[TÓPICO DEDICADO] Banda Larga VIVO - xDSL/FIBRA ÓPTICA

Ontem pela tarde o sinal de internet caiu literalmente do nada, e o modem nem tentava sincronizar. Depois saí de casa, e na volta à noite, nada. Liguei pra Vivo e agendaram um técnico pra hoje a tarde. O técnico veio aqui e constatou que não tinha sinal nenhum. Provavelmente algum problema com a porta no armário.

Enfim, problema resolvido, já estou há pouco mais de uma hora aqui com o sinal normalizado, com os parâmetros iguais aos de antes. Inclusive foram mais rápidos do que nos tempos da GVT. O único detalhe que me chamou atenção é de que agora o LED de TV do modem (um Sagemcom Fast 2764) fica aceso, apesar de que eu não tenho TV.
 
Fala pessoal,

sou mega novo por aqui e queria saber uma informação. Comprei um TP-Link AC 750 Archer C20, cheguei em casa felizão pra me livrar do péssimo D-link do meu Vivo Fibra de 100mB que só pega 25mb no wireless e... Não funciona. E pior, já vi uns 3 vídeos no youtube de gente falando que o Archer C20 não é compatível com a Vivo Fibra. É sério isso?
 
Fala pessoal,

sou mega novo por aqui e queria saber uma informação. Comprei um TP-Link AC 750 Archer C20, cheguei em casa felizão pra me livrar do péssimo D-link do meu Vivo Fibra de 100mB que só pega 25mb no wireless e... Não funciona. E pior, já vi uns 3 vídeos no youtube de gente falando que o Archer C20 não é compatível com a Vivo Fibra. É sério isso?
Sua fibra 100MB possui VLAN? Se sim, o roteador precisa ter suporte para VLAN tabém.
Acho que uma alternativa aí é você deixar o DMG em Bridge e conectar seu TPLINK nele.
 
Olá galera, não consegui achar nada de informações no fórum, então farei minha pergunta. Alguém sabe me dizer se o modem ZTE w300 emprestado na época da gvt já tá ultrapassado? E como está a migração do ipv6 pela vivo, alguém já possui?
 
Olá galera, não consegui achar nada de informações no fórum, então farei minha pergunta. Alguém sabe me dizer se o modem ZTE w300 emprestado na época da gvt já tá ultrapassado? E como está a migração do ipv6 pela vivo, alguém já possui?

Ultrapassado não diria, mas talvez ele não aceite ipv6 futuramente, quando aderirem em peso. Mas até lá muito aparelho terá que ser trocado e tal.

E por enquanto a Vivo nem está distribuindo IPs com CGNAT, então eles parece que tem mais tempo do que o Virtua por exemplo.

O meu modem aqui o Powerbox Pace v5471 nativamente não tem suporte à ipv6, mas me falaram que com um update de firmware ele pode funcionar.

Como não quero arriscar, não mexi em nada. O dia que a Vivo quiser passar para ipv6 (isso vai demandar uma mudança bem grande em todo os servidores e vai demandar tempo ainda) aí eles que atualizem ele remotamente ou o troquem por outro.

Na mão você não vai ficar com seu modem amigo. O dia que ele não for mais compatível digamos assim com os endereços IP fornecidos pela Vivo, muito antes eles terão trocado/atualizado todos os aparelhos dos assinantes.
 
galera como tá a questão de conseguir desconto pra quem já é cliente?
esse mês acabou meus 12 meses de desconto, mas esse desconto consegui quando era GVT, eles sempre eram bons nos descontos... era só ligar e pedir pra renovar.
agora com a Vivo como está? será que consigo renovar de boa? ou só ameaçando cancelar?

Só ameaçando cancelar... liguei lá por esses dias e depois de muito custo o máximo que ofereceram foi míseros 15 reais de desconto. Já o irmão de um amigo meu aqui do trabalho disse que ligou lá pra cancelar e deram um baita desconto pra ele, mais de 50 de desconto.

Pago uma fortuna em 15MB + Fixo, eu não gosto disso mas o jeito vai ser ligar lá de novo e ameaçar cancelar pra ver o que rola.
 
Pessoas mais experientes, uma dúvida coloquei o modem GPT-2541GNAC-N1 em modo BRIDGE, e quem está fazendo a autenticação e um Pfsense , exemplo se eu receber uma garga alta, o modem que está em BRIDGE fica sobrecarregado ou a carga e passada toda para o firewall (Pfsense) ?
 
Pessoas mais experientes, uma dúvida coloquei o modem GPT-2541GNAC-N1 em modo BRIDGE, e quem está fazendo a autenticação e um Pfsense , exemplo se eu receber uma garga alta, o modem que está em BRIDGE fica sobrecarregado ou a carga e passada toda para o firewall (Pfsense) ?

Se o modem está em modo bridge, todo o controle e carga decorrente do tráfego tcp/ip fica por conta do Pfsense.
No modo bridge, o modem se comporta apenas como conversor de xDsl para ethernet, sendo que a carga de processamento neste caso, independe do tráfego.
 
Se o modem está em modo bridge, todo o controle e carga decorrente do tráfego tcp/ip fica por conta do Pfsense.
No modo bridge, o modem se comporta apenas como conversor de xDsl para ethernet, sendo que a carga de processamento neste caso, independe do tráfego.

Só me confundi na última parte, exemplo se eu receber um ataque DoS (não DDos) esse modem trava pq é fraquinho que só, por isso coloquei um Pfsense mediano, aí vem a questão se está em BRIDGE não vai travar esse modem e passar tudo para Pfsense cuidar , se não única forma e ligar para vivo e pedir um ONT separado.
 
Só ameaçando cancelar... liguei lá por esses dias e depois de muito custo o máximo que ofereceram foi míseros 15 reais de desconto. Já o irmão de um amigo meu aqui do trabalho disse que ligou lá pra cancelar e deram um baita desconto pra ele, mais de 50 de desconto.

Pago uma fortuna em 15MB + Fixo, eu não gosto disso mas o jeito vai ser ligar lá de novo e ameaçar cancelar pra ver o que rola.
o meu é esse plano aí, mas pago 83 por causa do desconto que acaba esse mês, então preciso fazer algo, senão vai pra mais de 130.
existe plano sem telefone?
 
Só me confundi na última parte, exemplo se eu receber um ataque DoS (não DDos) esse modem trava pq é fraquinho que só, por isso coloquei um Pfsense mediano, aí vem a questão se está em BRIDGE não vai travar esse modem e passar tudo para Pfsense cuidar , se não única forma e ligar para vivo e pedir um ONT separado.

Qualquer ataque será através de conexões tcpip, logo será gerenciado pelo Pfsense. O modem em bridge não será afetado.
 
Só me confundi na última parte, exemplo se eu receber um ataque DoS (não DDos) esse modem trava pq é fraquinho que só, por isso coloquei um Pfsense mediano, aí vem a questão se está em BRIDGE não vai travar esse modem e passar tudo para Pfsense cuidar , se não única forma e ligar para vivo e pedir um ONT separado.

O modem em modo bridge é transparente à camada TCP/IP, não dá para "atacá-lo"
 
o meu é esse plano aí, mas pago 83 por causa do desconto que acaba esse mês, então preciso fazer algo, senão vai pra mais de 130.
existe plano sem telefone?
Existe plano só a internet, mas é bem caro, e acaba saindo quase a mesma coisa no final.
 
o meu é esse plano aí, mas pago 83 por causa do desconto que acaba esse mês, então preciso fazer algo, senão vai pra mais de 130.
existe plano sem telefone?
Até tem, mas vai sair uns R$ 115 pelo contrato da Vivo.
Deve valer a pena ligar no cancelamento e negociar esse desconto que você tem de novo. Acredito que é R$ 40 na BL e R$10 do débito, não é? Se for, eu consegui facilmente aqui.
 
Até tem, mas vai sair uns R$ 115 pelo contrato da Vivo.
Deve valer a pena ligar no cancelamento e negociar esse desconto que você tem de novo. Acredito que é R$ 40 na BL e R$10 do débito, não é? Se for, eu consegui facilmente aqui.
é isso!
e 15mb pq meu predio nao pega 30mb, que hoje tá o mesmo valor... aaaffff
 
Estou com um sério problema com a vivo pra rotas fora do brasil nesses três últimos dias! 15MB

6081522285.png
 
1:36 da manhã, conexão parou +- 0:55. Alguém com o mesmo problema?

Estava navegando de boa, de repente parou. Tentei reconectar, e nada. Tentei ligar o note direto no ONT, mas não autenticava. Liguei no 103 15, nada de atenderem...:fanboys:
 
1:36 da manhã, conexão parou +- 0:55. Alguém com o mesmo problema?

Estava navegando de boa, de repente parou. Tentei reconectar, e nada. Tentei ligar o note direto no ONT, mas não autenticava. Liguei no 103 15, nada de atenderem...:fanboys:
Exatamente a mesma coisa aqui :mesa:
 
Exatamente a mesma coisa aqui :mesa:
Então deve ser BO geral

Teve uma hora que conectou, mas não navegava. A princípio até achei que fosse DNS, aí coloquei o do Google, tentei reconectar, aí não foi mais. Tentei até autenticar pelo próprio ONT, mas....
 
Aqui também, tá morto.
 
Fala pessoal,

sou mega novo por aqui e queria saber uma informação. Comprei um TP-Link AC 750 Archer C20, cheguei em casa felizão pra me livrar do péssimo D-link do meu Vivo Fibra de 100mB que só pega 25mb no wireless e... Não funciona. E pior, já vi uns 3 vídeos no youtube de gente falando que o Archer C20 não é compatível com a Vivo Fibra. É sério isso?
Opção 1- plugar 1 cabo numa dessas 3 portas (suponhamos que você usou a porta 1) e ligar à WAN do seu roteador. Todos os dispositivos deverão ficar direto no seu roteador adicional (Cisco), usando umas das portas LAN ou o Wireless do mesmo. Seu roteador vai pegar um IP 192.168.1.X para a WAN e se comunicar com o BHS. Então o IP LAN do seu roteador deve ser configurado numa faixa diferente dessa que o BHS usa, como 10.1.1.1 por exemplo, e seus dispositivos ligados ao roteador receberão um IP dessa faixa, 10.1.1.X. Você provavelmente não vai precisar desligar o DHCP do BHS, pois o roteador Cisco consulta o servidor interno antes de consultar o servidor DHCP da porta WAN para atribuir os IPs.

Vantagens desse método:
- você não vai precisar mudar nada no BHS
- você não vai percisar mudar nada no seu próprio roteador, se ele já usar um IP LAN diferente de 192.168.1.1 (fora de 192.168.1.X, na verdade)

Desvantagens desse método:
- É um dispositivo a mais para ser feita tradução NAT no caminho entre o ONT e seus dispositivos "finais" (xbox, notebook, pc, celular).
- Você ainda pode ter que entrar no seu BHS para desligar o wireless dele se tiver alguma interferência (é o correto se quiser ser bonzinho com seus vizinhos, na verdade) - isso é feito plugando um micro ao BHS pelas portas 2-3 ou usando o próprio wireless dele enquanto está ativo.
- Você perde as portas 2 e 3 do seu BHS (elas funcionarão, mas o que você conectar nelas, apesar de receber sinal de internet, estará em outra subnet e será incomunicável aos demais dispositivos plugados no seu roteador). Você fica apeas com as 4 portas LAN do seu roteador Cisco.

Opção 2 (eu particularmente prefiro essa)- plugar 1 cabo numa dessas 3 portas (vamos supor novamente que você usou a porta 1) do BHS e ligar à uma das portas LAN do seu roteador. Seu roteador vai funcionar um Access Point, o IP WAN dele não vai ser incluído a rota, e seus dispositivos ligados às demais portas LAN do seu roteador vão pegar o IP direto do BHS (você pode precisar desligar o DHCP do seu próprio roteador pois, dependendo do modelo, mesmo sem ter um cabo plugado na WAN, ele sempre atribui os IPs usando o DHCP interno, e seus dispositivos vão ficar fora da faixa do BHS).

Vantagens desse método:
- Você continua com as portas 2 e 3 disponíveis no BHS, além de 3 portas no seu Access Point.
- Todos os dispositivos conectados através do seu roteador (em Modo Access Point) e do BHS serão comunicáveis entre si, todos na mesma subnet (192.168.1.X).
- Você continua somente com a tradução NAT do BHS, com menor delay (mesmo para quem se conectar pelo Access Point) e todo mundo na mesma rede
- Vai ser mais fácil fazer direcionamento de portas manualmente (só vai precisar configurar no BHS, sem tocar no seu roteador), além de o UPnP funcionar sempre, o que nem sempre dá certo com 2 roteadores no caminho)
- Você pode manter os Wireless do BHS ativado em paralelo ao Wireless do seu roteador Cisco, usando o mesmo nome de rede (SSID) e mudando apenas o Canal (intervalo de pelo menos 3 - preferencialmente 5 - entre eles. ex: 1 e 6, 6 e 11, 2 e 9, etc). Isso vai fortalecer o sinal na sua casa, especialmente se o roteador e o BHS não ficarem muito próximos. ;)

Desvantagens desse método:
- Não vejo.. exceto a de que muito provavelmente você vai ter que abrir o painel do roteador Cisco só para desligar o DHCP dele.

Opção 3- similar à opção 1, mas excluindo a conexão PPPoE do BHS e incluindo uma Bridge com as VLAN IDs 10/0. No seu Roteador, faz a configuração PPPoE (o BHS vai funcionar como uma ponte invisível para o roteador e ele se conecta direto ao ONT pra realizar a discar, o BHS fica no meio do caminho só pra receber o sinal IPTV e distribuir pros STBs). Vai facilitar a configuração de roteamento (vc fará no Cisco) e volta a ter apenas 1 NAT, mas perde as portas do BHS e o Wireless dele, além de ser mais complicado voltar à configuração padrão do BHS depois. E é a configuração mais delicada e propensa a erros.

Vale para Cisco ou qualquer outro roteador.
 
Então deve ser BO geral

Teve uma hora que conectou, mas não navegava. A princípio até achei que fosse DNS, aí coloquei o do Google, tentei reconectar, aí não foi mais. Tentei até autenticar pelo próprio ONT, mas....
Estranho esse problema deve ter sido algo por conta das chuvas que teve em SP ontem. Porque aqui no RS minha conexão da GVT/Vivo nem piscou, 100%.

Passei a noite inteira baixando/subindo arquivos e não tive qualquer interrupção.
 
Imagem ilustrativa
em 2013 a GVT lançou um cabo vindo de norte e outro do sul, ambos acabam enterrados a menos de 10 metros de distancia aqui é dividido em 2 bairros, logo pensei que seria um cabo pra cada bairro, esperança a mil (vivo na zona do monopólio da OI) 2014/2015/2016, perdi as esperanças, no começo de 2017 vejo que o fio foi cortado e foi colocado 3 splitters?? (esse da foto é ilustrativo, não é o real) no mesmo poste e 1 suspenso, fui ver hoje, os cara arrebentou tudo colocou 4 splitters pra por um link dedicado pra algum via radio ( SERIO MALUCO?? WTF), espero que eles vejam que da pra fazer algo com aqueles 4 negócios pretos, e eu aqui querendo pelo menos passar o mesmo problema corriqueiro que vcs nesse forum


triade_33.jpg
 
Aqui também, tá morto.
Exatamente a mesma coisa aqui :mesa:
1:36 da manhã, conexão parou +- 0:55. Alguém com o mesmo problema?

Estava navegando de boa, de repente parou. Tentei reconectar, e nada. Tentei ligar o note direto no ONT, mas não autenticava. Liguei no 103 15, nada de atenderem...:fanboys:
Aqui tenho 50 Mb VDSL2. Acontece isso pelo menos uma vez no mês neste mesmo horário, entre 1h e 2h da madrugada.
Cai só a autenticação e geralmente só volta perto de 5 da manhã. Quando volta não preciso fazer nada. O modem conecta só.
Não sei se é o caso de vocês, mas aparentemente parece ser manutenção preventiva, especialmente devido à hora que acontece.
Também ocorria da mesma forma na época da GVT. A diferença é que mandavam um e-mail avisando cerca de um mês antes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo