez os colegas aqui saibam.

Tem o link do processo do HT?
 
Não sei dizer sobre esse Sagemcom, a VLAN 20 não uso aqui, não sei pra que serve, talvez os colegas aqui saibam.

Tem o link do processo do HT?

Vou copiar o explicativo dele, que também achei aqui no Adrenaline:

"Layout padrão Vivo:
Fibra - ONT Huawei HG850a - Dlink DMG-6661 - PC e TV

Layout que deixei quando o técnico da Vivo foi embora:
Fibra - ONT Huawei HG850a - Dlink DMG-6661 - Netgear R6300 - PC

Layout que consegui agora:
Fibra - ONT Huawei HG850a (Porta 3) - Netgear R6300 - PC
Fibra - ONT Huawei HG850a (Porta 4) - Dlink DMG-6661 - Coaxial para TV

Por que isso?
Basicamente porque o meu roteador é muito melhor que o Dlink. Processamento, memória, a quantidade de conexões que ele suporta, minhas regras de Port Forwarding, administração remota (tenho dentro de casa NAS, IP Cam, PC, etc), está muito melhor agora sem a necessidade do Dlink.

Por que ainda tenho o Dlink?
Pois ele tem saída HPNA (cabo coaxial) para funcionar minhas TVs. Para tirar ele, teria que passar cabo ethernet pela casa e ainda comprar um switch pois meu roteador não teria portas suficiente. Mas agora ele só faz isso, então tudo bem. Não afeta minha performance na internet e rede interna.

Configuração:
Antes de tudo, salve as configurações dos seus dispositivos - Huawei, Dlink e o seu router. Faça isso através da página web de configuração.Primeiro será necessário configurar o ONT Huawei. O IP dele é 192.168.100.1.
Então o primeiro passo é configurar um IP fixo na sua placa de rede com IP 192.168.100.5 (por exemplo), mask 255.255.255.0 e pronto.

Conecte na porta 1 do Huawei seu PC.
1) Para testar se está realmente com acesso ao Huawei, abra o Internet Explorer e digite http://192.168.100.1. Se aparece a tela de administração pedindo senha, você está conectado.
2) Não é necessário fazer nada na console gráfica (além do backup), mas se quiser entrar o usuário/senha é telecomadmin/admintelecom.
3) Vamos fazer a configuração via Telnet - Eu uso o programa Putty - Abra o Putty e coloque o IP 192.168.100.1, conexão telnet, OK
4) Na tela de login, o usuário/senha é root/admin

As linhas de comando que precisam ser registradas são:
ethernet port tagmode fe3 untag
ethernet vlan native port 10 fe3 0
ethernet vlan port delete 1 fe3
ethernet vlan port add 10 fe3

ethernet port tagmode fe4 untag
ethernet vlan native port 20 fe4 3
ethernet vlan port delete 1 fe4
ethernet vlan port add 20 fe4

save

Após cada linha de comando, você deve receber a seguinte informação:
Set Success
Ao final, execute o comando: display lswinfo
Você deverá ver uma tabela com informações das portas. Verá que agora as portas 3 e 4 tem uma Vlan nativa já configurada. Ou seja, com isso você pode usar qualquer router que não suporte Vlan e ter acesso a internet e TV.

Pronto! Pode remover seu cabo de rede da porta 1, mover o seu roteador (no meu caso o Netgear) para a porta 3 e o Dlink para a porta 4.
Não esqueça de voltar sua placa de rede do PC para IP automático (DHCP).

Configurando o Dlink DMG-6661:
Por padrão o Dlink vem com configurações de Vlan nas conexões PPPoE para internet e rota estática para IPTV.
1) Entre dentro da página de administração - http://192.168.1.1/padrao
2) Você deve ter 3 interfaces de WAN - Internet, TV e 3G (nunca usei).
3) Selecione a interface ppp0.1 (PPPoE da internet - Vlan10/0), anote todos seus dados (usuário, senha, etc) e remova ela.
3) Selecione a interface eth5.2 (IPTV - Vlan20/3), anote suas configurações (IP, mask, etc) e remova ela.
3) Crie uma nova interface WAN com IP estático, com Vlan -1 e prioridade -1, e coloque o IP, mask, etc que anotou no item acima. Como o Huawei já está setando a Vlan, o Dlink não precisa mais fazer isso.

Pronto! Deve ter sua TV já funcionando! No meu caso demorou uns segundos para aparecer a imagem.

Configurando o seu router (no meu caso, Netgear):
Aqui basicamente você tem que criar uma conexão com a internet PPPoE. Adicionar os dados de conexão, que você anotou no item 3 acima, e configure tudo."


Esse explicativo cita o DMG e ele possui TV.
No meu caso é ONT Askey Computer + Sagemcom Fast 5340 eu eu tenho apenas a fibra.
VLAN 10 = Internet
VLAN 20 = TV
Pelo que li, velocidades acima de 50MB já "vem configuradas ambas as VLANs", mesmo que o usuário final não tenha a TV.
Eu vou conseguir conectar o ONT diretamente no Asus, e nele (com o Firmware de fábrica) criar estas VLANs literalmente igual a este tópico aqui abaixo?

http://www.geekzone.co.nz/forums.asp?forumid=39&topicid=160038&page_no=3

*na página 2 desse link, tem o passo com Prints

Você configurou igual este tópico Americano ou teve que fazer semelhante ao colega que postou este passo a passo aí?
Se precisa alterar algo via Telnet aí já complica pra mim rsrsrs
 
Última edição:
Vou copiar o explicativo dele, que também achei aqui no Adrenaline:

"Layout padrão Vivo:
Fibra - ONT Huawei HG850a - Dlink DMG-6661 - PC e TV

Layout que deixei quando o técnico da Vivo foi embora:
Fibra - ONT Huawei HG850a - Dlink DMG-6661 - Netgear R6300 - PC

Layout que consegui agora:
Fibra - ONT Huawei HG850a (Porta 3) - Netgear R6300 - PC
Fibra - ONT Huawei HG850a (Porta 4) - Dlink DMG-6661 - Coaxial para TV

Por que isso?
Basicamente porque o meu roteador é muito melhor que o Dlink. Processamento, memória, a quantidade de conexões que ele suporta, minhas regras de Port Forwarding, administração remota (tenho dentro de casa NAS, IP Cam, PC, etc), está muito melhor agora sem a necessidade do Dlink.

Por que ainda tenho o Dlink?
Pois ele tem saída HPNA (cabo coaxial) para funcionar minhas TVs. Para tirar ele, teria que passar cabo ethernet pela casa e ainda comprar um switch pois meu roteador não teria portas suficiente. Mas agora ele só faz isso, então tudo bem. Não afeta minha performance na internet e rede interna.

Configuração:
Antes de tudo, salve as configurações dos seus dispositivos - Huawei, Dlink e o seu router. Faça isso através da página web de configuração.Primeiro será necessário configurar o ONT Huawei. O IP dele é 192.168.100.1.
Então o primeiro passo é configurar um IP fixo na sua placa de rede com IP 192.168.100.5 (por exemplo), mask 255.255.255.0 e pronto.

Conecte na porta 1 do Huawei seu PC.
1) Para testar se está realmente com acesso ao Huawei, abra o Internet Explorer e digite http://192.168.100.1. Se aparece a tela de administração pedindo senha, você está conectado.
2) Não é necessário fazer nada na console gráfica (além do backup), mas se quiser entrar o usuário/senha é telecomadmin/admintelecom.
3) Vamos fazer a configuração via Telnet - Eu uso o programa Putty - Abra o Putty e coloque o IP 192.168.100.1, conexão telnet, OK
4) Na tela de login, o usuário/senha é root/admin

As linhas de comando que precisam ser registradas são:
ethernet port tagmode fe3 untag
ethernet vlan native port 10 fe3 0
ethernet vlan port delete 1 fe3
ethernet vlan port add 10 fe3

ethernet port tagmode fe4 untag
ethernet vlan native port 20 fe4 3
ethernet vlan port delete 1 fe4
ethernet vlan port add 20 fe4

save

Após cada linha de comando, você deve receber a seguinte informação:
Set Success
Ao final, execute o comando: display lswinfo
Você deverá ver uma tabela com informações das portas. Verá que agora as portas 3 e 4 tem uma Vlan nativa já configurada. Ou seja, com isso você pode usar qualquer router que não suporte Vlan e ter acesso a internet e TV.

Pronto! Pode remover seu cabo de rede da porta 1, mover o seu roteador (no meu caso o Netgear) para a porta 3 e o Dlink para a porta 4.
Não esqueça de voltar sua placa de rede do PC para IP automático (DHCP).

Configurando o Dlink DMG-6661:
Por padrão o Dlink vem com configurações de Vlan nas conexões PPPoE para internet e rota estática para IPTV.
1) Entre dentro da página de administração - http://192.168.1.1/padrao
2) Você deve ter 3 interfaces de WAN - Internet, TV e 3G (nunca usei).
3) Selecione a interface ppp0.1 (PPPoE da internet - Vlan10/0), anote todos seus dados (usuário, senha, etc) e remova ela.
3) Selecione a interface eth5.2 (IPTV - Vlan20/3), anote suas configurações (IP, mask, etc) e remova ela.
3) Crie uma nova interface WAN com IP estático, com Vlan -1 e prioridade -1, e coloque o IP, mask, etc que anotou no item acima. Como o Huawei já está setando a Vlan, o Dlink não precisa mais fazer isso.

Pronto! Deve ter sua TV já funcionando! No meu caso demorou uns segundos para aparecer a imagem.

Configurando o seu router (no meu caso, Netgear):
Aqui basicamente você tem que criar uma conexão com a internet PPPoE. Adicionar os dados de conexão, que você anotou no item 3 acima, e configure tudo."


Esse explicativo cita o DMG e ele possui TV.
No meu caso é ONT Askey Computer + Sagemcom Fast 5340 eu eu tenho apenas a fibra.
VLAN 10 = Internet
VLAN 20 = TV
Pelo que li, velocidades acima de 50MB já "vem configuradas ambas as VLANs", mesmo que o usuário final não tenha a TV.
Eu vou conseguir conectar o ONT diretamente no Asus, e nele (com o Firmware de fábrica) criar estas VLANs literalmente igual a este tópico aqui abaixo?

http://www.geekzone.co.nz/forums.asp?forumid=39&topicid=160038&page_no=3

*na página 2 desse link, tem o passo com Prints

Você configurou igual este tópico Americano ou teve que fazer semelhante ao colega que postou este passo a passo aí?
Se precisa alterar algo via Telnet aí já complica pra mim rsrsrs

Valeu pelo texto.

O colega que elaborou o mesmo se complicou legal pelo fato de ter assinatura da TV, aí realmente o negócio complica muito mais pra deixar do jeito que queremos, não conhecia esse ONT da Huawei, gostei bastante pelo fato dela ter muitas portas ethernet, o que é MUITO interessante, então a VLAN 20 seria pra TV, não sabia dessa info até então. Digo que é interessante uma ONT com mais de uma porta ETH pra quem possa a vir querer ter TV via fibra no futuro, ligaria uma eth da ONT direto no roteador de interesse para Internet e a outra eth usaria com o modem da Vivo, somente para não sofrer com a habilitação da VLAN 20 no roteador de interesse, usando a saída HPNA/coaxial do modem da Vivo para ligar direto na TV.

Para nós que temos somente Internet Fibra, o setup é muito mais simples, no nosso caso, especificamente, que é o plano 300/150, o que limitaria atingir essa banda é o NAT via hardware (CTF). Não segui este tutorial americano, nem abre o link aqui no trampo, muito menos acessei algo via Telnet.

Aqui em casa foi simples:
- O técnico instalou ONT Askey RTF 7000 + roteador MitraStar 2501 com suporte a VoIP via RJ11/FXS e HPNA (cabo coaxial para TV)

O que fiz foi:
- Remover o MitraStar em definitivo
- Ligar o ONT a porta WAN primária do meu Asus AC68r
- Configurar conexão PPPoE com user: cliente@cliente / senha: cliente
- Configurar em LAN/ IPTV / Manual settings / Internet VLAN ID 10
- Configurar em LAN / Switch / NAT em AUTO (CTF on)

Sem o último passo não passava de 200/100Mbps, habilitando o NAT via hardware fica com a banda cheia, com picos de até 500Mbps.

Como eu não assisto TV, nem tenho interesse em assinar TV via Fibra, do jeito que está me satisfaz 100%.
 
Última edição:
Valeu pelo texto.

O colega que elaborou o mesmo se complicou legal pelo fato de ter assinatura da TV, aí realmente o negócio complica muito mais pra deixar do jeito que queremos, não conhecia esse ONT da Huawei, gostei bastante pelo fato dela ter muitas portas ethernet, o que é MUITO interessante, então a VLAN 20 seria pra TV, não sabia dessa info até então. Digo que é interessante uma ONT com mais de uma porta ETH pra quem possa a vir querer ter TV via fibra no futuro, ligaria uma eth da ONT direto no roteador de interesse para Internet e a outra eth usaria com o modem da Vivo, somente para não sofrer com a habilitação da VLAN 20 no roteador de interesse.

Para nós que temos somente Internet Fibra, o setup é muito mais simples, no nosso caso, especificamente, que é o plano 300/150, o que limitaria atingir essa banda é o NAT via hardware (CTF). Não segui nenhum tutorial americano, muito menos acessei algo via Telnet.

Aqui em casa foi simples:
- O técnico instalou ONT Askey RTF 7000 + roteador MitraStar 2501 com suporte a VoIP via RJ11/FXS e HPNA (cabo coaxial para TV)

O que fiz foi:
- Remover o MitraStar em definitivo
- Ligar o ONT a porta WAN primária do meu Asus AC68r
- Configurar conexão PPPoE com user: cliente@cliente / senha: cliente
- Configurar em LAN/ IPTV / Manual settings / Internet VLAN ID 10
- Configurar em LAN / Switch / NAT em AUTO (CTF on)

Sem o último passo não passava de 200/100Mbps, habilitando o NAT via hardware fica com a banda cheia, com picos de até 500Mbps.

Como eu não assisto TV, nem tenho interesse em assinar TV via Fibra, do jeito que está me satisfaz 100%.

Opa, parece fácil então.
Comprei o router agora na Kabum e assim que ele chegar vou tentar esse seu passo aí.
Vlw pela prontidão nas respostas.
 
Olá pessoal,

Após ler a conversa acima tive 2 dúvidas, vamos ver se o pessoal que tem VIVO Fibra Brasil afora (exceto regiões com IPTV) sabe de algo :

1) Nas regiões onde a VIVO só entrega double-play (Internet+Telefone, sem TV) todos estão recebendo o mesmo ONT+Roteador (Mitrastar hgw-2501gnp-rc) ? Alguém já recebeu outro modelo ou mesmo ONT e roteador em equipamentos separados?

2) Se eu resolver comprar uma ONT (Askey ou outra) será possível fazê-lo funcionar nas regiões onde não há TV apenas ajustando as VLANs? Alguém já testou?

Quando o técnico foi fazer a instalação em casa ele teve que ligar para uma central e confirmar final do MAC Address, aguardar ativação e o escambau então suponho (mas não confirmo) que o MAC do modem deva estar vinculada à minha conta ou algo do gênero.

Tenho um ONT Huawei HG850a no trabalho e pensei em fazer alguns testes aleatório com ele... só pela brincadeira mesmo pq de cara já vi que as portas de rede dele são só 10/100mbps :D

[]´s
 
Olá pessoal,

Após ler a conversa acima tive 2 dúvidas, vamos ver se o pessoal que tem VIVO Fibra Brasil afora (exceto regiões com IPTV) sabe de algo :

1) Nas regiões onde a VIVO só entrega double-play (Internet+Telefone, sem TV) todos estão recebendo o mesmo ONT+Roteador (Mitrastar hgw-2501gnp-rc) ? Alguém já recebeu outro modelo ou mesmo ONT e roteador em equipamentos separados?

2) Se eu resolver comprar uma ONT (Askey ou outra) será possível fazê-lo funcionar nas regiões onde não há TV apenas ajustando as VLANs? Alguém já testou?

Quando o técnico foi fazer a instalação em casa ele teve que ligar para uma central e confirmar final do MAC Address, aguardar ativação e o escambau então suponho (mas não confirmo) que o MAC do modem deva estar vinculada à minha conta ou algo do gênero.

Tenho um ONT Huawei HG850a no trabalho e pensei em fazer alguns testes aleatório com ele... só pela brincadeira mesmo pq de cara já vi que as portas de rede dele são só 10/100mbps :D

[]´s

1) A GVT usava os "ONT-router" Pace G5500 e Sagemcom 5650 nas instalações GPON.
2) Pelo menos quando eu tinha Vivo Fibra (SP) quando o técnico instalou o ONT BluCastle ele teve que subir algum número pra central e a central deu pra ele um PIN para configurar o ONT. Não sei se mudou desde aquela época (~2014).
 
1) A GVT usava os "ONT-router" Pace G5500 e Sagemcom 5650 nas instalações GPON.
2) Pelo menos quando eu tinha Vivo Fibra (SP) quando o técnico instalou o ONT BluCastle ele teve que subir algum número pra central e a central deu pra ele um PIN para configurar o ONT. Não sei se mudou desde aquela época (~2014).

Não mudou, a ONT tem que ser habilitada na Central da operadora.
 
(...)
2) Pelo menos quando eu tinha Vivo Fibra (SP) quando o técnico instalou o ONT BluCastle ele teve que subir algum número pra central e a central deu pra ele um PIN para configurar o ONT. Não sei se mudou desde aquela época (~2014).
Não mudou, a ONT tem que ser habilitada na Central da operadora.
Pois é. Aqui o técnico só puxou a fibra, certificou, ligou o equipamento e ficou de olho nos LEDs.

Como o LED da telefonia (?) demorou pra parar de piscar o técnico ligou pra central e deixou o no viva-voz, a atendente ao telefone só confirmou o final do Mac Address, pediu pra aguardar e botou a musiquinha, antes mesmo dela voltar o tal LED estabilizou e já estava tudo certo, não deu 2~3 minutos.

Não sei se ela rodou algum ~scanner~ de lá ou se já tinha conhecimento prévio do equipamento que seria instalado para mim, daí a duvida sobre a facilidade/possibilidade de colocar outro equipamento no lugar.

Eu não contratei telefone mas existe um número ativo no Mitrastar, na ocasião o técnico disse que ele é quem "autentica" a conexão e tem que ficar aceso. Já cheguei a plugar um aparelho para testar mas não deu linha e nem chamou.

[]´s
Eduardo.
 
Eu não contratei telefone mas existe um número ativo no Mitrastar, na ocasião o técnico disse que ele é quem "autentica" a conexão e tem que ficar aceso. Já cheguei a plugar um aparelho para testar mas não deu linha e nem chamou.

Em SP também criam essa linha virtual, pois os sistemas da Vivo amarram os serviços contratados ao número da linha e não o seu número de cadastro.
 
galera como tá a questão de conseguir desconto pra quem já é cliente?
esse mês acabou meus 12 meses de desconto, mas esse desconto consegui quando era GVT, eles sempre eram bons nos descontos... era só ligar e pedir pra renovar.
agora com a Vivo como está? será que consigo renovar de boa? ou só ameaçando cancelar?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo